Creadh passa por obras de reforma e ampliará atendimento || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Saúde anunciou o início das obras de reforma do Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano de Itabuna (CREADH), no bairro São Judas. A reforma inclui por reparos no telhado, fachada e rede elétrica. O Centro trabalha com reabilitação de cadeirantes, pessoas amputadas e com sequelas decorrentes de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O atendimento é feito por equipe multidisciplinar integrada por fisioterapeutas, psicólogos, terapeuta ocupacional, gastroenterologista, neurologista adulto e infantil , ortopedista, fonoaudiólogos e enfermeiros. “Retomamos nossas atividades no ano passado. No momento, as consultas com psicólogos e fonoaudiólogos estão sendo remotas, o restante dos atendimentos é presencial”, explicou Maristela Hillesheim, diretora da unidade. O atendimento começa às 8h e vai até as 17h, de segunda a sexta–feira.

Além de pacientes de Itabuna, o Creadh recebe pessoas de outros municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Aos pacientes provenientes de outras cidades é exigida a apresentação de laudo médico especificando o tratamento. A reforma ampliará a estrutura física da unidadeLeia Mais

Mardson Santos faleceu em acidente na Beira-Rio na noite deste domingo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um motoboy que trabalhava na entrega de alimentos faleceu ao sofrer acidente, na noite deste domingo (13), na Avenida Fernando Cordier (Beira-Rio), no Centro de Itabuna. A colisão a moto e um carro SUV dirigido por um médico.

Madson Santos pilotava a moto pela Fernando Cordier para mais uma entrega quando um Jeep Compass deixou a Rua Sóstenes de Miranda para entrar na avenida. Madson não teve tempo para reduzir velocidade e desviar do outro veículo. O carro era dirigido pelo médico José Antero Almeida, pediatra dos mais famosos do interior da Bahia.

Com o impacto da colisão, o entregador sofreu fraturas e faleceu ainda no local. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada. Ao chegar, a equipe não teve tempo para prestar socorro, pois o entregador já havia morrido.

O corpo do rapaz foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para onde se dirigiram dezenas de entregadores ainda na noite de domingo. Eles somente deixaram o  local por volta da meia-noite e promoveram um buzinaço em homenagem ao colega.

Jean Baraúna morreu na madrugada deste domingo (13).
Tempo de leitura: < 1 minuto

Morreu, na madrugada deste domingo (13), o contador e professor Jean Baraúna, de 55 anos. O proprietário da Baraúna Assessoria Contábil, em Itabuna, esperava há três anos por um transplante de fígado, segundo relatos de amigos. Desde o mês passado estava internado em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele deixa viúva e filhos.

Jean Luiz Baraúna era membro da Igreja Batista da Esperança, que divulgou nota lamentando a perda. “ Com muito pesar, comunicamos o falecimento do irmão Jean Baraúna (…). Membro da nossa comunidade há muitos anos, Jean participou ativamente de diversos ministérios, além de fazer parte da nossa diretoria e do ministério Embaixadores do Rei”.

A igreja pede ainda, em nota, orações em favor de Leila, Felipe, Léo e todos os demais familiares e amigos. Não há detalhes sobre o velório e o sepultamento do corpo de Jean Baraúna.

AÇÃO COMUNITÁRIA

Além de atuação nas ações da Igreja Batista da Esperança, Jean Baraúna também se envolvia em causas comunitárias. Ele foi diretor de Recursos Humanos da Prefeitura de Itabuna, integrou diretoria da fundação que mantém o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) e também coordenou o Grupo de Ação Comunitária de Itabuna (GAC). Atualizado às 13h15min.

Segundo empresa pública, terceirização vai dinamizar reparo de vias após serviços de manutenção
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma empresa terceirizada contratada pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), após vencer processo licitatório, será responsável pelo serviço de tapa-buraco nas vias em que a empresa pública realizar escavação para conserto e manutenção das redes de abastecimento de água ou de escoamento do esgoto.

Segundo o diretor-técnico da Emasa, Bruno Mendonça, a depender da dimensão da escavação, o buraco será fechado em até 48 horas. “A Emasa já tem um mapeamento de todas as escavações, passamos uma programação para a terceirizada e dependendo do tamanho do buraco, será fechado em no máximo dois dias, com esse planejamento vamos evitar transtorno para a população”, assegura.

A Emasa conta com duas equipes de tapa-buraco, uma para o pavimento em paralelepípedo e outra para o piso asfáltico. “O reparo na rua pavimentada com paralelo é mais fácil. Já o piso asfaltado demanda um tempo um pouco maior, em função da produção da massa asfáltica”, explica Bruno Mendonça.

NIVELAMENTO DE BUEIROS

Na região central da cidade, a Emasa iniciou o nivelamento dos poços de visita (PV), popularmente chamados de bueiros. “O poço de visita dá acesso para inspecionar o fluxo do esgoto e se existe a necessidade de desobstruir a rede. A cada 80 a 100 metros há um poço de visita”, detalha o diretor-técnico da Emasa.

O desnível no poço de visita ocorre devido ao recapeamento das ruas e avenidas. “Isso causa um grande transtorno para os motoristas que passam com seus carros pelo desnível, acarretando problemas na suspensão dos veículos. Agora todos os poços de visita da Emasa serão nivelados”, garante Bruno Mendonça.

Policiais da Maria da Penha prendem homem que espancou ex-companheira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais da Operação Ronda Maria da Penha (OPRMP) capturaram, na manhã desta sexta-feira (11), no centro de Itabuna, no sul da Bahia, um homem com mandado de prisão em aberto por violência contra a ex-companheira e descumprimento de medida protetiva. O nome do acusado não foi informado.

Segundo a comandante da OPRMP/Itabuna, tenente Nalygia Feitosa dos Anjos Lacerda, as equipes faziam rondas na cidade, quando perceberam o homem próximo a um ponto de moto-táxi e o abordaram.

Após agressões e violência, a assistida pediu a separação e denunciou o ex. “Ele teve o mandado de prisão preventiva expedido, pois vinha descumprindo a medida protetiva de urgência em favor da vítima. Enviava mensagens e ameaçava”, detalhou a oficial. Ele foi conduzido à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), onde a ordem judicial foi cumprida.

Estratégia de vendas para empresários da área de alimentos é discutida em workshop || Imagem Sebrae
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sebrae promoverá workshop para pequenos empresários ligados à indústria de alimentos em Ilhéus e em Itabuna. O workshop “Estratégias de vendas para retomada da lucratividade” será presencial e com vagas limitadas. A atividade em Ilhéus será na terça (15). Na quarta (16), o evento será em Itabuna (confira mais abaixo).

O workshop será comandado pela dupla de especialistas em indústrias de alimentos Alércio Guerra e Emerson Amaral. Eles apresentarão técnicas de vendas para ajudar as empresas a vender cada vez mais e melhor com foco no novo consumidor.

Alércio Guerra é especialista em administração estratégica, com 20 mil horas de consultoria realizadas, além de ser palestrante e instrutor no segmento de gestão estratégica. Guerra também é CEO da Estratex Consultoria e Treinamento e membro do programa de rádio web A Hora da Gestão.

Emerson Amaral é empresário do segmento de panificação e já prestou mais de 15 mil horas de consultorias em pequenas e microempresas no país. Amaral também é diretor do Instituto de Desenvolvimento das empresas de Alimentação (Ideal) e diretor técnico do Instituto Brasileiro de Panificação e Confeitaria, além de ser membro da diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP).

O workshop é promovido pelo Sebrae Bahia com apoio do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (SIPACEB), Consultideal e Estratex Consultoria.

SERVIÇO

Workshop Estratégias de vendas para retomada da lucratividade
Ilhéus: Dia 15, das 18h30min às 20h30min, no auditório do Premier Business Center
Itabuna: Dia 16, das 18h30min às 20h30min, no auditório do Itabuna Palace Hotel
Inscrição: Ilhéus ( Clique aqui) – Itabuna (Clique aqui)
Informações: (73) 3613-9734

Acidente envolveu três veículos na saída de Itabuna para Ilhéus || Fotomontagem
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente com três veículos deixou o trânsito lento na Rodovia Ilhéus-Itabuna, nesta manhã de sexta (11), nas proximidades do condomínio Jardim das Acácias, em Itabuna. Dois veículos de passeio e um carro-forte se envolveram no acidente. Seis pessoas ficaram feridas.

Com o impacto da batida, um dos veículos caiu no Rio Cachoeira e os outros dois ficaram em parte da pista da rodovia que liga os maiores municípios do sul-baiano. A Polícia Rodoviária Estadual e duas ambulâncias do Samu 192 foram acionadas. A PRE normalizou o trânsito pouco tempo depois. Ainda não há informações sobre as circunstâncias do acidente com dupla colisão. Atualizado às 13h10min.

Professora de Itabuna morre de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Infectada pelo novo coronavírus, faleceu no início da noite desta segunda-feira (7),  Neilma da Silva Bispo, de 46 anos.  Muito ligada à Igreja Católica, Neilma era professora da rede municipal de educação e atuava na Escola Heribaldo Dantas- Sítio do Menor 3, no bairro São Pedro. A educadora sentiu os primeiros sintomas da Covid-19 na semana passada.

A professora procurou um hospital em Itabuna, mas teria sido mandada de volta para casa porque o quadro não foi considerado grave. Mas a situação agravou-se rapidamente e ela foi internada neste final de semana, segundo relata uma amiga da família.  Neilma Bispo esperava o surgimento de uma vaga para ser transferida para um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A vaga surgiu nesta segunda, mas não houve tempo.

Há pouco, o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi) divulgou nota lamentando o falecimento da professora. Já os amigos, principalmente professores, estudantes e irmãos de grupos católicos publicaram mensagem nas redes sociais destacando como ela era uma profissional dedicada e querida por todos.

Os amigos destacaram ainda a participação da professora no grupo de música da Igreja Católica. Neilma Bispo pertence a uma família de educadoras. As irmãs também são professoras. O corpo dela deve ser sepultado nesta terça-feira (8), em Itabuna, seguindo os protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19.

"Chico" faleceu nesta segunda (7), em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, emitiu moção de pesar em que se diz consternado com o falecimento de Antônio Francisco Araújo, “Chico”, na tarde desta segunda (7), em Itabuna, e se junta aos familiares do atleta “nos pedidos para que Deus o receba em sua Glória e a todos conforte”.

O atleta e comerciário está entre os principais nomes do handebol baiano. O seu corpo será velado no SAF, a partir das 7h desta terça (8), e o enterro está marcado para as 15h30min, no Cemitério Campo Santo. Confira mais informações aqui. Abaixo, confira a moção de pesar.

MOÇÃO DE PESAR

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, consternado com o falecimento de Antônio Francisco Araújo, “Chico”, uma das maiores referências grapiúnas no handebol, se junta aos familiares do atleta nos pedidos para que Deus o receba em sua Glória e a todos conforte.

Chico faleceu, aos 59 anos, no final da tarde desta segunda-feira, dia 7, no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, onde estava internado há algumas semanas na luta contra o câncer.

O atleta ganhador de inúmeros títulos e medalhas tem nome marcado no esporte baiano como um dos maiores pontas do handebol estadual.

O corpo do comerciário e atleta será velado, a partir das 7 horas de amanhã, no SAF, e o sepultamento está previsto para às 15h30min, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Itabuna, 7 de junho de 2021
Augusto Castro
Prefeito

Fernando Romero aponta relaxamento das medidas anticovid no país
Tempo de leitura: 2 minutos

A nova cepa do novo coronavírus, que teve origem na Índia, pode ser muito mais transmissível do aquelas que já circulavam no Brasil. O alerta é do médico infectologista Fernando Romero, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

O médico chamou a atenção para os números da pandemia na própria Santa Casa. Desde o início da pandemia, no ano passado, até esta segunda-feira (7), foram 7.105 pacientes com os sintomas da doença atendidos nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes. Desse total, 2.026 precisaram de internamento. Hoje, o Hospital de Campanha de Itabuna, de gestão municipal, não tinha leito de UTI vago.

Fernando Romero reforça a necessidade da vacinação em massa contra a Covid-19 para conter a transmissão do vírus. “A terceira onda é real e bastante preocupante. Determinadas cepas são mais fortes, com a capacidade de causar mais doenças. Então, qualquer ambiente pode aumentar ou reduzir o poder de transmissão do vírus. Isso dependerá do comportamento das pessoas”, explica.

RELAXAMENTO DE MEDIDAS ANTICOVID

O especialista afirma que o efeito da nova variante pode estar ligada ao afrouxamento de medidas de restrição à circulação de pessoas e distanciamento social. Ele chama atenção que o aumento repetitivo de casos traz grandes complicações para o sistema de saúde. Uma delas é a superlotação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Nos próximos dias, com o tempo frio, o vírus pode se disseminar com maior facilidade entre as pessoas. Por isso, é necessário que os cuidados sejam redobrados”, observa Romero.

O infectologista orienta que as pessoas mantenham, no dia a dia, o hábito de usar máscara, higienizar as mãos, respeitar o distanciamento social e evitar aglomerações em espaços públicos e privados. Ele também fala da mudança de perfil dos pacientes.

“No início da pandemia, os idosos eram considerados grupos de riscos. Após um ano e meio das primeiras notificações, o perfil de pacientes com casos graves mudou. Os jovens também passaram a enfrentar problemas graves em decorrência da doença e muitos estão indo a óbito”, pontuou.

A presença da cepa indiana no Brasil não altera as medidas preventivas de combate e prevenção ao coronavírus. Os primeiros casos confirmados do País da nova variante foi no dia 20 de maio. Até o momento, a cepa foi detectada em estados como Maranhão e Rio de Janeiro. Hoje, a variante está presente em 66 países.

"Chico" e a sua coleção de medalhas e troféus em 40 anos de handebol || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

Na tarde desta segunda-feira (7), o handebol baiano perdeu uma de suas maiores referências. Antônio Francisco Araújo, “Chico”, faleceu no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, no final da tarde, onde estava internado há algumas semanas e travava luta contra o câncer.

Chico faleceu aos 59 anos e tem nome marcado no esporte baiano como um dos maiores pontas do handebol estadual. O corpo do atleta e comerciário que, pela agilidade e rapidez nas quadras, também era chamado de “Filho do Vento”, será velado no SAF, a partir das 7h desta terça (8), e o sepultamento está previsto para as 15h30min, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Chico com a tocha olímpica conduzida em 2016 || Foto Arquivo

4 DÉCADAS DE HANDEBOL

O itabunense tomou gosto pelo handebol, aos 19 anos, por influência de Geraldo “Caçolinha”, então técnico do Colégio Estadual de Itabuna, 44 anos atrás, como contou ao PIMENTA em 2016, quando foi um dos escolhidos para o revezamento da tocha olímpica no município.

Nos quase 40 anos de handebol, Chico representou seleções baianas e mineiras, colecionando medalhas e troféus por onde passou. A este site, Chico lembrou que chorou ao saber que conduziria a tocha olímpica da Rio 2016 (reveja aqui).

REFERÊNCIAS

Depois de estrear no handebol pelo Colégio Estadual, Chico começou a defender Itabuna em competições estaduais e fora da Bahia já em 1988, tendo como referências e técnicos Samuel Guimarães e Júvia Dantas. “Júvia foi a minha grande técnica e, até hoje, a pessoa que mais estimula o handebol em Itabuna”, disse ele à época em matéria especial do PIMENTA.

Itabuna está entre municípios com vagas abertas; confira a lista completa no edital
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) publicou edital de processo seletivo simplificado para contratar 55 profissionais, de forma temporária, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

As oportunidades são para diversas áreas do conhecimento de nível superior. A lista inclui Geoprocessamento, Engenharia de Agrimensura, Ciências Jurídicas, Ciências Jurídicas Agrárias, Administração, Ciências da Computação, Ciências Agrárias, Recursos Humanos e outras especialidades. Confira a relação completa no edital (a partir da página 7 do arquivo).

Os futuros contratados vão atuar em 27 municípios do estado, a exemplo de Itabuna, Jequié, Teixeira de Freitas, Camaçari, Salvador, Feira de Santana e Eunápolis. O quadro completo de cidades, com as respectivas vagas, está na página 8 do Dário Oficial do Estado, edição do último sábado (5) – acesse aqui.

INSCRIÇÕES

O prazo de inscrição começará na próxima segunda-feira (14) e seguirá até 18 de junho, no site que reúne os processos seletivos do Estado da Bahia.

JORNADA E REMUNERAÇÃO

A remuneração prevista no edital é constituída pelo vencimento básico no valor de R$ 1.183,10, acrescido de gratificação da função temporária, equivalente a R$ 1.546,68, perfazendo um total de R$ 2.729,78, pela jornada de 40 horas por semana.

Tempo de leitura: 3 minutos

A vacinação contra a covid-19 será retomada nesta segunda (7), nas unidades básicas e de Saúde da Família. Nesta semana, a imunização será para pessoas com comorbidades, a partir dos 18 anos, e para acima de 50 e até 57 anos, das 13h às 16h. Será ministrada a primeira dose do imunizante Oxford/Astrazeneca.

Nesta segunda-feira (7), a vacinação será para as pessoas de 50 a 57 anos de idade, desde que nascidas em janeiro, fevereiro ou março. Pessoas com comordidade, que tenha a partir de 18 anos, também serão vacinadas, desde que apresente laudo ou receita com a Classificação Internacional de Doenças (CID).

Já na terça-feira (8), serão vacinados aqueles de 50 a 57 anos, mas nascidos em abril, maio ou junho. Assim como nos demais dias da semana, haverá vacinação de pessoas com comorbidade.

A vacinação na quarta-feira (9) será para nascidos em julho, agosto ou setembro, que tenha de 50 a 57 anos.

Pelo cronograma, na quinta-feira (10) serão imunizadas com a primeira dose as pessoas com idade de 50 a 57 anos, nascidas em outubro, novembro ou dezembro. Quem tem comorbidade e seja maior de 18 anos e ainda não recebeu a primeira dose, também poderá ser imunizado.

A sexta-feira (11) será reservada para quem não compareceu à rede no dia programado e tem entre 50 e 57 anos. A vacinação, no entanto, ocorrerá somente na Rede de Frio, no antigo Sesp, ao lado da UniFTC.

A documentação necessária é a carteira de identidade, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência. Para quem tem comorbidade, também é necessário apresentar o relatório médico atualizado (6 meses) com CID.

LACTANTES

Também no horário das 13h às 16h, são vacinadas lactantes, a partir de 60 dias após o parto e até 12 meses da criança. É necessário levar o RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e certidão de nascimento da criança.

SEGUNDA DOSE (ASTRAZENECA)

Na sexta-feira (11), haverá aplicação da segunda dose Oxford-Astrazeneca contra covid-19 e a aplicação da vacina contra o vírus Influenza para os trabalhadores da saúde dos hospitais de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), Manoel Novaes (HMN) e Calixto Midlej Filho (HCMF). A aplicação será das 8h30min às 14h30min na UniFTC (Centro).Leia Mais

Vane foi internado após complicações provocadas pela covid-19 || Foto Pimenta/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na tarde deste sábado (5), o ex-prefeito Vane do Renascer (PRB) e a esposa, Cida, foram internados por causa de complicações provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19), no Hospital de Campanha de Itabuna.

Ambos testaram positivo para a doença e estão internados na ala reservada aos pacientes com quadro moderado (leitos clínicos). De acordo com informações de um dos seus ex-assessores, o quadro de Vane – e também da esposa do ex-prefeito – é estável. Atualizado às 21h20min.

Pedalada em Itabuna, no sábado, celebrará Dia Mundial do Meio Ambiente
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove pedalada, no próximo sábado (5), para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento começará às 9h, com saída do Jardim do Ó. A pedalada marca o início das ações da Semana do Meio Ambiente.

Segundo o diretor de Agricultura de Itabuna, Rodrigo Haun, a pedalada, no sábado, terá um objetivo específico. “Vamos orientar as pessoas a separarem o lixo orgânico, plástico e alumínio, que brevemente serão descartados em ecopontos instalados na cidade”, ressalta.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith explicou que a Pedalada terá cinco grupos de ciclistas com 70 bicicletas. “Eles vão percorrer 16 quilômetros da cidade e nós daremos o suporte com água e frutas que estarão em um carro de apoio”, ressaltou o secretário.

Durante a Pedalada os ciclistas usarão camisas distribuídas pela Prefeitura com as frases “Lixão Nunca Mais” e “Coleta Seletiva – Ambiente Saudável”. “Será a largada para a grande campanha da coleta seletiva em Itabuna e precisamos levar a mensagem às comunidades”, disse Moacir Smith.

PROTOCOLO ANTI-COVID

Os grupos de pedal vão seguir todos os critérios de segurança para evitar aglomerações, respeitando os protocolos da Organização Mundial de Saúde por conta da pandemia de Covid-19. As bicicletas circularão a dois metros de distância uma das outras, além do uso obrigatório de máscaras e luvas.

Na segunda-feira (7), lives no Instagram da Prefeitura vão abordar a conservação dos recursos naturais. As lives abordarão, dentre os assuntos, Aterro Sanitário, Descarte Correto de Embalagens de Agrotóxico, Orgânicos – produção e comercialização, Licenciamento Ambiental, e Ações de Educação Ambiental.