Tempo de leitura: 2 minutos
Atendimento no Centro de Saúde está suspenso até o início de dezembro (Foto Pimenta).
Atendimento no Centro de Saúde está suspenso até o início de dezembro (Foto Pimenta).

O Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp) foi interditado pela Vigilância Sanitária de Itabuna ao final da tarde de ontem (11). No local, há uma placa que anuncia o fechamento temporário da unidade para reforma da estrutura física.

Nesta manhã de terça (12) os funcionários fazem mobilização em frente à unidade para cobrar da Secretaria de Saúde informações sobre onde vão trabalhar no período até a reabertura do Centro de Saúde.

“Estão todos sem saber para onde vão”, disse uma funcionária ao PIMENTA. Os funcionários concordam que havia necessidade de interdição do centro. “A rede de frios, que trabalha com vacinação especial, estava funcionando ao lado de um banheiro. É uma fedentina que nem urubu se arrisca a baixar aqui’, afirmou funcionário que preferiu não ser identificado.

REABERTURA EM DEZEMBRO

Por meio de assessoria, o secretário Plínio Adry informou que os serviços serão remanejados a partir de hoje. A previsão de retorno é a primeira semana de dezembro, quando deverão ser concluídas as obras de reparo. De acordo com o município, a unidade não passava por obra de reforma há dez anos.

Pacientes dos programas de Tuberculose e Hanseníase e do Programa de Atenção ao Idoso (Prosi) serão atendidos na Policlínica Dois de Julho, em frente ao centro de saúde. Os pacientes do Hiperdia (hipertensão e diabetes) terão atendimento suspenso até início de dezembro. O secretário prometeu disponibilizar um servidor para dar informações aos pacientes na unidade de saúde.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Itabuna registra 14 roubos ou furtos de veículos em novembro
Itabuna registra 14 roubos ou furtos de veículos em novembro

Matéria do Jornal das Sete (Rádio Morena FM), revela que ocorreram 14 roubos e furtos de veículos nos primeiros dez dias de novembro, sendo nove carros e cinco motos.

Somente neste final de semana, foram cinco roubos. Num deles, um trio roubou um Corsa Classic de um taxista. O veículo foi recuperado perto do Hospital Manoel Novaes. Dois homens e uma mulher grávida participaram da ação.

O programa também revelou que os bandidos têm agido principalmente no início das manhãs ou das 15h às 17h. E a maioria dos roubos ocorrem no centro da cidade. Confira matéria completa aqui.

Tempo de leitura: 2 minutos
Solla se lança pré-candidato a governador (Foto Pimenta).
Solla se lança pré-candidato a governador (Foto Pimenta).

O deputado estadual José de Arimatéia (PRB) fez campanha aberta, na sexta (8), em Itabuna, para que o nome do PT ao governo baiano seja o do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla. O deputado federal Geraldo Simões, petista desde o nascedouro da legenda, também defendeu o nome de Solla. No final de semana, foi o próprio secretário quem apareceu em entrevista de página inteira n´A Tarde lançando-se na disputa interna do PT.

O partido tem hoje Rui Costa, José Sérgio Gabrielli, Walter Pinheiro e Luiz Caetano na peleja. Para Arimatéia, apenas Pinheiro “decola”. O deputado até centrou fogo no preferido de Wagner, Rui Costa. “É o pior nome que tem”, disse ao PIMENTA. As redações têm recebido, desde a semana passada, informes de pré-candidatura de Solla.

Internamente, Solla terá que, como se diz, “arrombar a porta” no Diretório Estadual. Isto, porque tanto o presidente que sai, Jonas Paulo, como o que deve entrar no dia 30, Everaldo Anunciação, posicionaram-se contra o surgimento do quinto nome, o do secretário da Saúde. Vão trabalhar com os quatro já postos.

Resta saber se esse jogo é apenas para fortalecer o petista na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados ou se ele terá força para abocanhar a vaga petista ao Palácio de Ondina. A seu favor, Solla cita o fato de ter mais que dobrado os recursos para a Saúde, de R$ 1,4 bilhão para R$ 3 bilhões. Resta saber como os baianos encaram esta candidatura. Pesquisas, se existem, ainda não foram tornadas públicas. A definição petista tem data-limite: próximo dia 30.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dilma lidera sucessão 2014, segundo Vox Populi.

Da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (11) que fará substituições no primeiro escalão do governo no início do ano. As mudanças na sua equipe ocorrerão na medida em que ministros decidam deixar o governo para concorrer às eleições de 2014. A declaração foi feita em rápida entrevista aos repórteres que a acompanham na visita oficial ao Peru.

Ao ser perguntada se, na virada do ano, haveria a possibilidade de alguns ministros deixarem o governo, a presidenta respondeu que é “muito possível”. Ela negou que pretenda substituir os ministros demissionários, no último ano de mandato, por seus respectivos secretários executivos. “Eu vou fazer substituições”, disse Dilma encerrando a entrevista.

A visita oficial de Dilma Rousseff ao Peru marca os dez anos da aliança estratégica entre os dois países. Na ocasião também haverá o Foro Empresarial Brasil-Peru, que reunirá 400 empresários dos dois países, debaterá o comércio bilateral que alcançou US$ 2,9 bilhões entre janeiro e setembro deste ano, um aumento de 8,8% em relação ao mesmo período de 2012.

Tempo de leitura: < 1 minuto

PAB_0798O radialista Fábio Luciano, que faz aniversário nesta terça-feira (12), tem atuado com competência na assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Itabuna, onde imprime a marca da agilidade na informação e do bom trato com os profissionais do meio. São características que identificam o assessor em sua longa atuação no legislativo municipal.

Além da boa conduta profissional, Luciano é uma figura benquista pelo bom humor e lealdade aos amigos.

Por tudo isso, a festa hoje promete.

Tempo de leitura: < 1 minuto
José Dirceu chega ao sul da Bahia neste início de noite e desembarca em Ilhéus (Foto Google).
José Dirceu chega ao sul da Bahia neste início de noite e desembarca em Ilhéus (Foto Google).

Em primeira mão

O ex-ministro José Dirceu chega neste início de noite em Ilhéus, a bordo de jatinho particular, e descansará pelos próximos dias em uma propriedade particular na Costa do Cacau.

O local é guardado a sete chaves pela cúpula petista baiana. Boa parte dela, aliás, se reúne em instantes para comemorar, em Salvador, os resultados das eleições internas nos níveis nacional, estadual e nos diretórios municipais.

O descanso no sul da Bahia ocorre em período em que o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa recurso da defesa de Dirceu na Ação Penal 470. O ex-ministro foi condenado a dez anos e dez meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e de corrupção. A defesa alega inocência do petista no recurso apresentado no último dia 31 ao STF.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Brandão quer debate amplo sobre a violência nas escolas
Júnior Brandão é o autor da proposta

Foi aprovado na tarde desta segunda-feira (11) na sessão das comissões técnicas da Câmara de Vereadores de Itabuna  projeto de lei de autoria do vereador Júnior Brandão (PT), dispondo sobre a obrigatoriedade da presença de empacotadores em supermercados e hipermercados. A matéria alcança também as empresas que operam no sistema de “atacarejo”.

Caso a lei seja aprovada em plenário e sancionada pelo executivo, os supermercados que a descumprirem estarão sujeitos a multa equivalente a 100 Unidades Fiscais do Município (UFM) a cada caixa sem empacotador. A fiscalização ficará por conta da Secretaria de Indústria e Comércio e do Procon.

O relator do projeto nas comissões foi o vereador Paulinho do INSS (PT). A previsão é de que a matéria seja votada em plenário na próxima semana.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Será realizado nesta quarta-feira (13), em Ilhéus, o Seminário Região Metropolitana Sul da Bahia: uma proposta. O evento  começa às 8h30 e será encerrado às 17 horas, no centro de convenções do Hotel Praia do Sol, e tem como objetivo intensificar a discussão do tema, que interessa Itabuna, Ilhéus e outras cidades circunvizinhas.

A iniciativa de promover o seminário é da empresa Bahiagás, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), prefeituras de Itabuna e Ilhéus e a Associação dos Municípios do Sul e Extremo-Sul da Bahia (Amurc).

A primeira palestra do evento, com o tema “Gestão de Regiões Metropolitanas”, será ministrada por Marco Aurélio Costa, técnico em Planejamento e Pesquisa, e coordenador da Rede Ipea e do Projeto Governança Metropolitana no Brasil. Outra palestra agendada para a parte da manhã é a do arquiteto e urbanista Jório José Carneiro Barretto Cruz, especialista em Desenvolvimento Urbano.

No período da tarde, haverá apresentação de artigos de um livro sobre regiões metropolitanas, que será distribuído durante o seminário.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma discussão com o companheiro não acabou bem para Luciene Sá de Deus, 37 anos, que foi jogada em um bueiro de quatro metros de profundidade pelo homem com quem vivia. O fato ocorreu na manhã deste domingo (10), em Ilhéus.

Luciene contou que propôs o fim do relacionamento, o que revoltou o companheiro. Ele a atingiu com um golpe na cabeça, fazendo-a  desmaiar. Em seguida, jogou-a no bueiro.

A vítima foi resgatada pelos Bombeiros, acionados por vizinhos que ouviram os gritos e o choro de Luciene. O caso foi acompanhado pelo blog A Guilhotina, que filmou o resgate da mulher.

Assista:

Tempo de leitura: < 1 minuto

rádio itabunaAs emissoras de rádio que operam na frequência AM e quiserem migrar para FM poderão operar nas duas faixas por até cinco anos. Além disso, as quase 2 mil emissoras AM terão um ano para decidir se mudam de frequência. Na semana passada, a presidenta Dilma Rousseff assinou decreto que permite essa migração.

No programa Café com a Presidenta, Dilma Rousseff disse que “só devem continuar como [emissoras] AM aquelas rádios que têm alcance maior, chegando a pegar, às vezes, todo o estado”.

A presidenta observou, ainda, que a migração das rádios para a faixa de frequência AM é um “salto tecnológico” e que, ao migrar para a banda FM, as rádios AM terão a vantagem de poder transmitir sua programação por meio de celulares e tablets, “o que vai ajudá-las também a conquistar as novas gerações”.

Além disso, Dilma lembrou que a mudança de faixa poderá significar “a sobrevivência dessas pequenas rádios que estão em todo o nosso país” já que várias delas sofrem interferências com o funcionamento de aparelhos celulares, eletrodomésticos e carros. Agora, segundo a presidenta, está colocado o desafio, para o governo, de criar condições para a transição.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Malha Fina, d´A Região

Pai pra filho – Um projeto estranho enviado à Câmara de Itabuna pelo executivo fazia permuta de um terreno em local nobre, valendo mais de R$ 50 o metro, por um na periferia do Maria Pinheiro com valor de mercado de R$ 7 o metro.

O vizinho  – Antes de ser debatido em plenário, o projeto foi devolvido por solicitação do prefeito. Dizem que ele soube que, por trás da “generosidade” do proponente, existiam interesses ocultos. Parece que um vizinho dele ia ser beneficiado…

Tempo de leitura: 10 minutos

concurso público1Concurseiros têm até 40 mil vagas em disputa em certames em todo o País nesta segunda-feira (11). São aproximadamente 170 concursos com remuneração de R$ 22.854,46, a exemplo do concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Mais da metade das vagas se destina a quem possui nível superior (21.074).

A Prefeitura de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, abriu concurso público com oferta de 363 vagas e até R$ 6.881,27 de salário.

Ainda na Bahia, a Câmara Municipal de Feira de Santana abriu 37 vagas em concurso para níveis médio e superior. O salário pode chegar a R$ 2.100,00, a depender do cargo. O prazo de inscrição encerra-se no domingo (17). Clique no “leia mais” e confira editais e concursos disponíveis.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Zairo é investigado pelo MPF e Polícia Federal.
MPF e Polícia Federal investigam Zairo.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam o ex-prefeito Zairo Loureiro (DEM), de Canavieiras, denunciado por irregularidades na aquisição de ônibus escolares e construção de quadra poliesportiva. Na semana passada, os órgãos federais solicitaram documentos complementares para concluir as investigações.

Loureiro é acusado de montar licitação para a compra de ônibus escolares. A beneficiada foi a empresa Grupo Brasileiro, que vendeu três ônibus por R$ 99 mil ao município. A licitação foi montada com a participação de três empresas (Rota Transportes, Águia Azul e Brasileiro), todas pertencentes ao Grupo Brasileiro.

O ex-prefeito também é alvo de inquérito do Ministério Público Federal por ter doado área da União à Royal Charlotte, que promovia a pesca oceânica no município. A doação irregular será revogada por meio de projeto enviado ao legislativo local. Pela legislação, somente o governo federal tem competência para este ato.

A outra investigação é quanto a indícios de desvio de dinheiro na construção de quadra poliesportiva no Colégio Noécia Cavalcante. As medições mostram pagamentos a maior à empresa responsável pela execução da obra.

Tempo de leitura: 2 minutos
Ganem (dir) ao lado do prefeito Jabes Ribeiro.
Ganem (dir) ao lado do prefeito Jabes Ribeiro.

A CDL de Ilhéus criou polêmica ao trocar de agência de propaganda para a sua campanha natalina. De última hora, a Maxmídia foi substituída por um bureau gráfico. O publicitário Rildo Mota chiou. Lembrou que a Maxmídia investiu na contratação de pessoal, investiu na criação de campanha e foi alijada do processo sem nenhum comunicado.

Rildo desconfia de componente político na mudança repentina. O publicitário tocou a campanha eleitoral da Professora Carmelita, adversária do prefeito Jabes Ribeiro na eleição de 2012. “Não quero crer nessa possibilidade”, diz o publicitário. A campanha, criada pelo bureau gráfico, foi apresentada ao prefeito, quando só então Rildo diz ter tomado conhecimento da mudança.

A troca de agência responsável pela concepção da campanha ocorre pouco tempo depois da Maxmídia ser reconhecida como “Melhor Agência de Propaganda do Ano” em premiação da própria CDL, o que causou mais estranheza, segundo o publicitário. A mudança sem comunicação prévia gerou prejuízos econômicos à agência.

Do outro lado da pendenga, o presidente da CDL de Ilhéus, Paulo Ganem, descarta componente político na mudança. Ele afirma que a entidade é apartidária e congrega tanto aliados como adversários do prefeito em sua diretoria e no quadro de associados.

Ganem diz ser amigo de longa data do publicitário Rildo Mota e ter ficado surpreso com a revelação do caso na imprensa. O dirigente afirma ainda que o bureau gráfico foi escolhido por diretores da entidade lojista. E afirma que a empresa é ilheense, ao contrário do que foi ventilado na imprensa.

Como justificativa para a mudança, Ganem afirmou que a CDL não conseguia contatar o publicitário para ajustar e fechar a campanha. O material foi desenvolvido e apresentado em agosto. Ao PIMENTA, Rildo contestou a versão de Paulo. “Nunca fui avisado de nada. Vejo Paulo todos os dias”.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Everaldo obteve apoio de "rebeldes".
Everaldo obteve apoio de “rebeldes”.

Petistas históricos ligados ao deputado Geraldo Simões ignoraram a “ordem” para votar no jornalista Ernesto Marques. Faziam campanha na internet em favor de Everaldo Anunciação às vésperas do pleito e no dia da votação.

Neste caso, propostas foram desconsideradas. O que valeu foi a amizade. Everaldo praticamente fez sua vida política em Itabuna, onde foi secretário municipal e vereador, além de dirigente da CUT Regional.

Internamente, “everaldistas” comemoraram bastante a vitória em Itabuna. A vantagem foi pequena, mas lembram que a favor de Ernesto estava o deputado federal.

Geraldo estava com Everaldo, mas mudou de lado, dentre outras razões, para não fortalecer a tese interna de que o PT deve ocupar cargos no Governo Vane. A ala que defende a “boquinha” é puxada por Josias Gomes e Miralva Moitinho. Everaldo também é favorável à ocupação e ao apoio a Vane.