EMASA EXPANDE REDE DE ÁGUA E ANUNCIA SISTEMA PARA CAPTAR ESGOTO EM TEMPO SECO

ITABUNA E ILHÉUS AMPLIAM VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE PARA EVITAR PERDA DE DOSES

COMÉRCIO DE ITABUNA TEM HORÁRIO ESTENDIDO ÀS VÉSPERAS DO SÃO JOÃO

VEJA 61 VAGAS DE EMPREGO E ESTÁGIO EM JEQUIÉ, ITABUNA E ILHÉUS NESTA QUARTA-FEIRA (19)

ESTADO ABRE INSCRIÇÕES PARA 14 MIL VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS EM 103 MUNICÍPIOS

PF CUMPRE MANDADOS CONTRA ACUSADOS DE DESVIAR R$ 51 MILHÕES DOS COFRES PÚBLICOS

MÚSICOS DE ILHÉUS DISPUTAM A BATALHA DOS SANFONEIROS; O PÚBLICO QUEM ESCOLHE

CORPO DE IVANZINHO, DA CASA DO ESTUDANTE, É SEPULTADO EM ITABUNA

PELA 2ª VEZ, ESTUDO COLOCA ILHÉUS ENTRE OS 20 MUNICÍPIOS MAIS VIOLENTOS DO PAÍS

Dentre as mais de 200 vagas, oportunidade para líder de brigada || Foto PMS Consult
Tempo de leitura: 5 minutos

 

Com vagas para profissionais das áreas de logísticas, serviços, indústria e construção civil, as unidades do SineBahia nos municípios de Itabuna, Ilhéus e Jequié trazem mais de 210 oportunidades de emprego, estágio e Jovem Aprendiz nesta segunda-feira (17).

De acordo com o SineBahia, são 110 vagas em Itabuna, 56 em Jequié e outras 50 em Ilhéus. O atendimento nestas unidades vai até as 15h30min de hoje. O interessado deve levar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de endereço e de escolaridade, além de cursos de qualificação, caso possua.

A unidade de Itabuna atende no Shopping Jequitibá, na Beira-Rio. O SineBahia em Ilhéus está situado na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. A unidade de Jequié funciona na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Museu da Inconfidência em Ouro Preto || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 4 minutos

Ouro Preto, que no dia 8 deste mês de julho completou 312 anos de fundação, abriga um rico acervo e dezenas de monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). Um passeio pelo município mineiro significa uma viagem para conhecer mais sobre a história do movimento contra o “Derrama”, o imposto que a população era obrigada a pagar para a Coroa Portuguesa.

Relíquias no Museu da Inconfidência || Foto PIMENTA

Entre os monumentos que devem constar no topo da lista do roteiro do turista estão o Museu da Inconfidência, Palácio dos Governadores, Casa dos Contos, Chafariz da Praça de Marília de Dirceu. O turista deve reservar, pelo menos 3 horas, para um passeio pelo Museu da Inconfidência, que tem entrada gratuita e funciona de terça a domingo, das 10 às 18h, mas o acesso só é permitido até às 17h.

A Casa dos Contos abriga um rico acervo || PIMENTA

Dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira, o Museu disponibiliza um painel da sociedade e cultura do período da mineração de ouro e diamantes, no século XVII. O turista tem acesso a relíquias produzidas pelo escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e pelo pintor Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde.

registro de óbito de Aleijadinho || PIMENTA

ACERVO COM MAIS DE 4 MIL ITENS

Inaugurado em 1944, o Museu abriga um acervo com mais de 4 mil itens, reunindo peças históricas e artísticas que retratam uma parte do período colonial brasileiro, além indicar a relação dos moradores da então Vila Rica (atual Ouro Preto), com a Inconfidência Mineira. O local também abriga restos mortais do líderes da Inconfidência Mineira. O Instagram é: museudainconfidencia.

Interior do Museu da Inconfidência || Foto PIMENTA

Antes de ser transformado em Museu da Inconfidência, o prédio foi sede do governo municipal, Casa de Câmara e Cadeia da então Vila Rica. Na visita, o turista tem a oportunidade de contemplar as estátuas que representam Justiça, Temperança, Caridade e Fortaleza.

O outro monumento tombado pelo Iphan é a Casa dos Contos, que foi construída por João Rodrigues de Macedo, cobrador de impostos. O imóvel foi confiscado pela Coroa Portuguesa. No período de combate aos inconfidentes, o espaço funcionou, em 1789, como quartel da Companhia do Esquadrão do Vice-Rei. A tropa foi enviada para combater os revoltosos.

Mobiliários da Casa dos Contos|| PIMENTA

O prédio foi ainda sede da Administração e Contabilidade Pública da Capitania de Minas Gerais. Durante o século XX abrigou diferentes órgãos públicos. No local, o turista pode conferir exposições documentais numismáticas da Casa da Moeda do Brasil e do Banco do Brasil, além de mobiliários do Brasil colonial. No subsolo tem uma senzala. A Casa dos Contos funciona de terça a sábado, das 10h às 16h. Aos domingos funciona das 10h às 14h. A entrada é franca. O Instagram é:museucasadoscontos.

Uma das muitas senzalas de Ouro Preto. Esta fica no subsolo da Casa dos Contos|| PIMENTA

OUTROS MUSEUS

O turista tem ainda a opção de conhecer o Museu Boulieu, que reúne esculturas, pinturas, objetos e mobiliário doados pelo casal Jacques e Maria Helena Boulieu. O acervo reúne obras de origem asiática, latino-americana, sendo a maioria das peças do período barroco.

Local onde estão os restos mortais dos inconfidentes || Foto PIMENTA

O espaço é fechado na terça-feira e funciona em horários diferentes nos demais dias da semana. Na quarta-feira fica aberto das 13h às 21h. Nos demais dias, abre das 10 às 18h. A entrada custa R$ 10 inteira.

A lista de atrativos inclui ainda a Escola de Farmácia de Ouro Preto, que é integrada à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O acervo formado por material didático de origem europeia, mobiliário,  equipamentos do final do século XIX, além de documentos com registro de vida acadêmica e administrativa da Instituição, livros, periódicos e teses.

Museu de Inconfidência no centro histórico de Ouro Preto || PIMENTA

Outros museus de Ouro Preto são o de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, do Chá Parque Itacolomi, do Oratório, Aleijadinho, no interior da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e  Casa dos Inconfidentes. Este último funciona de segunda a sexta, das 10h às 15h30min. É fechado aos sábados, domingos e feriados. A entrada é franca.

Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões na quarta-feira (19)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma dezena separou um apostador do sul da Bahia do prêmio milionário da Mega-Sena, que na noite de sábado (15), no Espaço de Loterias Caixa, sorteou R$ 40 milhões no concurso 2.611.Feita numa lotérica de Firmino Alves, a aposta simples acertou cinco das seis dezenas. Os números sorteados ontem foram: 4, 12, 18, 21, 25 e 49.

Com acerto das cinco dezenas, o sortudo do município sul-baiano embolsará R$ 25.434,22. Outras 177 apostas espalhadas pelo país também acertaram a quina. Na Bahia, além de Firmino Alves, “bateram na trave” para o prêmio principal moradores de Feira de Santana, Juazeiro, Monte Santo, Salvador e Vitória da Conquista.

Na quadra, 9.213 apostadores serão contemplados com R$ 702,00 cada. Entre os que receberão esse valor estão moradores de Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Ubaitaba e Uruçuca. O próximo concurso, na quarta-feira (19), sorteará R$ 50 milhões. O jogo simples custa R$ 5 e pode ser feito em qualquer lotérica do país.

Augusto Castro anuncia vagas e cronograma de concurso público nesta segunda-feira (17)
Tempo de leitura: < 1 minuto

(Confira atualização da notícia e edital completo do concurso ao final do texto)

Os detalhes do concurso público para preenchimento de mais de 700 vagas no Município de Itabuna serão apresentados pelo prefeito Augusto Castro (PSD) nesta segunda-feira (17). O gestor fará o anúncio durante coletiva anunciada para as 10h de amanhã, no Centro Administrativo Firmino Alves, no Banco Raso.

Além do quantitativo e dos cargos em aberto, serão conhecidos banca organizadora, prazo de inscrições e datas de aplicação de provas e demais etapas do certame. “Esse é mais um compromisso que estamos cumprindo com a nossa cidade e com a população”, diz Augusto Castro.

O concurso será voltado ao preenchimento de vagas de nível fundamental, médio, médio técnico e superior, conforme anúncio do período de contratação da banca para elaboração e aplicação das provas. Conforme apuração inicial do PIMENTA, o certame deverá ofertar, pelo menos, 760 vagas em várias áreas e níveis de escolaridade.

VAGAS PREVISTAS

Dentre os cargos previstos e anteriormente anunciados pela gestão para a Prefeitura e Fundação de Atenção à Saúde (Fasi), mantenedora do Hospital de Base, estão Geógrafo, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Ambiental e Técnico em Programação.

Outras previstas são Auditor-fiscal, Arquiteto, Assistente social, Analista de tráfego e trânsito, Biomédico, Contador, Enfermeiro, Nutricionista, Tradutor/intérprete de Libras e Professor (Educação Infantil e Ensino Fundamental), dentre outros. Já para os cargos de Nível Médio Técnico haverá vaga para Técnico agrícola, Técnico em agrimensura, Técnico em informática e Segurança do trabalho, dentre outros.

ATUALIZAÇÃO às 11h26min, segunda (17) – O prefeito Augusto Castro acaba de lançar o edital do concurso público, na manhã desta segunda-feira (17). Serão 487 vagas mais cadastro reserva.

As inscrições no concurso público começa ao meio-dia desta terça-feira (18).

CONFIRA EDITAL COMPLETO AQUI

.

Grapiúna (uniforme preto) e Jequié empatam no primeiro jogo da semifinal || Foto Reprodução TVE-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Grapiúna precisa vencer o Jequié, no sudoeste do estado, no próximo sábado (22), para conquistar uma vaga na primeira divisão do Campeonato Baiano de Futebol. No Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, na tarde de ontem (15), o time de Itabuna e o adversário fizeram um bom jogo pela Série B do Baiano de 2023, com chances de gols para os dois lados, mas não conseguiram tirar o zero do placar.

Quem vencer na partida de volta, no sábado, no Estádio Waldomiro Borges, ficará com a vaga para a decisão da Série B do Campeonato Baiano. Em caso de um novo empate, a decisão será nos pênaltis.  A partida está prevista para começar às 15h. Se ficar com a vaga na final, o Grapiúna estará também garantido na Série A do Baiano de 2024.

A outra semifinal na Série B do Baiano é disputada entre o Jacobina e Vitória da Conquista. O primeiro jogo é neste domingo, a partir das 15h, no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista. A partida de volta, em Jacobina, será no próximo dia 23. Quem somar o maior número de pontos garante vaga na decisão. Dois times garantem vaga para a Série A de 2024.

Confira os melhores lances da partida entre Grapiúna e Jequié.

Governo do Estado chama mais professores aprovados em seleção || Foto Amanda Chung
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia convocou mais 165 professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado regido pelo Edital SEC/Sudepe nº 18/2022. A lista está disponível no Diário Oficial do Estado, edição deste sábado (15). Do total, 121 profissionais são para a Educação Básica; 36, para a Educação Profissional; e 8, para a Educação Indígena. Considerando todas as chamadas, já foram convocados 1.849 educadores de um total de 1.950 vagas ofertadas.

Os convocados têm até o dia 27 de julho para enviar os documentos ao correio eletrônico ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, para análise preliminar da Coordenação de Provimento e Movimentação. Na etapa posterior, eles devem apresentar original e fotocópia de documentos conforme edital, a exemplo do diploma de conclusão do curso de nível superior para a função temporária que concorreu, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação; da carteira de identidade; e do CPF.

O aprovado deve ir ao Núcleo Territorial de Educação para o qual se inscreveu, até o dia 27/7, no horário das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h.

Humorista Pisit Mota se apresenta hoje (15) em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Filho de Canavieiras e das maiores expressões do humor baiano na atualidade, Pisit Mota desembarca em Ilhéus para show único no Rancho’s Bar, neste sábado (15), às 19h.

“Se você é milionário, eu procurando cinco milionários de Ilhéus para sortear uma viagem de submarino lá pro Titanic. É isso mesmo, com direito ao brinde de encontrar o elenco todo do [filme] Titanic e os primeiros passageiros [do navio]”, brincou o humorista, que, logo mais, apresentará o texto autoral Por Uma e Por Outras.

O ingresso custa R$ 50,00, e dois saem por R$ 90,00. Compra pode ser feita neste link ou na rede social do bar (@ranchosbarios), que fica na Avenida 13 de Maio, no Pontal, próximo ao muro do Aeroporto Jorge Amado.

Polícia liberta família de cárcere privado em Arataca || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) resgatou, na tarde desta sexta-feira (14), na Serra da Aboboreira, zona rural do município de Arataca, uma mulher e seus dois filhos, vítimas de cárcere privado e violência doméstica. A ação contou ainda com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O comandante da Cippa, major Agílio Nunes, contou que os policiais estavam participando de uma operação de combate a crimes ambientais, quando perceberam o pedido de ajuda da mulher, que denunciou os crimes praticados pelo companheiro.

A mulher e duas crianças, com idades de três meses e de três anos, eram mantidas em situação de cárcere pelo companheiro dela. Ela apresentava diversas marcas de agressão pelo corpo.

“O companheiro mantinha os documentos e pertences da esposa e dos filhos em um quarto trancado por cadeados para impedir sua saída”, explicou o major Agílio Nunes. A família foi levada para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Itabuna.

Colo Colo e Grapiúna decidem vaga na final do Baiano no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus|| Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Grapiúna entra em campo neste sábado (15), a partir das 15h, pela semifinal da Série B do Campeonato Baiano. A partida de ida contra o Jequié está marcada para o Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. O time de Itabuna quer largar na frente para ficar mais próximo do retorno à elite do futebol estadual.

A partida de volta está marcada para o dia 23, no Estádio Wladomiro Borges, em Jequié, no sudoeste baiano. De acordo com o regulamento da Federação Bahiana de Futebol, ficarão com as vagas para final os dois times com maior número de pontos nos dois confrontos. Caso terminem empatados, a decisão das duas vagas será por penalidade.

O outro jogo da semifinal da Série B do Campeonato Baiano será entre Vitória da Conquista e Jacobina, que terminou a primeira fase na liderança da competição. O primeiro jogo será no Estádio Lomanto Júnior, em Conquista, no domingo (16), a partir das 15h. A partida de volta será dia 23 em Jacobina. Os jogos terão transmissão pela TVE-BA.

Bruno Silva pede ajuda para localizar criminosos
Tempo de leitura: 2 minutos

A loja Cacao, que vende chocolates finos em Ilhéus, foi invadida e furtada duas vezes em menos de uma semana, nos dias 7 e 13 de julho, mês de sua inauguração. O empresário Bruno Silva, de 41 anos, registrou as ocorrências na Polícia Civil e cobra solução para os casos. Ao PIMENTA, o lojista afirmou que a falta de segurança desestimula investimentos na cidade. Ele pensa em levar o negócio para outro município.

Loja foi inaugurada no início deste mês…

O estabelecimento, que fica no recém-inaugurado Vintage Mall, próximo à Barrakítica, no Centro, está fechado desde ontem (13). “A loja vai ficar descomissionada até a gente obter uma resposta da sociedade. Existe o risco de eu não voltar a operar”, revela Bruno em entrevista ao site, por telefone.

Os dois crimes têm coincidência de horário. Ambos foram cometidos de madrugada, por volta das 4h40min, acrescenta o empresário. Ele explica que as regras do Vintage Mall impedem a adoção de algumas medidas de segurança, como a instalação de grades em frente às portas de vidro. No entanto, o sistema de vigilância da galeria não foi capaz de reprimir os arrombamentos, lamenta o comerciante.

…e fechada temporariamente, após segundo arrombamento

A loja vende chocolates e outros derivados de cacau, produzidos por 22 fornecedores de Ilhéus, Itacaré, Coaraci, Una, Ubaitaba, Ipiaú, Valença e Itamaraju. Questionado sobre o prejuízo dos furtos, Bruno preferiu não responder. Também não quis mencionar o valor investido no negócio, que gerou quatro empregos diretos e está no coração do Centro Histórico, próximo da Catedral São Sebastião, do Vesúvio e da Casa de Jorge Amado.

O empresário tem outro empreendimento do mesmo tipo em Itacaré e chegou a cogitar abrir o segundo no extremo-sul da Bahia. Escolheu Ilhéus. “Nesse momento, tenho me perguntado se essa foi a decisão mais acertada, porque eu tinha Arraial d’Ajuda e Porto Seguro como opções”.

O PIMENTA entrou em contato com a Polícia Civil, para colher mais informações, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

BUSCAS

Empresário pede ajuda para localizar suspeitos

Nesta quinta-feira (13), depois de constatar o segundo arrombamento, Bruno Silva publicou vídeo que mostra a ação dos bandidos na loja. Na gravação, pede a ajuda da sociedade para localizar os suspeitos. “O mal prevalece quando os bons homens nada fazem”, cita a vítima (assista abaixo). Informações sobre o caso podem ser enviadas para o telefone (73) 9 9945-3261.

Voa Brasil deve começar em agosto com voo a R$ 200,00 || Foto PIMENTA/Arquivo-12.04.16
Tempo de leitura: 2 minutos

Com passagem a R$ 200,00 por trecho, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, informou que o programa Voa Brasil poderá chegar a 1,5 milhão de bilhetes aéreos, por mês. O programa está previsto para começar em agosto, disse França, em aula magna do Instituto de Geografia, no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) nesta quinta-feira (13).

O Voa Brasil deve alcançar pessoas que não voaram nos últimos 12 meses. Cada trecho de passagem é fixado em R$ 200 e cada pessoa só poderá comprar quatro trechos. “Vamos iniciar com aposentados, pensionistas e, eventualmente, servidores públicos”, disse o ministro.

“O programa inicialmente tem capacidade de [atender] 1,5 milhão de passagens por mês. Mas vamos começar gradualmente. Esse programa não tem recursos públicos. Estamos usando apenas os assentos vazios das empresas”, explicou.

Segundo o ministro, as companhias Latam, Gol e Azul aderiram ao projeto. “É bem possível que tenhamos uma grande procura de passagens, o que vai permitir que os voos saiam lotados. Ao permitir que os voos saiam lotados, você tem condição de ter mais voos e aí você preenche com os aeroportos regionais”, afirmou França.

De acordo com o ministro, a intenção é vender esses bilhetes mais baratos fora da alta temporada, em dois períodos, de fevereiro a junho e de agosto a novembro, quando tradicionalmente ocorre uma ociosidade média de 21% nos voos domésticos.

Augusto Castro, de branco, vistoria obras acompanhado da secretária Sônia Fontes e do empresário Roberto Barbosa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro dá largada nas comemorações pelos 113 anos de Itabuna com visita a obras e inaugurações nesta sexta-feira (14). Hoje, ele vistoriou a construção da nova feira livre do São Caetano, executada em parceria com o governo estadual, e visitou o canteiro de obras do Atacadão Atakarejo, que será construído em frente à Prefeitura de Itabuna, também no São Caetano.

Hoje, Augusto entrega as obras de reforma da quadra poliesportiva do Banco Raso, ainda na região do São Caetano, às 17h. No início da noite, inaugura a Praça Heitor Farias, na Mangabinha. A inauguração está prevista para as 18h.

– É muito gratificante ver homens e máquinas trabalhando para entregar essa moderna feira dentro do prazo estabelecido. E o melhor, uma obra que possibilitará a todos que tenham um comércio muito mais fortalecido – disse Augusto durante visita à área da feira livre do São Caetano.

500 NOVOS EMPREGOS

Durante a execução das obras de reforma da área, os feirantes estão comercializando seus produtos no antigo galpão da Kildare. O prefeito ainda visitou o canteiro do Atakarejo e ressaltou que o investimento privado vai gerar cerca de 500 empregos em Itabuna. O plano da empresa é também abrir um atacadão no Semianel Rodoviário de Itabuna.

Notícia da viagem de Nininho para teste no Fluminense, em 1958
Tempo de leitura: 4 minutos

 

O menino de Macuco, iniciado no Pindorama Futebol Clube, depois no Brasil Esporte Clube, o BEC, venceu no futebol e até hoje é reconhecido como bom exemplo por onde passou.

 

Walmir Rosário

Campeão pela Seleção de Itabuna no primeiro Intermunicipal vencido, Nininho, o Sputnik, sentiu necessidade de mostrar seu futebol em outras terras, se apresentar no Maracanã, o santuário do futebol. E aqui pra nós, qual jogador de futebol que nunca sonhou atuar no Gigante do Maracanã? Nem tinha medo com o tradicional friozinho na barriga no jogo de estreia. Era o começo de uma carreira, quase sempre bem-sucedida.

E José Maria Santos, o menino de Macuco, hoje Buerarema, só pensava nisso. Tanto foi assim que dispensou as honrarias dos cartolas, comerciantes e torcedores de Itabuna para aventurar a carreira no Rio de Janeiro. Quem sabe poderia aparecer no Canal 100, em todos os cinemas do Brasil, jogando por um grande clube do Rio de Janeiro ou São Paulo. A mudança valeria a pena e ele estava disposto a correr o risco.

Artilheiro com 11 gols marcados em sete jogos da Seleção de Itabuna campeã. Eleito em 1958 o atleta mais eficiente e disciplinado de Itabuna, Nininho ganhou uma passagem de ida e volta, além da hospedagem para 15 dias em hotel no Rio de Janeiro. Viajou acompanhado do colega Hildebrando, que ia visitar dona Guiomar, esposa de Didi do Botafogo, que é da região cacaueira. Nininho foi apresentado aos dois e se tornaram grandes amigos.

Finalmente, o craque Sputnik se foi. No Rio, fez teste no Fluminense, time em que jogava o conterrâneo Léo Briglia, e treinou muito bem. Aprovado, o técnico Pirilo queria inscrevê-lo como juvenil, mas não foi possível, pois já completara 20 anos. Como não tinha vaga no aspirante, completo com jogadores subidos dos juniores, nem mesmo a intervenção de Léo Briglia resolveu. A escolinha do Flu era uma fábrica de craques, o que sempre impedia o aproveitamento de novos valores. E o Sputnik era um deles.

Se não deu certo no Fluminense, ainda em 1958 Nininho decidiu dar uma passada no Botafogo para se submeter aos testes. Enquanto fazia o famoso vestibular no Glorioso, um treinador do Guarani de Divinópolis gostou de sua atuação e quis saber qual era situação do atleta. Informado que era livre e estava passando por testes, convidou o Sputnik para ir disputar o Campeonato pelo Guarani. Aceitou, de pronto.

Em janeiro de 1959, volta ao Rio de Janeiro para se submeter a novos testes no Botafogo, onde pretendia jogar ao lado do time dos grandes craques. Nesse período, foi levado para o Canto do Rio, em Niterói, e daí para o América, no qual se sagrou campeão carioca em 1960. Nesse ano, mesmo na reserva, foi o artilheiro dos aspirantes. Nessa época já tinha incorporado novo nome: Zé Maria.

Nininho (Zé Maria) no América campeão carioca de 1960

Emprestado ao Bonsucesso Futebol Clube para fazer uma excursão no exterior, atuou no Chile e Peru. Nessa viagem jogou o que sabia nos 15 jogos realizados, uma campanha invicta. No último jogo, contra o Sporting Cristal, do Peru, que já era campeão peruano antecipado, faltando três rodadas para o fim do certame, marcou o gol mais bonito de sua vida. Para ele foi a consagração como jogador profissional.

Em 1962 volta a São Paulo, desta vez para jogar na Prudentina. No ano seguinte, 1963, Sputnik, ou Zé Maria, joga um belo campeonato. Àquela época, a Prudentina era um time cheio de bons jogadores e ele consegue se destacar, embora a equipe tenha ido mal. Resultado: no final do ano todos os atletas foram dispensados. Nininho chegou a ser cotado para ir para o Peru, onde jogaria no Sporting Cristal, mas como não se concretizou, ele continua no Brasil e passa a jogar pelo Nacional.

Depois disso foi trabalhar na Rede Ferroviária Federal e continuou jogando por dois anos, e encerrou a carreira em 1967. Anos depois o craque volta para Itabuna. Deixa a Rede Ferroviária, um emprego federal e se instala em Itabuna. Convidado por Ramiro Aquino, José Adervan e João Xavier para supervisionar o Itabuna Esporte Clube, cumpriu a missão de fortalecer o profissionalismo no futebol itabunense.

Nininho preferia ser treinador, mas foi convencido a atuar na supervisão. E fez um excelente trabalho, dando uma nova cara à equipe profissional, àquela época ainda tratada com muito amadorismo no sul da Bahia. O Itabuna chega ao final do campeonato em uma boa colocação, resultado do trabalho implantado por ele e o treinador Roberto Pinto, mudando as características do futebol por aqui praticado.

Nessa época, Itabuna reunia bons jogadores, muitos deles valores regionais. Um em especial, vindo de Itarantim para fazer teste no Itabuna como quarto zagueiro. Era Zezito Carvalho. Assim que viram a baixa estatura dele, Nininho, Roberto Pinto e João Xavier sugeriram que fosse testado na lateral direita. Deu certo e o Zezito Carvalho passou a se chamar Tarantini, nome dado em homenagem ao jogador argentino e que fazia referência à sua cidade, Itarantim.

Nininho também fez um excelente trabalho com a juventude itabunense, quando convidado pelo amigo João Xavier, à época vice-prefeito e secretário de Esporte de Itabuna. A missão era implantar as escolinhas de futebol projetadas pela Prefeitura. E execução deu excelentes resultados, retirando meninos da rua para proporcioná-los uma vida melhor com a prática de esportes, notadamente o futebol.

O menino de Macuco, iniciado no Pindorama Futebol Clube, depois no Brasil Esporte Clube, o BEC, venceu no futebol e até hoje é reconhecido como bom exemplo por onde passou.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Solange da Saúde, de blusa branca, representa o PSOL sul-baiano || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Enfermeira e servidora pública municipal em Itabuna, Solange da Saúde será uma das estrelas das inserções partidárias do PSOL em rádio e televisão. Ela foi convidada pela direção estadual do partido para participar das gravações. Solange da Saúde é da corrente Revolução Solidária, liderada nacionalmente por Guilherme Boulos, ex-candidato à presidência da República e cotado para disputar a Prefeitura de São Paulo em 2024.

Ronaldo Mansur, ex-candidato a vice-governador pelo partido e dirigente nacional da legenda, disse que o convite a Solange deve-se à importância que a legenda dá participação mulher na política. “Solange tem muita coisa a contribuir para a população da Bahia, de sua cidade Itabuna. É uma mulher do povo, negra, guerreira e honesta, e é assim o PSOL, um encontro de todas as lutas”, disse Mansur, que compõe a direção nacional da legenda.

Também participaram do encontro ocorrido, em Salvador, a deputada Federal Renata Souza, mais votada da legenda no Rio de Janeiro, que foi secretária da ex-vereadora Marielle Franco, da ex-candidata ao Senado Tâmara Azevedo e Sérgio Lacerda, candidato a deputado federal nas eleições passadas. “Conhecemos a luta desenvolvida por Solange em defesa das mulheres, dos mais humildes e dos caminhoneiros. É uma pessoa que orgulha o nosso partido”, ressaltou Tâmara Azevedo.

BB tem 4 mil aprovados para contratação imediata || || Foto Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Banco do Brasil publicou, nesta sexta-feira (14), a lista de aprovados no concurso público do Edital nº 8 – 2022/001. Clique aqui para acessar. O resultado final, publicado no Diário Oficial da União, também informa as pontuações e a classificação de cada região. Os candidatos selecionados vão ser convocados por e-mail ou por carta com aviso de recebimento.

Sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, o concurso preencheu 4 mil vagas imediatas de Agente de Tecnologia e Agente Comercial, além de selecionar 2 mil candidatos para cadastro reserva.

Do total de vagas, 149 foram para contratação imediata na Bahia, em municípios como Itabuna, Ilhéus, Itamaraju, Belmonte, Guaratinga, Itapitanga, Ubaitaba, Prado, Ibicuí, Itororó, Vitória da Conquista, Salvador, Camaçari, Camamu, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Simões Filho e Juazeiro.