Domingos Marques dos Santos, o Domingão (PSDB), ex-prefeito de Aurelino Leal, foi condenado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) a devolver R$ 11.780.608,16, do próprio bolso, ao município por não prestação de contas no exercício de 2011.
O conselheiro Paolo Marconi ainda recomendou representação contra Domingão ao Ministério Público Estadual.
Além da devolução de R$ 11,7 milhões, o ex-prefeito foi multado em R$ 76.263,00 pelas irregularidades no relatório de gestão de 2011.
Domingão, ex-árbitro de futebol, havia sido condenado, há menos de três meses, a devolver mais de R$ 14,3 milhões por irregularidades relativas às contas de 2012 (relembre aqui).
A sindicalista itabunense Karla Lúcia de Oliveira foi escolhida uma das representantes brasileiras para a direção da Confederação dos Trabalhadores Municipais da América (Contrama). A eleição ocorreu durante o terceiro congresso da entidade, no México.
O evento começou na terça (5) e foi encerrado ontem (7). Membro da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Karla é diretora do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv).
A Justiça Federal condenou oito pessoas acusadas de participar de assaltos simultâneos às agências do Banco do Brasil e dos Correios no dia 29 de agosto de 2011, no município de Boa Nova, localizado a 438km de Salvador. Com base na denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), foram condenados pelos crimes de roubo e quadrilha armada Walter Pereira Carvalho Junior, Edson dos Santos, Sérgio da Anunciação Santos, Josenei de Jesus Santos, Denis Cortes Campo, Vilmar Florêncio Silva, Adilson Souza Lima e apenas de quadrilha armada para Ana Cláudia Ribeiro dos Santos.
Os acusados cumprirão penas que variam entre 11 anos e três meses a 16 anos e três meses de reclusão, sendo considerado o tempo já decorrido em prisão preventiva. Apenas Ana Cláudia dos Santos teve sua pena substituída por prestação de serviços comunitários e pagamento do valor de cinco salários mínimos a uma entidade com fins sociais. A condenação ainda não é definitiva, pois o MPF recorreu para aumentar a pena dos réus.
A partir das investigações, foi comprovado que os réus renderam dois policiais, roubaram suas armas, coletes, carregadores e munições e colocaram os reféns no fundo da viatura enquanto se dirigiam às agências para realizarem os assaltos. No Banco do Brasil, eles levaram cerca de R$ 466 mil e, nos Correios, a quantia aproximada de R$ 23 mil.
Após os assaltos, durante a fuga, os condenados queimaram alguns carros utilizados e tomaram um caminhão na BR 030, ateando fogo no veículo para bloquear a estrada. Policiais foram acionados e avistaram os assaltantes em um matagal, onde conseguiram fugir, mas abandonaram armas, munições, coletes e um saco com aproximadamente 405 mil reais.
Dois dias depois, os assaltantes fizeram quatro pessoas reféns na Fazenda Boa Esperança, ainda em Boa Nova, e só as liberaram depois de assaltar um homem na estrada e levar seu celular e carro para realizarem a fuga, porém apenas Edson dos Santos continua foragido.
As obras de reforma do Aeroporto de Canavieiras devem ser concluídas em até 60 dias, segundo o prefeito Almir Melo, que visitou o terminal aeroportuário nesta quinta. Elas permitirão a retomada de voos particulares e comerciais e estão sendo tocadas pelo Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba), com o apoio da Prefeitura de Canavieiras.
De acordo com Almir Melo, as obras contemplam construção de nova estação de passageiros, muro no entorno do aeroporto, sinalização e balizamento para receber voos noturnos. O terminal poderá receber voos regulares ligando o município a Salvador, Vitória (ES), Rio de Janeiro e São Paulo, segundo o prefeito de Canavieiras.
– Nossa aeroporto possui localização estratégica e por isso todo o esforço para reativar este importante equipamento, pois em muito breve esperamos contar com os voos comerciais aqui em Canavieiras – ressalta Almir, enfatizando que os voos no aeroporto foram interrompidos há 10 anos. O terminal tem pista de 1.360 metros de comprimento.
Especialistas querem mudanças estruturais nas políticas públicas para combater os problemas gerados pelo consumo exagerado de produtos industrializados, ricos em gordura e carboidratos. A cobrança é reforçada nesta sexta (8), Dia Nacional de Combate ao Colesterol.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Thiago Trindade, apesar do aumento da obesidade entre a população brasileira, tem havido uma mudança positiva em relação à alimentação. Médico de família em Natal, no Rio Grande do Norte, Trindade recebe cada vez mais pacientes conscientes da necessidade do hábito mais saudável à mesa. Entretanto, ele alerta que a pobreza é o principal obstáculo para quem quer transformar a teoria em prática.
“Cada vez mais, vemos pacientes dizendo que têm buscado alimentos mais saudáveis, mais ricos em fibras, com menos gordura. Mas vemos que as pessoas de classes sociais mais pobres não têm tanto acesso às saladas, frutas, têm menos condições de fazer exercícios físicos e costumam comprar os alimentos mais baratos, ricos em gorduras e carboidratos”, lembrou o médico.

O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Bastos Freire Neto, defendeu ampla discussão sobre o assunto na sociedade. Uma iniciativa efetiva, na sua opinião, seria estimular o consumo de alimentos saudáveis por meio de isenções fiscais.
“A população tem acesso à alimentação de baixa qualidade, porque é mais barato. Por que temos tanto imposto sobre alimentos como o arroz e o feijão? A isenção de impostos para alguns alimentos de alta qualidade teria um efeito muito maior no consumo saudável”, argumentou o médico.
“Temos uma cultura de alimentação básica de alta qualidade – arroz, feijão, carne, peixe, frango e salada – mas estamos deixando que nossa cultura se perca, por questões que poderiam ser revistas. O custo para a saúde da população e para o país é muito alto”, alertou Freire Neto.
O BOM E O MAU COLESTEROL
O colesterol é um lipídio que auxilia no bom funcionamento do organismo, mas se consumido em excesso torna-se perigoso, sobretudo para os maiores de 60 anos, e pode causar doenças cardiovasculares, como infarto.
Leia Mais
Estudantes e trabalhadores que se deslocam de Itabuna para Ilhéus no horário das 6h20min, de segunda a sexta, lamentam o tratamento da Rota Transportes. “É uma falta de respeito. A Rota só pensa nela”, reclama uma usuária. A linha é utilizada por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba) de Ilhéus.
– O ônibus sai de Itabuna com até 100 pessoas todos os dias. Isso se dá devido ao fluxo de alunos que necessitam ir para o Ifba e de trabalhadores que todos os dias sofrem- relata a passageira sofredora.
A lotação excessiva força o passageiro a viajar na porta (veja foto). “Absurdo pessoas arriscam sua vida sentando nas escadas, próximas ao painel do motorista , somos consumidores e pagamos caro por um serviço péssimo e humilhante”.
Até mesmo idosos e gestantes são vítimas do “Expresso Sardinha”. As vítimas cobram a colocação de ônibus extra nos horários de pico.
Moradores de áreas próximas ao canal de macrodrenagem do Bairro Santo Antônio, em Itabuna, estão assustados com o matagal e a grande quantidade de ratos. Eles cobram da prefeitura a limpeza do canal.
Os insetos invadem as casas e tiram o sono de quem reside às margens.
Há mais de cinco anos, parte dos moradores cobra a cobertura do canal do Santo Antônio, uma promessa feita desde o início da obra, em 1998.
Desde a construção do canal, donos de imóveis reclamam das dificuldades de acesso, pois o que restou foi uma passagem estreita para as suas casas.
–
–
–
Do Diário Bahia
A família da pequena Maiquele Leal, de quatro anos, autorizou a exumação do corpo da criança, que morreu no final do mês passado, após ter engasgado com o próprio dente. O fato aconteceu no posto de saúde do bairro Armandão, em Ubaitaba, onde a menina foi submetida a um procedimento odontológico.
No momento da extração, a garota, que estaria muito nervosa, acabou engolindo o dente, que se soltou do alicate. Maiquele começou a passar mal ainda na sala. Chegou a ser socorrida com vida, mas morreu dentro da ambulância do município, antes de chegar ao hospital Manoel Novaes, em Itabuna, para onde estava sendo levada.
O caso, que teve repercussão nacional, foi parar na polícia. A exumação já foi solicitada à Justiça pelo delegado Miguel Francisco Cicerelli. Ele quer saber qual a verdadeira causa da morte da criança. A data, no entanto, ainda não foi marcada.
Enquanto se espera pelo doloroso processo, os familiares da criança, sobretudo os pais, Cilene Santos de Andrade e Paulo Santos de Oliveira, sofrem, tentando entender o que realmente aconteceu. “Parece até que ela (Maiquele) estava prevendo alguma coisa. Ela saiu de casa chorando e chorou muito ao entrar na sala da dentista”, relatou uma amiga da família, na época, ao blog Ubaitaba Urgente.
A dentista, responsável pelo procedimento, ficou em estado de choque, assim como a mãe da garota. A profissional, que trabalhava naquela unidade de saúde há dois meses, em substituição à titular, Taís Barreto, não tinha sido ouvida pela polícia até o fechamento dessa matéria. Leia mais no Diário
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou hoje (7) o ex-deputado federal José Genoino, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, a progredir para o regime aberto. Com a decisão, Genoino cumprirá o restante de sua pena em casa, onde terá que seguir regras estabelecidas pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, que vai efetivar a decisão.
Segundo Barroso, Genoino cumpriu um sexto da pena de quatro anos e oito meses de prisão no regime semiaberto, requisito para a passagem ao aberto. De acordo com o Código Penal, o regime aberto deve ser cumprido nas chamadas casas do albergado, para onde os presos voltam somente para dormir. Em muitos casos, diante da inexistência desse tipo de estabelecimento nos sistemas prisionais estaduais, os juízes determinam que o preso fique em casa e cumpra algumas regras, como horário para chegar, não sair da cidade sem autorização da Justiça e manter endereço fixo.
Genoino teve prisão decretada no dia 15 de novembro do ano passado e chegou a ser levado para o Presídio da Papuda, no Distrito Federal. Mas, por determinação do presidente do STF, Joaquim Barbosa, ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar temporária uma semana após a decretação da prisão. Em abril, o ex-parlamentar voltou a cumprir pena no presídio. Da Agência Brasil.
Nova pesquisa Ibope revela estabilidade na corrida presidencial. A candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), manteve os 38% de intenções de voto apresentados em julho.
Aécio Neves (PSDB) oscilou de 22% para 23%, enquanto Eduardo Campos (PSB) saiu de 8% para 9%. Já o Pastor Everaldo (PSC) manteve-se com 3%, conforme o Ibope.
Os demais candidatos, juntos, representam 3% das intenções de votos, segundo o instituto. São eles Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL) e Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Pimenta (PCO)
Os números também revelam indefinição quanto a segundo turno. A soma dos candidatos dá exatamente 38%, que representa as intenções de voto em Dilma nesta pesquisa que ouviu 2.506 pessoas de domingo (3) a ontem (6). A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-00308/2014.
SEGUNDO TURNO
A disputa no segundo turno revela com 42% das intenções de voto ante 36% de Aécio. No confronto com Campos, Dilma vai a 44% a 32%.
Cinéfilos e amantes da música têm encontro marcado hoje, às 19h30min, no Teatro Zélia Lessa, em Itabuna. Como parte da programação da 3ª Bienal da Bahia, será exibido o documentário Futuro do pretérito – Tropicalismo Now, de André Abujamra. A entrada é franca.
A Bienal da Bahia é promovida pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e tem apoios de movimentos culturais como a Acate e o Encantarte em Itabuna.
A presidente Dilma Rousseff sancionou hoje (7), sem vetos, a lei complementar que estabelece o Simples Nacional, mais conhecido como Supersimples – sistema de tributação diferenciado para as micro e pequenas empresas que unifica oito impostos em um único boleto e reduz a carga tributária.
Com a atualização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, cerca de 450 mil empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões poderão ser beneficiadas. Além disso, o Supersimples permite o ingresso de 142 atividades da área de serviços em um novo regime de tributação.
O Supersimples estabelece como critério de adesão o porte e o faturamento da empresa, em vez da atividade exercida. Antes, não podiam participar empresas prestadoras de serviços decorrentes de atividade intelectual, de natureza técnica, científica, desportiva, entre outras. Agora, profissionais como médicos, advogados, jornalistas e várias atividades do setor de serviços passarão a ser contemplados.
Com a aprovação do Simples há, ainda, garantia de entrada única e processo integrado para simplificar a abertura e o fechamento de empresas. O governo pretende ainda, com a criação de um Cadastro Único Nacional, diminuir processos burocráticos aos quais os empresários brasileiros tinham de se submeter. Com ABr.
O candidato a deputado estadual Aldenes Meira (PCdoB) se encontrou nesta quinta-feira (7) com o federal Josias Gomes (PT), com quem faz dobradinha nestas eleições.
Aldenes diz que a parceria com o petista foi facilitada pela semelhança da biografia. Os dois políticos têm origem no meio rural e projetos ligados à agricultura familiar e economia solidária.
Em Itabuna, a dobradinha é azeitada pelo vereador Paulinho, que é também o coordenador da campanha de Josias na região.
Filiado ao PP e ligado ao ex-deputado federal Mário Negromonte, atualmente no TCM, o ex-prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, acaba de confirmar apoio à eleição de Paulo Souto (DEM) para governador.
Leite apoia ainda Geddel (PMDB) para o Senado e, na proporcional, seus escolhidos são Paulo Azi (DEM) e Augusto Castro (PSDB), respectivamente, candidatos a deputado federal e estadual.
Curioso é que até pouco tempo o ex-prefeito ocupava cargo no governo Wagner, por indicação do PP. Ou seja, foi cevado pelos petistas para servir à oposição.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux deferiu nesta quarta-feira (6) o pedido liminar da seccional Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) para que seja mantido, sem qualquer redução ou alteração, o horário de atendimento ao público no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) das 8h às 18h.
A decisão suspende o ‘turnão’, o turno único de trabalho das 8h as 15h no âmbito do Poder Judiciário na Bahia, aprovado pela Corte baiana no dia 23 de julho.
O presidente da OAB-BA, Luiz Viana, comemorou a decisão. “O acesso à Justiça é direito fundamental. Prevaleceu a voz constitucional dos cidadãos”, afirmou.
No dia seguinte à deliberação do TJ-BA, a OAB-BA já havia reafirmado a sua posição contrária à implantação do ‘turnão’, por considerar a medida “inconveniente à advocacia, aos jurisdicionados e à própria cidadania”. Com informações do Bahia Notícias.



































