Tempo de leitura: 2 minutos
Jonas Paulo (à esq.) declara Everaldo Anunciação eleito novo presidente (Foto Vicente Coutinho).
Jonas Paulo (à esq.) declara Everaldo eleito novo presidente (Foto Vicente Coutinho).

O resultado oficial das eleições no PT baiano confirmou o nome de Everaldo Anunciação como novo presidente da legenda no estado. Ele acabou eleito com 74,45% dos votos ante 20,1% de Ernesto Marques.

Ilheense, técnico agrícola da Ceplac, ex-dirigente da CUT no sul da Bahia e ex-vereador de Itabuna (1997-2000), Everaldo fala na necessidade de “ajustes” no partido “sem perder os princípios de partido de massa, de luta, mas também de mudanças”.

Secretário de Organização do partido, Everaldo enxerga como tarefa para o seu mandato melhorar a relação com a base. Segundo ele, é preciso anda “uma forma de comunicação, de organização da máquina partidária ajustada à nova realidade”.

POSSE E DEFINIÇÕES PARA 2014

O novo presidente toma posse, possivelmente, no dia 30 de novembro, data na qual será escolhido o nome do PT para a sucessão de Jaques Wagner. Estão na disputa o senador Walter Pinheiro, os secretários Rui Costa (Casa Civil) e José Sérgio Gabrielli (Planejamento) e o ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano. Nos últimos dias, surgiu também o nome do secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla.

A disputa teve cinco candidatos. Os outros três nomes foram os de Wanderson Pimenta (1,8% dos votos), Lourival José (1,66%) e Hipólito Brito (1,41%).

De acordo com o boletim divulgado pelo diretório estadual, apenas 17.567 petistas foram às urnas de um total de quase 100 mil filiados. Boa parte ficou de fora por não pagar em dia suas contribuições, dentre eles o governador Jaques Wagner.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A estatística de carros roubados em Itabuna neste mês aumentou. Ontem, um Fiat Pálio Fire foi roubado nas proximidades do Hospital Manoel Novaes por um homem armado.

O assaltante tomou o carro e saiu em alta velocidade, perdeu o controle da direção e bateu o veículo contra o muro de uma residência na Rua Independência, no São Roque, por volta das 17h20min. O bandido fugiu antes da chegada da polícia.

Hoje, às 8h, uma mulher teve o Fiat Strada tomado em assalto enquanto estacionava o veículo na Avenida J.S. Pinheiro, no Lomanto. Com estes dois casos, já são 17 veículos roubados em Itabuna somente em novembro.

Tempo de leitura: 2 minutos
Ka Concept será apresentado hoje em Camaçari, na Bahia (Foto Reprodução).
Ka Concept será apresentado hoje em Camaçari, na Bahia (Foto Reprodução).
Conceito traz grandes mudanças em relação a modelo atual.
Conceito traz grandes mudanças.

A Ford fez mistérios quanto ao novo carro que será apresentado hoje em sua fábrica em Camaçari, na Bahia, mas imagens foram providencialmente vazadas. A montadora mostrará um novo conceito do Ford Ka, o Ka Concept, que terá versão com 4 portas. O Concept será fabricado usando a base atual de montagem do modelo. O projeto foi desenvolvido por engenheiros brasileiros e terá conceito de carro global.

O novo modelo aposentará o Ka e o Ford Fiesta e terá versão sedan. O lançamento do novo modelo está previsto para o próximo ano e será fabricado na Bahia (veja mais aqui). A unidade terá sua produção anual ampliada em 50 mil veículos com o novo projeto.

A importância do novo projeto para a montadora pode ser medida pelo homem escolhido para apresentá-lo: William Clay Ford Jr (Bill Ford), presidente do conselho de administração da multinacional. O evento terá presenças de autoridades como o governador baiano, Jaques Wagner, e os ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e César Borges (Transportes).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Pastor Francisco deu parecer favorável ao voto aberto
Pastor Francisco deu parecer favorável ao voto aberto

A Câmara de Vereadores de Itabuna aprecia em plenário, nesta quarta-feira (13), dois projetos polêmicos, ambos em primeira votação.

De autoria do Executivo, o projeto que regulamenta os serviços de mototáxi e motofrete já teve parecer favorável da vereadora Valéria Morais (PSC) e passou pelas comissões técnicas do legislativo.

A relatora manteve a limitação prevista no texto original, que restringe a 700 o número de mototaxistas que serão autorizados a trabalhar na cidade. O vereador Ronaldão (DEM) apresentou emenda, na qual sugere que a quantidade seja ampliada para 1.200. A aprovação da matéria exige maioria absoluta.

Outro projeto que estará em pauta é o que dispõe sobre o voto aberto na Câmara, tema que ganhou destaque em virtude da iminente análise das contas do ex-prefeito Capitão Azevedo pelo plenário. O autor da proposta, vereador Júnior Brandão (PT), sugere alterações em cinco dispositivos da Lei Orgânica do Município que tratam sobre a votação de proposições no legislativo.

O vereador Pastor Francisco (PRB), que antes fazia ressalvas ao projeto, alegando necessidade de aguardar tramitação de matéria similar no Senado Federal, acabou por ignorar esse porém e emitiu parecer favorável. Como se trata de emenda à Lei Orgânica, o projeto de Júnior Brandão depende de maioria especial de dois terços para ser aprovado.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Alunos e professor do colégio baiano recebem premiação (Foto Carlos Reini).
Alunos e professor do colégio baiano recebem “checão” de R$ 20 mil (Foto Carlos Reinis).

O Colégio Estadual Rubem Nogueira, em Serrinha (BA), ganhou o prêmio nacional Escola Voluntária, da Rádio Bandeirantes e Fundação Itaú Social. A premiação foi entregue nesta noite em solenidade em São Paulo.

A escola venceu o prêmio com um projeto de alunos do curso técnico de informática, o Escola e Sociedade – uma parceria necessária, e levou R$ 20 mil. Antônio César da Silva, coordenador do curso de informática, informou o destino do prêmio: a compra de mais equipamentos para o laboratório de informática.

A interação dos alunos com a comunidade se dá com suporte e prestação de serviços em informática a partir do conhecimento adquirido em sala de aula. Escolas, fundações, entidades assistenciais e organizações não governamentais são beneficiadas pelo projeto criado em 2010.

Duas escolas do Rio Grande do Sul ficaram com a segunda e a terceira colocações, recebendo R$ 15 mil e R$ 10 mil, respectivamente. Em segundo lugar, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini, de Nova Prata. Projeto do Colégio Maria Imaculada, de Porto Alegre, levou o terceiro lugar. Texto Pimenta.

Tempo de leitura: 2 minutos
Plenária do CNJ na qual foi analisada a situação dos desembargadores baianos (Foto Luiz Silveira/CNJ).
Plenária do CNJ analisa justiça baiana (Foto Luiz Silveira/CNJ).

O relatório do corregedor-geral do Conselho Nacional de Justiça, Francisco Falcão, aponta nepotismo cruzado no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e funcionário fantasma que reside em São Paulo, mas recebeu R$ 9.236,61 e de R$ 9.156,61 em novembro e dezembro do ano passado.

Segundo correição no TJ, a servidora foi identificada como Sandra Lago Coelho Izzo, filha da desembargadora Daisy Lago Ribeiro Coelho. Sandra foi nomeada para o gabinete do desembargador Clésio Rômulo Carrilho. Já Rosali Carrilho Rosa, filha de Clésio, foi nomeada para o gabinete da desembargadora Daisy Lago, recebendo R$ 15.400,43 e R$ 15.320,43 em novembro e dezembro do ano passado.

Para o CNJ, apesar da falta de serventuários no interior baiano, o que falta é boa gestão dos recursos humanos, pois o tribunal tem cerca de 10 mil servidores. Nas correições, “verificou-se que os assessores trabalham em regime de plantão, frequentando a sede do Tribunal apenas uma ou duas vezes por semana, em patente subutilização da força de trabalho humana, tão necessária na primeira instância”, diz o relatório.

Nesta terça (12), o CNJ decidiu por abrir nova investigação contra o presidente do TJ-BA, Mário Alberto Hirs, e a ex-presidente Telma Brito, acusados de má gestão dos recursos. O relatório completo está acessível no site do CNJ e cita deficiências nas varas de comarcas do interior do Estado e contrato com indícios de superfaturamento do TJ com o Bradesco. O negócio sofreu mudanças e aditivos fazendo com que o contrato saltasse de R$ 23 milhões para R$ 38,6 milhões.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Gildásio, Wendell, Dunga e João são reconhecidos pela qualidade
Gildásio Nunes, Wendell Castro, João Dunga e José Ricardo são reconhecidos pela qualidade.

A velha imagem do serviço público vem sendo substituída por exemplos de eficiência e qualidade. Em Jussari, as mudanças na agência dos Correios e do Banco Postal levaram o legislativo local a aprovar moção de aplausos à equipe, formada pelo gerente Wendell Castro e os colaboradores João Dunga, José Ricardo e Gildásio Nunes.

A moção, proposta pelo vereador Gideon Carvalho, foi aprovada por unanimidade pela Câmara de jussariense. O gerente da agência dos Correios, Wendell Castro de Souza, agradeceu o reconhecimento público. Para ele, a qualidade começa com o entrosamento da equipe. E divide os méritos: “Nós gerenciamos, mas são os colaboradores que fazem o processo andar de verdade”.

A mudança no relacionamento dos Correios com a comunidade também atraiu novos clientes. Para isso, contou a sensibilidade – e educação – da equipe no atendimento aos clientes, como cita Gideon Carvalho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O professor de Educação Física e proprietário da Academia Forma Física, Ewerton Bonfim, criticou a ação da Vigilância Sanitária e afirmou que seu estabelecimento, ao contrário do informado pela Prefeitura de Itabuna, possui profissionais habilitados, com registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref). Ontem, três academia foram interditadas (confira aqui).

– Nós temos alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura de Itabuna e alvará da Vigilância Sanitária válido até 2015. Nossos profissionais, assim como eu, têm registro no Cref. Pago os impostos em dia – contesta Ewerton Bonfim em contato com o PIMENTA.

O proprietário da Forma Física também ressalta que seu estabelecimento não conseguiu o registro no Conselho Federal de Educação Física (Confef) devido a recesso de 30 dias, em outubro, da regional em Itabuna. Segundo ele, a documentação já foi encaminhada. Ele espera que a liberação saia até a próxima quinta (14).

A Vigilância Sanitária interditou estabelecimentos por não ter profissional habilitado no Cref ou autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Estadual de Educação, além de registro do estabelecimento no Conselho Federal de Educação Física.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em grande parte do mundo, há uma intensa mobilização pela detecção precoce do câncer de próstata. É o “Novembro Azul”, cujo alvo principal é o combate ao preconceito que leva tantos homens a temer o exame de toque, o mais seguro método para se identificar alterações na glândula do aparelho reprodutor masculino.

A campanha também ecoa em Itabuna, mas o detalhe é que hoje na cidade não há sequer um urologista atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, por aqui a prevenção do câncer de próstata é só para quem pode custear um atendimento particular.

Para os que dependem da rede pública, o cenário não é nada azul.

Tempo de leitura: < 1 minuto

josé dirceuO ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, chegou ontem ao sul da Bahia e o quebra-cabeças nas redações dos veículos no Brasil é saber qual o destino do ex-homem forte da Era Lula. A vinda do ex-ministro foi divulgada em primeira mão pelo PIMENTA (relembre aqui).

Dirceu tinha três opções antes de vir para cá: a mansão do publicitário Duda Mendonça, em Taipus de Fora, município de Maraú, o Txai Resort e a casa do empresário João Paiva, onde a presidente Dilma Rousseff descansou dias depois de ser eleita, em novembro de 2010, em Itacaré.

O descanso do ministro ocorre em período em que recurso apresentado pela sua defesa é analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Dirceu busca absolvição ou reduzir a pena de prisão em regime fechado na Ação Penal 470 (Mensalão).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Agência Brasil

Padilha
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou hoje (12) a ampliação da idade máxima de doação de sangue para 69 anos. Atualmente, a faixa etária para doação é de 16 a 67 anos.O ministro assinou, também, a portaria que torna obrigatória a realização do Teste de Ácido Nucleico (NAT) em todas as bolsas de sangue coletadas pelos bancos de sangue públicos e privados do país.

“Estamos adotando este teste como obrigatório tanto nos bancos de sangue públicos quanto nos privados. [O teste] já acontece em 100% dos bancos públicos brasileiros e agora nos permitir colocar nos bancos privados”, disse Padilha.

Hoje são coletadas no Brasil 3,6 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8% do parâmetro estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O ministro destacou que o objetivo do governo é atingir o parâmetro de 3% de bolsas coletadas ao ano. Ele frisou que o atual parâmetro já está dentro da faixa proposta pela OMS.

No ano passado Alexandre Padilha diminuiu de 18 anos para 16 anos a idade mínima para a doação de sangue. Com as idades mínima e máxima para doação ampliadas, 8,7 milhões novos voluntários poderão contribuir para manter os bancos de sangue. Países como os Estados Unidos, a França e a Espanha já trabalham com a faixa etária de até 69 anos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As academias de ginástica Performe, Forma Física e Impacto foram interditadas pela Vigilância Sanitária de Itabuna nesta segunda (11). Os estabelecimentos possuíam profissional de Educação Física sem registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref) e não tinham autorização para funcionar, segundo a Vigilância Sanitária. A Performe funciona no Pontalzinho, a Forma Física no São Caetano e a Impacto na Avenida do Cinquentenário.

O coordenador da Vigilância, Antonio Carlos Carvalho, justificou a medida como reação a duas notificações para que as academias se adequassem à legislação. Os estabelecimentos também não estavam credenciados, segundo Carvalho. As interdições cumprem determinação do Ministério Público Estadual (MP-BA), conforme a autoridade sanitária.

Carvalho acrescentou que, anteriormente, quatro academias foram notificadas. Apenas a Ildo Fitness, na Rua São Sebastião, no Fátima, apresentou documentos obrigatórios. As medidas tomadas pelo MP e Vigilância Sanitária seguem as leis 9.696/1998, que regulamenta o exercício do profissional em Educação Física, e 6.839/1980. Esta última determina a obrigatoriedade do registro que, segundo a Lei 5.782/1980, deve ser feito com autorização da Secretaria Estadual de Educação.

Leia também
DONO DA FORMA FÍSICA DIZ QUE
PROFISSIONAIS TÊM REGISTRO NO CREF

Tempo de leitura: 2 minutos
Falha de segurança expõe dados de servidores do município de Itabuna (Reprodução).
Falha de segurança expõe dados de servidores do município de Itabuna (Reprodução).

Uma falha no sistema de emissão de contracheques da Prefeitura de Itabuna está expondo os dados de servidores municipais. O erro ocorre na validação dos contracheques na internet (confira página aqui), conforme denúncias.

Élio David é da área de Sistemas de Informação. Consultado pelo Pimenta, ele disse que o erro, possivelmente, se dá porque a Prefeitura usa chave de validação com numeração sequencial para os servidores. Além dos dados de contracheque, o sistema expõe o nome do servidor, matrícula e CPF.

A falha permite que se tenha acesso a dados sem “nem mesmo preencher novamente caracteres de validação”, bastando apenas mudar o número sequencial. Por exemplo, se um servidor tem chave sequencial 0000029100, digitando 0000029101 se terá acesso a dados de outro funcionário municipal.

Para David, a correção do problema depende de algo simples:

– O ideal seria que essas chaves fossem um valor hexadecimal, ou um número inteiro com dígito verificador.

Assim, quem tem acesso à chave de validação de um servidor, basta inserir um número sequencial para ter acesso a dados de outro funcionário.

SISTEMA É TERCEIRIZADO

A Prefeitura contratou o serviço à empresa E&L Produções de Software, do município de Domingos Martins, no estado do Espírito Santo. O valor do contrato não é informado. O PIMENTA entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do município, mas o responsável pelo setor de Recursos Humanos nem a secretária de Administração, Mariana Alcântara, estavam no Centro Administrativo Firmino Alves para comentar a falha da E&L.

O contrato com a E&L sempre foi questionado internamente. Na área de Tecnologia da Informação, servidores efetivos desenvolveram programas para geração da folha de pagamento e, também, de emissão de nota fiscal eletrônica. Os dois trabalhos foram descartados pelo município para contratar a E&L. A justificativa era de que qualquer servidor poderia entrar no sistema próprio do município e alterar dados, por exemplo, da folha de pagamento.

Tempo de leitura: 2 minutos
Cristiano e Ualace foram presos em flagrante no Zildolândia (Fotomontagem Pimenta).
Cristiano e Ualace foram presos em flagrante no Zildolândia (Fotomontagem Pimenta).
Moto foi recuperada minutos depois de assalto.
Moto foi recuperada minutos depois de assalto.

A polícia militar prendeu em flagrante Ualace Lima de Oliveira e Cristiano Gomes dos Santos minutos após a duplar roubar uma moto Dafra Speed 150, na Rua Maria Lima, no Zildolândia, região central de Itabuna. Ualace e Cristiano assaltaram o mototaxista EFS, por volta das 20 horas de ontem (11). Os bandidos não contavam com a presença da polícia, que avistou a vítima correndo com um capacete na mão. Foi então que EFS informou que havia sido assaltado.

Ualace e Cristiano foram vistos ao lado da moto. Ualace tentou fugir por um matagal, mas acabou detido. Cristiano foi preso com um revólver Smith calibre 32 sem munição. A polícia encaminhou a dupla para o Complexo Policial de Itabuna, após reconhecimento por parte da vítima.

O tenente-coronel Ubiraci Barbosa, comandante do 15º BPM, pede a colaboração da comunidade para reprimir roubos e furtos. Segundo ele, as ações policiais estão tendo como foco as áreas “de maior incidência de ocorrências”.

A polícia também criou um número para receber denúncias, das 7h às 19h: 3215-7470. Além desse, há o 190, da Centro Integrado de Comunicação (Cicom), e o email denuncia15bpm@hotmail.com.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um bebê do sexo masculino foi encontrado no lixo, enrolado em um cobertor, nesta segunda-feira, 11, nas proximidades do estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador).

Recém-nascido, o bebê foi encontrado por um homem (de nome não divulgado ainda). A criança ainda estava com o cordão umbilical. O menino foi encaminhado pelo Conselho Tutelar para o Hospital Estadual da Criança, em Feira.

Segundo a assessoria do hospital, o bebê passa bem e no momento se encontra no berçário da unidade. A família ainda não foi localizada. Informações d´A Tarde.