Clientes poderão quitar conta de água usando cartão de crédito
Tempo de leitura: < 1 minuto

Clientes da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), de Itabuna, poderão pagar a conta de água no cartão de crédito. Segundo a gerente Comercial da Emasa, Tamara Beatriz Silva, a proposta inicial era utilizar o pagamento via cartão somente nas negociações do programa de parcelamento de dívidas, mas a direção da empresa decidiu estender o uso da cartão também para quitação das contas mensais

“O cartão de crédito é uma ferramenta facilita a vida do consumidor. Por isso, resolvemos receber os pagamentos de conta através desse sistema mais prático. A medida vale não apenas para as contas em atraso, mas também os boletos que estão dentro do prazo de vencimento”, afirma Tamara Beatriz.

O cliente que optar por essa forma de pagamento pode autorizar a operadora de seu cartão a realizar o crédito para a Emasa mensalmente. Além da opção de pagamento via cartão, os usuários podem efetuar o pagamento de suas faturas nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e seus agentes arrecadadores e casas lotéricas. Quem tem conta na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, também pode autorizar o débito automático.

Confira a lista completa da vagas, os valores das bolsas correspondentes e a distribuição delas por município
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA) abriu mais de 30 vagas de estágio para estudantes de graduação, ensino médio e curso técnico, nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Camacan, Porto Seguro e Eunápolis.

A remuneração varia de R$ 400,00 a R$ 700,00, a depender da carga horária e do nível do estágio. Todos os contratados vão receber auxílio-transporte.

As áreas de ensino superior contempladas são Administração, Ciências Contábeis, Direito, Logística, Economia, Comunicação, Engenharia Civil e outras. Confira a lista completa da vagas, os valores das bolsas correspondentes e a distribuição delas por município no informativo do IEL. O documento também divulgou a abertura de vagas para a contratação de profissionais.

As inscrições devem ser feitas no site do instituto. Segundo esclarecimento do IEL, as vagas podem sofrer alteração de perfil ou ser preenchidas ao longo da semana.

Escolhidos nomes para reitoria da UFSB|| Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) anunciou, nesta quinta-feira (15), que inaugura a nova sede da administração no próximo dia 28 de julho, feriado em homenagem aos 111 anos da emancipação política e administrativa de Itabuna. O espaço no centro da cidade foi reformado para abrigar o gabinete da Reitoria, suas assessorias, as pró-reitorias e o centro de dados da instituição.

Devido aos protocolos sanitários em vigor por causa da pandemia do novo coronavírus, a solenidade será transmitida para evitar aglomeração e disseminação do vírus. Os detalhes da cerimônia estão em fase final de preparação e devem ser divulgados nos próximos dias.

A administração funcionará no prédio do antigo fórum Ruy Barbosa. O imóvel foi cedido à universidade em 5 de fevereiro de 2019, após negociação com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA).

A licitação para a reforma do edifício foi lançada em setembro do mesmo ano, prevendo serviços especializados de arquitetura, climatização, comunicação visual, rede elétrica, estrutura, rede hidráulica, prevenção de incêndios, paisagismo, escoamento pluvial, rede sanitária e telefonia.

Tempo de leitura: 2 minutos

O jornalista e escritor Walmir Rosário lança Crônicas de Boteco, um guia sem ordem

Crônicas de Boteco, um guia sem ordem é um livro para quem pretende se tornar um frequentador de botequins, os que porventura tenham alguma curiosidade sobre o clima reinante neles ou aqueles clientes costumeiros da extensão do lar. O livro – por enquanto apenas em formato online (e-book) – está à disposição dos leitores no portal da Amazon, no link https://amzn.to/3rsgC4p.

Como relata o autor Walmir Rosário, são crônicas bem-humoradas e não tenha receio de entrar para conferir qualquer um deles. Basta dar o primeiro passo, sentar, observar a clientela em volta, perguntar as especialidades da casa fazer o pedido e experimentar. Enquanto não chega seu pedido não se constranja em puxar conversa com quem está ao seu lado e pergunte qualquer coisa. Você já fez um amigo.

Crônicas de Boteco tem versão online, que pode ser adquirida pela Amazon

E essas experiências são contadas com os botecos localizados numa única via pública de Itabuna, na Bahia: o Beco do Fuxico, que já foi divido em três zonas distintas, o baixo beco, o médio beco e o alto beco. Em cada ambiente, um costume diferente, mesmo que os frequentadores, em maioria sejam os mesmos. Experimente uma boa cachaça, batida, cerveja gelada e os melhores tira-gostos.

Frequentador de botequins neste imenso Brasil e alguns países, há várias décadas, Walmir Rosário conta histórias, costumes, o espírito de corpo, o humor dos proprietários e o que fazer para se tornar mais um dessas tribos. Não se incomode se o dono do boteco não lhe trata com a deferência esperada, pois pode estar fazendo charme para lhe conhecer melhor.

No prefácio, o saudoso jornalista Tyrone Perrucho diz que o Beco do Fuxico é o templo sagrado da boemia itabunense há mais de 50 anos, como o ABC da Noite, do Caboco Alencar, destaque neste estudo de Walmir, que abrange o circuito formado pelos saudosos bares de Batutinha, do Dortas, do Mário, do Alcides Roma, do Ithiel…

Pois lá se foram também 50 anos desde que, em julho de 1969, eu me matriculei no ABC do Caboco, tornando-me nos 20 anos seguintes aluno mais ou menos aplicado dele e demais integrantes do circuito.

E Tyrone vai mais longe: Vejam só, naqueles idos, simultaneamente ao histórico desembarque do homem na Lua, eu desembarcava de uma marinete da Sulba e me acomodava num quarto da Pensão Senhor do Bonfim, em uma rua Rui Barbosa ainda longe de virar calçadão, e justamente nas imediações ficavam o ABC e os congêneres citados.

Mas é a Walmir Rosário, reconhecido expert na arte de entornar copos e de elaborar quitutes os mais apreciados, que coube legar para a posteridade este verdadeiro compêndio de uma apreciável parte da vida mundana e boêmia de Itabuna. O roteiro etílico que é foco deste trabalho é mais uma prova provada de que a bebida é insuperável em criar e estreitar laços sociais.

“Ele trata do cotidiano da mesa de bar onde toda sorte de gente despreocupada, ou nem tanto, costuma se reunir para jogar conversa fora, aí incluídos o ato de festejar a vida e de reformar o mundo”, conclui Tyrone Perrucho,

A itabunense Carol Peixinho, eliminada de "No Limite" na noite desta terça (13)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A itabunense Carol Peixinho foi a décima pessoa eliminada do programa No Limite (Rede Globo), no episódio que foi ao ar nesta terça-feira (13). Ela apresentava bom desempenho desde o início do reality show, porém obteve quatro votos dos colegas contra três de Zulu no chamado Portal da Eliminação, quando os participantes se reúnem para decidir o eliminado de cada semana.

Antes da votação, Carol teve a oportunidade de participar de uma última prova de “degustação” de comidas e bebidas exóticas. Ela e uma das concorrentes, Paula, chegaram à fase final das provas do dia depois de comer seres vivos e com cascas.

A prova que as aguardava era beber uma sequência de três copos de mistura (shot) de fígado cru com bodo e carqueja. A concorrente foi mais rápida e conseguiu a segunda imunidade do episódio. Carol foi para o portal em disputa acirrada com Zulu.

EXPERIÊNCIA

Ao final do programa de ontem, Carol disse que saía melhor do No Limite e se pôs a analisar a sua participação no reality. “Tinha certeza que vestiria essa roupa da coragem para passar por toda essa experiência. Aprendi a dar mais valor às coisas que eu tenho”, afirmou, não sem antes afirmar que esperava os colegas na Bahia.

Os participantes de No Limite disputam prêmio de R$ 500 mil. A edição de 2021 do reality reúne ex-participantes do Big Brother Brasil. Carol Peixinho esteve no BBB19. Após a queda da itabunense, restam 6 concorrentes. O vencedor será conhecido na próxima terça (20).

Alimentação mínima para uma família ficou mais cara em junho na comparação com o mês de maio
Tempo de leitura: < 1 minuto

No mês de junho, o preço da cesta básica chegou a R$426,70 em Ilhéus, 2,52% acima do custo registrado em maio. No mesmo intervalo, em Itabuna, o valor da alimentação mínima para um família com quatro membros cresceu 1,61%, chegando a R$440,37.

No caso de Ilhéus, dos 12 itens que compõem a cesta básica, sete produtos aumentaram de preço: leite (21,79%), café (10,14%), tomate (8,42%), carne (7,48%), banana (5,82%), açúcar (1,65%) e feijão (0,74%). Em contrapartida, reduziram de preço os itens: arroz (-34,93%), manteiga (-5,82%), óleo (-4,96%), farinha (-2,52%) e pão (-1,93%).

Já Itabuna registrou aumento de preço em 9 itens da cesta: tomate (15,46%), leite (3,96%), farinha (3,81%), óleo (3,39%), açúcar (2,78%), feijão (2,54), café (1,95%), carne (1,26%) e o pão (0,46%). E três itens reduziram de preço: banana (-9,99%), manteiga (-2,82%) e arroz (-2,62%).

Os dados são do projeto Acompanhamento do Custo da Cesta Básica (ACCB), mantido por pesquisadores do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Itabuna e Ilhéus registram alta taxa de infectados pela Hepatite C
Tempo de leitura: < 1 minuto

O boletim epidemiológico sobre a Covid-19 da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), publicado nesta segunda-feira (12), informa que a doença já matou 645 moradores de Itabuna e 538 de Ilhéus.

Itabuna e Ilhéus são o 3º e o 6º municípios com mais mortes provocadas pelo novo coronavírus no estado. Juntas, as duas cidades têm 4,6% dos 24.834 óbitos por Covid-19 registrados em toda a Bahia.

Somadas, as populações dos dois municípios (Itabuna tem cerca de 213 mil habitantes e Ilhéus 159 mil) representam 2,4% de toda a população baiana, estimada em 15,13 milhões de pessoas.

Como já  informado pelo PIMENTA, as taxas de mortos por 100 mil habitantes de Ilhéus (335,1613) e Itabuna ( 297,63437) superam as da Bahia (161,89689) e do Brasil (248,8207).

Taxista de Itabuna foi assassinado em Buerarema
Tempo de leitura: 2 minutos

As investigações da Polícia Civil apontam que o taxista Carlos Henrique Duarte, de 32 anos, encontrado morto na BR-101, no trecho que dá acesso à cidade de Buerarema, no sul da Bahia, pode ter sido assassinado por um casal, que teria solicitado uma corrida. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (9) pelo delegado Clodovil Moreira.

Em entrevista ao programa Bahia Meio Dia, da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia, o delegado titular da cidade de Buerarema contou que os suspeitos ainda não foram identificados. Ele também afirmou que o crime teria sido cometido no local acertado como destino da corrida.

“Informações obtidas aqui na cidade dão conta de um casal, que havia solicitado a corrida, chegou no ponto de destino, possivelmente no trevo [de Buerarema]. Não chegarem nem a descer do veículo, solicitaram que ele retirasse a bagagem do fundo e quando ele foi retirar, já foi alvejado e caiu”, disse o Clodovil Moreira.

FUGA A PÉ

Segundo o delegado de Buerarema, os suspeitos teriam fugido do local sem veículos de apoio. “Saíram em fuga pela BR-101 andando, sem a utilização de qualquer veículo”, contou.

O crime ocorreu na noite de quarta-feira (7) e o corpo de Carlos Henrique Duarte foi enterrado na quinta (8), no cemitério Campo Santo, em Itabuna.

O delegado também revelou que ainda não encontrou câmeras de segurança que possam ajudar na identificação do casal. A Polícia Civil fez buscas no local e tem informações de que será possível descrever as circunstâncias do crime, segundo ele.

“Na próxima semana será a semana de formalização dessas declarações, depoimentos, oitivas de pessoas que poderão contribuir com a identificação e materialidade desses crimes”, afirmou.

Leia Mais

Itabuna, Ilhéus. Gandu e Ubaitaba estão entre cidades beneficiadas por iniciativa da Fundação Cargill
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Cargill abrirá nesta segunda-feira (12) as inscrições para um edital que busca projetos inovadores na Bahia focados em alimentação segura, sustentável e acessível. O apoio financeiro oferecido pela empresa varia de R$ 10 mil a R$ 40 mil. O aporte é voltado para Organizações da Sociedade Civil (OSC) nos estados que compõem o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

O Nutrindo Soluções Locais é um edital direcionado que complementa a lista de investimentos sociais que a Fundação realiza anualmente. Neste caso, a proposta é fortalecer as entidades em localidades onde a Cargill atua. As cidades baianas que estão na lista de 24 municípios onde os projetos podem estar em vigência ou programados para ocorrer são: Barreiras, Formosa do Rio Preto, Gandu, Ilhéus, Itabuna, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, São Desidério, Ubaitaba, Vitória da Conquista e a capital Salvador.

A Fundação Cargill espera identificar até 8 projetos nos diferentes estados que possam receber o apoio financeiro e incentivar o desenvolvimento local. De acordo com Flávia Tayama, diretora-presidente da entidade no Brasil, eles podem abordar uma série de subtemas relacionados a uma alimentação segura, sustentável e acessível. “Educação ambiental, uso da água e da terra, formação de agricultores e engajamento são alguns dos caminhos para participar do edital. O mais importante é que a iniciativa tenha impacto positivo na comunidade”, avalia.

As inscrições terminam em 9 de agosto e, para participar, a organização precisa ter sido fundada antes de 31 de dezembro de 2020. Além disso, as iniciativas selecionadas precisam estar programadas para ocorrer em até 6 meses a partir da segunda quinzena de outubro de 2021.

A ficha de inscrição e o edital estão no site da entidade.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Subiu para 605 o total de pessoas mortas pelo novo coronavírus em Itabuna, de acordo com o boletim divulgado na noite desta quinta (8) pela Vigilância Epidemiológica Municipal. Quatro dos óbitos foram registrados entre a noite de quarta (7) e o final da tarde de ontem.

O município registrou 33 novos casos de pessoas infectadas pelo vírus, atingindo 33.141 contaminados desde o início da pandemia. Dos infectados, 32.157 são considerados recuperados.

Ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município possui 64 pacientes internados por causa da covid-19. São 39 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 25 em leitos clínicos. Até a noite de ontem, eram 10 leitos disponíveis para os casos graves da doença.

Atendimento será no formato drive-thru, nesta quarta-feira (7), a partir das 16 horas, no Teatro Candinha Dória
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna vai dar continuidade à vacinação de pessoas acima de 35 anos contra a Covid-19, com atendimento no formato drive-thru, no Teatro Candinha Doria, a partir das 16h desta quarta-feira (7).

De acordo com a Secretaria, a oferta do serviço no fim da tarde e à noite amplia as opções de horário para vacinação.

No local, a equipe de vacinação vai distribuir 400 senhas de atendimento, registrando a ordem de chegada das pessoas na fila.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para receber a vacina é necessário apresentar a Carteira de Identidade (RG), o CPF ou o Cartão do SUS, além do comprovante de residência no nome da própria pessoa, a exemplo de fotocópia do contrato de locação, atestado fornecido pelo dono do imóvel ou contas de consumo (água, luz, telefone, boletos de cartão de crédito, etc.).

A secretária de Saúde Lívia Mendes Aguiar destaca que a população deve ficar atenta aos documentos exigidos. “Em drives-thrus anteriores, aconteceram muitos casos de pessoas sem a documentação exigida que não conseguiram realizar o registro. Pedimos a compreensão da população com relação a estes critérios”, disse a gestora.

Itabuna prorroga toque de recolher|| Foto José Nazal
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna publicou, no início da noite desta terça-feira (6), decreto prorrogando a restrição de locomoção noturna no município, das 23 às 5 h, até o próximo dia 13. Houve a flexibilização para cerimônias de casamento, mas estão vedadas as recepções.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo bares, restaurantes e congêneres, deverão encerrar as atividades com até 30 minutos de antecedência do horário estipulado para garantir o deslocamento às suas residências dos seus funcionários e colaboradores.

Cada segmento comercial deverá seguir os horários de funcionamento estabelecidos nas convenções coletivas de trabalho e demais ordenamentos, sendo respeitado o horário estipulado. Os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação fica liberado até meia-noite.

TRANSPORTE

A comercialização de bebida alcoólica fica proibida m quaisquer estabelecimentos, das 22h30min às 5 h, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). Está permitida a execução de som ao vivo nos bares, restaurantes e similares, com estrutura de som ambiente, mantendo o devido distanciamento bem como o cumprimento de todas as medidas de saúde e segurança estabelecidas no protocolo de prevenção.

Excepcionalmente, desde que respeitados os protocolos sanitários estabelecidos e observado o neste Decreto, estão permitidos os eventos, exclusivamente, científicos e profissionais, com público correspondente a 50% da capacidade do local, limitado a 100 pessoas. O funcionamento do cinema, desde que atendidos todos os critérios estabelecidos no protocolo de prevenção e segurança, fica autorizado.

FORMATURAS E CERIMÔNIAS DE CASAMENTO ESTÃO LIBERADAS

Fica autorizada ainda a realização de atos solenes de formatura, especificamente, cultos ecumênicos e outorga de grau acadêmico, desde que atendidos todos os critérios estipulados no protocolo de prevenção e segurança, em especial. A limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local e duração máxima de quatro horas, podendo ser de segunda a sexta-feira.

Estão liberadas também as cerimônias de casamento, desde que atendidos todos os critérios estipulados no protocolo de prevenção e segurança anexo ao decreto. Contudo, fica proibida a realização de qualquer recepção festiva e/ou formal após a cerimônia do casamento, estando sujeito às penalidades cabíveis em caso de descumprimento.

Os responsáveis pelas cerimônias de casamento deverão encaminhar ofício à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), informando sobre o ato solene, com antecedência mínima de cinco dias da realização do evento. As demais restrições contida no decreto anterior continuam em vigor.

Protesto teve caixão para lembrar as mais de 520 mil mortes por covid-19 || Foto Adriana Vieira/Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

Estudantes, professores e integrantes de movimentos sociais participaram de manifestação contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, em Itabuna, no final da manhã deste sábado (3). Os manifestantes se concentraram no Jardim do Ó e seguiram em passeata pela Avenida do Cinquentenário, com cartazes e faixas em que denunciavam descaso federal no combate à pandemia e, ainda, pediram o impeachment de Bolsonaro.

Um caixão, que simbolizou a perda de mais de 520 mil pessoas mortas na pandemia, chamava a atenção de quem passava pela principal avenida do comércio central de Itabuna. Sobre o caixão, um cartaz sinalizava os 522 mil óbitos em decorrência da covid-19.

Durante a manifestação, participantes atribuíam ao presidente da República atos de omissão durante a pandemia e desrespeito às medidas de prevenção da covid-19, além de estímulo ao tratamento precoce.

Protesto reuniu associações de professores, estudantes e movimentos sociais || Foto Adriana Vieira/Pimenta

O sindicalista João Evangelista, um dos membros da Frente Brasil Popular, avalia como positivo o evento, considerado uma preparação para a manifestação nacional que ocorrerá no próximo dia 24 de julho.

“Fizemos um ato de última hora, hoje, motivados pelas novas denúncias e dados da CPI [da Pandemia], que mexeram com a sociedade”, diz João numa referência a acusação de prevaricação de Jair Bolsonaro feita por um aliado do próprio presidente da República.

Empresa abre 350 vagas de emprego em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Cátedra, empresa do grupo Tel, anunciou a abertura de 350 vagas de emprego para a contratação de operadores de telemarketing. As vagas são destinadas à unidade de Itabuna, no sul da Bahia.

Dentre os pré-requisitos, a empresa busca candidatos com perfil ativo, com a promessa de contratação por meio da CLT, em escala de 6 horas diárias e salário compatível com a função. A empresa também promete comissão e benefícios como vales refeição e transporte, planos de saúde e odontológico e auxílio creche.

As vagas requerem Ensino Médio completo, ter mais de 18 anos e residir em Itabuna. Os interessados podem se candidatar pelo link https://bit.ly/3juwl2o.

Silmara Mendes, ao lado do prefeito Augusto Castro, comemora a primeira dose contra covid-19 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A microempresária Silmara Marques Mendes, de 41 anos, foi quem recebeu a dose 100 mil contra a Covid-19 em Itabuna, dentre as 500 pessoas vacinadas no drive thru noturno, hoje (30), no Teatro Candinha Doria. Ela recebeu os cumprimentos do prefeito Augusto Castro (PSD).

O prefeito destacou o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Saúde envolvidas na imunização da população. “Agradecemos a toda equipe da Saúde que, ao longo desse período, se empenhou dia e noite para atingirmos essa marca, pois sabemos que essa doença têm feito vítimas a cada segundo”, afirmou o prefeito.

O drive thru noturno contemplou pessoas a partir de 40 anos sem comorbidades com a vacina da Pfizer. Antes da aplicação, a equipe distribuiu as senhas, a partir das 14h45min para as pessoas que já se encontravam na fila desde cedo, além de cadastramento para a segunda dose.

“Estou muito feliz por ser mais uma das pessoas protegidas da cidade com a vacina. Agora posso trabalhar mais tranquila, oferecendo segurança para meus clientes, familiares e para mim mesma”, comentou Silmara Mendes.

VACINAÇÃO NA FTC

A contadora Jorgeane Miranda Alves, 44 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra Covid-19 no drive thru noturno de hoje. “Para mim hoje é uma realização importante por tomar a primeira dose, uma vez que a gente sabe que nossa imunidade vai melhorar para não corrermos mais riscos como tantas pessoas que, infelizmente, morreram em decorrência da doença. Espero que a vacinação em Itabuna alcance ainda mais gente,” finalizou.

Nesta quinta-feira (1º), prossegue, na UniFTC, no centro da cidade, a vacinação para pessoas a partir de 40 anos, com mais 500 aplicações da vacina Pfizer. Desta vez, as doses serão destinadas a pessoas que receberem as senhas que serão distribuídas no local, antes da vacinação ser iniciada.