Do jornal A Tarde:
Opresidente do PT, Jonas Paulo, está fazendo força (e usando-a) para evitar o impossível no Congresso que o partido realiza no fim de semana, polêmica em torno da escolha do nome que disputará o Senado ao lado de Lídice na chapa deWagner. Ontem, anunciou que as prévias ‘estão descartadas’.
Restam duas opções: ou Pinheiro renuncia ou o partido chuta um dos seus mais sagrados princípios (a escolha democrática através de prévias) e esmaga Waldir Pires.
Está dando o esmagamento. Quem diria?

A direção da Casa dos Artistas culpa a prefeitura de Ilhéus pela situação vexatória. O município deve R$ 6 mil em convênios.
Após acionar o prefeito Newton Lima, este acordou em honrar o pagamento por meio da Secretaria de Assistência Social, mas a coisa travou e tudo teria ficado só na promessa, para desespero de Romualdo Lisboa, dirigente da Casa dos Artistas.
Romualdo acredita na possibilidade de uma mudança de atitude da prefeitura, honrando o débito. Conversas foram iniciadas com assessores das secretarias de Governo e Educação. Newton, acenda a luz.
A Caixa Econômica decidiu levar em conta os resultados do teste de pressão e resistência no piso adquirido pelo município para a avenida do Cinquentenário. Na segunda, engenheiros ameaçaram bloquear R$ 1,2 milhão do governo federal para a obra, devido a inadequações técnicas.
Os profissionais da instituição financeira rejeitaram, inicialmente, o tipo de piso comprado pela prefeitura em Porto Seguro, alegando ser inadequado para a principal avenida do comércio itabunense. Exemplares do piso foram encaminhados para a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) para serem submetidos aos testes.
À espera dos resultados, os engenheiros suspenderam a inspeção técnica na obra, programada para ontem pela manhã. Apesar disso, novas cargas do piso foram descarregadas ao longo da Cinquentenário.
A defesa de Thadeu da Silva Oliveira recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de obter habeas corpus. O jovem está foragido desde sete de abril. Ele é acusado de participar do ‘pega’ que matou os estudantes Cássia Regiane Vitório e José Fernando Bispo, em março, na avenida Lomanto Júnior, em Ilhéus.
Thadeu teve negados os pedidos apresentados anteriormente ao Tribunal de Justiça da Bahia e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), informa o Blog do Gusmão. Por volta das 4h50min do dia 14 de março, Thadeu participava de um pega com o amigo Adriano Barreto, que está preso. Um dos veículos atingiu o Gol de Cássia Regiane. Ela morreu minutos depois. José Fernando faleceu após vários dias em coma.
Duas crianças foram atingidas em tiroteio ocorrido, ontem à noite, na rua Liberdade, no Vilela, em Ilhéus. Larissa Andrade, 6 anos, levou três tiros na cabeça. Outra criança, de 12 anos, foi atingida na perna e não corre risco de morrer. Na versão de populares, as vítimas estavam brincando quando foram surpreendidas pelo tiroteio no local.
A polícia suspeita que a criança morta tenha sido utilizada como escudo por um dos bandidos que participaram do tiroteio. Apenas um dos suspeitos do crime foi preso. A polícia assegura que ainda hoje tomará novos depoimentos para identificar os criminosos. O Vilela está entre os bairros mais violentos de Ilhéus.
Adylson Machado
Poucos têm conhecimento de um fato “estarrecedor” em relação às comemorações do centenário: havia estudo e projeto, viabilizado desde o primeiro semestre de 2009, dependendo apenas de autorização do Município, com repercussão nacional (inclusive um evento literário etc.) que NÃO CUSTARIA UM DERRÉIS DE MEL COADO à Itabuna. Seria programação para o ano todo, começando pelo Carnaval de 2010.
Itabuna dispensou uma programação de alto nível e que não dependia de um só centavo do Município. Temos conhecimento que o projeto começou a desandar quando alguém, alheio à Administração, exigiu “assumir” a programação do Carnaval/2010 e intermediar a contratação de bandas famosas.
Por meio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabuna, o titular da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Settran), Wesley Melo, refutou o posicionamento do presidente do Sindicato dos Rodoviários (ver post abaixo), de que ele estaria tomando partido das empresas de ônibus.
Segundo o secretário, o interesse do poder público é exclusivamente manter a regularidade do serviço, de modo a não prejudicar os usuários do transporte coletivo. “Desde as 4 horas da manhã de hoje entramos em contato com os diretores das empresas, realmente cobrando que a frota fosse colocada em circulação”, declarou Wesley Melo.
O responsável pela gestão do transporte no município afirmou que a negociação salarial da categoria rodoviária se dá entre empresas e sindicato, competindo ao governo zelar pela manutenção do serviço. “Como poder concedente, o que nós queremos é a regularidade do serviço em respeito aos cidadãos que se utilizam do transporte coletivo em Itabuna”, justifica-se o secretário.
O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região, Joselito Paulo (“Pé de Rato”) acusou o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Wesley Melo, de tomar partido das empresas de ônibus Expresso Rio Cachoeira e Viação São Miguel. “Ele age como se fosse dono das empresas”, afirmou o sindicalista.
A colocação se deve, de acordo com Pé de Rato, a uma alegada tentativa de Wesley Melo de aumentar o número de ônibus em circulação, nesta terça-feira em que os rodoviários deflagraram greve por tempo indeterminado. A manutenção de 30% da frota nas ruas é imposta pela lei, que veda a paralisação extrema de um serviço que tem natureza essencial.
A decisão do Sindirod de promover a greve está relacionada a uma manobra das empresas, que incentivaram a criação de outro sindicato da categoria. O Sintracol, ligado ao ex-presidente do Sindirod, Adeládio Pereira (“Pezão”), briga na justiça para representar os rodoviários.

“O presidente da Emasa veio aqui (à Câmara) com uma explicação que não nos convenceu. A gestão de Alfredo Melo está marcada pela incompetência”, esbravejou Wenceslau, afirmando com todas as letras que o prefeito deveria exonerar o comandante da empresa municipal.
“Alfredo Melo não foi eleito para nada. O eleito foi Azevedo e é ele quem está sofrendo o desgaste”, afirmou.

Ex-repórter da Rede Bahia, Hamil tem larga experiência em cobertura jornalística e possui uma boa caminhada na área de marketing político. Mais que isso, conhece o caminho das pedras.
Maracanã lotado e o Flamengo dá vexame. Por enquanto, mais de 35 minutos de jogo, o Universidade do Chile enfia 0x2 no time de Adriano, o “desconvocado”, pela Taça Libertadores. Tá feia a coisa lá pras bandas da Gávea.
Às 21h50min, o Vitória entra em campo pelas semifinais da Copa do Brasil. Enfrentará o Atlético-GO. A partida será na capital goiana.
Ops!!! Imediatamente a este post, o Flamengo conseguiu despertar. E o gol foi dele, o Imperador Adriano. Queima a língua, blogueiro.
Não deu! O Flamengo ‘sambou’ em casa. A Universidade do Chile ensinou como se joga futebol e – com um a menos – meteu 2×3 em pleno Maraca.
A direção do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) permitiu o uso de selos d´água já vencidos e – o que é pior! – sem passar por reesterilização. Uma carga de dreno de tórax vencida também estava “protinha” pra uso.
Estes materiais foram adquiridos pelo Hblem no Hospital Geral de Ilhéus, sob a promessa de reesterilização antes do uso, o que não ocorreu. A aquisição, claro, foi sem custos para a unidade de saúde de Itabuna.
Pelo menos, dez selos d´água destes adquiridos em Ilhéus foram usados em pacientes, apesar de alertas. Nesta manhã, profissionais conseguiram lacrar os materias vencidos e ainda não utilizados.
O selo d´água quando ultrapassa a data de validade e não é reesterilizado aumenta os riscos de contaminação cruzada para o paciente, através da flora bacteriana, apesar de não ser invasivo. O risco é ainda maior no caso do dreno de tórax.
O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Clóvis Loiola (PPS), o “Homem do Cloro”, ligou para este blog e contestou que a presença da sua esposa no gabinete da presidência seja caracterizado como nepotismo. E revelou por que a Senhora Loiola deixou cargo de confiança no município, para ficar na sua aba:
– Coloquei minha esposa [no gabinete] porque tava muita picuinha lá na prefeitura. Ela trabalha no meu gabinete, mas não recebe.
Como?
Loiola ainda afirmou não ter assessores de sua confiança na Câmara de Vereadores. A esposa, como gostam de dizer os políticos, supriria essa lacuna. E fechou o contato com uma frase lapidar: “eu posso (sic) agradar ela da forma que eu quiser”.
Sim, claro, autoridade…
Agora, se ligue, leitor-eleitor: ao chamar a esposa para a sua aba, Loiola, providencialmente, exonerou uma de suas assessoras de gabinete (competente, por sinal) e a empregou numa boquinha lá na Prefeitura de Itabuna.
E não menos importante: só para agradar, o presidente passou a caneta às mãos da amada. Esta, assina qualquer documento como se funcionária da Casa fosse.
O casal, definitivamente, tem o poder. Mas quem está pagando?

Ana é considerada uma das mais recentes grandes revelações da MPB, merecendo elogios de nomes como Chico Buarque de Holanda e Toquinho. Já a cantora e compositora Adriana Calcanhoto é bastante conhecida pelo público, com mais de 2 milhões de discos vendidos e vencedora de um Grammy.
Os ingressos para os shows serão vendidos a partir do dia 17, no Stand do Karioca, agência Encantur (Ilhéus e Itabuna) e no site www.festivaldochocolate.com.
De acordo com o coordenador Marco Lessa, presidente do Convention Bureau, a programação inclui também artistas regionais, que se apresentarão durante todo o evento. O festival, segundo ele, será dividido em três formatos destinados a públicos distintos: a Feira do Chocolate, a Jornada do Chocolate e o Planeta Chocolate.























