Gradil de proteção na Aziz Maron não resistiu à enchente. Não passou por reparo || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 4 minutos

A enchente de dezembro de 2021 deixou marcas profundas em Itabuna e alterou o visual de uma das poucas regiões adequadas para lazer e prática de exercícios no município, a Beira-Rio. Mais de dois meses depois da enchente, também persiste o abandono daquela região, principalmente nas avenidas Aziz Maron, Mário Padre e Avenida Fernando Cordier.

Antes da chuva, a avenida necessitava de revisão do sistema de iluminação e de ações de zeladoria. Vândalos arrancaram grades de proteção nas margens do Cachoeira. A enchente deixou o cenário mais degradado. E a iluminação pública ruim deixa a região com aspecto inóspito.

A proteção para passantes também foi destruída pela ação da chuva, assim como parte da calçada, e o município ainda não fez os reparos necessários. “Dois meses depois, parece que choveu há dois, três dias”, critica Nilde Souza, que afirma caminhar pela Beira-Rio, pelo menos, duas vezes na semana.

Gradil de mirante da Beira-Rio cedeu com a força da água de dezembro e não foi reposto || Foto Pimenta

Quem joga futebol de areia também cobra a restauração da arena de uma das cabeceiras da ponte que liga o Centro e a região do São Caetano. A enchente destruiu o alambrado e “despejou” entulhos na arena. As chuvas recentes formaram um lago onde antes era local de prática de futebol.

Arena foi devastada pela enchente; secretário diz que será recuperada pelo Estado || Foto Pimenta

“Eu passo aqui todos os dias para ir pro trabalho. Tristeza esse abandono, essa falta de ação da Prefeitura”, afirma o padeiro José Ivan Souza, que aponta em direção ao São Caetano para lembrar que o centro administrativo fica próximo dali. E, também, para mostrar que o corrimão da ponte bastante avariado ainda não foi substituído e que pode lesionar quem trafega pela ponte.

Carlos, ao fundo, e Lázaro lamentam abandono da academia de saúde ao ar livre || Foto Pimenta

ACADEMIA AO AR LIVRE DESTRUÍDA

O abandono pode ser constatado, ainda, na academia ao ar livre próximo à cabeceira da ponte de pedestres do Conceição. Quase todos os equipamentos e aparelhos foram destruídos pela ação do tempo e falta de manutenção, a exemplo do remo, distanciando não apenas jovens.

Carlos Cruz é das presenças constantes e que ajuda a manter o pouco que restou da academia ao ar livre. Também leva aparelhos próprios para ajudar quem sempre usava a academia e hoje não tem a quem recorrer. “Jovens, crianças vêm para a Beira-Rio, querem brincar, fazer exercícios. Gente de idade, que tem lesão e gosta de fazer atividade tá impossibilitado de fazer”, afirmou.

Carlos disse que o vice-prefeito e secretário de Esporte e Lazer, Enderson Guinho, esteve no local ainda no ano passado (“antes muito da enchente”). Prometeu que os aparelhos seriam substituídos e academias ao ar livre seriam instaladas também no bairro. Carlos, um guardião do que restou da academia, ainda tem esperança de que a realidade do local mude.

Aparelho de remo não resistiu à ação do tempo e ao mau uso || Foto Pimenta

Lázaro Silva é vigilante e passou a praticar exercícios físicos na academia ao ar livre há cinco anos. Os aparelhos foram instalados na Beira-Rio em 2017. O vigilante lamenta o sucateamento dos aparelhos.

“Muitos idosos vinham aqui sempre. Todos sumiram. Era espaço para atividade física. Está tudo quebrado. Não tem nem como reformar mais. Tem que colocar [aparelhos] novos para que o pessoal retorne”, afirma Lázaro, entristecido com a cena. “Há até espaço para instalação de mais aparelhos”, completa.

OUTRO LADO 

Por meio da Assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Itabuna informou que os equipamentos da Academia de Saúde ao ar livre serão retirados e recuperados na oficina própria do município. A academia possui aparelhos como remo, simulador de andada e outros para exercitar cintura e coordenação motora, todos corroídos pela ação do tempo ou danificados pelo mau uso.

O gradil danificado das margens da Beira-Rio entre as pontes do São Caetano e Marabá será retirado para reparo e recolocado.  Quanto a entulhos presos à vegetação, a retirada ocorrerá após a área de meio ambiente e a Biosanear definir a técnica mais segura para a limpeza.

Enchente de quase três meses fez “nascer” um “pé de lixo” na Beira-Rio || Foto Pimenta

O secretário de Relações Institucionais e Comunicação, Alcântara Pellegrini, diz aguardar licitação do governo baiano para a reforma da quadra poliesportiva e da arena de futebol da cabeceira da ponte do São Caetano. A obra integra pacote de R$ 730 mil, acrescentou.

Não há prazo para quando ocorrerá a licitação nem o início das obras, mas, informou Alcântara, a demanda está entre os compromissos do prefeito Augusto Castro e do secretário estadual de Trabalho, Renda, Emprego e Esportes (Setre), Davidson Magalhães.

Confira vagas de emprego e de estágio em Ilhéus e em Itabuna hoje (10)
Tempo de leitura: 4 minutos

 

As unidades do SineBahia dos dois maiores municípios sul-baianos têm oferta de 58 vagas de emprego e de estágio nesta quinta-feira (10). São 48 oportunidades em Itabuna e 10 em Ilhéus.

O SineBahia em Itabuna está localizado no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), em Itabuna, e em frente à Praça Cairu, no centro de Ilhéus.

Os candidatos precisam se apresentar no SineBahia, com CPF, carteiras de Trabalho e de Identidade (RG) e comprovantes de vacinação, escolaridade e residência. Também é necessário laudo médico, caso seja pessoa com deficiência (PCD). Clique em Leia Mais, abaixo, e confira as vagas disponíveis, segundo o SineBahia.

Leia Mais

Vagas de emprego e de estágio são oferecidas em Itabuna e em Ilhéus
Tempo de leitura: 4 minutos

Ilhéus e Itabuna têm oferta total de 68 vagas de emprego e de estágio para esta quarta-feira (9) nas unidades do SineBahia. São vagas para todos os níveis de escolaridade.

Os interessados devem procurar o SineBahia. Em Itabuna, o serviço funciona no piso superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Já em Ilhéus, fica próximo à Praça Cairu, no Centro.

O atendimento vai das 7h às 16h. Na parte da manhã, não é preciso agendar o atendimento. É necessário apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade (RG), comprovantes de residência e de escolaridade, além de vacinação em dia, e o CPF. Clique no Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores da região do Maria Matos e de Ferradas fizeram novo protesto, na manhã desta terça-feira (8), bloqueando a passagem de veículos no trecho Itabuna-Ibicaraí da BR-415.

Parte dos manifestantes cobra o pagamento do Auxílio Recomeço, de R$ 3 mil, criado pela Prefeitura de Itabuna para famílias atingidas pela enchente de dezembro, além do pagamento do Aluguel Social.

Há cerca de 20 dias, o prefeito Augusto Castro havia prometido a inclusão de mais famílias. Apesar do aceno, o governo vem tratando as manifestações como ação político-partidária de “infiltrados”.

Chamas destróem ônibus na Rodovia Ilhéus-Itabuna || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um ônibus de uma empresa de turismo pegou fogo, na manhã desta terça-feira (8), em frente à sede da Companhia Independente de Policiamento Tático da PM (Rondesp) e próximo à sede regional da Ceplac, na Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415). O veículo seguia em direção a Itabuna, quando começou um princípio de incêndio na parte traseira.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar as chamas. O trânsito ficou lento na região e policiais fazem o controle do tráfego. Ainda não há informações de feridos nem sobre as causas do incêndio, mas suspeita-se que tenha sido causado por pane elétrica.

Confira vídeo de internauta.

Grandes nomes regionais da música se apresentarão na Praça de Alimentação do Shopping hoje (8)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá terá programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A data será marcada pela live Pink Day, às 18h30min, no instagram do shopping (@shoppingjequitiba). A live terá uma hora e meia de duração, com a participação das lojas O Boticário, Detalhes, Imaginarium e Natura, com promoções em vários produtos e sorteio de brindes.

Durante todo o dia 8, numa parceria com a rádio Boa FM, haverá shows na Praça de Alimentação, com as presenças de Kocó do Lordão, Ari PB, Gian Girotto, Cristiano Pires e Cris Mel. Um dia de muita música para celebrar a data em ambiente seguro e aconchegante.

“Estamos prestando uma justa homenagem às mulheres que, com talento, determinação, sensibilidade, são capazes de tornar o mundo melhor”, afirma superintendente do Shopping Jequitibá, Vera Lúcia Guimarães. Mais informações em www.shoppingjequitiba.com.br

Buriti inaugura primeira loja de materiais de construção em shopping center no Nordeste
Tempo de leitura: < 1 minuto

Das maiores referências em materiais para reforma e construção no sul da Bahia, as Lojas Buriti completam 25 anos de fundação em 2022. O grupo possui lojas em Itabuna, Ilhéus e Itacaré, no sul da Bahia, e Jequié, no sudoeste do estado.

– É motivador saber o quanto a marca cresceu ao longo dos anos e ver quantos sonhos de reforma e construção foram realizados através das nossas lojas – afirma Luiz Ribeiro, presidente das Lojas Buriti, explicando que a data está sendo comemorada com várias promoções.

A história da Buriti começou em 1993 em Ibicaraí, no sul da Bahia. Luiz Ribeiro deixou a profissão de bancário para apostar no comércio de materiais para construção, quando, junto com Claudia Melo, fundaram a primeira loja do grupo, a Destaque.

Já em 1997, nascia a marca Buriti, quando os empresários abriram a primeira loja na Avenida J.S. Pinheiro, em Itabuna. Já em 2003, a Buriti mudou para uma área central e que concentram as maiores lojas do setor em Itabuna, na Avenida Juracy Magalhães.

EXPANSÃO

Dez anos depois de inaugurada a loja itabunense, em 2007 a Buriti chegou a Ilhéus, com uma loja no Malhado. Nos últimos dois anos, o projeto de expansão resultou na abertura de filias em Itacaré e em Jequié.

A segunda loja em Itabuna foi aberta no segundo semestre do ano passado, sendo a primeira do Nordeste a funcionar em shopping center. A marca também é das pioneiras na venda de materiais para reforma e construção pela internet.

Tempo de leitura: 2 minutos

O Grupo Brasileiro anunciou, nesta segunda-feira (7), a criação da sua Universidade Corporativa. O projeto será tocado em parceria com o Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPED). Segundo a empresa, inicialmente os cursos serão voltados aos gestores das empresas do grupo nas áreas de administrativa, financeira, comercial, operacional, manutenção, marketing, gente & gestão e tecnologia da informação

As atividades internas da Universidade Corporativa, projeto da Diretoria de Desenvolvimento, sob a orientação da diretora Elaine Carletto, são coordenadas pelo núcleo Gente & Gestão (RH), baseado na sede regional do Grupo Brasileiro, em Itabuna, Sul da Bahia.

Os cursos disponibilizados na modalidade Educação a Distância (EaD), com carga horária entre 20 e 80 horas aula, podem ser acessados pela plataforma do iPED, e contam para o currículo e desempenho dos profissionais envolvidos.

GENTE & GESTÃO

Jaciara Santos, ao centro, coordena RH do Grupo Brasileiro

A coordenadora corporativa de Gente & Gestão, Jaciara Santos, explica que o programa da Universidade Corporativa pode ser realizado dentro do horário de trabalho e não tem caráter obrigatório. Nesta primeira fase, explica Jaciara, a universidade corporativa busca o desenvolvimento da equipe gestora vinculada às áreas administrativa, financeira, comercial, operacional, manutenção, marketing, gente & gestão e tecnologia da informação.

As universidades corporativas surgiram como solução para o alinhamento das iniciativas de treinamento com a estratégia da organização e de criação de vantagem competitiva, por meio de aprendizado permanente. A plataforma iPED oferece cerca de mil opções de cursos para a capacitação profissional, mas a trilha de cursos a ser seguida pelos colaboradores do Grupo Brasileiro é sugerida pela coordenação da Universidade Corporativa.

O Grupo Brasileiro envolve as empresas Cidade Sol, Cidade Real, Pauma, Brasileiro, Rota Transportes e Viametro. Todas possuem certificação de qualidade ISO 9001. O grupo gera total de 4.000 empregos diretos e indiretos e atua na Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Preço da gasolina dispara no sul da Bahia|| Foto Maurício Maron
Tempo de leitura: < 1 minuto

O consumidor do sul da Bahia foi surpreendido ao estacionar em um posto de combustível para abastecer neste sábado (5). Em Itabuna, em determinados estabelecimentos, o preço da gasolina comum passou de R$ 7,14, no dia anterior, para R$ 8,28 no sábado. Um reajuste de R$ 1,14 de uma só vez.

Colocar um litro de gasolina no veículo não está nada fácil também para os consumidores de municípios como Ilhéus, Itacaré, Camacan, Itajuípe, Coaraci, Itajuípe, no sul da Bahia, e Teixeira de Freitas, Eunápolis, Nova Viçosa, Mucuri e Porto Seguro, no extremo-sul do estado. Em média, o litro do combustível ficou R$ 0,80 mais caro nas últimas horas nessas localidades. Em Eunápolis, o litro da gasolina chega a custar R$ 8,80.

Em Ilhéus, o litro da gasolina é comercializado entre R$ 8,23 e R$ 8,37. Praticamente não existe diferença de preço entre a gasolina comum e a aditivada. Em cidades como Teixeira de Freitas e Porto Seguro o reajuste na gasolina varia entre R$ 0,50 e R$ 0,80 por litro.

REFINARIA PRIVATIZADA

A administradora da Refinaria Mataripe, que abastece os municípios baianos, alega que os preços dos produtos seguem critérios de mercado. Isso leva em consideração variáveis como custo do petróleo, frete e dólar. A Acelen, empresa que pertence a um grupo árabe, no final do ano passado adquiriu a refinaria da Petrobras na Bahia e passou a fazer o processamento e comercialização de combustíveis.

Na tentativa de evitar os constantes aumentos de preços, o Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia (Sindicombustíveis Bahia), entrou com uma representação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Argumenta que os preços na Bahia são maiores que os praticados pela Acelen em Alagoas, Maranhão e Amazonas.

Acidente grave na noite deste sábado em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um veículo descontrolado, que seguia no sentido Banco Raso, bateu em outro carro de passeio, subiu na calçada, derrubou um poste e capotou às margens do Rio Cachoeira, na Avenida Aziz Maron, nas imediações de uma rotatória, próximo ao Shopping Jequetibá.  O acidente ocorreu na noite deste sábado (5).  Havia dois ocupantes em cada veículo.

Não há informações sobre o estado de saúde dos ocupantes dos veículos nem sobre quem ou o quê causou o acidente.  Também não há notícia se o carro que subiu na calçada atropelou alguém. A calçada, que às margens do Rio Cachoeira, é muito utilizada pelos amantes da caminhada e corrida. O acidente atraiu centenas de curiosos para o local.

Bandidos furtam cabos da subestação elétrica da unidade de radioterapia do Manoel Novaes
Tempo de leitura: 2 minutos

Na madrugada desta sexta-feira (4), bandidos furtaram cabos subestação elétrica da unidade de radioterapia anexa ao Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, sul da Bahia. O furto obrigou a interrupção parcial do atendimento.

Segundo a Santa Casa de Itabuna, a fiação cortada conecta a rede de energia a um aparelho usado por dezenas de pessoas em tratamento contra o câncer. Parte do serviço continua comprometido.

De acordo com o diretor administrativo da Santa Casa, Wagner Alves, o prejuízo só não foi maior porque a segurança privada percebeu movimento estranho, dirigiu-se ao local e impediu a invasão da subestação, evitando que todo o fornecimento de energia fosse interrompido.

LADRÕES CORRERAM RISCO DE MORTE

Segundo diretor, ladrões poderiam ter recebido descarga de 13 mil volts

Wagner Alves alerta que, caso tivessem conseguido acessar a subestação da unidade, os criminosos, possivelmente, levariam descarga de mais de 13 mil volts e, dificilmente, resistiriam. Por causa do alto risco, o local só deve ser acessado por pessoas autorizadas.

A ação rápida da segurança não conseguiu impedir o furto dos fios da rede que abastece a sala do aparelho acelerador Elekta. As equipes de manutenção da Santa Casa de Itabuna trabalham na reposição da fiação e configuração do equipamento. O restabelecimento pleno do serviço só deve ocorrer na próxima semana.

A Polícia Militar foi acionada, fez buscas em regiões próximas, mas não conseguiu encontrar os criminosos. Um boletim de ocorrência será registrado e o furto investigado pela Polícia Civil.

Kocó é a atração especial da Quintaneja desta semana || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A quarta edição da Quintaneja do Casarão Cola na Manu, nesta quinta-feira (3), trará um convidado especial. Kocó, vocalista e líder da Banda Lordão, garantiu participação na quinta-feira mais animada do interior da Bahia, hoje, a partir das 22h.

Quem vai abrir a noite será o DJ Neto Nogueira. Gabriel K sobe ao palco do Casarão logo na sequência. “A expectativa é de mais uma edição de sucesso. Com esse convidado especial, já sei que será [uma noite] inesquecível”, afirma Gabriel K, que é uma espécie de atração-âncora das quintanejas do Casarão.

Para a empresária e promotora de eventos Manu Berbert, que comanda a Quintaneja, a expectativa é de noite com surpresas para o público. “Sem dúvidas, é casa cheia, muita música e gente feliz”, afirma Manu, já antecipando que Kocó vai lançar uma novidade hoje.

INGRESSOS

A festa começa às 22h, no Casarão Cola na Manu, na Avenida J.S. Pinheiro, 2120, ao lado do Sest-Senat, em Itabuna. O ingresso custa R$ 20,00 para homem. Mulheres pagam R$ 15,00, mas a entrada será gratuita se chegar até as 23h.

As sextas-feiras na sede do Agora eram regadas a informação e bom papo nas recepções de Adervan
Tempo de leitura: 3 minutos

 

A depender da amplitude do evento, o eficiente fotógrafo Waldyr Gomes se tornava um competente churrasqueiro; o editor que vos fala, um chef a elaborar um pièce de résistance da culinária brasileira; sem falar nos préstimos de José Nazal com sua festejada culinária árabe, diretamente de Ilhéus.

 

Walmir Rosário 

Se Deus não o tivesse requisitado para que ficasse ao seu lado, o jornalista José Adervan de Oliveira completaria – fisicamente – nesta quinta-feira (3 de março de 2022) 80 anos de idade. Sua ausência nos deixa saudades dos encontros, embora continue pra sempre em nossos corações, com sua calma, sempre em busca de um norte para o sul da Bahia, como deixou escrito nos textos da Coluna Livre, no jornal Agora.

Neste seu aniversário estariam presentes amigos tantos, parentes, admiradores de sua perseverança e do seu espírito conciliador. Uma comemoração não seria bastante para receber o abraço de tantos, que seria necessário preestabelecer um roteiro: em casa, na quinta-feira, parentes e amigos mais chegados; na sexta-feira, no jornal Agora, todos, sem distinção, como recomendaria o ritual.

E garanto que os 80 anos seriam comemorados em alto estilo, como todas as festas que promovia. Como esquecer o corre-corre do fechamento das sextas-feiras, jornal mais “gordo” com os cadernos do fim de semana e a atenção que dispensávamos aos convidados? Como um bom grapiúna que teve a felicidade de nascer em Boquim, Sergipe, era um grande anfitrião.

A depender da amplitude do evento, o eficiente fotógrafo Waldyr Gomes se tornava um competente churrasqueiro; o editor que vos fala, um chef a elaborar um pièce de résistance da culinária brasileira; sem falar nos préstimos de José Nazal com sua festejada culinária árabe, diretamente de Ilhéus. Pratos fartamente regados com as melhores cachaças baianas e mineiras, além de uma variedade de whiskys, escoceses, claro.

Aos poucos, chegavam em turmas os convidados. O pessoal chegava, se integrava ao bate-papo, bebia, comia e iam embora, também em turmas. Por fim, o pessoal que o ajudaria a fechar as portas e fazer companhia na passada pelo Alto Beco do Fuxico e Kati-Kero, no Pontalzinho, com Juvenal e Tonet. No período, assistíamos aos telefonemas de ministros, governador, secretários estaduais, prefeitos e amigos ausentes.

E o ritual das sextas-feiras era sagrado, com mudanças apenas de intensidade. Nesse meio tempo, quando aparecia uma figura de destaque na política ou economia, concedia uma entrevista durante o ágape, sem a menor cerimônia. Essas mal traçadas linhas nos dá uma visão da importância do jornal Agora como meio de comunicação regional, linha traçada pelo mestre José Adervan.

Mesmo com as mudanças na economia e na tecnologia de comunicação, o jornal Agora continuou com seu prestígio junto aos leitores, apesar da diminuição no número de cadernos e páginas. Com a morte de José Adervan, em 12 de fevereiro de 2017, o Agora continuou circulando por algum tempo, mas não resistiu e encerrou suas atividades, deixando quase muda Itabuna e região.

O jornal Agora teve sua edição circulando em 28 de julho de 1981, por obra e graças de José Adervan e Ramiro Aquino, jornalistas e bancários (Banco do Brasil). Durante todo esse tempo ofereceu aos leitores não apenas notícias, mas a participação efetiva de um consagrado meio de comunicação nos problemas regionais. Em 1° de janeiro de 2003 o Agora deixa de ter circulação semanal e passa a ser diário, incrementando sua participação no mercado.

O Agora era a cara de Adervan. Democrático, informativo, opinativo e com fôlego suficiente para fomentar e participar de todas as campanhas institucionais da região cacaueira. Nesses cinco anos de ausência de Adervan, está mais que provado que a região cacaueira – não só os leitores – perdeu um bastião, reconhecido ponta de lança em todas as lutas regionais.

Esta quinta-feira (3 de março) é dia de lembrança, de comemoração pelo legado deixado por José Adervan, como bancário, jornalista, empresário, economista, professor universitário, visionário. Os tempos mudam, as pessoas passam, a obra fica e passarão por análises permanentes, com destaque para as boas e recomendações de esquecimento para as sem relevância.

Como diz a canção: Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Foi como agiu Adervan.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Manuela Weberling faleceu aos 38 anos, vítima de infarto || Foto Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

O corpo da servidora municipal Manuela Weberling Carvalho, de 38 anos, será sepultado na manhã desta quarta-feira (2), no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. “Manu”, que trabalhava na Ouvidoria da Câmara de Vereadores, sofreu infarto, na noite da última segunda-feira (28).

Os profissionais da Câmara dizem que guardarão na lembrança a imagem da profissional “de sorriso largo, olhar atento e postura elegante, atuava na Ouvidoria da Casa – setor por meio do qual a população pode levar demandas à apreciação dos edis”. Ela nasceu em Teófilo Ottoni (MG) e veio para Itabuna aos 3 anos de idade, com a família.

“Era uma menina fantástica, bonita, alegre, inteligente, doce e atenciosa com todos ao seu redor. Era muito dedicada; sempre que tinha um objetivo, ela seguia até o fim. Sua sabedoria ajudava todo mundo, motivando e desejando tudo de melhor para as pessoas que amava. Uma filha, irmã, sobrinha, prima e amiga muito querida, que buscava dar conselhos e se manter disposta a amparar quem precisasse. Manu era um ser de luz que estará sempre em nossos corações, acompanhada de ótimas lembranças, eternamente a nossa princesa!”, afirmou a tia Marilene Ferreira da Luz Alencar.

Com tais palavras, ela expressou o sentimento compartilhado pelo pai de Manuela, Manoel Carvalho Filho; pela mãe, Ivone Maria Weberling Carvalho, e pela irmã, Andrea Weberling Carvalho. Ela, inclusive, mora no Canadá e veio ontem para despedir-se da irmã, ao lado da família.

Da mesma forma, amigos e colegas da Câmara destacaram a alegria de ter convivido com Manu. Entre tantas características marcantes, o amor pela leitura, pela diversão, sensibilidade, preocupação e respeito com o próximo. “Era muito inteligente e percebia o outro sem julgar ou conceituar, apenas nos aceitava como éramos”, diz uma das mensagens.

VELÓRIO

O corpo de Manuela está sendo velado no SAF, até as 10h desta quarta-feira (02). O corpo será sepultado logo após, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna, segundo a assessoria da Câmara.

Ufsb abre inscrições em processo seletivo para colégios universitários|| Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb) publica, no próximo dia 11, o edital do processo seletivo da Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (Rede CUNI). As inscrições devem ocorrer entre os dias 8 e 17 de abril. As aulas para essas novas turmas se iniciarão no dia 27 de junho, data de abertura do quadrimestre letivo 2022.2 conforme o Calendário Acadêmico.

A previsão é de 440 vagas para as modalidades de ampla concorrência e ações afirmativas para estudantes oriundos de escolas públicas. No sul da Bahia, as vagas são para o campus da Ufsb e nos colégios universitários: Colégio Estadual Dona Amélia Amado (Itabuna) Colégio Estadual Estado do Ceará (Ilhéus), Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães(Ibicaraí), e Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão (Coaraci).

No extremo-sul do estado, as vagas são para o Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa (Teixeira de Freitas), Complexo Integrado de Educação de Itamaraju (Itamaraju), Colégio Estadual Eraldo Tinoco (Posto da Mata), Complexo Integrado de Educação Pedro Álvares Cabral (Porto Seguro) e Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa (Santa Cruz Cabrália), além dos campi de Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

CONVÊNIO COM O GOVERNO DO ESTADO

A Rede CUNI é composta por diversos espaços integrados, estabelecidos mediante convênio entre a Ufsb e o Governo do Estado da Bahia, em que um educandário de ensino médio da rede pública estadual abriga uma estrutura da universidade. Isso permite que os estudantes de um colégio universitário cursem o primeiro ano da graduação, a Área Básica de Ingresso (ABI) na própria escola, sem custos adicionais.

A partir do segundo ano, os estudantes podem prosseguir os estudos já na estrutura própria da Ufsb, conforme o campus ao qual cada colégio universitário esteja vinculado. A oferta de cursos da Rede CUNI, compreende licenciaturas interdisciplinares nas áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Sociais e Humanas e suas tecnologias; Artes e suas tecnologias; Linguagens e códigos e suas tecnologias; Matemática e Computação e suas tecnologias.