Tempo de leitura: 2 minutos

Em Resposta, Nando escreveu “ainda lembro o que eu estava lendo / só pra saber o que você achou/  dos versos que eu fiz / e ainda espero resposta”. Ele queria um perdão. Ela nunca respondeu. E sei lá, hoje eu resolvi que iria falar de AMOR…

Manuela Berbert 

Estava refletindo sobre a velocidade das redes sociais e da notícia, a quantidade de fake news gerada incessantemente e tentando, no meio dessa atribulação mental toda, esquematizar a linha de trabalho da equipe de comunicação que está me acompanhando em uma nova fase à qual estou embarcando. É que é tudo tão rasteiro que se a gente não se percebe, embarca em um efeito dominó de sentimentos dúbios e chega lá no final do dia exaurido, se perguntando. “Eu tive um dia ruim por qual razão, mesmo?”, sem se dar conta que foi lá naquele Bom Dia lotado de desaforos morais e políticos na palma das mãos.

Sei lá se estou certa ou errada, mas quero falar do que é bom! Mostrar o que vale à pena da vida e da Bahia! Perpetuar no espaço o que vale o nosso tempo de verdade! “Talvez seja a hora de tirar de cena os textos mais pessoais, que me afastam da Manu jornalista e me conectam diretamente com uma mulher mais sensível que nem sempre gosto de mostrar ao mundo”, pensei, naquela caminhadinha matinal marota no país Itabuna, ao redor do Rio Cachoeira. Mas sei lá, numa pandemia, onde nada faz muito sentido, tudo anda fazendo mais sentido ainda.

Cheguei em casa, abri as redes sociais e me deparei com uma pessoa contando que Nando Reis teria escrito a música Resposta após o termino de seu relacionamento com Marisa Monte, meio inconformado com o fim do romance e das suas ligações profissionais. Eles eram, além de namorados, parceiros musicais, e Nando enviava suas letras para que ela desse sempre uma olhadinha. Várias partes da canção fazem menção à artista e ao que viveram, como a citação de Ainda Lembro, que é um dos grandes sucessos de Marisa. Em Resposta, Nando escreveu “ainda lembro o que eu estava lendo / só pra saber o que você achou/  dos versos que eu fiz / e ainda espero resposta”. Ele queria um perdão. Ela nunca respondeu. E sei lá, hoje eu resolvi que iria falar de AMOR…

Manuela Berbert é publicitária e edita o manuelaberbert.com.br

Manoel Chaves Neto participa de evento nacional de mentoria
Tempo de leitura: 2 minutos

O diretor do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto, participa em São Paulo da Imersão e Mentoria Gestão 4.0. O evento é liderado por um grupo de especialistas em inovação e empreendedorismo, dentre os quais Tallis Gomes, eleito pelo MIT como um dos jovens mais inovadores do Brasil e atual diretor da Singu, maior marketplace de beleza e bem-estar do Brasil, e Bruno Nardon, sócio e cofundador do Gestão 4.0 e diretor da Dafiti, maior grupo e e-commerce da América Latina.

A Gestão 4.0 é um estilo de administração que permite que as empresas interajam e trabalhem de acordo com as expectativas de seus clientes, num precesso permanente de inovação. Já a imersão e a mentoria foram desenvolvidas para que, em poucos dias, líderes em posições estratégicas assimilem novas técnicas para promover mudanças significativas em seus negócios.

– Nossa participação nesse importante evento possibilita adquirir novos conhecimentos e tecnologias e estabelecer networks que permitam alavancar, de forma mais rápida, o marketplace, plataforma de vendas digital lançada pelo Shopping Jequitibá – diz Manoel Chaves Neto.

SHOPPING VIRTUAL

O marketplace, que pode ser traduzido como um shopping virtual, permite que o Jequitibá funcione 24 horas, 7 dias por semana online, atendendo a conveniência de compra e entrega do cliente. Para acessar o marketplace do shopping itabunense, basta acessar www.jequitibaonline.com.br.

O empresário e diretor do Grupo Chaves faz um paralelo entre evento e filosofia da empresa. “A busca pela inovação é um valor, um DNA, que absorvemos de nosso pai Helenilson Chaves, que continua uma marca em todo nosso time”, afirma.

Neto afirma que a consolidação do mundo virtual é rota definida. “Vamos consolidar o marketplace do Jequitibá como uma alternativa concreta de canal de distribuição, capaz de ir além da estrutura física, proporcionando excelentes oportunidades de vendas para os parceiros lojistas do, que acreditam no potencial mercadológico do sul da Bahia”, frisa. O Gestão 4.0 reúne mais de 50 empreendedores e fundadores de todo o Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Augusto, Rui Costa e Paulo Magalhães em audiência nesta terça (1º)

Numa audiência de pouco mais de uma hora hoje (1º), o governador Rui Costa recebeu o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e se comprometeu a atender pedido de urbanização de dois dos acessos ao município sul-baiano pela BR-101.

Um dos acessos é o que liga a BR-101 ao trevo da Avenida Itajuípe, no Bairro Santo Antônio, região da antiga Estrela do Sul. O segundo acesso à área urbana é o prolongamento da Avenida Amélia Amado, até imediações do Centro Comercial de Itabuna, a principal central de abastecimento do município.

– O governado Rui Costa foi muito receptivo aos nossos pleitos e, além de se comprometer com a urbanização dos novos acessos à Itabuna, também garantiu a conclusão das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro São Caetano – afirmou Augusto.

MOBILIDADE

Conforme relata o prefeito, ainda na audiência o governador falou da importância da nova rodovia estadual que vai ligar os municípios mais importantes do sul baiano, a BA-649.

“A construção da nova BA, ligando Itabuna a Ilhéus, será um equipamento de mobilidade moderno, que vai trazer segurança e desenvolvimento. É um projeto sonhado por toda a região que estamos realizando”, disse Rui Costa a Augusto.

NOVO COMPLEXO EDUCACIONAL

Segundo Augusto, o governador também deu sinal verde para que seja construído um novo complexo educacional na zona norte de Itabuna. O complexo atenderá estudantes e comunidades dos bairros Fátima, Califórnia e Conceição.

“Amanhã, junto com o deputado federal Paulo Magalhães (PSD), que nos acompanhou na audiência com o governador, estaremos com o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, para discutir sobre esse novo empreendimento educacional, muito importante para criar oportunidades para as nossas crianças, adolescentes e jovens”, comemorou Castro.

Antônio Vidal é o novo presidente da Coopec/Sicoob
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os novos dirigentes da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac (Sicoob/Coopec) tomaram posse em ato solene na sede da entidade, na Avenida do Cinquentenário, em Itabuna. Antonio Vidal da Silva Neto foi empossado na presidência da Coopec e terá Silvio Roberto Oliveira como vice-presidente do Conselho de Administração (Conad) para o período 2021/24.

A diretoria é ainda composta pelos conselheiro efetivo Alberto Lavigne Bichara, Álvaro Cezar de Souza Amorim, Dan Érico Vieira Petit Lobão, Nylson Antônio Ramos Valença e Aulo Bernardo de Sena Filho. Como conselheiros suplentes, foram eleitos Cid Póvoas e José Carlos Peixoto dos Santos. A posse ocorre após eleição em assembleia geral ordinária ocorrida em março e homologada em abril pelo Banco Central.

O novo presidente Antonio Vidal da Silva Neto é servidor público federal aposentado da Ceplac. Nos últimos anos, Antonio chefiou a divisão de Transporte e Trânsito do órgão. No SICOOB, ocupou a vice-presidência durante os três últimos mandatos, enquanto Edvaldo Pinheiro ocupava a presidência.

O ex-presidente, ao passar o cargo, agradeceu a todos os conselheiros, diretores e funcionários pelo apoio recebido e afirmou que continua apoiando a cooperativa em todas as decisões para o crescimento e desenvolvimento do cooperativismo, se colocando a disposição para todo e qualquer tema que promova o Sicoob Coopec.

CRESCIMENTO

De acordo com o novo presidente, a cooperativa “continua firme na missão de ampliar a cada dia o seu quadro de cooperados”, apresentando cesta de serviços em condições diferenciadas no mercado de crédito. “Com a união e colaboração de todos os cooperados, nosso propósito é o de crescer ainda mais a nossa cooperativa no mercado regional”, afirmou.

Kléber e Arisvaldo faleceram nesta segunda-feira (31)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais dois itabunenses perderam a batalha contra o novo coronavírus nesta segunda-feira (31). Uma das vítimas da doença foi o policial Kléber Sousa, que era lotado na Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 15° Batalhão da Polícia Militar, em Itabuna. Ele faleceu na manhã de hoje, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, onde estava internado.

O estado de saúde de Kléber Sousa agravou-se nos últimos dias e ele teve 70% dos pulmões comprometidos. O corpo do PM seria sepultado na noite desta segunda-feira no cemitério Campo Santo, em Itabuna. Por causa dos protocolos de segurança, sem a presença de público.

A outra vítima da Covid-19, nas últimas horas, no município do sul da Bahia foi o contabilista Arisvaldo Chagas, de 41 anos, que estava intubado desde a semana passada em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho. Ele era sócio da Jasp Assessoria Contábil.

Arisvaldo Chagas não estava no grupo de risco, pois não era portador de comorbidades. O corpo dele foi sepultado no Cemitério Campo Santo, na tarde de hoje, em Itabuna, que contabilizava, até o início da noite, 537 mortes causadas pela Covid-19.

O município sul-baiano registra 30.618 casos positivos do novo coronavírus, com 29.653 recuperados desde o início da pandemia. Há 428 casos ativos da doença, 41 internados em leitos de UTI e outros 43 em enfermaria. Atualizado às 22h53min.

Comitiva liderada pelo secretário Almir Melo Junior vistoria aterro sanitário da CVR Costa do Cacau
Tempo de leitura: < 1 minuto

Representantes de diversas entidades e órgãos que integram a Câmara Técnica de Resíduos Sólidos visitaram hoje (31) o aterro sanitário da CVR Costa do Cacau, em Ilhéus, local para onde são levados os resíduos coletados pela Prefeitura de Itabuna. O objetivo foi vistoriar o processo de operação, iniciado no mês passado, que pôs fim ao lixão da cidade e atende o novo Marco Legal do Saneamento.

O secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, Almir Melo Junior, que preside a Câmara Técnica, ressaltou que esse tipo de vistoria ocorrerá de modo frequente.

Também destacou o apoio dado às famílias que viviam da coleta de materiais recicláveis do antigo lixão. “Estamos acompanhando a criação da Associação dos Catadores a ser montada, mas já encomendamos a esteira separadora de resíduos sólidos, e já foi definido o local onde funcionará o galpão para a reciclagem”, disse o secretário.

Participaram da visita Francisco de Sousa Lino Filho (superintendente de Serviços Públicos de Itabuna), Aline Muller (Defensora Pública), Thiago Guedes (diretor de Agricultura de Itabuna), Colin Bahia (Ufsb), Valerie Collier (Ufsb), Fábio Ramos (Representante da OAB no Conselho Municipal de Meio Ambiente), Peolla Stein (Ufsb). O gerente comercial da CVR, Maurício Sena, recebeu a comissão e apresentou o trabalho realizado na unidade.

COLETA SELETIVA

Almir Melo Jr informou que o governo Augusto Castro trabalha nos preparativos finais do projeto de implantação de um ponto de coleta seletiva no Bairro Jardim Vitória.

UniFTC de Itabuna será posto de vacinação contra covid-19 na terça
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (1º), trabalhadores de escolas e faculdades privadas de Itabuna receberão a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, na sede da Faculdade UniFTC, localizada na Praça José Bastos, 55, Centro. O posto de vacinação atenderá das 8h30min às 14h, sem interrupção para almoço.

De acordo com a coordenadora de imunização da Prefeitura de Itabuna, Camila Silva Brito, a expectativa é de que cerca de 600 pessoas, acima de 18 anos, sejam imunizadas neste dia. Para receber a vacina os profissionais precisam apresentar Carteira de Identidade (RG), CPF, Cartão do SUS e Contracheque impresso.

A expectativa é alta entre os funcionários das instituições privadas. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade UniFTC de Itabuna, Sharon Oliveira, tudo está sendo preparado para que o momento da vacinação ocorra de forma tranquila.

“BOMBANDO”

“O ‘zap’ está bombando com as pessoas falando que já querem vir às 5h da manhã e eu acalmando dizendo que tem vacina para todo mundo. Vai ser um momento muito bacana. Eu já tomei as duas doses e é uma sensação muito boa”, pontua a coordenadora.

O diretor da Faculdade UniFTC de Itabuna, Kaminsky Cholodovskis, ressalta a importância da imunização para a comunidade. A abertura da UniFTC como posto de vacinação, observa, está alinhada ao discurso institucional. “Essa ação reforça nosso compromisso com a comunidade e entendemos que este é um momento de união”, diz o diretor.

Camila, que atuou como professora durante 14 anos na unidade, considera gratificante poder voltar à unidade organizando um ato de vacinação. “Para mim, é sempre prazeroso porque, apesar de ter saído, tenho um carinho muito grande pela instituição. São pessoas que têm muito respeito por mim e mantemos uma relação muito tranquila de cordialidade”, relata.

Clique e confira cronograma de vacinação da semana em Itabuna

UFSB oferece vagas em cursos de graduação em três campi
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) publicou edital de processo seletivo para ingresso em Licenciaturas Interdisciplinares (Lis), por meio dos colégios universitários (CUNI). Podem participar candidatos que feito prova Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos últimos quatro anos e que comprovem a conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

São ofertadas 397 vagas, distribuídas entre as cidades de Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, no sul da Bahia, e Eunápolis, Itamaraju, Porto Seguro, Posto da Mata, Teixeira de Freitas e Santa Cruz Cabrália, no extremo sul do estado.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, entre os dias 21 e 28 de junho, por meio da internet. Acesse aqui o edital com todas as informações sobre o processo Seletivo para Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ibicaraí, no sul da Bahia, assinou contrato com a CVR Costa do Cacau para a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos na região. Com isso, o município atende ao novo Marco Legal do Saneamento, Lei nº 14.0026/20, que estabelece o fechamento dos lixões em todo território nacional. Com cerca de 25 mil habitantes e como a economia baseada na pecuária, cacau, comércio e serviços, a cidade torna-se também referência no respeito ao meio ambiente.

O contrato, assinado pela prefeita Monalisa Tavares e pelo gerente comercial da CVR, Maurício Sena, prevê a destinação diária de 20 toneladas de resíduos ao aterro, localizado numa das margens da Rodovia Ilhéus-Itabuna. “Trata-se de uma ação importante com impactos positivos na saúde, conservação ambiental e na atração de novos investimentos que irão beneficiar a população”, destacou a prefeita.

A secretária de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, Yanca Soares, ressaltou a importância do ato para o município. “Hoje estamos realizando um grande marco para Ibicaraí, respeitando a comunidade e o meio ambiente e abrindo caminho para o processo de coleta seletiva que vai gerar emprego e renda”.

EMPRESA CREDENCIADA

Maurício Sena, da CVR, lembra que Ibicaraí é mais um município a aderir à nova política de destinação de resíduos no sul da Bahia. “Ibicaraí é a segunda prefeitura atendida pela CVR, após Itabuna, e damos a mesma atenção a todas as cidades e empresas, independente do tamanho, contribuindo para adequação ao tratamento de resíduos e as normas ambientais”, disse Maurício Sena.

A CVR Costa do Cacau é a única empresa credenciada pelos órgãos ambientais para o correto tratamento e recebimento de resíduos sólidos, numa área adequada e licenciada para promover a disposição de resíduos.

Prefeito autoriza antecipação de pagamento de salário || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, autorizou as secretarias da Fazenda e de Gestão e Inovação, a pagar o salário de maio dos servidores nesta sexta (28). Segundo o secretário da Fazenda, Davi Dultra, o pagamento injeta cerca de R$ 20 milhões na economia local.

O secretário diz que o compromisso é pagar em dia e ter gestão austera. “Hoje, estamos trabalhando com uma administração austera, pautada no compromisso do prefeito Augusto Castro em honrar ao que foi planejado, reforçando o compromisso com o servidor”, disse o secretário Davi Dultra.

Para o secretário de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, outro aspecto importante dessa austeridade é a preocupação do prefeito em proceder esses pagamentos no mesmo dia ao funcionalismo. “Os servidores de todas as secretarias recebem, indistintamente, na mesma data”.

A previsão inicial era a de que os salários fossem pagos no dia 31, “mas o planejamento e uma gestão eficiente de pessoal” permitiram a antecipação do pagamento para amanhã (28), apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19.

Grandes nomes regionais da música se apresentarão na Praça de Alimentação do Shopping hoje (8)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Para reforçar os protocolos de prevenção à Covid-19, o Shopping Jequitibá, de Itabuna, está promovendo campanha de conscientização que envolve de lojistas e colaboradores a clientes. Um dos alvos da campanha é a Praça de Alimentação, onde o consumo de alimentos é feito sem o uso de máscaras, sendo observado o distanciamento entre as mesas.

Em toda a área do shopping foram adotadas medidas como a instalação de termômetros digitais para medição de temperatura corporal, colocação de dispensers com álcool gel e pias para lavagem das mãos, obrigatoriedade do uso de máscaras, sinalização para o distanciamento social e higienização permanente. O shopping também apoia campanhas educativas de prevenção ao vírus em suas redes sociais e em espaços de circulação do empreendimento.

SITE PARA COMPRAS ONLINE

Para oferecer uma nova opção de compras para os clientes, o Shopping Jequitibá lançou Marketplace é uma plataforma em que compradores realizam as transações comerciais online. Com o Marketplace, os clientes poderão adquirir produtos de maneira digital 24 horas por dia, 7 dias da semana através do site www.jequitibaonline.com.br.

Para alavancar o Marketplace, o shopping mantém uma parceria com a consultoria da V4 Company, uma das maiores empresas de marketing de internet da América Latina. Com mais de R$24 milhões por ano investidos em marketing digital, a V4 possui mais de mil projetos, incluindo grandes marcas como Spotify, Melissa, Ortobom, entre outras.

Primeira página de "Seres Fantásticos: a água é uma pérola"
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem navega nas redes sociais ou circula pelas ruas de Itabuna, provavelmente já viu alguma intervenção artística assinada por Sebáh, pseudônimo adotado por Alfredo Góes Villas-Bôas. Nesta semana, o artista itabunense lançou o livro infanto-juvenil Seres Fantásticos: a água é uma pérola.

A história reúne seres encantados do folclore brasileiro, a Iara, o Curupira, o Lobisomem, o Boitatá e o Saci, que, sob a liderança do Pajé Tapuia, juntam-se a cinco jovens moradores da Vila Progresso para salvar o Rio da Lua, a única fonte de água da cidade.

Clique aqui para baixar o livro.

Ilustrada e escrita por Sebáh, com produção da Paracé Studio Criativo, a obra ganhou versão em áudio, com direção e narração do próprio autor e edição musical do produtor Lula Soares Lopes, do projeto Digital Aparatus; confira.

O projeto Seres Fantásticos: a água é uma pérola tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Incêndio teria sido provocado por panela esquecida no fogão
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma casa pegou fogo, na manhã desta terça-feira (25), na travessa Francisco Ferreira, no bairro de Fátima, em Itabuna. Segundo as primeiras informações, uma panela esquecida no fogo causou o incêndio.

Corpo de Bombeiros controlou as chamas na residência; acidente não fez vítima || Foto Oziel Aragão

O Corpo de Bombeiros controlou as chamas. O acidente não teve vítima.

O vídeo abaixo, feito por um cinegrafista amador, mostra a residência em chamas. Confira.

Itabunense, marido e filha são mortas no sul do país
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia de Paranaguá, no litoral do Paraná, está usando imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os bandidos que mataram a itabunense Kaylane Freitas de Santana, de 27 anos, o marido dela, Jhonatan Nunes Lourenço, e a filha do casal, Laura, de apenas dois anos. Eles foram mortos na madrugada da última quinta-feira (20), na Vila Rute.

Kaylane Freitas morava em Itabuna, no bairro Parque Boa Vista, antes de mudar-se para o sul do país. A jovem já residia no interior do Paraná há alguns anos. Ela, o marido e dois filhos dormiam no momento em que os atiradores invadiram o imóvel e fizeram os disparos. Mulher, marido e filha morreram no local.

A tragédia não foi maior porque um filho do casal, de cinco anos, conseguiu se esconder dos atiradores. O menino foi entregue à família da avó materna. A polícia suspeita que a ação dos bandidos tenha sido determinada por traficantes de droga.

Jhonatan Nunes foi morto poucos dias depois de escapar de um ataque de bandidos. No mês passado, no mesmo local onde foi assassinado com a família, ele sofreu uma emboscada de dois atiradores, que acabaram presos em flagrante. Agora, a polícia tenta descobrir se as mortes têm relação com o atentado no mês passado.

Daniela tinha 34 anos e trabalhava no setor de montagem de pedidos da fábrica da Avatim em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Funcionária da Avatim em Ilhéus, Daniela Brito Santana faleceu na noite desta quinta-feira (20), no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, vítima de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC), aos 34 anos.

A Avatim divulgou nota de pesar pelo falecimento da colaboradora. Conforme o texto, Daniela estava de férias e passou mal no último dia 13, quando foi levada para o hospital da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Na unidade, os médicos descobriram que ela sofrera um AVC.

Ainda segundo a nota, Daniela era uma colaboradora dedicada e sua morte consternou a equipe da Avatim.

Dani, como era conhecida, morava no bairro Salobrinho e atuava há cinco anos no setor de montagem de pedidos da fábrica da Avatim, que ficou fechado nesta sexta-feira (21).