Carro-forte pegou fogo em frente ao Shopping Jequitibá, em Itabuna || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um carro-forte da empresa de valores Prosegur pegou fogo, no início da tarde desta terça-feira (23), na região central de Itabuna. O veículo apresentou problema em frente ao Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, Góes Calmon (Beira-Rio), quando começou o incêndio que destruiu a parte dianteira.

Sinistro provocou susto, mas vigilantes não ficaram feridos || Reprodução

O Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar as chamas. Apesar do susto, vigilantes saíram ilesos do incidente. Empresa nem Bombeiros ainda não divulgaram as causas do incêndio, mas suspeita-se que tenha sido provocado por pane elétrica.

AÇÃO RÁPIDA

O incêndio levou Corpo de Bombeiros e Polícia Militar a deflagrar uma ação rápida para isolamento da área e operação para transportar os valores do carro-forte para outro veículo da Prosegur. O trecho da avenida onde ocorreu o sinistro está entre os três com maior circulação de veículos de Itabuna.

Pancadinha relata projeto de Wilmaci (centro) que recebeu parecer favorável de Leone (dir.)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna poderá distribuir, gratuitamente, absorvente higiênico para a população de baixa renda, conforme projeto que tramita na Câmara de Vereadores. De acordo com o legislativo, 30% das mulheres itabunenses enfrentam dificuldades financeiras para a aquisição do item de higiene íntima.

Pelo projeto da vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB), a distribuição do absorvente a adolescentes e adultas será feito em unidades de saúde e escolas públicas da rede municipal. A matéria foi discutida na Comissão de Direitos das Mulheres da Casa.

A propositura (053/2021) inclui na Política de Saúde da Mulher um capítulo voltado para combate à pobreza menstrual. Na tarde desta segunda-feira (22), foi aprovado o relatório apresentado pelo vereador Fabrício Pancadinha (PMN). Como já tinho sido acatado parecer trazido por Dando Leone (PDT), a matéria segue para votação no Plenário Raymundo Lima.

“Desde já, quero agradecer aos colegas. É um projeto que considero de extrema relevância e, com muita alegria, creio que esta Casa irá aprovar de forma unânime. Nós precisamos instituir políticas para o público que não tem acesso ao mínimo. Esse é um debate novo, mas que repercute em toda a sociedade”, ressaltou a vereadora.

“Como o Plano Plurianual (PPA) também está sob apreciação no Legislativo, deverá ser incluída previsão para assegurar os recursos, de modo que a lei a ser aprovada não encontre entraves financeiros para ser cumprida”.

Moradores de Itabuna, Ilhéus, Ipiaú e Jequié ganham R$ 180 mil na Nota Premiada Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ipiaú é o município do sul da Bahia com maior número de ganhadores da campanha Nota Premiada Bahia de novembro. São três sortudos. Na lista dos contribuintes que vão embolsar o prêmio de R$ 10 mil cada um estão dois moradores de Itabuna, dois de Ilhéus e um de Ibirataia.

Outros municípios do interior da Bahia que tiveram ganhadores são Feira de Santana, com sete pessoas sorteadas; Alagoinhas (3), Simões Filho (2) e Lauro de Freitas (2). Com um ganhador estão Jequié, Brumado, Pojuca, Camaçari, Ribeira do Pombal, Dias D´Ávila, Paulo Afonso e Ruy Barbosa.

O município de Jeremoabo, no norte do estado, teve pela primeira vez uma ganhadora do sorteio da Nota Premiada Bahia e que ainda levou o maior prêmio da campanha de cidadania fiscal do Governo do Estado: R$ 100 mil. A acesse aqui a lista de ganhadores.

O resultado do sorteio de novembro da Nota Premiada saiu nesta segunda-feira (22), contemplando mais 90 pessoas com prêmios de R$ 10 mil cada uma. Desse total, 60 são moradores de Salvador e 31 do interior. A lista completa dos ganhadores pode ser consultada no site da campanha.

Eloína Machado é escolhida nova desembargadora do TRT 5 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A juíza Eloína Maria Barbosa Machado foi escolhida desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5-BA) da 5ª Região, nesta segunda-feira (22), em sessão do Pleno. A escolha da magistrada se deu por unanimidade do Colégio de Desembargadores.

Em janeiro deste ano, a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Itabuna havia sido convocada vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), desembargador Jeferson Muricy, no exercício da Presidência, para substituir no Gabinete da Desembargadora Maria Adna Aguiar do Nascimento. Agora, ela foi confirmada no cargo de desembargadora.

O processo será enviado para o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, e depois será enviado para o presidente da República, Jair Bolsonaro, que deverá chancelar a escolha do pleno do TRT5-BA.

A juíza Eloína Machado ingressou na magistratura em 1990, foi promovida em 1993 e por muito tempo como titular da 2ª Vara do Trabalho de Itabuna onde tem seu trabalho reconhecido pelos operadores do Direito. Além disso, liderou ações sociais importantes, como a Campanha Natal Solidário para Todos, que há 29 anos vinha sendo realizada para a arrecadação de alimentos e posterior distribuição a famílias carentes em diversos bairros.

FELICITAÇÕES

A ação social da campanha sempre contou com o apoio e participação das lojas maçônicas da cidade, ao lado dos clubes de serviço, como Lions e de Rotary Club, Ícone Áudio e Vídeo, Hospital Beira Rio, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), subseção Itabuna da OAB, UniFTC, Polícia Militar, Tiro de Guerra 06/007, Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Trifil e o Shopping Jequitibá. O prefeito Augusto Castro felicitou a magistrada pela escolha como nova desembargadora do TRT 5.

Obras de expansão beneficiam moradores do São Caetano e região do Pedro Jerônimo
Tempo de leitura: 2 minutos

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) concluiu, neste final de semana, as obras de implantação da rede de esgotamento sanitário no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, no Bairro São Caetano. Foram instalados 650 metros lineares de tubulação de 150 milímetros, 12 poços de visita (PVs) e 250 metros de ramais, ligando as residências e casas comerciais à nova rede, segundo a empresa.

O coordenador de Manutenção de Rede de Esgoto, Ailson José Sousa, afirma que a nova rede vai beneficiar moradores e comerciantes do prolongamento da Avenida Manoel Chaves e também quem reside nos bairros Pedro Jerônimo e Daniel Gomes na zona sudeste de Itabuna. “Com essa nova rede, as águas pluviais deixarão de se misturar ao esgoto, fato que acontecia constantemente no período chuvoso. Com a construção dessa rede, esse problema vai deixar de existir”, assegura.

Ainda de acordo com Ailson Sousa, além da ligação das residências e estabelecimentos comerciais à nova rede, um ponto de espera foi deixado nos terrenos existentes para entroncamento de futuros imóveis que venham a ser erguidos na extensão da Avenida Manoel Chaves. A expansão da rede de esgoto no prolongamento da avenida foi executada com recurso próprios da Emasa, integrando as obras estruturantes do governo Augusto Castro.

SANEAMENTO

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, ressalta que, mesmo diante da crise econômica por que passa o país, a empresa vem investindo na melhoria do saneamento da cidade. “Mesmo enfrentando um difícil momento econômico e ainda sob os efeitos da pandemia do Covid-19, a Emasa está alinhada com o desejo do prefeito Augusto Castro”, afirma.

“Realizamos a primeira etapa do saneamento do esgoto do canal do Bairro Santo Antônio, importante obra para aquela comunidade, agora concluímos a ampliação da rede de esgoto da Avenida Manoel Chaves e vamos continuar investindo na melhoria da rede de esgotamento de Itabuna”, comemora o presidente da Emasa.

Centro de Triagem de Materiais Recicláveis em Itabuna está em fase final de construção
Tempo de leitura: 2 minutos

O 22 de Novembro é o Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo. No sul da Bahia, em 2021 a data pode ser celebrada com um momento marcante na vida desses trabalhadores. Depois de 30 anos, a Prefeitura de Itabuna desativou o lixão onde dezenas de pessoas atuavam em situação degradante e passou a destinar os resíduos para a CVR Costa do Cacau, empresa localizada às margens da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), credenciada para atender as determinações do Plano Nacional de Saneamento.

A empresa, por meio de uma parceria com a Prefeitura, informa que ofereceu bolsas-auxilio financeiro durante seis meses para a famílias que trabalhavam no lixão. A CVR também apoiou todo o processo de transição para atuação na área de reciclagem, que incluiu a realização do 1º Seminário de Capacitação e Formação dos Catadores, e originou a criação da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna (AACRRI), que reúne cerca de 160 catadores.

CENTRO DE TRIAGEM

Com investimentos da CVR Costa do Cacau, está em fase final de implantação um Centro de Triagem de Materiais Recicláveis em Itabuna, com esteiras de separação, prensas e a utilização, por parte dos trabalhadores, de equipamentos de proteção individual (EPIs).

O presidente da Associação, Emerson Ferreira Santos, afirma que a expectativa é grande. E explica o motivo: “poderemos ter condições dignas de trabalho e sustentar nossa família”. Ele completa. “A CVR tem sido fundamental nesse processo, através da concessão de bolsas auxilio e na instalação do espaço de triagem de material”.

Além do Centro de Triagem, estão sendo implantados, também com a participação da CVR, oito ecopontos no centro e nos bairros de Itabuna, para a coleta de resíduos que serão processados pelos catadores. Cada ecoponto terá capacidade para armazenagem de 2.500 litros de resíduos

O gerente comercial da CVR Costa do Cacau, Maurício Ramos Sena afirma que “o foco da empresa é a conservação ambiental, com a destinação correta de resíduos. “Mas assumimos o compromisso de não desamparar as famílias que atuavam no lixão e, mais do que isso, oferecer a elas condições dignas para atuar na reciclagem, um setor com imenso potencial de crescimento e consequentemente de geração de emprego e renda”.

O Brasil produz cerca de 80 milhões de toneladas-ano de resíduos urbanos. Se o lixo não for separado corretamente, apenas 1% dele pode ser reciclado. Por outro lado, quando as pessoas separam o lixo em casa, a taxa de reaproveitamento passa de 70%.

Rafael Landim, Vinicius Landim, Luciane Silva e Lucas Pitta, sócios da Chocolatier
Tempo de leitura: 2 minutos

Viviane Cabral

Desfrutar de um bom café, acompanhado de um bolo, torta ou doce da mais alta qualidade, em um ambiente aconchegante, familiar e com preço justo. Essa é a proposta da doceria e cafeteria Chocolatier, que inaugura na próxima quarta-feira (24), em Itabuna, um novo conceito de experiência gastronômica, aliada ao bom atendimento, em um espaço com uma arquitetura moderna e contemporânea, inspirado nos cafés europeus.

A experiência bem sucedida dos jovens empresários Lucas Pitta, Vinicius Landin e Rafael Landin com os empreendimentos Ise Japonês e Angus no Shopping Jequitibá, em Itabuna, despertou o interesse em expandir os negócios na cidade, com a criação da Chocolatier. Os produtos ganham a expertise da chef de Cozinha Luciane Silva, que também é sócia do empreendimento e responsável pela elaboração do cardápio.

As tortas atendem aos paladares mais exigentes, com a utilização do chocolate belga, das frutas vermelhas, das nozes, até os doces tradicionais, com destaque para os famosos brigadeiros, beijinhos e charge (chocolate com amendoim). São servidos os cafés expresso, cappuccino, moca, com chocolate belga e latte. Já os salgados, os tradicionais – coxinha, empada e quiche, além do pão delícia recheado com parmesão, queijo reino e gorgonzola.

“A ideia é gerar uma experiência diferente e positiva ao nosso cliente. Pensando nisso, desenvolvemos nosso negócio focando em uma arquitetura moderna e convidativa, um bom atendimento, ambiente organizado, insumos de primeira qualidade e produtos exclusivos para que a visita dele seja inesquecível”, destacou Lucas ao explicar o propósito do empreendimento, que tem como visão “ser uma doceria de referência na Bahia, buscando, através de momentos doces da vida, a satisfação dos nossos clientes”.

“Vou propor a melhor experiência de vida para as pessoas que vem para Chocolatier porque tudo é feito com muito amor e carinho”, disse Luciane, especialista há mais de 20 anos no segmento de doces e salgados e, agora, empreendedora pela primeira vez.

NO CENTRO DE ITABUNA

O espaço fica localizado na Avenida do Cinquentenário, no centro, vizinho à tradicional sorveteria Danúbio Azul. O projeto leva a assinatura da arquiteta Fernanda Araújo, com o propósito de oferecer aos clientes uma verdadeira experiência sensorial dentro de um ambiente aconchegante. Para isso, foram aplicados conceitos artísticos dos períodos moderno e contemporâneo, inspirado nos famosos cafés europeus, com destaque para a estrutura utilizando detalhes na iluminação, na pintura e nas acomodações.

Acesso aos condomínios Jubiabá e Gabriela é recapeado || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde a tarde desta sexta-feira (19) e com a estiagem depois de 20 dias de chuvas intensas, a Prefeitura de Itabuna começou a recapear os acessos aos condomínios residenciais da zona oeste da cidade. Por determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo executa a requalificação do acesso aos condomínios Jubiabá e Gabriela, na região de Ferradas.

Segundo o superintendente Francisco de Sousa Lino Filho, a ordem é que também sejam atendidos os moradores do condomínio residencial São José, cujo acesso necessita de atenção por parte do poder público. “Estamos apenas no início desse programa emergencial. Por isso, pedimos paciência às pessoas residentes nos conjuntos habitacionais. A programação que fizemos acabou prejudicada pelo período chuvoso dos últimos dias”, afirmou.

Além dos trabalhos de requalificação dos acessos aos residenciais Jubiabá e Gabriela, a Superintendência de Serviços Públicos está com quatro equipes atuando na Operação Tapa Buracos, em todas as vias públicas da cidade. “O vai e vem da chuva tem atrapalhado o serviço de recuperação de avenidas, praças e ruas. Mas estamos aproveitando cada minuto de melhora no tempo para dar seguimento ao trabalho”, disse Sousa Lino.

ESTIAGEM

O superintendente acredita que, com a tendência de estiagem, o trabalho ganhe um ritmo maior e nas próximas semanas a população comece a ver a melhora nas vias. “Os institutos de meteorologia preveem o fim da frente fria em nossa região. Caso isso aconteça, em duas ou três semanas, boa parte das vias da cidade estarão recuperadas”, garantiu.

Ação é parte do Mutirão do Diabetes, em formato híbrido, que presta atendimento a 1,2 mil pacientes neste ano
Tempo de leitura: 2 minutos

Neste sábado (20), ocorre a segunda etapa do projeto Unidos pelo Diabetes em Ação. O evento, de diagnóstico e cuidados a pacientes que convivem com a doença, é promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes em parceria com o Hospital Beira Rio (HBR) e a Secretaria de Saúde de Itabuna.

Após a triagem feita com cerca de 1.200 pacientes, na primeira fase, nos dias 3 e 4 de novembro, os 152 portadores da doença identificados com retinoplastia acentuada ou pé diabético com sinais de gravidade serão atendidos por especialistas no HBR.

A subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, informou que agora esses pacientes farão exames laboratoriais de creatinina, glicemia, colesterol, além de retina e exame cardiológico. As pessoas atendidas também farão testes de proteinuria e microambuminúria, além de exames de fotocoagulação a laser.

O atendimento com oftalmologistas, cardiologistas e nefrologistas será presencial, atendendo a todos os protocolos de prevenção ao Covid-19 ,determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Não abrimos mão de cuidar das pessoas, mesmo em tempos de pandemia. Nossa missão é mostrar que é possível prevenir e controlar uma doença que atinge tantas pessoas no Brasil e no mundo e que pode ter seus impactos minimizados se identificada e tratada a tempo”, afirma o médico Rafael Andrade, coordenador da ONG Unidos pelo Diabetes e idealizador da ação itabunense, que em 202,1 foi replicado em 25 cidades brasileiras.

O médio Rafael Andrade é um dos participantes do projeto 24 Horas pelo Diabetes

24 HORAS PELO DIABETES

Rafael Andrade é um dos participantes e organizadores do projeto 24 Horas pelo Diabetes, promovido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Trata-se de uma grande ação online de mobilização multidisciplinar, que reunirá sociedades de especialidades, entidades de saúde e profissionais de diversas áreas.

A programação contará com reportagens, entrevistas, aulas e participações especiais, além de teleorientação com vários especialistas. A transmissão será realizada nos canais oficiais do CBO nas redes sociais.

Celsinho Geraldo trabalhou na prefeitura de Itabuna e na Câmara || Foto Arquivo Pessoal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O contador e ex-servidor municipal Celso Geraldo Filho, Celsinho, faleceu na madrugada desta sexta-feira (19), aos 55 anos. Celso estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, mas não resistiu a uma cirurgia cardíaca.

O contador trabalhou na Prefeitura de Itabuna, nas gestões de Geraldo Simões (PT) e Capitão Azevedo (PL), e também foi assessor parlamentar da Câmara de Vereadores na década passada. Celsinho lutava pela vida e fazia hemodiálise.

O corpo do contador está sendo velado no SAF, na Rua Juca Leão, em frente ao Grapiúna Tênis Clube. O enterro está previsto para as 16h desta sexta-feira.

O ex-prefeito Geraldo Simões lamentou a morte de Celsinho. “Deus acolha a alma de Celsinho e conforte a família e amigos”, escreveu Geraldo em redes sociais. A Câmara de Vereadores emitiu nota de pesar pela morte do contador. Celsinho deixa esposa e dois filhos.

Operação Tapa Buracos é retomada após leve estiagem em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

As equipes da Operação Tapa Buraco da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) retomaram a Operação Tapa Buraco em vias públicas que sofreram intervenção para reparos em redes de água ou esgoto.

Segundo o coordenador de Recuperação de Vias, Elânio de Oliveira, o avanço do serviço depende muito do tempo, uma vez que nas últimas seis semanas Itabuna e região vêm sendo castigadas por fortes chuvas. “As chuvas que estão caindo na cidade atrapalham o desenvolvimento do trabalho, caso o tempo melhore vamos intensificar as ações”, garante Oliveira.

Ainda de acordo com Elânio de Oliveira, hoje (18) os reparos nas vias em asfalto serão no centro da cidade e nos bairros Califórnia, Castália, Monte Líbano, Vila Anália e São Caetano.

No centro de Itabuna, a equipe de Tapa Buraco da Emasa vai atuar na Avenida Inácio Tosta Filho e nas travessas José Soares Pinheiro e Manoel Cerqueira Brandão. No Califórnia será recuperada a Rua Santa Rita; no Castália o serviço será na Rua Eliseu Pires Pedra.

Já no São Caetano serão contempladas as ruas São José, 25 de Dezembro, São Paulo, Castro Alves e Juarez Távora, além da Avenida Princesa Isabel. A Rua Independência, no Monte Líbano e a Rua Isabel, no Vila Anália, também terão os pisos recuperados.

Também está na programação de hoje a recuperação das calçadas localizadas na Rua Osvaldo Cruz, nº 18 A, no centro da cidade e Rua Bela Vista, frente às residências 409 e 425, no Bairro Zizo.

A equipe que atua na recuperação de pisos a paralelo atuou nas primeiras semanas de novembro, na melhora das ruas Nicodemos Barreto e Barão do Rio Branco, no centro; Rua Costa Rica, no Jorge Amado; Rua Paulo VI e Travessa São Vicente, no Fátima; Rua N, no Castália; Rua Joarez Távora, no São Caetano; Rua Santa Luzia, no Banco Raso e Rua Pedro Jorge, no Bairro São Pedro.

Prefeito Augusto Castro anuncia ampliação da frota de ônibus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro anunciou, hoje (17), a ampliação da frota emergencial do transporte urbano de Itabuna, que passará de 50 para 70 ônibus. O prefeito não informou se haverá mudanças no sistema de integração, alvo de queixa dos usuários. O sistema é operado em regime emergencial pela Atlântico. Antes da pandemia, o município contava com 96 ônibus.

– Itabuna viveu um verdadeiro caos no transporte público durante 11 meses. Logo quando assumi, a Prefeitura conseguiu restabelecer esse serviço. Mas, sabemos que ainda não é o ideal. Por esse motivo, solicitei à Secretaria de Transportes e Trânsito um estudo de viabilidade para ampliar a oferta de novas linhas – disse ele.

O prefeito ressaltou que o transporte público está sendo subsidiado pelo município, que tem uma das menores tarifas do estado (R$ 3,70). “É fato que a crise do transporte público ocorre em todo o Brasil. Mas, a Prefeitura está fazendo a sua parte para que novas linhas cheguem onde a população precisa”, acrescentou.

Colégio Batista seleciona bolsistas em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Colégio Batista de Itabuna (CBI) lançou edital para concessão de bolsas de estudo a estudantes de baixa renda. Serão concedidas 30 bolsas integrais e 40 bolsas parciais (50%) para o ano letivo de 2022 entre ensino fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano)

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem fazer a inscrição por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição à Bolsa de Estudo, que deve ser retirado na Secretaria do Colégio, na Rua Catucicaba, 221, bairro Conceição, em Itabuna, a partir desta terça (16).

Conforme o edital, o prazo de inscrição encerra-se em 7 de janeiro de 2022. A seleção dos bolsistas será de 24 a 26 de janeiro, quando será divulgada a relação dos nomes aprovados para receber a bolsa de estudos.

Gracileide Silva Guimarães Sousa, diretora do Colégio Batista de Itabuna, ressalta que a instituição de ensino cumpre o seu papel social e de responsabilidade com a educação inclusiva, inserida em seu Projeto Político Pedagógico. “Temos como objetivo com a concessão das bolsas de estudos, contribuir com o desenvolvimento da nossa sociedade, ajudando os estudantes de baixa renda a terem acesso a educação de qualidade”, reforça a educadora.

Itabunenses estão entre os que mais usam aplicativo Preço da Hora Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

Com 4,4 mil usuários, Itabuna ocupa a terceira colocação no ranking de municípios com usuários cadastrados no aplicativo Preço da Hora Bahia. A ferramenta permite ao consumidor baiano pesquisar preços de mais de 500 mil produtos comercializados em todo o estado com base nas informações das notas fiscais eletrônicas armazenadas na Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba).

Outro município do sul da Bahia no ranking é Ilhéus, com 2,2 mil usuários. No ranking, aparecem ainda Salvador, que lidera, com um total de 35,7 mil;  seguida de Feira de Santana (10,2 mil),  Camaçari (4,3 mil), Lauro de Freitas (4,1 mil), Vitória da Conquista (3,7 mil), Alagoinhas (3,2 mil), Teixeira de Freitas (2,6 mil), Barreiras (1,7 mil), Eunápolis (1,6 mil) e Juazeiro (1,5 mil).

O ranking traz ainda Santo Antônio de Jesus (1,4 mil), Porto Seguro (1,2 mil), Jequié (1,2 mil), Paulo Afonso (1,1 mil), Serrinha (890), Cruz das Almas (987), Simões Filho (910), Luís Eduardo Magalhães (901), Jacobina (627), Guanambi (607), Irecê (534), Jaguaquara (392) e Nova Viçosa (139).

LISTA DE COMPRAS

O aplicativo traz, entre outros recursos, a pesquisa de produtos pelos melhores preços, com os contatos das lojas e rotas para se chegar ao endereço desejado, a criação de listas personalizadas de compras, a seleção de lojas favoritas, o compartilhamento de preços nas redes sociais e até a denúncia de irregularidades praticadas pelos estabelecimentos.

O Secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, ressalta que acessar o Preço da Hora Bahia antes de sair às compras é um comportamento que deve ser difundido entre os consumidores baianos. “Os benefícios são inúmeros, principalmente em época com registro de alta de preços e inflação como a que estamos vivendo”.

Disponível para download na Apple Store e no Google Play Store, o app já foi baixado mais de 430 mil vezes desde o lançamento, em abril do ano passado. No monitoramento de usuários mensais, entretanto, a Sefaz-Ba busca aferir a real frequência de uso da ferramenta.

O número médio em outubro, 92,8 mil usuários, trouxe um ótimo crescimento com relação ao mês de setembro, 75,4 mil, e a média mensal para o ano também subiu, com 82,7 mil usuários. É possível fazer as pesquisas também pelo site precodahora.ba.gov.br.

Loja da Buriti será aberta ainda em novembro no Shopping Jequitibá
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Rede Buriti vai inaugurar, ainda em novembro, a segunda loja em Itabuna e a primeira do setor de materiais de construção do Nordeste do país em um shopping center. A nova loja vai funcionar no Shopping Jequitibá. Na loja, com 600m², terá show room de grandes marcas e mix de iluminação, tintas, metais, porcelanatos, pisos e louças.

“Será um novo conceito em materiais para construção, possibilitando uma grande experiência de compra para o cliente, que poderá comprar materiais para construção à noite, em horário estendido, e também aos finais de semana”, disse o empresário Luiz Ribeiro.

“A chegada da Buriti para o Shopping Jequitibá é muito importante para o nosso grupo, que torna o Jequitibá como um dos mais completos em mix de lojas da Bahia, superando Shoppings da capital”, destacou o diretor-presidente do Grupo Chaves e diretor-geral do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto.