Atena ajuda a encontrar droga em quintal de casa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira apreenderam, na tarde de sábado (11), em Itabuna, 23 quilos de maconha prensada. A droga foi encontrada com ajuda de Atena, a cadela da raça Pastor Belga Malinois, especialista em farejar entorpecentes.

No primeiro caso, por volta de 13h, os PMs receberam uma denúncia anônima sobre o transporte de drogas, na BR-101, e promoveram varreduras. Em um ponto da rodovia federal, em Itabuna, o veículo dirigido pela mulher foi parado. Durante abordagem, Atena apontou para possíveis entorpecentes dentro de duas bagagens. Quando os PMs abriram as malas encontraram 18 kg de maconha prensada.

DROGA EM QUINTAL DE CASA NO SANTO ANTÔNIO

Pouco depois, as guarnições seguiram para o bairro Santo Antônio, em Itabuna, checar nova denúncia de outra mulher envolvida com tráfico de drogas. Com autorização da suspeita, a cadela Atena iniciou as buscas na área externa da casa. No quintal, a Pastor Belga Malinois começou a cavar e sentou.

Nesse ponto, os militares encontraram cerca de 5 kg de maconha enterrados, divididos em tabletes. No local ainda foram apreendidos nove pés de maconha e uma balança. As duas traficantes foram apresentadas na Delegacia Territorial (DT) de Itabuna.

“Sempre levamos nosso Canil Setorial. Os cães são indispensáveis na localização de entorpecentes”, disse o comandante da Cipe Cacaueira, major Ricardo Silva.

Funcionários da Saúde anunciam paralisação na segunda (13) || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Servidores municipais da área de Saúde vão paralisar as atividades, na próxima segunda (13), para cobrar o pagamento de salário de junho, informa o sindicato da categoria. Estão programados protestos em frente às unidades de saúde. A paralisação ocorrerá pela manhã.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv) diz que o atraso ocorre porque o prefeito Fernando Gomes não nomeou um secretário interino que autorizasse o pagamento do funcionalismo da Saúde. A não nomeação, assegura o sindicato, prejudicou “centenas de trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus”.

Desde a quarta (8), a Secretaria de Saúde está sem titular. Após assumir a Pasta no dia 12 de junho, Juvenal Maynart pediu exoneração do cargo. Ele ainda não se pronunciou quanto aos motivos que o levaram a deixar a Secretaria, mas, nos bastidores municipais, a informação é que ele não concordava com a abertura do comércio com a covid-19 mantendo o nível de crescimento de casos e mantendo média de óbitos.

Itabuna tem mais dois óbitos pela Covid-19|| Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em Itabuna, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus que estão curadas passou de 1.395 para 1.453 neste sábado (11). São mais 58 moradores do  município do sul da Bahia que conseguiram vencer a doença. Outra boa notícia é que desde terça-feira (7) não são confirmados óbitos pela doença, conforme a Secretaria de Saúde de Itabuna.

Até hoje, são  12.731 casos de novo coronavírus notificados,  sendo que 8.879 foram descartados, 3.495 positivados para a doença, 225 pessoas estão aguardando resultado de exame específico e outras 451 esperando a coleta para a realização do procedimento.

Hoje, há 21 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Existem apenas dois leitos para pacientes em estado crítico disponíveis em hospitais de Itabuna, segundo o boletim epidemiológico divulgado há pouco. O município contabiliza 79 óbitos. Existem 57 pacientes internados em leitos de clínicos. Há 21 leitos em enfermaria disponíveis.

Fiscais multam lojas de Itabuna por funcionamento irregular
Tempo de leitura: < 1 minuto

Fiscais da Secretaria de Indústria e Comércio de Itabuna flagraram, neste sábado (11), três lojas descumprindo o Decreto 13.738, que proíbe a abertura de estabelecimentos comercias aos sábados e domingos. O município não informou o valor da multa aplicada a cada comerciante.

O diretor de Indústria e Comércio, Edvalado Alves, afirmou que foram autuadas duas lojas de acessórios e uma de confecções. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.

A fiscalização começou na quinta-feira (9), primeiro dia de reabertura do comércio, que ficou fechado por mais de 100 dias numa tentativa de diminuir a velocidade de transmissão do novo coronavírus. “Na quinta e na sexta-feira, 10, nosso trabalho foi também de orientação. Pedimos para os lojistas usarem álcool em gel, máscara e evitarem aglomeração nos espaços”, explicou Edvaldo Alves.

BLITZ DO TOQUE DE RECOLHER

Na noite de deste sábado,11, fiscais de Indústria e Comércio, Polícia Militar e Guarda Municipal estão fazendo uma blitz para fechar os bares que estão infringindo o Artigo 7, do Decreto N. 13.738 , que determina o toque de recolher das 18h às 5 horas do dia seguinte. “Só é permitido o funcionamento de farmácias e hospitais”, ressalta Edvaldo Alves.

Itabuna confirma mais cinco mortes causadas pelo coronavírus|| Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou, nas últimas 24 horas, mais 98 casos de novo coronavírus. O número de infectados no município do sul da Bahia passou de 3.333, ontem, para 3.431 nesta sexta-feira (10). Hoje é o terceiro dia sem mortes causadas pela Covid-19, conforme divulgou a Secretaria de Municipal de Saúde.

Oficialmente, a última morte causada pela Covid-19 ocorreu na terça-feira (7). Mas isso não significa exatamente que não tenham ocorrido óbitos pela doença nesse período. Pode ser que o resultado do exame específico de uma pessoa falecida, nesse intervalo, com os sintomas da doença ainda não tenha chegado.

Itabuna tem 12.633 casos notificados, sendo que 8.839 foram descartados. Há 1.957 casos ativos (pessoas em recuperação), 2.691 moradores com os sintomas da doença sendo monitoradas, 235 aguardando resultado de exame, 483 esperando a coleta de material para a realização de exame.

Existem ainda 22 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 58 internados em leitos clínicos e 79 óbitos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há apenas um leito de UTI Covid-19 disponível em Itabuna. São 20 leitos clínicos disponíveis e outros 58 ocupados. O município contabiliza 1.395 curados da doença.

Comércio de Itabuna tem aglomerações e confusão no 2º dia de reabertura || Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Aglomerações ao longo do comércio central e confusão marcaram o segundo dia de reabertura do comércio de Itabuna, nesta sexta (10). As aglomerações foram observadas principalmente em lojas da Avenida do Cinquentenário, no Calçadão Ruy Barbosa e em parte da Paulino Vieira, todas no centro.

Houve confusão entre clientes de uma loja que funciona como ponto para pagamento de boletos acabou notificada por aglomeração e confusão entre clientes que estavam na fila.

De acordo com Edvaldo Alves, diretor de Indústria e Comércio, quando chegaram ao local, havia mais de cem pessoas dentro e na fila do lado de fora aguardando atendimento. “Recebemos a denúncia e fomos até a loja. Lá constatamos que além muita aglomeração havia dois anos de alvará em atraso”, afirmou Edvaldo. A empresa vai pagar uma multa de R$ 1.700 por descumprir o decreto de reabertura do comércio.

A Guarda Municipal teve que intervir e a loja acabou multada, segundo a Prefeitura de Itabuna informou à TV Santa Cruz. Na segunda-feira (13), a gerência do local terá que apresentar plano de organização para atender às pessoas. Do contrário, não poderá funcionar.

O decreto de reabertura do comércio em Itabuna foi respaldado na criação de 10 novos leitos que seriam abertos no Hospital de Base de Itabuna. Mas os leitos ainda não foram habilitados pelo Ministério da Saúde.

Tempo de leitura: 2 minutos

Aproveitando o contato com o secretário, questionei sobre a conclusão do Complexo Integrado de Educação de Itabuna (CIE), localizado no bairro São Caetano, e ele sinalizou que pretende concluí-lo ainda esse ano, justificando que a pandemia atrasou a finalização da obra.

Rosivaldo Pinheiro || rpmvida@yahoo.com.br

A pandemia tem mostrado as veias abertas do Brasil, fazendo emergirem as nossas deficiências e os vários brasis existentes. A carência de leitos clínicos e de UTI e a falta de diálogo entre os entes públicos são partes desse retrato e geraram consequências, sentidas em todas as esferas socioeconômicas do país.

Entrevistei no último sábado, no Ponto de Vista, pela Rádio Nacional, o secretário de Educação da Bahia, professor Jerônimo Rodrigues. Na ocasião, questionado sobre a possibilidade de liberação de tablets para os estudantes, ele, apesar de achar a iniciativa positiva, destacou que não adotaria essa política porque, antes, os alunos precisariam ter internet, ambiente de estudo e possibilidade de interação em tempo real com os professores, porque não há como fazer educação sem a presença do professor. Estes também têm carências que precisam ser superadas para atender essa demanda que surge a partir da pandemia.

É importante destacar que existe uma distância abissal entre os estudantes brasileiros: aqueles que detêm condição de renda e frequentam escola privada e a imensa maioria que está em desvantagem econômica e que frequenta a escola pública. Essa realidade está exposta na pesquisa TIC Educação 2019, divulgada em junho deste ano. Ela aponta que 39% dos estudantes de escolas públicas não têm computador ou tablet em casa. Já nas escolas particulares, o índice é de 9%.

A pesquisa também mostra que, na escola pública, 21% dos alunos acessam a internet pelo celular. Na rede privada, esse índice cai para 3%. A pesquisa também mostrou que 53% dos professores não têm capacitação para o uso do computador e da internet nas aulas, e outros 26% têm pouca capacitação, totalizando 79%, isso acaba por dificultar o ensino à distância.

Itabuna também tem suas limitações. Aproveitando o contato com o secretário, questionei sobre a conclusão do Complexo Integrado de Educação de Itabuna (CIE), localizado no bairro São Caetano, e ele sinalizou que pretende concluí-lo ainda esse ano, justificando que a pandemia atrasou a finalização da obra.

Apontei também a necessidade da construção de um colégio de nível médio em Ferradas, para atender aos moradores do bairro e do seu entorno, além dos condomínios São José, Gabriela e Jubiabá, todos do projeto Minha Casa, Minha Vida. Uma escola naquela região evitaria que os estudantes moradores se amontoassem em ônibus e se deslocassem para longe das suas residências. Nesse ponto, o secretário se comprometeu em analisar a proposta e me dar o retorno.

Ainda na oportunidade, oficializei a ideia de instalação do Núcleo de Educação Territorial Litoral Sul (NTE-05) no prédio onde anteriormente funcionavam os juizados especiais, ao lado do Fórum Rui Barbosa, onde funcionará a Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A participação do secretário foi de fato entusiasmante. Mostrou-se sensível e disposto a somar forças com a comunidade escolar, famílias e outros setores importantes da sociedade, para juntos fazerem a Bahia superar sua colocação no último ranking (2018) do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual, por diversos fatores históricos, surge com um dos piores indicadores de educação do Brasil.

Rosivaldo Pinheiro é economista e especialista em Planejamento de Cidades (Uesc).

Foto Reprodução
Tempo de leitura: 3 minutos

Barra do Rocha, Caturama, Ituaçu e Novo Horizonte terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sábado (11). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10).

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 12 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Lajedão e Malhada, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. Confira, no “leia mais”, os 378 municípios com restrição.Leia Mais

Itabuna recebe recursos antecipados de ICMS || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de pessoas que estão curadas do novo coronavírus em Itabuna passou de 1.315, ontem, para 1.356 nesta quinta-feira (9). São mais 41 recuperados da doença, conformem dados divulgados na noite de hoje pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Outra boa notícia é que não há confirmação de morte pela doença desde terça-feira (7).

Itabuna contabiliza 12.330 casos notificados de novo coronavírus, sendo que 8.634 foram descartados e 3.333 confirmados. São 140 novos casos da doença registrados nas últimas 24 horas. O número de pessoas internadas em leitos clínicos disparou de ontem para hoje. Subiu de 51 para 65, um aumento de 14 hospitalizados.

Itabuna tem ainda 21 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Existia apenas um leito desse disponível, segundo a SMS. Itabuna registra também 2.491 pessoas com os sintomas do novo coronavírus em monitoramento, 237 aguardando o resultado de exame e 353 esperando a coleta de material para a realização de procedimento.

Novos leitos de UTI Covid-19 serão reabertos na Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A direção do Hospital de Base de Itabuna confirmou a abertura de novos leitos de UTI, nesta quinta (9), com a conclusão dos trabalhos de instalação dos respiradores pulmonares ainda ontem (8). Os equipamentos foram enviados para o hospital pelo Ministério da Saúde.

Além dos respiradores, o hospital também foi contemplado com 60 bombas de infusão, aparelhos usados para dosar a quantidade de remédio aplicada. “Os respiradores são de ótima qualidade e fazem todo processo necessário no tratamento intensivo”, disse Eduardo Kowalski, diretor médico do Hospital de Base.

Ainda segundo o diretor médico do hospital público municipal, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e médicos já estão sendo treinados para manusear os aparelhos. A unidade médico-hospitalar passa a contar com 20 leitos em sua Unidade de Terapia Intensiva exclusiva para pacientes Covid-19, devendo ganhar mais cinco leitos na próxima semana, conforme anunciou, ontem (8), o prefeito Fernando Gomes.

Itabuna registra 149 casos de Covid-19 em 24 horas || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna atualizou, na noite desta quarta-feira (8), o boletim epidemiológico com os dados sobre o coronavírus no  município. Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 130 novos casos da Covid-19. O número de infectados subiu de 3.063, ontem, para 3.193 hoje. São 11.960 casos notificados, sendo que 8.336 foram descartados.

Hoje, Itabuna tem 305 pessoas aguardando resultado; 22 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros  51 em leitos clínicos. Na noite de hoje, segundo a Secretaria de Saúde, não havia nenhum leito de UTI disponível para paciente mais grave.  Existiam apenas 27 leitos em enfermaria, incluído os regulados na pediatria.

O município registra, até o momento, 79 óbitos causados pelo novo coronavírus. Esse é o mesmo número de ontem. Hoje, existem 2.436 pessoas que apresentaram os sintomas da doença sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica. Há 332 pacientes aguardando o resultado de exame e 305 pessoas esperando a coleta de material para realização de exame. São 1.315 curados.

Justiça extingue mandato de Fernando e manda dar posse ao vice-prefeito
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Fernando Gomes disse, há pouco, que o toque de recolher será prorrogado. A medida para inibir a circulação de pessoas e veículos entrou em vigor na sexta (3) e seria encerrada nesta noite de quarta (8). Um novo decreto será publicado, nas próximas horas, prorrogando a medida.

A restrição à circulação de pessoas, no período das 18h às 5h, será prorrogada, mas a abertura do comércio está mantida para amanhã (9). Os estabelecimentos poderão abrir das 9h às 15h, mas seguindo protocolos de higiene e distanciamento para evitar maior avanço da covid-19. A exigência também valerá para os templos religiosos, assegurou o prefeito. Na semana passada, o prefeito tornou-se alvo de polêmica, com repercussão internacional, ao falar da reabertura do comércio (relembre aqui).

ABERTURA DE 15 LEITOS DE UTI

Há pouco, Fernando Gomes confirmou a abertura de mais 10 leitos de UTI para vítimas da covid-19, no Hospital de Base, ainda hoje (8), o que permitirá a reabertura, gradual, do comércio. Ele também afirmou à TV Santa Cruz que, até a próxima semana, mais 5 leitos de UTI serão abertos no Hospital de Base, que é municipal. Os leitos estão sendo abertos após o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, enviar 15 respiradores pulmonares.

SHOPPING REABRE NA PRÓXIMA SEMANA

Segundo ele, o Shopping Jequitibá será reaberto na próxima semana. Hoje, apenas supermercado, farmácia e lotérica funcionam. Os demais segmentos do comércio opera somente em sistema de delivery e drive thru. Também ficou para a próxima semana a autorização para a reabertura das academias de ginástica.

Os consumidores poderão ir às ruas, seguindo as recomendações de praxe, mas ainda não terão transporte coletivo à disposição, o que deve ocorrer somente nos próximos dias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Não sobreviveremos sem a devida atenção ao universo rural. Se queremos (e precisamos) consumir, é preciso estar atento a quem planta. Ou colheremos, todos, dias ainda mais difíceis.

Lanns Almeida

Fui Secretário de Agricultura em Itabuna, de 2013 a 2016. Diziam-me, na época, que não existia ruralidade na cidade. Ruralidade, como se sabe, é “qualidade do que é campestre, agrícola. O conjunto de características e valores do mundo rural”. Fui e vou de encontro a essa opinião, afinal apenas em cacau Itabuna produz R$ 7,4 milhões anuais na comercialização de amêndoas, dinheiro que aquece vendas, mercados, lojas, bares e o comércio em geral.

Nossa Itabuna, cidade onde nasci, moro, construí amigos e a minha família, tem uma área de 401 km quadrados. Muito ignoram uma ruralidade diversa e rica em produtos e em pessoas trabalhadoras, que geram riquezas com o dia a dia no trato da roça, plantando e colhendo desde a produção de coentro e cebolinha até a produção de borracha e as famosas amêndoas de cacau. E eu sou um apaixonado por este universo.

Um dos nossos maiores feitos, quando secretário de agricultura, foi executar o maior Programa de Aquisição de Alimentos – PAA do Brasil (recorde até hoje), atendendo, diretamente, 300 agricultoras e agricultores, investindo R$ 1,4 milhão por ano na nossa ruralidade. Mas, o que me indigna e causa até constrangimento é saber que ainda temos distritos entregues ao acaso, com estradas e acessos a eles ainda praticamente inexistentes. A saúde daquelas pessoas (e isso inclui saúde bucal) tem um quadro caótico.

Somos o todo, Senhores! Não sobreviveremos sem a devida atenção ao universo rural. Se queremos (e precisamos) consumir, é preciso estar atento a quem planta. Ou colheremos, todos, dias ainda mais difíceis.

Lanns Almeida é engenheiro agrícola.

Bernardo e Saulo Michiles participam de live sobre legalthecs e advocacia 4.0
Tempo de leitura: < 1 minuto

O núcleo empresarial de advogados da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) promove, às 18h desta quinta (9), um encontro virtual para os profissionais da área do Direito. A live (transmissão online) abordará o tema Legaltechs e Advocacia 4.0.

A transmissão será no perfil do Instagram do núcleo  com o especialista em Direito das Startups, Saulo Michiles, e o vice presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Itabuna e especialista em Direito das startups, Paulo Bernardo da Costa Neto.

Paulo Bernardo explica que a Legaltech é um tipo de startup voltado para o ramo jurídico. “A ideia básica de uma empresa considerada como Legaltech no Brasil é o fornecimento de serviços e produtos inovadores com a intenção de solucionar algum tipo de problema dos integrantes do mundo jurídico. As legaltechs ainda se dividem em sub-ramos – de conteúdo, de gestão de escritório e jurimetria, entre outras”, explica.Leia Mais

Itabuna tem mais dois óbitos pela Covid-19|| Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna informou, na noite desta terça-feira (7), que todos os 22 leitos exclusivos para infectados pelo novo coronavírus em estado grave estão ocupados no município. As 22 vagas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluindo as três no Hospital Manoel Novaes para pacientes pediátricos, estão ocupadas.

Itabuna tem 49 clínicos ocupados e outros 29 disponíveis, incluindo os pediátricos. A situação deve ser aliviada nesta quarta-feira, quando mais 10 leitos de UTI devem entrar em funcionamento no Hospital de Base. O número de leitos clínicos aumentará para 62. Os respiradores para a montagem dos leitos de UTI foram enviados pelo Ministério da Saúde.

O município registrou, nesta terça-feira (7), 3.063 infectados pela Covid-19 e 79 mortes, sendo que 13 ocorreram em domicílio. Itabuna contabiliza 11.734 casos notificados de novo coronavírus, com 8.180 descartados.

Itabuna tem ainda 365 pessoas com os sintomas da doença aguardando o resultado de exame e outras 310 esperando a coleta do material para a realização do procedimento. Hoje, são 1.283 pessoas curadas da Covid-19 no município.