Contêineres foram colocados na Praça Hélio Lourenço há quase 30 dias || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

Há 30 dias, esportistas cobram do município a retirada de três contêineres que foram abandonados bem no centro da Praça Hélio Lourenço, na Beira-Rio, nas proximidades do Shopping Jequitibá. Ela também era conhecida como a “Praça do Cotef”.

Sabe-se que os contêineres foram colocados na praça por um empresário supostamente amigo do prefeito Augusto Castro.

Ao arrepio da lei, o empresário dizia por lá que, por ser Amigo do Rei, iria instalar uma cafeteria na praça.

Houve reação. Dos esportistas. Que acionaram a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A fiscalização pintou por lá e embargou a obra no nascedouro, no dia 13 de agosto.

Descobriu-se que o suposto amigo do prefeito nem alvará para a obra possuía, mas, além de instalar os contêineres por lá, também começou a fazer a fundação para construir a cafeteria. Perdeu.

Os esportistas venceram. Barraram a obra malfadada e em local inadequado.

Agora, a batalha deles é para que a praça novamente seja do povo. E lá voltem as atividades esportivas em toda a sua extensão.

Só falta a prefeitura cobrar do empresário a imediata remoção dos tais contêineres. Ou utilizar da força e ela mesma fazer a remoção. Meios existem, claro!

Os esportistas estão de olho. A Associação Master de Futevôlei de Itabuna (Amfita), que reúne profissionais autônomos e empresários de Itabuna, deverá voltar a carga.

Há quem aposta que o município se movimentará se os esportistas procurarem a presidência da Câmara. Ou fecharem a Avenida Princesa Isabel bem em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves, como assim procederam outras categorias ao longo deste ano.

Secretária Lívia Mendes é a convidada do "Café com Pimenta" desta quarta-feira (8)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na edição desta quarta-feira (8) do Café com Pimenta, os jornalistas Ricky Mascarenhas, Daniel Thame e Thiago Dias vão discutir a repercussão dos atos favoráveis e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), realizados no Feriado de 7 de Setembro. A bancada também entrevistará a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, a partir das 19h, no canal do IPolítica Bahia no Youtube.

Rapha Falcão está no time de especialistas da Semana Sebrae no sul da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A 6ª Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, de 4 a 8 de outubro, no sul da Bahia, terá conteúdos exclusivos voltadas ao crescimento em vendas dos pequenos negócios utilizando as mídias digitais. Neste ano, segundo a entidade, o evento terá como tema “Nunca foi sorte, sempre foi determinação” e terá eventos nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Ubaitaba, Camacan, Canavieiras e Una.

A Semana Sebrae, gratuita e exclusiva para micro e pequenas empresas da região, promete mostrar as melhores estratégias de marketing digital, com estudos de caso, e como utilizar as campanhas de anúncio para quem busca inovação nos negócios.

Durante a Semana, haverá o circuito de workshop Retomada Digital – Turbine suas Vendas na Internet, com a presença do expert no assunto, Rapha Falcão, que trabalha com marketing desde 2008, atuando em diversas estratégias na área. Ele é o criador do perfil Dicas Digitais (@dicasdigitais), um dos maiores perfis de Marketing do Brasil.

AGRONEGÓCIO E TURISMO

Outros temas abordados serão Agronegócio X Turismo: Um campo de oportunidades, com apresentação do diagnóstico sobre a demanda do trade turístico regional por produtos da Agricultura Familiar; Produção associada ao turismo; uma grande oportunidade para o futuro da cidade, com palestras de Luciana Balbino, Aldir Parisi e Miriam Rocha.

No dia 4 de outubro, haverá workshop acontece em Ubaitaba, às 9h, e em Itabuna, às 19h. Já no dia 5, quem recebe o workshop são as cidades de Camacan, às 9h, e Ilhéus, às 19h. Nos dias 6 e 7, os empresários de Canavieiras e Una podem participar do treinamento a partir das 9h.

Fechando a Semana Sebrae, no dia 8 de outubro ocorre a Sexta da Oportunidade em Ilhéus e Itabuna, a partir das 13h. Os micros e pequenos empresários já podem garantir vaga por meio de inscrição online.

Gerente técnico João Bitencourt durante visita de inspeção às obras no Santo Antônio
Tempo de leitura: < 1 minuto

O gerente técnico da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), João Bitencourt, fez visita de inspeção, hoje (3), ao canal de macrodrenagem do bairro Santo Antônio. Há pouco mais de 30 dias, a primeira etapa da obra de saneamento do esgoto sobre o canal que corta a rua José Bonifácio foi finalizada, resultado de acordo de cooperação técnica entre a Emasa e a Prefeitura de Itabuna.

Segundo João Bitencourt, o trabalho de canalização do esgoto mudou o cotidiano dos moradores do bairro e alcançou o objetivo que era retirar o esgoto que corria “a céu aberto” e nos períodos de chuva retornava para a maioria das casas que estão no entorno do canal.

“Podemos constatar que o esgoto foi completamente eliminado. As chuvas que vêm caindo não causaram transtornos à comunidade e essa mesma chuva está contribuindo com a limpeza do canal”, atestou o gerente Técnico da Emasa.

Com cerca de 1,5 quilômetro de extensão, o canal passou por completa limpeza, foram retirados de sua calha pouco mais de cinco mil toneladas de detritos. Ainda, segundo a Emasa, foram implantadas redes coletoras que recebe o esgoto, que antes era lançado no canal e é levado a destinação final através de dutos.

Secretário-executivo, Luciano Veiga representou Marcone e Tonho de Anízio em evento regional
Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário executivo da Amurc e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), Luciano Veiga, representou os presidentes Marcone Amaral e Antônio de Anízio, respectivamente, nesta quarta-feira (1º), no Encontro para apresentação de propostas para a recuperação do Rio Cachoeira.

O encontro foi marcado pela apresentação dos resultados do diagnóstico estratégico do Rio Cachoeira, que, de acordo com a gerente de Planejamento da Ramboll, Alejandra DeVecchi, a poluição do rio não é só resultado do lançamento de esgotos em Ilhéus e Itabuna, mas é proveniente da criação de gado, concentrada na sub-bacia do Rio Colônia e espalhados entre o rio Salgado e a sub-bacia Sul.

De acordo com dados da Ramboll, a bacia do Rio Cachoeira, que reúne 13 municípios, possui 470.268 habitantes e 455.488 cabeças de gado espalhadas em uma área de 486.155,05 hectares. Sobre o uso do solo da bacia hidrográfica, a mancha urbana representa apenas 1,01%, enquanto a pecuária, 43,39%, a agricultura, 21,69%, e os remanescentes florestais, 34,99%

TRATAMENTO

O tratamento na área rural, segundo Alejandra, é possível “através da plantação de mata ciliar nas bordas dos rios, nas Áreas de Preservação Permanente (APP), juntando a área de reserva legal para criar corredores ecológicos. São soluções de planejamento territorial baseados na natureza. O problema está nas cabeceiras, ligada à produção agropecuária, e o envolvimento das cidades é importante para a resolução do problema da Bacia”.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e a secretária de Planejamento, Sônia Fontes, consideram viável o projeto para a recuperação do Cachoeira. “Itabuna dá o pontapé inicial para a resolução de um problema de muitos anos, e conta com o envolvimento dos demais municípios, que integram a Bacia do Rio Cachoeira, para uma solução conjunta”, disse o gestor.

SOLUÇÃO

O presidente Marcone Amaral parabenizou a iniciativa do prefeito Augusto Castro ao assinar o compromisso para a solução de questões ambientais que envolvem Itabuna e as cidades que integram a Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano. “A prefeitura de Itabuna está de parabéns ao tomar a iniciativa de solucionar um dos grandes problemas que atinge toda a região. A Amurc se coloca à disposição para defender as melhores propostas e soluções para os nossos municípios”, destacou Marcone, que também é prefeito de Itajuípe.

O presidente Antônio de Anízio também colocou o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul à disposição, juntamente com a Câmara Técnica de Sustentabilidade para debater as questões de saneamento básico, dentre elas, a recuperação do Rio Cachoeira. “Colocamos a entidade totalmente à disposição para buscar de forma efetiva, projetos, programas e recursos capazes de fazer a transformação, tanto da Bacia do Rio Cachoeira, quanto as bacias que compõem o Litoral Sul”, revelou o gestor, atual prefeito de Itacaré.

Sebrae oferece capacitações gratuitas em Ilhéus e Itabuna || Foto Soraia Carvalho/ASN
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sebrae em Ilhéus divulgou a programação de eventos para setembro. Serão oferecidas mais de 280 vagas em capacitações gratuitas, na Sexta da Oportunidade, nas áreas de inovação, empreendedorismo, atendimento ao cliente, gestão e vendas. As atividades serão presenciais, em Itabuna e Ilhéus, respeitando todas as medidas de segurança para evitar a disseminação da Covid-19.

Para as duas cidades, as palestras e oficinas vão trazer os temas “Como planejar o seu negócio”, “Quero vender mais com técnicas de vendas” e “Partida Join Inovação na Prática”.

Em Itabuna, os encontros serão nesta sexta (3) e nos dias 17, 21 e 23 de setembro, na rua Paulino Vieira, 175, centro, ao lado do Banco do Brasil. Já na cidade de Ilhéus, os dias serão 10, 16, 18, 23 e 24, no auditório do Sebrae situado no Edifício Premier Business Center, na Cidade Nova. Além dos temas apresentados, em Ilhéus também terá Atendimento Nota 10 e Controles Financeiros.

Os empresários interessados em participar dos treinamentos e que desejam fazer a inscrição ou obter mais informações podem procurar o Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna, pelo telefone (73) 3613-9734, ou a Unidade Sebrae em Ilhéus, pelo telefone (73) 3634-4068. É possível buscar informações também pelo 0800 570 0800, de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Bahia se aproxima de 80% de vacinados contra a covid-19, segundo Sesab
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna (SMS) inicia, nesta quinta-feira (2), a vacinação contra o Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. Mais de 17 mil pessoas nessa faixa etária foram cadastradas para a imunização, mas, no primeiro momento, serão vacinados apenas os portadores de comorbidades.

A imunização ocorrerá nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, das 8h às 11h e das 13h às 16h. De acordo com o cronograma da SMS, divulgado na noite desta quarta-feira (1º), a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades começa no próximo dia 8.

A documentação exigida é Carteira de Identidade (RG), CPF ou Cartão do SUS, comprovante de residência, que pode estar no nome dos pais, e relatório médico atualizado nos últimos 6 meses em caso de comorbidade. O adolescente deve estar acompanhado de responsável maior de idade.

Geraldo apresenta a Rui proposta de Porto Seco em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-prefeito Geraldo Simões encontrou, na manhã dessa quarta-feira (1°), o governador Rui Costa, e aproveitou para apresentar a proposta de implantação de um Porto Seco, no município de Itabuna, dentro da estrutura do Porto Sul, que está sendo construído em Ilhéus. Rui veio à região participar da entrega de ponte sobre o Rio Almada, primeira etapa das obras do Porto Sul.

Para o ex-prefeito de Itabuna, o Porto Seco será o principal vetor de desenvolvimento para o município a partir do Complexo do Porto Sul, que envolve terminal marítimo, ferrovia e novo aeroporto. “O Porto Seco é uma Estação Aduaneira Interior, onde o importador pode armazenar seus produtos e internalizá-los aos poucos, sem custos alfandegários. O exportador também pode utilizá-lo para consolidar suas cargas que vão ser exportadas”, explica Geraldo em entrevista ao Trombone.

O ex-prefeito e ex-deputado federal disse acreditar que o Porto Seco promove o crescimento de atividades portuárias, “mesmo que o município (Itabuna) não seja banhado pelo mar”. A isso, acrescenta, Itabuna teria mais um fator de atração e geração de emprego e renda.

Lojas do shopping aderem a semana nacional de descontos e ações de vendas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá participa, de 2 a 13 setembro, da Semana Brasil 2021. O evento, em nível nacional, é uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo e lojistas de diferentes setores em todo o país para alavancar as vendas, reaquecer a economia e renovar estoques para o Natal, além de um “esquente” para a Black Friday.

Neste ano, 47 lojas do Jequitibá participam da Semana Brasil. “Essa é uma oportunidade não apenas para os lojistas ampliarem os negócios, como também para clientes de toda a região aproveitarem os descontos e as promoções especiais durante os onze dias da campanha”, afirma a superintendente do Shopping, Vera Magalhães.

A relação de lojas participantes pode ser conferida no site em
www.shoppingjequitiba.com.br

FUNCIONAMENTO NO 7 DE SETEMBRO

O Shopping Jequitibá definiu os horários de funcionamento durante o feriado de 7 de Setembro, data da Independência do Brasil. Lojas e quiosques abrem das 13h às 21h e a Praça de Alimentação, das 12h às 21h. Já o hipermercado funciona das 8h às 21h; a academia, das 8h às 14h; e a drogaria, das 9h30min às 21h.

O atendimento na barbearia será das 10h às 21h; a lotérica, das 12h às 18h. O atendimento na clínica do shopping e para vacinação será das 14h às 20h. Devido à pandemia, o shopping adotou todos os protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial de Saúde, garantindo a segurança de clientes, lojistas e colaboradores.

Eventos vão discutir alternativas para despoluição do Rio Cachoeira || Foto Emasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma empresa dinamarquesa, a Ramboll Environ, promete apresentar diagnóstico da situação do Rio Cachoeira, nesta terça-feira (31) a técnicos de instituições como as universidades Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Federal do Sul da Bahia (UFSB), Embasa e Inema, a partir das 14h30min, no auditório Paulo Souto, da Uesc.

Segundo um intermediário da Ramboll, o itabunense Adson Franco, a empresa reuniu todas as informações e diagnósticos de instituições sobre o Rio Cachoeira. A promessa, segundo ele, é de apresentação de “soluções mais baratas e ecológicas” para despoluição do rio.

Presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho cré que os eventos dos próximos dois dias são o primeiro passo para apontar resposta concreta para o problema da poluição que afeta o Rio Cachoeira. “Essa parceria entre a Emasa, Prefeitura de Itabuna e as empresas Portal Santo Agostinho e Ramboll Envirou mostra a determinação da atual gestão em envolver outros agentes para recuperar o Rio Cachoeira”, salienta.

O diretor de Projetos da Secretaria de Planejamento de Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, se mostra entusiasmado com o que será apresentado pela Ramboll aos agentes envolvidos. “A Câmara Técnica de amanhã e o Workshop do dia 1º serão o ponto de partida de um projeto maior que é devolver a vida ao nosso Rio Cachoeira e precisamos envolver toda nossa sociedade nesse desafio”, destaca.

As engenheiras da Ramboll Environ, Alejandra Devecchi, que é gerente de Planejamento Urbano, e Kathlen Procópio, que atuou no monitoramento das ações de recuperação dos danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG) apresentarão os diagnósticos e soluções encontradas pela empresa dinamarquesa para a recuperação do Rio Cachoeira.

Itabuna vacina começa a vacinar adolescentes contra Covid-19
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Saúde de Itabuna fará a repescagem de vacinação contra a covid-19 para pessoas acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose. A vacinação ocorre nas unidades de saúde, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Para receber a primeira dose, a pessoa deve apresentar carteira de identidade, CPF ou cartão do SUS e comprovante nominal de residência. Quem mora de aluguel, deve apresentar fotocópia do contrato.

Os postos funcionam até as 16h, mas as ampolas com as doses de vacina serão abertas apenas até as 15h devido ao tempo de validade depois de abertas.

GESTANTES E PUÉRPERAS

As Unidades Básicas e de Saúde da Família também estão vacinando contra Covid-19 as gestantes e puérperas com idade a partir de 12 anos com a vacina da Pfizer ou Coronavac das 8h às 11h e das 13h às 16h. Quem tem de 12 a 17 anos, deverá ir ao posto de vacinação acompanhada de responsável.

A documentação necessária é RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante nominal de residência, relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia do ultrassom ou do cartão de pré-natal (assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro). Para as puérperas também é preciso levar a fotocópia da certidão de nascimento da criança.

SEGUNDA DOSE DE CORONAVAC E OXFORD

A aplicação das segundas doses das vacinas Oxford e Coronavac ocorrerá em igual horário, das 8h às 11h e das 13h às 16 nas unidades básicas de saúde. Para a Oxford, o grupo contemplado nesta semana para a segunda aplicação é aquele que recebeu a primeira dose até 11 de junho. Já para a segunda dose da Coronavac, o público é aquele que recebeu a primeira aplicação da vacina até 3 de agosto.

Amanhã (31), receberão a segunda dose da vacina Oxford contra Covid-19, trabalhadores da Educação do município, estado e UFSB, com idade a partir de 18 anos. A ação será na UniFTC das 9h às 13h. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

Na quinta-feira (2), trabalhadores e estudantes da Saúde que receberam a primeira dose da Oxford no dia 10 de junho, receberão a segunda dose da vacina. A ação será na UniFTC das 9h às 13h. A documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

American Park é autorizado a reabrir, após vistoria da Prefeitura || Foto Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda de Itabuna autorizou o funcionamento do parque de diversão da American Park. A autorização foi expedida depois de o parque passar por vistoria concluída nesta quinta-feira (26). A empresa deverá cumprir algumas condicionantes, segundo o município, relativas aos protocolos contra covid-19.

Durante a ação, os agentes de fiscalização verificam também laudos de segurança e alvará de funcionamento atualizado e placas indicativas de sinalização horizontal e vertical referentes ao distanciamento social e saídas de emergência. O parque funciona em um terreno ao lado da Prefeitura de Itabuna, no Banco Raso.

O superintendente da Divisão de Emprego e Renda Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Marcos Sousa, Marcos Kiko , informou que também foram conferidos, dentre outros itens, o estado de conservação dos equipamentos.

PARQUE REABERTO 

Kiko explicou, ainda, que a ação contou com a participação de fiscais das secretarias municipais de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, de Saúde, de Infraestrutura e Urbanismo e de Agricultura e Meio Ambiente. O empresário pediu a reabertura e funcionamento do parque de diversões já neste final de semana.

“Todos os detalhes, especialmente na área de prevenção da segurança física e da saúde da população, foram verificados. Como houve o cumprimento de cada uma das exigências para garantir a segurança do público, foi concedida autorização ”, concluiu o superintendente.

Município executa obras de urbanização do prolongamento da Manoel Chaves || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto
Depois de assinar ordem de serviço para implantação do novo sistema de iluminação pública na Avenida Manoel Chaves, hoje (27), o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) e o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho, visitaram as obras de esgotamento sanitário que a Emasa está executando no prolongamento da via.
A Emasa está investindo pouco mais de R$ 250 mil, em recursos próprios, na colocação de 650 metros de extensão de rede coletora de esgoto que vai ampliar o sistema de saneamento básico para todos os imóveis residenciais, comerciais e terrenos no trecho entre as avenidas Princesa Isabel, no São Caetano, e Roberto Santos, no Pedro Jerônimo.
Na solenidade de assinatura da Ordem de Serviço, o prefeito Augusto Castro falou da importância do investimento em saneamento básico para a cidade avançar. “Antes de qualquer intervenção de pavimentação, vamos implantar esgoto e drenagem. Só assim, teremos uma cidade muita mais estruturada, Itabuna tem apenas 18% de rede de esgoto, vamos mudar essa triste realidade”, assegurou.
QUALIDADE DE VIDA 
O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, citou o papel social da empresa em investir na melhoria de vida da população. “A Emasa tem valorizado o social, investido e contribuindo na melhoria da qualidade de vida da cidade, realizando obras de saneamento básico, que proporciona bem-estar e saúde”, salientou.
As obras de saneamento que estão sendo realizadas no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, além de beneficiar os bairros São Caetano e Pedro Jerônimo, também atende aos bairros das zonas sul e leste de Itabuna, como Fonseca, Daniel Gomes e São Pedro.
Passeio ciclístico será na próxima terça (31), às 18h30min
Tempo de leitura: < 1 minuto

Grupo de mulheres de Itabuna, Comissão da Mulher da OAB Itabuna e New Bike promovem um passeio ciclístico, na próxima terça-feira (31), às 18h30min no encerramento do Agosto Lilás, Campanha de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra à Mulher. A concentração será no Jardim do Ó, centro da cidade, com percurso que inclui as principais avenidas da cidade. O evento é aberto à participação de pessoas de qualquer idade e gênero, segundo a organização.

A atividade também tem o caráter beneficente com a arrecadação de alimentos entre os participantes para serem distribuídos às entidades filantrópicas de apoio a mulheres que sofreram violência doméstica. Katiuscia Soares, diretora da New Bike, considera ser de grande relevância a parceria da empresa com as entidades e os grupos de pedais do município.

“Sempre procuramos abraçar alguma causa relevante através dos eventos que a gente organiza. Neste específico, temos o objetivo de chamar a atenção para um problema que é de todos nós e que não pode passar despercebido. Além disso, estimula o fortalecimento de mulheres vítimas para o rompimento do ciclo de violência. Temos o entendimento também que quando você pedala, que você chama essas mulheres para pedalar, e elas fazem 50 km, 60 km, 10 km, elas se sentem tão empoderadas, tão guerreiras”, comenta.

As inscrições podem ser feitas através da plataforma Sympla, pelo link https://www.sympla.com.br/passeio-ciclistico-agosto-lilas__1318171. Mais informações pelo telefone 3026-4612. O evento tem apoio das empresas Bigodon, Cabelon, Novo Toque e Comercial Mascarenhas e dos grupos pedal dos peixes, pedal Bom, pedal da Luluzinha, K-Brutas, Tartaruga Aposentada, Pedal Livre e Selva do Pedal.

Itabuna e Ilhéus registram alta taxa de infectados pela Hepatite C
Tempo de leitura: 2 minutos

Um replay de 2020. Assim poderia ser definida a estimativa populacional deste ano dos dois maiores municípios do sul da Bahia, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) hoje (27). Itabuna, novamente, registrou pequeno crescimento de contingente populacional, enquanto a vizinha Ilhéus registrou nova queda.

Segundo o IBGE, a população de Ilhéus em 2021 é estimada em 157.639. Eram 159.923 moradores da Terra da Gabriela em 2020. O PIMENTA cruzou dados dos últimos três anos. Em 2019, o município possuía 162.327 habitantes.

Ilhéus caiu da 9ª para a 10ª posição dentre os mais populosos da Bahia, de acordo com os números do órgão federal responsável pela contagem populacional (confira ranking dos 16 mais populosos abaixo).

Já o município de Itabuna tinha 213.685 no ano passado, conforme a estimativa do instituto brasileiro, passando agora em 2021 para 214.123 habitantes.

SALVADOR, FEIRA, CONQUISTA…

A estimativa não aponta alteração nas primeiras colocações dentre os mais populosos. Capital baiana, Salvador tem 2.900.319 moradores.

O segundo lugar continua com Feira de Santana, com 624.107 habitantes, seguido por Vitória da Conquista (343.643), Camaçari (309.208) e Juazeiro (219.544).

BRASIL SEM CENSO

A estimativa anual é divulgada para que órgãos públicos possam redefinir repasses constitucionais, por exemplo, como FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e FPE (Fundo de Participação dos Estados).

A estimativa é novamente empregada porque o Brasil, pelo segundo ano, não pôde fazer o Censo Populacional. O governo federal alegou dificuldades orçamentárias para realizar o censo.

OS 16+ POPULOSOS DA BAHIA

1º Salvador – 2.900.319
2º Feira de Santana – 624.107
3º Vitória da Conquista – 343.643
4º Camaçari – 309.208
5º Juazeiro – 219.544
6º Itabuna – 214.123
7º Lauro de Freitas – 204.669
8º Teixeira de Freitas – 164.290
9º Barreiras – 158.432
10º Ilhéus – 157.639
11º Jequié – 156.277
12º Porto Seguro – 152.529
13º Simões Filho – 137.117
14º Paulo Afonso – 119.213
15º Eunápolis – 115.360
16º Santo Antônio de Jesus – 103.204

Clique aqui e confira os dados de todos os municípios brasileiros