Médico vence a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna registrou, nas últimas horas, mais cinco altas de pacientes positivados para a Covid -19. Dentre elas, a de dois profissionais da saúde, a do médico oftalmologista José Fabiano de Freitas Teles, de 44 anos, que deixou o  Hospital Calixto Midlej na tarde desta terça-feira (7). O profissional ficou 24 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do hospital.

De acordo com a esposa do médico,  o maior desejo dele nesse período em que esteve internado era reencontrar os seus dois filhos. As crianças ficaram em casa ansiosas pelo momento de reverem o pai. Torcedor do Flamengo, José Fabiano não negou a vontade de assistir, pela TV, o time do coração jogar novamente.

A paixão pelo atual campeão da Taça Libertadores da América e vice-campeão mundial de futebol fez com que o médico deixasse a UTI vestido com a camiseta do time.  Ele ficou muito feliz ao saber que o time do coração está em mais uma final de campeonato.  O rubro-negro carioca disputará o título contra o Fluminense.

Atendendo a outro pedido do paciente, um jaleco que utiliza nos seus atendimentos foi entregue pelo médico intensivista Eric Júnior, que acompanhou de perto sua evolução e também celebra mais esta etapa vencida. Morador de Itabuna, José Fabiano continuará o tratamento em isolamento domiciliar até que seja liberado pela Vigilância Epidemiológica do Municipal.

A outra alta médica registrada foi a da enfermeira Rita de Cassia Rocha de Moraes, que estava internada há 9 dias na enfermaria Covid-19.

Homens descarregam respiradores pulmonares no Hospital de Base
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital de Base de Itabuna recebeu, nesta terça (7), 15 respiradores pulmonares enviados pelo Ministério da Saúde. Os respiradores serão destinados a ala exclusiva de atendimento aos pacientes com a Covid-19 do hospital municipal. Segundo o prefeito Fernando Gomes, os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde, após solicitação do deputado federal João Carlos Bacelar (Jonga Bacelar)

O prefeito Fernando Gomes agradeceu a doação. “Nesse momento tão difícil que estamos passando, só temos a agradecer esses 15 respiradores. Agradecer a Jonga pelo apoio e ao presidente Jair Bolsonaro por ter atendido nosso pedido de imediato”. O deputado disse que espera aumentar para o maior número possível de leitos de UTI no município. “Itabuna precisa desse apoio”, disse João Carlos Bacelar.

Patrícia trabalhava no Hospital de Base de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma técnica em enfermagem do Hospital de Base de Itabuna faleceu devido a complicações causadas pelo novo coronavírus (Covid-19) no final da noite desta segunda. Patrícia da Silva Oliveira estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não resistiu à doença. A técnica em enfermagem deixa um filho.

Patrícia havia testado positivo para a doença e apresentou piora no quadro clínico. Ainda ontem, colegas do hospital preparavam balões para recepcioná-la. A previsão dos médicos era que a técnica em enfermagem receberia alta da UTI nesta terça. Porém, o quadro se agravou, na noite desta segunda, e ela não resistiu.

O Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Itabuna (Sindserv) emitiu nota de pesar. “Neste momento de grande dor, nos solidarizamos com familiares e amigos”, diz a nota.

“Patrícia foi uma guerreira, deu sua vida ajudando a salvar outras vidas. Infelizmente ela não resistiu. Que Deus conforte a todos nesse momento”, expressou o prefeito Fernando Gomes em nota de pesar.

A Bahia registrava, até as 17h de ontem (6), total de 9.983 profissionais de Saúde infectados pela covid-19. Deste total, 3.186 são técnicos ou auxiliares em enfermagem, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Na semana passada, uma técnica em enfermagem de Camacan, também no sul da Bahia, faleceu em decorrência da covid-19.

Rosemberg diz que obras do semianel serão retomadas nos próximos dias
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, disse que as obras do semianel rodoviário de Itabuna, que liga as BRs 101 e 415, serão retomadas no próximo dia 20 de julho.

Segundo Rosemberg, a suspensão das obras foi necessária para correções. “Estive na região e verifiquei que o serviço não estava no padrão que o governador gosta e a população merece”, afirmou em entrevista a Silmara Sousa e João Matheus, na Interativa FM.

Além de ligar as BRs 101 e 415, o semianel rodoviário é acesso rodoviário aos bairros Califórnia, Nova Califórnia, Parque Verde, Parque Boa Vista e Santa Inês, além dos condomínios Jardim América e Pedro Fontes I e II. Até o primeiro semestre deste ano, a obra estava mais de 60% concluída.

Floresta Azul obteve o maior avanço em relação à primeira edição do ranking
Tempo de leitura: 2 minutos
Ranking divulgado pela Covid-19 || Arte Instituto Nossa Ilhéus

Apenas nove dos 26 municípios do Território Litoral Sul da Bahia apresentam desempenho ótimo ou bom no quesito transparência nas contratações emergenciais para o combate à covid-19, segundo o Instituto Nossa Ilhéus. O ranking utiliza pontuação que vai de 0 a 100.

Divulgado nesta segunda (6), o ranking traz os municípios de Ilhéus (98,7 pontos), Floresta Azul (84,8), Itacaré (84,8) e Itabuna (81) com ótimo desempenho.

Os municípios com bom desempenho, conforme o Instituto, são Coaraci, Una, Itapé, São José da Vitória e Pau Brasil.

Com desempenho regular aparecem Itajuípe, Canavieiras e Maraú.

O pelotão das prefeituras com desempenho ruim é composto por Itapitanga, Buerarema, Ibicaraí e Camacan.

Com péssimo desempenho, estão Santa Luzia, Jussari, Uruçuca, Mascote, Ubaitaba, Barro Preto, Itaju do Colônia, Almadina, Arataca e Aurelino Leal.

O ranking utiliza os critérios da Transparência Internacional para atribuir pontuação às prefeituras na transparência nos gastos públicos no combate à covid-19, segundo Socorro Mendonça, presidente do Nossa Ilhéus.

A primeira edição do ranking da transparência foi divulgada no início da segunda quinzena de junho passado. “Foi com alegria que recebemos respostas dos municípios que buscaram atender às orientações, a partir da Cartilha elaborada pela Transparência Internacional Brasil em parceria com o Tribunal de Contas da União. O novo resultado do município de Floresta Azul, que teve a pior avaliação no primeiro ranking, e agora figura em segundo lugar, é prova inequívoca de que é possível melhorar”. Clique e confira os números da primeira edição do ranking.

Itabuna registra mais dois óbitos causados pela Covid-19|| Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna ultrapassou, nesta segunda-feira (6), a marca de 3 mil casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são exatos 3.018 infectados desde o início da pandemia e 78 mortes causadas pela doença.

Itabuna contabiliza 11.472 notificações, sendo que 8.066 casos foram descartados. Há 284 pessoas aguardando o resultado do exame e 263 esperando a coleta de material para realização do procedimento. O número de curados passou de 1.216, ontem,  para 1.230 nesta segunda.

O número de pessoas hospitalizadas por causa da doença só tem aumentado. Hoje, são 52 pacientes internados em leitos clínicos e 21 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até o início da noite existia apenas um leito para paciente mais grave, mas na UTI pediátrica. Ou seja, não havia nenhum leito para pessoa adulta em situação crítica.

Para os casos considerados menos grave ainda há 26 leitos disponíveis, incluído os pediátricos. O município oferece um total de 10 leitos clínicos para os pacientes pediátricos, que vêm tendo menor procura.

Itabuna registra 11.300 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna está próximo de ultrapassar os 3 mil casos confirmados do novo coronavírus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). São 2.991 infectados pelo vírus desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, 18 novos foram confirmados, o mais baixo, pelo menos, das últimas duas semanas.

No mesmo período, o número de curados foi maior, o dobro – 36. Eram 1.180 recuperados da doença até ontem (4). Neste domingo (5), atingiu 1.216, conforme a SMS. O município possuía 1.697 pacientes em recuperação (casos ativos) até as 19h de hoje.

Outro alento no boletim epidemiológico divulgado pela SMS hoje é que não houve registro de mortes nas últimas 24 horas. No dia anterior, o município atingiu recorde de mortes em um só dia (6, no total). Itabuna perdeu 78 vidas para a covid-19 até hoje.

O município tem 11.239 notificações da doença. Deste total de notificações, 7.940 apresentaram resultado negativo, informa a SMS. O município tem 332 pessoas aguardando coleta de material para exame e outras 186 aguardando resultado.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Dos 78 leitos clínicos em Itabuna, incluindo pediátricos, 57 estão ocupados. Dos leitos destinados a quadros graves da covid-19, os de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), 19 dos 22 exclusivos para vítimas da doença estão ocupados.

Tempo de leitura: 3 minutos

A pandemia do coronavírus e suas consequências socioeconômicas levaram milhares de pessoas a morar nas ruas. Porém, a grande mídia deu pesos e medidas completamente diferentes às duas falas.

Cláudio Rodrigues || aclaudiors@gmail.com

A primeira semana de julho chega ao fim com mais de 64 mil óbitos vitimas da Covid-19, essa pandemia que mudou por completo nossas vidas. Além da tragédia da pandemia, a semana foi marcada por duas declarações, no mínimo infelizes: uma do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e outra da primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria.

Em uma entrevista coletiva por videoconferência, na última terça, dia 30, o prefeito da cidade sul-baiana soltou uma frase que lembrou o “E daí?” do presidente Jair Bolsonaro. “Primeiro, lutar pela vida, a vida é uma só. [Depois que] morrer, acabou [a vida]. Não tem fortuna, não tem pobreza, não tem falência, não tem nada. Mas não posso abrir uma coisa que não tenho cobertura. Com a dúvida, com os nossos morrendo por causa de um leito em Itabuna, vou transferir essa abertura. No dia 8, mandei fazer o decreto, que no dia 9 abre, morra quem morrer”, disse o prefeito.

O “morra quem morrer” do prefeito Gomes foi a principal notícia do day after. Todos os veículos de comunicação em seus programas noticiosos, de entretenimento e até algumas agências de notícias internacionais deram destaque à fala do prefeito, além dos comentários nas redes sociais.

Já a primeira-dama do estado de São Paulo, em uma entrevista publicada em rede social, para a socialite Val Marchiori, aquela do empréstimo irregular de R$ 2,79 milhões, junto ao Banco do Brasil, segundo atestou o Tribunal de Contas da União (TCU), travaram um diálogo com algumas “pérolas” que beiraram o ridículo.

“Falando sobre projetos sociais, algo muito importante é assim… as pessoas que estão na rua… não é correto você chegar na rua e dar marmita, porque a pessoa tem que se conscientizar que ela tem que sair da rua. Porque a rua hoje é um atrativo, as pessoas gostam de ficar na rua”, disse a senhora Doria. A entrevistadora questionou: “eles querem ficar na rua porque no abrigo eles têm horário pra entrar, eles têm responsabilidades, limpeza e eles não querem, né, Bia?

A presidente do Fundo Social do estado mais rico do Brasil afirmou: “Não querem! A pessoa quer receber a comida, a roupa, uma ajuda, e não quer ter responsabilidade. Então, isso tá errado”. Sem perder o embalo, a socialite e dublê de jornalista emendou: “todo mundo tem responsabilidades”. Não se fazendo de rogada, a mulher do governador João Doria completou: “Nós temos, se a gente não pagar nossas contas, vai pra cartório. E o povo fala!”.

O que difere a falta de empatia do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e a da primeira-dama de São Paulo, Bia Doria? O primeiro é um senhor de 81 anos, em seu quinto mandato de prefeito e no final da carreira política. Ex-vaqueiro, semialfabetizado, como uma dicção quase que incompreensível e sofrendo uma forte pressão por parte do setor econômico da cidade. Gomes tem uma carreira política muito controversa. Foi destaque na revista Veja como “O marajá dos marajás” por ter um salário de quase U$ 18 mil, no inicio dos anos de 1990, em um de seus mandatos de prefeito.

Bia Doria é artista plástica, tem no currículo exposições realizadas em todo o Brasil e em países da Europa e Estados Unidos, filha de imigrantes italianos. Estava em um bate-papo descontraído, nas dependências do Palácio dos Bandeirantes e, aos 60 anos, preside um órgão do Governo do estado de São Paulo responsável por atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A fala da primeira-dama paulista foi tão chocante e repulsiva quanto a do prefeito itabunense. Vale lembrar que a pandemia do coronavírus e suas consequências socioeconômicas levaram milhares de pessoas a morar nas ruas. Porém, a grande mídia deu pesos e medidas completamente diferentes às duas falas.

Não quero fazer defesa do alcaide baiano, pois Fernando Gomes é o tipo de político que conta com minha completa aversão, mas o comportamento de Bia Doria, uma elitista que já se envolveu em outras polêmicas, não difere em nada. Faltou a ambos sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse vivendo a mesma situação.

Cláudio Rodrigues é consultor em comunicação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa descartou, ao menos por agora, a recomendação do comitê científico do Consórcio Nordeste de decretar bloqueio total (lockdown) em Salvador e nos municípios de Itabuna, Feira de Santana e Teixeira de Freitas. Numa entrevista à CNN neste final de semana, Rui, que é presidente do consórcio, disse que “essa posição não é do consórcio”.

Explicou o governador que o lockdown nos quatro municípios “foi uma posição do Comitê Científico, que formulou essa preocupação e sugeriu medidas como a do lockdown em cidades do Nordeste. Nós, gestores, não necessariamente temos adotado na íntegra essas sugestões”. Desde a última sexta, Itabuna está sob toque de recolher, das 18h às 5h, até a próxima quarta (8).

Na sexta (3), o Comitê Científico sugeriu lockdown nos quatro municípios ao constatar o avanço do número de casos de covid-19 e o alto índice de ocupação de leitos de UTI. O comitê também alertou para a possibilidade de efeito bumerangue em Salvador, que se aproxima de fase de declínio da covid-19. Como é o município que mais acumula leitos de UTI covid-19, o alto número de pessoas procurando os serviços na capital serviria para um novo repique da doença em Salvador.

Itabuna tem mais dois óbitos pela Covid-19|| Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O avanço do novo coronavírus em Itabuna registrou um novo recorde de mortes em 24 horas desde o início da pandemia de covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), saltou de 72 para 78 o número de óbitos provocados pela doença de ontem (3) para este sábado (4). A SMS não divulga o histórico dos pacientes mortos, o que vem sendo feito apenas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

O número de casos confirmados da doença em Itabuna saltou de 2.863 para 2.973 de ontem para hoje – 110 novos casos em 24 horas. Dos mais de 2,9 mil casos, 1.715 são pacientes ainda em recuperação. O número de curados da covid-19 em Itabuna saltou para 1.180 neste sábado.

Ainda conforme a SMS, Itabuna registrou 11.108 notificações da Covid-19 desde o início da pandemia. Deste total, 7.893 foram descartadas (resultado negativo). Há 120 pacientes aguardando resultado de exame. É ainda maior o número de pessoas que aguardam a coleta de material para exame: 332.

OCUPAÇÃO DE UTIs

Dos 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis no município – adultos e pediátricos -, apenas três estão disponíveis, de acordo com a SMS. Dos 78 leitos de enfermaria – que são destinados aos casos menos graves, 21 estão disponíveis.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna está sob toque de recolher até o próximo dia 8 e levou estabelecimentos comerciais, afetando horário de atendimento de serviços essenciais. Hoje, o Shopping Jequitibá informou a adoção de novos horários de funcionamento, até a próxima quarta, para os serviços essenciais e drive thru.

A farmácia ficará aberta das 8h às 17h30min e o supermercado funcionará das 7h às 17h30min. Já a lotérica, atende das 8h às 16h, da próxima segunda (6) até a quarta (8).

DRIVE THRU

Até quando o toque de recolher estiver valendo, o serviço de drive thru funcionará das 10h às 17h. Para o serviço de delivery alimentação, será necessário consultar o horário nas redes sociais das lojas.

Toque de recolher começa hoje em 343 municípios baianos || Foto Danilo Magalhães/PMLF
Tempo de leitura: 2 minutos

Decretos publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (4) estabelecem toque de recolher em mais 11 municípios baianos. Adotada pelo Governo do Estado, a medida busca conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus no interior da Bahia. Os 11 municípios somam-se a Itabuna, Itaberaba e Itapetinga, que estão sob restrição de locomoção desde as 18h de ontem (3).

Nos municípios de Camaçari, Candeias, Conde, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho fica estabelecida a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 18h às 5h. O decreto passa a vigorar a partir do domingo (5) e tem validade até o dia 12 de julho.

Ainda nessas 9 cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e em Conde fica autorizado, das 5h às 17h, somente o funcionamento dos serviços essenciais e, em especial, as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

CORRENTINA

Já no município de Correntina, outro decreto estadual estabelece o toque de recolher a partir deste sábado (4) e tem validade até o dia 10 de julho. Na cidade do oeste baiano, a restrição também será entre 18h e 5h.

Tanto em Correntina quanto nas cidades da RMS ficam fora da vedação o deslocamento noturno para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência.

A restrição não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde. A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) apoiará as medidas necessárias adotadas pelos municípios.

Evani Santiago foi professora das redes municipal e estadual
Tempo de leitura: < 1 minuto

A professora Evani Santiago da Costa faleceu nesta sexta-feira (3) em decorrência de complicações após uma cirurgia da coluna. A educadora sofreu complicações cardíacas e insuficiência renal depois do procedimento cirúrgico.

Evani era educadora da rede municipal de ensino em Itabuna há 27 anos. Ela começou na rede em 1993, no Grupo Escolar Everaldo Cardoso, e lecionou também no Félix Mendonça. Ela já estava aposentada das redes municipal e estadual. Ultimamente, atuava na Secretaria de Assistência Social de Itabuna.

A professora é mãe do jornalista Renato Santiago, repórter da TV Record Cabrália, casada há mais de 50 anos, com José Pereira Lima, Radiola, ex-taxista. Evani deixa 7 filhos. O local do velório e horário do sepultamento ainda serão anunciados.

Tempo de leitura: 2 minutos

Após constatar acidentes nos últimos meses em Itabuna, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) começou uma campanha contra a utilização do cerol em pipas.  O trabalho educativo já começou e, segundo o titular da Sesttran, Alecsandro Leal, o objetivo é chamar a atenção dos empinadores de pipas para os riscos do uso do cerol ou outros produtos cortantes. O cerol é feito com a mistura de cola e vidro, geralmente.

A Campanha Pipa Legal, Cerol Zero envolve quem adora a prática e aponta os riscos do cerol em pipas para motociclistas, ciclistas e pedestres. Coordenadora da campanha, a professora Elessandra Bispo observa que houve aumento de acidentes provocados por pipas com cerol durante a pandemia de coronavírus, período em que estão suspensas as aulas escolares. Com o tempo livre, crianças e adolescentes abandonam o isolamento para soltar pipas.

A Sesttran não possui estatísticas do número de acidentes, mas há registros de pessoas que precisaram de atendimento médico após sofrer cortes ao serem atingidas por linhas de pipas com cerol. Num dos acidentes, a antena da moto impediu que a linha atingisse o pescoço do motociclista, que sofreu queda e um corte no nariz provocado pelo cerol.

“Relatos de acidentes com linhas cortantes na cidade chegaram ao conhecimento do órgão, motivando-nos a começar um trabalho de orientação junto aos praticantes da brincadeira, que deve ser acompanhada de segurança e responsabilidade”, comentou o secretário Alecsandro Leal.

A campanha busca prevenir e alertar não apenas para os riscos de acidente de trânsito, mas os cuidados necessários para quem gosta de empinar ou soltar pipa (papagaio). O risco também é grande ao brincar próximo de rede elétrica, o que pode provocar curto-circuitos e morte para quem tenta desprender as linhas. O trabalho educacional já está nas redes sociais e conta com a divulgação de carros de som nas localidades, parceria com a Campanha Lúdica Fora Coronavírus e seus personagens.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24horas) do Monte Cristo, mantida pela Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, ganhou Túnel de Desinfecção da empresa Doce Mel. O equipamento será utilizado pelos profissionais de saúde que trabalham na unidade.

A Diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da SMS, Fabrícia Moura, ressalta que a iniciativa privada tem sido uma grande parceira do município, fazendo doações de equipamentos que auxiliam na segurança dos profissionais de saúde. “Agradecemos imensamente a empresa Doce Mel pela doação do túnel de desinfecção”, destaca.