Shopping itabunense apresenta crescimento de mais de 55% na comparação com início da pandemia e fechamento do comércio
Tempo de leitura: 2 minutos
Neto diz que cenário é otimista para segundo semestre deste ano

As vendas do Shopping Jequitibá, em Itabuna, cresceram 55,3% no acumulado de janeiro a julho de 2021 no comparativo com igual período de 2020, afirma o diretor Manoel Chaves Neto. Os dados de 2020 foram fortemente impactados pela pandemia da covid-19.

Na avaliação do diretor do centro de compras, os números obtidos nos sete primeiros meses deste ano apontam para crescimento do potencial de compras da população sul-baiana e eleva otimismo quanto ao resultado do segundo semestre, principalmente com as datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Na campanha da Semana do Brasil, que começa no próximo dia 2 e vai até 12 de setembro em todo o país, a expectativa é de manutenção do consumo. A campanha é uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo e lojistas de diferentes setores em todo o país.

O diretor do Jequitibá, Manoel Chaves Neto, afirma que a confiança dos lojistas na retomada da economia é muito grande e aponta que novas lojas estão sendo implantadas. “Acreditamos que, com a Semana do Brasil e em seguida as datas comemorativas do terceiro e quarto trimestre 2021, vamos atrair muito mais clientes e consequentemente mais vendas”, destaca

O shopping está com 99,7% da área bruta locável ocupada, com várias lojas sendo reformadas e novas lojas com previsão de inauguração prevista para este segundo semestre de 2021. O mais novo empreendimento confirmado é a loja da Track & Field, que oferece artigos esportivos, lifestyle, moda praia, calçados e acessórios. A empresa possui mais de 233 lojas, entre lojas próprias e franquias, espalhadas por 24 estados.

CENÁRIO NO PAÍS

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) prevê que as vendas do setor totalizarão R$ 204 bilhões em 2021. Se confirmada a projeção, representará um crescimento de 58,3% em relação a 2020. A comparação com 2019 é a mais indicada, pois se trata do último ano antes da chegada da pandemia. Já em 2020 a maioria dos estabelecimentos estavam fechados ou com capacidade de funcionamento muito reduzida.

“Nós percebemos que está melhorando o ambiente. Diminuíram os solavancos, há mais estabilidade. Isso ajuda as vendas do varejo como um todo”, disse o presidente da Abrasce, Glauco Humai. “O cenário ainda é volátil devido ao fantasma da pandemia, mas confiamos no avanço da vacinação”, afirma.”

Wilmaci é autora do pedido de sessão especial para tratar do tema na Câmara
Tempo de leitura: < 1 minuto

A última sexta-feira deste Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, terá nova sessão especial na Câmara de Itabuna. A sessão especial, neste dia 27, a partir das 10 horas, foi solicitada pela vereadora Wilmaci de Oliveira (PCdoB), presidente da Comissão de Políticas de Defesa dos Direitos das Mulheres.

Entre as convidadas, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; a defensora pública Juliana Florindo e a presidente da Comissão da Mulher da OAB-Itabuna, Andrea Peixoto. “Este é um mês muito importante na promoção deste debate, também para tratar da Lei Maria da Penha, um instrumento importante e simbólico no nosso Brasil.

Wilma, como passou a ser chamada, diz que a Maria da Penha é uma lei revolucionária. “A terceira melhor do mundo em se tratando de defesa dos direitos das mulheres, fala de prevenção, integração nas ações da rede de proteção”, afirma a vereadora, única representante feminina na atual legislatura.
Ela reforça que apenas está chegando ao fim o mês de agosto. Mas o tema deve continuar sob o olhar atento de toda a sociedade. “É preciso internalizar na consciência das pessoas que este debate vale para todos os dias”, ressaltou.

Ellen, do Elos que Empoderam, e Isaura, do Albergue Bezerra de Menezes
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Elos Que Empoderam iniciou a campanha de arrecadação de recursos, a #pixpelosidosos, de apoio ao Albergue Bezerra de Menezes, instituição que assiste a quase cem pessoas carentes em Itabuna. Durante reunião nesta semana, a embaixadora social líder do Elos na Bahia, Ellen Prince, e a diretora do Albergue Bezerra de Menezes, Isaura Brandão, conversaram sobre as necessidades do Albergue no momento.

De acordo com Isaura, a instituição é constantemente carente de gêneros alimentícios, medicamentos e produtos de higiene pessoal. As doações, de qualquer valor, podem ser feitas via pix. A chave é doeelosqueempoderam@gmail.com.

Albergue Bezerra de Menezes, em Itabuna, atende a quase 100 pessoas carentes

O Albergue Bezerra de Menezes completa 50 anos em outubro e já atendeu a mais de 20 mil pessoas nesse período. As doações vão ajudar a instituição a manter as suas atividades, dente elas atendimento a pessoas portadoras de tuberculose e HIV e idosos, na sua sede, na Avenida Bionor Rebouças, no Antique, em Itabuna.

DESENVOLVIMENTO DAS FAMÍLIAS

Autor da iniciativa da campanha #pixpelosidosos, o Instituto Elos que Empoderam é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que nasceu como projeto social, em 2013, idealizado por Flávia Mellysse, com a ajuda de grupo de empresários e profissionais liberais nas comunidades carentes de São Paulo.

Baseado nos cinco pilares dos elos que sustentam a sociedade – educação, saúde, cultura, humanização e desenvolvimento econômico, o instituto já assistiu mais de 9.500 famílias cadastradas. Como agente de responsabilidade social, o Elos desenvolve ações para promover o impacto social no desenvolvimento socioeconômico das famílias.

Apesar de ter nascido no estado de São Paulo, o Instituo Elos Que Empoderam está ampliando sua atuação no Brasil. Chega a Bahia sob a liderança da embaixadora social líder Ellen Prince, que inicia o projeto em Itabuna, mas, afirma, já está planejando a expansão para outros municípios do estado.

Bruno Mendonça, da Emasa, coordena projeto de reciclagem
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) iniciou junto aos seus colaboradores campanha para otimizar o descarte de papéis sem utilização e a promoção socioambiental por meio da reciclagem. Com o Emasa Recicla todo o material, inclusive papéis velhos com datas anteriores a 2016, será encaminhado para a OR Comércio de Materiais Recicláveis, no São Roque, em Itabuna.

Os papéis inutilizáveis serão usados como matéria-prima para geração de novos produtos pela empresa. “Antes, seguiriam para o descarte. Agora, vão para a reciclagem, já que vamos dar aproveitamento a resíduos, cuja destinação seria o aterro sanitário. Com isso, cerca de 20 famílias que trabalham OR Comércio de Materiais Recicláveis serão beneficiadas”, explica o diretor técnico da Emasa, Bruno Mendonça.

Bruno orienta o funcionário com dúvidas sobre quaisquer documentos antigos a consultar o Departamento Jurídico da Emasa. “Se for um material indispensável, será digitalizado e arquivado dentro da rede. Dessa forma, teremos acesso ao documento com segurança a qualquer tempo”, complementa.

Os papéis encaminhados para a reciclagem, devem ser reunidos em uma caixa ou em sacola e a equipe de serviços gerais fará a coleta em cada setor da Emasa. Caberá ao coordenador de Serviços Gerais, Henrique Santana, repassar à empresa responsável pelo processo de reaproveitamento.

Andrea Castro, secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Manu Berbert

 

>> Recebi, com surpresa, uma mensagem do então Presidente da OAB de Itabuna, Edmilton Carneiro, pedindo um apoio para o protagonismo feminino em uma das maiores instituições democráticas do país. Na mensagem, ele me dizia que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Bahia, em 90 anos, jamais teria elegido uma mulher. No mesmo cenário, a OAB de Itabuna, que tem 60 anos, também não. Estou na torcida!

 

> A primeira-dama de Itabuna, que hoje assina o sobrenome do esposo, Andrea Castro, está em ritmo acelerado de pré-campanha para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Segundo especulações, teria visitado Vitória da Conquista no final de semana. Viria aí uma parceria com a retadíssima prefeita Sheila Lemos?

 

>> A Secretária de Saúde do Município de Itabuna, Dra. Lívia Mendes, em entrevista que vai ao ar nesta quinta-feira, ao programa Debate Por Elass, apresentado por esta que vos escreve e Ellen Prince, falou sobre a ocupação de lugares e cargos pelas mulheres com muita tranquilidade, afirmando que já é algo que tem acontecido naturalmente. “Sabemos que várias lutas são válidas, mas muito já mudou”, citando que a mesma foi a primeira médica residente do Hospital de Base, há alguns anos, e a primeira diretora-médica do Hospital Calixto Midlej Filho (Santa Casa de Itabuna). A entrevista vale muito à pena!

 

>> Circula nos grupos de whatsapp uma entrevista de Fernando Gomes ao programa Frequência Política, apresentado por Binho Shalom e João Matheus Feitosa (que sempre falta estrategicamente, e nesse sábado faltou!). No áudio, o ex-prefeito brinca e dá risadas sobre a forma como teria conhecido Maria Alice, sua fiel escudeira por anos, mas que hoje mantém uma relação fria e distante. O poder sempre une, enquanto a derrota cria muros!

Manu Berbert é publicitária.

Itabuna vacinou mais de 117 mil pessoas com a primeira dose || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna atingiu, nesta segunda-feira (23), o percentual de 71,8% das pessoas com 18 ou mais anos que tomaram a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.  De acordo com dados da Secretaria municipal de Saúde divulgados, na noite de hoje, são 137.540 que receberam a primeira dose do imunizante.

Com as duas doses da vacina são apenas 44.967 moradores do município do sul da Bahia. São 27,55% das pessoas com mais de 18 anos que tomaram a primeira e segunda doses do imunizante. No total, foram aplicadas 162.142 doses das três vacinadas autorizadas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

NÚMERO DE CASOS

Itabuna atingiu, nesta segunda-feira, 34.733 casos de novo coronavírus, com 33.773 pessoas recuperadas e 636 óbitos acumulados desde o início da pandemia, no ano passado.  Há 324 casos ativos (pessoas infectadas se recuperando).

Até o início da noite eram 29 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 em leitos clínicos. Hoje, há 20 leitos de UTI disponíveis nos hospitais de Itabuna. Além disso, existem 32 leitos de enfermaria desocupados.

Servidores do hospital participam de atividade de capacitação para captar doadores de sangue
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) lançou, nesta quinta-feira (19), o serviço de captação de doadores de sangue. A iniciativa é resultado de parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI).

Pela manhã, servidores da unidade hospitalar participaram da capacitação que busca mobilizar doadores de sangue no Hospital de Base. Os captadores Rosildo Ribeiro e Adelson Bispo, do Banco de Sangue da SCMI, comandaram a capacitação.

Qualquer pessoa interessada em doar sangue pode ir ao Hospital de Base ou ao Banco de Sangue do Hospital Calixto Midlej Filho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aos sábados, o atendimento vai das 7h ao meio-dia.

Praça Hélio Lourenço, na Beira-Rio, foi invadida por contêineres e obra privada || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

A  Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna embargou as obras particulares na Praça Hélio Lourenço (Praça da Cotef), na Beira-Rio. As obras foram iniciadas há mais de 10 dias e o empresário, não identificado, pretendia construir no local um café, o Café do Duque.

Há quase duas semanas, três contêineres de grande porte foram instalados na praça, localizada próximo ao Shopping Jequitibá. Quando a agente de fiscalização chegou ao local, descobriu que a obra não possuía autorização do município.

Contêineres foram instalados sem autorização na Praça Hélio Lourenço

O local é conhecido como Praça do Esporte, por receber, há quase 30 anos, atividades como futevôlei, futebol e treinos de rúgbi. O clima é de revolta pela ocupação do local. Tradicionalmente, o município permite o uso do solo, mas apenas para estruturas móveis. “Queremos saber se a Prefeitura vai mudar o entendimento de ocupação dessa praça e permitir edificações”, disse um esportista indignado.

O empresário que pretendia construir a cafeteria na praça não foi localizado pela reportagem. Na praça, esportistas disseram ao PIMENTA que ele apenas se identificava como “Amigo do Prefeito” Augusto Castro. Ele ainda aposta na suposta amizade com o gestor para retomar a obra.

Mais de 400 quilos de maconha foram apreendidos em Itabuna || Foto PM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar apreendeu mais de 300 quilos de maconha e deteve duas pessoas, no final da noite desta quarta (18). A droga foi localizada em dois veículos de pequeno porte e em uma carreta, no semianel rodoviário, quando houve confronto da polícia com os traficantes.

A operação envolveu equipes especializadas da polícia militar, dentre elas Rondesp Sul, Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) e a companhia especializada Cipe Cacaueira. Ao menos dois motoristas foram encaminhados para o complexo policial de Itabuna. Atualizado às 12h51min.

Carro invade casa em bairro de Itabuna|| Foto reprodução redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um caminhão carregado com galões de água mineral quase causa uma grande tragédia, na tarde desta quarta-feira (18) no bairro São João, em Itabuna. Testemunhas afirmaram ao PIMENTA que o motorista perdeu o controle do veículo, que subiu o passeio e invadiu uma casa.

Com impacto, parte da parede da frente do imóvel foi parcialmente destruída. No momento do acidente, não havia nenhum morador na parte atingida da casa. Ainda não se sabe o que fez o motorista perder o controle do veículo. Ele não teve o nome divulgado.

Vacinação de comerciários será das 17h às 21h, na UniFTC
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Municipal de Saúde aplica a primeira dose da vacina contra o Covid-19, nesta quarta-feira (18), em trabalhadores do comércio maiores de 20 anos. O atendimento será na UniFTC, das 17h às 21h.

O horário da aplicação da vacina é justificado pela Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde pelo fato de o público-alvo trabalhar em horário comercial integral.

A documentação necessária é Carteira de Identidade (RG), CPF ou cartão do SUS e comprovante nominal de residência, fotocópia do contracheque ou registro da Carteira de Trabalho. A vacinação do grupo segue a Resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que permite que 10% das doses de vacina poderão ser destinadas a grupos vulneráveis da idade vigente.

Jovem morreu em acidente na BR-415
Tempo de leitura: < 1 minuto

Sepultado nesta terça-feira (17), no Cemitério Campo Santo, em Itabuna, o corpo de um jovem que morreu após o carro em que estava cair de uma ponte num rio na BR-415, no último domingo (15). Amigos contaram que Alisson Silva estava no veículo sozinho no momento do acidente.

O jovem foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192, mas não sobreviveu. Apaixonado pelo São Paulo, Alisson Silva era uma pessoa muito querida. Por isso, deixou muitos amigos.

Privatização dos Correios, que tramita no Congresso, também é alvo do protesto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Manifestantes de Itabuna e Ilhéus vão colocar as duas maiores cidades do sul da Bahia no mapa do Dia Nacional de Luta e Paralisações contra a PEC n° 32, que trata da reforma administrativa do Poder Executivo e prevê impactos em todas as esferas do serviço público. A privatização dos Correios, aprovada pela Câmara dos Deputados e encaminhada ao Senado, também será alvo do protesto.

A concentração do ato em Itabuna será na Praça Adami, a partir das 15 horas. Os participantes vão marchar até o novo prédio da Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no Centro.

Já em Ilhéus a manifestação vai começar às 16 horas, em frente à unidade dos Correios, na Rua Marquês de Paranaguá, no Centro Histórico.

UZE, do Grupo Omni, vai contratar 47 profissionais em 9 municípios da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Uze , empresa da área de soluções na área de crédito para o varejo, anunciou abertura de 47 vagas de trabalho abertas nos setores de Tecnologia e Inovação, Marketing, Comercial, Núcleo, Cobrança e Central de Atendimento.

As vagas são para as cidades de Salvador, Alagoinhas, Poções, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Itabuna, Vitória da Conquista, Porto Seguro e Itamaraju.

Os benefícios oferecidos são seguro saúde, vale-refeição e vale-transporte. Para se candidatar às vagas, os interessados devem se cadastrar neste link.

Sessão especial na Câmara será no próximo dia 17 || Foto Arquivo
Tempo de leitura: 2 minutos

Walmir Rosário

No dia 20 de agosto é comemorado em todo o Brasil o Dia do Maçom. Em Itabuna, esta data foi incluída no calendário de eventos do Município, por meio da Lei Municipal 2.513, de 14 de agosto de 2020, de autoria do vereador licenciado Ricardo Xavier. Na próxima terça-feira (17), a partir das 14h, maçons itabunense participam de sessão especial da Câmara de Vereadores, com a presença de toda a sociedade civil.

De acordo com a Lei, a organização do evento ficará a cargo das seis lojas maçônicas sediadas em Itabuna: Areópago Itabunense, 28 de Julho, Acácia Grapiúna, Construtores do Templo, Areópago Grapiúna e Antônio da Silva Costa. Por tradição, faziam parte das comemorações da data a realização de uma festa de congraçamento e uma Sessão Magna conjunta, na qual eram homenageadas pessoas da comunidade.

MAÇONARIA CENTENÁRIA

Este ano, por causa da pandemia, a tradicional festa foi suspensa e as Lojas Maçônicas decidiram modificar o formato do evento, dirigindo as homenagens às instituições de cunho social. Serão homenageados: Colégio da Polícia Militar (Areópago Itabunense), Uesc (28 de Julho), Santa Casa de Misericórdia (Acácia Grapiúna), Fundação Dr. Balduíno Azevedo (Areópago Grapiúna), ONG Bicharada (Construtores do Templo), e Centro Espírita Casa de Guará, com sua instituição Recanto de Potira (Antônio Costa).

A Maçonaria itabunense é reconhecida como uma entidade de destaque nas ações que marcaram as lutas pelo desenvolvimento econômico e social empreendidas pela sociedade. Merece distinção a Loja Maçônica Areópago Itabunense, que em 1º de fevereiro do próximo ano comemora 100 anos fundação, com relevantes serviços prestados ao Município.

HISTÓRIA

O Dia do Maçom – conforme a história da Maçonaria Brasileira – comemora a data – 20 de agosto de 1922 – em que foi realizada uma sessão histórica conjunta entre as Lojas Maçônicas Comércio e Artes e a União e Tranquilidade, do Rio de Janeiro, quando ficou decidida a Independência do Brasil. Em um discurso emocionante e inspirador, o Irmão Gonçalves Ledo apresentou a proposta, aprovada por unanimidade.

Ainda, de acordo com documentos maçônicos, a sessão conjunta em que foi aprovada a Proclamação da Independência, contou com a participação dos irmãos maçônicos Dom Pedro I (Príncipe Regente do Brasil) e José Bonifácio (ministro e considerado o Pai da Independência). Em todo o mundo o Dia Internacional do Maçom é comemorado no dia 22 de fevereiro.