20 ANOS SEM BRIZOLA: POLÍTICO É REFERÊNCIA PARA LUTA DEMOCRÁTICA

CONSTRUÇÃO CIVIL, INDÚSTRIA, SERVIÇOS TÊM 67 VAGAS DE EMPREGO E ESTÁGIO EM ITABUNA, ILHÉUS E JEQUIÉ

EMPRESAS COLOCAM 400 HORÁRIOS EXTRAS DE SALVADOR PARA O INTERIOR NESTE SÃO JOÃO

CARRO CAI EM RIBANCEIRA NO SUL DA BAHIA E MATA TRÊS PESSOAS E DEIXA DOIS FERIDOS

EM ITABUNA, GRUPO OFERE CURSO GRATUITO DE ARTES CÊNICAS E BOLSAS DE R$ 400

PROFESSORES DA UESC FARÃO CONTRAPROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL AO ESTADO

MÉDICO MONTIVAL LUCAS MORRE EM HOSPITAL DE ITABUNA

EM MENOS DE 24H, PM PRENDE DOIS FORAGIDOS DA JUSTIÇA EM ILHÉUS

POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL INICIA OPERAÇÃO FESTEJOS JUNINOS 2024

Tercius pede notícia do paradeiro da mãe, Vera Lúcia Vaz Vieira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um dos filhos de Vera Lúcia Vaz Vieira fez novo apelo, hoje (19), em busca de notícia sobre o paradeiro da mãe, que está desaparecida há 30 dias. “Venho aqui pedir pra quem estiver com ela de verdade, me ligue. Me ligue para que a gente possa resolver isso e acabar com esse pesadelo”, declarou Tercius Vieira em vídeo divulgado na Internet.

A aposentada de 73 anos foi vista pela última vez no dia 19 de junho, no bairro Castália, em Itabuna. Logo após o desaparecimento, a Polícia Civil investigava a hipótese de sequestro, mas, até o momento, ninguém entrou em contato com a família.

No apartamento de Vera Lúcia, a Polícia encontrou marcas de sangue e a carteira da moradora, mas sem os cartões de crédito. Suspeita-se que outra pessoa tenha entrado no imóvel com autorização da idosa, pois não há sinal de arrombamento.

Além dos apelos divulgados nas redes sociais e imprensa, a família espalhou outdoors em Itabuna e cidades vizinhas. Informações sobre Vera podem ser repassadas pelos números telefônicos (73) 99191-7061 / (71) 991429132 / (11) 983461406 ou para o 197.

Mateus Santiago em artigo sobre prática rotineira em farmácias do país || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

 

O estudo percebeu uma baixa maturidade no tratamento dos dados pessoais pelo setor farmacêutico, o que implica em prejuízo à proteção dos dados pessoais e ao direito à informação dos titulares especialmente ligados aos programas de fidelização e descontos

 

Mateus Santiago

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº 13.709/2018) em vigência no território nacional e a preocupação com a utilização correta dos dados tem sido cada vez mais evidente pelos inúmeros incidentes que ocorrem no cotidiano das pessoas.

Uma análise perfunctória do texto legal deixa evidente que a LGPD surgiu com o objetivo de evitar que dados pessoais sejam utilizados sem a devida proteção, com finalidade obscura e sem transparência pelas empresas, órgãos governamentais e demais agentes que tratam dados pessoais.

Para fins de contextualização, dado pessoal é toda e qualquer informação que identifica uma pessoa imediatamente (ex.: nome, CPF, RG, PIS, CNH, título de eleitor) ou que, embora não possa identificar imediatamente uma pessoa, caso o dado seja analisado em conjunto com outras informações, poderá tornar uma pessoa identificável (ex.: IP de computador, dados de geolocalização, etc).

Os dados pessoais são classificados, segundo a lei, em dados comuns, dados sensíveis e dados de crianças e adolescentes. Todos os dados pessoais são protegidos pela LGPD, contudo, a lei apresenta disposições específicas para cada classificação e exige um nível maior de cautela no tratamento de dados.

Com relação ao uso dos dados pessoais, tem sido muito comum ao se chegar nas farmácias e drogarias ser convidado pelo preposto do estabelecimento comercial a informar seu CPF para fins de recebimento de descontos.

Após denúncias sobre o abuso na coleta de dados pelo setor farmacêutico a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) divulgou a Nota Técnica nº 4/2022/CGTP/ANPD, constatando a existência de práticas em desconformidade com a legislação de proteção dos dados pessoais.

Toda utilização de dado pessoal deve seguir uma finalidade, que deve ser informada ao titular, contudo foi averiguado pela ANPD tratamentos diferentes do que era indicado para os titulares e a coleta excessiva de informações, incluindo dados sensíveis, sem, contudo, haver informações claras da utilização desses dados pelos estabelecimentos farmacêuticos.

Também se constatou a ausência de transparência com relação ao compartilhamento dos dados com prestadores de serviço e outros parceiros comerciais. Como conclusão o estudo percebeu uma baixa maturidade no tratamento dos dados pessoais pelo setor farmacêutico, o que implica em prejuízo à proteção dos dados pessoais e ao direito à informação dos titulares especialmente ligados aos programas de fidelização e descontos.

A atuação da coleta não permite aos titulares entender a extensão da utilização dos seus dados. Em possível afronta também a legislação de proteção ao consumidor, o acesso ao desconto apenas se efetiva com o fornecimento do dado pessoal, que no geral se inicia com o CPF e em algumas situações ocorre até mesmo a coleta de dados biométricos.

Se pondera o que realmente está por trás desse tipo de coleta do dado pessoal. Pode-se eventualmente pelo consumo dos medicamentos, traçando um perfil de saúde do consumidor e identificando doenças pré-existentes, haver um compartilhamento com prestadores de serviços de saúde suplementar (planos de saúde)? Possibilitando talvez um aumento na parcela do plano ou mesmo uma recusa em se efetivar a contratação? São apenas ponderações que surgem em virtude da ausência de transparência na coleta e tratamento dispensado aos dados pessoais. Portanto, ao adentrar num estabelecimento farmacêutico, ou de outra natureza qualquer, pense bem antes de responder à pergunta: “me informa seu CPF?”.

Mateus Santiago é advogado e doutorando em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Luciano, Augusto e Marcela durante a solenidade desta terça || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) autorizou, nesta terça-feira (18), a reforma do Centro de Controle de Zoonoses de Itabuna. A iniciativa é fruto de parceria com a Faculdade Santo Agostinho (Fasa), por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Na oportunidade, o prefeito também apresentou o projeto arquitetônico da obra.

Quando estiver pronto, o Centro terá salas de recepção e de Raio-X; depósito, consultórios, sala de triagem, centro cirúrgico, garagem, curral para animais de grande porte, gatil, canil, copa, banheiros e sala de reunião, dentre outras dependências. Também ganhará base do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental, unidade especializada da Guarda Civil Municipal.

Outra medida anunciada é o Serviço Móvel de Castração e Vacinação, que visa combater a disseminação de doenças e a reprodução descontrolada de animais. Com o Centro de Zoonoses fechado e sem controle populacional, cresceu o número de cães e gatos abandonados nas ruas de Itabuna, segundo a Associação Bicharada (relembre). A presidente da ONG, Marcela Andrade, foi uma das representantes do terceiro setor na cerimônia desta terça-feira.

Também participaram vereadores e secretários municípios, além do diretor-geral da Fasa, Luciano Tourinho. Segundo ele, no início deste ano, Prefeitura e Faculdade incluíram o Centro de Zoonoses na lista de intervenções prioritárias do Programa de Requalificação de Unidades de Saúde, Qualificação Profissional e Aquisição de Equipamentos, vinculado ao Mais Médicos.

Rai de Panelinha e Gildo filiam-se ao Republicanos de olho em 2024 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vice-prefeito de Camacan, Ray de Panelinha, e o secretário municipal de Administração, Gildo Batista, se filiaram ao Republicanos, em ato no diretório estadual do partido, em Salvador, na última segunda-feira (17). A ficha foi abonada pelo deputado federal e vice-presidente do Diretório, Alex Santana. Ray foi eleito pelo PSB na chapa de Paulo do Gás (POD).

“Camacã é uma cidade importante do sul-baiano. O Republicanos precisa estar atuando ali, no campo político e de desenvolvimento. E com Ray e Gildo, ambos estando na gestão municipal, temos agora grandes representantes para pôr os nossos projetos em prol da cidadania em prática”, disse o parlamentar.

Alex falou dos planos do partido para ampliar participação nas prefeituras e câmaras de vereadores nos municípios baianos. Segundo ele, “o objetivo é multiplicar líderes regionais, que divulguem as pautas do grupo, como a valorização da família e desenvolvimento social”.

Novela portuguesa poderá ser ambientada em Itacaré, no sul da Bahia || Foto iLoveTrip
Tempo de leitura: 2 minutos

Dos destinos mais procurados do Nordeste brasileiro, Itacaré poderá se tornar cenário de novela de um dos canais líderes de audiência da televisão portuguesa, a TVI. Já na fase de gravação dos primeiros capítulos em solo europeu, Cacau é produzida pela Plural Entertainment Portugal.

A trama terá seu enredo concentrado naquele país e em Itacaré, segundo informou ao Cacau e Chocolate o secretário de Turismo do município brasileiro, Marcos Japu Souza, que, ontem, participou de reunião virtual com equipe e produtores de Portugal.

JAPU: “INTERNACIONALIZAÇÃO DO DESTINO”

Produtores e agentes locais durante reunião virtual

Marcos Japu, secretário de Turismo de Itacaré, fala do esforço local empreendido para que algumas das principais locações da nova obra da teledramaturgia do Velho Mundo sejam no município sul-baiano, produtor de cacau e chocolates finos.

“Buscar parcerias como esta contribui diretamente para a internacionalização do destino Itacaré”, ressaltou o representante da Prefeitura brasileira, apontando estratégia do prefeito Antônio de Anízio (PT) para divulgação do município.

Marcos Japu teve reunião virtual com o produtor da novela, Bruno Garcia, da Plural Entertainment Portugal, do qual participaram também outros membros do governo, a exemplo do secretário de Comunicação, Aquis Maciel. Uma das protagonistas da trama será, possivelmente, uma atriz brasileira. O nome será revelado em poucos dias.

CACAU NO ENREDO

O enredo da novela traz como protagonista uma filha de caseiros portugueses que trabalham em uma fazenda de cacau. O sonho dela é se tornar chocolatier na Europa, algo considerado distante para a família devido às condições econômicas.

Um segredo poderá, no entanto mudar a vida da personagem que dá nome à novela portuguesa. Para dar um “tempero” à telenovela, Cacau deverá superar obstáculos e vilões para alcançar o sonho.

Construtoras da Ferrovia Oeste-Leste contratam em três municípios do sul da Bahia || Foto Elói Corrêa/GovBA
Tempo de leitura: 6 minutos

A quarta-feira (19) reserva mais de 203 vagas de emprego, estágio e Jovem Aprendiz nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Aurelino Leal e Gongogi, na região sul, e Jequié, no sudoeste, com intermediação do SineBahia.

São 109 vagas em Itabuna, 16 em Itajuípe, 41 em Ilhéus, 24 em Aurelino Leal e 13 em Gongogi.

Um alerta: os interessados em vagas para os municípios de Gongogi e Aurelino Leal devem se cadastrar no SineBahia de Ipiaú. Quem busca vagas para Itajuípe deve se dirigir ao SineBahia de Itabuna. As vagas em Aurelino Leal, Gongogi e Itajuípe são para as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Os candidatos devem comparecer ao SineBahia munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade, além de certificados de cursos de qualificação, caso possua. O atendimento nas unidades do serviço estadual de emprego em Ipiaú, Itabuna, Ilhéus e Jequié funciona até as 15h30min.

A unidade do SineBahia em Itabuna está situada no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Beira-Rio. A de Ilhéus fica em frente à Praça Cairu, no Centro. Em Jequié, o atendimento é na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Para as vagas de Aurelino Leal e Gongogi. procure a unidade de Ipiaú, na Praça Ruy Barbosa, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

As seis dezenas do concurso 2.612 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, n° 750, na cidade de São Paulo, com transmissão pelas redes sociais da Caixa.

O prêmio na faixa principal está acumulado e estimado em R$ 50 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas lojas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5,00.

Inscrições do concurso da Codeba estão abertas até o dia 11 de setembro
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Companhia Docas da Bahia ( Codeba) está com inscrições abertas para concurso público que visa o preenchimento de 26 vagas, mais cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 2.133,89 a R$ 10,2 mil, além de R$ 1.334,95 de auxílio alimentação.

As inscrições, que variam de R$ 70 a R$ 90 (a depender da escolaridade exigida) podem ser feitas até o dia 21 de agosto no site do Instituto AOCP. As provas objetiva e discursiva estão previstas o dia 19 de novembro, em Salvador.

Para os cargos com exigência de nível superior, as vagas são para: administrador, advogado, analista de tecnologia da informação, contador e economista. Além de engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, gestão ambiental, sanitarista, serviço social e engenheiro de segurança do trabalho.

Com a exigência mínima de ensino médio, as vagas são para apoio administrativo, controle portuário, fiscalização de segurança do trabalho e das operações técnico, manutenção de obras e técnico em meio ambiente. Acesse aqui o edital.  

Vereador é acusado de assassinar mãe de seu filho || Fotomontagem Achei Sudoeste
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou o vereador Valdinei da Silva Caires, do município de Barra da Estiva, pelo feminicídio de Beatriz Pires da Silva, de 25 anos. De acordo com o promotor de Justiça Alex Bezerra Bacellar, o crime foi agravado por motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima.

A jovem, conforme relato do promotor de justiça, desapareceu no dia 13 de janeiro deste ano ao informar que iria encontrar o pai do seu filho. A denúncia foi recebida pelo juiz de Barra da Estiva. O vereador foi preso no dia 21 de junho em Brumado, no Sudoeste da Bahia.

Segundo Alex Bezerra Bacellar, as investigações revelaram que a vítima e o vereador maninham uma relação amorosa. A jovem tinha um filho com Valdinei da Silva e estava grávida novamente quando foi morta, de acordo com o representante do MP-BA. A vítima estaria com três meses de gravidez.

A acusação sustenta que a motivação do crime foi o fato de o denunciado não aceitar que a vítima divulgasse que ele era o pai da criança, “tendo em vista que o vereador gozava de grande prestígio na cidade”. Ele era presidente da Câmara de Vereadores na época do crime.

Secretário de Esportes de Itabuna, Alcântara Pelegrini, anuncia premiação do Interbairros || Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Esportes e Lazer de Itabuna está com inscrições abertas para o Campeonato Interbairros, uma das maiores competições amadoras de futebol do Brasil. Os dirigentes têm até sexta-feira (21) para confirmar a participação de suas equipes nesta edição que começa no dia 20 de agosto.

A abertura do Campeonato Interbairros de Futebol 2023 será no Estádio Fernando Gomes de Oliveira (Itabunão). As partidas serão disputadas em 14 campos de bairros, além do Itabunão, que será usado até o início da reforma prevista para este semestre.

O regulamento da competição foi discutido durante encontro da equipe técnica da Secretaria de Esportes e Lazer e representantes de mais de 30 bairros. No encontro foi debatida também a premiação para a edição da competição neste ano.

SUCESSO DO INTERBAIRROS

O secretário de Esportes e Lazer, Alcântara Pelegrini, destacou que o sucesso do Campeonato Interbairros se repete de cada. Isso, segundo ele, deve-se ao esforço de todos os envolvidos, tanto os técnicos da secretaria quanto aos dirigentes das agremiações e associações de moradores.

Segundo Alcântara, a competição tem recebido atenção especial do prefeito Augusto Castro (PSD). “Ele tem cumprido os compromissos de campanha em várias áreas da Administração pública, principalmente no que se refere ao esporte, por ser um dos maiores incentivadores da prática esportiva em Itabuna”, afirmou.

O Campeonato Interbairros de Futebol foi iniciado pela Prefeitura de Itabuna em 1993. Atualmente, envolve cerca de dois mil atletas dos mais de 70 bairros.

Marcela Andrade e mascote: número de atropelamentos assusta, diz voluntária
Tempo de leitura: 2 minutos

No último final de semana, a ONG Bicharada foi acionada para socorrer sete cães e um gato atropelados em Itabuna. Apenas um dos cachorros sobreviveu. Ele está em uma clínica veterinária e seu estado de saúde é grave, informa Marcela Andrade, presidente da ONG, em conversa com o PIMENTA.

Os atropelamentos foram registrados sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16). “Ficamos assustados com a quantidade de animais [atropelados e mortos] em três dias. Isso nos chamou a atenção; primeiro, devido ao número de animais que se encontram nas ruas, em estado de abandono; e segundo, pela imprudência dos motoristas, que não freiam nem dão passagem para os animais. Atropelam de forma cruel, não prestam socorro, e os animais ficam lá, jogados”, denuncia.

A presidente da ONG Bicharada ressalta que a maior parte dos atropelamentos ocorreu em vias onde a velocidade máxima permitida não passa de 40 quilômetros por hora. “Não tem justificativa. Quando você está numa BR e o motorista está a 120 quilômetros por hora, infelizmente, às vezes, ele não consegue frear. Mas, em uma via pública, em uma avenida, no Centro da cidade, essa quantidade de animais atropelados é inadmissível”.

CAMPANHA

Banner publicado pela ONG Bicharada em uma rede social

Marcela Andrade se reuniu hoje (18) com o secretário de Transporte e Trânsito de Itabuna, Thales Silva, a quem manifestou preocupação com o número de animais atropelados nas ruas da cidade. Ela sugeriu que a Pasta promova campanha de conscientização, para que os condutores de veículos adotem condutem defensiva e respeite a vida dos bichinhos. Também é necessário esclarecer a sociedade sobre a importância de prestar socorro aos animais atropelados.

Quando atendeu ao telefonema do PIMENTA, na tarde desta terça-feira (18), Marcela aguardava a apresentação do projeto arquitetônico do Centro de Zoonoses de Itabuna, em evento com o prefeito Augusto Castro (PSD). Para a presidente da ONG Bicharada, a recuperação do equipamento será fundamental para que o município promova campanhas de castração gratuita e exerça seu papel de acolher animais abandonados.

Marcela e toda a equipe da ONG Bicharada trabalham de forma voluntária. A entidade é mantida por doações, que podem ser feitas via PIX (CNPJ: 34.115.730/0001-50).

Exposição começa amanhã (19) e segue até sexta (21), das 9h às 19h
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pela primeira vez, a Exposição Identidade Grapiúna, promovida pela Biblioteca Municipal Plínio Alves, será aberta ao público em geral, comemora Rita de Cássia Santos, diretora da Biblioteca, que é mantida pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). A mostra começa amanhã (19) e seguirá até sexta-feira (21), sempre das 9h às 19h.

Segundo Rita, o principal objetivo da Exposição é incentivar o reconhecimento popular da história de Itabuna. O acervo reúne fotos e banners que ajudam a contar os 113 anos da emancipação política do município, que será comemorado no próximo dia 28. Nas imagens, aspectos geográficos, sociais e econômicos da civilização grapiúna.

“Apresentaremos um acervo de 40 fotos antigas e banners que retratam a história de Itabuna, além de alguns livros de escritores locais e regionais. Será um momento muito especial, porque esta será a primeira vez que nossa exposição será apresentada durante um evento externo para a comunidade”, declarou a diretora Rita de Cássia.

Kairo Roberto conduzia moto que bateu em carro na BR-415
Tempo de leitura: < 1 minuto

Kairo Roberto Santos da Silva, de 25 anos, perdeu a vida em grave acidente na BR-415, em Itabuna, na noite desta segunda-feira (17). A moto em que ele seguia e um Fiat Strada se chocaram nas imediações da Pedreira União. O jovem sofreu traumatismo craniano e faleceu no local. Agnaldo Júnior, que estava na garupa, sobreviveu e foi levado para o Hospital de Base.

DPT recolhe corpo da vítima || Foto Redes Sociais

O motorista do automóvel teve ferimentos leves, porém precisou de atendimento médico. Uma mulher estava no banco de passageiro e não se feriu. Outro motociclista, Edmilson Lima dos Santos, caiu ao se desviar dos veículos envolvidos na batida, mas passa bem.

Agnaldo Júnior foi levado em estado grave para o Hospital de Base

Segundo informações, Kairo e Agnaldo trafegavam sentido Itapé, e o carro seguia na direção contrária, quando se chocaram, por volta das 20h30min. A vítima deixa um filho de três anos.

Campanha itinerante começará pelo Vilela, segunda-feira (24)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus dará início, na próxima segunda-feira (24), à campanha de vacinação de cães e gatos contra raiva. O primeiro bairro beneficiado será o Teotônio Vilela, com pontos de vacinação no Bar do Regis, Associação de Moradores e Residencial Vilela, das 9h às 15h, até 28 de julho. De acordo com a Pasta, para os outros bairros, o cronograma do serviço itinerante será divulgado em breve.

O serviço é gratuito e é a única forma de prevenir a doença em cães e gatos. Para assegurar a vacinação, o animal deve ser acompanhado por tutor maior de 18 anos. Se possível, é recomendável levar o cartão de vacina do bichinho.

O secretário de Saúde do município, André Cezário, explica a importância da imunização. “Vacinar o pet é um ato de amor. Por meio de ações itinerantes, queremos estabelecer uma barreira imunológica, em curto espaço de tempo, para interromper a transmissão e diminuir a letalidade entre felinos e caninos”, declarou.

PONTO FIXO 

Além do serviço volante, tutores de cães e gatos podem vacinar os animais no posto fixo do CAE 3, no antigo Sesp, na Avenida Canavieiras, das 8h às 11h.

O município também promoverá o Dia D da Vacinação Antirrábica, no dia 26 de agosto, um sábado. Mais informações sobre essa etapa da campanha ainda serão divulgadas.

Resultado já pode ser consultado no Portal Único do MEC || Foto Valter Campanato/ABr
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (18) a lista de espera dos candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2023. A pasta utiliza a relação para preencher as vagas eventualmente não ocupadas em instituições privadas de ensino superior.

O texto do edital que estabeleceu o cronograma e os procedimentos relativos ao processo seletivo, a eventual pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera ocorrerá até o próximo dia 29 de agosto.

Os candidatos cujo nome consta na lista de espera deverão acessar a página do programa no endereço eletrônico, e complementar a inscrição para contratar o financiamento, no período de 3 (três) dias úteis, contados do dia subsequente ao da pré-seleção. Para isso, é preciso acessar a página do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, por meio da qual os candidatos também deverão acompanhar o resultado do processo.

A inclusão do nome do candidato na lista de espera assegura apenas a expectativa dele ser pré-selecionado às vagas para as quais se inscreveu neste processo seletivo, estando a pré-seleção condicionada à disponibilidade de vaga no grupo de preferência e nos cursos de opção, bem como a observância das demais regras do programa.

Criado em 2001, por meio de lei específica, o Fies concede financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas participantes do programa e que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para participar do programa, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido notas médias igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. A escala de financiamento varia conforme a renda familiar do candidato. D’Agência Brasil.