Tempo de leitura: < 1 minuto
(Foto Pimenta)
(Foto Pimenta)

Ambulante fica “ilhado” na esquina da Avenida do Cinquentenário com a Praça Adami. Parte da tenda de acarajé foi removida para um estande localizado na praça. Além da falta de manutenção dos bueiros por parte da prefeitura, o trecho do centro da cidade sofre com a imundície de lojistas, ambulantes e consumidores.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Ilheense apoia Rui Falcão na disputa nacional e Everaldo Anunciação para o PT da Bahia
Ilheense apoia Rui Falcão na disputa nacional e Everaldo Anunciação para o PT da Bahia

As correntes internas do PT de Ilhéus decidiram lançar chapa única para o PED (Processo de Eleição Direta). A candidata à presidenta é a professora Carmelita Ângela, que apoia Everaldo Anunciação para a presidência estadual e Rui Falcão na eleição do diretório nacional do partido.

Everaldo, que é ilheense, comemorou a decisão do PT local.“O município é um dos mais importantes do estado e uma das suas prioridades é a unidade partidária e a manutenção da base aliada para continuarmos mudando o Brasil, reelegendo Dilma presidenta, e elegendo o sucessor de Wagner”, afirma o petista.

Com 1.200 filiados, o PT é a legenda com o maior número de membros em Ilhéus. Um total de 925 está apto a votar, de acordo com o coordenador da campanha para o diretório, Ednei Mendonça. A eleição está marcada para o dia 10 de novembro.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
"Apagão" em semáforos deixa trânsito confuso no centro de Itabuna (Foto Pimenta).
“Apagão” em semáforos deixa trânsito confuso no centro de Itabuna (Foto Pimenta).

As chuvas desta manhã em Itabuna provocaram “apagão” em vários dos conjuntos de semáforos em Itabuna, alguns deles em cruzamentos perigosos, como das avenidas do Cinquentenário e Amélia Amado. Há mais de duas horas, o cenário é o apresentado na foto acima.

– É assim direto. Basta chover – afirmou um mototaxista.

O problema vem ocorrendo desde o final do ano passado, quando o trecho da Avenida Amélia Amado começou a sofrer intervenções. No início deste ano, o secretário de Transportes, Clodovil Soares, afirmou que faltavam técnicos para a manutenção dos semáforos, mas a prefeitura estava contratando profissionais para execução deste tipo de serviço.

Pelo visto…

Tempo de leitura: < 1 minuto

alagou

A Avenida Cinquentenário, em Itabuna, é assim: basta uma chuva rápida para alguns trechos ficarem alagados. A água empossada invade lojas e dificulta o tráfego dos pedestres.

A situação é antiga e perdura ao longo de sucessivos governos, que ainda não demonstraram capacidade para melhorar o sistema de drenagem da avenida e de outras vias do centro de Itabuna, onde ocorre idêntico problema.

O governo Azevedo, aliás, recebeu verba para revitalizar a Cinquentenário e o que fez não foi mais que um passeio ridículo, no qual mulheres precisam ter habilidade de equilibrista para caminhar.

A foto é do repórter Oziel Aragão, do Plantão Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Vai apimentar a noite? Cuidado!
Vai apimentar a noite? Cuidado!

Quem planeja “algo mais” para esta noite de sexta-feira, 13, deve ficar esperto para o caso de recorrer a algum produto erótico. É que alguns desses itens que atiçam a libido são comercializados sem registro e acabam de ser alvo de uma medida dura (ops!) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Conforme está publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União, a Anvisa determinou a suspensão da fabricação, venda e uso de mais de 30 produtos eróticos. A restrição atinge pelo menos seis empresas que atuam em todo o País.

Na lista de itens que devem ser imediatamente retirados das prateleiras, constam os seguintes: “Gotas do Delírio Afrodisíaco”, “Dose de Amor – Magia do Sexo” e “Prolong – retardante masculino”. A relação inclui ainda lubrificantes, sprays analgésicos, energéticos e óleos “beijáveis”.

Se você é do tipo que não dispensa tais adjutórios, vale a pena indagar sobre o regularidade do produto que compra. Vai que…

Tempo de leitura: < 1 minuto
Menezes faleceu ontem à noite (Foto Alita).
Menezes faleceu ontem à noite (Foto Alita).

O corpo do médico e ex-deputado estadual Antônio Menezes está sendo velado no plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna. Menezes faleceu ontem à noite (12), após internado para ser submetido a cirurgia, no Hospital Calixto Midlej Filho (confira aqui).

Nestes primeiros momentos do velório, estão no plenário do legislativo a esposa do médico, Margarida, e familiares.

Antônio Menezes era médico ortopedista, agropecuarista, ex-deputado estadual e ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna. Ele sofria há alguns anos de uma doença degenerativa e morreu aos 72 anos. O enterro está marcado para as 16h de hoje, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

antirrabicaDonos de cães e gatos em Itabuna devem ficar atentos para a campanha de vacinação antirrábica. Coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses, a mobilização começou na zona rural, priorizando visitas a propriedades com mais de 15 animais.

Na área urbana, um posto de vacinação já está montado no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antiga Fundação Sesp) e o “dia D” da campanha está programado para 21 de setembro, quando a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do município. Neste dia, o CCZ também utilizará cinco unidades volantes, para atender em locais mais afastados.

Tempo de leitura: < 1 minuto
(Foto Eduardo Martins).
(Foto Eduardo Martins).

Servidor da Prefeitura de Ilhéus sugere ao presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Paulo Maracajá, um espacinho para escutar o funcionalismo da Terra de Gabriela. “Talvez, ouvindo nosso relato, Maracajá seja solidário à nossa causa, pois o prefeito que chora pitangas lá em Salvador é o mesmo que aumentou o número de cargos comissionados e os salários dos mesmos”, pontua.

E o mesmo servidor conclui o raciocínio lembrando que Jabes Ribeiro tem firmado contratos suspeitos, fartamente denunciados pela oposição ou mesmo pelos sindicatos do funcionalismo. A greve geral já dura mais de 50 dias.

A alfinetada no presidente do TCM tem a ver com entrevista que Maracajá deu à Tribuna da Bahia e disse estar preocupado com a situação de Ilhéus (relembre), a partir dos relatos feitos a ele pelo prefeito Jabes Ribeiro. E a alfinetada tem a ver com o conflito de números entre o prefeito e servidores. Os sindicatos dizem que o gasto com pessoal corresponde a, aproximadamente, 55% das receitas líquidas, enquanto Jabes fala em até 68%. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estipula percentual máximo de 54%.

Os servidores já apresentaram ao prefeito sugestões para redução de despesas e a contradição entre discurso e prática na gestão municipal. Até mesmo uma lista com os altos salários e a ampliação de cargos de confiança – que são de livre nomeação – foi vazada…

Tempo de leitura: 2 minutos
Pista atual da rodovia terá ações de preservação ambiental e recuperação (Foto Pimenta/Arquivo).
Pista atual da rodovia terá ações de preservação ambiental e recuperação (Foto Pimenta/Arquivo).
Pontes afirma que projeto está mantido (Foto Pimenta/Arquivo).
Pontes afirma que projeto está mantido (Foto Pimenta/Arquivo).

O diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Derba), Saulo Pontes, disse em entrevista exclusiva ao PIMENTA que o projeto de duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415) está mantido com a construção da nova pista na outra margem – a direita – do Rio Cachoeira.  Segundo ele, a desapropriação de terras ao longo da estrada atual, à esquerda do rio, visa à preservação de áreas verdes.

A confusão se deu, ontem (12), com a publicação de decreto assinado pelo governador Jaques Wagner. O documento falava apenas em desapropriações de imóveis na faixa de 50 metros em cada margem da pista atual, não citando desapropriações à margem direita do rio.

– Houve apenas uma adequação do projeto original visando preservar as Áreas de Preservação Permanente do Rio Cachoeira – enfatizou Pontes ao PIMENTA.

De acordo com o diretor-geral do Derba, após a publicação do decreto de áreas a 50 metros de cada margem da pista atual, “o próximo passo será a avaliação das áreas, imóveis e benfeitorias existentes” na margem esquerda do rio. Logo após, o governo dará início às desapropriações. A longo da pista existente estão instituições de ensino, como a Universidade Estadual de Santa Cuz (Uesc), três atacadões e áreas residenciais.

Questionado quanto à divergência sobre a extensão atual do trecho da BR-415, de 26 quilômetros ante os 33,1 quilômetros do decreto, Saulo disse que se trata de integração com as BAs 262 e 001. Não há, no entanto, prazo confirmado para a construção da nova estrada. O novo decreto seria parte das exigências para licenciamento ambiental da obra.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Jovem foi assassinado na Rua Felícia de Novaes (foto Plantão Itabuna)

Após um período relativamente tranquilo em Itabuna, o mês de setembro chegou com a violência voltando a fazer parte da rotina da cidade. De acordo com o site Plantão Itabuna, dois homicídios foram registrados na noite desta quinta-feira, 12, nos bairros São Caetano e Fátima.

No São Caetano, próximo à feira livre, um rapaz de aproximadamente 18 anos, ainda não identificado, foi executado a tiros. O jovem era negro e trajava camisa branca e bermuda colorida.

A outra vítima foi Rafael Santos Gomes, de 24 anos. Ele passava de moto pela rua Felícia de Novaes, no bairro de Fátima, quando dois homens em outra motocicleta se aproximaram e fizeram os disparos. O Samu chegou a ser acionado, mas não houve tempo de salvar o rapaz. Um amigo que estava na garupa, mas não foi atingido, disse que Rafael agonizou no asfalto até morrer.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Antônio Menezes ao lado da esposa, Margarida
Antônio Menezes ao lado da esposa, Margarida

Faleceu na noite desta quinta-feira, 12, em Itabuna, o médico e ex-deputado estadual Antônio Menezes. Ele sofria há anos de uma doença degenerativa e havia sido internado para submeter-se a procedimento cirúrgico no Hospital Calixto Midlej Filho, mas não resistiu.

Antônio Menezes foi deputado de 1987 a 1991 pelo PFL, período em que participou da elaboração da Constituição do Estado da Bahia, e assumiu novamente mandato na Assembleia em 1994, após ter ficado na suplência de seu partido. Outro cargo exercido pelo médico foi o de presidente do Instituto do Cacau da Bahia.

A família do médico ainda não divulgou o horário do sepultamento.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Dom Mauro defende diálogo e conclama ilheenses a não perder a esperança.
Dom Mauro vai mediar crise

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), bateu à porta da Igreja Católica Apostólica Romana para pedir socorro na briga que trava há quase dois meses com os cinco sindicatos que representam diferentes categorias do funcionalismo. Em greve por tempo indeterminado, os trabalhadores exigem que o prefeito feche acordo na campanha salarial, concedendo reajuste de 5,84% e, no caso dos professores, elevação de 7,97% para nivelar o salário com o piso nacional.

Jabes tem afirmado que o comprometimento da receita com a folha torna inviável a concessão de reajuste, posição confirmada pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Paulo Maracajá, que chegou a alertar o prefeito para o risco de punições em caso de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os servidores não se comovem com os números apresentados pelo prefeito e insistem na pauta de reivindicações. Já no desespero, Jabes apelou ao bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, que concordou em ser mediador na busca de uma solução. “Coloco-me à disposição para participar de qualquer encontro destinado a buscar uma saída e espero poder colaborar para que Ilhéus e sua população saiam desse impasse”, afirmou o religioso.

A vontade do bispo esbarra na resistência dos sindicatos, que fizeram assembleia hoje e ratificaram as reivindicações. Eles dizem que somente a assinatura do acordo da campanha salarial poderá encerrar a greve.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna publicou hoje a lista de contemplados com apartamentos do condomínio Jardim América II, no bairro Nova Califórnia. O conjunto residencial faz parte do programa “Minha Casa, Minha Vida” e a seleção dos 496 beneficiários foi feita pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Caixa Econômica, mediante critérios de renda e outras condições, como idade e ter alguma deficiência.

A relação de contemplados pode ser conferida no site da Prefeitura (www.itabuna.ba.gov.br). Quem estiver com nome na lista deverá comparecer ao Grapiúna Tênis Clube no próximo dia 17, a partir das 8 horas, para o sorteio de blocos e apartamentos. Será exigida a apresentação de documento de identidade e CPF.

Tempo de leitura: 3 minutos

Heloisa Cristaldo | Agência Brasil

Sessão do STFBrasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio, último a votar na sessão de hoje (12), não acolheu a possiblidade de novo julgamento, por meio do embargo infringente, para 12 réus condenados na Ação Penal 470, processo do mensalão.

Com o voto do ministro, a votação sobre a validade do recurso está empatada, em 5 a 5. O ministro decano da Corte, Celso de Mello, decidirá se cabem ou não os recursos na próxima quarta-feira (18), quando o tribunal retoma o julgamento.

Sem ler o voto escrito, Marco Aurélio argumentou que os embargos infringentes não são válidos, sob pena de causar insegurança jurídica. Para o ministro, a adoção deste tipo de recurso seria “mudar as regras no meio do jogo” e a “incompatibilidade de recursos neste processo salta aos olhos porque o entendimento diverso leva a incongruência”.

Em um momento polêmico do julgamento, o ministro Marco Aurélio questionou os votos dos novos ministros Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, que assumiram recentemente a Corte e votaram a favor do acolhimento dos recursos. “Sinalizamos para a sociedade brasileira uma correção de rumos, visando a um Brasil melhor, pelo menos para nossos bisnetos. Mas essa sinalização está muito próxima de ser afastada”, disse. “Estamos a um passo de merecer a confiança que nos foi encaminhada”, completou.

“Caso estivesse o tribunal sob a mesma composição da Ação Penal 470, eu diria que a resposta, me parafraseando, negativa, absolutamente negativa. O Supremo atua de forma contramajoritária? Atua. Mas essa não é a regra, porque o direito é acima de tudo bom-senso e está ao alcance do próprio leigo. Quase sempre nós temos a harmonia entre as decisões do tribunal e os anseios legítimos, não os ilegítimos, das ruas”, disse Marco Aurélio.

Ao criticar o voto de Barroso, o ministro foi enfático: “Vejo que o novato parte para a crítica do colegiado, como partiu em votos anteriores”. Barroso rebateu a crítica e afirmou que vota de acordo com suas convicções. “Se o que eu considerar certo, for contra a opinião pública, eu vou […]. Não julgamos para multidão, julgamos pessoas. Precisamos considerar as pessoas”, declarou.

Na sessão de hoje, três ministros – Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio – se pronunciaram contra o acolhimento dos embargos infringentes. Ricardo Lewandowski votou a favor do recurso. Os ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber e Dias Toffoli já haviam votado a favor da validade na sessão anterior. Os ministros Joaquim Barbosa e Luiz Fux votaram contra os embargos infringentes.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

água mineralApós portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), os garrafões de água mineral de 10 e 20 litros passaram a ter validade de três anos. A mudança vale desde o início de 2012, mas há distribuidoras que desrespeitam este prazo.

É o exemplo da Manancial Distribuidora, de Itabuna. Já neste ano, a empresa vendeu água para a um cliente em um garrafão de 2009, desrespeitando a portaria 387/08.

Hoje (12) o consumidor acionou a distribuidora para pedir água mineral e teve surpresa. A empresa se negou a entregar o produto porque o garrafão da vítima era do ano 2009. Pois foi justamente aquele fornecido pela Manancial neste ano.

Desrespeito duplo.