Tempo de leitura: < 1 minuto

A Seleção de Itajuípe fez valer o mando de campo. De virada, a equipe sul-baiana bateu Cipó por 3 a 1, no Estádio Humberto Badaró, e garantiu vaga nas finais do Intermunicipal 2013. A seleção fará a final contra Porto Seguro, que perdeu para Itamaraju por 2 a 1 e levou a vaga na disputa de penalidades.

As duas equipes já foram campeãs do Intermunicipal. Itajuípe vai para o bi depois da conquista em 1987. Porto Seguro chegará à terceira final. O título veio em 2010. As finais ocorrem nos dias 1º e 8. Vantagem para Itajuípe. A seleção sul-baiana definirá a disputa em casa.

Uma das presenças no estádio Humberto Badaró, nesta semifinal, foi a do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite. Cipó é a cidade natal do gestor itabunense.

Tempo de leitura: 4 minutos

O RECORRENTE MACHISMO DA LINGUAGEM

1Posso ajudá-loOusarme Citoaian | ousarmecitoaian@yahoo.com.br

Num grande supermercado de Itabuna, encontro a mocinha em cuja blusa se estampa, em letras garrafais, a pergunta: “Posso ajudá-lo?” Não creio que possa, enquanto eu não souber qual é, de verdade, meu problema – mas tal questão de ordem metafísica pode ficar para mais tarde. Por enquanto, o que me desperta o interesse é a recorrente tendência machista da linguagem brasileira, lamentavelmente incentivada até por quem deveria combatê-la a ferro e fogo. “Ajudá-lo” supõe que a clientela seja masculina, quando esta, nos locais de compras em geral, constitui (segundo observo), minoria. “Posso ajudar?” é a fórmula correta que um banco utiliza há muitos anos, sem discriminar ou prestigiar gêneros.

________________

Discriminação apoiada pelas mulheres

O modelo de que se valeu o supermercado foi bolado por alguém sem sensibilidade ou conhecimento da língua portuguesa. Ou os dois. Não deve ser cômodo a nenhuma mulher dirigir-se a pessoa que pretende “ajudá-lo”, como se macho ela fosse. Mas parece que é moda a que as mulheres não reagem (mesmo que a presidenta Dilma tenha trabalhado em sentido contrário, feminizando os cargos femininos). Até no meio universitário, mais conservador do que se imagina, é comum dizer-se que a professora Fulana é “mestre” em tal disciplina. Um horror: mulher é mestra, reitora, vereadora, presidenta, generala, bacharela, coronela – o diabo (aliás, a diaba!). O resto é discriminação, ainda que apoiada pela ala feminina.

O BANCO RASO NUNCA FOI SÃO CAETANO

3Princesa Isabel

Dizem, mesmo sem pesquisa científica, tese ou dissertação acadêmica a tal respeito, que o Banco Raso possui o maior número de botequins por metro quadrado do território itabunense. Adiante-se que às vezes ele é confundido com o São Caetano, mas São Caetano não é, pois o Banco Raso nunca foi santo. E voltemos, rapidamente, ao que interessa, os botequins, na intimidade ditos “botecos”. Minha surpresa é ver num almanaque (o que seria desta coluna, se não fossem os almanaques?) que o termo vem do italiano botteghino, uma espécie de mercearia e que entre nós ganhou outro significado, bem distante daquele original. 

______________

Filosofia, futebol e sexo dos anjos

Aqui, botequim vende, especialmente, álcool, nos seus diversos perfis. É lugar de encontrar pessoas, trocar ideias, jogar conversa fora, consertar o Brasil. Com mesas às vezes mal-ajambradas, costuma ser o ambiente ideal para curtir dores de cotovelo, começar novas amizades, avaliar a cultura nacional, discutir filosofia, futebol e o sexo dos anjos.  “Refúgio barato dos fracassados do amor” (conforme a canção de gosto, este sim, barato), o boteco tem atraído as atenções da literatura: Jaguar fez Confesso que bebi , 2001, e Moacyr Luz, em 2005, publicou Manual de sobrevivência nos botequins mais vagabundos.

 _______________

5Rubem BragaVinícius: tempos ruins, uísque barato

No Villarino, Rio, 1956, copo de cerveja à mão, Tom Jobim foi apresentado a Vinícius de Morais, pelo jornalista Lúcio Rangel;  o Anjo azul, em Salvador, abrigou a primeira exposição do argentino Carybé no Brasil (gostou tanto que ficou baiano!); em São Paulo, o Nick Bar, espécie de extensão do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) virou samba-canção, cantado por Dick Farney; Rubem Braga (foto), Heitor dos Prazeres, João Cabral de Melo Neto e Vinícius, em tempos difíceis, consumiam uísque barato no Vermelhinho, Rio; Paulo Leminski chegava ao Stuart, em Curitiba, às 10 horas, e começava a beber vodca e escrever, tendo ali criado famosa frase: “O Rio é o mar; Curitiba, o bar”. Histórias de botecos.

ORESTES E SEU QUASE MARTELO AGALOPADO

A questão é tão antiga quanto o poema e o canto: letra de música é poesia? Para mim, é; para os que, de fato, entendem do assunto, não é. Manuel Bandeira (poeta que, desencantado com este mundo vasto e real, decidiu mudar-se para a imaginária Pasárgada) tinha “Tu pisavas nos astros, distraída” como o mais belo verso da língua portuguesa. E agora? O texto de Chão de estrelas, de Orestes Barbosa, poderia ser inscrito em qualquer seleção de poesia – desde que Sílvio Caldas não fizesse a “bobagem” de lhe pôr melodia. É um poema romântico, todo versado em decassílabos, acentuação quase sempre na 3ª, 6ª e 10ª – algo parecido com um martelo agalopado.
________________

7OrestesBarbosaLetras de MPB: do simples ao barroco

Muitos outros autores da MPB atingem o mesmo grau de excelência de Orestes Barbosa: Noel, Tom, Vinícius, Belchior, Caetano, Antônio Maria, Gil, Paulo César Pinheiro, Dolores Duran, Cândido das Neves, Aldir Blanc, Chico Buarque – não há como esgotar a relação, pois riquíssima é a letra de nossa canção. Da simplicidade de Caymmi (“Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu”) ao barroco do misterioso Otávio de Sousa (com aquele coração “pregado e crucificado sobre a rosa e a cruz do arfante peito teu”), cada um pode fazer sua escolha, em meio a diferentes estilos e idades. Para mim, isso é poesia, pois tem o impacto estético da poesia.

 _______________

Versos que assustaram Sílvio Caldas

A letra de Chão de estrelas, apresentada a Sílvio Caldas em 1941, assustou o músico. Ele achou que era impossível o público aprovar versos tão sofisticados, decassilábicos, acadêmicos, coisa mais pra ser lida em livro do que ser cantada em serenata de balcão, janela e sacada. Mas foi convencido por Orestes a musicar tais versos e gravá-los. Fê-lo com tal competência que Chão de estrelas entrou para a história da MPB como o “Hino nacional dos seresteiros”, com mais de 40 regravações de artistas de variada estirpe, de Elizeth Cardoso a Roberto Carlos, de Nelson Gonçalves a Baden Powell, Carlos Alberto, Maurici Moura (acabou o espaço, voltaremos ao tema)… No vídeo, Maysa, pondo a alma em cada sílaba, como sempre.

 

O.C.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Eliana Calmon será candidata ao Senado em 2014.
Eliana Calmon será candidata ao Senado em 2014.

A ministra baiana Eliana Calmon deixa no dia 18 de dezembro a magistratura, antecipando, deste modo, a sua aposentadoria, como estava previsto. Ela protocolou na última sexta feira o pedido de afastamento e no dia subsequente à sua saída, o PSB, através do seu pré-candidato a presidente da Republica, Eduardo Campos,  anuncia, em festas, a sua filiação no partido.

Eliana será candidata ao Senado pela Bahia, ao lado da senadora Lídice da Mata, candidata a governadora. Será, assim, uma dupla de mulheres que poderá gerar no Estado um terremoto político, balançando os demais candidatos aos dois cargos. Eliana é uma das magistradas mais sérias e corretas do judiciário brasileiro, está atualmente no Superior Tribunal de Justiça e foi corregedora do CNJ. Perde a magistratura e ganha a política.  Samuel Celestino / Bahia Notícias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

calopsita quim 3

Uma calopsita desapareceu na tarde de sexta-feira (22), próximo à AABB de Ilhéus, na rodovia BA-001. Os donos oferecem recompensa à pessoa que localizar Quim.

Os números para contato são (73) 8849-9649 ou 8804-4535 (falar com Milly Cerqueira). A ligação pode ser a cobrar.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Sede da TV Santa Cruz.
Emissora começa a testar sistema digital em Itabuna e Ilhéus.

A TV Santa Cruz começou a testar, nesta semana, a transmissão em alta definição. O telespectador que possui aparelho com captação em alta definição (HDTV) ou tem conversor digital já sente a diferença na qualidade da imagem. Por enquanto, somente o telespectador de Itabuna recebe sinal digital. Os testes em Ilhéus estavam previstos para hoje.

Assim como ocorre com a transmissão dos jornalísticos da Rede Globo, os regionais Jornal da Manhã, Bahia Meio-Dia e BA-TV ainda serão transmitidos em sistema analógico. A migração dos jornalísticos para o digital deve ocorrer ao final do período de testes.

Tempo de leitura: 2 minutos
Pinheiro espera ser o nome do PT  (Foto Moreira Mariz/Ag. Senado)
Pinheiro espera ser o nome do PT (Foto Moreira Mariz/Ag. Senado)

O senador Walter Pinheiro conseguiu atrair cerca de 700 pessoas e representantes de partidos da base aliada, como o PP, na plenária de avaliação dos três anos de mandato. O evento acabou reforçando a posição de alas petistas que defendem o nome de Pinheiro para a sucessão de Jaques Wagner.

Na mesma toada, o presidente estadual do PP, Mário Negromonte, avalizou o nome do senador petista, assim como o deputado federal pepista João Leão. “Não quero me imiscuir nas questões do PT, mas se o partido quer um candidato que una toda a base, esse nome é Pinheiro”, disse Leão.

Negromonte pediu diálogo de Wagner com os partidos da base “para não errar”:

– O governador que vai liderar o processo, mas ele tem que ouvir os partidos da base para não errar e entregar o governo à oposição.
O PP ganha a vaga de Pinheiro no Senado, caso o petista seja escolhido o candidato do governo e – claro – vença a eleição.

Dos demais pré-candidatos petistas ao governo, apenas José Sérgio Gabrielli participou do evento. Luiz Caetano e Rui Costa não compareceram. Costa é tido como o preferido de Wagner.

Parlamentares petistas, como Amauri Teixeira, Nelson Pellegrino e Neusa Cadore, endossaram o nome do senador. Pinheiro espera que o PT não demore mais na escolha do nome ao governo. E lembrou 2008, quando foi para o embate com Pellegrino na disputa interna pela prefeitura de Salvador, sendo derrotado por João Henrique (PMDB). Pinheiro ainda afirmou que sabedoria não é ouvir um, mas muitos conselheiros.

Tempo de leitura: < 1 minuto

juizoO ex-presidente Lula utilizou boa parte de seu discurso na inauguração da fábrica da Itaipava em Alagoinhas para defender o legado do PT à frente do governo federal, mas tentou ao máximo fugir de perguntas ligadas à política.

A imprensa insistia, Lula escapava, até que no finalzinho do evento ele não teve como evitar uma palavra, ainda que breve e inconclusiva, sobre a sucessão estadual.

Lula tem preferência pelo ex-presidente da Petrobras e atual secretário de Planejamento e Tecnologia do Estado, José Sérgio Gabrielli, cujo nome chegou a citar algumas vezes em seu discurso. Aos jornalistas, Lula afirmou que a condução do processo é do governador Jaques Wagner, que prefere Rui Costa, titular da Casa Civil.

A Rui e a Gabrielli, o ex-presidente recomendou que tenham juízo na disputa.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Empresário Adelson Rocha aponta a sustentabilidade como um dos diferenciais do empreendimento
Empresário Adelson Rocha aponta a sustentabilidade como um dos diferenciais do empreendimento

Empreendimentos como o Porto Sul, a Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e a rede de distribuição de gás natural da Bahiagás, além da implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia, são apontados entre os fatores que levam ao aquecimento do setor imobiliário na região. Em Itabuna, cidade polo, a expectativa é de que a procura por moradias aumente significativamente nos próximos anos.

Apostando nesse mercado, o empresário Adelson Rocha Ribeiro, que atua há 30 anos no setor de panificadoras, com a Padaria Paulista, está lançando o residencial Jardim Gabriela, empreendimento da GTR Construtora. “É um espaço que vai valorizar a convivência e o respeito à natureza, buscando a sustentabilidade e a qualidade de vida”, antecipa o empresário.

A GTR Construtora inicia na próxima semana a  comercialização da primeira etapa do Jardim Gabriela, com lotes a partir de 242 metros quadrados. A construção dos imóveis ficará a cargo dos compradores, respeitando-se os padrões do projeto. Localizado às margens do semianel rodoviário, próximo à churrascaria Los Pampas, o conjunto terá áreas de lazer e segurança 24 horas.

Tempo de leitura: 2 minutos

manuela berbert3Manuela Berbert | manuelaberbert@yahoo.com.br

Pasma, de frente para a TV após ver tanta miséria, lembrei-me de uma música da banda Legião Urbana, coincidentemente nascida em Brasília, que diz assim “nas favelas, no Senado, sujeira pra todo lado. Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação. Que país é esse?”

 

 

Sentei para assistir TV e me deparei com a seguinte matéria em um noticiário: um pai, morador de um bairro de classe média baixa de São Paulo, carregando um carro com dois filhos logo cedo, foram surpreendidos por bandidos. Ladrões desceram de um veículo, abordaram a família e dispararam tiros. Após uma perseguição frustrada, a conta foi a seguinte: mais uma família de pessoas honestas e batalhadoras infelizmente entrou para a estatística como vítima da violência.

Passei alguns minutos incrédula, processando na mente aquelas cenas, e confesso que não lembro qual matéria passou em seguida, mas sei que após o intervalo pude acompanhar mais um capítulo da novela brasileira chamada mensalão. O maior escândalo de corrupção política já visto por aqui, vale lembrar, envolveu compra de votos de parlamentares no Congresso Nacional.

Perdoem a expressão popular, mas é preciso ter sangue de barata para sentir-se contente com a atual situação do nosso país: de um lado, pessoas honestas em permanente estado de alerta, com os nervos à flor da pele, lutando pela sobrevivência numa guerra civil velada contra a criminalidade e o tráfico de drogas.

Do outro lado, o cinismo de condenados que insistem em dizerem-se inocentes após a descoberta de um rombo assustador nos cofres públicos e, consequentemente, nos nossos bolsos. Eleitos para representar a ordem e o progresso, nada fazem para sanar ou diminuir o caos brasileiro.

Se apenas uma parte do dinheiro desviado com o mensalão fosse aplicado em segurança pública, por exemplo, não estaríamos assistindo famílias serem dilaceradas diariamente, como nesse caso que citei acima. Pasma, de frente para a TV após ver tanta miséria, lembrei-me de uma música da banda Legião Urbana, coincidentemente nascida em Brasília, que diz assim “nas favelas, no Senado, sujeira pra todo lado. Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação. Que país é esse?”

Manuela Berbert é publicitária e colunista do Diário Bahia.

Tempo de leitura: 2 minutos
Lula e Wagner participaram da inauguração da fábrica, ao lado do diretor do Grupo Petrópolis, Walter Faria (foto Pimenta)
Lula e Wagner participaram da inauguração da fábrica, ao lado do diretor do Grupo Petrópolis, Walter Faria (foto Pimenta)

O Grupo Petrópolis inaugurou nesta sexta-feira (22) a fábrica da cerveja Itaipava em Alagoinhas, marcando uma nova etapa no processo de expansão da marca, que pretende conquistar o mercado nordestino. O primeiro passo foi a instalação da fábrica baiana, responsável por abastecer também os estados de Sergipe e Alagoas; o próximo será a inauguração de uma nova planta industrial, na cidade de Itapissuma-PE, a 45 quilômetros de Recife, prevista para maio de 2014.

A empresa, vice-líder do setor no país, com 11,36% de participação no mercado, tem um planejamento com foco na presença em todo o território nacional até 2020. Com a fábrica de Itapissuma, a Itaipava cobrirá o restante do Nordeste, somando 86 centros de distribuição.

A inauguração da fábrica de Alagoinhas foi marcada por um megaevento, apresentado pelo empresário e comunicador Roberto Justus  e com a presença de autoridades como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner, além de celebridades do mundo esportivo, entre elas a ex-jogadora de basquete Hortência e o lutador Júnior Cigano, patrocinado pelo energético TNT, um dos produtos do Grupo Petrópolis. O evento foi encerrado com uma festa animada pelo grupo Babado Novo.

A fábrica, construída em 11 meses, recebeu investimento de R$ 600 milhões e gera 500 empregos diretos somente em sua planta. Outros 3.500 empregos são estimados na logística de distribuição da cerveja. A unidade de produção conta com tecnologia de ponta, que reduz em 50% o consumo de água, além de reciclar 98% dos resíduos.

A empresa chega à região com uma arrojada estratégia de marketing, ancorada no mote “Sou 100% você, Bahia”. Além de dar nome às arenas Fonte Nova e Recife, a Itaipava pretende investir em uma série de eventos temáticos, como ressaltou o diretor de mercado do Grupo Petrópolis, Douglas Costa. “Teremos ações de marketing bastante agressivas, que no momento ainda não podem ser reveladas”, declarou.

Tempo de leitura: < 1 minuto
A itabunense Verônica Pocahontas representará a delegação no concurso dos Jogos Abertos (Foto Divulgação).
Verônica representará Itabuna no concurso dos Jogos Abertos (Foto Divulgação).

As finais dos Jogos Abertos do Interior começam nesta sexta-feira (22), em Itabuna, com equipes de basquete, futsal, handebol, voleibol em partidas disputadas na Vila Olímpica, colégios Imeam e Ciso e na AABB. Hoje, na programação de abertura, está prevista a escolha da Garota Jogos Abertos.

A delegação de Itabuna escolheu Verônica Pocahontas, da Seleção de Futsal, para representar o município no concurso de beleza. Ela foi uma das finalistas de um concurso de beleza promovido de uma bebida energética, a Bivolt.

Em tempo: os jogos serão disputados até o próximo domingo, em Itabuna, reunindo as melhores seleções dos zonais realizados em toda a Bahia. Itabuna é séria candidata a campeã.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Diretores do Grupo Itadil anunciam mais investimentos (Foto Pedro Augusto/GovItb).
Diretores do Grupo Itadil anunciam mais investimentos (Foto Pedro Augusto/GovItb).

O Grupo Itadil inaugurou ontem à noite (21) uma concessionária da montadora francesa Renault e projeta a abertura de duas outras revendas de veículos, em 2014, da Nissan e da Toyota. Somente com a Rubi, da Renault, o grupo gerou, inicialmente, 50 empregos e pode chegar a 80 diretos.

Os planos de negócios do Grupo Itadil foram adiantados ao prefeito Claudevane Leite em encontro do gestor municipal com Ervino Binow, Carlos Vanselow e Fernando Aguiar, do Grupo Itadil. O prefeito não participou da inauguração da Rubi, ontem à noite, porque estava em um culto evangélico no Jardim América.

O Grupo Itadil já possui as revendas da Mercedes-Benz e Volkswagen em Itabuna. No próximo ano, a concessionária Mercedes será reinaugurada no Odilon, às margens da BR-101.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça cancelou a licitação da limpeza pública no município de Uruçuca, no sul da Bahia, ao julgar mandados de segurança impetrados pelas empresas A&S Construtora e Serviços Ltda e da TRR Saneamento e Gestão Ambiental. A licitação foi vencida pela ilheense Solar Ambiental.

“Concedo a segurança pleiteada, declarando a nulidade do processo licitatório deflagrado através do Edital nº 008/2013”, sentenciou o juiz Renato Alves Cavichiolo, da Vara dos Feitos Cíveis e Comerciais de Uruçuca. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta (22).

Tempo de leitura: < 1 minuto

filarmônicasCanavieiras sedia até o próximo domingo (24) uma oficina regional de qualificação musical de filarmônicas. Ministrado na Escola Professora Noécia Vidal Cavalcante, o curso começou nesta sexta (22).

A oficina é promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e tem o objetivo de atualizar, ampliar e aprimorar vivências musicais de instrumentistas e regentes. Filarmônicas e instituições municipais são parceiras do programa que também conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. A atividade tem apoio do município.

De acordo com a Funceb, as vagas oferecidas são direcionadas para o trabalho específico de instrumentos (flauta, clarineta, saxofone, trompete, trombone, bombardino, tuba e percussão) ou técnicas e teóricas (regência e técnicas de ensaio, teoria e harmonia, arranjo, composição). A Bahia possui 130 filarmônicas em atividade, segundo levantamento da Funceb.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Cosme quer redução do período de recesso em Ilhéus.
Cosme propõe redução do período de recesso.

Os vereadores de Ilhéus têm 90 dias de recesso por ano, enquanto no Congresso Nacional as férias parlamentares são quase a metade – 50 dias. Cosme Araújo (PDT) define como “inconcebível” o excesso de recesso no município sul-baiano.

A ideia do parlamentar é reduzir estas “férias” para 55 dias, conforme emenda modificativa que precisa do apoio de, pelo menos, um terço dos vereadores para ser apresentada.

Araújo argumenta que o período de recesso no Congresso Nacional foi modificado em 2006 e a Câmara de Ilhéus precisa se adequar ao artigo 57 da Constituição Federal. Para isso, é necessário modificar o artigo 27 da Lei Orgânica do Município de Ilhéus (LOMI).

Pela proposta, os trabalhos legislativos devem ocorrer no período de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. Resta saber qual a disposição dos colegas de legislatura da Terra de Gabriela para esta mudança. Assim como Ilhéus, a maioria das câmaras têm 3 meses de recesso.