
A poetisa Ceres Marylise Rebouças de Souza foi escolhida como uma das homenageadas na Festa Mulheres Notáveis, em Porto Alegre, quando receberá o Troféu Cecília Meireles, Categoria Especial, “dedicado às mulheres que se destacaram no cenário mineiro e brasileiro, por sua inteligência, coragem e, sobretudo, pela capacidade de modificar o universo social, político e cultural de nosso país”.
A solenidade de entrega da honraria será no dia 19 de abril de 2014, a décima vez consecutiva em que se realiza a promoção. A escritora, vice-presidenta da Academia de Letras de Itabuna, nasceu em Ubaitaba, é professora especializada em alfabetização, doutora em Linguística pela Universidade de Quebec/Canadá e tem vasta experiência na cátedra universitária, tendo ocupado também importantes cargos na Universidade Estadual da Bahia (UNEB).
Sua poesia se fez ouvir em estados do sul e sudeste, nos meses de outubro e novembro, quando participou de eventos literários no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No Rio, foi convidada a declamar poemas de sua autoria no Teatro Gláucio Gil, durante o sarau “Poesia Simplesmente”, que é ali apresentado todas as terças-feiras; em Bento Gonçalves-RS, participou do XXI Congresso Brasileiro de Poesia e do XXI Congresso Internacional Latino-Americano de Casas de Poetas, e recebeu convite do Instituto Cultural Português (ICP) no Brasil para participar de uma antologia a ser divulgada nos países de língua portuguesa.
“Tudo isso eu credito à atenção dos grupos de poesia de que participo e que fizeram meu trabalho chegar a escritores da estatura de Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant´Anna, que me levaram a participar dos congressos em Bento Gonçalves. A eles devo tudo de bom que está acontecendo comigo neste momento”, disse a poetisa.
Da coluna Tempo Presente (A Tarde)
O encontro de prefeitos realizado ontem pela UPB no Resort Vila Galé (Guarajuba), teve um tique bem diferente de dois anos atrás, quando o banquete custou R$ 450 mil, pagos por financiadores diversos, como a Ambev: ontem, cada participante pagou pelo menos o almoço, a R$ 190 por pessoa.
A presidente da UPB, Maria Quitéria (PSB), prefeita de Cardeal da Silva, disse que fugiu de Salvador por um detalhe: os prefeitos não suportam o assédio de gente querendo vender de tudo, de mercadorias a serviços.
De fato, em tais encontros, até ciganos aparecem para oferecer dinheiro.
Gabriel Wesley Souza Venturin, de 35 anos, será indiciado pelo crime de incêndio, que prevê uma pena de três a seis anos de reclusão, além de multa. Na madrugada desta terça-feira (19), ele pôs fogo no próprio apartamento, no condomínio Vida Nova, bairro Califórnia, onde vivia com a mulher e quatro filhos.
Segundo o Radar, Venturin decidiu cometer o crime porque estava sendo impedido de entrar no apartamento por estar drogado e fora de controle. Testemunhas afirmam que por volta das 4h30 da madrugada havia grande quantidade de fumaça espalhada por todo o edifício. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas, que atingiram somente a cozinha do apartamento.
Há informações de que essa não foi a primeira vez que Venturin tentou incendiar o prédio onde mora. Além do crime de incêndio, ele responderá por violência doméstica.
A Uniube EaD promove nesta terça-feira (19), no auditório do Sest-Senat em Itabuna, às 19 horas, palestra com o doutor Oscar Góes, que abordará “A insustentável leveza do profissional no Século XXI: O trabalho sob fogo cruzado”. De acordo com Nérope Martinelli, do polo Itabuna da Uniube, a intenção é analisar caminhos e a “capacidade de ser empregável”, além da complexidade nas relações de trabalho neste século.
A palestra, segundo ele, busca analisar como o profissional deve estabelecer caminho de sucesso no empreendimento da vida e nos negócios. “O homem multifuncional é uma realidade necessária para atuar no mercado de trabalho. “Trata-se de uma palestra fantástica com o professor Oscar Góes, doutor em sociologia econômica e das organizações”, observa Martinelli. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (73) 3212-1197 ou 3613-0166.
O resultado da eleição para o Palácio de Ondina pode mudar o cenário eleitoral de 2016. Se ganha Geddel Vieira Lima, o ex-prefeito Fernando Gomes vira um potencial candidato pelo PMDB.
A pré-candidatura do deputado estadual Augusto Castro à sucessão do prefeito Claudevane Leite vai depender do desempenho do tucano (PSDB) na eleição de 2014.
O primeiro passo é se reeleger. A reeleição é imprescindível para que o parlamentar consiga se viabilizar como postulante ao comando do cobiçado Centro Administrativo Firmino Alves.
Mas não é só o segundo mandato que é importante. Castro pode até ter o dobro de votos do pleito anterior (31.062) e ficar sem força para disputar o processo sucessório.
Uma boa votação em Itabuna é indispensável. Em 2010, Castro obteve quase oito mil votos. Uma projeção feita por ele mesmo sem levar muito em conta as pesquisas de intenção de voto.
E qual seria a votação para credenciar Augusto Castro como pré-candidato à sucessão municipal de 2016? A resposta é não menos de 15 mil votos.
E quem seriam os adversários do tucano? A priori, salvo algum acidente de percurso, seja ele da vida ou da lei, o ex-prefeito Geraldo Simões e o atual Claudevane Leite (PRB).
Geraldo como única opção viável do PT. Claudevane buscando sua candidatura natural a um segundo mandato se não ficar impossibilitado pelo fim do instituto da reeleição.
Bom mesmo para Castro é o ex-alcaide José Azevedo ficar inelegível. Confirmada a inelegibilidade, o tucano teria o apoio de dois ex-gestores: o próprio Azevedo e Ubaldo Dantas.
O resultado da eleição para o Palácio de Ondina pode mudar o cenário eleitoral de 2016. Se ganha Geddel Vieira Lima, o ex-prefeito Fernando Gomes vira um potencial candidato pelo PMDB.
Uma coisa é certa: Augusto Castro dorme, acorda e, de tanto sonhar com a prefeitura de Itabuna, termina se esquecendo de escovar os dentes.
O REI DO CARLISMO
Onde anda Vivaldo Moncorvo? Como anda sua saúde? Vivaldo é natural de Senhor do Bonfim. Por iniciativa do então vereador Ely Barbosa, recebeu o título de cidadão itabunense (1995).
Moncorvo era o pefelista dos pefelistas. O mais fiel carlista da história política de Itabuna. Conheceu o então deputado federal Antonio Carlos Magalhães por intermédio de Ângelo Magalhães (irmão de ACM).
Do Poder Legislativo, Vivaldo Moncorvo recebeu o título de cidadão itabunense. Da modesta Coluna Wense, o “Rei do Carlismo”.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

A família do ex-jogador de futebol Perivaldo Lúcio Dantas (Peri) anunciou hoje que o jogador será trazido para o Brasil nos próximos dias. Marcelo Sampaio Dantas viaja a Lisboa, em Portugal, na próxima segunda (25), para buscar o pai. “O desejo dele é morar no Rio [de Janeiro]”, disse o filho em entrevista ao jornalista Diego Adans, d´A Tarde.
Marcelo contou esteve em Portugal há pouco tempo, segundo afirmou ao diário soteropolitano, e a situação do pai não era a mostrada no Fantástico, da Rede Globo. O filho diz ter chorado ao ver as condições de Perivaldo, hoje com 60 anos:
– É triste, é duro. Quando vi a matéria na TV, chorei muito. Eu o tinha encontrado fazia pouco tempo, quando passei por Portugal. Ele não estava daquele jeito – disse.
Peri passou por Itabuna, Bahia, Ferroviário, Botafogo, São Paulo, Palmeiras e Bangu e jogou na Seleção Brasileira de 1982, com Zico, Sócrates e Falcão, levado por Telê Santana.
A reportagem d´A Tarde também revela o curioso apelido do jogador (Peri da Pituba). O ex-jogador e técnico Sapatão, que jogou com Peri no Bahia, na década de 70, é quem conta: – Na época, quem morava na Pituba (Salvador) era a elite. O Peri sempre gostava de ostentar. Aí, dizia isso: sou da Pituba.

Há menos de dois meses, moradores da Rua Felipe Argolo, no bairro Castália, Itabuna, reclamavam de problemas na rede de esgoto. A bronca, divulgada pelo PIMENTA no dia 24 de setembro, encontrou “boa vontade” da Emasa para resolver a situação. No dia 25 daquele mês, uma equipe da empresa de saneamento realizou o reparo, mas a solução durou pouco tempo.
Já faz alguns dias que o esgoto voltou a transbordar e correr pela rua Felipe Argolo. Exatamente no mesmo ponto em que jorrava há menos de dois meses, em frente ao número 659.
Os moradores, com razão, voltam a se irritar com a Emasa. E agora sugerem que à boa vontade se some uma dose de competência para resolver definitivamente o problema.

“As bandas apresentarão repertório variado de músicas que, com certeza, irá agradar ao público itabunense”, disse o coordenador do evento, afirma Magno. O evento regional tem apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc).
Direto da Malha Fina, d´A Região
Calhambeque
Um dos assuntos mais comentados desta semana foi a falta de segurança no sistema de cadastro dos servidores de Itabuna, que podia ser facilmente contornada por quem quisesse espionar todo mundo que trabalha na prefeitura.
“A lôra”
Mas o detalhe mais hilário não foi essa segurança primária e sim a reação da secretária de Administração, Mariana Alcântara, ao ser perguntada o que achava desta falha grave. “É uma mostra da transparência da prefeitura”, soltou.
Em tempo: a falha no sistema de emissão de contracheque da Prefeitura de Itabuna, contratado à capixaba E&L não se sabe a qual preço, foi denunciada pelo PIMENTA. Como mostramos, o sistema apresentava falhas, expondo dados de servidores. A secretária disse que a página foi retirada do ar até que o problema seja corrigido. Relembre clicando aqui e aqui.

A presidente Dilma Rousseff (PT) conseguiu aumentar sua vantagem eleitoral na pesquisa Ibope/Estadão. No cenário principal, Dilma vai de 41% a 43%, enquanto Aécio Neves (PSDB) mantém 14% das intenções de voto e Eduardo Campos (PSB) desliza de 10% para 7%, quando comparados os percentuais divulgados em 24 de outubro e nesta segunda (18).
Dilma salta de 39% para 42% no cenário com Aécio Neves (13%) e Marina Silva (PSB), que caiu de 21% para 16%. Neste cenário, a vantagem de Dilma para os adversários saltou de 5 para 13 pontos percentuais.
O cenário com José Serra é o melhor para as oposições, mas o tucano é o mais rejeitado pelo eleitor. Serra obtém de 17% a 19%, a depender do candidato do PSB.
Apesar destes dados positivos para a presidente, 62% dos eleitores consultados querem mudanças no governo e 12% falam em um novo governo de continuidade. A pesquisa Ibope/Estadão consultou 2.002 eleitores, no período de 7 a 11 de novembro, em 142 municípios.

Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), fiscais encontraram um casal de bolivianos produzindo peças da marca em uma oficina clandestina no centro da capital paulista. A empresa deverá providenciar a remoção dos trabalhadores para um local que atenda às normas de saúde e segurança.
De acordo com o MPT, a situação dos bolivianos foi descoberta no último dia 13. No local foram encontrados tecidos, modelagem, notas fiscais e pedidos de serviços da M5, além de peças finalizadas da marca M.Officer. O casal relatou que trabalhava há sete meses na oficina, sem qualquer tipo de registro.
O Ministério Público disse que entrou com a ação para dar garantias aos trabalhadores após a empresa ter se recusado a firmar um termo de ajuste de conduta. “A medida judicial se fez necessária, tendo em vista que a M.Officer não se compadeceu com a situação de absoluta vulnerabilidade dos seus empregados, dois bolivianos que produziam exclusivamente para a empresa”, ressaltou o procurador Tiago Cavalcanti. Informações da Agência do Brasil.
Índios da tribo Tupinambá de Olivença interditaram na tarde desta segunda-feira (18) o trecho da rodovia BA-001 entre Ilhéus e Una. Os manifestantes protestam pela demarcação de terras na região e por melhorias em estradas vicinais.
As duas faixas da rodovia foram bloqueadas com pneus e pedaços de madeira, impedindo o trânsito. Há divergência quanto ao número de índios que participaram do protesto: os tupinambás falam em 300, enquanto a Polícia Rodoviária Estadual afirma que foram 100.
O cacique Sinval Magalhães afirma que a intenção do grupo é agendar uma audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Mais quatro seleções se classificaram, no domingo (17), para as quartas-de-final do Campeonato Interbairros de Futebol, promovido pela Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Itabuna.
Em casa, a seleção do Lomanto venceu o Nova Ferradas por 2 a 0 e enfrentará o Sinval Palmeira. Já no campo do Núcleo Habitacional da Ceplac, o time do Bairro de Fátima bateu o do Ribeirão Seco pelo placar de 3 a 1 e terá pela frente a equipe da Mangabinha.
Os outros dois classificados são João Soares e o Santo Antônio. O primeiro goleou a seleção do bairro Carlos Silva por 7 x 3, enquanto o segundo aplicou 2 x 0 no Parque Boa Vista. Terão como adversários na próxima fase, respectivamente, o São Pedro (atual bicampeão do torneio) e o time do Santa Inês.
A Secretaria de Esportes ainda irá divulgar horários e locais dos próximos jogos.
Da Agência Brasil
O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados Brasil (OAB), Wadih Damous, disse hoje (18) que a prisão do ex-presidente do PT José Genoino, em regime fechado, é ilegal. Genoino apresentou-se à Polícia Federal no sábado (16), em São Paulo, e foi transferido para a Penitenciária da Papuda, em Brasília. Ele foi condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, a uma pena inicial de quatro anos e oito meses de prisão em regime semiaberto.
Segundo o presidente, a manutenção de Genoino no regime fechado configura “uma ilegalidade e uma arbitrariedade”. “ É sempre bom lembrar que a prisão de condenados judiciais deve ser feita com respeito à dignidade da pessoa humana e não servir de objeto de espetacularização midiática e nem para linchamentos morais descabidos”, observou Damous.
A defesa do ex-presidente do PT pediu ontem (17) ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que a pena de Genoino seja cumprida em casa. Ele teve uma crime de hipertensão durante o voo que fez a transferência para Brasília de 11 condenados no processo do mensalão e foi atendido por um médico particular quando chegou à Papuda. Em julho, Genoino passou por uma cirurgia para dissecção da aorta. O pedido de prisão domiciliar foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para parecer do procurador-geral, Rodrigo Janot.

A Rubi Renault se tornará a terceira revenda de veículos do Grupo Itadil no município sul-baiano. As demais são Itadil (Mercedes-Benz) e Cristal (Volkswagen). A inauguração da concessionária em Itabuna era aguardada para outubro.
Quinta principal montadora do país, a Renault possui revendas em outros quatro municípios baianos, dentre eles, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
A Renault possui dentre os seus principais sucessos, no mercado brasileiro, os modelos Clio, Sandero, Sandero Stepway e o Duster.

























