Mestre Kako participativa de evento em Itabuna, quando sofreu infarto
Tempo de leitura: < 1minuto
A capoeira perdeu um de seus maiores ícones na atualidade, Carlos Marques, o Mestre Kako, de 56 anos. O mestre faleceu no início da noite deste sábado (25), em Itabuna, no sul da Bahia.
O mestre participava de um evento estadual com vários mestres, dentre eles Joilson Andrade, mestre Risadinha, que o recepcionava, no bairro Conceição, quando sentiu um mal-estar e faleceu.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, quando constatou-se a morte por infarto. Ao PIMENTA, amigos disseram que o mestre morreu fazendo o que mais gostava, a prática da arte da capoeira.
O corpo de um dos principais símbolos da capoeira será velado e enterrado em Serrinha, também na Bahia, terra de Mestre Kako, onde ele tocava a Associação de Capoeira Esquiva Menino (Acem). Ele deixa esposa e filhos.
Auxílio a agentes culturais de Itabuna começou a ser depositado ontem (24) || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1minuto
A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) iniciou, nesta sexta-feira (24), o pagamento da primeira parcela do auxílio financeiro cultural, promovido pela Lei Mestre Sabará. São 313 agentes culturais beneficiados com o auxílio. O depósito do auxílio começou hoje e será concluído até a próxima segunda (27), segundo a presidência da FICC. As datas de pagamento se estendem devido ao procedimento padrão do Banco do Brasil, responsável por efetuar os depósitos em diferentes contas e agências bancárias.
O auxílio é pago a agentes culturais que residem em Itabuna, atuam há mais de três anos na área artístico-cultural, possuem renda familiar mensal de até meio salário e estão cadastrados e homologados no CadCulti. Os inscritos no auxílio receberão 3 parcelas de R$ 300,00 cada, pagas com recursos próprios do município.
A conquista do auxílio financeiro para os profissionais itabunenses de cultura foi instituída pela Lei Mestre Sabará, sancionada em 7 de agosto de 2021. “Após ter a lei sancionada, iniciamos todo o processo de seleção. Em menos de dois meses, conseguimos abrir edital, realizar a análise, reavaliação de recursos, homologar os agentes aptos a receber o auxílio e realizar o pagamento”, afirma o presidente da FICC, Aldo Rebouças, ressaltando a preocupação do governo Augusto Castro com os agentes culturais.
O nome da Lei é uma homenagem, em vida, ao músico e baterista Adalmiro Leôncio da Silva, o Mestre Sabará, representando a valorização do seu legado artístico e reconhecimento do patrimônio cultural itabunense. “Para nós, é motivo de grande alegria homenagear a cultura de Itabuna, de forma simbólica, através da Lei. É uma forma de reafirmar o nosso compromisso e manter firme as nossas raízes”, afirma o prefeito Augusto Castro.
Aniversário da unidade será comemorado na próxima segunda-feira (27)
Tempo de leitura: < 1minuto
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) completará 23 anos de fundação na próxima segunda-feira (27). Para comemorar a data, a diretoria da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), mantenedora da unidade hospitalar, preparou uma agenda com cerimônia religiosa e homenagens.
A programação do aniversário do Hospital de Base na manhã de segunda, às 9h30min, com a solenidade de abertura na área externa. O ato terá hasteamento de bandeiras, execução do Hino Nacional e discurso de autoridades, a exemplo do prefeito Augusto Castro (PSD), da presidente da Fasi, a enfermeira Fernanda Cândida Ludgero, e de diretores do hospital.
Além disso, os funcionários mais antigos da unidade hospitalar vão ser homenageados. Para encerrar, está previsto um almoço especial trabalhadores e convidados.
Longa fila e atraso na vacinação irritam idosos e acompanhantes || Reprodução Blog do Bené
Tempo de leitura: < 1minuto
A Secretaria de Saúde de Itabuna iniciou com atraso de uma hora, nesta sexta (24), o drive-thru para aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19 em idosos acima dos 80 anos, no Teatro Candinha Doria, no loteamento Nossa Senhora das Graças. A vacinação estava programada para começar às 9h, mas a aplicação de imunizante começou com uma hora de atraso, às 10h.
Uma empresária estava com a mãe, de 90 anos, e a tia, de 85, para serem imunizadas. Ela chegou à fila do drive-thru por volta das 7h. Não era só o atraso na vacinação que deixava a empresária e as idosas irritadas.
Segundo ela, a espera era ainda mais cansativa para as idosas, porque a equipe de imunização do drive-thru não dava satisfação, não explicava a razão do atraso.
Já em contato com o PIMENTA, um empresário lamentou o descaso do município com os idosos. “Começaram a vacinar agora, com uma hora de atraso e depois de muita reclamação”, disse ele.
OUTRO LADO
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que ocorreu atraso no início da vacinação porque a lona da estrutura do toldo montado no local de imunização foi arrancada pela ventania. “Uma equipe responsável pela montagem do toldo já está se dirigindo ao local para resolver o problema e dar início o mais breve possível à aplicação das vacinas”, informa a nota. Atualizado às 10h37min.
Para o secretário e vice-prefeito, Cross Day foi um sucesso || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2minutos
O vice-prefeito e secretário de Esportes e Lazer, Enderson Guinho, avaliou positivamente o primeiro evento ao ar livre organizado pela pasta para os adeptos e simpatizantes do cross training. O 1º Cross Day Itabuna ocorreu na Praça Rio Cachoeira, no Góes Calmon (Beira-Rio), no último domingo, e envolveu praticas, centros de treinamento e empresas de suplementos, roupas e acessórios esportivos.
– O Cross Day foi um sucesso, reunindo já praticantes do crossfit e não praticantes que, seguindo as orientações dos profissionais de Educação Física, participaram desse treinão. Alcançamos o objetivo de motivar a prática do esporte ao ar livre, bem como incentivar a vida mais saudável. É uma proposta da gestão do prefeito Augusto Castro elevar o nível e a prática desportiva”, afirmou o secretário e vice-prefeito Enderson Guinho.
Primeiro Cross Day reuniu atletas de idades variadas na Beira-Rio
O vice-prefeito e secretário de Esporte e Lazer, Enderson Guinho, agradeceu a participação dos centros de treinamento que contribuíram para que o aulão fosse realizado. O evento envolveu os CTs Espartanos Cross, Crossfit Itabuna, SuperAção, Team Masters Itabuna, Route Centro de Treinamento e Dilson Andrade Centro de Treinamento.
O 1º Cross Day também contou com estandes de empresas esportivas – Performance Suplementos Itabuna, MS Suplementos Delivery, Drika Fitness, Baron Loja, ZB Esporte, Bravo’s Suplementos e Hortifruti CG, que apresentaram seguimentos variados entre suplementos, roupas e acessórios.
O QUE É O CROSS TRAINING
O cross training é uma modalidade da Educação Física em que se trabalham exercícios aeróbicos e anaeróbicos praticados em pequenos circuitos, que envolvem também exercícios de força com estímulo a todas as regiões do corpo. É voltada para qualquer pessoa que deseja praticar alguma atividade física. Além de aprimorar a saúde e o bem-estar, ajuda a diminuir o percentual de gordura e contribui no ganho de massa muscular. É indispensável ter sempre o acompanhamento de um profissional.
Moradores do sul e extremo-sul da Bahia viveram momentos de apreensão nesta quarta-feira (22). O tempo mudou rapidamente e uma ventania causou destruição em cidades como Itabuna, Canavieiras, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Em Itabuna, parte do telhado da feira livre do bairro São Caetano foi levada pelo vento. Não houve feridos.
Telhado do São Caetano foi destruído pelo vendaval
Em Canavieiras, o vento derrubou o muro de uma distribuidora de gás de cozinha. Em Teixeira de Freitas, uma árvore caiu sobre dois carros que estavam estacionados. Os veículos ficaram parcialmente destruídos. Em Porto Seguro, a ventania carregou mesas e cadeiras de barracas de praia. Não houve feridos em nenhum dos casos.
Nesta quarta, a Marinha emitiu alerta, principalmente para os pescadores evitarem o alto mar nesta quinta-feira (23). As ondas poderão chegar a 5 metros, em alto mar, e até 3,5 metros, na faixa litorânea, no sul da Bahia.
Nova ponte de Ilhéus faz parte de pacote de obras na região || Foto José Nazal
Tempo de leitura: 4minutos
Obras em diversos segmentos transformam e fortalecem o sul da Bahia. Essa é a avaliação do Governo do Estado, que fez investimentos na ordem de R$ 450 milhões na região.
O Hospital Regional da Costa do Cacau, inaugurado em 2017, é maior obra de saúde pública do sul da Bahia dos últimos 35 anos. A construção custou R$ 87,7 milhões. Localizada em Ilhéus, a unidade beneficia 70 municípios, com a oferta de 225 leitos. Outro equipamento de saúde entregue à população sulbaiana foi a Policlínica Regional em Itabuna, que atende moradores de 29 cidades e custou R$ 25 milhões.
Hospital Regional Costa do Cacau
Ainda na área da saúde, o Estado entregará no próximo mês o Hospital Materno-infantil de Ilhéus, com 105 leitos. Com investimento de R$ 40 milhões, a unidade contará com UTI neonatal e pediátrica e será referência regional em cirurgia pediátrica e parto de alto risco.
INFRAESTRUTURA
O Governo do Estado entregou a nova ponte de Ilhéus no ano passado, com um investimento de R$ 100 milhões. O novo elo fomenta o turismo e facilita a mobilidade de cerca de 511 mil moradores das cidades de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, Anselmo Clement, garante que o impacto da obra foi totalmente positivo. Segundo ele, antes do equipamento, com apenas a ponte Lomanto Júnior, o trânsito de veículos era muito lento e isso prejudicava o comércio local. “A nova ponte era o que faltava para a cidade deslanchar como polo comercial, industrial, turístico e prestador de serviços. É um divisor de águas na história da cidade”, avalia.
Para Anselmo Clement, nova ponte é divisor de águas na história de Ilhéus
Para o secretário estadual de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, “a construção da Ponte Ilhéus-Pontal, aliada a outras ações como o acesso a Jaguaripe, na BA-883; acesso às praias de Itacaré; a duplicação da BA-001, em Ilhéus, do entroncamento da BR-251 até o Hotel Opaba, e a restauração do acesso a Itabuna, na BR-101, estão contribuindo para o desenvolvimento desses municípios, ampliando também as possibilidades de negócios e logística de produtos e serviços”.
Cavalcanti também destaca a requalificação do semianel rodoviário de Itabuna, que contou com investimento de R$ 8,5 milhões. Ainda no sul da Bahia, o estado recuperou trechos da BA-130/650, BA-678 e BA-270.
PORTO SUL
O Governo do Estado é parceiro da Bahia Mineração nos projetos Porto Sul e Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). No início deste mês, a empresa inaugurou a ponte sobre o Rio Almada, em Ilhéus. Foi a primeira obra das que antecedem a construção do Porto Sul.
Proprietário de uma loja de material de construção na Vila Juerana, Wellington Araújo está otimista com a construção do novo porto. Após o início das intervenções, ele ampliou a empresa e contratou mais 15 funcionários. “Tem muita gente chegando de olho nas novas oportunidades, casas sendo alugadas, restaurantes abertos. Há um clima de otimismo, porque não vamos depender somente do movimento do verão e dos feriados”, vaticinou.
SANEAMENTO BÁSICOBarragem do Rio Colônia, em Itapé
O Governo do Estado investiu R$ 110 milhões na construção da Barragem do Rio Colônia, no município de Itapé. A obra de infraestrutura hídrica beneficia 300 mil moradores do sul da Bahia e reduz o risco de enchentes. Já em Ilhéus, a ampliação do sistema de esgotamento sanitário é resultado de investimento de R$ 59 milhões.
EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
O Estado vai construir um prédio com 25 salas de aulas para abrigar os colégios estaduais Rotary Renato Leite da Silva e Paulo Américo, em Ilhéus. Na mesma cidade, o governo estadual ampliou e modernizou o Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun.
Conforme o secretário estadual da Educação Jerônimo Rodrigues, “as obras fazem parte do conjunto de ações voltadas à requalificação da rede física das escolas estaduais, a exemplo do que acontece em grande parte do estado”.
A região sul também abriga um dos mais modernos equipamentos culturais do estado, o Teatro Candinha Dórea, em Itabuna. As obras foram realizadas graças a um convênio firmado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), com a Prefeitura.
Governo da Bahia construiu centros de canoagem em Itacaré e Ubaitaba
Na área esportiva, com atletas que se destacam internacionalmente na canoagem, a região recebeu centros de treinamento especializados nas cidades de Itacaré e Ubaitaba. Os centros têm garagem de barcos, sala de musculação, refeitório, copa, área de serviço e deck flutuante. Ubatã também vai ganhar um centro de canoagem ainda neste ano.
Obras de esgotamento sanitário beneficiam prolongamento da Manoel Chaves
Tempo de leitura: 2minutos
As obras de instalação da rede de esgotamento sanitário no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, no Bairro São Caetano, seguem em bom ritmo, na avaliação da equipe técnica da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). Estão sendo implantados 650 metros lineares de tubulação de 150 milímetros, 12 poços de visita (PVs) e aproximadamente 250 metros de ramais, ligando estabelecimentos comerciais e residenciais à nova rede.
Segundo o encarregado da obra, Elivado Braga, já foram executados cerca de 400 metros de expansão de rede, além da implantação de cinco PVs. “Há um mês iniciamos a obra. Nesse trecho, quando chovia sérios transtornos eram causados, já que as águas pluviais se misturavam com esgoto, alagando a parte baixa e provocando retorno nas casas. Agora, com a nova rede de esgoto, esses problemas deixarão de existir”, garante.
As obras de expansão da rede de esgotamento sanitário do prolongamento na Manoel Chaves, no trecho que liga a Avenida Princesa Isabel, no São Caetano, à Avenida Roberto Santos, no Pedro Jerônimo, está sendo executada com recursos próprios da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e integram parte do programa de implantação de obras estruturantes do governo Augusto Castro (PSD).
MODERNIZAÇÃO
Segundo o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, a ampliação dessa rede de esgotamento sanitário é parte de um projeto de modernização por que passa a zona sul da cidade, o que inclui a requalificação da Avenida Manoel Chaves no prolongamento em direção aos bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e São Pedro.
“A área sul da cidade é um novo vetor de crescimento e vem recebendo uma atenção especial do prefeito Augusto Castro. Depois de a Emasa concluir essa obra de saneamento, a Prefeitura fará toda urbanização desse trecho, melhorando a qualidade de vida das pessoas do São Caetano e de seu entorno”, afirma Raymundo.
José Luiz da Fonseca atuou em vários municípios do sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1minuto
José Luiz da Fonseca, que atuou como promotor de Justiça em municípios do sul e extremo-sul da Bahia, foi empossado no cargo de procurador de Justiça do Ministério Público Estadual. Ele tem 44 anos de carreira e tomou posse em solenidade presidida pela procuradora-geral de Justiça Norma Angélica Cavalcanti.
Natural de Belmonte, José Luiz da Fonseca ingressou no MP-BA em julho de 1977 e atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Itabuna, Camacan, Maraú, Belmonte e Canavieiras. Em 1995, foi promovido para Salvador, onde foi titular, à época, da curadoria de incapazes e ausentes e das Promotorias da família e da cidadania, que se tornaram, posteriormente, de direitos humanos.
Ele também ocupou os cargos de promotor de Justiça corregedor e de coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife).
Secretária Lívia Mendes recebe flores de colegas em reunião da CIR
Tempo de leitura: < 1minuto
A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, foi homenageada pela Comissão Intergestores Regional (CIR), durante a reunião desta terça-feira (21). A CIR reúne representantes do estado e dos 22 municípios pactuados com Itabuna no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
A secretária de Saúde de Arataca, Neuza Fonseca, e a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sul, Domilene Borges, destacaram o trabalho da secretária à frente da pasta em Itabuna, polo integrador dos serviços da microrregião de saúde.
Conforme as gestoras, além de trabalhar para fortalecer o SUS, Lívia Mendes mantém interlocução frequente com os representantes de cada município pactuado, o que facilita o encaminhamento das demandas das secretarias municipais de Saúde e das populações assistidas.
Crime aconteceu no início da tarde desta terça-feira (21)
Tempo de leitura: < 1minuto
Um motociclista foi vítima de tentativa de homicídio no início da tarde desta terça-feira (21), na Avenida Bionor Rebouças, no bairro São Roque, em Itabuna.
Segundo as primeiras informações, o apelido do motociclista é Vaval. Dois homens, que também estavam em uma motocicleta, teriam feito os disparos de arma de fogo contra a vítima, que foi atingida, pelo menos, uma vez.
Mesmo ferido, Vaval conduziu a própria moto até a porta de um bar, onde caiu. Foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-192) e levado para o Hospital de Base. Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde e a motivação do crime.
Hospital de Campanha, que funcionava ao lado do Base, é fechado após queda de internações em UTIs
Tempo de leitura: 2minutos
A queda de 80% do número de internações em leitos de terapia intensiva (UTI) para vítimas da covid-19 no município levou a Prefeitura a encerrar as atividades do Hospital de Campanha de Itabuna. A unidade foi aberta somente para atender vítimas do novo coronavírus e passou a funcionar em 29 de março passado com 20 leitos clínicos e 20 de terapia intensiva.
Numa nota, há pouco, a prefeitura informou que o hospital “terá seus leitos desmobilizados em razão do progresso da vacinação e da melhora nos casos graves do novo coronavírus no município. Também, pelo fim do contrato com a empresa.”
Quando o hospital foi inaugurado pelo prefeito Augusto Castro e o então secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, as ocupações de leitos UTI variavam de 70% a 100% de ocupação no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) e no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), acumulando filas de espera por uma vaga de leito. Nestes seis meses, 257 pacientes foram internados na enfermaria e 176 nos leitos de UTI, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Itabuna.
Nos últimos 20 dias, o Censo de ocupação dos leitos UTI Covid-19 em Itabuna aponta uma média de 36% a 20% em todas as unidades. Deste percentual, apenas quatro ocupações são no Hospital de Campanha. Segundo a Prefeitura, “os custos com a manutenção da estrutura chegaram a R$ 400 mil mensais, a locação de equipamentos em torno de R$ 390 mil, enquanto a gestão da unidade demandou investimentos de R$ 1,4 milhão”.
OUTRA REALIDADE
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, vê hoje uma outra realidade da guerra ao covid-19 com o avanço da vacinação. “Nesta semana, já estamos contemplando, na vacinação contra o coronavírus, pessoas com idade a partir de 14 anos. Graças ao avanço dessa imunização em Itabuna, os casos graves de Covid-19 decresceram consideravelmente”, afirma
Lívia Mendes enfatiza que com um novo cenário mais propício, a unidade deixa de ser uma necessidade no município. Com isso, gastos direcionados para a locação e manutenção do HCI não serão mais necessários. Com a desativação do Hospital de Campanha, Itabuna passa a ter 50 leitos no hospitais de Base e Calixto Midlej Filho para atender vítimas da Covid-19, dos quais 26 são de terapia intensiva.
O município ainda mantém duas Unidades de Referência para Pacientes com Síndromes Respiratórias Agudas (gripários), em Nova Ferradas, e no antigo Sesp, no Centro, e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H), no Monte Cristo, com capacidade para atender pacientes com sintomas do Covid-19 ou com síndrome respiratória aguda grave.
A polícia de Itabuna tenta prender dois homens que assaltaram uma açaiteria, na manhã desta segunda-feira (20), na praça principal do bairro Santo Antônio. Um dos bandidos invadiu a loja de açaí e levou pertences de dois jovens e de uma funcionária do estabelecimento comercial. A ação do marginal foi flagrada por câmeras de segurança. Em uma das imagens, o assaltante aparece caminhando pela calçada.
O bandido entra no estabelecimento, que estava parcialmente fechado. O marginal dirige-se em direção às três pessoas que estavam sentadas à uma mesa e simula estar armado. Em poucos minutos rouba os celulares da funcionária e do jovem. Em seguida, mexe na bolsa dos jovens, que estavam com um bebê.
O bandido ainda tenta encontrar dinheiro no caixa da açaiteria, mas desiste depois de uma busca rápida. Ele estava usando capacete, máscara vermelha e deixa o local na maior tranquilidade. Em seguida, sai na companhia de um comparsa. Acesse o outro vídeo aqui.
Augusto prepara pacote de obras estimado em R$ 23 milhões || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2minutos
Itabuna prepara pacote de obras com recursos próprios, afirmou o prefeito Augusto Castro (PSD) ao PIMENTA, no início da tarde desta segunda-feira (20).
Segundo ele, as ordens de serviço contemplam pavimentação de ruas e avenidas do Centro e de bairros e a recuperação de praças e equipamentos esportivos e de lazer, além da reforma e modernização de prédios públicos, dentre eles o Restaurante Popular, num total de R$ 23 milhões.
– Vamos anunciar grande pacote de obras com recursos próprios – disse ele, por telefone, prevendo a assinatura de todas as ordens de serviço até o final de outubro.
A demora para o início das obras, segundo Augusto, será apenas a do tempo exigido para conclusão dos trâmites burocráticos – processo licitatório para contratação de empresas e assinatura das ordens de serviço.
Do total previsto, serão R$ 11 milhões para pavimentação, R$ 7 milhões para praças e equipamentos de lazer e R$ 5 milhões destinados à modernização de prédios públicos.
EMPREGOS
O prefeito espera gerar, pelo menos, 300 empregos com a criação de frentes para a execução das obras tocadas com recursos próprios, principalmente na área de pavimentação e modernização e recuperação das praças públicas.
Ele também falou da entrega da reurbanização da Avenida Manoel Chaves (Kennedy), que contará com iluminação das mais modernas do país e ganha atenção também para o prolongamento até o Pedro Jerônimo. “Terá sistema [de iluminação] semelhante ao de grandes centros, estrutura bacana”, assegurou. Essa obra não faz parte do pacote. Já está sendo tocada pelo município em parceria com o Governo do Estado, via Conder.
ATRAÇÃO DE EMPRESAS
Augusto também falou da preocupação do governo em criar um ambiente de atração de investimentos privados para o município. “Temos o Atakarejo em obras, além de mantermos tratativas para mais duas empresas”, afirmou, porém mantendo sigilo quanto aos nomes. “Pediram reservas”, explicou.
Professor Adeum Sauer faleceu em acidente automobilístico || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1minuto
O professor e ex-secretário de Educação de Itabuna e da Bahia Adeum Sauer, de 69 anos, faleceu no final da noite deste sábado (18), vítima de acidente automobilístico em trecho da BA-001 em Canavieiras, no sul da Bahia. O veículo que dirigia caiu numa região alagada, provocando a morte do professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Ainda nesta manhã, o governador Rui Costa emitiu nota de pesar devido à morte do ex-secretário estadual da Bahia na gestão de Jaques Wagner. Ele comandou a pasta no período de 2007 a 2009. Em Itabuna, foi secretário da Educação nos dois governos de Geraldo Simões (PT), nos períodos de 1993 a 1996 e 2001 a 2004.
Ainda não há informações sobre velório e local de sepultamento.
O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes Santana, publicou em uma de suas redes sociais a nota de pesar da instituição da qual Adeum era professor. “Foi com imenso pesar, que a comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, recebeu a notícia da morte do Prof. Adeum Sauer”, escreveu o reitor.
Alessandro Fernandes também lembrou a trajetória de Adeum na Uesc, onde ingressou quando a instituição ainda era Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) e foi, após a estadualização e criação da Uesc, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.