A Prefeitura de Ilhéus decidu retirar, de uma vez por todas, os estudantes do Movimento Reúne Ilhéus acampados na porta da Prefeitura há mais de 40 dias.
Lideranças do movimento foram notificadas agora à tarde pelo oficial de Justiça e têm um prazo de 15 dias para se pronunciar sobre a ocupação. A Prefeitura de Ilhéus pediu reintegração de posse à juíza Carine Nassri da Silva.
De acordo com a notificação, não sendo, nestes 15 dias, contestada a ação, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos apresentados pelos advogados da Prefeitura, cabendo aos estudantes deixarem o local.

O presidente da Assembleia Legislativa baiana, Marcelo Nilo, defendeu o diálogo entre produtores rurais e índios tupinambás e afirmou que é “inaceitável” a invasão de propriedades. “É inaceitável que você esteja em sua casa e ela seja invadida por índios”, disse em entrevista ao programa Balanço Geral (TV Cabrália).
Nilo ainda criticou decisão judicial que derrubou ordem de reintegração de nove propriedades na área do conflito, entre os municípios de Buerarema, Una e Ilhéus. “O agricultor que planta seu milho, seu feijão e, do dia para noite, é afastado por decisão judicial. Eu defendo negociação entre índios e agricultores”, disse, afirmando ter apreço pelos índios, mas defende os agricultores.
VOTO ABERTO
O parlamentar também falou, na entrevista, da decisão da Câmara dos Deputados que aprovou a PEC que derruba o voto secreto. “Acho que toda vez que a Câmara comete erro, como cometeu em não cassar mandato de deputado preso [Natan Donadon], a sociedade reage”.
O presidente da Assembleia Legislativa fez defesa do voto aberto. “Só o povo tem direito a voto secreto [nas eleições]. Agora, o deputado e representante do povo, o povo tem que saber como ele vota”.
O deputado abordou a sua pré-candidatura a governador da Bahia. “Estou preparado para ser governador. Estou trabalhando, mas a decisão é do povo. Serei um governador nem de direita nem de esquerda, mas candidato que pensa no futuro”.
Clientes do serviço de telefonia móvel da Oi, na modalidade pré-pago, estão se queixando por outro motivo, além das mais de nove horas de “caladão”, das 15h50 de ontem até a 1h10 de hoje.
Outra razão para bronca é que, nesta manhã de quarta-feira, 4, usuários estão recebendo mensagens de texto informando sobre débito de ligações que não foram realizadas.
Aos lesados, o remédio é Anatel.
Há 11 meses, o professor itabunense Walisson Moura, de 25 anos, era obeso, hipertenso, sofria de apneia do sono e comia de maneira desregrada. Por dia, chegava a devorar quatro acarajés, quantidade não contabilizada de hambúrgueres e outras bagaças. O almoço era “encharcado” por um litro de refrigerante, o mesmo ocorrendo com o jantar.
Nessa época do “comendo tudo adoidado”, Walisson apresentava números preocupantes. Pesava 160 quilos, vestia manequim 64 e a pressão estava em 22 por 18. Forte candidato a um infarto ou um AVC, o jovem tinha também altos índices de colesterol e triglicérides.
A vida do itabunense mudou quando ele viu que sua saúde estava em perigo. E foi graças a muita força de vontade, que Walison procurou uma nutricionista, mudou os hábitos alimentares e substituiu o sedentarismo por atividades físicas diárias. Resultado: em menos de um ano, o professor perdeu 70 quilos e normalizou pressão arterial, glicemia e colesterol.
Walisson escolheu o caminho mais difícil (e saudável) para perder peso, quando a maioria tem optado pela cirurgia bariátrica. E ele quer virar exemplo. O professor criou um blog, onde relata sua batalha contra a balança (confira aqui) e virou assunto de matéria exibida na Rede Bahia.
Em seu blog, o professor diz que não precisou ingerir “nenhum tipo de medicamento ou fórmula mágica” e explica que descartou a bariátrica devido à “agressividade” e aos riscos para seu organismo.
O corpo de um indígena tupinambá da região da Serra do Padeiro, entre Una e Buerarema, foi recolhido no início da noite de ontem por agentes da Polícia Federal e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). A primeira versão é de que o indígena, que não teve o nome divulgado, teria sido assassinado.
Os agente federais se deslocaram para o local do crime em seis viaturas. Apesar do corpo ter sido recolhido à noite, o assassinato ocorreu no final da manhã de ontem. A polícia investiga as circunstâncias da morte do indígena.

A OI emitiu nota para informar que a perda de sinal ocorreu devido ao rompimento de cabos de fibra ótica em três localidades, mas não reconheceu que o problema também afetou municípios da região sudoeste do Estado, principalmente Vitória da Conquista, o terceiro mais populoso da Bahia.
Casas lotéricas e agências bancárias também foram afetadas.

Da Agência Câmara
O plenário aprovou, por 452 votos a favor e nenhum contra, a Proposta de Emenda à Constituição do Voto Aberto (PEC 349/01), que acaba com o voto secreto em todos os tipos de votação. A medida vale para as deliberações da Câmara, do Senado, das assembleias legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das câmaras de vereadores.
A PEC foi aprovada em segundo turno e seguirá para o Senado, onde também será votada em dois turnos. Os deputados já haviam aprovado por unanimidade (383 votos) a PEC em primeiro turno, em 2006.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou que a votação do texto é uma resposta à sociedade após a manutenção do mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO). Donadon, que cumpre pena de 13 anos na penitenciária da Papuda, em Brasília, teve o mandato mantido por votação secreta do Plenário na semana passada.
“Nesta noite, se constrói uma resposta que não pode demorar. Que cada parlamentar assuma seu voto, sua decisão e sua consciência nessas questões”, afirmou Alves.
Usuários de voz e dados da companhia telefônica OI estão há quase duas horas sem serviço nas regiões sul e sudoeste da Bahia. Os clientes das telefonias fixa e celular e de conexão à internet (Velox) se queixam que não conseguem se comunicar ou até mesmo acessar Internet.
Por enquanto, a pane afeta apenas a OI.

A banda pernambucana Babi Jaques & Os Sicilianos se apresenta no próximo sábado (7) no Centro de Cultura Adonias Filho, às 19h. O coletivo de artistas traz show que de música com teatro, cinema e artes plásticas em sua primeira vez no Sul da Bahia.
E, junto com Babi & Os Sicilianos, também haverá poesia, dança e mais música com Daniela Galdino, a bailarina Samile Dias e a Banda Manzuá. No domingo, às 14h, a banda pernambucana volta ao CCAF para oficina sobre produção musical independente (“Sim, eu vivo música”).
Do Blog Agravo
O prefeito Jabes Ribeiro mandou vários contratados da secretaria de Assistência Social para a câmara de vereadores, com o objetivo de tumultuar a sessão que vai apreciar o pedido de afastamento do prefeito e a CEI do transporte público.
Faltando menos de uma hora para começar a sessão, o plenário da câmara já está cheio de contratados, impedindo que o pessoal do Reúne Ilhéus e do movimento dos sindicatos ocupem a câmara.
Segundo informações, Jabes convidou os contratados afirmando ser uma reunião sobre o pagamento de dois meses de salários atrasados.

A tensão voltou a aumentar nesta terça-feira (3) em Buerarema. Quatro pessoas cadastradas como índios da etnia tupinambá foram cercadas por populares na região central da cidade. Homens da Cipe Cacaueira foram acionados e impediram agressões físicas.
Os quatro tupinambás circulavam pela região central da cidade e foram cercadas quando faziam compra em um frigorífico. Os tupinambás são da mesma região onde ontem (2) um trabalhador rural foi atacado por supostos índios. Baleado nas costas, Adailton Carlos dos Santos, 50 anos, corre risco de ficar paraplégico. O trabalhador está internado no Hospital de Base de Itabuna.
A Polícia Militar escoltou os tupinambás até a delegacia de polícia civil, de onde foram levadas para a região de Zé Soares, em Una, onde residem. A reportagem entrou em contato com a delegacia da cidade. Um dos agentes de plantão informou que não houve agressão física devido a ação rápida de guarnições da Cipe Cacaueira.
“A reação [dos populares aos índios] é como se fosse revide, porque os produtores não podem mais entrar na área rural”, explicou o agente da Polícia Civil ao PIMENTA. Os indígenas foram escoltados até a comunidade de Zé Soares por homens da Força Nacional de Segurança (FNS), que estavam se deslocando para a região.
Ontem, por meio da sua assessoria, o governador Jaques Wagner anunciou que “pretende marcar” ainda nesta semana uma audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar do conflito. Wagner cobra solução rápida e pacífica para o conflito na região de 47 mil hectares que envolve os municípios de Ilhéus, Buerarema, Una e São José da Vitória. O governador recebeu, ontem, comissão de produtores rurais da região do conflito.

A Câmara votará nesta terça (3) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com o voto secreto em todas as votações do Congresso Nacional. A PEC 349/2001 foi aprovada em primeiro turno em 2006, segundo a Agência Brasil, mas enfrenta resistências. A votação secreta ajudou a manter o mandato do deputado-presidiário Natan Donadon.
O parlamentar cumpre pena no presídio da Papuda, no Distrito Federal, por ter embolsado R$ 8,4 milhões no período em que foi diretor financeiro da Assembleia Legislativa de Rondônia. Aprovada pelos deputados em primeiro turno, em 2006, a proposta está parada desde então por falta de acordo entre os partidos.
– A Câmara tem de dar, sim, uma resposta à questão do voto aberto. Não vi nos meus 40 anos de vida pública nesta Casa um dano maior quanto foi a decisão da última quarta-feira. Tenho consciência disso. Peço desculpas ao povo brasileiro por aquela decisão que surpreendeu negativamente o país – disse o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. A votação foi decidida para hoje por meio de acordo de líderes partidários.

No “Mais Médicos”, o doutor teria que cumprir jornada semanal de 40 horas, o que, considerada a distância entre Ilhéus e Vitória da Conquista, tornaria praticamente impossível corresponder às expectativas das duas cidades. Esse “pequeno” contratempo foi observado em matéria exibida na noite desta segunda, em noticiário da Rede Bahia.
Logo após a veiculação da reportagem, Lavigne postou em seu perfil no Facebook que pediu desligamento do “Mais Médicos”. O vereador disse que não pretendia continuar no mandato após iniciar os atendimentos em Conquista, mas abriu mão da vaga porque o posto de saúde para o qual o designaram fica em área distante, na zona rural do município.
Depois de inovar no mercado imobiliário sul-baiano com a construção de um bairro planejado, em execução na rodovia Ilhéus – Itabuna, o Cidadelle prepara-se para novos investimentos na região. Um deles será o Cidadelle Plaza, duas torres destinadas a escritórios e clínicas médicas e odontológicas.
A novidade foi divulgada pela direção do Cidadelle ao final do I Festival Gourmet, realizado dia 29 na área de eventos do futuro condomínio residencial. Também no festival, a construtora anunciou a aquisição do Eco Parque de Una, uma área preservada da Mata Atlântica, com quase 2 mil hectares.

De acordo com o petista, como os acordos atuais não preveem a gratuidade aos 60, a mudança poderia ser vista como quebra de contrato, implicando no questionamento da norma na esfera judicial. Por esse motivo, Brandão, que é autor da proposta, tenta alterar dois de seus artigos para estabelecer que a lei terá aplicação somente a partir de novas licitações. Ele pretende ainda convencer o relator Carlito do Sarinha (PTN) a mudar seu parecer sobre a matéria.
O projeto que amplia a gratuidade no transporte coletivo já havia sido aprovado por unanimidade pela Câmara na primeira votação, em sessão plenária realizada no dia 21. Caso sejam feitas as alterações pretendidas pelo autor da proposta, ela poderá ter a segunda análise nesta quarta-feira, 4.


























