Augusto Castro confirmou reajuste de mais de 10% aos servidores municipais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O funcionalismo municipal de Itabuna terá reajuste salarial de 10,1% em 2022, segundo anunciou o prefeito Augusto Castro (PSD) nesta quinta-feira (17). O reajuste concedido repõe as perdas inflacionárias do período, já que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período ficou em 10,16%.

– Autorizei aos secretários de Fazenda e Orçamento (Davi Dultra) e de Gestão e Inovação (José Alberto Lima Filho) que pudesse fazer o reajuste para repor as perdas inflacionárias a todos os funcionários da Administração municipal. Não estamos com dinheiro sobrando, mas, independente das dificuldades, não podemos deixar de pensar na valorização dos nossos servidores” – disse Augusto.

O anúncio do reajuste do funcionalismo ocorre no mesmo dia em que o prefeito inaugura as obras de reforma da Praça José Alcântara (Jardim do Ó) e reabre o hospital pediátrico Cemepi, o antigo Ipepi, local onde Augusto fez o anúncio do reajuste salarial do funcionalismo.

Confira vagas de emprego disponíveis hoje
Tempo de leitura: 3 minutos

O SineBahia divulgou para esta quinta-feira (17) um total de 72 vagas de emprego e de estágio em Itabuna e em Ilhéus. Os interessados devem procurar uma das unidades do SineBahia para se cadastrar e concorrer à vaga.

São 63 oportunidades em Itabuna e outras 9 em Ilhéus hoje. Para o cadastramento é necessário apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade e comprovantes de escolaridade, residência e vacinação, além do CPF. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as oportunidades.

Leia Mais

Samu foi acionado, mas Edinei não resistiu aos ferimentos causados pela queda e choque
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem morreu quando manejava uma bica no segundo andar de sobrado em Itabuna, por volta do meio-dia desta quarta-feira (16). Edinei Ceciliano, de 48 anos, havia acabado de subir no terraço do imóvel, na Rua Macário dos Reis, no Santo Antônio.

De acordo com testemunhas, Edinei, conhecido no bairro e na Águia Branca como “Hominho”, ganhou a bica e havia subido ao terraço para retirar o objeto. No manejo e sem perceber, aproximou a bica da rede de alta tensão. Edinei sofreu descarga elétrica e caiu da laje.

Cerca de meia hora depois, Edinei ainda respirava, mas sangrava muito quando o Samu 192 chegou.  O homem não resistiu ao politraumatismo provocado pela queda e à perfuração de órgãos internos causada pela descarga elétrica.

“Havíamos acabado de falar com ele e, minutos depois, aconteceu essa tragédia”, disse Raimundo Santos ao PIMENTA. Os moradores da região, próximo à praça principal do bairro, estão consternados.

Washington Almeida faleceu na madrugada desta quarta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

O filósofo e bancário Washington Almeida faleceu na madrugada desta quarta-feira (16), em sua casa, no Bairro Conceição, em Itabuna, vítima de infarto. A uma semana de completar 58 anos, ele era funcionário e foi gerente da Caixa Econômica Federal, onde trabalhou por três décadas.

Além da esposa Gilmara Lins Almeida, Washington deixa um casal de filhos.

Ao PIMENTA, o advogado Jorge Almeida, amigo e ex-colega de banco de Washington, disse que o bancário era muito conhecido e querido em Itabuna. “Uma pessoa muito querida. É uma dor muito grande pra gente, desconfortante mesmo. Ele estava prestes a se aposentar. Se você perguntar a dez pessoas, onze vão dizer que gostavam muito dele”.

O corpo de Washington é velado no SAF, em Itabuna, e será sepultado em Camacan, na fazenda de familiares, nesta quinta-feira (17).

Certame oferece remuneração mensal de R$ 3.203,34 || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Abertas desde o último dia 7, as inscrições para o processo seletivo de representantes territoriais de cultura, da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), vão até a próxima sexta-feira (18). O certame oferece 28 vagas em diversas cidades baianas, a exemplo de Itabuna, Valença, Jequié e Porto Seguro.

Para concorrer, é necessário ter graduação superior em História, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Comunicação com Habilidades em Produção Cultural, Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Bacharelado Interdisciplinar em Artes, Licenciaturas ou Bacharelados em Teatro, Dança, Música ou Artes Visuais, dentre outros requisitos.

Os selecionados terão contrato de um ano, que poderá ser renovado pelo mesmo período. A jornada semanal será de 40h, com remuneração mensal de R$ 3.203,34. A inscrição deve ser feita no site de seleções do Governo da Bahia. Veja a relação completa de vagas e cidades contempladas no Edital Secult nº 001/2022.

Hospital Cemepi volta a funcionar na quinta-feira|| Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Fechado em 2018 por causa do impasse com o então prefeito Fernando Gomes, o Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi), antigo Ipepi, na Avenida Nações Unidas, será reaberto na próxima quinta-feira (17), às 9h. A unidade hospitalar passou por reforma na estrutura física, que inclui a ampliação da sala de espera, agora com 50 lugares, e ganhou um ambiente climatizado.

O Cemepi terá dois consultórios para atender crianças com sintomas da Covid-19 e gripe H1N1. Já os leitos da enfermaria saltaram de 36 para 42. De acordo com a Secretaria de Saúde de Itabuna, a unidade também vai oferecer serviços de fisioterapia, radiologia e ultrassom, além de um espaço anexo para a realização de exames laboratoriais.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, afirma que a unidade atenderá urgência e emergência 24 horas. “O Cemepi foi contratualizado e terá internamento de média complexidade. Em casos mais graves será pedida a transferência para o Hospital Manoel Novaes”, explica a secretária.

Mariana Alcântara durante reunião com dirigentes e membros do Cidadania
Tempo de leitura: < 1 minuto

A vice-presidente estadual do Cidadania e secretária de Segurança e Ordem Pública de Itabuna, Mariana Alcântara, afirmou nesta terça-feira (15) que o partido terá candidatura de Ilhéus na disputa por cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A decisão foi tomada ontem (14), em Itabuna, durante encontro do núcleo regional da sigla. O nome do postulante será divulgado até o final deste mês.

Questionado pelo PIMENTA sobre quais são os possíveis candidatos do partido a deputado estadual, o presidente do Cidadania-Ilhéus, Marcelo Bandeira, afirmou que ainda não pode relevar os nomes no páreo, pois a divulgação ainda depende de conversas internas.

No encontro desta segunda, o grupo também reafirmou apoio às pré-candidaturas do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) ao Governo da Bahia e do vereador soteropolitano Joceval Rodrigues (Cidadania) a deputado federal.

Além de Mariana, participaram do encontro Tales Bispo, membro da Executiva Estadual do partido; Marcelo Bandeira, presidente do Cidadania-Ilhéus; Roberto Freitas, secretário-geral do Cidadania-Ilhéus; Bruno Duarte, tesoureiro do partido em Ilhéus; Erick Valete, tesoureiro do Cidadania-Itabuna; e os representantes do Cidadania Jovem de Itabuna, Joabe Paiva, Victor Santos e Igor Kruschewsky. Atualizado às 17h30min.

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Não permitir espaço político para os caroneiros de plantão também está na ordem do dia. A nossa Itabuna precisa de paz social, de união em favor da superação dos nossos atrasos históricos e de formação de uma ambiência que atraia o capital financeiro e a instalação de novas oportunidades de negócios.

 

Rosivaldo Pinheiro

A governança pública requer permanente alinhamento entre as forças políticas nas composições da equipe de gestão e o tecnicismo necessário para o seu funcionamento. Assumir o Poder Executivo é abraçar tal problemática e buscar de forma habilidosa essa permanente aliança. O outro grande desafio é atender a uma sociedade que sofre com a falta de atenção dos poderes públicos e que vislumbra a cada eleição a oportunidade de superação das dificuldades na vida de cada um.

O ambiente social na maioria das cidades acaba em permanente efervescência, cada um a seu modo querendo garantir os benefícios para si, independentemente das diretrizes do projeto vitorioso na eleição. São recursos limitados e demandas ilimitadas, o que exige priorização das ações pelo eleito. Nesse contexto, faz-se necessária uma comunicação célere e ajustada ao projeto que está sendo colocado para todos, evitando ruídos que contribuam para a não pacificação do ambiente político-social.

A consciência dos gestores passa pelo entendimento de que estão administrando um grande condomínio, repleto de direitos e com o poder nas mãos para alcançarem o mundo através das redes sociais. Nesse novo contexto, o estreitamento dos laços entre “o síndico” (chefe do executivo) e os “condôminos” (população) é exercício cotidiano. É importante que todos entendam, na atual conjuntura, a falta do braço federal para ajudar os municípios com liberação de recursos específicos para que estes possam elaborar politicas públicas capazes de melhorar de forma substancial a vida do povo no curto prazo.

Todos sabemos da gravidade imposta pela crise da saúde com a pandemia e o aumento dos preços, por falta de uma política econômica nacional com vistas a minimizar o aumento dos alimentos na casa dos brasileiros, com consequente piora na vida das famílias. Essa realidade ainda está agravada nas cidades atingidas pelas enchentes, nesse particular, a cidade de Itabuna enfrentou no período natalino a sua segunda pior tragédia provocada pelas chuvas nos seus 111 anos de emancipação política, tendo quase 40% das áreas habitadas alagadas.

O pós-enchente deixou a cidade nos primeiros dez dias com um verdadeiro cenário de guerra. As tensões históricas advindas da desatenção dos poderes públicos do passado para as diversas regiões da cidade e, em particular, para as regiões socialmente mais vulneráveis, vieram para a ordem do dia e as redes sociais potencializaram a elevação do nível de tensão, alastrando um sentimento de revolta nesses espaços da cidade. Não à toa, alguns oportunistas estrategicamente tentam se aproveitar do atual momento.

Para o pós-enchente, a gestão municipal itabunense elaborou um arrojado projeto de transferência de renda, um apoio direto para as famílias que foram diretamente afetadas pelas águas. A ação chamada de Recomeço é quase 80% custeada pelo erário municipal (recurso próprio) e pouco mais de 20% pelo dinheiro arrecadado através de doações via pix.

Itabuna é a única cidade brasileira que está possibilitando a liberação de R$ 3 mil para cada família cadastrada, dentro dos critérios da lei municipal. Contraditoriamente, também é a única que vem enfrentando reações através de protestos por aqueles ainda não alcançados pelo benefício, mesmo a gestão se colocando aberta ao diálogo. Para percebermos a importância da ação efetivada pelo Cartão Recomeço, foram injetados diretamente na economia local mais de R$ 10,5 milhões. Deste montante, mais de R$ 7 milhões saíram do cofre municipal.

O desafio está posto, os esforços para que adentremos num novo momento e possamos de fato recomeçar estão latentes. Não permitir espaço político para os caroneiros de plantão também está na ordem do dia. A nossa Itabuna precisa de paz social, de união em favor da superação dos nossos atrasos históricos e de formação de uma ambiência que atraia o capital financeiro e a instalação de novas oportunidades de negócios.

Esse deve ser o sentimento que todos precisam ter e celebrar nos nossos 112 anos de emancipação política, no próximo 28 de julho, com um novo sentimento “condominial”. É importante que cada um entenda que a cidade onde vivemos é nossa e que precisa da participação de cada um para apresentar melhoras e que os poderes públicos são partes extremamente importantes nessa construção.

Rosivaldo Pinheiro é formado em Economia e especialista em Planejamento de Cidades (Uesc).

Posto de GNV aumentará armazenamento para operar com 100% da capacidade
Tempo de leitura: < 1 minuto

A enchente ocorrida em Itabuna ainda afeta o fornecimento de gás natural veicular (GNV) no Posto Universal no Maria Matos (Rua de Palha), informa a empresa. A unidade está operando com 50% da capacidade devido ao defeito constatado neste final de semana em dois bicos da estação de abastecimento.

“Já autorizamos a compra [dos novos bicos]. Infelizmente, não tem à venda na Bahia e vem de outro estado. A previsão é para chegar em Salvador hoje ou na quarta-feira. Assim que chegar, o técnico virá fazer o reparo”, afirma José de Carvalho Peixoto ao PIMENTA.

O empresário diz que fez encomenda de mais bicos para as estações de abastecimento de GNV. “Mas não tinha em estoque. Vamos aguardar”, acrescentou.

CAPACIDADE MAIOR

Peixoto informa que o Posto Universal comprou mais cilindros para armazenamento de GNV. Com o aumento de armazenagem, o posto poderá operar as estação de GNV com 100% da capacidade. Hoje, quando liga os 6 bicos a pressão cai e não atende a demanda. “Estamos empenhado em resolver definitivamente o problema”, afirma o empresário, que pede desculpas pelos transtornos.

Emasa sustenta que análises comprovam qualidade da água fornecida à população
Tempo de leitura: < 1 minuto

Não correspondem às análises realizadas pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) os dados levantados pela Ong Repórter Brasil para o Mapa das Águas, através do  Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério  da Saúde, nos anos de 2018 e 2020. O estudo aponta que no período foram detectadas duas substâncias – ácidos haloacéticos e  metamidofós –  em níveis que ofereceriam risco à saúde da população.

O gerente técnico da Emasa, engenheiro ambiental João Bitencourt, contesta os dados apresentados pela ONG no relatório do Mapa das Águas. “Na época, quando recebemos os resultados que apontavam a presença dos ácidos haloacéticos acima dos padrões permitidos, solicitamos a repetição das análises. A contraprova indicou que o nível estava dentro dos padrões permitidos que é de 0,08mg/l”, atesta.

Outro ponto rejeitado pelo gerente da Emasa diz respeito ao nível do metamidofós, cujos resultados detectados pelo laboratório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), contratado pela Emasa, constatou resultado abaixo do limite de detecção do método utilizado.

“Em relação ao agrotóxico metamidofós, as análises realizadas pelo Senai, entre 2018 e 2020, estávamos dentro dos padrões da época, que era de 12µg/l e a nossa analise encontrou resultado menor que 10µg/l, conforme a Portaria de Consolidação nº 5, anexo XX, do Ministério da Saúde. A alteração ocorreu pela Portaria 888, do próprio Ministério, de 4 de maio de 2021, permitindo o valor máximo de 7µg/l”, finaliza o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt.

Everton recepciona Marina e a pequena Sophie, que fugiram da guerra no leste europeu || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

Thiago Dias

Enrolado na bandeira da Ucrânia e vestindo camisa da seleção de futebol do país, Everton das Virgens, 30, recepcionou a filha e a ex-esposa no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, no final da manhã desta sexta-feira (11). Marina Savchuk, 29, e a pequena Sophie Charlotte são refugiadas da guerra no país do leste europeu, iniciada pela invasão russa no último dia 24.

Ao PIMENTA, Everton conta que conheceu Marina na Irlanda, em 2016, quando foi fazer intercâmbio. Eles começaram a namorar e, no ano seguinte, vieram para Itabuna, no sul da Bahia, terra natal do cirurgião-dentista. Sophie nasceu naquele ano, no Hospital Manoel Novaes.

Ucraniana, Marina não se adaptou ao Brasil e voltou para a Europa no final de 2017, levando a filha. Gerente de uma empresa, ela morava com Sophie em Kiev, capital da Ucrânia. Quando a guerra eclodiu, tiveram que ficar num abrigo subterrâneo. No último dia 4, partiram em um comboio de refugiados para Lviv, no oeste do país, perto da fronteira com a Polônia, para onde seguiram depois.

Refugiadas no país vizinho, embarcaram em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), que saiu de Varsóvia na quarta-feira (9) e chegou ontem (10) ao Brasil. Após escalas em Recife, Brasília e São Paulo, mãe e filha desembarcaram hoje em Ilhéus. Marina disse ao PIMENTA que está muita cansada, pois não dorme direito há dias.

“PARECE QUE DEUS FAZ TUDO CERTINHO”

“Parece que Deus faz tudo certinho”, diz Everton, em tom de alívio, ao lado da filha || Foto Pimenta

Everton fez duas viagens recentes à Ucrânia. A primeira foi no final de 2019. Passou cerca de dois meses no país e, no dia 16 de fevereiro de 2020, voltou ao Brasil. Naquela altura, a pandemia de Covid-19 já se alastrava pela Europa.

A segunda viagem foi no início deste ano. “A gente não contava que ia acontecer esse conflito”, diz o itabunense ao PIMENTA. Sem imaginar que a Ucrânia seria invadida, ele aproveitou a presença no país para atualizar a documentação da filha. “Parece que Deus faz tudo certinho. Se eu não tivesse ido lá e renovado o passaporte dela, o que dependia de mim, ela ficaria sem o documento”. No processo, recebeu auxílio do embaixador do Brasil na Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta. “Me tratou super bem”, relembra.

Everton voltou para o Brasil em janeiro, ainda sem ter ideia de que o país da ex-companheira seria atacado. Com indignação, ele atribui a culpa pela guerra ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, a quem chama de ditador. Segundo o itabunense, as populações da Rússia e da Ucrânia são irmãs e não têm nada a ver com o conflito em curso. Sobre o futuro, disse que Marina vai ficar no Brasil por tempo indeterminado. “O país dela está destruído por causa de um louco”.

Augusto recebeu professores e anunciou a concessão de reajuste de 33,24% a três níveis do magistério
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os professores da rede municipal de Itabuna dos níveis I, II e III terão salários reajustados em 33,24%, anunciou o prefeito Augusto Castro (PSD) durante negociação com dirigentes do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (Simpi), nesta quinta (10). “O nosso governo jamais vai seguir o passado na área da Educação”, disse Augusto ao final da audiência no Centro Administrativo Firmino Alves, sede da Prefeitura.

Segundo o anúncio, os 1.110 professores dos níveis II e III passam a receber o novo piso a partir de abril, enquanto os 150 profissionais de nível I receberão salário com retroativo dos últimos três meses – janeiro, fevereiro e março.

– Conseguimos avançar no atendimento da pauta do Sindicato com a reserva técnica da educação infantil de forma administrativa e sem a necessidade de os profissionais irem ao extremo da greve – disse Castro, acrescentando ter concedido o reajuste linear.

A audiência teve a participação dos secretários municipais Janaína Araújo (Educação) e Davi Dultra (Fazenda e Orçamento), que ressaltou a tranquilidade para concessão do reajuste devido à austeridade adotada pela gestão. Janaína Araújo observou que, além da equiparação ao piso nacional e reserva técnica, o município pagará o adicional de periculosidade aos educadores que estão nas classes prisionais.

A presidente do Simpi, Carminha Oliveira, disse acreditar que a categoria aprove em assembleia o que foi discutido no encontro entre sindicato e governo. “A gente acredita que os professores passam a somar junto com o sindicato e aprove essa pauta que foi amplamente discutida com o prefeito e seus secretários”, atestou.

Morador de Itabuna é preso com veículo roubado em Camamu
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais rodoviários federais prenderam no Km-502, na BR-101, em Itabuna, um homem de 37 anos que estava com um Jeep Compass roubado na cidade de Camamu, no baixo-sul da Bahia. O carro tinha sido levado pelos bandidos na última segunda-feira (7).

De acordo com a PRF, os bandidos foram rápidos, pois o carro já tinha sido adulterado. O Compass já estava circulando clonado, com placas de outro veículo de mesmas características, registrado em Juazeiro. O motorista suspeito não detalhou como adquiriu o carro.

O veículo, apreendido na noite de quarta-feira (9), e o preso foram apresentados no Complexo Policial de Itabuna. O homem foi indiciado por receptação de veículo roubado e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Conceição Vita explica propósitos do Foro, que recebe Daniel Coelho na sua primeira atividade
Tempo de leitura: < 1 minuto

O recém-criado Foro Psicanalítico do Sul da Bahia vai realizar seu ato inaugural nesta sexta-feira (11), às 17h, com uma comunicação do professor e psicanalista Daniel Coelho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com o tema “Aspectos históricos da repolitização da psicanálise”, a apresentação será via internet, no Google Meet. A inscrição é gratuita e deve ser feita neste link.

A psicanalista e professora Conceição Vita é membro do Foro e explica os propósitos do grupo. “É uma instância que tem como proposta o estudo e a discussão da psicanálise. Vamos alternar encontros com psicanalistas já reconhecidos nacionalmente e o próprio grupo, num processo de leitura e discussão de textos clássicos de Freud e Lacan e de textos atuais, de psicanalistas brasileiros, franceses, argentinos, mas especialmente brasileiros”, declarou, por telefone, em entrevista ao PIMENTA.

Docente da Faculdade de Ilhéus e da UniFTC, Conceição deixa claro que o objetivo do grupo não é formar psicanalistas nem oferecer formação institucional na área. A ideia é congregar pessoas que se dedicam ao estudo e à prática psicanalítica. “É uma tradição da psicanálise, desde Freud, que as pessoas se reúnam para estudar, discutir e produzir, por isso a gente deu essa identidade do sul da Bahia, para que as pessoas da região que tiverem interesse possam nos procurar”.

Interessados em obter mais informações sobre o Foro podem entrar em contato pelo número (73) 9 9199-7779, apenas via WhatsApp.

Prefeitura realiza de Dia D da vacinação para toda a família
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de Itabuna terão acesso ao Dia D da vacinação para toda a família contra a Covid-19, neste sábado (12), das 10h às 14h, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo F-Sesp), centro. Será uma oportunidade para que avós, mães, pais, tios, adolescentes e crianças tomem a dose do imunizante ou atualizem o calendário vacinal contra o coronavírus.

A coordenadora da Rede de Frio do município, Camila Brito, explica que é preciso que todos os membros da família garantam a proteção contra a Covid-19. Segundo ela, não haverá limitação de senhas. Isso vai permitir que mais pessoas sejam vacinadas, pois os índices de vacinação completa estão baixos em Itabuna, assim como em outras cidades brasileiras.

A primeira dose da vacina será ofertada a crianças de 5 a 11 anos. Já a segunda dose estará disponível ao público maior de 18 anos em atraso com o ciclo vacinal ou adolescentes de 12 a 17 anos que tenham recebido a primeira aplicação do imunizante da Pfizer até 10 de janeiro.

A terceira dose será aplicada em pessoas com mais de 18 anos que tenham recebido a segunda vacina há, pelo menos, quatro meses. Também haverá dose de reforço da Janssen.

REQUISITOS PARA A VACINAÇÃO INFANTIL

Para receber a vacina, a criança deve ser acompanhada pelos pais ou responsável. No caso dos pais, é exigida apresentação de documento oficial com foto. Já o responsável, além do próprio documento, deve apresentar autorização assinada pela pessoa que tem a guarda da criança. Além disso, o paciente não pode ter recebido outra vacina nos últimos 15 dias.