Emasa reajustará contas de água em 9%, após autorização da Arsepi
Tempo de leitura: < 1 minuto

As altas temperaturas neste início de primavera e o aumento de consumo de água provocaram desabastecimento em vários bairros de Itabuna neste final de semana. Segundo a Emasa, as localidades mais afetadas foram Jaçanã, Santa Clara e Alto Mirante, parte do Fátima e Loteamento Vitória Loup Soares.

O gerente Técnico da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), João Bitencourt, disse que o abastecimento será normalizado nesta terça (5) nos bairros onde o fornecimento de água foi interrompido. “Com o aumento da temperatura, o consumo tem um pico considerável. Mas, estamos trabalhando para levar água para todos os bairros. Porém, nesse período do ano problemas pontuais sempre vão ocorrer”, afirma Bitencourt.

A falta de chuvas nas bacias dos rios Almada e Cachoeira, que abastecem Itabuna, provocou a diminuição do volume das calhas dos dois rios e a redução da vazão. Por isso, Bitencourt lembra que é importante a população colaborar e economizar água ao máximo nesse período em que o clima começa a mudar, para que racionamentos não venham a ocorrer.

– A situação mais preocupante é do Rio Almada, se cada cidadão fizer a sua parte, consumindo a água de forma consciente e evitar o desperdício, em ações simples como utilizar o balde com água e flanela para lavar o carro, em vez de mangueira ou lavadora de alta pressão, contribuirá com os esforços da Emasa. Trabalhamos, firmemente, para que possamos atravessar o verão sem ter que racionar o fornecimento – garante o gerente técnico da Emasa.

Five Sport Bar, novo restaurante do Shopping Jequitibá
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Five Sport Bar, novo restaurante do Shopping Jequitibá, em Itabuna, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (4). O estabelecimento reúne gastronomia e entretenimento para adultos e crianças, com cardápio variado, transmissões esportivas e jogos eletrônicos.

Decorado com artigos do mundo dos esportes, o modelo arquitetônico do Five Sport Bar, que tem unidades em Lauro de Freitas, Salvador, Brasília e Vitória, já recebeu o prêmio de melhor projeto de arquitetura do Núcleo de Decoração da Bahia.

Um dos sócios do empreendimento, Aldo Benevides, afirma que o objetivo do restaurante é oferecer aos consumidores a melhor experiência gastronômica e de lazer do sul da Bahia.

Decoração do bar aposta em artigos do mundo dos esportes

Para Aldo, a grande diferença do Five Sport Bar é o trabalho em equipe num ambiente acolhedor. “Somos unidos, nos comportamos como um time, sempre se complementando. Aqui tem atacante, lateral, técnico e goleiro para seguir avançando”, garante o empresário.

David Nascimento é uma das atrações da live solidária da IBT, hoje
Tempo de leitura: 2 minutos

O cantor e instrumentista David Nascimento, ex-participante do The Voice Brasil (Globo), e o pastor Fabrício Moreira, titular da Segunda Igreja Batista de Valença, são presenças confirmadas na segunda live solidária O Amor Faz, neste sábado (2), a partir das 19h30min. O evento é promovido pela Juventude Interligados e pelo Ministério da Ação Social da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna.

A live será transmitida pelo canal da IBT no YouTube (youtube.com/ibteosopolis) e também no Facebook. Neste ano as pessoas também poderão participar presencialmente na quadra da Teosópolis, localizada nos fundos do templo da igreja, localizada na Rua Duque de Caxias, ao lado do Colégio Batista de Itabuna, no bairro da Conceição, Itabuna, onde também poderão fazer doações.

O pastor presidente da Igreja Batista da Teosópolis, Geraldo Meireles, diz que a live tem o objetivo de arrecadar alimentos para amenizar a situação de famílias em situação de vulnerabilidade social.

O idealizador e comandante da live, pastor Ezequiel Nunes da Hora, Zica, responsável pela juventude da igreja, informa que, no ano passado, foram arrecadadas três toneladas de alimentos, que beneficiaram 300 famílias carentes com a doação de cestas básicas arrecadadas durante o evento.

Famílias do São Roque, da Vila da Paz, do Buraco da Gia e outras quatro comunidades foram beneficiadas. O evento teve a participação de duas mil pessoas. “A pandemia que gerou mudanças violentas impactou todos os setores. Sem dúvida, as camadas mais pobres são a parcela que mais têm sofrido com os efeitos da crise global”, diz o pastor Zica.

Onalgísio Pinheiro dos Santos, Gilson, que comanda o Ministério da Ação Social da IBT, diz que todo o valor arrecadado será revertido para compra de cestas básicas que serão distribuídas a famílias carentes de Itabuna. “As pessoas podem contribuir doando ou participando desse movimento e compartilhando essa ideia”, pontua Gilson.

PARTICIPAÇÃO

Empresas poderão participar da Live com a exibição da logomarca e citação do nome durante o evento.

SERVIÇO
Segunda Live solidária O Amor Faz, Nós Fazemos, Ele Fez, da Juventude Interligados
Quando: 2 de outubro (sábado), às 19h30min
Onde: youtube.com/ibteosopolis
Contatos: (73) 23212-3012/98848-3638 (Whatsapp)

Prefeitos associados durante a inauguração das obras de reforma da Amurc || Foto Rodrigo Macedo
Tempo de leitura: 3 minutos

O trabalho de representação dos municípios pela Amurc foi destacado pelos prefeitos associados, nesta sexta-feira (1º), durante a reinauguração da sede da entidade, em Itabuna. O espaço teve a sua estrutura reformada e equipada para atender os gestores e suas equipes de governo. “O papel que a Amurc desenvolve hoje é reconhecido pelos entes, tanto da União, quanto do Estado”, disse o prefeito de Itabuna, Augusto Castro.

O evento reuniu os prefeitos de Almadina e presidente do Consórcio da Policlínica de Saúde, Milton Cerqueira, o prefeito de Jussari e presidente do Cima, Antônio Valete, e os prefeitos Mário Alexandre (Ilhéus), Jadson Albano (Coaraci), Fernando Brito (Santa Luzia), Paulo Rios (Itororó), Babi de Prado (Pau Brasil) e Paulo do Gás (Camacan).

A Associação é considerada fundamental na articulação com o Estado e a União para a realização de ações municipais voltadas para a saúde, educação, assistência social, economia, cultura, meio ambiente, esportes e segurança.

Atualmente, a Amurc abrange os municípios situados nos territórios de identidade do Litoral Sul, Médio Sudoeste, Médio Rio de Contas e Baixo Sul. Aliado a isso, reforçam os dirigentes, a entidade possui capacidade de integração no Conselho dos Consórcios Intermunicipais – CDS-LS, Cima, Cimurc, Ciapra e Cotemesb – para o desenvolvimento de políticas públicas regionais.

“A Amurc é a única Associação que existe, depois da UPB, que defende a região, e não podemos, de forma nenhuma, perder essa representatividade tão necessária para todos nós. A Amurc tem o papel fundamental de estar fazendo esse fortalecimento e articulação com todos os prefeitos”, destacou o presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral.

AUGUSTO: ASSOCIAÇÃO FORTE E REPRESENTATIVA

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro destacou que a Amurc “é e sempre foi” uma Associação forte, bem representativa. “Uma entidade conhecida no âmbito nacional e estadual, travou diversas lutas em defesa da região, da Ceplac, do fortalecimento dos consórcios, defendeu pautas importantes, como a Região Metropolitana e diversas outras tratativas junto ao Governo Federal, aos ministérios”.

O prefeito de Buerarema e vice-presidente da Amurc, Vinícius Ibrann, ressaltou o empenho de Marcone à frente da Associação. “Marcone tem contribuído com a Amurc na mesma proporção que tem contribuído para Itajuípe, e quem ganha somos todos nós. Além do senso de responsabilidade, está aqui também por conta da credibilidade que compartilha com a Amurc. Os fóruns fortalecidos, as reuniões virtuais e a quantidade de prefeitos que participam”.

Prédio-sede da Amurc passou por ampla reforma e reestruturação || Foto Rodrigo Macedo

HISTÓRIA E REFORMA

A Amurc foi fundada em 21 de novembro de 1984 pelo ex-Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro. A sua sede à época foi na cidade de Ilhéus, depois transferida para Itabuna, onde funcionou no prédio do CNPQ, na Inácio Tosta Filho, quando passou a funcionar na Almirante Tamandaré em 1993, quando o prédio foi adquirido na gestão do ex-prefeito de Ubaitaba Armando Uzêda.

O novo espaço passou por reforma completa na sua estrutura, com pinturas e reestruturação de salas, sinalização com mapas dos territórios de atuação e fotos dos municípios associados. Ainda foi inaugurada a nova galeria de presidentes, as salas exclusivas para atendimento dos prefeitos e sua equipe de governo e um auditório amplo e equipado para reuniões e eventos da classe.

A Amurc surgiu no apogeu do cacau para representar os municípios que detinham a segunda maior economia do Estado e sempre funcionou como porta-voz dos seus associados (prefeitos municipais) na busca pelos interesses da população.

Pierre Onassis é uma das atrações da abertura do Casarão da Manu nesta sexta
Tempo de leitura: < 1 minuto
Após mais de um ano de expectativas, Manu celebra abertura do Casarão

O Casarão Cola na Manu, em Itabuna, abre as portas pela primeira vez, nesta sexta-feira, a partir das 21h, em formato boteco e tendo como atrações a Banda SoulSamba, de Ilhéus, e o cantor Pierre Onassis, ex-Oludum e hoje vocalista da Afrodisíaco.

“Estamos muito felizes em abrir e apresentar a casa pela primeira vez. Dentro dela, hoje, o público ficará sabendo de muitas novidades da nossa empresa”, disse Manu por meio de suas redes sociais atiçando a curiosidade de todos.

O Casarão Cola Na Manu fica localizado na Avenida J.S. Pinheiro, 2120, ao lado do Sest-Senat, no Lomanto.

O espaço abre as portas hoje (1º) após mais de um ano de obras, expectativas e momento para celebração.

Emasa pede liberação de aumento de vazão na Barragem do Colônia para oxigenar o Cachoeira || Foto Pedro Augusto/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O longo período de estiagem nas bacias dos rios Almada e Cachoeira, responsáveis pelo abastecimento de água de Itabuna, tem preocupado a Gerência Técnica da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). O Brasil vem passando por uma das maiores crises hídricas dos últimos 90 anos, correndo grave risco de haver apagão elétrico em função da falta de chuvas.

Segundo o gerente Técnico da Emasa, João Bitencourt, a diminuição do volume das calhas dos rios que abastecem a cidade já apontam a diminuição da vazão. “É muito importante que com a chegada das estações mais quentes – primavera e verão – todos façam o consumo de água consciente, evitando o desperdício para que a Emasa não seja obrigada a realizar um programa de racionamento no futuro”, apela.

BARRAGEM DO COLÔNIA

Bitencourt já manteve contato com a direção da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), que administra a barragem do Rio Colônia, situada no município de Itapé, para aumentar o volume da vazão que vem por gravidade até a estação de captação e tratamento de água da Emasa, no Nova Ferradas, zona oeste de Itabuna.

“O aumento da vazão da Barragem do Rio Colônia, além de ajudar no abastecimento de Itabuna, contribuirá para manter o nível do espelho d’água do Rio Cachoeira no centro da cidade”, afirma João Bitencourt.

Augusto diz que irá analisar cada ponto modificado do anteprojeto enviado à Câmara
Tempo de leitura: < 1 minuto

Numa entrevista ao jornalista Andreyver Lima, o prefeito Augusto Castro (PSD) comentou a polêmica aprovação da revisão tributária, votada em sessão na última terça-feira (28), na Câmara de Itabuna. Do projeto original enviado pelo Executivo, houve um enxugamento da proposta, cortando aumento de taxas, porém aumentando alíquota de ISS para dez segmentos.

O legislativo rejeitou aumento de seis taxas municipais, dentre elas a de funcionamento. Foram aprovados ampliação de isenção de IPTU para os contribuintes de baixa renda, beneficiando mais de 20 mil imóveis que ficarão isentos do pagamento do imposto, Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e a alíquota do ISS, de 2% para 3% para 10 segmentos – 8 pagavam essa alíquota, agora são 18, conforme o legislativo.

Augusto destacou como pontos positivos a ampliação da faixa de isenção para o IPTU e disse ao repórter que irá analisar cada ponto do projeto modificado antes de sancioná-lo.

– Nós organizamos um projeto de reforma tributária, promovendo adequação na lei que já existia, corrigindo algumas distorções, inclusive isentando uma grande faixa da população que não tem condição de pagar IPTU – disse.

Sobre o movimento empresarial, afirmou que vai conversar com o segmento:

– Estamos revendo o ISS e gradativamente a Prefeitura vai sentar com o segmento empresarial, que acaba reagindo, isso é natural. A gestão está focada no sentido de buscar os investimentos necessários para ampliação, modernização e reestruturação, também como forma de fomentar o comércio, criando oportunidades – disse.

O prefeito também antecipou que a equipe irá “passar a lupa” no que foi aprovado pela Câmara. “Antes de sancionar vamos analisar cada ponto do projeto aprovado, pois a gestão vai trabalhar de forma gradativa. A gente sabe que não dá para forçar aumento de impostos em momento de pandemia.” declarou.

Ana Aline e as filhas Shamary e Shafira, além do motorista Leandro, morreram no local do acidente
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta quinta-feira (30), as 12 vítimas do acidente envolvendo uma carreta bitrem, uma van e o ônibus da Rota Transportes foram identificadas.  A tragédia ocorreu na noite de quarta-feira (29), no quilômetro 703 da BR-101, no distrito de Mundo Novo, em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. Entre os mortos está o médico pediatra Carlos Alberto Matheus Alves, de 63 anos, de Itabuna.

O corpo do médico está no Departamento de Polícia Técnica de Eunápolis. Não há informação onde será o sepultamento do corpo do profissional de saúde, que era funcionário efetivo do município de Itabuna desde maio de 2008. A liberação do corpo dele depende da chegada de familiares do Rio de Janeiro.

Célia Barbosa, Luciene, Raimunda de Souza e Maria do Carmo Jatobá

No acidente foram mortas Ana Aline dos Santos, 25 anos, e as filhas Shamiry dos Santos do Nascimento, de um ano, e Shafira dos Santos Nascimento, 10. Elas moravam em Ibicaraí e estavam indo passar férias em Eunápolis.  Outras duas vítimas são Célia Barbosa Silva, 63 anos, e Maria da Dores da Silva, 66 anos.

O médico Carlos Alberto e Douglas Silva morrem em acidente em Eunápolis

Na lista de vítimas estão ainda Luciene Alves dos Santos, 39, que trabalhava como camareira em um hotel em Porto Seguro; Fátima Maria Gomes, 65 anos;  Douglas Santos Silva, 45 anos, motorista da van; Raimunda Souza Ceo, Maria do Carmo de Araújo Jatobá, de 65 anos, de Itapé, e Leandro Assunção Oliveira, 40 anos, motorista do ônibus. Ele morava em Camacan.

O ACIDENTE 

De acordo com testemunhas, um dos semirreboques da carreta tombou, desprendeu do veículo e rodou na pista. A carreta transportava toras de eucalipto e seguia em direção a Itabuna. A carga atingiu o ônibus e a van, que seguiam no sentido Eunápolis. Além dos 12 mortos, o acidente deixou vários feridos. Entre eles uma criança em estado grave, que está internada em Porto Seguro.

O menino de quatro anos teve traumatismo craniano e aguarda uma vaga em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrico.  Outros quatro adultos estão internados no mesmo hospital. Em Eunápolis, estão hospitalizadas seis vítimas do acidente. O estado de saúde delas não foi divulgado.  O motorista da carreta que causou o acidente deve prestar depoimentos nesta sexta em Eunápolis.

Programação do Shopping terá apresentação do "Mágico de OZ", no shopping itabunense
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá inicia nesta sexta-feira (1º) a programação especial do mês dedicado às crianças. A campanha Divertido é Ser Criança traz uma séria de atividades que vão animar a garotada na primeira quinzena de outubro.

Desta sexta (1º) até domingo (3) e de 8 a 12 de outubro, a turma de Tio Kathynho Karvalho promoverá oficinas recreativas de cupcake, bolinha antiestresse, brigadeiro, tie dye e slime para a garotada de 4 a 10 anos, a partir de 16h das sextas, sábados e segundas-feiras, e às 14h dos dois domingos e do feriado do Dia da Criança. Cada oficina terá um grupo de 15 crianças por vez e o investimento para participar é de R$ 10,00.

Além das oficinas, nos domingos, 3 e 10 de outubro, o grupo Teatro e Fantasia apresentará as peças O Mágico de Oz e A Bela e a Fera, trazendo toda a magia dos contos infantis. As apresentações são em duas sessões, a partir das 17h, gratuitas, para um público de 25 crianças. As inscrições para entrar no espaço serão feitas no horário das sessões.

A programação especial do Mês da Criança no Shopping Jequitibá segue todos os protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde, para a prevenção da covid-19, como distanciamento social, dispensers com álcool gel e higienização permanente no local das atividades e uso de máscaras. No acesso às dependências do shopping também é feita a medição digital da temperatura corporal.

Armas e dinheiro apreendidos pela Polícia Militar em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar prendeu um suspeito de tráfico de drogas com uma pistola, uma submetralhadora e munições, no fim da tarde desta terça-feira (28), em Itabuna, no sul da Bahia. O homem também estava com R$ 8 mil no momento da prisão.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informa que o flagrante ocorreu no bairro de Antique, na Rua A1, onde equipes da Rondesp Sul fizeram incursões para o combate de tráfico de drogas. Quando foi abordado, o homem carregava as armas e o dinheiro dentro de uma mochila.

Os policiais levaram o suspeito e os materiais apreendidos para a sede da 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).

Batalha de Looks do Jequitibá tem inscrições abertas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Estão abertas, até amanhã (29), as inscrições para a Batalha de Looks 2021 do Shopping Jequitibá, de Itabuna. A Batalha reunirá 10 participantes do mundo da moda.

Cada um terá espaço para mostrar seu talento na grande competição que este ano está marcada para os dias 19, 20 e 21 de outubro, sempre às 19h, na Praça Manoel Chaves, a praça central do Shopping.

O evento será transmitido também pelo Instagram do Jequitibá. As inscrições podem ser feitas no site do shopping (clique aqui).

Decreto autoriza aumento de público em eventos em Itabuna
Tempo de leitura: 3 minutos

Presidentes de sete entidades de Itabuna assinaram manifesto com críticas contundentes ao prefeito Augusto Castro (PSD), que enviou ao Legislativo projeto de lei que aumenta a carga tributária do município.

O manifesto foi divulgado às 22h58min desta segunda-feira (27), depois de análise minuciosa do projeto já em discussão na Câmara de Vereadores.

“As entidades do município assistem estarrecidas à aprovação de projetos de lei enviados pelo Prefeito Municipal de Itabuna à Câmara Municipal de Vereadores destinados a MAJORAR TRIBUTOS, especificamente o ISS (imposto sobre serviços), o IPTU (imposto predial territorial urbano), o ITIV (imposto de transmissão inter-vivos) e taxas em geral, tais como taxas de alvará, ambiental, de localização e de publicidade”, cita o manifesto (confira a íntegra abaixo).

Os signatários do manifesto lembram que a proposta de Augusto vai de encontro ao que o prefeito prometeu durante a campanha eleitoral. Na leitura do empresariado e de instituições como a OAB local, “Itabuna terá uma carga tributária muito superior àquela registrada nas cidades vizinhas e outras de mesmo porte, seja na Bahia ou em outros Estados da Federação”.

O manifesto é assinado pelo presidente da Associação Comercial de Itabuna, Mauro Ribeiro; presidente do conselho fiscal da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), Eduardo Fontes; presidente da CDL de Itabuna, Carlos Leahy; pelo delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Vanderlino Marques; pelo coordenador do Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação (Mesb), Edimar Margoto Júnior; pelo presidente da OAB Itabuna, Edmilton Carneiro; e pelo presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Sul da Bahia, Erivaldo Benevides.

Confira a íntegra do manifesto abaixo:

Manifesto de repúdio da sociedade civil organizada ao aumento da carga tributária

A sociedade civil organizada de Itabuna, por meio das entidades abaixo-assinadas, manifesta o seu completo repúdio à postura adotada pela Administração Pública Municipal.

As entidades do município assistem estarrecidas à aprovação de projetos de lei enviados pelo Prefeito Municipal de Itabuna à Câmara Municipal de Vereadores destinados a MAJORAR TRIBUTOS, especificamente o ISS (imposto sobre serviços), o IPTU (imposto predial territorial urbano), o ITIV (imposto de transmissão inter-vivos) e taxas em geral, tais como taxas de alvará, ambiental, de localização e de publicidade.

Pretende-se aprovar o projeto de lei sem discussão com a população, sem transparência, sem participativismo e sem a realização de audiências públicas.

Na prática, o Prefeito Municipal faz tábula rasa do seu próprio PROGRAMA DE GOVERNO protocolado com a candidatura junto à Justiça Eleitoral.

Na prática, Itabuna terá uma carga tributária muito superior àquela registrada nas cidades vizinhas e outras de mesmo porte, seja na Bahia ou em outros Estados da Federação.

Na prática, esvazia-se qualquer possibilidade de tornar a cidade de Itabuna um terreno fértil e propício ao empreendedorismo. O custo de vida do cidadão itabunense será mais elevado. Empresas deixarão de se instalar em Itabuna e outras instaladas deixarão de aqui operar.

Na prática, menor geração de emprego e renda; mais desemprego e mais violência.

Não foi isso o que prometeu o então candidato a prefeito ao apresentar seu PROGRAMA DE GOVERNO.

Num belíssimo documento de 19 páginas, o candidato, hoje Prefeito Municipal, propunha REDUZIR e RACIONALIZAR CUSTOS, criar um ambiente de SIMPLIFICAÇÃO DE NEGÓCIOS, revisar e COMPACTAR A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, bem como AUMENTAR AS RECEITAS COM SERVIÇOS de valor agregado.

Ao invés de cumprir o compromisso firmado de reduzir gastos públicos e estimular o empreendedorismo, o Prefeito Municipal faz justamente o contrário: promove o aumento de tributos, reduzindo a competitividade das empresas locais e aumentando o custo de vida do itabunense.

A sociedade civil itabunense não pode pagar esta conta!

Repudiam veementemente a tentativa de aumento da carga tributária municipal as entidades abaixo-assinadas:

Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI)
Mauro Ribeiro/Presidente

Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH)
Eduardo Fontes/Presidente Conselho Fiscal

Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL)
Carlos Veloso Leahy/Presidente

Conselho Regional de Contabilidade (CRC)
Vanderlino  Ramos Marques/Delegado CRC Itabuna

Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação (MESB)
Edimar Margotto Júnior/Coordenador

Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Itabuna (OAB)
Edmilton Carneiro/Presidente

Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Sul do Estado da Bahia (SINDICONTASUL)
Erivaldo Benevides/Presidente

Unidade do SAC de Itabuna funciona em novo horário
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no Shopping Jequitibá, em Itabuna, está funcionando em novo horário. Desde esta segunda-feira (27), o atendimento na unidade ocorre das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. Até a semana passada o posto abria das 8h às 17h.

Dentre os serviços disponíveis no SAC estão RG, CPF, Carteira de Habilitação (CNH), SineBahia e o Atendimento aos Militares (SAME). O atendimento no posto é 100% por agendamento. Para acessar o SAC Digital e agendar atendimento, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet.

Os usuários devem redobrar a atenção com os cuidados ao se dirigem ao SAC.  O atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais. Para outras informações, o cidadão acessar o site institucional do SAC e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Hospital já realizou primeiras cirurgias com novo protocolo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Manoel Novaes (HMN), da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, implantou o Protocolo de Cirurgia Segura, baseado em lista de verificação desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e usada por hospitais de referência no Brasil. O novo checklist cirúrgico reduz o risco de eventos adversos durante cirurgias e partos, além de viabilizar o nascimento seguro na única unidade materno-infantil de Itabuna.

O Protocolo de Cirurgia Segura, conforme a diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez, deveria ser implantado ano passado, mas o surgimento do novo coronavírus adiou os planos. Ela destaca os ganhos com o protocolo. “O checklist para reduzir a possibilidade de danos ao paciente faz parte dos seis pilares da Segurança do Paciente e traz ainda mais tranquilidade para os profissionais envolvidos nos procedimentos cirúrgicos”.

As seis metas da segurança do paciente são identificar o paciente corretamente, melhorar a eficácia da comunicação, melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância, assegurar cirurgias com local de intervenção correto, reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde e diminuir o risco de danos decorrente de quedas.

REVISÃO DE PROCESSOS

Fabiane Chávez explica que, com o Protocolo de Cirurgia Segura, os processos são revisados detalhadamente antes da indução anestésica, da incisão cirúrgica e logo depois que o paciente passa pelo procedimento. Durante a checagem, um único profissional conduz a verificação e confirma se a equipe completou suas tarefas, antes de prosseguir.

A gerente de enfermagem do HMN, Luciana Nobre, ressalta que, durante a verificação, caso seja identificado alguma não conformidade, o procedimento não se inicia. Os filhos de Cosmina Santana Santos e Luana Iracema Giroto estão entre os primeiros pacientes submetidos a cirurgia seguindo o checklist. Prematuro, o filho de Cosmina nasceu na última quarta-feira (22) e recupera-se em um leito de terapia intensiva.

Secretário da Fazenda e Orçamento diz que encontrou mais de R$ 400 milhões em dívidas || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário da Fazenda e Orçamento de Itabuna, Davi Dultra, foi um dos entrevistados do Frequência Política, na Rádio Difusora, neste sábado (25), e disse que o prefeito Augusto Castro (PSD) assumiu a gestão com a Prefeitura tendo que fazer frente a mais de R$ 400 milhões em dívidas.

Segundo Dultra, a Prefeitura tinha em janeiro cerca de R$ 73 milhões em dívidas de curto prazo e R$ 400 milhões de dívidas de longo prazo.

Dentre as dívidas de curto prazo deixadas pelo ex-prefeito Fernando Gomes estava o salário do funcionalismo relativo a dezembro do ano passado (relembre aqui). A dívida foi honrada em dois lotes.