Sérgio Velanes destaca força do associativismo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) completou 112 anos de fundação neste domingo (14). Presidente da entidade, Sérgio Velanes destaca as conquistas alcançadas nos últimos anos e pontua a importância do associativismo para o desenvolvimento da classe empresarial, principalmente nesse momento de pandemia pelo Novo Coronavírus.

Recentemente, por meio do Programa Empreender e em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia – Faceb e o Sebrae, a ACI promoveu consultoria gratuita para empresários que atuam nos segmento de moda, salão de beleza, panificação, entre outros. O resultado foi o grande envolvimento de jovens empresários na realização de palestras e eventos específicos, além da criação de núcleos setoriais.

Ainda com o apoio do Empreender, em parceria com a Uesc e demais instituições ligadas a classe empresarial, a ACI tem desenvolvido cursos e palestras online, visando munir o associado com informações atualizadas para a manutenção do empreendimento ao longo da pandemia. Segundo Sérgio, a Associação está focada em iniciativas de colaboração, confiança e união. “Dentro disso, a gente consegue atingir um melhor desenvolvimento e crescimento da vida pessoal e profissional”.Leia Mais

Fernando tem contas rejeitadas pelo TCM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio de nota, o prefeito Fernando Gomes anunciou que o município não irá recorrer da decisão que suspendeu o toque de recolher em Itabuna, na última sexta (12). No último final de semana, o juiz Murilo Staut, da 1ª Vara Criminal, concedeu salvo-conduto coletivo em habeas corpus preventivo impetrado por dois advogados, o que, como escreveu o magistrado, implicitamente suspendeu a restrição à circulação de carros e pessoas no período das 18h às 5h.

Na semana passada, Fernando havia prorrogado o toque de recolher por mais 10 dias. Hoje, observou que a restrição era “forma de reduzir a disseminação da COVID-19 entre pessoas que não têm respeitado as recomendações de isolamento social, mas se houve entendimento da justiça de que é desnecessária a medida, o prefeito acata a decisão judicial”.

A medida venceria em 21 de junho, quando foi suspensa pela decisão judicial. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado ontem (14), pela Secretaria de Saúde de Itabuna, o município já registrou 1.450 casos da covid-19, com 52 óbitos provocados pela doença.

Toque de recolher valerá para 343 municípios, inclusive Itabuna || Foto Oyama Brugni
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nas últimas 24 horas, Itabuna registrou 54 novos casos do coronavírus e uma morte provocada pela doença, informa a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em boletim epidemiológico divulgado às 19h34min deste domingo (14). No acumulado desde o início da pandemia da covid-19, o município confirma 1.450 casos e um total de 52 óbitos.

Segundo a Sesau, há 543 pacientes curados da doença e um total de 234 pessoas que aguardam resultado de exame para covid-19 e outros 203 que ainda esperam serem submetidos ao teste. Outros 1.442 pacientes estão em monitoramento e isolamento social, com quadro suspeito da doença.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Dos 18 leitos das unidades de Terapia Intensiva (UTI), 12 estão com pacientes, incluindo os 3 pediátricos. Dos 78 leitos clínicos, destinados a pacientes com quadro leve da doença e que necessitam de hospitalização, 26 estão ocupados, segundo a Sesau.

Itajuípe registra 515 casos do novo coronavírus
Tempo de leitura: 5 minutos

Até as 17h deste domingo (14), subiu para 36.401 o total de casos confirmados do novo coronavírus na Bahia, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Foram 613 novos casos da doença nas últimas 24 horas e 36 novos óbitos registrados.

Desde o início da pandemia, conforme a Sesab, 1.105 pessoas morreram vítimas da doença. O total de curados da covid-19 chega a 15.486. Dos infectados e que tiveram confirmação por critério epidemiológico ou por testes, 5.162 são profissionais de saúde.

CASOS ATIVOS

Vilas-Boas diz que é preocupante número de casos ativos || Foto Paula Fróes/GovBA

Fábio Vilas-Boas, titular da Sesab, classificou como preocupante o crescimento do número de casos ativos da covid-19 na Bahia, hoje em 19.810.

Os dados epidemiológicos apontam a ocorrência da covid-19 em 357 dos 417 municípios baianos, o que revela o espalhamento da doença por todas as regiões do Estado. Dos mais de 36,3 mil casos na Bahia, 54,97% ocorreram em Salvador (confira todos os dados do boletim). Essa concentração já foi maior, chegando a 62%.

Ainda segundo a Sesab, os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 de habitantes até hoje são Itajuípe (9.516,37), Ipiaú (8.872,32), São José da Vitória ( 8.485,06), Uruçuca (8.236,27) e Salvador (8.236,27).

OCUPAÇÃO DE LEITOS

A Bahia possui 2.082 leitos exclusivos para pacientes covid-19 na rede SUS. Destes, 1.298 possuem pacientes internados, o que representa 62%. 77% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva – 866 no total – estão com pacientes internados, segundo a Sesab.

ÓBITOS

Neste domingo, a Sesab registrou mais de 30 óbitos provocados pela covid-19. Os pacientes eram de Camaçari, Eunápolis, Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, João Dourado, Caculé, Feira de Santana, Miguel Calmon, Ilhéus, Itabuna, Itagibá, Teixeira de Freitas, Juazeiro e Eunápolis. Abaixo, no leia mais, confira o histórico dos pacientes com registro no boletim de hoje (14).Leia Mais

Itabuna registra 11.300 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna não registra morte causada pelo novo coronavírus desde a última quinta (11). O número de pessoas que venceram a doença subiu para 543 e ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) caiu 15 para 14. Já quantidade de leitos clínicos ocupados subiu de 17 para 26 nas últimas 24 horas.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Itabuna, o município acumula 5.277 notificações, com 1.396 casos confirmados e outros 3.586 descartados. Hoje, existem 196 pessoas aguardando o resultado de exame e 187 esperando a coleta para a realização de exame. São 51 óbitos, o último registrado na quinta.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus em Itabuna passou de 1.334, ontem, para 1.378 nesta sexta-feira (12). O município não confirmou nenhuma morte causada pela Covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, o número de óbitos segue em 51. Desse total, nove mortes ocorreram em domicílio. Os dados foram divulgados, há pouco, pela Secretaria de Saúde de Itabuna.

O município do sul da Bahia tem 287 pessoas aguardando o resultado de exames e 175 esperando a coleta de material para realização do procedimento. O número de curados passou de 527 para 542.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Itabuna contabiliza 15 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 17 em leitos clínicos, que são para pessoas em estado menos grave.

Tempo de leitura: 4 minutos

Chega a 14.976 o total de pessoas recuperadas da Covid-19 em toda a Bahia, informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) há pouco. Nas últimas horas, o estado registrou 774 novos casos da doença. O total de infectados atingiu 34.665 hoje. Nas últimas 24 horas, foram registrados 26 óbitos, de um total de 1.039 no estado, provocados pela covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 347 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (55,37%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes, conforme a Sesab, foram Itajuípe (9.272,36), Ipiaú (8.785,12), Uruçuca (7.797,65), São José da Vitória (7.601,20) e Salvador (6.624,20).

CONFIRA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO.

Na Bahia, dos 2.036 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.214 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 59,6%. Subiu para 74% o percentual de leitos de UTI exclusivos para pacientes Covid-19 ocupados. Dos 850, 634 possuem internados.

ÓBITOS

Dos 26 óbitos registrados no boletim desta sexta (12), os pacientes eram de Brumado, Cansanção, Feira de Santana, Itabuna, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Salvador, Santa Inês e Valença. Confira os históricos no “leia mais”, abaixo.Leia Mais

Decisão judicial suspende toque de recolher em Itabuna || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O juiz da 1ª Vara Criminal de Itabuna, Murilo Luiz Staut Barreto, acaba de suspender o decreto que impôs o toque de recolher no município sul-baiano ao conceder salvo conduto a quem descumprir a medida. A decisão, datada de hoje (12), se deu em resposta a um pedido de habeas corpus coletivo impetrado pelos advogados Edivaldo Alves da Silva Júnior e Auro Bispo.

Itabuna está sob toque de recolher desde o dia 12 de maio e a restrição a circulação de pessoas é justificada pelo prefeito Fernando Gomes como forma de conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no município.

Na decisão, o magistrado diz que a restrição ao direito de ir e vir “implica medida que transcedeu a necessidade real do município, sem amparo legal ou estudo científico que aponte o efeito prático do toque de recolher na redução de contágio pela covid-19. As restrições ao comércio continuam, assim como as medidas de isolamento e distanciamento social para inibir o avanço da doença no município.

A decisão do juiz Murilo Staut
Itabuna registra aumento no número de mortes
Tempo de leitura: < 1 minuto

Subiu de 515 para 527 o número de pessoas que estão curadas do novo coronavírus em Itabuna. O município contabiliza 4.890 notificações, das quais 3.357 foram descartadas e 1.334 pessoas testaram positivo para a  Covid-19. Desse total, 47 casos foram confirmados no boletim epidemiológico desta quinta-feira (11).

Itabuna tem 15 pacientes em estado grave internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e registra 51 mortes desde o início da pandemia. Foi registrado um óbitos hoje, o que não ocorria desde a última segunda-feira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 282 pessoas estão aguardando resultado de exame e 150 moradores com os sintomas da doença estão esperando a coleta de material.

 

UFSB abre inscrições em colégios universitários
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (Progeac) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) publicou edital com as normas referentes à seleção de estudantes para a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/UFSB 2020.

Estão sendo ofertadas 72 vagas para bolsistas, no valor de R$ 400,00, e 18 vagas para não-bolsistas, subdivididos em campus e área. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 deste mês.  A documentação  deve ser enviada para o e-mail pibid@ufsb.edu.br.

O Pibid é um Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Acesse  aqui o edital.

Itabuna confirma mais cinco mortes causadas pelo coronavírus|| Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pelo segundo dia consecutivo, Itabuna não registra nenhuma morte pelo novo coronavírus. O número de óbitos segue em 50. A notícia ruim é que a quantidade pessoas que testaram positivo para doença continua subindo, passou de 1.264, ontem, para 1.287 nesta quarta-feira (10). As informações são da Secretaria Municipal de Saúde.

Outro notícia preocupante é que o número de internados também aumentou nas últimas 24 horas. Mais 14 pessoas foram internadas em hospitais da cidade de ontem para hoje, sendo que 13 em leitos clínicos e um em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No total, são 27 pacientes na primeira opção de internação e 14 na segunda.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Itabuna tem 135 pessoas esperando resultado de exame e outras 257 aguardando a coleta de material para realização de exame. Já o número moradores que contraíram o vírus e estão curados passou de 465 para 515. Ou seja, mais 50 pessoas que conseguiram vencer a doença.

Juvenal pede demissão após prefeito confirmar reabertura do comércio
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ex-diretor-geral da Ceplac e do Hospital de Base, Juvenal Maynart assumirá a Secretaria de Saúde de Itabuna na manhã da próxima sexta (12). Ele substituirá Uildson Nascimento, exonerado na tarde desta quarta (10) pelo prefeito Fernando Gomes.

O prefeito decidiu tirar Uildson por causa das fortes críticas feitas ao secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Uildson havia dito que o titular da Sesab virou as costas para Itabuna.

Fernando disse que exoneraria Uildson porque as críticas de Uldson atingiam, diretamente, um parceiro que sempre foi legal desde o primeiro ano da sua gestão, o governador Rui Costa.

Ainda diz que fará justiça a um de seus melhores quadros neste governo. Juvenal Maynart deixou a direção da fundação que mantém o Hospital de Base de Itabuna, após discordar de decisão de Fernando de fazer do hospital unidade mista para covid-19 e outras enfermidades.

À época, Fernando disse que ele ficaria onde quisesse. Juvenal declinou. Desde o ano passado, Fernando dava sinais de que poderia colocar Juvenal na SMS, caso Uildson não desse conta do recado. Administrativamente, Uildson era satisfatório para Gomes. Porém, faltou-lhe traquejo político nas entrevistas. Uma das derradeiras custou-lhe o cargo.

Em maio, Juvenal elaborou um plano de combate à covid-19 em Itabuna. Levou ao presidente da Câmara de Itabuna, Ricardo Xavier. O presidente do Legislativo apresentou este plano ao prefeito e encaminhou cópia ao governador Rui Costa. Atualizado às 18h15min.

Justiça extingue mandato de Fernando e manda dar posse ao vice-prefeito
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Fernando Gomes prorrogará por mais 10 dias o decreto que impôs o toque de recolher em Itabuna. O município restringiu a circulação de pessoas à noite desde o último dia 12 de maio. O decreto manterá o horário de restrição, das 18h às 5h, até o próximo dia 21.

A alegação é de que é preciso conter a circulação de pessoas e o avanço do coronavírus. Ontem, o município registrava 50 mortes pelo vírus e quase 1,3 mil casos confirmados da covid-19.

O novo decreto entra em vigor nesta quinta-feira (11) e segue até o dia 21 de junho. Neste período, das 18h às 5h, fica proibida a circulação e a permanência de pessoas nas vias públicas de Itabuna, bem como em estabelecimentos comerciais, praças, entre outros.

De acordo com o decreto, somente poderão funcionar neste horário, farmácias, delivery de alimentação e medicamentos e estabelecimentos de enfrentamento a Covid-19, tais como, Hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), forças policiais e serviços de segurança pública e patrimonial.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A casa lotérica do Shopping Jequitibá, em Itabuna, voltou a funcionar, das 8h às 16h, de segunda a sábado. A lotérica está entre as atividades consideradas essenciais, assim como agências bancárias, farmácias e supermercados.

A administração da lotérica informa que está respeitando todas as medidas preventivas determinadas pela Organização Mundial de Saúde. Dentre as medidas, distanciamento, aplicação de álcool gel e o uso obrigatório de máscaras para clientes e funcionários.

A região do Cidadelle e atacadões ilheenses em foto de José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Vice-prefeito de Ilhéus, o fotógrafo e memorialista  José Nazal participou, em 2019, da elaboração da lei que redefine os limites dos bairros de Itabuna.

No último final de semana, deparou-se com a notícia de que 67 localidades itabunenses tinham casos confirmados do coronavírus. Na lista, o bairro de alto padrão Cidadelle, que fica em território ilheense.

Em tom de pilhéria, Nazal não deixou passar em branco:

– Até o Cidadelle está como bairro de Itabuna… Vou ter que abrir outra vez a Batalha de Quiricós, como batizou Ricardo [Ribeiro].

Há cerca de 10 anos, Itabuna e Ilhéus quase entram em guerra – no sentido literal do termo – pela área que envolve a Ilha de Quiricós, na região do Cidadelle e das redes Atacadão e Mineirão Atacarejo (ex-Makro).

Itabuna havia “mordido” pedaços de terra de Ilhéus na região que vai do Maxxi e Jardim das Hortênsias à Nova Califórnia há quase 30 anos.

Duas décadas depois, reivindicaria a área que envolve a Ilha e parte do Rio Mutucugê. Perdeu. A renhida disputa foi definida pelo jornalista, fundador do Pimenta e hoje delegado Ricardo Ribeiro como “Batalha de Quiricós”.