
O vereador Gegéu Rocha Filho (PMN) fez uma denúncia grave na sessão plenária da Câmara de Vereadores de Itabuna na tarde desta quarta-feira, 11. Segundo ele, o serviço de odontologia prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Itabuna se encontra praticamente paralisado, embora já tenham sido gastos, em 2013, cerca de R$ 2 milhões somente com a folha de pagamento dos odontólogos.
Segundo o vereador, que é cirurgião dentista, os 59 profissionais lotados nas unidades básicas de saúde estão recebendo sem trabalhar. Não por culpa dos mesmos, mas por problemas que chegam a ser ridículos, como o da unidade básica de saúde Alberto Teixeira Barreto, no bairro Califórnia, onde o gabinete odontológico está desativado por causa de uma tomada.
Nas demais unidades, apesar dos equipamentos estarem funcionando, não há atendimento desde a gestão passada porque ainda não foi realizada licitação para a compra de materiais básicos, como gaze e luvas cirúrgicas. “De todo o quadro de odontólogos do município, há apenas de dez a treze trabalhando no Odontocentro, mas só para não dizer que está tudo completamente parado”, afirma o vereador.
Gegéu apresentou requerimento no qual pede explicações ao governo sobre essa situação. A denúncia gerou forte repercussão na Câmara, mas nem mesmo os vereadores da base do prefeito Claudevane Leite (PRB) o defenderam. Jairo Araújo, do PCdoB, apenas observou que a Secretaria da Saúde, controlada por seu partido, não é responsável pelas licitações. Sobre este setor, ele disse que de fato há problemas “seríssimos”.

Biaggio Talento e Douglas Silva | A Tarde
A tentativa de invasão do prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), barrada a tiro do subsecretário Ari Pereira, ontem (10), repercutiu na classe política, principalmente pelo fato de o MST apoiar o governo Jaques Wagner, tendo, inclusive, uma militante, Lúcia Barbosa, como titular da Secretaria de Políticas para Mulheres.
A boa relação chegou a estremecer devido ao episódio. O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), líder histórico do MST, se disse chocado com o fato de os companheiros, que permanecem no Centro Administrativo da Bahia (CAB) nesta quarta-feira, 11, “terem sido recebidos à bala”.
“A tradição do governador é dialogar com todos os movimentos. Mas parece que ele determina uma coisa e os secretários fazem outra”, criticou.
Na Assembleia Legislativa, os deputados Adolfo Menezes (PDS), da base do governo, Carlos Gaban e Paulo Azi (ambos do DEM), da oposição, elogiaram a postura do subsecretário Ari Pereira, que, para deles, impediu a invasão.
“Era só o que faltava, nego querer invadir a Secretaria da Segurança. Os governos federal e estadual precisam tomar providências contra a desordem”, disse Menezes. Para Gaban, “seria uma desmoralização para a Bahia” se a sede da SSP fosse ocupada.
Já o líder do governo, deputado Zé Neto (PT), minimizou o episódio. Disse ter sido um “ruído” nas boas relações entre o governo e os movimentos sociais. Ponderou, contudo, que o MST deveria ter marcado audiência com o secretário. “Se houve equívoco, foi de ambos os lados”.

Márcia Ângelo, de 32 anos, estudante de Enfermagem da FTC/Jequié, faleceu no início da noite de ontem (10), enquanto malhava em uma academia de ginástica de Jequié, no sudoeste do estado. De acordo com laudo do Instituto Médico Legal de Jequié, Márcia sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Márcia era de Ipiaú e morava em Jequié para concluir os estudos em Enfermagem. Ela foi socorrida por uma equipe do Samu 192 e levada para o Hospital Geral Prado Valadares, onde já chegou sem os sinais vitais.
O corpo da estudante está sendo velado em Ipiaú e será enterrado nesta tarde de quarta (11). Márcia deixa uma criança de 7 anos, segundo o site Jequié Repórter.

Executivos de empresas instaladas no Polo de Informática de Ilhéus vivem momentos de “aventura” em trecho de 100 metros do Distrito Industrial. O asfalto deu lugar à buraqueira e à lama, mais parecendo pista de rally.
A rua que aparece na foto acima dá acesso a alguma das principais empresas do Polo (Unicoba, Comtac, BitWay, 2M, Dynatec, Lavin e Mucambo e aos depósitos da Joanes e Cargil), mesmo assim nem a prefeitura nem a Superintendência de Desenvolvimento da Indústria (Sudic) dão o ar da graça.
O consultor Nirval de Branco diz que os 100 metros de pista “infernizam vidas, danificam os caminhões” e as empresas de ônibus urbanos ameaçam não mais circular pelo distrito.

Operários que trabalham na construção do ginásio poliesportivo do IFBA de Ilhéus paralisaram as atividades desde a última segunda-feira (9). A greve foi deflagrada para cobrar da NTR Engenharia o pagamento de salário, regularização do fornecimento de vale-transporte e melhores condições de trabalho. Segundo Lauro dos Santos, do Sintracom-Ilhéus, a maioria dos trabalhadores não possui carteira assinada.
Lauro também denuncia que a obra vem sendo executada sem o acompanhamento de técnico em segurança do trabalho. “O que mais nos deixa indignado é o fato de se tratar de obra feita com recursos públicos. A empresa [NTR] é reincidente”, diz o sindicalista numa referência à denúncia de trabalho escravo feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego e Procuradoria do Trabalho, quando operários foram encontrados em condições subumanas na obra (relembre aqui).
O Sintracom diz ter solicitado audiência com a direção do campus do Ifba em Ilhéus para discutir a situação da obra e dos operários.

O jornalista e diretor de cinema Jonathan Sampaio é reconhecido pelas tiradas de humor (ácido, leve…). Com o anúncio da saída de Bell Marques da Banda Chiclete com Banana, Jonathan está propondo um programa para escolha do sucessor do vocalista. O nome já está pronto. Uma adaptação, claro, sem direitos a royalties: The Voice Bell Brasil. O diabo é o detalhe: o escolhido não deve ter apenas o dom de cantar, mas também de resolver pepinos financeiros. Especula-se no mercado que a empresa da banda Chiclete tem papagaios de, aproximadamente, R$ 30 milhões na rua.

Uma operação comandada pela 70ª Companhia Independente da PM resultou na apreensão de arsenal, drogas, dinheiro e três menores e na prisão de quatro bandidos em Ilhéus. Dentre os presos estão Jailson Conceição dos Santos e Leonardo Santos de Oliveira que possuem várias passagens pela polícia, segundo o comandante da 70ª CIPM, Wesley Simões, afirmou ao PIMENTA. A operação em quatro localidades de Ilhéus ocorreu após tiroteios e invasões promovidas por gangues rivais.
A operação contou com reforço do Peto da 68ª CIPM e apreendeu dois rifles, seis revólveres e uma pistola calibres 38 e uma espingarda calibre 32, além de grande quantidade de munições, cinquenta trouxas de maconha, onze papelotes de cocaína, 20 pedras de crack e balança de precisão.
De acordo com o comandante da companhia, também foram apreendidos celulares e R$ 500 em dinheiro com os traficantes. Sob o comando do major Daniel Riccio, a operação foi desenvolvida nos altos do Carvalho, do Basílio e da Esperança, além do Teotônio Vilela, sendo uma resposta às invasões e tiroteios promovidos pelas gangues rivais.
Acontece no período de 15 a 19 de setembro, no Centro de Convenções Praia do Sol, em Ilhéus, o III Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, tendo como tema “Frutas e Hortaliças: Tecnologia, Sustentabilidade e Saúde”.
O evento é organizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), Instituto Federal Baiano (Ifbaiano), Ceplac e Instituto Cabruca. O público alvo é formado, principalmente, por estudantes e profissionais das áreas de Tecnologia e Engenharia de Alimentos, Nutrição e Química com Ênfase em Frutas e Hortaliças.
Segundo os organizadores, mais de 500 pessoas de todo o país deverão participar do congresso, no qual está prevista a apresentação de 550 trabalhos científicos.
Um dos motivos mais recorrentes nos pareceres do TCM pela rejeição das contas de prefeitos tem sido a contratação de assessorias jurídicas. Para o tribunal, não há justificativa para se buscar tal serviço quando as prefeituras têm suas procuradorias e equipes próprias de advogados.
Por exemplo, o ex-prefeito Azevedo, em Itabuna, firmou contratos de valores astronômicos com uma empresa de assessoria jurídica e essa é uma das razões que levaram à reprovação de suas contas.
Nesta terça-feira, 10, o conselheiro José Alfredo Rocha Dias, do TCM, determinou a aplicação de multa de R$ 3 mil ao prefeito de Santa Cruz Cabrália, Jorge Pontes (PT), por ter contratado sem licitação a empresa Meta Gestão Pública Ltda., para “serviços técnicos especializados de assessoria e consultoria previdenciária”, mesmo havendo uma Procuradoria na estrutura da administração municipal.
Um detalhe curioso com relação a este caso: a empresa contratada não tinha advogado em seus quadros nem registro na OAB.

O prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão, o “Pedrão” (PSB), está apreensivo com a paralisação das obras da barragem no Rio Colônia e defende uma mobilização política regional para que a construção seja retomada.
Pedrão diz ter conversado com representantes da empreiteira Andrade Galvão, que consideram improvável a continuidade dos trabalhos em 2013. “O quadro em Itapé é de desânimo, depois que a empresa retirou todo o maquinário pesado e demitiu 80 funcionários”, lamenta o prefeito.
A ordem de serviço das obras foi assinada pelo governador Jaques Wagner no dia 8 de janeiro e os trabalhos começaram no mês seguinte, prevendo-se a conclusão num prazo de 18 meses. O orçamento é de R$ 71 milhões.
A barragem do Colônia é considerada fundamental para regularizar a vazão do Rio Cachoeira e ampliar a capacidade do sistema de abastecimento em Itabuna, Itapé e Itaju do Colônia. Além da paralisação das obras, que afeta a expectativa de atração de investimentos para a região, outra queixa está relacionada ao atraso no pagamento das indenizações a fazendeiros que tiveram áreas desapropriadas em função do projeto.

Mara, hoje com 45 anos, foi uma menina precoce. Aos oito anos já apresentava seu programa na Itapoan, aos 14 lançou seu primeiro disco e aos 15 foi descoberta por Sílvio Santos, estreando em rede nacional. A baiana foi capa da Playboy em 1990 e emplacou carreira também na Argentina. Desde 1995, dedica-se exclusivamente ao universo gospel, mas há alguns anos tem seu nome cogitado para disputar eleições.
O momento parece ter chegado e o PRB proclama com todo orgulho: “Mara é dez”.

O grupo de integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), que ocupou na manhã desta terça-feira, 10, a área externa da Secretaria da Segurança Pública, em Salvador, deixou o local no início da tarde. A retirada se deu após reunião de representantes com o secretário da pasta, Maurício Barbosa, na Governadoria.
Os sem-terra reclamaram da forma como foram recebidos na SSP, com disparos de pistola feitos pelo subsecretário Ari Pereira. A Secretaria divulgou que foram tiros de advertência.
Barbosa disse que sempre recebeu integrantes de movimentos sociais, mas observou que, sob o seu ponto de vista, a ocupação de prédios públicos é “intolerável”, principalmente “um que sedia a segurança pública”.
Na SSP, os sem-terra buscavam informações sobre a apuração do homicídio de Fábio dos Santos Silva, integrante do movimento que foi morto em abril deste ano, em Iguaí, sudoeste baiano. O secretário declarou que o inquérito se encontra em andamento, a cargo de uma equipe especial, formada pela SSP e Ministério Público.

O confronto entre produtores rurais e índios tupinambás já registrou um produtor baleado e um índio morto. Os dois casos ocorreram na região entre Ilhéus e Una. Registre-se o silêncio dos prefeitos Jabes Ribeiro (Ilhéus) e Diane Rusciolelli (Una) na questão nestes dias tensos.
Quem assiste a certa distância, pode ter a falsa impressão que o conflito restringe-se a Buerarema. Dos mais de 47 mil hectares em disputa, mais de 20% estão em área ilheense, principalmente Olivença. Não se sabe de articulação, de participação dos dois prefeitos no caso. Até mesmo as câmaras municipais dos dois municípios não se movimentam.
Reportagem exibida esta noite no BATV, da Santa Cruz, mostrou o estado vergonhoso em que se encontram as ruas de Ilhéus, tomadas pelo lixo. Em bairros como o Malhado, moradores reclamaram de que a coleta não era feita há pelo menos seis dias.
No quesito imundície, bairros periféricos e pontos turísticos da cidade encontram-se em idêntica situação. A repórter Camila Oliveira registrou pilhas de lixo ao lado da Catedral de São Sebastião e na Avenida Dois de Julho, cartões postais de Ilhéus.
O diretor de operações da empresa Solar Ambiental, Vinícius Portela, foi ouvido e disse que o acúmulo de lixo teria sido provocado por problemas no aterro sanitário. Ele também responsabilizou o “excesso de chuvas” e o feriado de 7 de Setembro pela situação.
Ou seja, até Dom Pedro I é responsável pela sujeira nas ruas de Ilhéus…

A presidência da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal-Cesta do Povo) desistiu de fechar a central de distribuição de Buerarema. Após enviar comunicado aos funcionários no qual os obriga a optar entre as centrais de Feira de Santana e Vitória da Conquista, a direção da empresa informou hoje que reabrirá a central, que retoma as atividades no município sul-baiano nesta quarta (11). O comunicado foi feito internamente.
Há pouco, os vereadores Gildásio Gonzaga (PCdoB) e Elio Júnior, Elinho (PDT), também foram informados da decisão, que ainda não foi anunciada oficialmente. Os dois vereadores denunciaram ontem, no PIMENTA, uma operação para fechar a central (relembre aqui). Os dois vereadores haviam marcado audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, para tratar do assunto amanhã.
A Ebal mantém cerca de 150 empregos diretos e indiretos na central em Buerarema, atendendo a 61 municípios e 63 unidades da Cesta do Povo. A unidade movimenta, aproximadamente, R$ 3 milhões em mercadorias por mês. A direção da empresa havia anunciado fechamento da unidade após os saques registrados em agosto e que provocaram cerca de R$ 100 mil de prejuízos.
























