Padre Acássio e comunidade católica celebram o Dia de São Judas Tadeu || Foto PSJT
Tempo de leitura: < 1 minuto

A chuvinha que caiu durante parte do dia deu uma trégua e centenas de católicos participaram dos festejos pelo Dia de São Judas Tadeu, em Itabuna, nesta quinta-feira (28).

Foi uma noite especial não apenas para os membros da paróquia e devotos. A procissão de São Judas Tadeu, o Santo das Causas Impossíveis, tornou-se a primeira da Diocese de Itabuna em quase 20 meses de pandemia da Covid-19.

Fiéis e devotos de São Judas Tadeu durante procissão nesta noite de quinta (28) || Foto PSJT

Com mais da metade da população itabunense imunizada com a segunda dose de vacina contra o coronavírus, os fiéis puderam seguir em procissão pelas principais ruas principais dos bairros Alto Maron e Alto Mirante.

A concelebração eucarística, presidida pelo pároco Acássio Alves, e a procissão encerraram os festejos em homenagem a São Judas Tadeu.

Chegada de Papai Noel foi acompanhada pela criançada || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por volta das 10h desta quinta-feira (28), o Papai Noel chegou ao Shopping Jequitibá para abrir a campanha de Natal 2021 do centro de compras, lazer, serviços e entretenimento do sul da Bahia.

O shopping itabunense anunciou que até o dia 24 de dezembro, o Bom Velhinho receberá crianças para fotos em um espaço encantado em frente à C&A.

As fotos ao lado de Papai Noel, segundo o shopping, serão acompanhadas por monitores seguindo todos os protocolos de segurança na prevenção a Covid 19, determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para acompanhar mais da chegada de Papai Noel acesse o site www.shoppingjequitiba.com.br.

Sessão aprovou endurecimento de legislação contra "porquinhos" e poluidores do ar
Tempo de leitura: 2 minutos

Após duas votações na Câmara de Vereadores, foram aprovadas alterações à Lei 2.195/2011, o Código Ambiental e do Equilíbrio Ecológico do Município de Itabuna. As mudanças, propostas pelo Executivo, reveem penalidades à poluição sonora e ao despejo de lixo em terrenos baldios, entre outras irregularidades. Começando sempre por advertências, depois multas a partir de R$ 150,00.

No caso de som, ruídos e vibrações acima dos limites permitidos, a multa pode variar de R$ 150,00 a R$ 5 mil. Estes valores poderão ser cobrados, também, pelo não atendimento dos padrões de qualidade do ar e da água. A mesma faixa de punição vem por causa de atividades sem autorização ambiental.

A legislação refere-se, ainda, ao despejo de resíduos de uso doméstico no solo ou em corpos d’água. É o caso do Rio Cachoeira. Tais infrações também podem levar a multa de R$ 150,00 a R$ 5 mil, aplicando-se, ainda, à construção em canteiros ou instalação em equipamentos nos canteiros marginais dos canais.

LEI MAIS DURA

Os relatores da matéria, Alex da Oficina (Agir) e Ronaldão (PL), destacaram ser esta uma forma de disciplinar a população. Afinal, respeito ao meio ambiente é também questão de saúde. “Antes, a multa era 50 reais; estava defasado. O interesse do Executivo é, simplesmente, que as pessoas coloquem o lixo no lugar adequado. Porque estão colocando em qualquer esquina, no Rio Cachoeira e isso não fica bem para uma cidade como a nossa”, pontuou Ronaldão.

Para ele, o Executivo acertou. “Vamos colocar disciplina para a cidade melhorar. Vamos gastar bem abaixo do que gastamos com medicamentos, sem insetos, sem ratos. Essas coisas não podem acontecer numa cidade desenvolvida como a nossa”.

Citando um bairro, Alex completou. “Tem as conchas coletoras de lixo, mas, às vezes, as pessoas vêm de todos os bairros e jogam o lixo num mesmo lugar. No Santa Inês mesmo é assim, tem alguns pontos que são viciados. Isso é horrível”.

Presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD) reiterou que a modificação ora apreciada tinha sido solicitada pelo Ministério Público há muito tempo. “Porque as multas ambientais eram R$ 50,00 desde 2010. Esse valor por um desequilíbrio ecológico é inadmissível”, declarou.

Vane do Renascer é condenado e multado em quase R$ 2 milhões || Foto Pimenta/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) condenou o ex-prefeito Vane do Renascer (PROS) a devolver R$ 985.561,74 ao erário estadual por irregularidades no convênio 07/2016 do período de forte estiagem em Itabuna, no sul da Bahia. O ex-prefeito foi julgado nesta quarta-feira (27).

Os conselheiros também decidiram aplicar multa de R$ 985.561,74, a título de compensação pela irregularidade apontada. O ex-prefeito também levou multa sancionatória de R$ 5 mil.

Além de Vane, o ex-coordenador da Defesa Civil de Itabuna José Roberto Avelino Santos também foi multado, mas em valor menor (R$ 2 mil). A Defesa Civil, explicou o TCE-Ba, era responsável pela execução do convênio, razão pela qual Roberto Avelino foi multado.

O convênio foi firmado pelo município com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Previa apoio financeiro do governo baiano no abastecimento emergencial de água potável à população por meio da locação de carros-pipa.

“DESPESAS NÃO COMPROVADAS”

“As sanções aplicadas decorreram das irregularidades apontadas pela equipe de auditores, entre as quais a realização de despesas não comprovadas, indevidas e fora da vigência do ajuste”, justifica o TCE-BA por meio de sua Assessoria de Comunicação. O site não conseguiu contato com o ex-prefeito nem com o ex-coordenador da Defesa Civil.

Família de Dalvani sempre soube o valor da educação e inspirou a professora
Tempo de leitura: 3 minutos

Cláudia Lessa

Com o dinheiro da venda de duas casas e uma mercearia em Palmira, distrito de Itaju do Colônia, no sul-baiano, a família de Dalvani Oliveira Menezes comprou uma residência em Itabuna. Os pais tomaram a decisão motivados em investir na educação dos filhos, uma vez que a sua irmã mais velha já estava terminando o Ensino Fundamental e onde moravam não havia oferta para o Ensino Médio, o chamado 2º grau na época. Foi graças a esta visão de futuro e a vocação herdada da mãe que Dalvani abraçou a carreira do magistério. Seu maior orgulho? O de saber a diferença que a educação faz na vida do ser humano.

Nascida em Itabuna, Dalvani tem na figura do pai, Seu Odmar Oliveira da Silva (in memoriam), um exemplo de fortaleza, determinação e honestidade. “Feirante e semianalfabeto para as letras, meu pai era exímio na Matemática. Ele me ensinou, desde pequena, a organização financeira. Quando terminava a feira, ele me dava moedas para eu administrar na compra de balas e pipocas”, recorda.

Da mãe, Dona Jaíra Menezes Silva, professora aposentada, além da influência profissional, aprendeu que o exercício do magistério se faz com ternura. “Mas, como toda boa professora da sua época, era exigente porque queria extrair o melhor dos seus alunos e dos filhos também. Mulher guerreira e admirável, desde os 12 anos já ensinava aos filhos dos vizinhos e, com menos de 18, foi ensinar em uma escola da zona rural”, conta, orgulhosa de suas origens.

Ao longo dos 28 anos de carreira, Dalvani foi docente do Colégio Estadual Octávio Mangabeira, em Itapé, município também no sul da Bahia, com a aprovação no seu primeiro concurso na área da Educação, aos 21 anos. Depois, atuou no Colégio Amélia Amado, em Itabuna. Atualmente, é professora de Arte do Colégio da Polícia Militar de Itabuna.

“No mundo das artes, o desenvolvimento do olhar sensível é imperativo para novas aprendizagens. O movimento tecnológico, muito útil e instigante, por vezes tem atrofiado e limitado a fluidez do pensamento. Usar a tecnologia como aliada é fundamental, porém experiências fora do mundo virtual e tecnológico agregam humanidade, respeito, tolerância, equilíbrio, realidades tão necessárias nesses tempos”.

SER PROFESSORA

No ano anterior ao concurso do Estado, Dalvani havia ingressado no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), onde também fez a primeira especialização. Estudava à noite e dava aula pela manhã. Com o passar dos meses, sua carga horária foi estendida também para o turno vespertino. “Eu me vejo em oportunidades que me constituíram e que me constituem como educadora. Constatei, inclusive, ao longo desses anos, que a influência de outras áreas do conhecimento que chamam a minha atenção são complementos para o meu ser professora, porque enriquecem, somam. Porém, não completariam como me completa a ação de educar”, reflete.

O ambiente familiar já era bastante favorável, o que, sem dúvida, contribuiu diretamente na sua escolha profissional. “Mas o gosto pelo movimento de estar com pessoas compartilhando saberes, ensinando, aprendendo vem de dentro, vem da alegria de ver o outro conhecendo, construindo, formando, se formando no sentido mais belo e completo da palavra. Acredito na educação que ensina formando, permitindo o manuseio de conhecimentos múltiplos”. O contato mais próximo com a literatura, a música, a filosofia e o teatro, na adolescência, também foi uma influência importante.Leia Mais

Judoca de Itabuna ficou em quinto no Mundial de Portugal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O atleta itabunense Paulo Ricardo Alves, de 31 anos, ficou na quinta colocação no Campeonato Mundial de Judô, realizado em Lisboa, em Portugal. Soldado do Esquadrão de Polícia Montada (Cavalaria) da PM de Itabuna, Ricardo lutou na categoria 73 quilos. A competição contou com a participação dos principais judocas do mundo.

Logo na primeira disputa, na sexta-feira (22), o brasileiro enfrentou o russo Vladimir Kobzar – atleta de carreira olímpica, com títulos mundiais e europeus. O PM acabou perdendo, foi para a respecagem e chegou até a disputa da medalha de bronze. Ele enfrentou o mongol Thumunk Bradakh mas, após um erro de estratégia, acabou perdendo.

“Ser o quinto melhor do mundo é uma vitória. Não fiquei ansioso nem com medo em momento algum. Pelo contrário. As minhas derrotas foram por punições simples, mas, consegui manter a calma e dei o meu melhor”, contou.

Paulo Ricardo já pensa no Mundial de 2022

O atleta embarcou para Portugal na última segunda-feira (18), onde fez uma quarentena e testes, por conta da covid-19. O PM baiano treinou com a equipe de judô do Sport Lisboa e Benfica, além de colegas da Seleção Brasileira.

“Eles foram tão atenciosos e me fizeram propostas tentadoras [risos]. Agora vou me preparar para o próximo mundial, que acontecerá na Polônia, na cidade de Cracóvia, em 2022”, comentou o PM. O atleta viajou para Portugal com apoio de empresas, amigos e familiares.

Decreto autoriza aumento de público em eventos em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), publicou, nesta tarde de sexta-feira (22), o Decreto 14.712 que altera o Decreto 14.680, de 1º de outubro que autorizou eventos e atividades com a presença de público. Com a mudança, ficam permitidos espetáculos e similares espaços públicos ou privados com até 1.500 pessoas. Autoriza ainda a venda de ingressos, desde que cumpridas as normas sanitárias.

O novo decreto autoriza o funcionamento de espaços urbanos como rurais, circos, parques de exposições e passeatas, desde que haja o cumprimento integral dos protocolos de segurança e saúde, principalmente o uso de máscara de proteção e distanciamento social.

Eventos festivos como confraternizações, aniversários e recepções somente poderão ocorrer atendendo às seguintes medidas: ocupação de 50% da capacidade do local, limitado a 200 pessoas; uso de máscaras e álcool em gel 70%; aferição de temperatura na entrada do local; desinfecção e higienização de todo o ambiente.

CINEMA

Os espaços culturais como cinema e teatro funcionarão obedecendo à limitação de 75% da capacidade do local, desde que atendidos todos os critérios estabelecidos no protocolo de prevenção e segurança, em especial como distanciamento adequado; utilização obrigatória de máscaras e álcool em gel 70%; aferição de temperatura na entrada do local; desinfecção e higienização das poltronas após o encerramento de cada sessão ou apresentação.

Fica autorizada também a realização de atos solenes de formatura, especificamente, cultos ecumênicos e outorga de grau acadêmico, a partir de atendidos todos os critérios estipulados no protocolo de prevenção e segurança, desde que cumpridos protocolos de segurança.

Os responsáveis pelos atos solenes, discriminados deverão encaminhar ofício para a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer), informando a realização do evento, com antecedência de, no mínimo, de cinco dias.

Aulas presenciais somente em março de 2022
Tempo de leitura: < 1 minuto

As aulas presenciais nas escolas municipais de ensino de Itabuna só serão retomadas partir de março de 2022. A decisão do prefeito Augusto Castro (PSD) foi publicada na edição eletrônica do Diário Oficial do Município, na quarta-feira (20). As aulas presenciais foram suspensas em março de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus,

Antes da decisão do prefeito, o retorno das aulas presenciais no formato híbrido aconteceria de forma gradativa com a implementação de um projeto-piloto em 15 unidades da rede pública municipal, a partir da próxima segunda-feira (25). As aulas nas escolas municipais de Itabuna permanecem na modalidade não-presencial, conforme determina o Decreto nº 14.512, de 13 de julho de 2021.

Para suspender o retorno das aulas presenciais, o prefeito Augusto Castro informou que levou em consideração diversos fatores, dentre eles, a necessidade de priorizar e dar bom andamento às reformas e intervenções que vêm sendo feitas nas escolas da rede pública municipal de ensino.

Nota Premiada da Bahia distribui R$ 1 milhão para os contribuintes
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de quatro municípios da região cacaueira estão entre os 90 ganhadores que dividirão R$ 900 mil da Campanha Nota Premiada Bahia para casa. Os nomes dos sortudos foram divulgados nesta quinta-feira (21). Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, os moradores do interior conquistaram 46. Os outros 44 são moradores Salvador, onde também reside o ganhador do prêmio especial de R$ 100 mil.

Entre os municípios do interior com mais contemplados, destaque para Camaçari, com quatro sorteados. Feira de Santana e Jequié tiveram três ganhadores cada. Também se destacaram Barreiras, Itabuna, Porto Seguro, Valença e Vitória da Conquista, cada qual com dois ganhadores.

A lista se encerra com 26 municípios que tiveram um ganhador cada: Alagoinhas, Antônio Gonçalves, Barra do Mendes, Belmonte, Brumado, Cachoeira, Camacan, Camamu, Campo Formoso, Catu, Euclides da Cunha, Guanambi, Ibicaraí, Itajuípe, Itamaraju, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mata de São João, Morro do Chapéu, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Sapeaçú, Simões Filho e Teixeira de Freitas.

A Nota Premiada conta atualmente com mais de 631 mil participantes inscritos. Desde fevereiro de 2018, os sorteios da campanha já premiaram 2.043 pessoas, das quais 1.293 moram na capital, 749 no interior e uma fora do estado. A lista completa com os nomes dos ganhadores pode ser conferida no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br.

Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez, preenchendo o formulário disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e, após essa etapa, pedir para inserir o CPF na nota fiscal a cada compra realizada em estabelecimentos comerciais.

Subsecretária de Saúde e membros do Conselho Municipal discutem organização da conferência || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Saúde de Itabuna (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde iniciam, hoje (20), o ciclo preparatório para a 9ª Conferência Municipal de Saúde, prevista para dia 28. As pré-conferências, em dois dias, conforme a SMS, serão para ouvir demandas e anseios da comunidade quanto aos serviços prestados pela Prefeitura de Itabuna.

Haverá palestras e discussões sobre a saúde pública no âmbito da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde, Central de Regulação, dentre outros serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Algumas das principais pautas serão a discussão sobre a enquete realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde nas comunidades, destaques e potencialidades na construção da assistência à saúde por parte da Vigilância em Saúde no pós-pandemia, a gestão do SUS como condições de trabalho e formação do trabalhador e o papel da Atenção Primária na ordenação da Rede de Atenção à Saúde.

A programação das pré-conferências começou na manhã desta quarta, na UniFTC, na Praça José Bastos, reunindo moradores da região central de Itabuna. No módulo da região do São Caetano, a pré-conferência será das 13h30min às 17h de hoje, na Usemi.

Amanhã (21), as pré-conferências ocorrem na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (Fasa), na Avenida Ibicaraí, na Nova Itabuna, das 8h às 12h; e na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons), no Bairro de Fátima, das 13h30min às 17h.

Leia Mais

A médica veterinária Hannah Thame e o "animal mais perigoso do mundo"
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um vídeo de apenas sete segundos postado pela médica veterinária itabunense Hannah Thame, hoje em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, viralizou no Instagram e atingiu mais de um milhão de visualizações.

Após a locução anunciar “o animal mais feroz do mundo”, Hannah Thame, que está de costas para a câmera, vira-se e apresenta um cãozinho da raça Pinscher.

– As visualizações cresceram em escala espantosa e quando chegamos a 100 mil achamos fantástico. Daí em diante o crescimento foi vertiginoso, com visualizações e comentários de todas as partes do mundo, até cruzar a marca de um milhão”, disse Hannah.

Hannah é diretora do Centro de Especialidades Veterinárias (CEV), que atua nas áreas de Fisioterapia Animal, Acupuntura e Clínica Geral. O perfil da médica veterinária é recheado de dicas para o pet e mensagens que têm o bom humor como marca.

 

Sivaldo Reis é um dos autores da solicitação do encontro com autoridades
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma sessão especial na tarde desta terça-feira (19), no plenário da Câmara de Vereadores, colocará em discussão a necessidade de ser ampliado o número de atendimentos, via SUS, para oxigenoterapia hiperbárica (tratamento contra feridas crônicas) em Itabuna. Autores da solicitação, os vereadores Gilson Souza e Sivaldo Reis, ambos do PL, chamam a atenção para o número de pacientes na fila em busca do procedimento e a redução nos últimos tempos.

Uma das reivindicações já sinalizadas é que o município possa contribuir para aumento do número de sessões mensalmente oferecidas. Para posições sobre o tema, foram convidados o secretário estadual Josias Gomes; a secretária municipal de saúde, Lívia Mendes Aguiar; a coordenadora da Central de Regulação, Anarony Silveira Céu; a presidente da ONG Bem Querer, Ana Lúcia Santos Correia, além do médico pneumologista Marcus Silvane Chaves.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na próxima quinta (21), a Câmara de Vereadores de Itabuna discutirá ações de conscientização de mulheres e sociedade para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. A sessão especial está marcada para as 9h, convocada pela presidente da Comissão da Mulher na Câmara, vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB).

A sessão contará com a participação da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, da mastologista e oncologista Marluce Rodrigues Oliveira, da coordenadora do Grupo Se Toque, Sueli Dias, da coordenadora do Cepron, Kiliane Silva Oliveira, e da enfermeira Katiane Reis Andrade, que coordena o Saúde da Mulher. A sessão poderá ser acompanhada pelo canal da Câmara de Itabuna no Youtube (confira aqui).

Acidente com feridos na BR-101, no sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente na noite desta segunda-feira (18), na BR-101,  em um trecho entre Itabuna-Buerarema, deixou vários feridos, entre eles os motoristas de dois veículos de passeio. De acordo com as primeiras informações, um dos motoristas forçou uma ultrapassagem e acabou causando a colisão frontal.

O PIMENTA não conseguiu confirmar com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o número de feridos. Eles foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. Não há informações se houve morte  nem de onde são os envolvidos no acidente. Mais informações a qualquer momento.

Desabamento de muro provocou morte do pedreiro Fábio e do filho Guilherme || Redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O pedreiro Fábio Guedes Leone, de 45 anos,  não resistiu aos ferimentos e faleceu no final da tarde deste sábado (16), no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. O homem foi atingido no desabamento de muro da Escola Municipal Marechal Castelo Branco, na Califórnia, em Itabuna, no sul da Bahia. Ele e o filho, Guilherme Aurélio Leone dos Santos, 12, passavam pelo local quando o muro desabou. Guilherme faleceu na hora.

Fábio Guedes teve perna amputada e um dos braços fraturado no desabamento do muro da escola, que há 17 anos pertence à rede municipal e nunca tinha passado por reforma. Moradores vizinhos ao local disseram que a queda do muro era uma tragédia anunciada, porque as rachaduras na parte externa eram visíveis.

Na tarde hoje, a Prefeitura derrubou o restante do muro e interditou uma casa ao lado da Escola Marechal Castelo Branco, que há muito tempo necessita de uma reforma completa. A viúva está em estado de choque. Ainda não há informações sobre local e horário de sepultamento das vítimas da tragédia.

Ao confirmar a morte do pedreiro Fábio Guedes, o prefeito Augusto Castro informou ações adotadas pelo município e a decretação de luto oficial por 3 dias. Na comunidade da Califórnia, há clima de revolta porque, segundo moradores, os alertas feitos ao município datam ainda do primeiro semestre deste ano, sem que providências tenham sido tomadas.