PREFEITURA DE ITABUNA ENTREGA REFORMA DO POSTO DE SAÚDE DO MARIA PINHEIRO

GOVERNO DA BAHIA CONVOCA MAIS DE MIL APROVADOS PARA O PARTIU ESTÁGIO

CARRO ATROPELA QUATRO PESSOAS EM CONVENÇÃO POLÍTICA NO SUL DA BAHIA

MEC AUTORIZA CURSOS DE MEDICINA DA UNEX EM VITÓRIA DA CONQUISTA E JEQUIÉ

CNCTI: TAXA DE JUROS AFETA INVESTIMENTOS EM INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA

EMPREGOS: SINEBAHIA OFERECE 161 VAGAS EM ITABUNA, ILHÉUS, EUNÁPOLIS E JEQUIÉ HOJE (29)

ITABUNA: VICE DE AUGUSTO CASTRO SERÁ CONFIRMADO EM CONVENÇÃO NA TERÇA

CHICO FRANÇA ESCOLHE PASTORA ROSA SANTANA COMO VICE NA DISPUTA À PREFEITURA DE ITABUNA

PROJETO LEVA SESSÕES GRATUITAS DE CINEMA A ITABUNA E MAIS QUATRO CIDADES

Auditoria aponta irregularidades na gestão de Dernival Júnior na Bahia Pesca || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) desaprovou a prestação de contas da Bahia Pesca S/A, unidade vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), referente ao exercício de 2017. Também aplicou multa de R$ 2.640 no ex-diretor presidente Dernival Oliveira Júnior, responsável pela gestão naquele período.

Segundo a Corte, as sanções foram causadas por diversas irregularidades apontadas no Relatório de Auditoria, entre as quais estão a prorrogação de contratação com empresa inadimplente com a remuneração de seus empregados; publicação dos resumos de aditamentos na imprensa oficial sem os elementos exigidos por lei; não apresentação dos extratos bancários da conta corrente prevista na Lei Anticalote, dando indícios da inexistência da mesma; contratação de entidade apesar de descumprimento de exigência prevista no edital da licitação.

INEMA

Na mesma sessão foi aprovada, com ressalvas e recomendações, a prestação de contas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), relativa ao exercício de 2021. Também foi aprovada uma sugestão para que as equipes do TCE/BA acompanhem o resultado dos processos instaurados pelo Inema para regularizar a ocupação de espaços no Parque Metropolitano de Pituaçu, no Parque Zoobotânico Getúlio Vargas e no Parque do Abaeté.

PIB acumula alta de 3,7% no primeiro semestre deste ano || Foto ABr.
Tempo de leitura: 3 minutos

A economia brasileira cresceu 0,9% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os primeiros três meses do ano. O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no País, somou R$ 2,651 trilhões. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a economia brasileira avançou 3,4%. O PIB acumula alta de 3,2% no período de doze meses. No semestre, a alta acumulada foi de 3,7%.

O crescimento de 0,9% no segundo trimestre de 2023 em relação ao trimestre imediatamente anterior é a oitava alta seguida neste tipo de comparação, mas aponta também uma desaceleração, já que nos primeiros três meses do ano houve crescimento de 1,8% (valor revisado pelo IBGE) ante o último trimestre de 2022.

Os dados divulgados hoje situam a economia brasileira em um nível 7,4% acima do patamar pré-pandemia e a posiciona no ponto mais alto da série histórica.

SETORES

Os desempenhos da indústria (0,9%) e dos serviços (0,6%) explicam o crescimento do PIB no último trimestre. No caso dos serviços, a influência positiva é maior porque as atividades respondem por 70% da dinâmica econômica.

“O que puxou esse resultado dentro do setor de serviços foram os serviços financeiros, especialmente os seguros, como os de vida, de automóveis, de patrimônio e de risco financeiro. Também se destacaram dentro dos outros serviços aqueles voltados às empresas, como os jurídicos e os de contabilidade, por exemplo”, explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

A indústria teve crescimento pelo segundo trimestre seguido, com destaque para a extrativa (1,8%), impulsionada pela extração de petróleo e gás e de minério de ferro, produtos relacionados à exportação.

Como um todo, a indústria segue acima do patamar pré-pandemia, mas não conseguiu superar o ponto mais alto da série histórica, atingido no terceiro trimestre de 2013.

AGROPECUÁRIA

Dos três grandes setores da economia, a agropecuária foi o único a recuar no trimestre (-0,9%). A retração se deve, principalmente, à base de comparação elevada, já que o setor tinha sido o grande motor do PIB nos três primeiros meses do ano.

“Se olhamos o indicador interanual, vemos que a agropecuária é a atividade que mais cresce. O resultado é menor porque é comparado ao trimestre anterior, que teve um aumento expressivo. Isso aconteceu porque 60% da produção da soja é concentrada no primeiro trimestre”, analisa Rebeca.

Leia Mais

Servidores demolem construção na Rua do Mosquito || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus demoliu uma construção de alvenaria erguida no manguezal da entrada da cidade pela BR-415. A medida teve o respaldo de acordo judicial que proíbe a instalação de novas moradias naquela área. As ocupações irregulares sobre o mangue estão com os dias contatos, conforme o Executivo. “A desocupação total da localidade conhecida como Rua do Mosquito é iminente”, diz trecho da nota divulgada pela gestão.

O imóvel em construção foi demolido na quarta-feira (30). Mesmo inacabada, a residência já abrigava uma família. A demolição mobilizou ficais e guardas do município, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente. De acordo com a Prefeitura, mesmo após notificações da Sema e da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), os responsáveis mantiveram obra.

O Governo recorda que famílias da Rua do Mosquito foram beneficiárias de moradias populares. Agora, o objetivo é transformar a área em uma zona de bloqueio para ocupações irregulares, iniciando a recuperação das áreas de degradadas. “A demolição de imóveis construídos irregularmente é demandada pela Justiça”, reforça a Prefeitura, que tem a prerrogativa de coibir a invasão de áreas protegidas por leis ambientais.

Campeonato Interbairros de Futebol em Itabuna || Foto Pedro Augusto/Arquivo
Tempo de leitura: 4 minutos

Com a implantação do campeonato, os times jogavam nos campos de bairro e disputavam a final no Estádio Itabunão. Praticamente todos os jogos eram transmitidos pelas emissoras de rádio e com cobertura nas TVs locais. O domingo era, realmente, um dia de festa.

Walmir Rosário

Pouquíssimos municípios brasileiros podem se orgulhar de planejar e executar políticas públicas para o setor esportivo. Os programas, por si só não bastam: precisam ser eficientes e eficazes para contemplar uma população de jovens cada vez mais longe do direito consagrado no artigo 217 da Constituição Federal: “É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um…”.

E no quesito desporto não há como comparar o antes e o depois da chamada Constituição Cidadã. Desde antes os colégios públicos mais equipados conseguiam formar atletas nas diversas especialidades na disciplina educação física em suas quadras poliesportivas. Nada mais que isso. As prefeituras auxiliavam, quando muito, com um trator na abertura de um campinho nos muitos terrenos baldios existentes nos bairros.

Fora disso, a população se virava aproveitando a ausência do boom imobiliário. Era costume uma turma de garotos e homens formados pegar no pesado para dar forma a um campinho de pelada, ou babas, como queiram. Jogavam descalços, sem uniformes, como queriam e dava tempo. Era voltar da escola, colocar um calção, chegar ao campo e bater o par ou ímpar para escolher os times. Um jogava com camisas, outro com torso nu.

Mas o crescimento das cidades deu um basta na brincadeira dos meninos. Os bem mais aquinhoados financeiramente e que eram associados a clubes continuaram praticando o esporte, bem como os participantes dos times amadores. Os excluídos mudaram de esporte ou deixaram de praticá-los. Outra solução eram os campos que alugavam horário para as partidas.

Em Itabuna, lá pelo ano 1993, o desportista João Xavier – jogador e dirigente esportivo –, eleito vice-prefeito, tomou a incumbência de proporcionar à população os benefícios do esporte, como mandava a Constituição Cidadã. De pronto, escalou José Maria (Nininho, o Sputnik), ex-jogador profissional e ex-supervisor do Itabuna Esporte Clube para pilotar importante projeto desportivo.

De início implantaram diversas escolinhas esportivas nos bairros de Itabuna, cujos alunos participavam das atividades no contraturno da escola formal. Em pouquíssimo tempo, cerca de 700 crianças já se beneficiavam do projeto nos bairros, orientados por profissionais oriundos de diversas modalidades esportivas e supervisionados pelos profissionais de Educação Física do quadro da prefeitura.

E o sucesso do projeto ultrapassou limites e divisas geográficas, chegando em Brasília. De imediato, a então secretaria federal dos Esportes destacou um técnico para conhecer a ação. De cara, destinou R$ 600 mil (à época recursos consideráveis) para o desenvolvimento do projeto. Até hoje as escolinhas dos bairros Santa Inês, São Pedro, Daniel Gomes, Núcleo Habitacional da Ceplac e Ferradas não viram a cor do dinheiro.

Recentemente, o radialista e advogado Geraldo Borges Santos elaborou um projeto que poderia resgatar a formação de jovens nos diversos bairros da cidade. De acordo com o projeto, a prefeitura executaria as ações em parceria com as faculdades e universidades instaladas em Itabuna e empresas privadas. Para tanto, bastaria recuperar alguns equipamentos públicos esportivos, a exemplo de quadras e o complexo esportivo que reúne o Estádio Fernando Gomes e a Vila Olímpica professor Everaldo Cardoso.

Conclui-se, portanto, que a cidade tem uma estrutura básica de equipamentos públicos voltados para o esporte, grande contingente de jovens ávidos para envolvimento em atividades esportivas e de atletismo. Tudo isso aliado a uma população que gosta de esportes, com histórica tradição de sucesso, restando ao Executivo e Legislativo estabelecerem uma política pública que possa beneficiar a comunidade.

Obstinado, João Xavier apresenta e executa outro projeto esportivo de fôlego: o Campeonato Interbairros de Itabuna, considerado o maior certame do gênero no Brasil. De cunho social, mexia positivamente na educação dos jovens e adultos e na economia desses locais onde os jogos eram disputados. Fortalecia o comércio formal e informal nos dias dos jogos e autoestima da população, que se unia em torno de suas comunidades.

O Interbairros também atuou na mudança do comportamento das pessoas, que antes deixavam Itabuna aos domingos para curtir o lazer nas praias de Ilhéus, um verdadeiro êxodo de pessoas e recursos dispendidos nas viagens. Com a implantação do campeonato, os times jogavam nos campos de bairro e disputavam a final no Estádio Itabunão. Praticamente todos os jogos eram transmitidos pelas emissoras de rádio e com cobertura nas TVs locais. O domingo era, realmente, um dia de festa.

Em 28 julho de 2023 o Campeonato Interbairros de Itabuna completou 30 anos. Criado para se tornar uma fonte inesgotável do descobrimento de craques, que poderiam ter chances de jogar em grandes equipes profissionais do Brasil e do exterior, não possui o mesmo glamour. Apesar de estar em atividade, não chega a movimentar toda a comunidade dos bairros itabunenses. Quem sabe mereça um upgrade?

Por si só, o Campeonato Interbairros não forma atletas cidadãos, pois seu público-alvo é formado por jovens formados e adultos. Lembrando do ditado: É de menino que se torce o pepino”, os poderes executivo e legislativo deveriam ter maturidade suficiente para evoluir e privilegiar as políticas públicas e não as políticas de governo. Enquanto isso, os jovens ficam à mercê da sorte, enquanto a marginalidade campeia livremente.

Walmir Rosário é radialista, jornalista, advogado e escritor, autor do livro de crônicas Os grandes craques que vi jogar: Nos estádios e campos de Itabuna e Canavieiras, disponível na Amazon.

Centro de Triagem e Econegócios (CTE) em Itacaré é referência no estado || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma união de entidades e instituições brasileiras e alemãs e de esforços tornou Itacaré, paraíso sul-baiano, livre do lixão. O marco foi comemorado com solenidade, no último final de semana, quando também foi celebrado aniversário de um ano da Estação de Transbordo e do Centro de Triagem e Econegócios (CTE), equipamentos que permitiram o início da coleta seletiva no município sul-baiano.

Após evento religioso, agentes ambientais da Cooperativa Vitória e outras pessoas envolvidas no Programa Lixão Nunca Mais receberam brindes. Também foram exibidos documentários sobre o fim do lixão da cidade.

A Estação de Transbordo e o Centro de Triagem e Econegócios, que integram o Projeto Lixão Nunca Mais, são considerados inovador que impulsiona o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, por meio de políticas públicas eficazes para a transformação da vida dos afetados diariamente pelo lixão do município.

Iniciativa da Prefeitura de Itacaré, o projeto contou com a parceria do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), da agência alemã de cooperação técnica GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH), do Sebrae, CVR Costa do Cacau, empresariado local e outros parceiros importantes.

Leia Mais

EMPREGO HOJE - Unidade do SineBahia no município de Ilhéus atende no SAC (imagem acima), na Rua Eustáquio Bastos || Imagem GMaps
Tempo de leitura: 4 minutos

De logística a indústria e serviços, setembro começa com total de 147 vagas em três dos mais populosos municípios das regiões sul e sudoeste do Estado. O salário varia de R$ 1.320,00 a R$ 5,9 mil, a depender da vaga pretendida. Conforme o SineBahia, são 63 vagas em Itabuna, 61 em Ilhéus e 23 em Jequié nesta sexta-feira (1º).

As vagas têm cadastramento feito pelo SineBahia, para onde os interessados devem se dirigir até as 15h30min desta sexta, munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Caso possua, deve apresentar curso de qualificação para a vaga desejada.

A unidade de Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Quem reside em Itabuna, deve se dirigir ao segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). A unidade de Ilhéus está situada no Centro. Fica exatamente no encontro da Rua Eustáquio Bastos com a Praça Cairu e ao lado do Mercado do Artesanato. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais

Projeto A Gosto do Rock foi exibido em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais uma edição do projeto A Gosto do Rock foi promovida na tarde desta quinta-feira (31), no Teatro Municipal Candinha Doria, em Itabuna. O projeto retrata a diversidade do rock internacional, nacional e baiano e, neste ano, mostrou a vida, a obra e a arte do cantor, compositor e poeta Cazuza.

O evento reuniu centenas de estudantes da rede estadual de educação em Itabuna. Diversos artistas participaram da programação, como as bandas Sumermo, do município de Caetité; Connex, de Itabuna; e a Orquestra Jovem, formada por estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Bacia do Jacuípe III – Edna Daltro, de Capim Grosso.

O PROJETO

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades da SEC, e apresentador do A Gosto do Rock, Robson Costa, falou sobre a importância da atividade ao fomentar a arte musical no currículo escolar. “A missão deste projeto é celebrar a musicalidade e a potência do gênero como ferramenta social e educacional”, afirmou.

Inscrições do concurso da Codeba estão abertas até o dia 11 de setembro
Tempo de leitura: < 1 minuto

As inscrições para o concurso público da Companhia Docas da Bahia (Codeba) foram prorrogadas para até o dia 11 de setembro. São oferecidas 27 vagas, mais cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 2.133,89 a R$ R$ 10.140,01, além de R$ 1.334,95 de auxílio alimentação.

As inscrições variam de R$ 70 a R$ 90 (a depender da escolaridade exigida). As provas objetiva e discursiva estão previstas o dia 19 de novembro, em Salvador. O concurso terá validade dois anos e pode ser prorrogado por igual período.

Para os cargos com exigência de nível superior, as vagas são para: administrador, advogado, analista de tecnologia da informação, contador e economista. Além de engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, gestão ambiental, sanitarista, serviço social e engenheiro de segurança do trabalho.

Para os cargos com exigência mínima de ensino médio, as vagas são para apoio administrativo, controle portuário, fiscalização de segurança do trabalho e das operações técnico, manutenção de obras e técnico em meio ambiente. Acesse aqui o edital.

O golpista foi levado para a Delegacia da Mulher em Jequié
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) prenderam, nesta quinta-feira (31), na Avenida João Goulart, em Jequié, no sudoeste da Bahia, um homem investigado por praticar o “golpe do amor”. O estelionatário é acusado de lesar várias mulheres na cidade de Jequié e foi detido durante Operação Bad Valentine.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito utilizava-se de manipulação emocional para obter vantagens financeiras. “Esse tipo de golpe ocorre em relacionamentos amorosos, em que o golpista finge estar interessado na vítima, estabelecendo uma relação íntima, com o objetivo de explorar financeiramente”, explica a titular da Deam de Jequié, delegada Grazziele Quaresma Pereira.

A delegada acrescenta que, quando conquista a confiança da vítima, o golpista solicitava dinheiro emprestado, alegando situações de emergência, problemas pessoais ou investimentos que trariam retornos significativos. “Muitas vezes, as mulheres só descobrem o golpe quando já sofreram grandes prejuízos financeiros e emocionais”, acrescentou a titular da unidade especializada. O acusado estava com três mandados de prisão em aberto por estelionato.

Óleo é usado no tratamento de diversas doenças || Divulgação/Anvisa
Tempo de leitura: 2 minutos

A Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou, nesta quarta-feira (30), projeto de lei que estabelece a política municipal de fornecimento de remédios à base de canabidiol (CBD) por meio da rede pública de saúde do município. A proposta foi do vereador Vinícius Alcântara (Cidadania).

O parlamentar classificou a aprovação do texto como grande avanço e apontou os grupos sociais que serão beneficiados, caso o projeto de lei seja sancionado e efetivado. Segundo ele, o principal objetivo é facilitar o acesso de usuários do SUS aos medicamentos feitos com o CBD.

Vinícius: “avanço na Câmara”

“Essa política auxiliará pessoas que sofrem com fibromialgia, Alzheimer, esquizofrenia, autismo, transtorno de coordenação, déficit de atenção ou hiperatividade”, elencou.

Extraído da Cannabis sativa, nome científico da maconha, o CBD é um óleo sem as propriedade psicoativas da droga. Há evidências de seu efeito no tratamento de epilepsia, doenças neurodegenerativas, esclerose múltipla e dor neuropática.

Questionada pelo PIMENTA sobre o impacto da medida, a assessoria do vereador explicou que a legislação municipal é um caminho para fazer com que os usuários do SUS, em Ilhéus, não precisem recorrer à Justiça para obter medicamentos à base de CBD, bastando a comprovação da necessidade do uso com receitas médicas de emissão controlada.

EXEMPLO NA REDE

Mãe do pequeno Gustavo, Patrícia Aresi decidiu compartilhar na internet relatos sobre a experiência do filho, que é autista, com o CBD. Ela faz os registros no canal Mamãe Atypical, no YouTube. Confira um episódio.

Autores do assassinato de Mãe Bernadete já são conhecidos, diz gestor || Foto Facebook
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os autores da execução de Mãe Bernadete, morta com 22 tiros no dia 17 de agosto, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, foram identificados, conforme disse o subsecretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcel de Oliveira, hoje (31), em entrevista à TV Globo.

“A investigação está bem adiantada, com autorias definidas, com prováveis motivações conhecidas. No entanto, a investigação tramita em sigilo, mas pode ter certeza que a família vai ter o resultado que ela precisa e merece receber em pouco tempo”, declarou o subsecretário à emissora. Até o momento, ninguém foi preso.

A Polícia Civil tenta localizar um suspeito de participação no assassinato. Líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, onde foi morta, Maria Bernadete Pacífico chegou a reclamar da presença desse homem na comunidade, pois ele tentava vender terrenos dentro da área de ocupação tradicional.

O mesmo suspeito teria sido responsável pelo corte da energia do quilombo momentos antes do crime. Sem eletricidade, as câmeras de segurança registraram a ação dos dois bandidos que mataram Bernadete.

Há seis anos, um dos filhos da ialorixá, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho do Quilombo, foi morto em ação semelhante, no mesmo local. A autoria do homicídio nunca foi desvelada.

Raymundo Mendes Filho presta contas ao Legislativo itabunense
Tempo de leitura: 2 minutos

A Câmara de Vereadores de Itabuna recebeu, nesta quarta-feira (30), o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho. Ele foi convidado a participar do projeto Queremos Saber, que promove debates mensais sobre temas de amplo interesse social. Na sua exposição, o gestor apresentou uma visão geral dos projetos e investimentos da empresa nos dois anos e oito meses do Governo Augusto Castro.

Ainda em 2020, na transição para o início do mandato no ano seguinte, recorda Raymundo Filho, o grupo constatou que o maior desafio da Emasa é regularizar o fornecimento diário de água para os consumidores, pois alguns bairros da cidade são abastecidos a cada quinze dias. “A coragem e a determinação do prefeito Augusto Castro foram de suma importância para tornar realidade o Projeto Mais Água para a Cidade”, disse o presidente, referindo-se ao programa de modernização e expansão da rede de abastecimento de Itabuna.

Prefeitura e Emasa iniciaram o ‘Mais Água’ com recursos próprios. Foi o bom trânsito do prefeito com a gestão estadual que trouxe investimento de R$ 10 milhões do Estado para o projeto, segundo o presidente da empresa pública. Neste mês, o Governo da Bahia deu início à licitação para a compra de dois reservatórios adequados para o armazenamento de água tratada (veja mais aqui).

SANEAMENTO 

Vereadores acompanham apresentação do presidente da Emasa

Raymundo Mendes Filho detalhou aos vereadores o Projeto de Captação em Tempo Seco, que vai reduzir o descarte de esgoto in natura no Rio Cachoeira, na região central de Itabuna. Outro tema abordado foi a modernização das Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos bairros Nova Ferradas e São Lourenço.

O presidente da Emasa também falou sobre iniciativas que visam melhorar as condições de trabalho dos servidores da empresa e o atendimento aos consumidores, como a reforma do escritório da Emasa, a implantação da leitura de consumo com entrega simultânea da conta e a disponibilização do aplicativo de autoatendimento.

Além dos vereadores, a apresentação do presidente da estatal foi assistida por representantes de associações de moradores, lideranças sindicais e outros membros da sociedade civil organizada. Diretores e coordenadores da Emasa também marcaram presença, a exemplo de José Silva Santos, Marcelo Pessoa, Fabiana Rocha, José Erivânio Sobreira e José Hugo Argolo.

Ônibus sobe até o Residencial Vilela, em Ilhéus, após meses
Tempo de leitura: < 1 minuto

Passava das 5h desta quinta-feira (31) quando o porteiro Isac Gomes embarcou em um ônibus do transporte público no alto do Residencial Vilela, em Ilhéus. Seria um fato cotidiano e irrelevante, se a comunidade não tivesse ficado os últimos quatro meses sem o serviço, conforme denunciou o trabalhador, na semana passada, em reportagem do PIMENTA (relembre).

Os ônibus da Viametro e São Miguel deixaram de subir até o Residencial na última semana de abril, depois que uma chuva forte danificou o calçamento da ladeira do condomínio. Mesmo após o fim do reparo da via, feito pela Prefeitura de Ilhéus, o serviço ainda não tinha sido restabelecido, o que obrigava os moradores da comunidade a caminhar dois quilômetros até a rua principal do Teotônio Vilela para embarcar no transporte público, recorda Isac Gomes.

Ontem (30), fiscais do serviço público estiveram no Residencial Vilela e informaram a alguns moradores que os ônibus voltariam à comunidade a partir desta quinta. Ressabiados, os moradores repassaram a notícia com um misto de esperança e descrédito. Mas, hoje (31), quando o primeiro busu despontou no alto da ladeira, a desconfiança deu espaço à sensação de que ainda vale lutar por direitos nesta vida.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prazo de inscrições no processo seletivo para preencher 65 vagas na Policlínica Regional de Ilhéus encerra-se no próximo dia 10. A oferta salarial varia de R$ 1.597,08 a R$ 11,4 mil, e as inscrições custam de R$ 85,00 a R$ 95,00, a depender do cargo. De acordo com o edital, também será formado cadastro de reserva.

O processo seletivo terá vagas para enfermeiro, farmacêutico, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, assistente administrativo, médico, nutricionista, psicólogo clínico, ouvidor, assessor técnico e assistente social.

O certame terá a supervisão da Comissão Especial de Processo Seletivo do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Ilhéus e organização da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico (Fundação Cefet), sob o regime celetista, com prazo de validade de dois anos, prorrogável por mais dois anos.

De acordo com o edital, haverá prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, para todos os empregos públicos e prova de títulos, de caráter classificatório, exceto para Assistente Administrativo.  As provas serão aplicadas no dia 1º de outubro em Ilhéus e em Salvador.

Confira edital completo

Operador de caminhão munck está entre as vagas desta quinta-feira
Tempo de leitura: 2 minutos

Com oportunidades que vão de estágio em Engenharia a emprego nos setores da Indústria e Turismo, as unidades do SineBahia dos municípios de Ilhéus, Jequié e Porto Seguro têm quase 70 vagas, nesta quinta-feira (31). Todas elas possuem intermediação do órgão estadual, para onde devem se dirigir os interessados.

São 27 vagas em Jequié, 24 em Ilhéus e 16 em Porto Seguro. O candidato deve comparecer ao SineBahia até as 15h30min, no máximo, munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência.

A unidade de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. A de Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Quem reside em Porto Seguro, deve se dirigir ao Shopping Central Park, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais