CANDIDATOS JÁ PODEM SOLICITAR ISENÇÃO DA TAXA DO ENEM 2023

FUNCIONÁRIOS DA SANTA CASA DE ITABUNA COBRAM SALÁRIO ATRASADO

JUSTIÇA RETOMA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO DO CASO RANITLA

PREFEITURA VAI FECHAR CANAL DA URBIS COM RECURSOS PRÓPRIOS, DIZ MARÃO

GOVERNO APRESENTA SALDO DE MISSÃO DE JERÔNIMO NA CHINA E NOS EMIRADOS ÁRABES

PIS/PASEP: GOVERNO PAGA ABONO DE 2021 A NASCIDOS EM MAIO E JUNHO; VEJA CALENDÁRIO

APÓS COBRANÇAS DA OAB ILHÉUS, TJ-BA NOMEIA JUIZ TITULAR PARA UNA

EM ITABUNA E ILHÉUS, VEJA 163 VAGAS DE EMPREGO, ESTÁGIO E JOVEM APRENDIZ NESTA SEGUNDA (17)

VITÓRIA LARGA BEM NA SÉRIE B E BATE A PONTE PRETA POR 3 A 0; VEJA OS GOLS

Fornecimento de remédios pelo governo federal é irregular desde 2019, conforme a Sesab
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 12 mil pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia são prejudicados pela falta de medicamentos de alto custo que deveriam ser fornecidos pelo governo federal, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A irregularidade na entrega desses medicamentos vem ocorrendo desde 2019, conforme explica Luiz Henrique d’Utra, superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia (Saftec), da Sesab.

No momento, conforme a pasta estadual, existem 16 itens com falta total e mais 11 em risco de desabastecimento, o que representa um valor estimado em R$ 15 milhões. São medicamentos para doenças como Alzheimer, glaucoma, HIV/Aids, doença de Parkinson e anemia falciforme, entre outros, cuja compra é centralizada pelo governo federal, que consegue fazer a aquisição por preços mais acessíveis.

O superintendente da Saftec afirma que existem medicamentos cuja compra cabe aos municípios, outros ao estado e outros ainda ao governo federal. No caso dos remédios de alto custo, que deveriam ser fornecidos pela União e que estão em falta ou risco de falta, o estado não teria recursos para a aquisição e alguns não são encontrados para compra na Bahia.

Prefeitura convoca permissionários para atualização cadastral
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Ilhéus convocou os permissionários dos boxes do Shopping Popular para o recadastramento e a renovação do termo de permissão de uso dos espaços que ocupam.

A atualização deverá ser feita no Protocolo Geral da Prefeitura, que funciona no Prédio Anexo, ao lado do Palácio Paranaguá, no Centro Histórico da cidade. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e ficará disponível até o próximo dia 15.

Clique em “Leia mais” para ver a lista de documentos exigidos.

Leia Mais

Para Lula, privatização da Eletrobras tende a aumentar preço da energia elétrica
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a privatização da Eletrobras, aprovada ano passado pelo Congresso e prestes a ser concretizada em assembleia geral extraordinária desta terça-feira (22), é uma iniciativa desnecessária e prejudicial à população brasileira.

“Quero deixar bem claro que eu e o PT somos contra a privatização da Eletrobras. Não há necessidade de se vender um patrimônio construído pelo povo brasileiro, que regula o sistema elétrico, e que pode impedir preços abusivos nas contas de energia”, escreveu o petista em uma rede social.

O líder do PT também criticou a reforma trabalhista de 2017. Segundo Lula, as mudanças dinamitaram os direitos da classe trabalhadora.

“Reforma na casa é para melhorar a casa. Reforma no carro é para melhorar o carro. Mas o que fizeram com a reforma trabalhista foi uma destruição. É como se eles tivessem dinamitado os direitos dos trabalhadores, tudo que construímos desde 1942, quando foi criada a CLT [Consolidação das Leis Trabalhistas]”, concluiu.

Rui Costa e Norma Cavalcanti: procuradora-geral de Justiça foi segunda mais votada em eleição no MP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) publicou nesta terça-feira (22), no Diário Oficial do Estado, a recondução da promotora de Justiça Norma Cavalcanti ao cargo de procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

A atual procuradora-geral foi a segunda mais votada na eleição interna do MP-BA, ocorrida no último dia 14, quando o promotor de Justiça Pedro Maia liderou a votação com 501 votos, 20 a mais do que Norma. A terceira posição da lista tríplice foi do promotor de Justiça Alexandre Cruz, escolhido por 414 colegas de carreira.

Natural de Inhambupe, Norma Cavalcanti tem 64 anos e ingressou no MP-BA em 1992. Foi promotora de Justiça em Ibitiara, Araci, Cícero Dantas e Alagoinhas, sendo promovida para Salvador em 1999. Coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim). Também presidiu a Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

A posse da atual procuradora-geral de Justiça para o novo mandato de 2 anos será no próximo dia 4.

Juraci, ao lado da secretária Sirleide Rosa, anuncia pagamento do piso do magistério || Foto Moura
Tempo de leitura: < 1 minuto

Barro Preto, no sul da Bahia, confirmou a concessão de reajuste de 33,24% do piso salarial do magistério em 2022. O anúncio ocorreu durante a Jornada Pedagógica que, além de dar início ao ano letivo de 2022, também prestou homenagem a alguns dos principais nomes da educação do município em 60 anos.

O pagamento do piso salarial será feito a partir de março, segundo o prefeito Juraci da Saúde (PP). Ao lado da equipe e da secretária de Educação de Barro Preto, Sirleide Rosa, ele afirmou que pagará o piso retroativo a janeiro. Foi o primeiro município da região cacaueira a confirmar o pagamento do piso com reajuste de 2022.

– Falo sobre isso com muita alegria e tranquilidade, pois cada ação do município é planejada. Educação é uma Pasta que deve ser investida sempre da maneira correta e o reajuste será cumprido pelo município, assim como todas as nossas obrigações estão sendo cumpridas – disse Juraci.

João Carlos Oliveira apresenta campanha de prevenção à Monilíase Cacaueira || Foto GOVBA
Tempo de leitura: 1 minuto

O Governo da Bahia lançou campanha de prevenção à Monilíase Cacaueira, fungo que atinge o fruto do cacau e do cupuaçu e pode dizimar plantações inteiras dessas espécies. O lançamento foi feito nesta terça-feira (22), no auditório da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), em Salvador.

A praga atingiu lavouras de cacau do Acre, no norte do país, em julho de 2021. Segundo o secretário João Carlos Oliveira, o fungo é mais danoso do que a vassoura de bruxa. “Ela incide diretamente nos frutos, ou seja, na base econômica do cacau. Além disso, é um fungo cosmopolita. Ele se adapta às variações de temperatura e altitude. Nós estamos aqui fazendo uma campanha educativa nos portos, aeroportos e barreiras sanitárias”, acrescentou.

BARREIRAS SANITÁRIAS

Além de peças publicitárias, a campanha também envolverá a montagem de barreiras sanitárias no estado, para evitar a chegada de frutos de cacau ou de cupuaçu vindos de outros estados, além de sementes, hastes ou qualquer material vegetal dessas espécies.  Outra frente é a expansão do uso de mudas de clones resistentes a pragas, adquiridas de viveiros credenciados pelo Ministério da Agricultura.

Na cerimônia de hoje, também foi apresentado o Sistema de Defesa Agropecuária da Bahia (Sidab), que integra o projeto de inovação tecnológica da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

A proteção das lavouras baianas é crucial para que a retomada do segmento não seja prejudicada, afirma o secretário estadual de Agricultura. No ano passado, a Bahia produziu 140 mil toneladas de cacau, representando 71% da produção brasileira.

“Nós estamos num grande momento. Já estamos com mais de cem marcas de chocolate de origem no sul da Bahia, que foram colocadas no salão de chocolate na França, e não deixou a desejar em relação aos chocolates do mundo”, completou João Carlos Oliveira.

Programa oferta bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior
Tempo de leitura: < 1 minuto

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) começaram nesta terça-feira (22) e seguirão até a próxima sexta (25), no Portal Acesso Único. O programa do governo federal oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior.

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. É necessário também que o estudante tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, na condição de bolsista integral.

Neste ano, o estudante pode optar por usar a nota da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2021, ou a do certame de 2020.

CONSULTA E CRONOGRAMA

As vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2022 já podem ser consultadas no site do programa. Para fazer a pesquisa, o candidato pode usar o nome do curso que deseja, da instituição de ensino ou do município onde pretende estudar.

O cronograma do ProUni prevê a divulgação da primeira chamada no próximo dia 2. No período de 3 a 14 de março, os candidatos deverão comprovar as informações apresentadas no ato de inscrição. Já a segunda chamada está prevista para 21 de março.

Bruna e Priscilla aproveitam o verão no paraíso sul-baiano || Reprodução/Instagram
Tempo de leitura: < 1 minuto

A atriz Bruna Marquezine e a apresentadora e cantora Priscilla Alcântara divulgaram imagens dos dias de folga que desfrutam em Itacaré. Ontem (21), em uma rede social, Bruna publicou foto em que aparece de biquíni, com o corpo bronzeado, tendo ao fundo o mar da cidade paradisíaca do sul da Bahia.

Bruna mostra bronze em foto publicitária || Reprodução/Instagram

A fotografia da atriz faz parte de uma peça publicitária de uma famosa marca de vodka. Segundo Bruna, o clique foi feito durante uma festa na piscina.

Priscilla Alcântara em seu banho de sol no sul da Bahia || Reprodução/Instagram

Priscilla também compartilhou imagem do mesmo cenário. A apresentadora do The Masked Singer Brasil, da TV Globo, usou um biquíni rosa-choque para o banho de sol no verão baiano.

Luciano Veiga, secretário-executivo da Amurc e do CDS-LS
Tempo de leitura: < 1 minuto

A elaboração conjunta do Plano de Bacias do Leste foi defendida pela Amurc e Consórcio Litoral Sul pelo secretário executivo Luciano Veiga, na Reunião Online do Comitê de Bacias, nesta terça-feira (22). O encontro virtual debateu a proposta de trabalho do comitê das bacias para 2022.

A reunião foi coordenada pelo presidente do Comitê, Anderson Alves e contou com a participação de representantes de instituições e da sociedade civil organizada. Durante a reunião, Luciano parabenizou a iniciativa e convocou todas as instituições parceiras do Comitê para atuarem na elaboração conjunta do Plano de Bacias do Leste.

“Este instrumento será determinante para o melhor planejamento dos recursos hídricos. Os Planos Diretores de Bacias Hidrográficas são instrumentos estratégicos que se consolidam através dos Sistemas de Gerenciamento dos Recursos Hídricos”, disse Luciano.

Ainda foi destaque, na reunião, a importância de criação do Observatório de Políticas e Recursos Hídricos da região, que visa consolidar e ampliar estudos, informações, conceitos e diretrizes, que poderão nortear a gestão pública no âmbito Federal, Estadual e Municipal.

Bancada de areia cedeu quando Gustavo nadava em represa de Guaratinga
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (21), Gustavo Airan Andrade Oliveira, de 14 anos, morreu afogado quando brincava numa represa em Guaratinga, no sul da Bahia.

Testemunhas disseram que Gustavo estava com dois amigos no local e uma bancada de areia cedeu, o que levou os três garotos para uma parte funda da represa.

Uma jovem que viu a cena conseguiu salvar os dois amigos de Gustavo, mas o adolescente afundou e desapareceu na água. O corpo de Gustavo, que era coroinha da Igreja Nossa Senhora da Conceição, foi encontrado minutos depois.

AFOGAMENTO EM ILHÉUS

Samuel, de apenas 5 anos, morreu afogado em rio na zona rural de Ilhéus

No domingo (20), Samuel Santos de Jesus, de apenas 5 anos, afogou-se em um rio no povoado de Maria Jape, na zona rural de Ilhéus, também no sul do estado.

Samuel brincava com outras crianças no momento da tragédia. O corpo dele foi sepultado na tarde desta segunda-feira (21), em Ilhéus. Com informações da TV Santa Cruz.

Inscrições começaram nesta terça-feira (22)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano oferta 155 vagas para cursos técnicos, na modalidade presencial, no Campus Uruçuca, no sul da Bahia.

A formação profissional é voltada para estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio. Os cursos oferecidos são os de Técnico em Agrimensura, Técnico em Agropecuária e Técnico em Alimentos.

As inscrições começaram nesta terça-feira (22) e seguirão até 8 de abril. Para se inscrever, é necessário acessar a página do IF Baiano e preencher o formulário de inscrição.

A divulgação da lista de selecionados(as) está prevista para o dia 14 de abril. As aulas serão iniciadas ainda neste semestre, com duração de 2 anos. Obtenha mais informações no edital.

Moacyr Leite, Jair Bolsonaro e Águido Muniz durante reunião em Brasília
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior (DEM), solicitou ao presidente Jair Bolsonaro (PL), em reunião nesta segunda-feira (21) em Brasília, apoio do governo federal à retomada do desenvolvimento da lavoura cacaueira no sul da Bahia. O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Águido Muniz, também participou da audiência, assim como representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).

Bolsonaro mostrou-se disposto a atender às demandas do agronegócio baiano, segundo Moacyr. O presidente determinou que a ministra Tereza Cristina inclua o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na agenda de trabalho com as lideranças da Bahia.

Moacyr avaliou o resultado da audiência de forma positiva. “Estou feliz muito feliz e satisfeito com a nossa reunião, além de estar extremamente esperançoso com os resultados que virão, na certeza de que a nossa região terá um grande impacto positivo com o apoio e luta do governo federal na missão em prol do nosso desenvolvimento”.

Secretária Sônia Fontes com os ministros João Roma e Tarcísio Freitas || Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A secretária de Planejamento de Itabuna, Sônia Fontes, reforçou o pedido de duplicação de trecho da BR-101 que corta a área urbana de Itabuna. Sônia esteve ontem (21) com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Antônio Leite dos Santos Filho.

Pelo projeto, o trecho duplicado vai do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sentido Itajuípe, até uma pedreira localizada na região do Serrado, sentido Buerarema. A Prefeitura, afirma Sônia Fontes, está desenvolvendo projeto de implantação de moderna avenida entre a Avenida Princesa Isabel, do final de linha do Bairro São Caetano ligando-a à BR-101.

Sônia Fontes esteve com o diretor-geral e com os ministros João Roma (Cidadania) e Tarcísio Freitas (Infraestrutura). Tarcísio esteve no sul da Bahia para vistoriar as obras de alargamento de trecho da Rodovia Ilhéus-Itabuna, onde enfrentou protesto de ciclistas que cobram a volta de acostamento na estrada que liga os dois maiores municípios do sul da Bahia. O ministro se comprometeu a apresentar projeto e construir acostamento nos trechos alargados.

Paulo Rangel (PT) preside Alba até o dia 7 de março || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com a viagem do titular Adolfo Menezes (PSD) ao exterior, o deputado Paulo Rangel (PT) assumiu, hoje (2), a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia. O petista ficará à frente da Alba até o dia 7 de março.

De acordo com a Alba, Rangel, que assume o posto pela segunda vez e está no quinto mandato, presidirá a sessão que examinará 40 decretos de calamidade pública, novo marco regulatório nacional e adequação da legislação estadual e da Embasa.

Rangel promete atuação dentro do que foi traçado pelo presidente Adolfo Menezes e dos ritos da Assembleia. “De forma muito discreta e sem nenhuma inovação”, acrescenta. “Qualquer problema mais espinhoso – que espero não aconteça – será debatido e resolvido com os meus pares da Mesa Diretora e com o próprio presidente Adolfo”, completa.

Petrópolis chega a mais de 180 mortes confirmadas por causa das chuvas fortes || Foto Fernando Frazão/ABr
Tempo de leitura: < 1 minuto

O oitavo dia de buscas em Petrópolis, na região serrana, começou com a confirmação de 182 mortos em consequência do temporal de terça-feira (15). Desde então, a cidade tem enfrentado mais chuva, o que prejudica o trabalho das equipes que atuam nos locais de deslizamentos e desabamentos.

O trabalho de reconhecimento de vítimas fatais continua sendo feito pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Dos 182 óbitos registrados até agora, 111 são mulheres, 71 homens e 32 crianças. Desse total, 168 foram identificados, 152 encaminhados para funerárias e os demais aguardam as famílias para a liberação.

Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), além dos 182 corpos, sete despojos, que são fragmentos de corpos, chegaram ao Instituto Médico Legal (IML). Até o momento, conforme a secretaria, 89 registros de desaparecidos foram feitos na Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).

A Defesa Civil recebe o apoio de diferentes setores do município, dos governos estadual e federal no suporte aos atendimentos que passaram de 1,3 mil ocorrências, a maior parte de deslizamentos. Informações d´Agência Brasil.