Fernando diz que foi mal interpretado sobre reabertura do comércio
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Fernando Gomes disse que o decreto que autorizará a reabertura do comércio de Itabuna a partir desta quarta (1º) será publicado ainda na tarde desta terça-feira (30). Pelo decreto a ser publicado, o comércio funcionará das 9h às 16h. Para atender à demanda, os ônibus voltarão a circular, mas das 8h às 17h30min. O prefeito confirmou a reabertura numa entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Santa Cruz, há pouco.

Na semana passada, Fernando Gomes afirmou que autorizaria a reabertura do comércio mesmo contrariando decisão judicial ou se houvesse ordem de prisão contra ele (relembre aqui). O decreto a ser publicado ao final da tarde definirá os protocolos e as medidas que as lojas deverão adotar para reabrir.

PRESSÃO

O prefeito vem sendo pressionado pelo empresariado para que autorize a retomada das atividades econômicas. Desde 21 de março, apenas segmentos do comércio considerados essenciais – a exemplo de supermercados e farmácias – estão funcionando. Os demais tiveram que suspender funcionamento ou operar em sistema delivery ou drive thru.

Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), as restrições ao funcionamento do comércio provocaram fechamento de 40 lojas e cerca de 1,2 mil demissões. Desde o início da pandemia, Itabuna registra 66 mortes e mais de 2.457 mil infectados, dos quais 1.058 já estão curados.

Penalty anuncia novos investimentos e mais empregos em Itabuna e Itajuípe
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Cambuci, detentora da Penaly, anunciou investimentos de R$ 43,7 milhões nas fábricas instaladas em Itajuípe e Itabuna, ambas no sul da Bahia, além da geração de 235 novos empregos. A empresa assinou protocolo de intenções com o governo baiano nesta segunda (29).

Segundo o diretor de Relações com o Mercado da Cambuci, Roberto Estefano, a empresa investirá R$ 31 milhões na unidade de Itabuna para aumentar em 725,6 mil a fabricação anual de bolas, com geração de 127 novos empregos. Hoje, após planos de reestruturação, a unidade emprega 352 funcionários.

Já na unidade de Itajuípe, serão investidos R$ 12,7 milhões para ampliar e modernizar a unidade que produz confecções e meias. Aumentará em 5,5 milhões a capacidade de produção de peças e vai gerar 108 novos empregos.

“Devemos aumentar significativamente nossa produção nas unidades da Bahia. Aumentaremos a contratação de pessoal e iremos incrementar as exportações com a valorização do dólar, principalmente para nossa unidade na Argentina, que é própria para América Latina e países da Europa. A retomada será moderada em função da pandemia, mas com incremento na produção”, afirma Roberto Estefano, diretor de Relações com o Mercado da Cambuci.

RETOMADA DA ECONOMIA

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, o vice-governador João Leão, disse que a ampliação dos investimentos da Penalty no sul do estado sinaliza “retomada de crescimento econômico no Estado” no pós-pandemia. “Além de atrair novas empresas, mantemos o ambiente de negócios saudável para que outros investimentos possam ser ampliados, gerando oportunidade de emprego para o povo baiano”, disse Leão.

Cerca de 100 pessoas participavam de paredão em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A equipe de fiscalização do município de Itabuna precisou intervir, na noite de domingo (28), para dispersar uma festa realizada em um bar ao som de “paredão”. Cerca de 100 pessoas estavam aglomeradas no local.

A Patrulha do Som, formada por fiscais da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR), Guarda Municipal e Polícia Militar, recebeu uma denúncia sobre a festa com paredão de som na praça do bairro Lomanto.

De acordo com a SICTUR, o dono do bar fechou o estabelecimento antes de a fiscalização chegar, mas será notificado. O dono do paredão desligou o som e foi embora do local. Além disso, os fiscais também pediram para que as pessoas voltassem para casa.

Tanto o dono do bar quanto as pessoas que participaram da festa desrespeitaram o decreto municipal que proíbe qualquer tipo de festa ou evento em áreas públicas. As denúncias de bares abertos e aglomerações podem ser feitas pelos números 156 ou (73) 98853-7949. Do G1.

Ilhéus e Itabuna têm 409 mortes pela Covid-19.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Juntos, os municípios de Itabuna e Ilhéus somam 2.006 moradores que conseguiram vencer o novo coronavírus. O primeiro município contabiliza, até esta segunda-feira, 1.058 curados da Covid-19 desde que os primeiros casos da doença foram confirmados em março.

Ilhéus, o número de pessoas que venceram o novo coronavírus atingiu 948 hoje, conformem dados divulgados no início da noite pela Secretaria Municipal de Saúde. O município registra 395 casos ativos. Em Itabuna, o número de casos ativos chega a 1.332.

ÓBITO NÃO CONSTOU EM BOLETIM

O número de casos e mortes subiu nos dois municípios. Em Ilhéus, a quantidade de casos subiu para 1.399 e os óbitos saíram de 54 para 56 hoje. Por lá, não eram registradas mortes pela Covid-19 desta quarta-feira (24) no boletim do município, que deixou de anotar, pelo menos, ontem (28), morte ocorrida no dia 26 e que constou no boletim de domingo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Em Itabuna, o número de óbitos subiu 66 para 67 – 13 das vítimas morreram em domicílio.

Ilhéus contabiliza 9.965 notificações, sendo que 7.449 descartadas. 50 pessoas estão internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até o início da noite só havia cinco leitos disponíveis. Existem 405 pessoas aguardando resultado de exame e outras 137 sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica.

Em Itabuna, são 9.810 casos notificados, com 7.028 descartados, 225 aguardando resultado e 152 esperando a coleta do material para a realização de exames, 21 internados em UTI e outros 42 pacientes internados em leitos clínicos. Além de 2.457 casos confirmados de Covid-19 e 1.709 pessoas com os sintomas da doença monitorados.

Itabuna e Ilhéus registram alta taxa de infectados pela Hepatite C
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os dois municípios mais populosos do sul da Bahia têm mais de 3,7 mil casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no acumulado desde o início da pandemia da doença e, juntas, 120 óbitos provocados pelo vírus. Os números foram divulgados na noite deste domingo (28) pelas secretarias municipais de Saúde.

O maior número de casos é registrado em Itabuna, com 2.394 pessoas infectadas. Ilhéus, fechou o domingo com 1.361. Em Itabuna, ocorreram 66 óbitos pela covid-19, com 54 mortes em Ilhéus.

Porém, ontem a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) apontou um óbito ocorrido na última sexta (26) que não foi divulgado pelo município. A vítima foi internada em 20 de junho e faleceu no dia 26, no Hospital Costa do Cacau. Ela era diabética e tinha doenças cardiovascular e do sistema nervoso e estava com 87 anos. Este registro eleva o número de óbitos em Ilhéus para 55.

CURADOS

Ainda segundo as secretarias municipais de Saúde, o número de curados aproxima-se de 2 mil. São  892 em Ilhéus e 1.044 em Itabuna. Ilhéus tem 415 casos ativos da doença, enquanto Itabuna possui 1.284 pessoas ainda em recuperação.

Itabuna recebe recursos antecipados de ICMS || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O sul da Bahia atingiu a marca 7,1 de mil casos confirmados do novo coronavírus no sábado (27). Itabuna( 2.337), Ilhéus (1.330), Ipiaú (685), Gandu (555), Itajuípe (377), Camacan (280), Uruçuca (237), Ibirataia (144), Ubaitaba (144), Itacaré (134) e Ibicaraí (129) são os municípios regionais com a maior quantidade de infectados.

Outros municípios regionais com grande quantidade de casos de coronavírus confirmados são Buerarema (111),Ibirapitanga (91),Aurelino Leal (87), Ubatã (83), Itagibá (61), Coaraci (57) Floresta Azul (42) e Maraú (30). As informações são das secretarias municipais de saúde.

O número de pessoas que conseguiram vencer a Covid-19 chegou a 4.180, sendo que 1.034 moradores de Itabuna. Em Ilhéus aparece depois, com 892 curados. A lista de municípios com maior número de curados inclui ainda Ipiaú (525), Itajuípe, (206) Uruçuca (192), Camacan (187), Gandu (256), Buerarema (66), Ibicaraí (90), Itacaré (66), Ubatã (61), Ibirataia (49), Ubaitaba (47), Coaraci (46),Ibirapitanga (40), Aurelino Leal (37), Itagibá (35) e Floresta Azul (31).

ÓBITOS

A doença já cousou 203 mortes nos municípios sul-baianos. Os municípios que contabilizam óbitos são Almadina (1), Aurelino Leal (1), Buerarema (5), Canavieiras (3), Camacan (9), Coaraci (3), Dario Meira (1), Gandu (10), Gongogi (2), Ibicaraí (1), Ibirapitanga (2), Ibirataia (3), Ilhéus (54), Itabuna (66), Itacaré (4), Itagibá (2), Uruçuca (15), Ipiaú (8), Itajuípe (4)e Ubatã (2). A Covid-19 causou mortes também em Maraú (2), Pau Brasil (3) e Ubaitaba (3).

De acordo com as secretarias municipais de saúde, são mais de 300 pacientes do sul da Bahia internados. São moradores de Buerarema, Camacan, Gandu, Ibirapitanga, Itabuna, Itacaré, Ilhéus, Ipiaú, Itajuípe, Uruçuca, Ubaitaba e Ubatã.

Itabuna registra mais de 2,3 mil casos positivos de covid-19 e 66 óbitos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou aumento recorde de casos do novo coronavírus em apenas 24 horas desde o início da pandemia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram 175 novos casos da doença de ontem para hoje (27).

Saiu de 2.162 para 2.337 o número de casos confirmados no mais populoso município do sul da Bahia. Nas últimas 24 horas, parte destes novos casos positivos é de trabalhadores de supermercados. A testagem neste segmento do comércio segue até a próxima semana.

Segundo a SMS, há 1.034 curados da covid-19 em Itabuna. A boa notícia é de que não houve registro de óbitos provocados pela doença nas últimas horas. São 66 óbitos até aqui. O município tem 9.417 notificações, das quais 6.695 foram descartadas.

O município ainda registra 298 pessoas aguardando resultado do exame para covid-19 e outras 296 pessoa ainda esperam a coleta de material para análise.

OCUPAÇÃO DE UTI

O município tem 21 pacientes em leitos de unidades de Terapia Intensiva (UTI) e apenas 2 leitos estão disponíveis. Dos leitos clínicos, 43 estão ocupados e há 35 disponíveis, de acordo com a SMS.

Justiça extingue mandato de Fernando e manda dar posse ao vice-prefeito
Tempo de leitura: < 1 minuto

O comércio de Itabuna reabrirá, oficialmente, na próxima quarta-feira (1º), segundo afirmou o prefeito Fernando Gomes durante visita ao Bairro Santo Antônio, nesta sexta (26).

– O povo não aguenta mais não, precisa trabalhar. O juiz impedindo isso, nem que me prenda, mas o comércio abre na quarta – disse Fernando ao Ipolítica.

A abertura das atividades econômicas, oficialmente, está sendo discutida por um comitê que reúne representantes do comércio, da indústria, dos governos e da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) e UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia). A próxima reunião para definir os protocolos de segurança e normas para abertura do comércio está marcada para segunda (29).

Pedro, no detalhe, morreu ontem, de madrugada. Polícia fez apreensões na N Califórnia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis da Delegacia de Homicídios (DH) de Itabuna apreenderam armas, drogas e munições e identificaram um dos suspeitos de matar Pedro Hugo Nascimento dos Santos, na Califórnia. Pedro foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Base de Itabuna, onde faleceu na madrugada de ontem (25).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os policiais apreenderam em um imóvel, na Nova Califórnia, pistola calibre 380, cartuchos e munições de diferentes calibres, sete papelotes de cocaína, 16 buchas de maconha e R$115, em espécie.

No imóvel improvisado, ainda foram encontrados os documentos de um dos suspeitos do homicídio, L. S., que fugiu ao perceber a chegada da equipe da DH. A polícia faz buscas para tentar prender os envolvidos no crime. O material apreendido seguirá para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser periciado.

Dinheiro arrecadado com venda de camisetas será utilizado na compra de cestas básicas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Criadora do Arraiá Cola na Manu, a publicitária Manuela Berbert lançou uma ação para auxiliar pessoas que trabalhavam nos bastidores das grandes festas em Itabuna. Com o cancelamento de festas devido à pandemia, centenas de pessoas que trabalhavam nestas festas viram renda cair até 100%, segundo a publicitária e produtora de eventos.

“Acompanhei a produção de muitas lives [transmissões ao vivo pela internet] realizadas por artistas e produtores de eventos regionais e sei da importância de cada uma para as equipes de produção, garçons, cozinheiros, pessoal de apoio e higienização de festas”, justifica Manuela.

A publicitária lançou uma coleção, chamada Forrozin, com renda totalmente revertida para a compra de cestas básicas para pessoas que trabalhavam nestas festas e hoje estão sem renda. As camisetas, feminina ou masculina, podem ser adquiriras pelo contato (73) 99196-5043 (também Whatsaap).

Comércio foi o setor que mais abriu vagas em Itabuna || Foto arquivo
Tempo de leitura: 2 minutos

Representantes de instituições ligadas ao comércio, à indústria e à ensino e pesquisa se reuniram, por videoconferência, nesta quinta-feira (25), para discutir protocolo de reabertura das atividades econômicas em Itabuna. O protocolo deverá ser apresentado na próxima segunda (29). As entidades emitiram nota ao final da reunião. Confira a íntegra abaixo:

Representantes de instituições parceiras ligadas ao comércio, ao município e as universidades, estadual e federal do Sul da Bahia estiveram reunidas por videoconferência nesta quinta-feira, 25 de junho, para tratar do Plano de Contingência COVID-19, em paralelo ao Plano e os Protocolos para a Reabertura do Comércio, Indústria e Serviços de Itabuna.

Representantes de entidades se reuniram nesta quinta

Participaram da reunião, representantes das seguintes instituições: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC), Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Câmara de dirigentes Lojistas (CDL de Itabuna), Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Município Itabuna (SINDICOM), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Diretoria do Shopping Jequitibá e Secretaria de Saúde de Itabuna.

O encontro teve como finalidade convergir propostas e ações, que consigne no consorciamento do Plano de Contingência COVID-19 com o Plano e Protocolos de Reabertura do Comércio, Indústria e Serviços. As tratativas estão sendo trabalhadas no sentido de apresentar recomendações de caráter científico que melhor se molde à realidade pandêmica de Itabuna, que resulte no cuidado com a vida e com a economia.

As recomendações serão apresentadas nesta segunda-feira, dia 29/06/2020, às instituições acima mencionadas para contribuição e melhoria, e, posterior apresentação ao chefe do Executivo, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e ao Ministério Público, objetivando definir deliberações de responsabilidades das partes envolvidas.

No cenário atual, reforçamos a necessidade do distanciamento social para todos e isolamento para aqueles que testaram positivo. Estamos trabalhando para ampliar a comunicação com a sociedade itabunense, para que a mesma possa melhor compreender a ocorrência da doença na nossa cidade, bem como os papéis e responsabilidades no processo de enfrentamento da COVID-19.

Vacinação em sistema drive thru ocorre no antigo Sesp e no Jequitibá
Tempo de leitura: < 1 minuto

Idosos, profissionais de saúde, professores, crianças menores de 6 anos, gestadores, pessoas com deficiência e de doenças crônicas são público alvo de drive thru de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira (25) em Itabuna.

A ação da Secretaria Municipal de Saúde terá dois pontos de vacinação, no estacionamento do antigo Sesp e na entrada principal do Shopping Jequitibá. Serão vacinadas apenas pessoas do grupo prioritário e que estejam em carro, moto ou bicicleta. A vacinação vai até as 14h desta quinta, segundo a Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde.

Qualquer pessoa que faça parte do grupo prioritário, independente de onde mora, pode se dirigir a um dos pontos de vacinação na modalidade drive thru, nesta quinta, munida de cartão de vacina e RG. A Campanha Nacional de Vacinação vai até o próximo dia 30 de junho em todos os postos de saúde.

Itabuna registra mais 116 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou mais 116 casos de novo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado na noite desta quarta-feira (24), o número de infectados no município subiu de 1.915, ontem, para 2.031 hoje. A quantidade de óbitos segue em 64.

Itabuna tem 8.028 casos suspeitos notificados da doença, dos quais 5.674 foram descartados. Hoje, existem 236 pessoas esperando o resultado de exames e outras 117 aguardando a coleta de material para a realização de exame.

O município registra ainda 15 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 estão em enfermarias. A boa notícia dessa quarta-feira é que aumentou o número de pessoas que venceram a Covid-19. Passou de 986 para 1.006. A quantidade de casos ativos subiu para 961.

Ônibus poderão rodar a partir da próxima segunda (10), conforme decreto
Tempo de leitura: 2 minutos

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) solicitou o retorno parcial do serviço de transporte coletivo urbano em Itabuna. A solicitação foi feita à Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte (Sesttran), por meio de ofício. O município está sem ônibus desde o dia 22 de março, como forma de inibir maior avanço da covid-19.

A defensora pública Laís Santos Oliveira afirma que o transporte é um serviço essencial e não pode ser interrompido nem mesmo em situações de emergência. Laís Oliveira diz que a suspensão total do transporte coletivo não tem sido adotada em outras cidades brasileiras, sendo necessário ofertar pelo menos um percentual mínimo de ônibus para a população.

“Isto tem que ser feito, claro, observando todas as medidas de segurança das autoridades de saúde, distanciamento social e uso de material de proteção individual. O transporte não pode ser interrompido completamente, porque neste caso se inviabiliza outro direito, que é o da acessibilidade, principalmente para aqueles que são beneficiários da gratuidade no transporte público, como quem faz tratamento de saúde, pessoas com deficiência, dentre outros”, explica a defensora pública.

Um primeiro ofício já havia sido enviado pela Defensoria, o qual foi respondido no último dia 19 de junho, afirmando que – no momento – o retorno é inviável e que a suspensão foi feita com base na recomendação do órgão de vigilância sanitária local.

Por isso, no novo ofício enviado à Prefeitura de Itabuna, foi solicitado pela Defensoria que se indicasse qual foi essa recomendação, no que ela está baseada. Em contraponto a essa determinação, foi encaminhado pela Defensoria um estudo da Fundação Getúlio Vargas que demonstraria que o transporte público não pode ser interrompido durante a pandemia.

TRANSPORTE ALTERNATIVO

A total ausência de ônibus em Itabuna tem feito, segundo a defensora Laís Oliveira, que muitos assistidos da Defensoria que realizam tratamento de saúde contínuo, como fisioterapia e tratamento psiquiátrico, estejam sendo obrigados a procurar outras formas de se deslocar, porque seus tratamentos não podem parar.

“Algumas dessas pessoas são inclusive beneficiárias da gratuidade do transporte, têm passe livre. Mas durante a pandemia elas estão tendo que ter essa despesa por conta da suspensão do transporte”, declara Laís Oliveira.Leia Mais

Profissionais de laboratório da UniFTC Itabuna fazem doação de túnel ao Samu 192
Tempo de leitura: < 1 minuto

A UniFTC Itabuna doou ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) um túnel de desinfecção contra a covid-19. O equipamento será utilizado pelos profissionais que trabalham na unidade itabunense do serviço de urgência médica.

“É com muita satisfação que agradecemos a Rede UniFTC, em especial ao professor Cristiano Lobo e Kaminsky Melo, diretor da UniFTC, pela doação do túnel de desinfecção”, disse a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde de Itabuna, Fabrícia Moura.

Fabrícia ressalta que estudos na área de saúde apontam que a “desparamentação” é um dos momentos em que mais ocorre contaminação dos profissionais de saúde. “Nós temos uma gratidão enorme e aproveito o momento para salientar a importância do processo correto de desparamentação dos profissionais de saúde”, disse ela.

A Rede UniFTC já fez doação de vários itens de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde de Itabuna.