Semana também vai ter aplicação da 2ª dose das vacinas Astrazeneca e Coronavac
Tempo de leitura: 2minutos
A Secretaria da Saúde de Itabuna vai iniciar, nesta terça-feira (3), a vacinação de pessoas de 29 anos contra a Covid-19. O atendimento desse público seguirá até quarta-feira (4), nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, sempre das 13h às 16 horas. Já na quinta (5) e sexta-feira (6) será a vez das pessoas acima de 18 anos, no mesmo horário.
Segundo a Prefeitura, no ato de vacinação, é necessário apresentar carteira de identidade, CPF ou cartão do SUS e comprovante nominal de residência. Quem mora de aluguel deve portar fotocópia do contrato de locação.
GESTANTES E PUÉRPERAS
A vacinação de gestantes e puérperas vai ser retomada nesta semana, a partir de amanhã, também das 13h às 16h. Além dos documentos citados acima, as grávidas devem apresentar relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia do ultrassom ou do cartão de pré-natal (assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro). As puérperas precisam levar fotocópia da certidão de nascimento da criança.
TRABALHADORES DO COMÉRCIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Os trabalhadores com idade acima de 28 anos que atuam no comércio ligado à construção civil vão ser vacinados contra a Covid-19 na quinta-feira (5). O atendimento ocorrerá das 17h às 21h, na UniFTC. Este público deve apresentar cópia do contrato de trabalho ou do contracheque, além dos documentos de identificação.
2ª DOSE OXFORD/ASTRAZENECA
Os moradores de Itabuna que receberam a 1ª dose da vacina Oxford/Astrazeneca de 3 a 11 de maio devem ir às unidades de saúde para a aplicação da dose de reforço. É necessário apresentar o cartão de vacina com registro da 1ª aplicação.
Nesta terça-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde vai aplicar a 2ª dose da mesma vacina nos profissionais da educação da iniciativa privada com idade a partir de 55 anos, das 10h às 13h, na UnitFTC.
Na sexta-feira (6), profissionais da saúde da assistência social e trabalhadores da saúde de clínicas e consultórios receberão a 2ª dose da vacina contra a Covid-19, na UniFTC, das 10 às 14 horas.
Representantes das duas empresas também apresentaram projetos voltados para a sustentabilidade ambiental
Tempo de leitura: < 1minuto
Gestoras que atuam nas lojas O Boticário em Itabuna visitaram, nesta quinta-feira (29), as instalações do aterro sanitário da CVR Costa do Cacau, localizado à margem da BR-415, no trecho Ilhéus-Itabuna. Gerente comercial da CVR, Maurício Ramos Sena apresentou a estrutura da empresa.
Participaram da visita a supervisora Naiara Calazans Pitanga e as gerentes comerciais Isana Costa Kruschewsky, Zoraide Santos Pinheiro e Sayonara Sena Campos de Andrade Oliveira.
Além de conhecer as instalações da empresa, única do sul da Bahia habilitada para destinação de resíduos sólidos, elas destacaram o empenho das lojas O Boticário para conscientizar os consumidores sobre a importância da reciclagem e reutilização de materiais.
A franquia mantém o programa Boti Recicla, que transforma as embalagens vazias da marca e as reutiliza em outros setores da empresa. Cada loja tem seu coletor, onde os clientes são incentivados a descartar as embalagens dos produtos usados.
Maurício Ramos informou que a CVR pretende construir um Centro de Educação Ambiental. O espaço vai sediar eventos educativos e institucionais, além de receber a visita de estudantes e profissionais de diversos setores.
Somados, habitantes dos dois municípios são 2,49% da população estadual
Tempo de leitura: < 1minuto
O IBGE estima que Ilhéus tem 160 mil habitantes e Itabuna, 213.685. Juntos, os dois maiores municípios do sul da Bahia têm 2,49% (373.608) dos cerca de 15 milhões de moradores do estado.
As duas cidades figuram entre as seis com mais óbitos por Covid-19 na Bahia, na seguinte ordem: Salvador (7.695), Feira de Santana (1.029), Itabuna (665), Camaçari (614), Vitória da Conquista (595) e Ilhéus (561).
Ilhéus e Itabuna têm, portanto, 4,8% das 25.717 mortes por Covid-19 no estado.
Os dados sobre o número de vítimas por município são da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e estão disponíveis no boletim epidemiológico desta sexta-feira (30).
Câmara aprova revisão salarial e de tíquete-alimentação || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1minuto
A Câmara de Vereadores aprovou reajuste de 4,52% para os servidores municipais e tíquete-alimentação de R$ 425,00 e R$ 300,00 a depender do valor do salário recebido. A votação foi antecipada pelo legislativo, segundo o presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD). “Tínhamos esse compromisso firmado com os servidores de apressar a tramitação”, disse.
O texto final da revisão e do tíquete e de salário já foi encaminhado para sanção do prefeito Augusto Castro (PSD). Antes da votação em Plenário, a revisão anual e o tíquete-alimentação receberam pareceres favoráveis das comissões de Legislação e Finanças.
A relatora, Wilmaci Oliveira (PCdoB), destacou a previsibilidade jurídica dos projetos que já contavam com a autorização da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2021). Presidente licenciada do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv), Wilmaci agradeceu o comprometimento dos vereadores e pontuou que a revisão e o tíquete foram acordados e negociados com o Executivo.
"Mineiro do Churrasco" era muito querido em Itabuna
Tempo de leitura: < 1minuto
Faleceu, nesta quinta-feira (29), Vicente da Cruz, mais conhecido como “Mineiro do Churrasco”, de 71 anos, que estava internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 10 dias. No grupo de risco, por ser obeso, portador de diabetes e hipertenso, ele teria recebido as duas doses da vacina, mas foi infectado e o estado de saúde agravou-se rapidamente. Ele morreu no dia do aniversário.
“Mineiro do Churrasco” foi proprietário do extinto “Bar do Mineiro”, que funcionou durante anos na Avenida Firmino Alves. Antes do início da pandemia do novo coronavírus, trabalhava como apontador do jogo do bicho, numa banca em frente à Padaria Princesa, na Avenida Juracy Magalhães. Durante anos morou no bairro Monte Cristo.
Era mineiro do município de Formiga, mas há mais de 50 anos morava em Itabuna. Nos últimos anos esteve entre Minas Gerais e o sul da Bahia. “Mineiro do Churrasco” estava internado em Betim (MG). Ele deixa viúva e um casal de filhos. O rapaz, Wanderson, também apontador do jogo do bicho, foi o primeiro infectado pela Covid-19 e ficou mais de 30 dias internado no Hospital de Campanha, em Itabuna.
Neste mês, a esposa e a filha de “Mineiro do Churrasco” também foram infectadas pelo vírus e estão se recuperando em Minas Gerais, onde a jovem mora. Seguindo os protocolos sanitários, o corpo do idoso será sepultado sem cerimônia, no estado do Sudeste do País.
Lanna Rizzi faleceu aos 26 anos devido a complicações da covid-19
Tempo de leitura: 2minutos
Morreu, na manhã desta quinta-feira (29), em um hospital de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, a compositora e cantora Lanna Rizzi, de 26 anos, que lutava contra as complicações do novo coronavírus. O falecimento de Lanna foi confirmado, pela família, no Instagram da artista, que tem quase 35 mil seguidores.
Ela nasceu em Ibirataia, no sul da Bahia, mas morou muito tempo no bairro Banco Raso em Itabuna, onde começou a carreira artística. Ultimamente, como amigos confirmaram ao PIMENTA, Lanna estava morando em Vitória da Conquista.
No último dia 19, Lanna havia publicado que estava com 50% dos pulmões comprometidos
No último dia 19 de julho, Lanna Rizzi fez uma postagem no Facebook informando que estava com 50% dos pulmões comprometidos. Ela relatou que não podia falar muito porque estava cansando por causa dos sintomas da doença. “Estou fazendo exames de hospital em hospital. Estou com 50% dos pulmões comprometidos, mas nada de desespero”, disse.
“NÃO ESTÁ TUDO BEM, MAS VAI FICAR”
A cantora e compositora dizia acreditar que a fase crítica estava passando. “Estou sendo monitorada em casa, com auxílio de oxigênio, porque minha saturação diminuiu bastante, enfim, não está tudo bem, mas vai ficar. Conto com apoio e orações de todos vocês, Beijos no coração de vocês. Já, já estou 100%!”.
Lanna Rizzi era considerada uma artista promissora. O sucesso já tinha chegada as diversas regiões, principalmente Salvador, onde estava sendo preparada uma agenda de shows, mas pandemia do novo coronavírus interrompeu os planos. Hoje, dezenas de seguidores da artista lamentaram a morte.
Policlínica 2 de Julho passa a funcionar na Avenida Mário Padre (Beira-Rio)
Tempo de leitura: 3minutos
Durante a inauguração das novas instalações da Policlínica Municipal 2 de Julho, agora na Avenida Mário Padre, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que a ampliação dos serviços especializados é fundamental para o atendimento à saúde por representar a complementaridade da atenção básica.
Vilas-Boas destacou os investimentos do Governo do Estado na saúde da Bahia, em especial, as mais de 20 Policlínicas Regionais. “As policlínicas são equipamento fundamental para a conexão entre a atenção básica e hospitalar. Esse equipamento, que Itabuna inaugura, vem para complementar o que é oferecido pela Policlínica Regional de Saúde que o governo estadual inaugurou em consórcio com os municípios aqui em Itabuna”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, também enfatizou os benefícios do Hospital Dia para a saúde pública do município.
– Agora vamos funcionar como Day Hospital, que nada mais é uma estrutura montada, com centro cirúrgico, para cirurgias de pequeno e médio porte, com sedação e anestesia local. Esse vai ser um avanço para desafogar o Centro Cirúrgico do Hospital de Base. Em muitos casos, os pacientes tinham que ir até Salvador. Além disso, vamos retornar com a cirurgia de Otorrinolaringologia no município – destacou Lívia.
Autoridades inauguram nova sede da Policlínica Municipal || Foto Lucas Matos/PMIESPECIALIDADES MÉDICAS
Na solenidade, o prefeito Augusto Castro frisou que a inauguração de espaço mais confortável para a Policlínica Municipal Dois de Julho “reflete o compromisso” de sua gestão com a saúde pública do município. “Tenho certeza que esse lugar vai fazer muito mais pelos pacientes de Itabuna e dos 22 municípios pactuados da microrregião e que são aqui assistidos”.
A gerente da Policlínica, Ana Lúcia Oliveira, também enfatizou a questão da comodidade que será possibilitada ao paciente pelo Hospital Dia. “Ele poderá vir à unidade e ter atendimento mais personalizado, reduzindo riscos das taxas de infecção hospitalar, pois não ficará ligado a pacientes com outras patologias e poderá se recuperar em casa, com toda a orientação e cuidados”, informou.
A Policlínica 2 de Julho/Hospital Dia ofertará atendimento em 15 especialidades médicas, dentre elas Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Pneumologia, Proctologia e Otorrinolaringologia. Ainda no hospital dia, haverá oferta de exames, procedimentos médicos e serviços como pequenas cirurgias, eletrocardiograma, polissonografia e espirometria, dentre outros, serão fornecidos aos pacientes.
AMPLIAÇÃO DOS SERVIÇOS
Haverá ampliação dos serviços já ofertados, a exemplo da Gastroenterologia e da Endocrinologia infantil e nos novos serviços, como eletroencefalograma. O Hospital Dia é um sistema semelhante ao de um hospital, mas que executa procedimentos de curta permanência de internação, a exemplo das pequenas cirurgias urológicas, otorrinolaringológicas e dermatológicas com a mesma segurança, mas com redução de custos e melhores resultados ao paciente.Leia Mais
Júnior da Saúde (camisa amarela) entrega obra executada com recursos próprios, segundo ele
Tempo de leitura: 2minutos
Autor da indicação da obra de limpeza do canal do Santo Antônio, obra que vem sendo executada pela Emasa, o vereador Luiz Júnior da Saúde, “Júnior da Saúde” (DC), destacou, hoje (28), os investimentos feitos em um dos mais tradicionais bairros de Itabuna.
Júnior da Saúde diz que, além da obra do canal, após pedido de providência, a prefeitura retomou e acelerou a reforma da Unidade de Saúde Roberto Santos. Os pedidos foram apresentados ao Executivo com a coautoria de Francisco Gomes (PSD), também vereador e morador do Santo Antônio.
Escadaria é inaugurada no aniversário da cidade
“ESCADARIA DA SAÚDE”
Além dos pedidos ao município, o vereador executou com recursos próprios e em parceria com empresas a construção de escadaria que liga a Avenida Itajuípe com a Rua A do Jardim Italamar, facilitando o acesso dos moradores da localidade. A própria comunidade batizou a obra de Escadaria da Saúde.
“Queremos ser um vereador de toda a cidade. Vamos atuar com os demais colegas na busca de melhorias para assegurar melhores condições de vida e cidadania para toda a população itabunense. Uma certeza a população pode ter: vamos trabalhar”, disse Luiz Júnior da Saúde.
Com 36 anos de idade, Luiz Alberto Nascimento Roza, conhecido como Júnior da Saúde, tem nível superior, formado em Enfermagem. Nascido em Itabuna, o vereador já atuou em várias clínicas do município. Na eleição passada, obteve 1.113 votos na disputa por uma das 21 vagas na Câmara de Vereadores.
Shopping sintetiza dinamização da economia regional, movimento puxado pelos segmentos comerciais e de serviços
Tempo de leitura: 2minutos
No ano 2000, Itabuna e o sul da Bahia ainda sofriam os impactos socioeconômicos da vassoura-de-bruxa, praga que dizimou parte da lavoura de cacau na região. Foi nessa maré de incertezas sobre o futuro da região que o empresário Helenilson Chaves decidiu navegar contra a corrente.
A decisão era fruto do espírito empreendedor herdado do pai, Manoel Chaves, que, a partir de um pequeno negócio em Ipiaú, consolidou em Itabuna um grande conglomerado empresarial. “Precisamos levantar a autoestima da região, acreditar no potencial e na capacidade dos grapiúnas de se reinventarem e superar crises”, disse Helenilson à época.
Naquele distante ano 2000 nascia o Shopping Jequitibá, aposta aparentemente impossível de Helenilson, que, 21 anos depois, reafirma-se cada vez mais certeira. Nesse período, o Jequitibá passou por três obras de ampliação e uma pequena alteração no nome, sem perder a essência. e se consolidou como o maior centro de comércio, serviços e lazer do sul da Bahia.
Foi justamente o setor terciário, sobretudo os segmentos de serviço e comércio, que dinamizou a recuperação econômica da região cacaueira. Com o nome da árvore gigante da Mata Atlântica, o Jequitibá é o empreendimento que melhor sintetiza esse processo de retomada e fortalecimento da economia Itabunense.
NOVOS DESAFIOS
Neto: Compromisso com desenvolvimento de Itabuna está no DNA do Jequitibá
A semente plantada e cultivada por Helenilson Chaves passou aos cuidados de um dos seus filhos, Manoel Chaves Neto. Com o apoio dos irmãos Leo e Alexandra Chaves, Neto investe na modernização contínua do shopping, que hoje abriga lojas-âncoras de grandes empresas, a exemplo da Le Biscuit, Riachuelo, Casas Bahia, Marisa, Kalunga e Big Bompreço.
A crise global causada pelo novo coronavírus desafiou o shopping a acelerar o crescimento da sua presença comercial na internet, por meio do site oficial, onde os internautas se conectam a lojas parceiras do Jequitibá e, observa o empresário, acessam ofertas feitas especialmente para os consumidores de Itabuna e região.
O vírus também impôs mudanças significativas para o atendimento do público com segurança, o que exigiu investimentos na readequação dos espaços do shopping e seus equipamentos.
Para Manoel Chaves Neto, o espírito empreendedor e o compromisso em contribuir com o desenvolvimento de Itabuna estão no DNA do Jequitibá. “Nossos parceiros e colaboradores estão sempre motivados para oferecer aos clientes um shopping completo, com um mix de lojas, produtos e serviços de excelência”, assegura o empresário. “O aniversário de Itabuna é um momento para agradecer e reverenciar essa cidade que tão bem acolhe e oferece oportunidades”.
Pensar fora da caixa do tradicionalismo e do poder imediato, firmar parcerias, apresentar projetos para captação de recursos serão exercícios permanentes, ter sensibilidade para corrigir rotas e melhor permitir o alcance dos resultados buscados pela gestão e pela comunidade.
Rosivaldo Pinheiro
A gestão pública vem passando por um processo de contínua transformação e se faz cada vez mais necessária a estruturação de arranjos que permitam maior transparência na tomada de decisões, cumprimento do ordenamento legal e atenção para as sinalizações fornecidas pela comunidade. Diante desse cenário, cabe aos gestores formar equipes com pessoas de capacidade técnica, liderança e visão política, possibilitando definir estratégias para atacar as prioridades apontadas pela sociedade.
Os gestores que compreenderem a montagem dessa equação acabarão por colher resultados melhores no desempenho das ações e, consequentemente, no apoio popular. Os gestores atuais precisam ter plena clareza das necessidades mais imediatas dos seus munícipes e também da velocidade necessária para fazer a máquina pública girar, estruturar parcerias estratégicas com instituições de apoio, evitando a centralização administrativa, ineficiência de ação e as prováveis insatisfações oriundas desse engessamento.
Pensar a administração como célula plural, dinâmica e participativa é de suma importância para o pleno êxito das políticas públicas. Portanto, cercar-se de um conselho político ou célula equivalente para avaliação e socialização das decisões se faz algo de extrema importância no processo de organização, eficiência e fortalecimento das administrações.
A cidade de Itabuna completa 111 anos de emancipação política. Suas carências são perceptíveis e estão permanentemente expostas aos olhos de todos. Ajustar as variáveis disposição de recursos financeiros e as demandas da população exigirá a adoção de novas soluções e conceitos, criação permanente de ferramentas de inovação e gestão, diminuindo o tempo-resposta para as necessidades represadas e melhor uso do dinheiro público, buscando maior eficiência do gasto. Ter essas diretrizes e permanente monitoramento do planejamento nas diversas áreas possibilitará mudanças significativas no nível de organização e avanço da cidade.
Para o alcance desses resultados, é necessário que todos os componentes da equipe de gestão entendam o desafio e se mostrem abertos para os reclames da comunidade, nas rede sociais, veículos de comunicação, associações, ONGs, entidades do setor produtivo, sindicatos e todo e qualquer contribuição sugerida pelos moradores. Uma permanente vigília.
Pensar fora da caixa do tradicionalismo e do poder imediato, firmar parcerias, apresentar projetos para captação de recursos serão exercícios permanentes, ter sensibilidade para corrigir rotas e melhor permitir o alcance dos resultados buscados pela gestão e pela comunidade. Esse é o exercício permanente a ser feito pelos gestores e que, em Itabuna, em particular, estamos observando na postura e liderança do prefeito Augusto Castro.
Rosivaldo Pinheiro é economista, especialista em Planejamento de Cidades (Uesc).
Itabuna vacinou mais de 117 mil pessoas com a primeira dose || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: 4minutos
É a mais cosmopolita das cidades baianas. E não poderia ser diferente por ser uma cidade para onde convergiram pessoas de todas as nações, etnias e religiões, na mais perfeita harmonia.
Walmir Rosário
Nesta quarta-feira – 28 de julho – Itabuna completa 111 anos de emancipação político-administrativa e, mesmo maltratada que foi durante esse período de pandemia, comemora. Mas quem irá contrariá-la? Para uma cidade cosmopolita como Itabuna pouco importa a dificuldade sofrida, as intervenções desastrosas que tentaram frear o seu costumeiro desenvolvimento. Sabe superá-las.
Itabuna nasceu para brilhar! Se atualmente não nos mostra mais o espetáculo feérico com suas luzes de neon e acrílico nas fachadas das lojas da avenida do Cinquentenário, é porque se tornou mais discreta com o passar dos anos. Saudosistas – como eu – por certo gostariam de ver suas vitrines decoradas com a moda mais recente, exibindo com orgulho as cores de sua bandeira na ornamentação.
Isso deve ser coisa do passado! Ou não. Quem sabe ainda se recupera dos meses de fechamento, medidas tomadas para conter o temível vírus que ceifou muitas vidas nessa sua passagem desenfreada. Não é a primeira vez que Itabuna sofre um revés dessa magnitude e se recupera seguindo fielmente aquela letra do samba de Paulo Vanzolini: “Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima”.
Se voltarmos um pouco na história, Itabuna – ainda distrito de Ilhéus – já possuía sua Associação Comercial, instituição atuante e que lutou bravamente para a transformação da vila em cidade, luta finalmente vitoriosa em 1910. Fundada em 1908, a Associação Comercial nasceu pioneira no Sul da Bahia e sua coirmã de Ilhéus foi criada apenas quatro anos depois – em novembro de 1912.
No comércio, o pioneirismo tomou o mesmo caminho pioneiro com o Clube de Diretores Lojistas – posteriormente Câmara de Dirigentes Lojistas – entidade fundada em 1963, seguindo o exemplo do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. A entidade não se restringiu às promoções em datas importantes como Natal, Dia da Cidade, Dia das Mães, Dia dos Pais e inovou com os concursos de vitrines em todas as datas comemorativas.
As grandes lojas nacionais abriam suas filiais em Itabuna e se notabilizavam pelo volume de vendas e cada espaço da avenida do Cinquentenário era disputado pelas tradicionais redes varejistas, que “brigavam” em pé de igualdade com as lojas locais. Os lançamentos das badaladas grifes eram realizadas simultaneamente com as grandes capitais brasileiras. Os long plays nacionais e internacionais tocavam em nossas três emissoras de rádio no mesmo dia em que estreavam em Rio e São Paulo.
Não sei se o itabunense era e ainda o é exibido, mas dançava nos clubes e boates ao som de bandas de sucesso e cantores contratados a peso de ouro, mesmo tendo à disposição músicos de primeira qualidade na banda Lord (show, ritmos e hoje Lordão). Chegavam aos clubes em carrões do tipo Aero Willys, Simca Chambord, Esplanadas, Galaxy e LTD Laudau, Opalas, vendidos pelas concessionárias que ganhavam prêmios como campeões de venda em todo o Brasil.
Era a época de ouro do cacau, das enormes fazendas de gado, de nossas casas bancárias e bancos comerciais locais, que movimentavam a economia regional junto com as grandes exportadoras de cacau, todas sediadas em Itabuna. É verdade que sofremos bastante com a chegada da vassoura de bruxa, mas lembramos da expertise anterior de ultrapassar as barreiras com outras doenças que atacavam o cacau, inclusive a pior delas, a oscilação de preço comandada pelo mercado internacional.
O Itabunense gosta de trabalhar, da boa música e do bom futebol. Não esconde que passou alguns anos longe do sucesso nos gramados, e, aos poucos, ensaia o retorno. E não poderia ser diferente, até para homenagear os craques de nossa seleção amadora hexacampeã, bem como os atletas do Rio Banco, de Itabuna, que em 1920, ao marcar o primeiro gol contra o Ypiranga, de Ilhéus, em jogo não terminou. Os ilheenses declararam guerra e sequestraram até o “trem de ferro” que logo retornaria a Itabuna.
O Itabunense não se abate e muitas vezes reclama com altivez dos que maltratam a sua cidade, levando-os ao ostracismo político com a mesma intensidade que os distinguiu e os elegeu. E segue a vida. É justamente esse comportamento que faz com que a cidade consiga superar grande parte das dificuldades, transformando-as em pautas de interesse econômico e social, por meio da geração de emprego e renda.
E como lembrar é preciso, na última década do século passado (nem tão distante) a economia de Itabuna despencou, fruto da colaboração do poder público municipal, chegando a fechar quase todas concessionárias de veículos. Cinco anos depois, todas elas estavam de volta e realizando bons negócios, numa demonstração de sua vocação natural para o comércio, indústria e os serviços.
Itabuna é a cidade do primeiro shopping center, do grande polo da educação, do centro de excelência da saúde, do comércio e serviços automotivos, das indústrias, dos serviços econômicos, administrativos e contábeis e do direito. Como num passe de mágica, as dificuldades da pandemia fez surgir a indústria e comércio informal de alimentação, com todas as vantagens e conforto do delivery, sem que alguém tivesse qualquer formação ou treinamento formal.
É Itabuna o maior palco para os artistas da música, que se apresentam com frequência nas centenas de barzinhos noturnos espalhados no centro e nos diversos bairros. É Itabuna o point dos botecos especializados, onde o cliente tem cadeira cativa; das cervejas artesanais de qualidade, produzidas pelos amigos ou conhecidos do dia a dia, gente nossa que faz acontecer sem firulas.
É a mais cosmopolita das cidades baianas. E não poderia ser diferente por ser uma cidade para onde convergiram pessoas de todas as nações, etnias e religiões, na mais perfeita harmonia. O judeu é o maior amigo do árabe; o negro, o branco e o amarelo são simples cores de uma paleta ou aquarela para que os artistas expressem seus sentimentos. Existem os dissonantes, paciência, estes também fazem parte da natureza humana.
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.
Empresa do grupo Tel oferece 300 vagas em Itabuna || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1minuto
A Cátedra, empresa do grupo Tel, anunciou abertura de 300 vagas de emprego em sua unidade de Itabuna. O candidato pode se inscrever no processo seletivo para operador de telemarketing por meio da internet. O candidato deve ter perfil ativo e ter, pelo menos, 18 anos, além de residir em Itabuna.
A empresa oferece contratação pelo regime celetista, salário compatível, comissão, planos de saúde e odontológico, auxílio creche e vales transporte e refeição. A inscrição no processo seletivo deve ser feita pelo link https://bit.ly/3juwl2o.
Centro de controle facial será implantado em Itabuna e Ilhéus
Tempo de leitura: 3minutos
Itabuna e Ilhéus estão entre as 77 cidades baianas contarão com os Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas, que integram o ‘Projeto Vídeo Polícia’, lançado em 2018, será ampliado. A ordem de serviço foi assinada, hoje, pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino. Desde o lançamento, a tecnologia já foi responsável pela prisão de 211 procurados pela Justiça.
Nesta primeira etapa, além de Itabuna e Ilhéus, no interior, os sistemas serão implantados em cidades como Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Vitória da Conquista, Guanambi, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis, Itamaraju, Valença e Barreiras.
Rui Costa assinou ordem de serviço nesta terça-feira (27).
Na segunda etapa, em 2022, a tecnologia checa a cidades como Itacaré, Ubatã, Cairú, Alcobaça, Serrinha, Santo Amaro, Santo Estevão, Amargosa, Cruz das Almas, Esplanada, Cachoeira, Maragogipe, Euclides da Cunha, Prado, Vale do Capão, Santana, Serra Dourada e Lençóis.
665 MILHÕES DE REAIS DE INVESTIMENTOS
O investimento, avaliado em aproximadamente R$ 665 milhões, inclui a prestação de serviço por meio do consórcio vencedor da licitação, o conglomerado Oi SA e Avante SA, por cinco anos. Na primeira fase da expansão, a tecnologia chegará a 39 cidades da Região Metropolitana e do interior até o final deste ano. Os demais municípios terão os sistemas implantados até o final de 2022.
“É a expansão de uma tecnologia em larga escala, sendo utilizada para localizar foragidos, socorrer pessoas e diria também para servir de apoio às funcionalidades das cidades em casos de atendimentos de emergência. Em 2018 tivemos o projeto piloto, agora, nessa expansão do reconhecimento Facial e de Placas, nosso foco inicial é direcionado para grandes cidades”, declarou o governador, Rui Costa.
A sede definitiva da reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) será inaugurada nesta quarta-feira (28), aniversário de 111 anos de emancipação político-administrativa de Itabuna. A reitoria deixa Ferradas e passa a funcionar no prédio do antigo Fórum Ruy Barbosa, na praça José Bastos, centro, após obras de reconstrução do prédio e investimento total de R$ 4,9 milhões.
A expectativa da instituição é de que a mudança para uma área própria e no centro de Itabuna estreite “ainda mais” os laços institucionais com diferentes setores da comunidade itabunense e regional. Todos os setores da Reitoria e todas as sete pró-reitorias serão instalados no prédio, além da estrutura do Conselho Universitário e o centro de dados da instituição.
A transferência para o centro da cidade significa a consolidação da UFSB em Itabuna, favorecendo a integração ao cotidiano da comunidade, segundo avalia a reitora Joana Angélica Guimarães da Luz. Já as obras do novo campus em Itabuna, construído na região da sede regional da Ceplac, entre Itabuna e Ilhéus, devem ser concluídas em 2022.
Nesta segunda-feira (26), a Secretaria de Saúde de Itabuna começará a vacinar contra a covid-19 pessoas acima de 33 anos. A vacinação ocorrerá nas unidades básicas de saúde, das 13h às 16h, quando são exigidos RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.
Amanhã (27), serão vacinadas pessoas com 32 anos completos. Haverá uma pausa na quarta (28), aniversário da cidade, e a imunização contra a covid-19 será retomada na quinta (29), com aplicação de doses para pessoas acima de 31 anos. Já na sexta (30), serão vacinadas pessoas a partir de 30 anos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
PROFISSIONAIS DE SUPERMERCADO
Também haverá imunização contra Covid-19 para profissionais de mercados e supermercados, com idade a partir de 30 anos completos. A ação será na UniFTC, das 17h às 21 h. A documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência nominal e fotocópia do contrato de trabalho ou do contracheque.
GESTANTES E PUÉRPERAS
Também nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16 h, gestantes e puérperas serão vacinadas contra Covid-19 com as vacinas Pfizer ou Coronavac.
A documentação necessária é RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência em nome próprio, relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia do ultrassom ou do cartão de pré-natal (assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro). Para as puérperas também é preciso levar a fotocópia da certidão de nascimento da criança.
2ª DOSE CORONAVAC e OXFORD
Amanhã (27), receberão a segunda dose da vacina Oxford Astrazeneca os trabalhadores da limpeza pública. A ação será na sede da Biosanear, a partir das 7 h. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.
Também na terça receberão a segunda dose da vacina Oxford profissionais das forças de segurança com idade a partir de 40 anos que receberam a primeira aplicação no dia 1º de maio. A ação será no 15° Batalhão da Polícia Militar das 10h às 1 4h. O profissional deverá apresentar RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.
Na quinta-feira (29), profissionais da Educação com idade a partir de 55 anos da rede municipal, estadual e UFSB e também trabalhadores da saúde de consultórios e clínicas receberão a segunda dose da Oxford. A ação será na UniFTC das 10 às 14 h. A documentação exigida é RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.
DRIVE THRU NOTURNO
Nesta semana, drive thru noturno para aquelas pessoas que não conseguem se vacinar no turno diurno. Será na quinta-feira (29), quando será aplicada a primeira dose da vacina em pessoas com idade a partir de 29 anos sem comorbidades. A vacinação acontecerá no Teatro Candinha Doria, a partir das 18h até acabar a senha ou dose.
Serão disponibilizadas 400 senhas distribuídas na fila por ordem de chegada. A documentação é o RG CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência em nome próprio. Para aqueles que moram de aluguel, é preciso que o proprietário assine o documento ou que o inquilino leve a fotocópia do contrato.