Tempo de leitura: < 1 minuto

Prefeito Augusto Castro visita obras de ampliação da loja em Itabuna

O Grupo Pai Mendonça vai gerar 50 novos empregos após as obras da nova loja de Itabuna. Segundo o diretor-executivo Luiz Orleans Mendonça, a Pai Mendonça de Itabuna terá mais de 3 mil metros quadrados de área construída. A previsão é de que seja inaugurada em junho.

Nesta quarta (19), o prefeito Augusto Castro visitou as obras de ampliação da nova loja e parabenizou o grupo pelo empreendimento. “A loja contará com o que há de mais moderno no segmento de materiais de construção e acabamento”, disse Luiz Orleans Mendonça.

A loja, na Avenida Juracy Magalhães, terá arquitetura moderna, garagem coberta, elevador, sistema de climatização e maior mix de produtos do segmento.

Loja está sendo ampliada e terá total de 3.000m² de área construída

NOVA LOJA EM ILHÉUS

Orleans Mendonça também anunciou que Ilhéus também contará com uma nova unidade, já em construção, e esses investimentos fazem parte do plano de expansão do Grupo Pai Mendonça, presente na região há 38 anos.

Moradores de Itabuna, Ipiaú,, Ilhéus e Itagibá entre os ganhadores da Nota Premiada deste mês
Tempo de leitura: 2 minutos

Divulgado nesta quinta-feira (20) o resultado do sorteio de maio da Nota Premiada Bahia, que contemplou 91 moradores de 20 municípios do estado. O prêmio de R$ 100 mil foi para um participante de Salvador, que mora no bairro de São Marcos. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 56 foram para capital e 34 para o interior.

Entre os municípios do interior da Bahia que tiveram ganhadores, destaque para Feira de Santana, Jequié e Lauro de Freitas, cada um com quatro pessoas sorteadas no sorteio. Na sequência, Itabuna (3), Camaçari (3), Itanhém (2) e Vitória da Conquista (2).

A lista é completada por 112 municípios com um sorteado cada: Madre de Deus, Cachoeira, Maragogipe, Ubatã, Jacobina, Riachão das Neves, Euclides da Cunha, Palmas de Monte Alto, Barreiras, Ilhéus, Ipiaú e Santo Amaro.

Além dos 91 prêmios mensais, a campanha também realiza periodicamente sorteios especiais de R$ 1 milhão, que contemplam um único participante. O próximo sorteio especial está programado para o dia 30 de junho. Neste caso, serão considerados todos os bilhetes gerados entre 1° de março de 2019 e 31 de maio de 2021.

A lista completa dos ganhadores pode ser consultada no site da campanha e ainda no Instagram (@notapremiadabahia) e nas redes sociais da Secretaria da Fazenda da Bahia (Instagram @sefazbahia, Facebook @sefaz.govba e Twitter @sefazba).

COMO PARTICIPAR

Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez, preenchendo o formulário disponível no site da campanha e, após essa etapa, pedir para inserir o CPF na nota fiscal a cada compra feita em estabelecimentos comerciais.

Os nomes de cada um dos 91 ganhadores são homologados pela Auditoria Geral do Estado (AGE), de acordo com o regulamento da Nota Premiada Bahia. Os bilhetes vencedores, como acontece desde o lançamento da campanha, são definidos com base em sorteio da Loteria Federal.

Todas as compras feitas pelos participantes e associadas ao CPF cadastrado no site da campanha, após autorização da Sefaz para a emissão do documento fiscal, são convertidas em bilhetes eletrônicos de dez números cada, que podem ser conferidos no site da Nota Premiada.

Para conferir, basta acessar o site, fazer o login e, no menu “Minha Conta”, escolher a opção “Bilhetes”. A busca pode ser filtrada pelo período de emissão da NFC-e.

Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna é a primeira cidade do sul da Bahia a atender o novo Marco Legal do Saneamento, Lei nº 14.0026/20, que estabelece o fechamento dos lixões em todo território nacional, promovendo a correta disposição final em aterro sanitário, por exemplo.

No início de maio, a Prefeitura de Itabuna firmou um contrato com a CVR Costa do Cacau, localizado na Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), única empresa credenciada pelos órgãos ambientais para o correto tratamento e recebimento de resíduos sólidos.

Com a contratação, cerca de 140 toneladas de lixo coletadas diariamente no município, são encaminhadas a CVR Costa do Cacau, numa área adequada e licenciada para promover a disposição de resíduos. Outro fator importante é que a destinação correta de resíduos sólidos urbanos , contribuirá para a atração de novos investimentos empresariais no município, contribuindo para a geração de emprego e renda e para a retomada da economia no período pós-pandemia.

PLANO DE SANEAMENTO

O diretor da CVR Costa do Cacau, Rodrigo Zaché, destaca que a adesão ao Plano Nacional de Saneamento, cidades sulbaianas, a exemplo de Itabuna, “terão um impulso no desenvolvimento, uma vez que grandes empresas quando decidem se instalar numa região, um dos pontos levados em consideração é se existe uma destinação adequada e mais abrangente para a destinação dos seus resíduos”.

Para Zaché, “com os serviços de tratamento de resíduos, aliados ao surgimento de grandes empreendimentos como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste Leste, estão sendo criadas das condições para o surgimento de um grande polo industrial, numa região que tem uma das maiores biodiversidades do planeta e em que a conservação ambiental deve ser tratada como prioridade”, afirma Zaché.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro ressalta a importância da extinção do lixão da cidade, tanto para a atração de investimentos, como para as pessoas que faziam do lixão seu meio de subsistência. “Com o fim do lixão e a assistência social adequada para as famílias que retiravam o sustento dos resíduos, ali depositados de forma ilegal, vamos despertar o interesse de empresas de todo o país, dispostas a investirem em uma cidade que cumpre o Marco Legal do Saneamento”, acredita Castro.

Diêgo Raniery e Beto Dourado vão apresentar o "Boa Educação" || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Rádio Boa FM (96,1) estreia neste sábado (22) um novo programa em sua grade, o Boa Educação. O programa é o primeiro do segmento no sul da Bahia e terá o comando dos professores Diêgo Raniery, que também é jornalista, e Beto Dourado.

A atração, segundo a emissora, é voltada a estudantes de Ensino Médio, graduandos e concurseiros, além de professores e comunidade em geral. Quadros como o “Tô de Boa no Enem”, com a participação de professores renomados em diversas áreas do conhecimento, serão um dos destaques. Outro quadro será o “Boa Profissão”, em que, a cada semana, será entrevistado o profissional de uma área de atuação, com foco no mercado de trabalho e empregabilidade.

No Boa Educação um dos segmentos que serão destacados é o professor. No quadro, alunos e comunidade poderão homenageá-los por meio de mensagens de áudio, valorizando este importante profissional no processo de aprendizagem. Além disso, o programa pretende fazer uma conexão com as redes sociais com a produção de materiais extras nas plataformas da rádio.

“PAPEL EDUCATIVO E SOCIAL”

Para Diêgo Raniery, que atua como professor universitário há mais de 12 anos e que também tem formação em Comunicação Social, o programa surge em momento oportuno, onde o tema educação merece ser debatido, sobretudo em tempos tão difíceis de distanciamento social. “O Boa Educação pretende levar para o rádio muito aprendizado cumprindo o papel educativo e social que é próprio deste veículo de comunicação”, enfatiza.

Atuando há mais de 30 anos como professor de Física para alunos do ensino médio e concursos, Beto Dourado diz que o programa é um espaço de extrema importância e mostra o compromisso da rádio com programas educativos e de qualidade. “Informação e cultura é um dos principais ingredientes para este programa que fará a diferença na vida dos estudantes e da comunidade em geral”, declarou.

O programa Boa Educação será transmitido todos os sábados, das 8h às 9h, na rádio Boa FM. Para ouvir acesse https://www.radios.com.br/aovivo/boa-fm-961/170390.

Saulo Góes em foto com a esposa, a coach Carla Silveira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Saulo Salomão Góes é a 531ª vítima do novo coronavírus em Itabuna. Funcionário da área de logística da Cargill, Saulo estava internado há mais de duas semanas por causa da covid-19 e faleceu na noite desta quarta-feira (19).

Ele estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, desde o dia 2 de maio. Familiares e amigos iniciaram uma corrente de orações pela recuperação do jovem, porém ele não resistiu após 17 dias lutando pela vida.

Saulo tinha 38 anos e deixa a esposa, a gestora de RH e coach Carla Silveira. O velório será restrito a familiares, seguindo protocolos da pandemia. Nas redes sociais, familiares e amigos lamentam a morte prematura. Deixa legião de amigos, dentre eles a head trainer e gestora de RH e Qualidade Jaciara Santos.

COVID-19 EM ITABUNA

Nas últimas 24 horas, Itabuna registrou oito mortes provocadas pela Covid-19, conforme números divulgados pela Vigilância Sanitária e o registro desta noite.

Até o final da tarde, o município havia confirmado 530 óbitos, com 631 casos ativos (pacientes internados ou em isolamento em casa), 7 leitos de UTI disponíveis e total de 29.879 casos confirmados, dos quais 28.718 curados.

Idoso foi morto logo após chegar de São Paulo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi assassinado a tiros, na noite desta quarta-feira (19), na Avenida J.S. Pinheiro, em Itabuna, logo depois de descer de um ônibus que seria do transporte irregular de passageiros. Renailton Evangelista dos Santos, de 46 anos, teria embarcado em São Paulo com destino ao sul da Bahia, onde se encontraria com a família. Não deu nem tempo de abraçar um irmão, que o esperava.

De acordo com testemunhas, assim que Renailton Evangelista desceu do ônibus e caminhou alguns passos, os dois assassinos, a bordo de uma motocicleta, apareceram. Eles fizeram cerca de 20 disparos em direção ao homem, que aparentava ter 60 anos. O homem ainda tentou escapar mas, atingido, morreu no local. Um dos atiradores acabou preso pela Polícia Militar momentos depois do crime.

Houve pânico e correria. Além da vítima, o motorista do ônibus foi baleado nas pernas e braços. Ele foi socorrido por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Após atendimento médico, o motorista foi liberado e já está em casa.

Adson Franco, Rosivaldo, Ângelo e Sônia discutem projeto de parceria
Tempo de leitura: 2 minutos

A despoluição e a recuperação do Rio Cachoeira foram discutidas em uma reunião nesta quarta (19), do gerente de Planejamento e Expansão da Emasa, Ângelo Lucena, com a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, e o diretor de Projetos da Secretaria, Rosivaldo Pinheiro, e o empresário Adson Franco, representante da Santo Agostinho e BR Infra, empresas que contam com a parceria da dinamarquesa Ramboll.

As empresas representadas por Adson Franco elaboram projetos necessários para a captação de recursos em diversas áreas, com ênfase nas áreas ambiental e saneamento. No encontro, foi debatida a possibilidade de elaboração de projetos para captação de recursos a serem aplicados em projetos de recuperação da Bacia do Rio Cachoeira, que engloba Itabuna, Itororó, Firmino Alves, Itaju do Colônia, Floresta Azul, Ibicaraí, Santa Cruz da Vitória, Jussari, Buerarema e Itapetinga.

Segundo Franco, a dinamarquesa Ramboll é uma empresa global de consultoria em serviços ambientais, que supervisiona e executa programas nessa área em países como Cingapura, na Ásia. No Brasil, desenvolve o Programa de Reparação Integral da Bacia do Rio Doce.

“A Remboll atua também no projeto-piloto de despoluição do Rio Pinheiros, em São Paulo. Temos acesso a tecnologias que estão sendo aplicadas no país asiático, que também podem ser usadas na Bacia do Rio Cachoeira”, atesta Franco.

PARCERIAS PARA RECUPERAR O CACHOEIRA

Segundo o gerente de Planejamento e Expansão da Emasa, Ângelo Lucena, a empresa tem interesse em firmar parcerias com a iniciativa privada para recuperar o Rio Cachoeira. “Essa é nossa tratativa inicial, que tende a evoluir. Considero esse o maior desafio da atual gestão, ‘devolver a vida’ ao Cachoeira”, avalia Ângelo Lucena.

Já a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, lembra que o Rio Cachoeira é uma preocupação não só do município de Itabuna, mas de toda a população regional que com ele se identifica. “O Cachoeira é a identidade de Itabuna e tem que ter a sua recuperação priorizada não só no trecho que corta a cidade, mas em toda a sua bacia hidrográfica”, defende.

O diretor de Projetos da Secretaria de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, cita que “Itabuna é a maior cidade dentre aquelas que fazem parte da Bacia do Rio Cachoeira”. “É preciso atrair os demais municípios para integrar esse projeto, pelas ideias inovadoras de que se reveste, inclusive com expertise internacional”.

Tempo de leitura: 2 minutos

Aldo e Diego apresentaram o CadCulti ao secretário de Administração de Itacaré, Marcos Japu (ao centro)

O secretário municipal de Administração de Itacaré, Marcos Japu, visitou a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), nesta terça (18) para conhecer o Cadastro Cultural e de Turismo de Itabuna (CadCulti), ferramenta inovadora lançada pela gestão do prefeito Augusto Castro.

Durante um encontro com o presidente da FICC, Aldo Rebouças, e com o supervisor administrativo-financeiro da fundação, Diego Pitanga, o secretário Marcos “Japu” conheceu detalhes da plataforma pioneira na região sul do Estado que resultará em um importante banco de dados para a Fundação.

Para Marcos, o projeto é um grande marco da gestão do prefeito Augusto Castro, principalmente para Itabuna, que é polo de cultura regional. O secretário de Itacaré disse que a ferramenta poderá proporcionar melhores condições coletivas aos segmentos de cultura e de turismo.

– Itacaré é uma cidade que respira cultura e é um destino turístico completo. Conhecer ferramentas que proporcionem melhores condições aos coletivos e segmentos é de extrema importância, conforme direcionamento do nosso prefeito Antônio de Anízio – disse Marcos Japu ao PIMENTA.

A plataforma, avalia Japu, é indispensável para, a partir das informações colhidas, traçar metas e dinâmicas e vê como incrível a plataforma utilizada pela FICC. “O prefeito Tonho de Anízio, vai avaliar a possibilidade de criar uma ferramenta/plataforma ideal para Itacaré, dentro da realidade local”, disse o secretário.

O CADCULTI

Lançado na segunda (17), o CadCulti é destinado a atores culturais e de turismo, micro e pequenas empresas; cooperativas e instituições culturais e de turismo; organizações; associações; espaços; grupos; coletivos culturais e comunidades tradicionais.

O cadastramento da classe artística e do segmento do turismo é feito pelo site oficial cadculti.ficc.com.br, onde os profissionais e artistas preenchem o formulário, anexando os documentos solicitados. Com essa plataforma, Itabuna se destaca na preocupação e dedicação em valorizar as classes cultural e de turismo e também em dar um pontapé inicial para que outros municípios da Região Cacaueira da Bahia visualizem as possibilidades de seguir caminhos inovadores.

Andrea Castro, secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

Com blitz na rótula de acesso à região do São Caetano e ação itinerante em unidades de saúde e feiras livres, Itabuna abriu, nesta terça (18), as ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil. Promovidas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, as atividades foram coordenadas pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social/Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Creas/Paefi).

O 18 de maio é o dia de enfrentamento aos crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil. Em níveis nacional, regional e local têm o objetivo de conscientizar a sociedade, apresentando medidas de proteção à criança e ao adolescente, buscando alternativas para este grave problema. A data lembra o assassinato da garota Araceli, de oito anos, em maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Segundo Andrea Castro, secretária da Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, as ações continuarão com equipes volantes na cidade até sexta-feira (21), principalmente em feiras livres. “A sociedade deve se engajar nessa luta pelo fim da violência sexual de crianças e adolescentes”, disse.

A rede de proteção a crianças e adolescentes, em Itabuna, conta, além da Pasta da Promoção Social e Combate à Pobreza, com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública do Estado da Bahia, polícias Civil, Militar e Federal e Conselho Tutelar, dentre outras instituições.

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza oferece atendimento psicossocial por meio do Creas/Paefi, centro de referência especializado para esse acompanhamento. Conforme Andrea Castro, as famílias estão sendo acompanhadas com atendimento jurídico, proporcionando mais segurança e acolhida para os assistidos.

O Creas/Paefi de Itabuna atende a 60 famílias encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Polícia, Vara da Infância e Juventude e outros organismos públicos, que integram uma rede de proteção. De acordo com dados da Secretaria, a maioria dos abusos ocorre em ambiente familiar, cometidos pelos parentes da vítima. Os números para denúncias são o “Disque 100”, ligação gratuita de qualquer terminal, e o telefone do Conselho Tutelar de Itabuna, o (73) 3215-6030.

Abastecimento de água volta a ser normalizado em até 30 horas em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O rompimento de uma adutora na sexta-feira passada (14), no Bairro Nova Ferradas, ainda afeta o abastecimento de água em alguns pontos da cidade, segundo a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). A quebra na adutora foi reparada no sábado (15), quando também foi feita manutenção preventiva em equipamentos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETA), no São Lourenço.

O gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, observa que, gradativamente, o sistema de manobras está sendo regularizado e o abastecimento será normalizado nos próximos dias. “O serviço de manutenção preventiva já havia sido programado na ETA, que acarreta a redução no abastecimento. O rompimento da adutora em Nova Ferradas fez com que a programação de distribuição da água fosse alterada, prejudicando alguns bairros”, afirma Bitencourt.

Dentro da programação para normalizar o sistema de abastecimento de água, os bairros Pontalzinho (parte alta), Castália e Alto Maron, estão sendo abastecidos hoje (18). Nesta quarta (19), o fornecimento será para as localidades do São Pedro, Zizo, São Judas, Pedro Jerônimo (parte alta) e Conceição (parte alta). Também nesta quarta-feira, os bairros Santa Inês, Fátima e Califórnia (partes baixas) e o condomínio Itabuna Park terão o abastecimento de água normalizado.

O gerente técnico lembra que as equipes da Emasa centraram esforços para resolver o problema com a máxima brevidade. Ele pede que a população colabore fazendo uso racional no consumo e evitando o desperdício de água.

Sérgio Velanes transmitirá cargo a Mauro Ribeiro no dia 14 de junho || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Com 34 anos, o empresário Mauro Ribeiro acaba de se tornar o mais jovem presidente eleito da história da Associação Comercial de Itabuna (ACI) em pleito nesta segunda (17). A posse da nova diretoria está marcada para 14 de junho, às 19h, no espaço de eventos Terceira Via Hall, quando Sérgio Velanes, após dois mandatos, transmitirá o cargo ao novo presidente.

Sócio-diretor da rede de lojas Buriti, do segmento de materiais de construção e acabamento, Mauro Ribeiro tem a expectativa de “fortalecer cada vez mais a ACI”, por meio do diálogo com o empresariado e defender os direitos da classe. Terá, ainda, o desafio de tornar a ACI inovadora e e mais representativa, atraindo novos associados.

– A Associação estará de portas abertas para todos os empresários, seja ele micro, pequeno e grande empresário, porque a Associação Comercial precisa estar a serviço das empresas, dos empresários e da população de Itabuna, para que juntos possamos desenvolver ainda mais toda essa cadeia produtiva que tem na nossa cidade e gerar mais empregos e renda – disse Mauro.

DIRETORIA E CONSELHOS

Com a eleição, também ficaram definidos diretoria e conselhos da instituição. A Assembleia Geral é composta por Luiz Sérgio Neto Velanes (presidente), Ronaldo Abude (1º secretário), Luiz Ribeiro (2º secretário). Mauro Ribeiro preside o conselho diretor tendo como vice presidentes Silvio Roberto Oliveira, Franklin Bastos, Rafle Salume, Eduardo Carqueja Júnior e Rafael Monteiro.

Integram o Conselho do Comércio Franklin Bastos, Vera Guimarães, Valdino Cunha e José Orleans Mendonça. No Conselho da Indústria, Eduardo Carqueja Júnior, Rogério Sbardelotto, Paulo Ganem e Jorge Luiz Pires. No Conselho de Prestação de Serviços, estão Rafle Salume, Tarik Vervloet Fontes, Ludmila Vieira e Vitor Borboun.

O Conselho de Comunicação é integrado por Sílvio Roberto, Sebastião Nunes Sampaio Barros, Nelson Báfica e Carolina Fajardo. Rafael Monteiro, Janilton Mascarenhas, Newton Isozaki e Jonh Nascimento compõem o Conselho de Agricultura e Pecuária. Já a Comissão de Contas I tem Jorge Luiz Pires, Tarik Vervloet Fontes e Viviane Fernandes. A Comissão de Contas II traz Luiz Marcel Silva Ribeiro, Wellington Ferraz e José Adauto.

Aldo Rebouças, presidente da FICC, explica cadastramento || Foto Lucas Matos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) lançou, nesta segunda (17), uma plataforma para mapear artistas e profissionais do turismo que atuam no município sul-baiano, o CadCulti. O presidente da FICC, Aldo Rebouças, disse que o cadastro foi dividido em 10 categorias, dentre as quais Artes Cênicas – Dança, Circo e Teatro, Música, Artes Visuais, Humanidades, Audiovisual e Turismo.

O incentivo à classe artística dedicada ao turismo vai acontecer em três etapas, segundo o dirigente da FICC – cadastro, lançamento de edital e quantificação dos grupos. “Depois disso, será avaliado um auxílio financeiro, o fomento e a qualificação dessas categorias”, disse Aldo.

O presidente da FICC vê no CadCulti uma inovação. “É um projeto inovador na Bahia e uma marca do compromisso do prefeito Augusto Castro com a classe artística e os demais atores ligados ao turismo”, acrescenta Aldo. O cadastramento pode ser pelo site oficial do CadCulti, o cadculti.ficc.com.br ou pelo site da FICC (clique aqui).

O cadastramento também pode ser feito em dois pontos disponibilizados pela FICC, a Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, no Espaço Cultural Josué Brandão, no bairro Conceição, de segunda a sexta, das 8h às 14h, e no estande da FICC montado no Shopping Jequitibá, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

DÚVIDAS

A FICC também colocou à disposição das pessoas que devem se cadastrar no CadCult um telefone de contato para esclarecer dúvidas, o (73) 99862-1338, que também é whatsapp, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Acidente no sudoeste da Bahia mata médico do Hospital de Base|| Fotomontagem Giro Ipiaú
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um médico do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, no sul da Bahia, morreu em um acidente de carro nesta segunda-feira (17), na BR-330, na altura da Fazenda Provisão, no trecho entre Jequié e Jitaúna, no sudoeste do estado. Lauro de Melo Pita Filho, de 53 anos, dirigia um Nissan Kickis.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Jequié, Lauro de Melo ficou preso às ferragens e morreu no local. O acidente envolveu o Nissan Kickis, onde o médico estava, um veículo do tipo caçamba. Os automóveis colidiram de frente e o carro de passeio ficou completamente destruído. O corpo de Lauro de Melo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica d(DPT) de Jequié.

Outra pessoa, que viajava na companhia de Lauro de Melo, ainda foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, mas não resistiu aos ferimentos. A vítima ainda não foi identificada. Já o motorista da caçamba não teve ferimentos.

Augusto Castro vistoria obras do Canal do Santo Antônio
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta sexta (14), o prefeito Augusto Castro (PSD) vistoriou a limpeza e canalização do canal de macrodrenagem do bairro Santo Antônio. A interversão no canal, que corta as ruas José Bonifácio e Santos Dumont, resulta de convênio cooperação técnica entre a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

Segundo o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, mais 3,5 toneladas de detritos já foram retirados do leito do canal. O próximo passo será iniciar a instalação das redes interceptoras que vão eliminar o lançamento de esgotos. “Com as redes interceptoras, os dutos vão levar os dejetos à destinação final, deixando o canal livre para as águas pluviais”, salientou.

O prefeito Augusto Castro ficou satisfeito com o andamento das obras, que serão entregues no dia 28 de julho, data do aniversário da cidade. Ele se comprometeu em realizar melhorias para a mobilidade das pessoas que moram no entorno do canal.

“Além da limpeza e da canalização do esgoto, vamos realizar todo paisagismo ao longo das margens, instalar passarelas para a travessia de pedestres e urbanizar as ruas que ficam em seu entorno”, garantiu Castro.

“CHICO”: OBRA É FIM DO SOFRIMENTO

O vereador Francisco Gomes, Chico (PSD), que mora no Santo Antônio, destacou a importância das obras para a comunidade do bairro. “Há mais de três décadas que o canal de macrodrenagem causava sofrimento às pessoas. Nós só temos que agradecer ao prefeito Augusto Castro e aos diretores e técnicos da Emasa”, afirmou.

As ruas transversais Belém, Clóvis Santos, São João Batista e Joaquim Batista serão urbanizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, depois do compromisso assumido pelo prefeito Augusto Castro. Também estiveram na visita às obras no canal de macrodrenagem a secretária de Promoção Social e Combate a Pobreza, Andrea Castro, e o diretor e o gerente técnico da Emasa, Bruno Mendonça e João Bitencourt, respectivamente.

Oziel Aragão: de saída da Interativa FM || Foto Twitter
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um dos líderes de audiência do radiojornalismo regional, Oziel Aragão comunicou, hoje (13), a sua saída da Rádio Interativa FM. O jornalista informou que o contrato não foi renovado e o programa irá ao ar pela emissora até 12 de agosto, prazo acordado com a emissora.

A notícia surpreendeu profissionais e ouvintes. Inicialmente, conforme nota oficial do radialista, a equipe será mantida até o final do contrato, com Lavínia Sizínio, Andreyver Lima e Luiz Alberto. “Conto com a nossa parceria para onde levar a nossa equipe do Jornal Interativa News“.

Oziel, além da audiência no rádio, também atua nas redes sociais com a OziTV. O radialista prometeu fazer live (transmissão ao vivo) no Instagram para explicar a saída da emissora.

VAI PARA A BOA FM?

O anúncio, nesta tarde, deu início a onda de especulações sobre o destino do radialista. A possibilidade de contratação pela novata Boa FM é das mais comentadas.

Ao PIMENTA, Oziel disse que cumprirá o contrato  com a Interativa até o final e está estruturando o site OziTV e inovações para as redes sociais, mas preferiu não comentar se recebeu convite de outra emissora.