Vladimir Platonow | Agência Brasil
O coordenador técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Carlos Alberto Parreira, não poupou palavras para defender o favoritismo do Brasil na Copa do Mundo deste ano. Em entrevista coletiva realizada ontem (26), na Granja Comary, centro de treinamentos da seleção na cidade serrana de Teresópolis (RJ), Parreira demonstrou otimismo e disse que é hora de “reescrever a história”, em referência ao fato de o Brasil ser uma das únicas grandes potências do futebol a não ter vencido a Copa em casa.
“Nós somos os favoritos, sim. Evidentemente, não basta ser favorito para ganhar. Quantos favoritos já fracassaram? Então não basta ser favorito. Tem que ir a campo, encarar a partida com a maior seriedade e exercer o favoritismo a cada jogo”, declarou Parreira, ao lado do auxiliar técnico da seleção, Flávio Murtosa.
Questionado sobre como a comissão técnica e os jogadores estavam lidando com o chamado “fantasma de 50”, quando o Brasil, em 1950, perdeu a final para o Uruguai, no Maracanã – apesar de ser favorito na ocasião – Murtosa disse que o problema, na época, foi o clima de “já ganhou”.
“O Brasil era favorito. Era a melhor seleção. Mas o grande mal daquela Copa foi o ‘já ganhou’. Isto este grupo não tem. Sabe que será uma Copa difícil, mas que tem condições de atingir o objetivo, de entrar e vencer”, avaliou.
“MÃO NA TAÇA”
Parreira disse que não há contradição em dizer que o Brasil já é campeão e ao mesmo tempo evitar o clima de “já ganhou” na disputa. “Não estamos falando isso da boca para fora. Nós acreditamos mesmo. Em 50, sem dúvida alguma, o fora de campo não ajudou. Em seleção brasileira, me perguntam o que eu aprendi em seis ou sete Copas do Mundo? A primeira coisa é ganhar fora de campo. E não é fácil. Envolve muitas coisas. Operacional, logística, planejamento, relacionamento com o torcedor, com a imprensa, com a própria equipe. Então, nós já estamos com uma mão na taça”, disse Parreira.
Murtosa ressaltou que, se o Brasil quiser ser campeão, terá de jogar, necessariamente, com quatro ou cinco grandes seleções e destacou a Bélgica como uma possível surpresa.
Parreira disse que o Brasil poderá reescrever sua história com a Copa deste ano. “É oportunidade para um resgate de algo que está entalado há 64 anos. Das grandes seleções, somos a única que não ganhou em casa. Vamos mudar essa história, acabar com o ‘maracanazzo’. Vamos reescrever essa história futebolística.”
A candidata à reeleição à presidência da República, Dilma Rousseff (PT), atinge 50% das intenções de voto na Bahia, segundo a última pesquisa Ibope, feita no período de 15 a 19 de maio. Aécio Neves (PSDB) atinge 12% e Eduardo Campos (PSB) chega a 7%.
Na fila dos “nanicos”, Pastor Everaldo (PSC) chega a 2% no estado. Os demais não pontuaram.
O percentual de brancos e nulos na corrida presidencial entre o eleitorado baiano atinge 14%. Já o de indecisos, chega a 13%.
A presidente Dilma também lidera na pesquisa espontânea. Ela tem 29% das intenções de voto nesta modalidade, contra 6% de Aécio Neves. Embora não seja candidato, o ex-presidente Lula é citado por 6% dos eleitores ouvidos. Eduardo Campos, 3%, assim como Marina Silva, também do PSB.
A pesquisa foi encomendada pela Rede Bahia e tem margem de erro de 3 pontos percentuais. Está registrada sob o número BR-00130/2014.
A primeira pesquisa Ibope/Correio aponta ampla vantagem de Paulo Souto (DEM) a menos de um mês das convenções partidárias. Ele aparece com 42% das intenções de voto contra 11% de Lídice da Mata (PSB) e 9% de Rui Costa (PT). Da Luz (PRTB) atinge 2% e Marcos Mendes (PSOL) chega a 1%.
Brancos e nulos somam 19%. O percentual de indecisos atinge 16%.
O levantamento ouviu 1.008 baianos, no período de 15 a 19 deste mês, e foi registrado depois de feito, no dia 22. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00130/2014. A pesquisa foi encomendada pela Rede Bahia.
Souto atinge 13% na pesquisa espontânea. Rui Costa atinge 3%, menos que Wagner, 6%, que não pode mais ser candidato. Geddel Vieira Lima é pré-candidato ao Senado, mas é citado por 3% na modalidade espontânea para governador. Lídice atinge 1%. Espontaneamente, quase a metade dos eleitores (49%) ainda não sabe ou não quis informar em que votaria.
SENADO
A pesquisa para o Senado revela Geddel (PMDB) na frente. Ele tem 34%, enquanto Otto Alencar (PSD) aparece com 14%. Eliana Calmon (PSB) atinge 5%. Hamilton Assis (PSOL) soma 2%.
O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) utiliza também as redes sociais para atrair público para os seus espetáculos na tenda na Avenida Soares Lopes, centro. Redes sociais, criatividade e bom humor nas mensagens para cativar plateia.
Sábado (31), às 17h, por exemplo, a encenação do Auto do Boi da Cara Preta será gratuita, 0800, free. Ou, como dizem seus idealizadores, Freeboi! Não, não é merchandising para os cortes finos daquele frigorífico que tem Roberto, o Carlos, como garoto-propaganda, o Friboi. É um Boi free, gratuito, de diversão assegurada e que – lembrando aquela bandeira de cartão de crédito – não tem preço. Outro merchan. Involuntário.
A propósito: o Auto do Boi da Cara Preta é daqueles espetáculos que valem para qualquer idade – da criança ao pai, mãe, tio, tia, avó, avô… E, sendo “freeboi”, não haverá desculpa para deixar de assistir. É na rua, fora da tenda. É free, para o leitor não perder o Boi. Até Toni Ramos “apareceu”.
E, para não perder a viagem, curta o bom humor e a criatividade que transborda das tendas do TPI para a página no Facebook (é só clicar aqui).
O Ministério Público Estadual (MP-BA) denunciou 11 pessoas (um time de futebol completinho) pelo envolvimento na Máfia dos Alvarás de Táxi em Itabuna, no período de 2009 a 2012. Alvarás eram comercializados ilegalmente por valores que variavam de R$ 2 mil a R$ 20 mil.
A lista é encabeçada pelo ex-prefeito Capitão Azevedo, o então secretário de Transporte e Trânsito Wesley Mello, e o presidente do Sindicato dos Taxistas, Eduardo Cardoso, além da secretária particular de Azevedo, Joelma Reis.
Outros denunciados que pilotavam o esquente de alvarás foram Dijalma Pereira Sampaio, funcionário do Sindicato dos Taxistas, e o ex-diretor de Transporte, Carlos Abílio Araújo Pereira.
Ainda no esquema de venda de alvarás foram denunciados Kamilla Marques da Silva Souza Cerqueira, Raimundo Carvalho, Anderson Santana Rocha, Silvanei da Hora Cunha e Thamiles Castro Silva.
A edição desta semana d´A Região explica como funcionou o esquema que engordou contas bancárias de integrantes do último governo e de pessoas ligadas ao Sindicato dos Taxistas.
O PSL deverá fechar aliança eleitoral com a senadora e pré-candidata ao governo baiano, Lídice da Mata (PSB), mas o pré-candidato a deputado estadual Thiago Feitosa, em resposta a nota postada aqui, ontem, disse que apoiará Rui Costa (PT). “Meu partido sabe disso”, respondeu.
Thiago disse que a estratégia de campanha será traçada no apoio a Rui Costa e toda a chapa majoritária, o que também inclui a presidente Dilma Rousseff.
– Eu cresci no PT. Hoje não estou nesse partido, que é do meu coração, mas o compromisso com a Bahia e com o Brasil não tenho como abrir mão – completou.
Thiago realizou plenária, no final de semana, e reuniu prefeitos, ex-prefeitos, vices e deputados em Salvador, quando disse ter alinhado a estratégia de campanha. O foco será as redes sociais, mas sem esquecer o “corpo a corpo”.
Do evento, participaram os prefeitos Antônio Magno (de Vera Cruz), Armando Neves (Conceição do Almeida), Ricardo Machado (Santo Amaro), Gilka Badaró (Itajuípe) e Wilson Monteiro (Central), além de ex-prefeitos como Moema Gramacho, de Lauro de Freitas. Os deputados Maurício Trindade e Geraldo Simões também prestigiaram a plenária.
Itabuna conquistou o título de campeã geral da Copa Cacau de Handebol, disputada neste domingo (25), na Vila Olímpica. As seleções masculina e júnior foram campeãs em suas categorias, enquanto a feminina ficou com a vice.
Tanto a seleção masculina como a júnior bateram as representantes de Luís Eduardo Magalhães.
A final no masculino adulto foi emocionante. O time da casa levou o título da Copa Cacau ao vencer Luís Eduardo por apenas um gol de diferença: 38 a 37.
A seleção feminina ficou com o vice ao ser derrotada pela forte equipe de Teixeira de Freitas. “O resultado geral e os títulos são resultado de treinamento árduo”, diz o técnico Ascendino Montenegro.
Diretor de marketing do Colo-Colo, Hermano Fahning detalhou os planos para o Tigre Ilheense chegar forte na disputa do Baianão 2015. Segundo ele, a ideia é fortalecer ainda mais a marca, após a conquista da Série B, ontem.
– Nossa proposta é disputar a 1ª Divisão com um time ainda mais forte. Para isso, já estamos, por exemplo, negociando a manutenção do elenco atual, bem como a chegada de reforços.
Hermano anunciou, ainda, a criação do Programa Sócio-Torcedor, o que depende de revisão do Estatuto do Colo-Colo. Após a campanha irretocável – o Tigre foi campeão invicto da Série B, a tarefa mais dura será manter o elenco que teve, entre os destaques, o goleiro Waldson, o zagueiro Corrêa, o lateral Leo, o meia Renílson, o meia-atacante Peixoto e o atacante Marcelo Mano.
A casa do juiz Francisco de Moleda Godói, no município de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, foi atingida por pelo menos quatro tiros, na madrugada deste domingo (25), informa a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab). Localizada ao lado do fórum da cidade, a residência do magistrado teve a vidraça estilhaçada pelos disparos. O juiz não estava na cidade quando ocorreu o ataque.
A polícia técnica periciou o local em busca de informações que possam levar à autoria do atentado. “Temos conhecimento do risco, inerente à profissão, mas estamos convivendo com a insegurança e sem respaldo para realizar o trabalho com tranquilidade”, disse Godói, antes de lembrar que o município tem somente uma viatura da Polícia Militar.
O juiz mencionou ainda um arrombamento ocorrido no ano passado no fórum, quando armas de fogo apreendidas foram retiradas de um cofre. A presidente da Amab, Marielza Brandão Franco, lembrou que a Bahia é o terceiro estado com maior número de magistrados ameaçados. “Queremos chamar a atenção para esta triste situação que vivemos. Não podemos conviver com isso”, declarou.Informações do Bahia Notícias.
Os professores da rede municipal de Ilhéus que participaram das paralisação da categoria em maio sofreram corte no salário. A determinação partiu do prefeito Jabes Ribeiro, segundo a direção da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI-APLB/Sindicato).
Os educadores, segundo nota do sindicato, sofreram “corte no ponto e o desconto dos dias” em que participaram da paralisação. A questão será discutida em assembleia marcada para a quarta (28), às 9 horas, na Câmara de Vereadores.
A presidente da APPI, Enilda Mendonça, disse que a ideia é discutir, na assembleia, as medidas a serem adotadas para garantir o salário dos profissionais. Além do corte de salário, também será discutida a campanha salarial de 2014, que ainda não recebeu resposta do governo.
ACIMA DO LIMITE
Desde o início do mês, o prefeito ilheense anunciava que iria cortar o salário dos professores que participassem de paralisações. Jabes alega que o município gasta mais de 60% das receitas com pagamento de pessoal e não teria como discutir reajuste salarial nem pagamento do piso básico do magistério antes do primeiro quadrimestre, encerrado em abril. A categoria reclama que o prazo venceu e o governo não se abriu para o diálogo.
O caminhoneiro Adaylton Oliveira de Assis, de 35 anos, foi preso com 122 quilos de maconha, nesta segunda (26), na BR-116, em Feira de Santana, numa operação conjunto das polícias Civil e Federal. A droga estava escondida em pneus reservas do veículo. Oriunda de Luís Eduardo Magalhães, a maconha abasteceria bairros de Salvador.
A polícia conseguiu fazer a apreensão, após receber uma denúncia na tarde de ontem (25), segundo o delegado do Departamento de Narcóticos (Denarc), Maurício Moradillo. Os policiais montaram campana e apreenderam o veículo, que estava sendo rebocado por um caminhão guincho. Adaylton alegou problemas mecânicos, o que será checado pela polícia técnica.
O caminhoneiro disse que embolsaria R$ 700,00 pelo serviço. A polícia não revelou mais nomes, mas o delegado Moradillo adiantou que tanto o proprietário do caminhão como o nome da pessoa que receberia a carga de maconha já foram identificados.

Quem planta ventos colhe tempestades. São ovos de serpente que estão colocando no centro do debate político. Não haverá vencedores.
O clima contaminado pelo ano eleitoral está transformando em uma guerra de mentiras e ódio o que deveria ser um debate construtivo de um país em busca de si mesmo. Nossas elites e seus veículos de comunicação estão plantando uma safra que será terrivelmente difícil colher, todos saíram perdendo. No afã de ganhar uma eleição, estão transformando massas difusas, sem lideranças e sem causas articuladas em bombas relógios que fatalmente explodirão em seus colos.
Qualquer observador mais atento, que consiga concatenar ideias simples de sociologia, história e cultura, concluirá que esse clima de ódio insuflado terá que ser desaguado em algum lugar. As eleições passarão, têm data para acontecer, mas o plantado não será colhido nela. Ficará para depois, não se dissipará fácil seja vencedor o projeto atual ou o de oposição. Pior ainda para a oposição, que terá somado contra si os insuflados de agora, com os movimentos tradicionais que se sentiram órfãos das urnas.
Chegaremos a um momento, em futuro próximo, que veremos os mesmos que agora aplaudem a queima de ônibus, as greves sem lideranças, o caos no centro das grandes cidades, implorarem por uma repressão violenta, como forma de retomar a ordem. É de uma irresponsabilidade inigualável o que estão fazendo com o Brasil para se ganhar uma eleição. Lembra a história de envenenar o boi para matar os carrapatos…
É bobagem achar que isso terminará em golpe militar. Esqueça. Nem os militares querem, nem existe clima para isso no mundo. O que sustenta uma ditadura é o controle das comunicações. Isso se tornou impossível hoje em dia, com o advento da internet e outras mídias.
Quem planta ventos colhe tempestades. São ovos de serpente que estão colocando no centro do debate político. Não haverá vencedores. Já o caos, sim, esse interessa a muitos, aos grandes esquemas de corrupção, aos grandes bandidos do trafego de drogas, armas, contrabando, aos políticos inescrupulosos, a certo tipo de mídia que acha que vende mais quanto pior for a notícia.
Querem tocar fogo na lona do circo sem parar para pensar que é debaixo dessa lona que vivemos e ganhamos nosso pão, mas sempre tem aqueles que poderão ir morar em Miami…
Neste sentido, a história se repete. Sempre que o Brasil avança, cria-se este clima para inviabilizá-lo, foi assim com Getúlio, no segundo governo, com João Goulart e com JK. Seria tão bom se nos déssemos ao trabalho de conhecer nossa própria história. Quem sabe assim não seríamos vitimas de nossa própria ignorância.
Gerson Marques é empresário e consultor de turismo.
O jornalista e escritor Daniel Thame lança no dia 29 de maio, às 19 horas, seu mais novo livro, Manual de baixo ajuda – Como transformar sua autoestima em anã”. O lançamento será na área externa do Teatro Zélia Lessa, recém-reformado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc).
Editado pela Via Litterarum,Manual de Baixo Ajuda faz um contraponto bem humorado aos manuais de autoajuda que dominam o mercado editorial e que segundo o autor “só melhoram mesmo é a vida de quem escreve esses livros”. O Manual traz contos como “De office boy a gerente”, “Juros por Deus”, “O amor é cego”, “O amor não tem idade”, “Todas as mulheres aos seus pés”, “O caminho mais curto para o céu” e “Medalha de ouro no amor”, além de gotas ácidas de sabedoria e algumas fábulas fabulosas de hoje em dia.
O livro tem posfácio (ou post mortem!) de Ernesto Che Guevara, Raul Seixas e John Lennon, em depoimentos que revelam como o Manual de Baixo Ajuda poderia ter mudado suas vidas. Isso se, obviamente, eles não tivessem morrido antes, embora, a exemplo de Elvis Presley e de Michael Jackson, haja controvérsias.
A banda Manzuá existe desde 2009 e se tornou mais conhecida no sul da Bahia após a produção do documentário Memórias do Rio Cachoeira. Agora, o grupo, formado por gente da terra que faz um trabalho original e interessantíssimo, busca recursos para gravar seu primeiro CD, cem por cento autorial.
Para formar o capital necessário, a banda lançou uma campanha na internet, que você pode conhecer clicando aqui.
Abaixo, um vídeo sobre a banda produzido pela TV Uesc:

Atravessamos um momento dos mais importantes para a continuidade do atual projeto político baiano, que envolve discernimento e coragem, para que possamos seguir em frente, sem sobressaltos.
Falo da enxurrada de números referentes a pesquisas de opinião pública, sobre a sucessão no estado, que somente podem encabular ou entusiasmar, conforme o caso, aos menos avisados.
Nós sabemos que a candidatura Rui Costa está sendo construída sob o signo da sua ligação mais estreita com o projeto vitorioso do governo Jaques Wagner, do governo Dilma, e do projeto iniciado pelo ex-presidente Lula. Este, também avalista da candidatura de Rui.
Até agora, e não poderia ser outro o caminho, a nossa ação política consiste em arrumar o palanque, organizar nossas forças, estabelecer o marketing, consolidar as linhas do nosso programa consonante com o que vem desenvolvendo o governador Jaques Wagner e a presidente Dilma Rousseff.
Leia Mais

































