Augusto Castro e Sônia Fontes vistoriam canal da Califórnia, um dos beneficiados pelo Programa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro (PSD) anunciou um programa robusto de urbanização e saneamento ambiental dos canais de macrodrenagem de Itabuna com investimento de R$ 32 milhões. A ação é tratada como uma das maiores intervenções em infraestrutura na história recente do município. O dinheiro foi garantido pelo Governo Federal, via Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

O programa será tocado pela Prefeitura de Itabuna e Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). As intervenções nos canais de macrodrenagem vão aprimorar o sistema de escoamento das águas pluviais e reduzir os recorrentes episódios de alagamento em diferentes áreas da cidade, nos períodos de chuva.

Entusiasta do programa de revitalização dos canais de macrodrenagem do município, Augusto diz que as ações de urbanização e saneamento transformarão as condições de vida das comunidades que residem no entorno dos canais.

– No passado, ocorreram muitas ocupações irregulares nas proximidades dos canais de macrodrenagem e os esgotos domésticos foram lançados irregularmente nesses corpos hídricos, causando sérios danos ambientais. Com a revitalização, a população deixará de conviver com o mau odor e terá uma mudança significativa na qualidade de vida – assegura o prefeito.

EXPERIÊNCIA BEM-SUCEDIDA

Segundo o presidente da Emasa, Tauan Sampaio, o programa expande uma experiência já bem-sucedida na cidade. “Em 2021, por exemplo, a Emasa realizou, no primeiro ano da gestão do prefeito Augusto Castro, o saneamento do canal que corta a Rua José Bonifácio, no bairro Santo Antônio. Portanto, as mesmas soluções serão estendidas aos demais canais da cidade”, diz

A iniciativa, conforme Tauan, contempla a canalização, a regularização e a requalificação de córregos urbanos, com adequação das margens, recuperação de faixas de proteção ciliar e recomposição da vegetação ripária. Além disso, haverá a limpeza e desobstrução dos canais existentes e intervenções de urbanização no entorno dessas estruturas, garantindo equilíbrio entre a função hidráulica e a preservação ambiental dos corpos d’água.

– Está prevista a implantação de interceptores de esgoto ao longo dos canais, com a finalidade de captar e direcionar adequadamente efluentes domésticos para o sistema de tratamento, contribuindo para a descontaminação das águas, a sanitização das áreas adjacentes e a melhoria das condições ambientais e de salubridade urbana – destaca o presidente da Emasa.

ENFRENTAMENTO ESTRUTURADO

A proposta visa enfrentar, de forma estruturada, problemas históricos relacionados às cheias, promovendo a qualificação da infraestrutura urbana e contribuindo para melhores condições de segurança, mobilidade e ordenamento dos espaços públicos, afirma a secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes.

– Com a execução das obras, esperamos proporcionar maior eficiência ao sistema de drenagem urbana e produzir impactos positivos diretos na melhoria da vida da população das áreas contempladas – projeta Sônia.

O projeto abrange uma extensão de 4.747 metros lineares de canais de macrodrenagem dos bairros Califórnia, Gogó da Ema (Sarinha), Jaçanã, Santo Antônio, Vila Anália e São Caetano, considerados estratégicos para o sistema de drenagem urbana do município. As melhorias beneficiarão diretamente milhares de famílias.

Equipes da Emasa fazem reparo em rede de abastecimento de água || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O rompimento em uma rede adutora de 200 milímetros, que atende parte da zona oeste de Itabuna, interrompeu, temporariamente, o fornecimento de água no bairro Jorge Amado e no condomínio residencial Itapoan neste domingo. Equipes da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) já estão atuando no conserto para a retomada do abastecimento, conforme informou a empresa.

Nos últimos dias, o abastecimento de água tem sido irregular em diversos bairros de Itabuna. De acordo com a Emasa, isso vem ocorrendo por causa de interrupção do fornecimento de energia elétrica na Estação de Captação de Água Bruta, no povoado de Rio do Braço, em Ilhéus. A falta de energia elétrica foi provocada pelas chuvas e fortes ventos.

INTERRUPÇÃO DE 14H

Uma das interrupções durou mais de 14 horas e comprometeu o fornecimento de água em Itabuna. A Emasa, conforme informou, está atuando para normalizar o abastecimento de água ainda neste domingo (8). Os bairros em abastecimento são Castália (parte baixa), Alto Maron e Mangabinha (parte alta), na área central; na zona norte, Califórnia (parte alta), Fátima (parte baixa), Parque Verde, Parque Boa Vista, Nova Califórnia e João Soares.

Já na zona leste, Pedro Jerônimo (parte alta) e Zizo. Na zona oeste, os bairros Manoel Leão, Campo Formoso e Odilon. O bairro Jorge Amado e o Condomínio Itapoan terão o fornecimento de água retomado, gradualmente, depois do conserto da rede rompida na manhã de hoje.

Os bairros da zona sul contemplados pelo reservatório do Mais Água, instalado no Novo Jaçanã, também estão sendo atendidos: São Caetano, Novo São Caetano, Jardim Primavera, Núcleo Habitacional da Ceplac, Vila Anália, Novo Vila Anália, Pedro Jerônimo (parte baixa) e Novo Jaçanã (1ª etapa), além da comunidade do Gogó da Ema.

Adutora se rompe e deixa parte de Itabuna sem água || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O rompimento de uma adutora de água tratada de 550 milímetros, na madrugada deste domingo (5), na Rua Pernambuco, no Jardim Vitória, deixará parte de Itabuna sem abastecimento. A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) informou que o acidente comprometerá o abastecimento de água nos próximos dias nas regiões leste e sul da cidade.

Serão afetados os bairros Jardim Vitória, Banco Raso, São Caetano, Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, Vila Anália, Sarinha Alcantara e Jardim Primavera, na zona sul da cidade. Já na zona leste, o rompimento da adutora atingirá o Conceição, São Pedro e Góes Calmon. Também sofrerão atraso no fornecimento de água os moradores do Mangabinha e parte do Centro de Itabuna.

Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, a rede adutora rompida é responsável por levar água da Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro São Lourenço até o reservatório que fica no Góes Calmon e distribui para os bairros das regiões leste e sul.

“Essa é a adutora principal, responde pelo abastecimento de pouco mais da metade da cidade. Vamos centrar esforços para viabilizar o conserto o mais breve possível para comprometer o mínimo possível o fornecimento de água para as localidades atendidas por essa rede”, disse João Bitencourt.

Rompimento de adutora gerou cratera onde caiu caiu|| Foto Matheus Vital

Ainda de acordo com o gerente técnico da Emasa, o trabalho de recuperação da rede requer uma atenção especial, pois no local também passa um duto da Bahiagás. “Todo nosso trabalho está sendo acompanhado pelo técnico da Bahiagás Leonardo Nascimento, que auxilia nossa equipe no processo de escavação da área para evitar qualquer tipo de incidente com o duto de gás”, salientou Bitencourt.

Um veículo Hyundai HB20 caiu no buraco onde a adutora se rompeu.  Não houve feridos. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o veículo no buraco e faixas de isolamento do local.

Campeonato Interbairros de Itabuna será decidido no sábado (17) || Fotos Roberto Santos
Tempo de leitura: 2 minutos

O título do Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna de 2022 será decidido pelas seleções da Califórnia e de Nova Ferradas. A grande final está marcada para o próximo sábado (17), às 15h, no Estádio Luiz Viana Filho, o Itabunão. As duas equipes se classificaram neste domingo (11).

A Seleção da Califórnia conquistou a vaga na final ao derrotar Pedro Jerônimo por 3 a 1. Os gols  da equipe classificada foram marcados pelos atletas Michael (2) e Igor (1), com Cauan descontando para a Seleção do Pedro Jerônimo. No outro confronto pelas semifinais, Nova Ferradas venceu Vila Anália, por 1 a 0, gol marcado por Dedé. As partidas foram disputadas no Itabunão.

Seleção da Califórnia venceu Pedro Jerônimo

O presidente do Itabuna Esporte Clube, Rodrigo Xavier, acompanhou os jogos e confirmou que o atleta Manoelzinho, de 17 anos, da Seleção do Vila Anália, passou a integrar o elenco do time que garantiu o acesso para a primeira divisão do Campeonato Baiano neste ano. O atleta já está inscrito na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Não estamos com o nosso elenco fechado. A gente vai observando. Caso apareçam novos talentos, poderão ser aproveitados sim”, afirmou.

Nova Ferradas ficou com a vaga ao bater o Vila Anália

O presidente da Associação de Moradores do Vila Anália, Emaelson de Jesus Santos, disse ter dois sentimentos em relação ao jogador Manoelzinho. “O primeiro, perda de um atleta diferenciado na reta final do campeonato. O outro, de alegria, mas bastante alegria por vê-lo assinando como profissional. Com certeza terá um futuro brilhante como jogador nos gramados do mundo. A gente espera que brilhe jogando o seu futebol de alto nível”, afirmou.

Maior campeonato amador do sul da Bahia começa neste domingo (4)|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Começa no domingo (4) o Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna, maior competição amadora do sul da Bahia. Os jogos da primeira rodada serão realizados nos campos do Conjunto Habitacional Ceplac, Pedro Jerônimo e São Pedro, além do Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão).

Depois de suspenso em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus, o campeonato será disputado por 49 equipes, divididas em 24 grupos. As primeiras partidas da rodada estão previstas para as 8h15min, com os confrontos Novo São Caetano x Novo Jaçanã,  Sarinha x Vila Anália e Zizo x Pedro Jerônimo.

A edição deste ano do Campeonato Interbairros conta com mais de 1.000 atletas inscritos. As partidas serão disputadas em 14 campos de várzea e no Itabunão. “Serão instalados toldos e banheiros químicos em todos os campos para os atletas, equipes de segurança e vendedores informais que vão comercializar comidas e bebidas” afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, José Alcântara Pellegrini.

Divulgada a tabela com os primeiros confrontos do Interbairros de Futebol

Alcântara explica que o Interbairros de Itabuna é resultado de uma união de esforços entre as secretarias de Segurança e Ordem Pública, Infraestrutura e Urbanismo,  Esportes e Lazer e da Saúde que, inclusive, disponibilizará ambulâncias. “Teremos ainda um contingente da Polícia Militar, com homens e viaturas e a Guarda Civil Municipal”, afirma o secretário.

O Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna ocorreu pela primeira vez em 1993 e se consolidou como a festa do esporte e da integração entre as comunidades. A final da competição acontecerá no dia 11 de dezembro no campo do esporte amador, que será inaugurado ainda este mês.

A competição é uma vitrine para a descoberta de novos talentos no futebol da cidade. “Daqui já saíram muitas revelações para clubes amadores e profissionais do país inteiro. Acredito que, na rodada de abertura, muitos olheiros vão observar a performance dos nossos atletas para, quem sabe no futuro, integrar equipes profissionais”, afirma Alcântara.

Secretaria divulga balanço da Operação Oxigênio no feriado prolongado de Corpus Christi
Tempo de leitura: < 1 minuto

O feriado prolongado de Corpus Christi em Itabuna teve apreensões de veículos e aparelhos de som em decorrência da violação de leis ambientais e das regras de combate ao novo coronavírus, informa a Prefeitura.

Nesta segunda-feira (7), a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop) divulgou balanço da Operação Oxigênio no feriadão. De quinta (2) a domingo (6), os agentes da operação abordaram 894 pessoas, notificaram 13 estabelecimentos comerciais, apreenderam três carros, três motos e cinco aparelhos de som.

As abordagens ocorreram nos bairros Sarinha, Vila Anália, Fonseca, Banco Raso, Ferradas, Centro, Nova Ferradas, Nova Itabuna, Novo São Caetano, Jardim Primavera, Cond. Jubiabá/Gabriela, Monte Cristo, Maria Pinheiro, Pedro Jerônimo, Centro Comercial, Góes Calmon, Jardim Vitória, Zizo, Maria Matos, São Lourenço, Castália, São Pedro, Praça Beira Rio, Mangabinha, Califórnia e Fátima.

A Operação Oxigênio é coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, mas reúne servidores das secretarias municipais de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária; de Indústria, Comércio, Emprego e Renda; de Transporte e Trânsito, e de Infraestrutura e Urbanismo. A iniciativa também tem o apoio policiais militares e civis, além de guardas municipais.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores dão uma forcinha para tirar veículo do buraco (Foto Oziel Aragão).

Moradores da Vila Anália, em Itabuna, reclamam do abandono a que foram submetidos pelo poder público. E quem se aventura a trafegar por lá de carro, passa por situações como a do motorista da picape acima: a picape ficou presa tal a quantidade de buracos. O exemplo acima é da Rua D.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores da Vila Anália, em Itabuna, reclamam que há um mês não pinga uma gota d´água na torneira. Eles relatam ter feito várias reclamações no serviço 0800 da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), só que nenhuma providência teria sido tomada. “Há sempre uma justificativa sem lógica, para a falta d´água”, diz uma moradora, indignada.
Nem mesmo o caminhão-pipa solicitado chega ao bairro.