Droga apreendida com casa em Itapetinga
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, em flagrante, na tarde desta quarta-feira (11), um casal que transportava 16,5 quilos de cocaína, uma pistola 380, munições e quase R$ 2 mil. O motorista do carro de passeio informou que saíram do interior de Minas Gerais com destino a Itabuna, no sul da Bahia.

Ação da PRF contou com apoio da Polícia Militar

O motorista, de 31 anos, fez uma manobra perigosa ao encontrarem uma viatura da PRF, quando trafegavam pela rodovia em Itapetinga, no sudoeste da Bahia. Na tentativa de fuga, o condutor do carro de passeio quase provocou um acidente. Ao ser interceptados, o homem alegou que estavam retornando de uma festa de aniversário em Minas Gerais.

Os policiais suspeitaram da versão e decidiram fazer um levantamento mais detalhado. Eles descobriram que o motorista do carro de passeio já tinha sido preso por porte de arma de fogo. Durante as buscas, os policiais encontraram os tabletes de cocaína no painel do veículo.

O casal foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Os dois e o material apreendido foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Itapetinga. A ação da PRF contou com a apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil de Itapetinga.

Aprovação do governo Augusto Castro chega a 46,87% em sete meses || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) é avaliada como ótima ou boa por 46,87% da população itabunense, segundo pesquisa feita pelo instituto Compasso. Ou seja, de cada 100 eleitores consultados, 46, pelo menos, aprovam o governo.

Para 14,36% dos entrevistados, o governo é ótimo e outros 32,51% o classificam como bom.

O maior percentual é o de itabunenses que avaliam os sete primeiros meses de governo como regular. Alcança 38,66%, segundo o instituto Compasso em pesquisa divulgada pelo Políticos do Sul da Bahia nesta quarta (11).

O conceito regular não pode ser computado como avaliação positiva ou negativa, pois o instituto não questionou se o eleitor avaliava como regular positivo ou negativo, embora, estatisticamente, a baixa reprovação sugira uma tendência ao positivo.

BAIXA REPROVAÇÃO

O governo tem a reprovação de pouco mais de 13% dos pesquisados, dos quais 7,13% classificaram o governo como ruim e 6,37% como péssimo. O universo dos que não souberam ou preferiram não opinar chegou a 0,97%.

O instituto ouviu 926 eleitores itabunenses no período de 4 a 10 de agosto. O intervalo de confiança é de 95%, segundo a Compasso. A margem de erro do levantamento não foi divulgada.

Dirigentes de entidades lojistas lançam edição itabunense da Semana do Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna anunciaram a adesão à campanha Semana do Brasil, que vai de 2 a 12 de setembro em todo o país. As entidades lançaram a campanha em coletiva nesta terça (10) com a promessa de descontos e promoções durante a campanha.

A campanha já conta com a adesão do Shopping Jequitibá Plaza, representado pela gerente de Marketing, Kaliane Rocha, da Associação de Bares e Restaurantes, representada por Rogério Sbardelotto.

O presidente da ACI, Mauro Ribeiro destaca que a participação das empresas é fundamental para engajar o comércio local. Segundo ele, a adesão é fácil. “É só acessar o site oficial da campanha – semanadobrasil.com -, se cadastrar e baixar o material de divulgação para lojas físicas e virtuais, sem custos para o empreendedor”.

A secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Renda foi representada por Othon Dantas, que destacou o apoio da prefeitura de Itabuna na promoção da Semana do Brasil. “É um evento nacional, muito importante que estamos tendo o privilégio de participar, fomentando o comércio e a economia da nossa cidade”.

Avenida tem faixa de pedestre, mas não possui rampas|| Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Executada pela Companhia Estadual de Desenvolvimento Urbano (Conder), do Governo da Bahia, a obra de requalificação da Manoel Chaves, que é uma das principais avenidas de Itabuna, está mudando o visual em um trecho do bairro São Caetano, mas vem recebendo críticas de quem tem limitações para locomoção.

Os engenheiros da obra se esqueceram de incluir rampas de acesso, em pelo menos, quatro trechos da via, inviabilizando a travessia de cadeirantes.  Orçado em R$ 3,6 milhões, o projeto de requalificação da avenida foi elaborado pela Prefeitura de Itabuna no ano passado e aprovado pelo Estado, que está fazendo os investimentos. Muita gente tem questionado também a qualidade do asfalto.

Trecho nas imediações do Estádio Itabunão|| Foto PIMENTA

O presidente da Associação Grapiúna do Paraplégico (AGP), Bruno Santana, disse ao PIMENTA que cobrou ao prefeito Augusto Castro, que prometeu resolver o problema durante a execução da segunda etapa da obra de requalificação. “Estive com Augusto Castro para reclamar dessa falha grave. Ele disse que, quando tomou posse, o projeto já estava pronto. Foi elaborado pelo governo anterior e que não tinha mais como modificá-lo. O prefeito se comprometeu corrigir as falhas”, conta.

Bruno informou ainda que a associação foi convidada a acompanhar o andamento da segunda etapa da obra de requalificação da Manoel Chaves. “Vamos fazer esse acompanhamento de perto para tentar evitar que essas falhas se repitam. O cadeirante depende de vias com acessibilidade para que possa se locomover”, frisou. Fundada em dezembro de 2000, a AGP possui 280 associados.

De acordo com o governo do estado, a obra de requalificação incluem a instalação de piso intertravado, compartilhado em parte concreto asfáltico, ciclovia, passeio, iluminação, substituição de meio-fio e colocação de iluminação de LED. Conforme projeto, as melhorias da via pública vai da Avenida Roberto Santos, no bairro Pedro Jerônimo, até o trevo da BR-101.

Se vivo estivesse, Jorge Amado completaria hoje 109 anos || Foto Editora Todavia
Tempo de leitura: 3 minutos
Jorge Amado merece muito mais. Merece uma casa melhor em Ilhéus para guardar sua memória e ser um centro de referência permanente. Merece ações em Itabuna. Merece uma Ilhéus zelosa com a memória de seu escritor maior.

Efson Lima

Jorge Amado,  nosso autor sul-baiano mais destacado da literatura nacional, completa 109 anos neste 10 de agosto de 2021. Imortalizado na Academia de Letras de Ilhéus, Academia de Letras da Bahia e Academia Brasileira de Letras, ele permanece vivo na literatura mundial. Certamente, ele continuará povoando nossas cabeças, nosso imaginário e seduzindo milhares de pessoas para a literatura, assim como eu fui atraído pela obras Capitães da Areia Gabriela, Cravo e Canela, entre outros clássicos.

Em Ilhéus, Jorge Amado se somou a Abel Pereira,  Nelson Schaun, Wilde Oliveira Lima e Plínio de Almeida, os quatro últimos foram membros da Comissão de Iniciativa, para fundar a Academia de Letras de Ilhéus, em 1959.  Na Academia de Letras de Ilhéus, o escritor pertenceu à cadeira de n° 13, cujo patrono, Castro Alves, o influenciou na produção literária.  A cadeira de n°13  também acolheu a sua companheira, Zélia Gattai e, agora, tem como titular o escritor Pawlo Cidade.

Para a Academia Brasileira de Letras, Jorge Amado foi eleito, em 6 de abril de 1961, para a cadeira n° 23, que tem por patrono José de Alencar e  primeiro ocupante Machado de Assis. Jorge Amado foi um crítico das academias, mas na fase adulta fez revisão de seus posicionamentos, como assinalou em seu discurso de posse na ABL:  “Chego à vossa ilustre companhia com a tranquila satisfação de ter sido intransigente adversário dessa instituição, naquela fase da vida, um que devemos ser, necessária e obrigatoriamente, contra o assentado e o definitivo, quando a nossa ânsia de construir encontra sua melhor aplicação na tentativa de liquidar, sem dó nem piedade, o que as gerações anteriores conceberam e construíram.”

O tempo é senhor de nossas razões. E como é.

No início deste texto, eu disse “nosso autor”, força de expressão para ressaltar a origem. O escritor pertence mesmo é ao mundo. É símbolo de nossa terra, nascido em Ferradas, em Itabuna, não só se imortalizou, mas imortalizou-nos na literatura universal. As suas obras de cunho regionalista conseguiram ter sentido no Chile, na França, em Portugal, na Itália, na antiga URSS. Conseguiu orgulhar a nação grapiúna e colocar a literatura brasileira em um patamar privilegiado. Acabou não sendo agraciado com o Prêmio Nobel, mas seu nome sempre foi forte candidato. Por sua petulância, acabou sendo preterido.

Geralmente, as pratas de suas casas não são vistas. São normalizadas. Agora, entre as duas cidades, sem dúvida, Ilhéus é quem melhor poderia ganhar com a imagem desse célebre escritor.

A passagem do tempo não apaga as memórias amadianas. As suas obras continuam atuais. Foram crônicas daquele momento e proféticas para o presente. Certamente, continuarão evidenciando o futuro.  Jorge Amado será sempre lembrado pela atual geração e pelas gerações futuras. Talvez, Ilhéus e Itabuna ainda não tenham percebido a importância desse escritor. Geralmente, as pratas de suas casas não são vistas. São normalizadas. Agora, entre as duas cidades, sem dúvida, Ilhéus é quem melhor poderia ganhar com a imagem desse célebre escritor. Infelizmente, a cidade pouco aproveita a difusão turística feita pelas obras amadianas. Gente boa na cidade não falta para colaborar e implantar projetos. Mas são pratas da casa, não servem. Até quando vamos manter esse raciocínio?

O escritor Jorge Amado, que recebeu diversas críticas, marginalizado pela crítica do Sul, continua vivo em nossas memórias e provocando críticas de diversos movimentos. Também continuará sendo lembrado em sua data de nascimento e em eventos acadêmicos, mas só essas ações não bastam. Jorge Amado merece muito mais. Merece uma casa melhor em Ilhéus para guardar sua memória e ser um centro de referência permanente. Merece ações em Itabuna. Merece uma Ilhéus zelosa com a memória de seu escritor maior. Merece um tratamento melhor pelas instituições universitárias e pelas escolas. É possível uma cultura amadiana. AMADO sejamos cada um de nós!

Efson Lima é advogado, professor universitário e mestre e doutor em Direito pela Ufba.

Semana também vai ter aplicação da 2ª dose das vacinas Astrazeneca e Coronavac
Tempo de leitura: 3 minutos

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o calendário de vacinação contra Influenza e Covid-19 desta semana em Itabuna. Desta segunda-feira (9) até a próxima sexta-feira (13), prossegue a vacinação contra Influenza (gripe), pela manhã, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família das 8h às 11h. Serão vacinadas pessoas com idade a partir de 6 meses. A documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante nominal de residência.

No período vespertino, prossegue a aplicação da primeira dose contra a Covid-19, das 13h às 16h. Nesta segunda-feira (9), serão vacinadas pessoas com idade a partir de 27 anos completos. Na terça-feira (10), pessoas com idade a partir de 26 anos completos.

Na quarta-feira (11), será vacinado o grupo de pessoas com idade a partir de 25 anos. Na quinta-feira (12), serão contemplados com a imunização contra o coronavírus, pessoas com idade a partir de 24 anos. Já na sexta-feira (13), pessoas com idade a partir de 23 anos.

A documentação necessária é a Carteira de Identidade (RG), CPF ou cartão do SUS e comprovante nominal de residência. Quem mora de aluguel precisa apresentar fotocópia do contrato.

GESTANTES E PUÉRPERAS

Também nas UBS e USF até a sexta-feira, das 13h às 16 h, serão vacinadas contra Covid-19 gestantes e puérperas com a vacina da Pfizer ou Coronavac.

A documentação necessária é RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante nominal de residência, relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia do ultrassom ou do cartão de pré-natal (assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro). Para as puérperas, também é preciso levar a fotocópia da certidão de nascimento da criança.

DRIVE THRU

Nesta semana, haverá um dia destinado ao drive thru para aquelas pessoas que não conseguem se vacinar no turno diurno. Será no sábado (14), quando será aplicada a primeira dose da vacina contra covid-19 nas pessoas com idade a partir de 22 anos completos.

A vacinação será no Teatro Candinha Doria, das 10h às 14h ou até acabar as fichas. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas 500 senhas, por ordem de chegada. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante nominal de residência. Para aqueles que moram de aluguel, é preciso que apresentar a fotocópia do contrato.

2ª DOSE CORONAVAC e ASTRAZENECA

Nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, das 13h às 16 h, haverá aplicação das segundas doses das vacinas Oxford e Coronavac para aquelas pessoas que receberam a primeira dose das respectivas vacinas.

Para a Oxford, o grupo contemplado nesta semana para a segunda aplicação é aquele que recebeu a primeira dose entre os dias 3 e 11 de maio. Já para a segunda dose da Coronavac, o público é aquele que recebeu a primeira aplicação da vacina entre os dias 12 e 16 de julho.

Na quarta-feira (11), receberão a segunda dose da vacina Oxford contra Covid-19 os trabalhadores da educação da rede municipal, com idade a partir de 45 anos. A ação será na UniFTC, das 9h às 14h. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

Na quinta-feira (12), receberão a segunda dose da vacina Oxford, trabalhadores da educação das redes estadual e privada e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com idade a partir de 45 anos. A ação será na UniFTC das 10h às 14h. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

Já na sexta-feira (13), pacientes do Cerpat e trabalhadores da saúde de clínicas e consultórios receberão a segunda dose da vacina Oxford contra o Covid-19. A ação será na Rede de Frio das 9 às 14 h. A documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

Família retornava de Campinas para Itabuna || Foto Paula Alves/Inter TV
Tempo de leitura: < 1 minuto

As seis pessoas que morreram em um grave acidente entre um carro e um caminhão na BR-135, em Joaquim Felício, Minas Gerais, foram veladas e enterradas nesta sexta-feira (6), em Itabuna. As vítimas eram todas da mesma família e seguiam de Campinas (SP) para Itabuna.

Os mortos foram identificados como Gileno Brito Lima, de 36 anos, a esposa dele, Thaiane de Jesus dos Santos, de 33, além dos filhos Karol Santos Lima, 12, Yasmim Santos Lima, 11, Noemi Santos Lima, 4 anos, e Rute Santos Lima de 10 meses. Gileno dirigia o carro no momento do acidente.

Acidente causou a morte de uma família inteira que retornava para Itabuna || Reprodução

Os seis corpos chegaram em Itabuna por volta das 9h e foram velados em uma escola que fica no bairro Maria Matos (Rua de Palha), onde a família morava antes de se mudar para São Paulo.

De 29 de julho a 4 de agosto, Itabuna teve, em média, 5,86 casos novos por dia || Foto Jornal Correio
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nas últimas três semanas, Itabuna registrou queda na média de novos casos diários de Covid-19, segundo a 65ª edição do Boletim Informativo Epidemiológico Macrorregião Sul de Saúde, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), publicada na quarta-feira (4).

De 15 a 21 de junho, o município teve, em média, 13,71 casos novos por dia. Na semana seguinte, de 22 a 28 do mesmo mês, a média caiu para 9,7 casos diários.

Na semana que antecedeu a publicação do levantamento, de 29 de julho a 4 de agosto, Itabuna identificou média de 5,86 casos novos por dia, como mostra o gráfico abaixo, que também aponta redução da média de mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Boletim também aponta queda da média diária de mortes|| Fonte Uesc/Sesab

Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Segundo a pasta, até o momento, o vírus matou 666 moradores de Itabuna.

Apesar da tendência de declínio da curva de contágio, a secretária de Saúde Lívia Mendes Aguiar avalia que é necessário manter a guarda alta contra a doença. “Isso nos deixa mais tranquilos, mas é óbvio que não podemos relaxar com as medidas preventivas, como o uso de máscara facial e a higienização das mãos”, disse a gestora.

Acidente causou a morte de uma família inteira que retornava para Itabuna || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma família morreu na colisão de um carro de passeio com um caminhão, nesta quarta (4), no trecho de Joaquim Felício (MG) da BR-135. As vítimas estavam de mudança de Campinas (SP) para Itabuna (BA), no sul da Bahia. As seis pessoas, dois adultos e quatro crianças, estavam no veículo pequeno.

As vítimas foram identificadas como Gileno Brito Lima, de 36 anos, e Thaiane de Jesus dos Santos, de 33 anos, além dos quatro filhos – Karol, 12 anos, Yasmin, 11, Noemi, 4, e a bebê Rute, de apenas 10 meses, informou a InterTV.

A tragédia em solo mineiro interrompeu o sonho da família, que retornava para Itabuna, onde Gileno pretendia montar uma oficina. “Eles vinham de mudança, mandaram a bagagem por um caminhão-baú e saíram de lá ontem, por volta das 3h”, disse Eliana Brito, irmã de Gileno, por telefone.

Os familiares de Gileno e Thaiane souberam do acidente por volta das 19h de ontem.  Um irmão de Gileno se deslocou para Minas Gerais para fazer o reconhecimento dos corpos no Instituto Médico Legal de Curvelo.

Segundo Eliana, as vítimas serão enterradas em Itabuna.

O ACIDENTE

Segundo disse o motorista do caminhão à polícia rodoviária, o acidente foi provocado pelo estouro de um dos pneus do carro em que estava toda a família. Gileno, conforme a testemunha, teria perdido o controle do veículo, que foi parar na contramão. Das seis vítimas, quatro foram arremessadas para fora do carro. A Polícia Civil investigará o acidente.

UFSB abre vagas para professor || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação (CFTCI) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) está com inscrições abertas para o curso de especialização em Engenharia Ambiental Urbana (PGEAU), no Campus Jorge Amado, em Itabuna.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico e estão abertas até o dia 20 deste mês. São ofertadas 35 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: Poluição Ambiental e Saneamento (13 vagas) e Sustentabilidade e Mobilidade Urbana (22 vagas).

Podem inscrever-se na seleção para a Especialização quem possui diploma de cursos de nível superior em engenharias e demais áreas relacionadas às linhas de pesquisa do Curso. Se o candidato não tiver concluído o curso de graduação na época de inscrição no processo seletivo, deverá apresentar documento que comprove estar apto a concluí-lo antes de sua matrícula na pós-graduação.

O processo seletivo está dividido em duas etapas: a primeira é eliminatória e classificatória, na qual é feita a análise do currículo; e a segunda consiste na apresentação e arguição da carta de intenção. Veja todos os detalhes no edital.

Clientes podem parcelar dívida em até 120 vezes || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Clientes em débito com a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) têm até esta quinta-feira (5) para se beneficiar com as vantagens do Programa de Refinanciamento de Dívidas (Refis). O Refis facilita a negociação de débitos dos consumidores com contas em aberto e o fornecimento de água suspenso. O parcelamento pode ser feito em até 120 vezes.

A gerente de Relacionamento da Emasa, Marta Reis, lembra que o programa é oportunidade única para os consumidores com pendências junto à empresa regularizarem seus débitos, restabelecendo o fornecimento de água.

“A Emasa montou um esquema especial de atendimento e criou facilidades nos acordos de pagamento, com entrada facilitada, exclusão dos juros e multas e parcelamento em até 120 meses, a depender de cada caso. Além disso, como a negociação é presencial, criamos uma estrutura que respeita os protocolos sanitários da Covid-19”, afirma a gerente de Relacionamento.

Mais de 500 clientes já haviam procurado o escritório da Emasa, na Rua Adolfo Maron, no centro da cidade, para negociar suas dívidas.

Há vagas para Itabuna e outras sete cidades|| Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um novo decreto prorroga até o próximo dia 10 o toque de recolher em Itabuna. A medida vale da meia-noite às 5h.  Seguem proibidas a venda de bebida alcoólica a partir das 23h30min, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), e a prática de atividades esportivas coletivas amadoras e que promovam contato físico.

Continuam proibido também eventos e atividades com público superior a 200 pessoas, bem como shows, festas públicas e privadas (aniversários, confraternizações e recepções festivas), independente do número de participantes.  O transporte coletivo municipal funcionará até as 22h30min.

Está permitida a execução de som ao vivo nos bares, restaurantes e similares, com estrutura de som ambiente, mantendo o devido distanciamento bem como o cumprimento de todas as medidas de saúde e segurança estabelecidas no protocolo de prevenção.

Proprietários dos estabelecimentos e músicos que estiverem se apresentando possuem a responsabilidade de controlar e coibir todo e qualquer ato que venha causar descumprimento do protocolo, especialmente o distanciamento e aglomerações, sendo proibidas quaisquer atividades interativas que gerem contato ou proximidade entre os clientes, a exemplo de dança, entre outras.

Colégio Ciso está fechado desde janeiro, após encerramento de contratos públicos
Tempo de leitura: 2 minutos

Ex-professores e Câmara de Vereadores iniciaram movimento pela reabertura de um dos mais tradicionais colégios de Itabuna, o Ciso. Sessão especial para debater o tema está marcada para as 9h da próxima sexta-feira (6). O colégio encerrou as atividades ao final do ano letivo de 2019, quando ainda atendia cerca de 900 alunos da rede estadual e municipal.

Quem propôs a discussão no legislativo itabunense foi o vereador Cosme Rosa, Cosme Resolve (PMN), morador da região atendida pelo Ciso.

A Secretaria Municipal de Educação anunciou em 2019 o rompimento do aluguel de salas onde estudavam 930 alunos. Estudantes foram matriculados em escolas como o Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), no Alto Maron, e o antigo Luís Eduardo Magalhães, no Parque Boa Vista.

As atividades do Ciso chegaram ao fim em janeiro de 2020, quando o estado encerrou o contrato com a direção do colégio. Um dos empecilhos para o retorno do Ciso como espaço de ensino-aprendizagem seria a estrutura física, que demanda readaptações.

Da sessão especial, na próxima sexta-feira, devem participar a secretária de Educação de Itabuna, Janaína Araújo, representante do Ciso e ex-alunos, conforme comunica o legislativo. “O Ciso é um patrimônio de Itabuna. Quantos estudaram lá!? Precisamos abrir esse debate”, frisou.

Ciso já recebe novo projeto de esporte e lazer do município

PROJETO AQUÁTICO

Parte da estrutura do Ciso começou a ser utilizada, na última semana, com o lançamento do Projeto Aquático de Natação e Hidroginástica da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Da reinauguração do espaço, no Fátima, participaram o prefeito Augusto Castro e o vice-prefeito Enderson Guinho, também secretário de Esporte e Lazer de Itabuna. O projeto começa atendendo cerca de 400 pessoas com aulas de natação e hidroginástica.

Governo nomeia mais de 300 aprovados no último concurso público
Tempo de leitura: 2 minutos

Mais 312 novos servidores aprovados no último concurso da Secretaria de Educação da Bahia serão nomeados pelo governo do estado. A relação será publicada no Diário Oficial (DOE) desta quinta-feira (5). Serão 277 professores e 35 coordenadores pedagógicos que foram convocados no dia 16 de junho de 2021.

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa anunciou, durante a edição do Papo Correria desta terça-feira (3). O governador informou a posse acontece em até 30 dias, e até setembro, os professores e coordenadores pedagógicos deverão assumir as suas funções nas escolas. Com este quantitativo, o certame totalizará 2.630 docentes e 652 coordenadores nomeados.

“Agora podemos ter um retorno seguro às aulas. No dia 9 volta o ensino fundamental, e por falar em escola, esta semana serão nomeados professores concursados da educação básica e coordenadores de Reda”, afirmou Rui.

As informações sobre documentação e prazos estão no portal da educação (www.educacao.ba.gov.br). Na semana passada, a Secretaria da Educação do Estado convocou 214 professores da educação profissional e tecnológica do estado, aprovados também na seleção Reda.

Os nomeados vão atuar em Salvador e em outros 26 municípios do Estado. São docentes das disciplinas de Biologia, Física, Geografia, Filosofia, História, Inglês, Português, Matemática, Sociologia, Arte e Educação física.

ITABUNA E JEQUIÉ

Os nomeados poderão tomar posse imediatamente. Os 277 professores e 35 coordenadores precisam comparecer à sede da Secretaria da Educação ou no Núcleo Territorial de Ensino (NTE), de acordo com o local onde vão atuar, no prazo máximo de 30 dias.

Os professores e coordenadores vão atuar nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Caetité, Ribeira do Pombal, Seabra, Itabuna, Valença, Santo Antônio de Jesus, Eunápolis, Jacobina, Serrinha, Amargosa, Juazeiro, Itaberaba, Senhor do Bonfim, Irecê, Itapetinga, Barreiras, Macaúbas, Ipirá, Jequié, Santa Maria da Vitória, Paulo Afonso, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa.

Pequemos agricultores de Itabuna estão entre as vítimas de golpe de presidente de cooperativa
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (2), em Itabela, no extremo-sul da Bahia, um homem acusado de utilizar, indevidamente, nomes de produtores rurais de Itabuna, Ilhéus, Santa Luzia, no sul do estado; em Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no extremo-sul, e Vitória da Conquista, no sudoeste, para ganhar licitações em municípios.

De acordo com as investigações da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior em Eunápolis ((Coorpin), o suspeito identificado com o Ubiratan Brito Rosa de Souza, o “Bira Rosa”, de 50 anos, que montou uma cooperativa que supostamente representaria estes produtores, aplicava o golpe desde 2013, mas as denúncias à Polícia Civil começaram a ser feitas há dois meses.

A polícia informou que a cooperativa tinha sede em Eunápolis, mas tinha como falsos representados agricultores em três regiões do estado. Usando os dados das vítimas, o homem participava de processos licitatórios para o fornecimento de merenda escolar no interior da Bahia.

PREJUÍZOS

Segundo a polícia, como, em tese, eram os produtores que estavam fornecendo os alimentos aos municípios, eles ficavam impedidos de fornecer seus produtos via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Além disso, tinham seus benefícios – a exemplo do Bolsa Família – bloqueados.

“Ele se valia PRONAF, pelo qual os produtores de baixa renda têm prioridade no fornecimento para compor o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para, meio de uma cooperativa, falsamente integrada pelas vítimas, levar os municípios a erro, ao ponto de ele adquirir os produtos que deveriam ser fornecidos por produtores da agricultura familiar”, declarou o coordenador da 23ª Coorpin, delegado Moisés Nunes Damasceno.

“Importante destacar que, para criar e manter a cooperativa, o investigado se valeu da falsificação de diversos documentos, inclusive de assinaturas de seus supostos integrantes, além de forjar assembleias e uma série de outros atos, necessários à existência da cooperativa”, acrescentou.

O acusado foi preso por falsidade ideológica, logo após se habilitar no processo licitatório em Itabela. O auto de prisão em flagrante foi lavrado na Delegacia de Furtos e Roubos de Eunápolis, onde já tramitava o inquérito policial que apura as denúncias.