Rota Transportes abre 16 vagas para motorista de ônibus em Ilhéus e Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Rota Transportes abriu 16 vagas de emprego para motorista de ônibus em Itabuna e em Ilhéus. Os interessados devem ter habilitação categoria D, experiência comprovada e curso de transporte de passageiros.

Jaciara Santos, da coordenação de RH e Qualidade da Rota, informou ao PIMENTA que, das vagas disponíveis, 10 são para Itabuna e 6 para a filial em Ilhéus. 

A inscrição no processo seletivo será presencial. Deverá ser feita na garagem da empresa, que em Itabuna fica na Avenida Amélia Amado. Já em Ilhéus, na Avenida Esperança, próximo ao terminal rodoviário, no próximo dia 17 de novembro, das 8h às 11h.  Há vaga para pessoa com deficiência. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3214-6834.

Evento reunirá atletas de regionais a partir de 18 de novembro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O beach tennis conquista cada vez mais adeptos em Itabuna. Pelo menos três locais são usados para a prática do esporte que está virando uma febre no país – AABB, Praça Hélio Lourenço (Beira Rio) e Cidadelle House (com 6 quadras). A novidade é que, de 18 a 21 de novembro, haverá uma competição aberta para reunir os praticantes.

O 1° Open Beach Tennis será realizado no condomínio Cidadelle House. Os interessados podem se inscrever até o dia 16, pelo aplicativo TennisUp. O evento é promovido pelo Grupo LP Cardoso, com corpo técnico  formado por “Andrezinho” e Vitória. “A nossa empresa costuma investir e patrocinar esportes. Nós, proprietários, somos atletas e, por isso, resolvemos incentivar esse esporte que está crescendo tão fortemente no Brasil e no mundo inteiro”, explicou Lícia Cardoso, CEO do grupo.

PROGRAMAÇÃO

Pela programação, no dia 18 haverá treinamento, ministrado por profissionais renomados, para quem nunca jogou ou quer melhorar no beach tennis, com turmas Infantil, Iniciante, Intermediária e Avançada. Os jogos serão disputados na noite do dia 19 e nos dias 20 e 21.

A dentista e professora universitária Vanessa Barreiros pratica Beach Tennis há seis meses e está entusiasmada para participar do evento. “Acredito que vai ser importante para estimular o Beach Tennis na cidade de Itabuna. Além disso,  vamos poder trocar experiências com outros praticantes. Estou com uma ótima expectativa pra esse evento pioneiro e convido as pessoas a participarem, quem já pratica e também quem quer aprender”.

Augusto diz que obra é marco para o sul da Bahia || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro disse que a construção da BA-649 será um marco para o sul da Bahia. As obras da rodovia que ligará Itabuna e Ilhéus pela margem direita do Rio Cachoeira começam no próximo dia 26 de novembro, segundo o governador Rui Costa.

O trecho de 18 quilômetros seria construído pelo governo federal, mas, com os atrasos observados desde a assinatura da ordem de serviço em outubro de 2017, Rui decidiu executá-lo com recursos estaduais.

Fala Augusto:

– A construção da BA-649 será um marco para as cidades de Itabuna, Ilhéus e toda região Sul do Estado. Parabenizamos o governador e desejamos sucesso nessa grande empreitada – disse Augusto.

Ainda segundo Castro, com a instalação do projeto intermodal que envolve a construção do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a nova rodovia vai contribuir como vetor de desenvolvimento.

– A BA-649 vai contribuir de forma significativa com os projetos desenvolvimentistas que nossa região está recebendo. Vamos aproveitar esse momento impar e fazer de Itabuna o polo logístico para auxiliar nesse processo tão esperado por todos nós”, ressaltou o prefeito.

Depois de muitas idas e vindas, o governador Rui Costa resolveu implantar a BA-649, com recursos próprios do Estado. A nova rodovia de 18 quilômetros será construída na margem direita do Rio Cachoeira, interligada a BR-415 (trecho federal) por quatro pontes. As obras foram licitadas por R$ 142,6 milhões e serão executadas pelo consórcio que reúne as empresas Paviservice e SVC Construções (reveja aqui).

Daniel e sua magrelinha em ação na trilha do Itariri, zona rural de Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

Daniel Santos, 40 anos, fez da bicicleta a companhia preferida para conciliar a prática de atividade física com os momentos de lazer. Entrou de vez no mundo do pedal em 2018, depois que conheceu grupos de ciclistas de Ilhéus. Empolgado com o esporte, criou o perfil Ciclo Sul Bahia no Instagram para compartilhar suas experiências com outros atletas amadores. Há pouco mais de um mês, estreou canal com o mesmo nome no Youtube, onde apresenta o programa Papo de Pedalamento, sempre às quintas-feiras, às 20h.

“Eu já tinha um canal no Youtube, mas não movimentava, até que resolvi convidar amigos e conhecidos para participarem contando suas histórias”, explica ao PIMENTA o engenheiro de sistemas de 40 anos, que também passou a cobrir eventos de ciclismo no sul do estado.

Além de Ilhéus, Daniel e os amigos costumam fazer percursos em cidades vizinhas, a exemplo de Itabuna, Buerarema e Arataca. Também já fizeram trilhas fora da região sul do estado, em Itambé, no sudoeste baiano.

Daniel no momento de descanso após a trilha para o Rio do Engenho

A zona rural da Princesinha do Sul oferece condições ideais para a prática do mountain bike, explica Daniel, citando as trilhas de Sambaituba, Rio do Engenho, Coutos e Itariri.

Perguntado sobre a evolução da zona urbana de Ilhéus para a prática do esporte, o ciclista disse que a cidade melhorou muito nos últimos anos e hoje, em uma escala de 0 a 10, merece nota 7. O que ainda falta melhorar? “Maior participação da sociedade nas decisões do poder público sobre a organização do trânsito”, respondeu.

SAC Móvel atenderá população de Itabuna de 9 a 18 de novembro || Foto Alberto Coutinho/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir de amanhã (9), o SAC Móvel atenderá a população de Itabuna em um caminhão no estacionamento da Câmara de Vereadores, na Avenida Mário Padre, no Góes Calmon (Beira-Rio), das 8h às 17h. Outra carreta atenderá moradores de Paratinga.

Os serviços disponíveis são RG, CPF e Antecedentes Criminais, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). O atendimento vai até o dia 18 nos dois municípios, de segunda a sexta-feira.

O atendimento no SAC Móvel é feito por ordem de chegada, com a distribuição de 200 senhas para RG por dia. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Shopping terá
Tempo de leitura: < 1 minuto

Sábado de aplicação de segunda e de terceira doses de vacina contra o Covid-19 em Itabuna. A “repescagem” ocorrerá neste sábado (6), das 14h às 19h, no segundo piso (1º andar) do Shopping Jequitibá, e é válida para quem está com as doses atrasadas.

“É fundamental que todas as pessoas que estejam com o esquema vacinal em atraso para a segunda dose das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer completem a vacinação o quanto antes. Somente a primeira dose não é o suficiente para garantir a imunização”, alerta a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito.

A terceira dose com a vacina Pfizer é destinada ao público de 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde seis meses depois de tomada a segunda dose. A documentação necessária é Carteira de Identidade, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência, Carteira do Conselho Profissional, declaração da empresa ou crachá e cartão de vacina com registro vacinal.

ÍNDICE DE VACINADOS

Até quinta-feira (4), 81% da população de Itabuna, com idade a partir de 18 anos, foi imunizada com a primeira dose. Já com a segunda dose ou dose única, 56,2%, enquanto com a terceira dose ou dose de reforço, 4,6% da população, de acordo com o Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Colégio Batista de Itabuna (CBI) promove neste sábado (6), das 9h às 11h, o Dia D da Diversão. Serão oferecidas oficinas de culinária, pintura facial, escultura de balões e animações com brincadeiras.

Gratuita, a atividade é destinada a crianças de 3 a 10 anos. “Queremos oferecer um dia especial para os pais e crianças da nossa escola e de todos que queiram participar. Queremos que conheçam nossa escola”, diz o professor Tiago Nascimento, vice-diretor do CBI.

A atividade será na própria escola, na Rua Catucicaba, 221, Bairro Conceição, em Itabuna. “Nosso compromisso como instituição de ensino Além de oferecer uma educação de qualidade, acreditamos que as atividades lúdicas são importantes promotoras de aprendizagem”, afirma a diretora do Colégio Batista, Graça Guimarães.

Rafael Andrade, idealizador do Mutirão do Diabetes, iniciativa que se tornou referência mundial
Tempo de leitura: 2 minutos

Na noite desta quarta-feira (3) foi apresentado o projeto do Mutirão do Diabetes de Itabuna 2021, que, pela segunda vez, será em formato híbrido devido à pandemia. Há 17 anos, o Mutirão mobiliza colaboradores, moradores, médicos e instituições na prevenção e controle ao diabetes. Foram 15 edições que aconteceram no formato tradicional, inspirando mais de 25 municípios espalhados pelo Brasil a realizarem o evento.

O médico Rafael Andrade, presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do Mutirão, destacou que, assim como foi em 2020, o evento só atende mediante agendamento, que já foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde de Itabuna. “É importante porque diminui as filas, melhora os acessos e conseguimos rastrear as complicações com mais agilidade e com a pandemia ficamos restrito com essa ajuda, que tanto a nossa sociedade precisa”, disse o médico.

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o professor Alessandro Fernandes, que ressaltou a parceria entre a Universidade e a ONG Unidos pelo Diabetes. “A pandemia tem nos causado dores, mas a diabetes também. Então, não podemos negligenciar, o diabetes é uma ameaça à vida das pessoas e precisamos também combatê-lo. A Uesc sente orgulho de ser parceira nessa ação de grande alcance social”, disse o reitor.

Representando as entidades ligadas ao setor comercial e empresarial do município, Mauro Ribeiro, que é presidente da Associação Comercial de Itabuna (ACI) citou o sucesso do formato do mutirão, mesmo diante da pandemia. “É importante essa parceria, onde o comércio ‘se veste de azul’ durante esse mês inteiro, e estamos aqui para fortalecer isso”, pontuou.

Lívia Mendes ressalta parceria do município com os idealizadores do mutirão

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, falou sobre o trabalho que vem sendo feito ao longo desses 17 anos. “Esse apoio da Prefeitura de Itabuna só vem acrescentar, para que a gente possa coordenar melhor as ações, principalmente nesse tempo de pandemia, e ano que vem esperamos realizar um grande evento”, disse Lívia.

Todos os atendimentos do mutirão já foram agendados previamente via Secretaria de Saúde de Itabuna e não haverá atendimento no local. O projeto da ONG Unidos Pelo Diabetes não abre mão de cuidar das pessoas, mesmo em tempos difíceis. A missão é mostrar que é possível prevenir e controlar um problema que atinge tantas pessoas pelo Brasil e pelo mundo

Chove forte desde a manhã desta quinta-feira (4) em Itabuna || Foto Daniel Thame
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, de chuvas intensas, para esta quinta-feira (4) em Itabuna.

Chove desde as primeiras horas da manhã. Por volta do meio-dia desta quinta, caiu chuva torrencial, alagando principais ruas do centro da cidade. 

Pode chover até 50 milímetros hoje, de acordo com a previsão da agência ClimaTempo, o que corresponde a 50 litros de água por metro quadrado.

Para atendimento a ocorrências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 153.

Serviços de saúde e beleza são oferecidos na Carreta Novo Sorriso do Sertão, em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os itabunenses terão acesso gratuito a serviços de saúde e beleza nesta quinta-feira (4), das 9h às 16h, no estacionamento da Câmara de Vereadores, na Avenida Mário Padre, na Beira-Rio, em uma ação do projeto Carreta Missionária Novo Sorriso do Sertão, da Convenção Batista Brasileira.

A Associação Batista Grapiunense (ABG) é a responsável pela iniciativa, que oferecerá os serviços numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, além de profissionais de saúde de cidades vizinhas e membros de igrejas cristãs Batistas.

De acordo com o pastor Paulo Henrique Nogueira, secretário-executivo da Associação Batista Grapiunense, ao todo devem ser prestados 190 atendimentos – 70 com médico urologista, 30 com clínico geral e 90 atendimentos odontológicos visando à prevenção do câncer de boca.

Também serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e cortes de cabelo. “Este era um sonho de nós Batistas: disponibilizar uma carreta com consultórios clínicos e odontológicos em reconhecimento às ofertas das igrejas dos 22 municípios de nossa região. Uma forma de devolver à sociedade um pouquinho daquilo que nós fazemos”, disse Paulo Henrique.

“Nossa carreta também é equipada para celebração de cultos. Assim, encerraremos nosso dia com um culto em agradecimento”, comentou o Pastor Paulo. Segundo ele, para o atendimento, pastores de várias igrejas Batistas da cidade distribuíram as senhas entre os membros da comunidade de fé. Mas, havendo senhas disponíveis, a comunidade em geral que comparecer será atendida”. A celebração de encerramento será às 17h.

Augusto determina retorno de servidores que estavam em home office || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: 2 minutos

Por meio de decreto, p prefeito Augusto Castro (PSD) determinou o retorno dos servidores municipais de Itabuna ao trabalho presencial. A medida vale tanto para a administração direta como pra a indireta e fundacional aos trabalhos presenciais. Os servidores, observa, devem estar atento aos protocolos sanitárias contra o coronavírus.

O decreto estipula que os servidores atualmente afastados, inclusive por comorbidades, deverão apresentar-se em seus locais de trabalho munidos de cópia do cartão de imunização comprovando o esquema vacinal de 1ª e 2ª doses contra o Covid-19.

“Os servidores que não aceitaram serem vacinados, cuja responsabilidade lhe será reputada, deverão retomar de igual modo aos seus respectivos setores de trabalho”, diz o documento, que também elenca elementos dos protocolos de retorno às aulas: uso obrigatório de máscara, álcool gel 70% nas áreas internas, higienização dos espaços físicos e mobiliários e das mãos com água e sabão líquido, aferição de temperatura e ventilação natural, por exemplo.

Fica definida a organização de entrada e saída dos locais de trabalho, com redução do fluxo de pessoas circulando ao mesmo tempo, a proibição de atividades educacionais, coletivas ou interativas, que possam incentivar a aproximação de pessoas, assim como grupos de trabalho. Além disso, devem ser estabelecidos horários diferenciais de atendimento à comunidade e escalas, dentre outras medidas.

Leia Mais

Conta de água poderá sofrer reajuste de mais de 15% em Itabuna || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) busca reajuste de 15,05% na tarifa de água e esgoto. O pedido de aumento foi enviado à Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Itabuna (Arsepi). De acordo com a presidência da empresa, o percentual representa as perdas inflacionárias acumuladas do período de abril de 2019, quando ocorreu o último reajuste, a setembro deste ano.

Segundo o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, a pandemia do novo coronavírus causou grande impacto na economia mundial, “não sendo diferente no Brasil”, que está tendo de enfrentar a volta da inflação e a alta do dólar. “O atual momento econômico tem obrigado a empresa buscar soluções para honrar compromissos e manter a qualidade dos serviços”, afirmou.

Ainda de acordo com Raymundo Mendes Filho, apesar de estudos determinarem índices maiores, a Emasa está pedindo apenas a reposição da inflação do período. “Tivemos aumento de insumos de mais de 40%, mudanças nas bandeiras tarifárias quase que dobraram o valor pago pela energia elétrica. Porém, diante do momento econômico, para não penalizar ainda mais o nosso cliente, estamos buscando apenas a reposição inflacionária”, explicou.

Para o diretor financeiro da Emasa, Ronaldo Simas, o ajustamento da tarifa busca manter a empresa operando dentro de princípios aceitáveis de qualidade e de eficiência. “Como a demanda pelo saneamento é crescente, a correção tarifária que pleiteamos preserva a capacidade de a Emasa de continuar honrando compromissos financeiros e fazer novos investimentos para atender às necessidades dos consumidores itabunenses”, disse Ronaldo Simas.

Mutirão do Diabetes ocorre em formato diferente por causa da pandemia
Tempo de leitura: 2 minutos

O Mutirão do Diabetes de Itabuna, que ocorre há 17 anos, será realizado pelo segundo ano com um formato modificado e protocolos de segurança devido á pandemia do Covid-19. As ações começam hoje (3) com a abertura do Novembro Azul, reunindo autoridades e lideranças empresariais de Itabuna, às 19h, no Hospital Beira Rio.

Hoje começa a Campanha Luz Azul, que vai iluminar espaços públicos e privados, além de residências, com a cor da campanha. Ainda ontem (2) à noite, operários faziam substituição de pontos da iluminação pública por lâmpadas da cor azul.

Nesta quinta e sexta-feiras (4 e 5) ocorre a primeira fase de atendimento, em uma escola municipal das 8h às 16h, com a avaliação de 1.200 pacientes diabéticos pré-triados pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio dos agentes comunitários de saúde, seguindo todos os protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial da Saúde.

De acordo com a organização do evento, haverá exames do pé e do fundo de olho por meio da retinografia digital e telemedicina com utilização de algoritmo de Inteligência Artificial como recurso de auxílio, triando os pacientes com retinopatia diabética grave ou pé diabético com sinais de gravidade para a 2ª fase, que ocorrerá no dia 20, para o atendimento dos casos graves triados na 1ª fase, das 8h às 16h, no Hospital Beira Rio, em frente à Praça Rio Cachoeira, no Góes Calmon.

Serão realizados exames laboratoriais de glicemia, creatinina, hemoglobina glicada, colesterol, proteinúria e microalbuminúria, além de exames de retina presenciais com oftalmologistas especialistas em retina, fotocoagulação a laser; avaliação cardiológica com cardiologistas, realizando eletrocardiograma e Ecocardiograma; exames com nefrologistas, e avaliação dos pacientes com lesões mais graves com angiologistas.

Já no dia 27, será o dia do Programa Especial Diabetes, na TV Cabrália/Record. No dia 29, fechando a programação, ocorre o Aulão Azul Fitness Digital. “Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, vamos oferecer atendimento as pessoas que necessitam de cuidados para ter mais qualidade de vida na convivência com o diabetes”, afirma o médico Rafael Andrade, presidente da ONG Unidos pelo Diabetes.

Tempo de leitura: 2 minutos

Após auditorias de qualidade dos processos, o Shopping Jequitibá manteve a certificação ISO 9001:2015 sem nenhuma não conformidade. A auditagem para revalidação da certificação foi feita por meio de requisitos como planejamento das atividades, definição de metas e implementação de planos de ação, além de relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores.

A direção do Shopping Jequitibá diz que a certificação ISO 9001:2015 serve para manter a qualidade e melhorar a gestão do shopping e aumentar a satisfação dos clientes, “assegurando a confiança de que o time de colaboradores é totalmente capacitado e treinado para entregar com excelência os serviços”.

Manoel Chaves Neto, diretor-presidente do Grupo Chaves e do Shopping Jequitibá, diz que a adoção do sistema de gestão certificada é uma decisão cultural e estratégica, amplamente apoiada e decisiva pelo comprometimento e a união de todos da equipe.

– A certificação, ISO 9001:2015 é resultado da união e da convergência do empreendedor com os lojistas e o nosso aguerrido time pela busca pela qualidade, visando sempre a satisfação dos nossos clientes – ressalta Neto.

Equipe comemora manutenção de certificação internacional ISO 9001:2015

O diretor ainda ressalta observa que o Shopping Jequitibá está em funcionamento atendendo a todos os protocolos sanitários de prevenção do covid-19. No período, o empreendimento também está ampliando mix com novas lojas. Ainda nesta semana, inaugura loja Hering, marcando retorno da marca ao centro de compras, lazer, entretenimento e e serviços, e da Usaflex.

Cavaletes e fitas foram usados para isolar área próxima a muro caindo aos pedaços
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na manhã desta sexta-feira (29), a Defesa Civil de Itabuna isolou área próxima ao muro de um imóvel localizado na Rua F, no Centro Comercial. Parte da estrutura está caindo aos pedaços, o que oferece risco a quem passa ou trabalha no local.

A diretora da Defesa Civil, Elciane Rodrigues Reis, afirma que as equipes atuam na prevenção, fiscalização e orientação das pessoas para que os riscos sejam evitados.

Conforme a gestora, o auxílio da sociedade é importante para a identificação de situações de risco à segurança das pessoas. Nesses casos, é possível telefonar para a Defesa Civil por meio do número 153.

TRAUMA RECENTE

Foi o desabamento de um muro que matou o pedreiro Fábio Guedes Leone, de 45 anos, e o filho dele, Guilherme Aurélio Leone dos Santos, 12, no último dia 16. O trauma foi ainda maior porque o muro em questão era o de uma escola municipal, a Marechal Castelo Branco, no bairro Califórnia.