ORQUESTRA OPUS MUSIC APRESENTA “MEMÓRIAS” NO CANDINHA DORIA

NOVO ESPETÁCULO DO TPI DEFENDE DEMARCAÇÃO DO TERRITÓRIO TUPINAMBÁ

COM LADEIRA INTERDITADA DESDE 2021, MORADOR DA TAPERA COBRA AÇÃO DA PREFEITURA DE ILHÉUS

“NÃO CONSEGUIA ME OLHAR NO ESPELHO”, AFIRMA ESTUDANTE QUE TEVE ROSTO CORTADO EM ÔNIBUS

ILHÉUS, JEQUIÉ E PORTO SEGURO OFERTAM 88 VAGAS, DE RIGGER A CONSULTOR, NESTA SEGUNDA

MERCADO PROJETA INFLAÇÃO A 5,71% E TAXA SELIC A 12,5%

CORPO DE PM QUE SOFREU ACIDENTE EM PARTIDA DE FUTEBOL É SEPULTADO EM ILHÉUS

GRAPIÚNA SEGUE IMBATÍVEL NA SÉRIE B DO CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL

JARDIM BOTÂNICO, BOSQUES E MUSEU OSCAR NIEMEYER MERECEM UMA VIAGEM A CURITIBA

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nenhum caso novo de Covid-19 foi registrado no boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), publicado nesta segunda-feira (4). É a primeira vez que isso ocorre desde o dia 6 março de 2020, data do primeiro registro da doença no estado.

Desde a chegada do vírus na Bahia, dos 1.534.051 casos confirmados, 1.503.032 já são considerados recuperados, 1.288 estão ativos e 29.731 tiveram óbito confirmado, sendo 5 registrados nesta segunda (4).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.817.063 casos descartados e 327.880 em investigação.

VACINÔMETRO

Até o momento, a Bahia tem 11.490.834 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.514.892 com a segunda dose ou dose única e 4.905.776 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 813.652 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 175.569 já tomaram também a segunda dose.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) enviou à Câmara de Vereadores de Itabuna projeto de lei para a criação de auxílio financeiro destinado aos servidores municipais prejudicados pela cheia do Rio Cachoeira, ocorrida em dezembro de 2021. Ontem (4), o Legislativo escolheu o vereador Sivaldo Reis (PL) para relatar a proposta.

A vereadora Wilmaci de Oliveira (PCdoB) chamou atenção para a necessidade de o projeto estabelecer regras objetivas para a definição dos trabalhadores que devem ser beneficiados pela iniciativa. “É importante os critérios já virem no projeto, para não acontecer como no Auxílio Recomeço, que teve dificuldades na execução. Fazemos questão de deixar claros os critérios, para não ter interpretações equivocadas”, disse a parlamentar.

O vereador Manoel Porfírio (PT), líder do governo e presidente da Comissão de Legislação, elogiou a iniciativa do Executivo municipal. “Meu coração se enche de alegria ao ver esse projeto, transborda de alegria; daremos a devida celeridade”, assegurou.

Tempo de leitura: 2 minutos

Na contramão da crise, o número de pequenos negócios que atuam no setor de fabricação de produtos derivados do cacau e chocolates cresceu durante a pandemia da Covid-19. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados do CNAE, registrados pelo Ministério da Economia, houve um incremento de 57% na abertura de novos negócios nesse segmento em 2021 quando comparado ao resultado de 2019. Enquanto no ano anterior à crise foram abertas 1.526 MPE, no ano passado esse número alcançou 2.397 novos pequenos empreendimentos, a maioria deles (2.319) constituída por microempreendedores individuais (MEI).

Os dados obtidos pelo Sebrae mostram que o fechamento de pequenos negócios no mesmo período foi menor em relação ao volume de novas empresas abertas. Enquanto foram criados 1.847 pequenos negócios no setor de fabricação de chocolates em 2020, no mesmo ano foram 567 empresas fechadas. Já em 2021, a diferença foi ainda maior, com 2.397 aberturas contra 883 fechamentos.

COMPETITIVIDADE

A analista de Competitividade do Sebrae, Mayra Viana, avalia que esses números são resultado das características do setor. “Por um lado, temos um contingente de empreendedores que normalmente elaboram produtos (ex. ovos, bombons) a partir da barra de chocolate comprada pronta, em sua própria casa, sem grande necessidade de máquinas e equipamentos. Aqui, estão incluídos também os doceiros ocasionais, que buscam uma renda extra em determinadas épocas do ano, como a Páscoa”, comenta Mayra.

“Esses empreendedores não enfrentam grandes barreiras de entrada, o que tem levado a um crescimento muito significativo, principalmente na categoria do microempreendedor individual”, acrescenta a analista. Segundo ela, os empresários que mais se destacam nesse ramo são aqueles com produtos criativos, personalizados, que mantém uma boa comunicação com os clientes e apresentam custo-benefício adequado.

Mayra lembra que existe ainda um outro perfil de empreendedor, que tem buscado implementar processos mais sofisticados, como as empresas que trabalham com chocolates bean to bar (que produzem o doce a partir da amêndoa do cacau e buscam um nicho de mercado mais exigente). Esses negócios contam com profissionais altamente qualificados, valorizam a origem da matéria-prima e ofertam chocolates premium.

PÁSCOA DE OPORTUNIDADES

Com a proximidade do domingo de Páscoa, que neste ano cai em 17 de abril, os donos de pequenos negócios que atuam no setor já estão mobilizados para lançar catálogos especiais, iniciar encomendas e divulgar seus produtos nas redes sociais.

A analista do Sebrae avalia que o mercado está otimista para o aumento das vendas esse ano e atento à oferta de mix de produtos. “Esse é um momento de presentear e reunir com os amigos e familiares. Os empreendedores precisam ficar atentos aos formatos de cestas especiais e kits que sempre agradam e que ganham ainda mais destaque quando trazem novidades e alimentos diferenciados, com combinação de produtos especiais”, recomendou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A procuradora de Justiça Cleonice de Souza Lima foi reeleita corregedora-geral do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) nesta segunda (4). Ele conduzirá os trabalhos da Corregedoria durante o biênio 2022-2024. “Uma nova etapa, que exigirá maior responsabilidade pela confiança em mim depositada pelos meus pares”, registrou a procuradora, agradecendo pelos votos recebidos.

Candidata única, Cleonice Lima recebeu 49 votos do total de 57 eleitores e foi parabenizada pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, que desejou sucesso na nova jornada. Cleonice Lima destacou que o MP, assim como a Corregedoria, tem o compromisso de atender cada vez mais e melhor a população. “A escolha da nossa gestão é orientar, fiscalizar e responsabilizar”. “Continuaremos trabalhando nesse tripé, dando prioridade à orientação e à fiscalização”. A procuradora de Justiça conduziu a Corregedoria no último biênio (2020-2022).

A corregedora reeleita é formada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia e ingressou no Ministério Público do Estado da Bahia em 1980. Como promotora de Justiça, Cleonice atuou nas comarcas de Mairi, Queimadas, São Félix, Livramento de Nossa Senhora, Amargosa, Camaçari e Salvador. Em 1997, foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça, atuando, desde então, nas Procuradorias de Justiça Cíveis. Cleonice Lima já integrou o Conselho Superior do MP em três composições.

Últimos dias para entrega do imposto de renda da pessoa física
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Receita Federal prorrogou, até dia 31 de maio, o prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2022. A Instrução Normativa 2.077 com a ampliação de prazo está publicada na edição de hoje (5) do Diário Oficial da União.

A Instrução, porém mantém o cronograma de restituições de 2022. Conforme a Receita, a prorrogação visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covida-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados.

Tempo de leitura: 4 minutos

A terça-feira (5) reserva um total de 66 vagas de emprego pelo SineBahia em Ilhéus, no sul, e Vitória da Conquista, no sudoeste do Estado. O maior quantitativo de oportunidades está em Vitória da Conquista (45 vagas).

Os candidatos devem procurar o SineBahia nestes dois municípios, que funcionam no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). É necessário apresentar carteiras de trabalho e de identidade (RG), CPF e comprovantes de escolaridade, residência e vacinação, além de documentos específicos de algumas categorias. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas para hoje (5).

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) abre, na próxima sexta-feira (8), inscrições em processo seletivo para ingresso em vários cursos de graduação. Serão ofertadas 566 vagas distribuídas em 10 localidades do sul e extremo-sul do estado. Pode se inscrever quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no período de 2018 a 2021.

As vagas são para moradores de Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Coaraci, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Posto da Mata. Os interessados terão até o dia 17 deste mês para se inscrever. Para o campus Jorge Amado, em Itabuna, as vagas são para os cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Aquicultura e Recursos Hídricos, Engenharia Florestal e Engenharia Sanitária e Ambiental.

São ofertadas ainda vagas nos cursos de Mídia e Tecnologia, Políticas Públicas, Produção Cultural, Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas tecnologias, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas tecnologias, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias, Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias e Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação e suas tecnologias.

Para o Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, as vagas são nos cursos de Gestão Ambiental, Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas tecnologias, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas tecnologias, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias e
Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias.

No campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, as vagas são nos cursos de Artes do Corpo em Cena, Jornalismo, Som, Imagem e Movimento, Engenharia Sanitária e Ambiental, Oceanologia, Antropologia, Gestão Pública e Social e História. Acesse aqui o edital do processo seletivo.

São ofertadas vagas também para ingresso nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas tecnologias, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias, Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias
e Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação e suas tecnologias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) vai substituir o registro de manobras localizado no prolongamento da Rua Ruffo Galvão, nesta terça-feira (5). O equipamento apresenta desgaste natural devido ao tempo de uso.

Devido à operação, terão o abastecimento interrompido o centro da cidade e os bairros Mangabinha, Banco Raso, Conceição, Zizo, Daniel Gomes, Maria Pinheiro, Santo Antônio, Lomanto e Novo Lomanto. A operação de substituição do registro está programado para acontecer no período das 9h às 16h.

O gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, salienta que a substituição do registro é parte do programa de manutenção de equipamentos da concessionária de água e esgoto.

“A substituição do registro de manobras da Rua Ruffo Galvão é um serviço que não pode ser adiado. Por isso, alguns bairros serão afetados. Porém, logo após a execução do serviço, o abastecimento será retomado. Mas, na área central da cidade, o fornecimento será imediato enquanto [nas demais localidades] será gradativa”, afirma Bitencourt.

IBGE abre mais de 200 mil vagas em processo seletivo
Tempo de leitura: 2 minutos

As provas do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022 serão aplicadas no domingo (10). Os candidatos às vagas de recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) farão a prova no período da manhã. Já os candidatos a agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS) no período da tarde.

Dos 1,1 milhão de inscritos para o processo seletivo, 621.228 tiveram a inscrição confirmada, pagando a taxa ou recebendo a isenção, sendo 349.437 candidatos a recenseador e 271.791 candidatos a ACM/ACS. As vagas estão distribuídas em 5.297 municípios do país. Os salários são de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente.

No dia da prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente. O IBGE recomenda que o candidato conheça o local com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes do início da prova.

O candidato deverá seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição. O candidato que descumprir as orientações previstas no edital será eliminado do processo seletivo. Acesse aqui para saber o local de prova.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da 71ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prenderam, em Canavieiras, no domingo (3), duas pessoas acusadas de exercício ilegal de Medicina. De acordo com a PM, a dupla se passava por oftalmologistas e atendia em um espaço sem nenhuma estrutura.

O comandante da CIPM, capitão Michael José Pinho da Silva, informou que, após receber uma denúncia, os militares foram até um imóvel, no bairro de Sócrates Resende, averiguar as informações e constataram o crime.

“No local havia três pessoas para serem atendidas. Quando solicitamos os documentos profissionais, os falsos oftalmologistas não tinham. A dupla confessou que realizava procedimentos oculares e diagnósticos, além de prescrever medicamentos”, disse o oficial, ressaltando que o ambiente estava em situação de insalubridade.

Foram apreendidos insumos hospitalares, colírios e outros materiais usados durante a consulta. Os produtos apreendidos e a dupla foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) de Canavieiras. O delegado Fernando Ribeiro informou que os acusados foram ouvidos e liberados, após assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

“As primeiras informações são de que os acusados estavam cometendo essa irregularidade em várias cidades da região. Eles serão investigados”, contou o delegado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Antônio de Anízio (PT) assinará, nesta terça-feira (4), ordem de serviço para o início das obras do Centro de Recuperação de Itacaré, que vai acolher usuários de drogas. A solenidade de assinatura será às 15h, na Região de Abílio, onde o equipamento público será construído.

O Centro de Tratamento de Dependentes Químicos de Itacaré será erguido em terreno desapropriado pelo município, próximo da Vila de Israel. Segundo o prefeito, além de tratamento psíquico, o espaço garantirá acolhimento, segurança e qualificação profissional às pessoas que lutam contra o vício em álcool e outras drogas.

Na unidade, os pacientes vão ser atendidos por equipe multidisciplinar. Também terão acesso a atividades físicas e recreativas, além de serem introduzidos nas técnicas de agricultura familiar.

Keno Marley avança às quartas de final na categoria meio-pesado || Foto COI/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O atleta jequieense Diego Santos conquistou medalha de ouro no Campeonato Nacional de Judô – Região III, realizado em Betim, Minas Gerais, nos últimos sábado e domingo (3).

A delegação baiana, presente no Campeonato Nacional de Judô – Região III, contou com 145 atletas de judô. Destes, 40 judocas viajaram com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em ônibus fretado que saiu de Salvador com destino à cidade mineira, passando por Feira de Santana e Jequié para o embarque dos atletas.

A Bahia conquistou 50 medalhas na competição, sendo 8 de ouro, 10 de prata e 32 de bronze. Participaram também, desta regional, delegações de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

OURO NO BOXE

Keno Marley derrota mexicano e conquista medalha de ouro no Continental de Boxe

Já o pugilista Keno Marley, de Sapeaçu, no Recôncavo Baiano, venceu o Campeonato Continental de Boxe, em Guayaquil, no Equador, após derrotar o mexicano Rogelio Romero, no último sábado (2).

Keno é apoiado pela Sudesb por meio do Programa Bolsa Esporte e acumula participações em grandes eventos internacionais, como os Jogos Panamericanos de 2019, em Lima, e os Jogos Olímpicos de Tokyo, disputados em 2021.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação (MEC) abriu hoje (4) o prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os estudantes podem pleitear o direito até o dia 15 de abril, por meio da Página do Participante. No ano passado, a taxa foi de R$ 85,00.

O mesmo prazo vale para os estudantes que obtiveram a isenção em 2021 e, por motivo justificado, não puderam fazer o exame. Agora, eles podem justificar a falta e garantir a isenção para a prova de 2022.

O MEC divulgará os resultados do pedido de isenção e da justificativa da falta de 2021 no próximo dia 22. Após a divulgação, de 25 a 29 de abril, o estudante que tiver o pedido de isenção negado poderá recorrer. Os recursos serão concluídos até 6 de maio.

O pedido de isenção não garante a participação no exame, para isso é preciso ainda fazer a inscrição no Enem 2022. Os estudantes devem ficar atentos ao cronograma do que será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O direito à isenção é garantido a todos os estudantes que estão no último ano do ensino médio em escolas públicas, assim como para quem fez todo o ensino médio em escola pública. Pela regra socioeconômica, a isenção é direito de quem tem renda familiar igual ou inferior a R$ 1.881,00 por pessoa. A isenção também é assegurada ao estudante membro de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Bradesco decidiu reintegrar uma funcionária demitida da agência 3519, localizada em Ilhéus, no sul da Bahia, após manifestação do Sindicato dos Bancários. Na última sexta (31), a empresa comunicou a readmissão da trabalhadora.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Ilhéus, a bancária tem 17 anos de serviços prestados ao Bradesco e precisou se licenciar do trabalho em razão de problemas de saúde. Apesar do afastamento justificado, a direção do banco havia decidido demiti-la, mesmo após resultado de inaptidão do seu exame demissional, condição em que ela não poderia ser demitida, informa o sindicato.

“Esse caso da colega, que teve sua demissão arbitrária cancelada, é um reflexo do trabalho da entidade sindical em defesa dos direitos dos bancários, uma vitória de todos nós para toda a categoria. O sindicato alerta para todos os funcionários que estão passando por algum tipo de enfermidade que procurem ajuda profissional e sigam as devidas orientações dadas, inclusive se afastando, pois, em momentos como este, o banco não tem piedade [dos trabalhadores]”, diz trecho da nota divulgada pelo sindicato.