Um grupo de investidores liderados pelo empresário Sérgio Kalil vai reativar o Ilha de Atalaia Resort (Forte das Marés), na Praia da Costa, em Canavieiras. O projeto de reforma e ampliação foi apresentado ao prefeito Almir Melo, na semana passada.
Com os investimentos anunciados, o resort se tornará o maior hotel de Canavieiras, município localizado na Costa do Cacau. Além dos 33 apartamentos e bangalôs, o hotel terá 96 novos apartamentos. O hotel reabrirá no verão 2014-2014, conforme previsão do grupo.
De acordo com Sérgio Kalil, o hotel de alto padrão deverá ser operado pela CVC, que já é a maior emissora de turistas para Canes. O grupo lançará um condomínio de alto padrão com 200 unidades residenciais, na área de 120 mil metros quadrados.
A Secretaria de Administração informou que foi aberto processo licitatório para contratar empresa que aplicará as provas da Seleção Pública para agentes de endemias. A secretaria informou ao PIMENTA que serão contratados 139 agentes. Ontem (9), este blog lembrou promessa feita pelo prefeito Claudevane Leite, há três meses, de que seriam contratados novos profissionais para reforçar o trabalho de combate à dengue (reveja aqui).
Após concluído processo de escolha da empresa que fará a seleção pública, explica a assessoria, serão aplicados prova escrita e teste de aptidão física, além de curso de formação específica para os aprovados nas duas etapas iniciais.
A empresa que fará a seleção será escolhida mediante “carta convite”, de número 001/2014, publicada no Diário Oficial do Município em 31 de janeiro. O governo deverá informar, no Diário Oficial e na internet, os prazos de inscrição no processo seletivo e as datas de provas, cumprindo acordo assinado com o Ministério Público do Estado (MP-BA).
ÍNDICE DE INFESTAÇÃO ALTO
Itabuna é o segundo município baiano em número de casos de dengue neste início de ano e apresentou, no final de janeiro, índice de infestação predial por larvas de mosquito da dengue mais de vinte vezes superior ao aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Levantamento de Índices Rápidos de Aedes Aegypti (LIRAa) do final do mês passado atingiu 23,68%, pouco abaixo dos 27,5% registrados em dezembro.
A produção do Balanço Geral (TV Cabrália) descobriu um irmão distante – e pequeno – do repórter Carlos Barbosa. O “Hulk Magrelo”, do Programa Legendários (Rede Record), está fazendo sucesso nas redes sociais…
A Secretaria de Esporte e Recreação de Itabuna abre nesta segunda (10) o período de inscrições na segunda edição do projeto Bom de Bola, Melhor na Escola. As inscrições podem ser feitas na Vila Olímpica (Avenida Manoel Chaves, ao lado do Itabunão), em horário comercial. Por enquanto, o projeto só contempla disputas no futsal. Podem participar atletas do masculino e feminino.
São esperados mais de 200 equipes e dois mil atletas de 5 a 19 anos nesta edição, nas categorias chupetinha (5 anos), mamadeira (7 anos), fraldinha (9 anos), pré-mirim (11 anos), mirim (13 anos), infantil (15 anos) e infanto (17).
De acordo com o assessor de projetos da Secretaria de Esporte e Recreação, Vladistone Menezes, podem se isncrever equipes de escolas, igrejas, associações, clubes, seleções de bairros e ruas, além de equipes convidadas de outras cidades da região.
MELHOR NA ESCOLA
O atleta precisa estar matriculado e frequentando as aulas normalmente para poder participar do projeto. Segundo Vladistone, o representante da equipe deve se dirigir à Vila Olímpica, pegar a ficha de inscrição e devolvê-la preenchida até o dia 28.
A ficha deve estar acompanhada de documento de identidade e um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma entidade beneficente. A recepção das inscrições será de segunda a sexta.
TAÇA CIDADE
Também serão abertas hoje as inscrições na Taça Cidade de Futsal, na Vila Olímpica, para atletas acima dos 18 anos de ambos os sexos. Os jogadores que se destacarem serão convidados para a Seleção Itabunense de Futsal (feminino e masculino). A Taça Cidade terá participação de até 32 equipes. As 16 melhores colocadas de 2013 farão parte da 1ª Divisão.

A presidente Dilma Rousseff disse hoje (10) que o governo federal, em parceria com estados e municípios, está investindo R$ 143 bilhões em mobilidade urbana. Segundo a presidente, a prioridade é o transporte sobre trilhos: são R$ 33 bilhões só do governo federal para construir metrôs em nove cidades brasileiras. “Nosso objetivo é ampliar e acelerar as obras, que vão tornar o transporte coletivo mais confortável, rápido e muito mais seguro e com um preço bem acessível”.
No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma informou que o investimento contempla mais de 3,5 mil quilômetros em obras de transporte coletivo, que incluem metrôs, trens urbanos, monotrilhos, veículos leves sobre trilhos (VLTs), além dos corredores de ônibus. “Começamos com R$ 93 bilhões e fomos aumentando os recursos em mais de R$ 50 bilhões, a partir do Pacto da Mobilidade Urbana que eu anunciei em junho do ano passado. Vamos diminuir o tempo que as pessoas perdem no trânsito e devolvemos a cada uma delas um tempo precioso de vida.”
Segundo a presidente, o governo está priorizando o transporte sobre trilhos porque é um transporte de alta capacidade. “E, ao mesmo tempo, garante o deslocamento dos passageiros de forma muito mais rápida e segura. Não há interrupção pelo trânsito, por exemplo. É um transporte direto. Quanto maior a cidade ou quanto maior a região metropolitana, mais o transporte sobre trilho é importante.”
Leia Mais
Dois menores e um jovem de 19 anos assassinaram um idoso a golpes de facão, em Apuarema, no centro-sul do Estado, para roubar R$ 450,00, no final da manhã de ontem (8). Laurentino Lopes dos Santos, de 96 anos, foi surpreendido por Edson das Virgens Silva Júnior, de 19 anos, e pelos menores de 10 e 15 anos, em sua casa.
O trio reside em Amaralina, Jequié, e estava em Apuarema para vender mel, segundo a Polícia Militar. Laurentino, conhecido como Seu Louro, comprava um litro do produto, quando o trio percebeu que ele estava com mais dinheiro no bolso.
O trio seguiu o idoso até a casa dele. Lá, aplicaram vários golpes de facão, segundo a Polícia Militar. A vítima foi socorrida pelo Samu 192 e encaminhada para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante procedimento cirúrgico.
A população tentou linchar os adolescentes. Todos foram levados para o complexo policial em Jequié. O crime repercutiu em Itabuna, onde Laurentino possui vários familiares.

Sindicalistas ligados à Sindipol falam em problemas durante a Copa 2014. A estimativa é de que existam cerca de 3 mil cargos vagos na Federal. Agentes, escrivães e papiloscopistas cobram plano de carreira e reajuste salarial. Os subsídios às três categorias estão congelados há sete anos, segundo o Sindipol.
A dengue volta a preocupar as autoridades em saúde em Itabuna. Levantamento revela que o município é o segundo no estado em casos da doença (60), perdendo apenas para Salvador (144). Na sexta (7), a Prefeitura divulgou que o índice de infestação predial atingiu 23,68%.
Apesar disso, o prefeito Claudevane Leite não cumpriu a promessa feita em novembro de contratar mais agentes de combate à dengue. Até o ano passado, o município possuía 147 agentes.
A previsão era contratar, pelo menos, mais 110 agentes para fazer frente ao rompimento de contratos de selecionados em processos anteriores e, também, para reduzir o déficit de profissionais de campo. Como os casos de dengue clássica avançam – e houve registro de dengue hemorrágica em janeiro, resta saber qual a explicação do prefeito e equipe para ter desistido do processo seletivo.

Já o Bahia, decepcionou. Jogando na Fonte Nova, perdeu, de virada, para o Galícia. O Esquadrão abriu o placar com Rhayner e viu o adversário passar à frente com gols de Davidson e Ancelmo. O Bahia volta a campo na próxima quarta (12), contra Jacuipense, em Pituaçu.
Na semana passada, o Esquadrão foi eliminado da Copa Nordeste. O Vitória seque na competição regional e terá o Ceará pela frente, na segunda fase.
Restaurada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, após sofrer atos de vandalismo (tiros ou pedradas, a depender das versões), a estátua de Jorge Amado não voltará ao seu local original, na entrada de Ferradas, bairro de Itabuna onde o escritor nasceu em 1910..
Diante da fragilidade com que a estátua foi produzida, uma resina sintética, a FICC decidiu que a estátua será colocada na sede do campus e da reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia, onde, acredita-se, estará a salvo do vandalismo. A Ufesba está localizada também em Ferradas e o campus leva o nome de Jorge Amado.
Leia íntegra no Blog do Thame
Denise Rothenburg | Correio Braziliense
O ex-presidente tem dito nas reuniões dos “apóstolos”, aquele grupo encarregado de pensar o PT para o futuro, que esqueçam a hipótese de uma candidatura dele em 2018. A ordem é trabalhar gente nova. No topo da lista, permanece o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o candidato a governador de São Paulo, Alexandre Padilha, e o governador da Bahia, Jaques Wagner. O que Lula quer mesmo, terminadas as eleições deste ano, é retomar aquele projeto antigo de cuidar da América Latina e da África.
O jogo embolou no ataque oposicionista baiano, tipo quando um meia lança a bola na área e ficam dois atletas naquela de “não sei se vou ou se fico”. Na verdade, a indecisão foi do ex-governador Paulo Souto (DEM), que até o último dia de janeiro dizia não ter a intenção de ser candidato ao governo da Bahia e deixava Geddel (PMDB) livre para receber a bola.
Diante da resistência de Souto, o prefeito de Salvador, ACM Neto, capitão do time, chegou a definir que a jogada seria com Geddel, mas eis que o ex-governador, anabolizado por correligionários, encheu-se de energia e disposição, declarando que é candidato, sim senhor. Ocorre que o peemedebista já recebera a bola e agora se recusa a devolvê-la.
A possível crise é assunto da análise do jornalista Samuel Celestino, publicada neste domingo (9), no jornal A Tarde. Para o analista, caberá a Neto, que tem demonstrado jogo de cintura em outros confrontos, driblar resistências e restabelecer a paz no ninho oposicionista.
Apesar de Paulo Souto ser um atacante indeciso, sua candidatura é vista como estratégica para o DEM, que sofre com o ostracismo no plano nacional, mas – como lembra Celestino – está bem na fita na Bahia, com as prefeituras da capital e de Feira de Santana, o segundo maior colégio eleitoral do Estado.
E aí, Neto conseguirá reorganizar seu esquema tático ou a oposição seguirá rachada para o primeiro turno? Quem estiver ansioso com a resposta terá que aguardar, pois as definições desse imbróglio respeitam o modus operandi baiano. Ou seja, somente ocorrerão após o Carnaval.

“Mais importante do que aquilo que você sabe é aquilo que você é capaz de fazer com o que você sabe. Uma escola livresca, de ensino uniformizador, não tem mais a capacidade de oferecer atrativos para as novas gerações”.
O mundo contemporâneo oferece uma multiplicidade de alternativas tecnológicas. Vivemos na sociedade da informação. Podemos buscar qualquer informação que desejemos, basta que nos apropriemos dos mecanismos e técnicas adequadas. Na educação formal não é diferente. Trabalhamos na lógica do conhecimento compartilhado, da produção coletiva, do exercício da criação, na lógica das redes. O aluno de hoje não precisa – e não deve – aceitar passivamente o que lhe é oferecido em sala de aula. Ele busca outras fontes, ele se capacita além da sala de aula.
Recentemente, em salas de aula de uma universidade federal, encontrei cartazes colados nos quadros com as seguintes palavras: PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO DA AULA, POR FAVOR, MANTENHA O CELULAR DESLIGADO. TODOS/AS AGRADECEM!
Aquilo me incomodou. A atitude institucional vai contra o que se espera de uma universidade adequada aos tempos hodiernos. A imagem de um docente centralizador, “dono” do conhecimento diante de mentes menos capacitadas, tem perdido poder. O estudante atual tem ao seu dispor uma série de fontes de informação. A universidade é só mais uma destas. Tentar controlar o uso de tecnologias em sala sugere que o docente é o único meio que o aluno pode encontrar para obter conhecimento naquele espaço.
A Universidade Federal do Sul da Bahia, que receberá seus primeiros alunos no segundo semestre de 2014, vem sendo planejada levando em plena consideração a presença das tecnologias em sala de aula. Desmistifica-se o professor “estrela” e se constrói um sistema de ensino e de aprendizagem coletiva, colaborativa. E, por consequência, mais eficiente diante das demandas formativas atuais.
O referencial dessa reflexão tomado pelas matrizes teóricas da UFSB está em Pierre Lévy. Para ele, nessa realidade, surgem espaços abertos e não lineares, onde cada indivíduo preenche um papel específico, único. E, segundo Lévy, torna-se urgente uma profunda reforma no sistema educacional no que diz respeito a reconhecer as experiências adquiridas por cada personagem do jogo educativo. Para ele, escolas e universidades deixam de ter exclusividade na criação e transmissão do conhecimento. A ideia agora é orientar os caminhos individuais, reconhecendo os saberes de cada pessoa, os diferentes olhares.
Leia Mais

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003 dentro das iniciativas do Programa Fome Zero para fortalecer os circuitos locais de produção agrícola e a agricultura familiar, também beneficiou quase 5 mil agricultores e mais de 124 mil estudantes em cinco países da África. O PAA África é uma iniciativa conjunta do governo brasileiro, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e do Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional. Com um orçamento total de US$ 11 milhões, já foi implementando na Etiópia, em Malaui, Moçambique, no Senegal e Níger.
A fase piloto do programa começou em fevereiro de 2012, com foco na compra de alimentos para a merenda escolar. Segundo o técnico do Ministério da Agricultura de Moçambique, Eugénio Comé, em visita ao Brasil, é possível perceber que os relatos sobre a agricultura familiar estão mesmo se concretizando no país. “Tirei boas lições dessa experiência que tive no Brasil e vou levá-las com a perspectiva de adaptar o que vi aqui para a realidade de Moçambique.”
































