Iniciativa beneficiou as associações Padre Paulo Tonucci e Floresceu
Tempo de leitura: < 1 minuto

O 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) arrecadou e doou 400 quilos de alimentos às associações solidárias Padre Paulo Tonucci e Floresceu, ambas de Itabuna, no sul da Bahia. Os donativos foram recolhidos durante a primeira corrida de rua organizada pelo Batalhão, no último domingo (28), e o material foi entregue ontem (30) às instituições beneficiadas.

O tenente-coronel Sandro Crispim Ferreira, comandante do 15º Batalhão, explica que, durante a corrida e a entrega dos alimentos, foram adotadas todas as medidas de segurança contra a disseminação da covid-19.

O oficial também enfatizou a importância das duas associações para a sociedade grapiúna. “Essas organizações possuem um papel muito importante na cidade, pois atendem famílias cadastradas que vivem em situação de vulnerabilidade social”.

Raimundo Costa, o Palhaço Cocada, faleceu nesta quarta-feira (1º)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O artista Raimundo Oliveira Costa, mais conhecido como Palhaço Cocada, faleceu na manhã desta quarta-feira (1º), no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. Aos 58 anos, ele passava por tratamento contra um tumor no cérebro, mas não resistiu.

Morador do bairro Santo Antônio, Raimundo estava internado desde o último dia 24. Em agosto passado, uma campanha arrecadou doações para as despesas médicas do artista. Com 36 anos de carreira, Cocada marcou seu nome na história da cultura popular itabunense.

O prefeito Augusto Castro (PSD) divulgou moção de pesar pelo falecimento de Raimundo Costa. “Figura simples, humilde e engraçada, o Palhaço Cocada irradiava alegria por onde passava”, escreveu o mandatário. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.

Sivaldo diz que PPA está "ajustado e redimensionado"
Tempo de leitura: < 1 minuto

Fonte dos objetivos governamentais para o médio prazo, o texto do Plano Plurianual de Itabuna (PPA 2022-25) sofreu mais de 90 intervenções nas comissões técnicas da Câmara, atingindo principalmente os indicadores e ações do Plano. “Além de muitos ajustes, as emendas trouxeram ações novas que redimensionaram o planejamento municipal para o próximo quadriênio” destacou o relator Sivaldo Reis (PL).

O relatório de Sivaldo foi lido na reunião da segunda-feira (29), nas comissões de Legislação e Finanças. O parecer conjunto chegará ao Plenário com emendas da vereadora Wilmaci (PCdoB), da Mesa Diretora, e dos vereadores Erasmo Ávila (PSD), Manoel Porfírio (PT), Marcelo Souza (Cidadania), Ronaldão (PL) e do próprio relator. O Governo inseriu no PPA a gestão associada de obras e serviços mirando consórcios públicos.

As emendas parlamentares ao PPA itabunense incluíram ações como a implantação de planos de cargos para servidores, oferta de cursos profissionalizantes para jovens, implementação do sistema cicloviário, realização de competições esportivas (incluindo o futebol feminino) e priorização de saneamento básico em bairros periféricos. A emenda da Mesa redimensionou todo o PPA da Casa.

O casal Victor e Leomara dá vida à dupla Pirulito e Paçoca
Tempo de leitura: < 1 minuto

O videoclipe da música “Parabéns” vai ser lançado nesta quinta-feira (2º) no canal da dupla Pirulito e Paçoca no Youtube. Hoje (30), em conversa por telefone, o casal itabunense que dá vida aos dois palhaços, Victor e Leomara, falou ao PIMENTA sobre as expectativas para a estreia da música autoral nas telinhas.

Victor Roberto Santiago de Jesus tinha 5 anos de experiência como animador de festas quando Leomara Silva Oliveira criou Paçoca, em 2016. Desde então, trabalham juntos na linha de frente da animação de eventos, especialmente aniversários infantis.

A criançada também é o público-alvo das canções autorais dos palhaços: Hora de alegria, Piuí, A nave e Parabéns de Pirulito e Paçoca. Todas estão disponíveis nos serviços de streaming, a exemplo do Spotfy, além do Instagram. O Tik Tok é a rede social onde o casal tem mais seguidores, 12.300.

Pirulito e Paçoca também se aventuram num programa de humor no Youtube, como no episódio em que a dupla visitou um parque de diversões em Itabuna. Confira.

PRÉ-LANÇAMENTO PARA CONVIDADOS

O pré-lançamento do videoclipe será às 19h desta quarta-feira (1º), no espaço Belas Eventos, localizado na Avenida Juracy Magalhães. Segundo Leomara, o evento exclusivo para convidados foi uma forma de agradecer às pessoas que apoiam e patrocinam o trabalho da dupla.

O reconhecimento do público comove Victor. “As mães têm o prazer de gravar as crianças nos assistindo no Youtube e dançando, e depois nos mandam. Isso é muito gratificante”, disse.

Para Leomara, a produção audiovisual na internet também é uma maneira de levar alegria às crianças e às famílias de todo o mundo. “A gente quer poder passar para as pessoas a nossa arte de animação, de recreação, do palhaço, porque hoje a gente precisa muito de alegria e amor no mundo”.

Estação de captação é afetada e prejudica abastecimento de água
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) voltou a ter problemas nas estações de captação de água bruta em Rio do Braço e em Mutuns em decorrência da interrupção no fornecimento de energia por parte da Coelba. Na noite de sábado passado (27), mais uma pane comprometeu a programação do abastecimento de água em Itabuna.

Desde a última semana de outubro e praticamente em todas as semanas de novembro, houve quedas recorrentes de energia elétrica nas estações de captação da Emasa. Essas paradas se refletirão no abastecimento ao longo dos próximos 15 dias, já que a empresa trabalha com o sistema de manobras.

De acordo com o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, as interrupções têm sido um complicador para a distribuição de água na cidade. “Cada hora de falta de energia em nossas estações, causa atrasos no sistema de abastecimento de até quatro horas. Isto termina gerando um efeito dominó, prejudicando todo cronograma de manobras”, afirma.

Mesmo diante do ocorrido no final de semana, João Bitencourt acredita que a Emasa conseguirá abastecer os bairros Sarinha Alcântara, Vila Anália, São Caetano e parte baixa do Guedes Pinho nesta segunda (29). Nesta terça-feira (30), Vila das Dores (Canecos) e parte alta do Loteamento Vitória Loup Soares devem ser abastecidos.

BANCO RASO

No Bairro Banco Raso, no final da manhã de hoje (29), operários da Emasa localizaram um vazamento não aparente na Rua Getúlio Vargas. A rede de 60 milímetros foi substituída e até as primeiras horas da manhã desta terça-feira todo abastecimento do bairro estará normalizado, segundo a Emasa.

Homenagens a Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conceição, começam nesta segunda-feira
Tempo de leitura: 2 minutos

Com o tema Maria Imaculada, Somos Todos Irmãos, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Itabuna, abre nesta segunda-feira (29) o novenário da padroeira do bairro. Nesta primeira noite dedicada às comunidades, o convidado é o Padre Thiago Teixeira, de Jequié, que abordará o subtema Deus se Faz Próximo. Haverá a coroação da Imaculada, a partir das 18h, seguida da Santa Missa.

Os grupos Crescendo com Cristo e Caminhando com Cristo são os responsáveis da primeira noite e as paróquias Santa Rita de Cássia, Senhor do Bonfim, São Pedro e São Judas Tadeu são as convidadas.

Padre Adriano Fernandes lembra que a celebração da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, é uma festa litúrgica da igreja católica, mas até lá há uma longa caminhada. “São nove dias de orações, cânticos, louvores, pregação e missas, além de quermesse, numa festa cristã bonita e participativa”, destaca o padre.

Por isso, ele faz o convite para que as comunidades participem da programação, que tem o subtema Deus se Faz Irmão, na segunda noite. Os responsáveis são as pastorais do Dízimo e do Batismo. A Paroquia São Judas, comerciantes do bairro e devotos de Santo Antônio são os convidados.

A terceira noite (1º de dezembro) é dedicada às crianças. São convidadas as paróquias Santa Inês e Nossa Senhora Aparecida, tendo como responsáveis a Pastoral da Catequese e o Grupo do Santo Ofício, que debaterão o subtema Ser Irmão é se Fazer Próximo.

Leia Mais

Temporal causa destruição em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

A Diretoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Itabuna divulgou, na noite deste domingo (28), o relatório sobre o temporal que atingiu a cidade no sábado (27). Em menos de quatro horas, na noite de ontem, choveu 42 milímetros, e ainda houve registro de rajadas de vento fortes, o que levou a uma série de quedas de galhos e árvores na cidade.

Foram registradas 10 ocorrências. Mas em nenhuma houve feridos, apesar de uma casa e um veículo terem sido atingidos. Sobre a casa, a família foi removida para residência de parentes. O veículo não sofreu danos.

Temporal derrubou árvores em vários pontos da cidade

Na noite de sábado, foram registrados ainda três pontos de alagamentos, uma placa comercial  e  toldos que estavam instalados na Avenida Beira Rio foram arrancados, um telhado de uma casa no bairro Califórnia desabou, mas não houve danos físicos, apenas materiais. A Defesa Civil encaminhou a família para casa de parentes.

MAIS CHUVAS INTENSAS

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão de chuvas intensas em Itabuna até a segunda-feira  (29), com 90% de possibilidade de chuvas chegando a 30mm. O estado de alerta é “Laranja”.

As equipes da Superintendência de Serviços da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo foram acionadas. Na noite de sábado e manhã de domingo as equipes fizeram o trabalho de supressão de árvores e limpeza de vias. As famílias atingidas foram encaminhadas para acompanhamento pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps).

A Defesa Civil segue no monitoramento e pronta para atender pelo número 153, afirma a diretora Anne Reis.

 

Clique aqui para seguir o Pimenta no Instagram

 

Alecrim aborda as tendências de negócios e vendas na Era Conectada || Foto Maurício Maron
Tempo de leitura: 2 minutos

As estratégias de vendas na Era Conectada foram abordadas pelo especialista Fred Alecrim, nesta terça (23), em evento promovido pelo Sebrae em Itabuna. Fred abordou o tema GPS das Tendências dos Negócios – Como Vender na Era Conectada. O evento, no auditório do Palace Hotel, em Itabuna, mostrou exemplos inspiradores do varejo brasileiro e mundial.

“A primeira coisa que o empreendedor precisa é não esquecer que o básico continua sendo importante, por exemplo. Comprar bem, ter o que cliente quer, atender bem, conhecer o cliente e, a partir daí, ver quais são as principais tendências e inovações que podem ajudar a potencializar”, observa.

Ele ainda afirma que o comportamento digital segue a linha da revolução dos últimos dois anos. “São coisas que a gente já tem visto há dois anos, como o digital, vendas através do WhatsApp, pagamentos no PIX e outros. Tudo isso é importante e, a partir do básico bem feito, o empreendedor vai incorporando essas inovações para ajudar a não ficar parado no tempo e acompanhar a evolução do cliente, que mais digital e mais exigente ”, disse Fred Alecrim.

Para o empresário de Itabuna, Rogério Sbardelotto, dono da Bigodon, Cabelon e Boteco Gaúcho, treinamentos como este contribuem para manter a atualização dos negócios visando o crescimento. “A gente nunca sabe de tudo. É sempre bom ouvir sobre as novas tendências de mercado, as novas formas de trabalhar e de pensar, porque isso também nos dá uma segurança do que estamos no caminho certo e melhorar o que for preciso”, declarou.

Júlia Leite, companhia e proprietária da Lili Produtos da Terra, pontuou a ação como positiva também para a indústria. “Nós, da indústria, vemos como indispensável participar de ações como esta, porque o comércio está sempre evoluindo e, muitas vezes, a gente só foca na gestão e é indispensável desenvolver todas as partes da empresa. Aqui, conseguimos melhorar a criatividade, inovação e ainda fazer o network com outros colegas. É imensurável calcular os benefícios dessas ações ”, finalizou.

Daniela Borges (à esquerda) é eleita para presidência da OAB da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Daniela Borges, da chapa União pela Advocacia, venceu a eleição à presidência da seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA). Daniela se torna a primeira mulher eleita presidente da Ordem. A eleição ocorreu nesta quarta-feira (24), no Centro de Convenções, em Salvador, e em 42 endereços distribuídos nas 36 subseções do interior do estado.

Apesar a apuração ainda não ter sido concluída, o resultado não pode mais ser revertido. Até o momento (22h28min), Daniela tem com 4.827 votos, 46,4% dos votos válidos, seguida de Ana Patrícia Dantas Leão (chapa OAB de Coração), com 3.933 votos; Dinailton Oliveira (OAB pra Valer); com 514 votos; e Ricardo Nogueira (Liberta OAB), com 357 votos. Nulos e brancos somam 771 votos.

A nova diretoria tomará posse em janeiro de 2022 para comandar a OAB-BA pelos próximos três anos. Ao lado de Daniela, outra mulher assumirá a vice-presidência da Seccional, a advogada Christianne Gurgel. Também compõem a diretoria Esmeralda Oliveira, secretária-geral, Ubirajara Ávila, secretário-geral adjunto, e Hermes Hilarião, tesoureiro.

MOROU EM ITAPETINGA

Advogada tributarista há mais de 20 anos, Daniela é professora titular da UFBA e da Faculdade Baiana de Direito. Criada em Itapetinga, no sudoeste da Bahia, fez faculdade na UFMG, onde também cursou mestrado na área do Direito Tributário.

Na OAB da Bahia desde 2013, durante a primeira gestão de Luiz Viana foi conselheira seccional e diretora-tesoureira. Atualmente, preside a Comissão Nacional da Mulher advogada e é conselheira federal.

Passageiros só poderão embarcar com vacinação em dia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado anunciou, no final da tarde desta quarta-feira (24), que será exigido a comprovação de vacinação contra o novo coronavírus para uso do transporte intermunicipal na Bahia. A exigência, passa a valer a partir do dia 10 de dezembro, será publicada na edição do Diário Oficial do Estado deste quinta-feira (25).

O governador Rui Costa informou que as pessoas terão que apresentar o atestado de vacinação das duas doses, exceto as crianças, que ainda não estão no período de se vacinarem. “E para as pessoas que já estão na condição da dose de reforço, também será exigido a comprovação da terceira dose”, explicou o governador durante o anúncio.

O governador alertou ainda para o alto número de pessoas que, mesmo já tendo chegado a data, ainda não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. São quase 3 milhões de baianos com a segunda dose ou dose de reforço em atraso.

Para aumentar o número de baianos completamente imunizados contra a doença, o governador voltou a pedir o esforço de todos os municípios do estado. “A batalha ainda não foi vencida, o vírus continua circulando. Vamos fazer uma corrente do bem para salvar vidas, cuidar da saúde, cuidar das pessoas”, disse.

Há vagas para Itabuna e outras sete cidades|| Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia está com inscrições abertas para seleção de estagiários de nível superior que estejam cursando graduação nas instituições de ensino conveniadas. A inscrição pode ser feita até o dia 28 deste mês.

O processo prevê o preenchimento imediato de vagas e a formação de cadastro de reserva para preenchimento dos postos que forem sendo abertos no período de até dois anos. O estagiário do MPT terá direito a bolsa no valor de R$ 850, além de auxílio transporte de R$ 7 por dia de atividade.

O processo seletivo prevê o preenchimento de vagas para estudantes dos cursos de arquivologia, de comunicação social, direito e de engenharia civil e de segurança do trabalho. Existem vagas em Salvador para todos esses cursos.

As vagas para o curso de direito são para as unidades nos municípios de Barreiras, Eunápolis, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista e Feira de Santana. Para os estudantes de engenharia civil ou de segurança do trabalho, haverá concurso para formação de cadastro de reserva também em Feira de Santana.

A prova está prevista para o dia 5 de dezembro em horário e locais a serem posteriormente divulgados. A seleção dos estagiários é feita por processo seletivo de provas, que terão caráter eliminatório e classificatório. Outras informações podem ser obtidas no Edital Estágio.

Hospital de Base registra surto de covid-19 em enfermaria
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabuna reconheceu como “aumento inesperado” a quantidade de casos de covid-19 registrados no período de segunda-feira (23) para ontem (24), quando o número de pacientes em isolamento ou internados subiu de 69 para 140 (reveja aqui).

A SMS informa que “o município registrou um aumento na procura pela realização das testagens” e que os pacientes monitorados têm apresentado sintomas leves e estáveis.

“Nesse sentido, quanto mais testagens, mais registros de casos. Segundo a Vigilância Epidemiológica (VIEP), setor responsável pela apuração dos casos positivados de Covid-19, o aumento dos casos ativos é reflexo do aumento das testagens que vêm se intensificado”.

A recomendação à população é que esteja atenta ao número de casos ativos. A SMS também reforça a necessidade de vacinação – tomando todas as doses recomendadas – e medidas de prevenção e protocolos contra a covid-19 “durante a pandemia que ainda perdura”.

A Vigilância Epidemiológica informa que “seguirá acompanhando o quantitativo de novos casos por dia e aumento significativo em relação à média móvel da semana. Em caso de aumento constante dos casos ativos, a população será comunicada e medidas serão adotadas proporcionais a essa crescente.”

Nêgamanda avança em mais uma fase do "The Voice Brasil", da Rede Globo || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

A itabunense Nêgamanda superou o nervosismo inicial na noite de batalhas no The Voice Brasil desta terça-feira (23), para encantar os técnicos e avançar à próxima fase do reality da Rede Globo.

A cantora itabunense interpretou Mas que nada, de Jorge Ben Jor, em batalha com Milla Paz, que também avançou com o “peguei” do técnico Michel Teló.

Na apresentação, a cantora Iza rasgou elogios a Nêgamanda. “Você é um acontecimento. Eu te acho incrível. Sua voz é forte e suave na medida certa. Você é muito inteligente e elegante interpretando”, disse Iza, que observou o nervosismo inicial da candidata, vencido quando “foi soltando seu corpo”.

VOZES GIGANTES

Carlinhos Brown deveria decidir a vencedora da batalha. “Milla Paz e Nêgamanda têm por tradição a elegância vocal”, observou o técnico. A dupla compunha o time de Brown. Na hora de decidir… “Estou diante de pessoas gigantes”, reforçou. “Essa [escolha] foi difícil. “Esse é um programa onde as vozes são apresentadas ao público. Minha escolha, hoje, é Nêgamanda”.

Após o show da noite, Nêgamanda, a vencedora da batalha, fez os agradecimentos. “Muito emocionante estar aqui. Eu só quero agradecer a oportunidade mais uma vez. Vou me dedicar a ser um instrumento da música”, disse a itabunense. Confira um pouco mais da apresentação.

Shopping Jequitibá fará três dias de liquidações
Tempo de leitura: < 1 minuto

A tradicional Black Friday das lojas do Shopping Jequitibá, em Itabuna, será estendida em 2021, com três dias de promoções. A megaliquidação começará na próxima sexta (26) e só terminará no próximo domingo (28). A promessa é de produtos com até 70% de desconto.

De acordo com a direção do shopping, a Black Friday começará com a abertura das lojas um pouco mais cedo, às 8h de sexta-feira. As lojas ficarão abertas até as 23h no primeiro dia de promoções. No sábado e no domingo, as lojas abrem em horário normal.

A superintendente do Shopping Jequitibá, Vera Guimarães, fala de expectativa de vendas e enfatiza a ampliação de lojas e mix do centro de compras, lazer, entretenimento e serviços. “A expectativa para o Black Friday é muito grande por parte dos lojistas, já que com o avanço da vacinação, a movimentação vem crescendo e o shopping tem recebido novos empreendimentos que aumentam seu mix de produtos e de serviços, lazer e entretenimento”.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Shopping terá aferição digital de temperatura corporal nos dois acessos e exigirá uso de máscaras por parte de clientes, lojistas e funcionários. Outras medidas são a sinalização para o distanciamento social, instalação de totens e dispensers com álcool gel 70% em pontos de fácil alcance e ampliação dos procedimentos de desinfecção de superfícies frequentemente tocadas pelas mãos.

Casos ativos mais que dobram em 24h em Itabuna || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais que dobrou o número de casos ativos de covid-19 em Itabuna em apenas 24h, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Eram 69 pessoas infectadas pelo coronavírus em tratamento na segunda (22). Ao final da tarde de ontem (23), esse número saltou para 140.

Os números estão disponíveis no boletim diário divulgado pela SMS. A Secretaria também revela que foram registrados 71 novos pacientes infectados pelo vírus em Itabuna de segunda (22) para terça-feira (23). Eram 35.306 casos positivos na segunda. Ontem, o total passou para 35.377.

Desde o início da pandemia, o município mais populoso do sul da Bahia registrou 34.282 casos de pacientes recuperados da doença, porém 687 dos infectados morreram. Na terça, eram 8 os pacientes internados em UTI Covid-19 em Itabuna, com 15 leitos disponíveis. Dos leitos clínicos, para casos moderados, cinco  estavam ocupados e 13 disponíveis.