Lula promete criar ministério, caso o Congresso aprove PEC || Foto Ricardo Stuckert/Presidência
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (6), que irá criar o Ministério da Segurança Pública assim que o Congresso Nacional aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. A proposta foi enviada ao Parlamento em abril do ano passado.

Segundo Lula, a ideia é estabelecer um orçamento novo para “colocar dinheiro de verdade” no combate ao crime organizado e às facções. “Aprove a PEC, que o ministério [da Segurança Pública] será criado. Será criado um orçamento novo, para que a gente possa colocar dinheiro de verdade, para melhorar a vida dos policiais, para melhorar a inteligência da polícia e para a gente poder fazer o combate da fronteira à capital”, afirmou Lula.

A proposta é uma das apostas do governo federal para ampliar a segurança do cidadão, que prevê, entre outras questões, uma maior integração entre a União e os entes federados, e dar respaldo constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado por lei ordinária em 2018.

Em entrevista à TV Aratu, em Salvador (BA), Lula explicou que a PEC visa definir qual é a participação do governo federal na segurança pública e que um dos objetivos é aumentar o efetivo das forças federais para intervir nos estados “quando necessário, a pedido do governador”.

O texto propõe atualizar as competências das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF).

“Eu quero aprovar essa PEC para mudar a cara da segurança pública nesse país e que o governo federal não seja apenas um repassador de pequeno recurso. O governo federal só tem R$ 2 bilhões no fundo de segurança pública”, destacou.

“Se o governo federal vai entrar na questão, nós temos que ter um orçamento especial, com muito dinheiro, para que a intervenção seja teórica e prática ao mesmo tempo”, completou Lula.

RESISTÊNCIA NO CONGRESSO

A PEC, entretanto, vem sofrendo resistências no Parlamento e por parte de governadores, em especial, contra dispositivo que atribui à União a elaboração do plano nacional de segurança pública que deverá ser observado pelos estados e Distrito Federal.

“Quem não concordou são os estados que não querem que o governo federal tenha qualquer intervenção. Goiás, São Paulo, Minas Gerais, alguns estados do Sul não quiseram. Mas a PEC é para dizer o seguinte, o governo federal está disposto a participar ativamente em parceria com o governo dos estados na questão da segurança pública”, disse o presidente.

PM prendeu quatro suspeitos de envolvimento em homicídios em Ipiaú || Foto PM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) reforçou o policiamento ostensivo em Ipiaú, após a cidade do sul da Bahia registrar sete homicídios em 48h, no final de semana. A suspeita é de que as mortes tenham relação com a disputa de território entre facções de traficantes de drogas (leia mais aqui).

As equipes da 55ª CIPM, da Rondesp Médio Rio de Contas e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central fazem abordagens preventivas, rondas motorizadas e incursões em localidades específicas, além de atuação com base nas informações de inteligência.

Na noite de domingo (18), um homem de 33 anos foi preso no bairro Euclides Neto logo depois de praticar um homicídio na cidade. Os policiais chegaram ao local indicado via denúncia anônima e prenderam o autor, que confessou a participação no crime, e apreenderam a motocicleta utilizada por ele. O criminoso foi apresentado na 9ª Coorpin juntamente com o veículo.

No dia anterior, sábado (17), os policiais militares detiveram três homens que estavam com dois revólveres no bairro do Pau d’arco. Um deles confessou envolvimento em homicídios no final de semana.

“As diligências seguem ininterruptamente pela Polícia Militar para alcançarmos e prendermos todos os envolvidos. A população pode ficar tranquila que o policiamento segue mantendo presença ostensiva, com reforço de unidades especializadas e pronta resposta às ocorrências. As circunstâncias e motivações estão em apuração pelas autoridades competentes”, destacou o major Dalmo, comandante da 55ª CIPM.

PM reforçou policiamento em Ipiaú após sequência de sete homicídios || Foto Giro Ipiaú
Tempo de leitura: 2 minutos

Um rastro de violência marcou o final de semana em Ipiaú, no sul da Bahia, com o registro de sete homicídios em 48h, entre sexta-feira (16) e domingo (18). De acordo com a Polícia Civil, as investigações iniciais apontam que a sequência de assassinatos tem ligação direta com a disputa entre facções criminosas pelo domínio do tráfico de drogas na cidade.

A sequência de homicídios teve início na noite de sexta-feira (16), por volta das 21h30min, quando Nerivaldo Santos, conhecido como Luizinho, de 20 anos, foi morto nas proximidades da residência onde morava, no bairro Euclides Neto. Já na madrugada de sábado (17), às 3h30min, Valmir Santos da Cruz, o Sapo, de 35 anos, foi executado dentro de casa, no bairro Santana. Ele havia deixado o sistema prisional havia cerca de dois meses.

A violência voltou a se intensificar na noite de sábado, às 23h40min, com o assassinato de Gentil Fróis de Oliveira, conhecido como Bode, de 36 anos, morto a tiros dentro de um barraco, na região central da cidade.

Poucas horas depois, já na madrugada de domingo (18), por volta das 2h30min, Vinícius Costa da Silva, o Vini, de 26 anos, foi executado no próprio quarto, no bairro Euclides Neto, na presença da mãe e da irmã, uma criança de 11 anos. Ainda na mesma madrugada, às 4h15min, Iago Lima dos Santos, de 20 anos, foi baleado enquanto estava em um bar, na Praça de Eventos Álvaro Jardim.

Na tarde de domingo (18), Edmarques Batista dos Santos, conhecido como Gaso, de 26 anos, foi perseguido e morto a tiros no bairro 2 de Dezembro. Já à noite, por volta das 22h, o adolescente Ítalo, de 15 anos, foi assassinado após tentar se esconder na casa de um morador, no bairro Euclides Neto, durante uma perseguição armada. Com Giro Ipiaú.

Geddel relata agressão sofrida durante a virada do ano || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-ministro Geddel Vieira Lima sofreu agressão física durante festa de réveillon, a madrugada desta quinta-feira (1º), no condomínio Interlagos, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Segundo relatos de testemunhas, Geddel estava sentado à mesa, de costas, quando foi surpreendido por um homem ainda não identificado.

O agressor se aproximou repentinamente e estrangulou o ex-ministro. “Estava sentado com familiares, veio de repente uma pessoa por trás de mim, me deu um mata-leão e dizia que eu tinha que morrer. Cheguei a cair e as pessoas que estavam no local ajudaram a conter o agressor”, declarou Geddel em entrevista ao jornal A Tarde.

Pessoas que estavam próximas intervieram e conseguiram conter o homem, evitando consequências mais graves. Ainda na manhã de quinta-feira (1º), o ex-ministro procurou a Polícia Civil para registrar a ocorrência.

De acordo com Geddel Vieira Lima, o caso segue sob apuração. “O síndico do condomínio, bem como a Polícia, trabalham agora para identificar quem é essa pessoa”, afirmou.

Orlando e Vanessa são acusados de sequestro e cárcere privado || Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de uma longa negociação, a polícia prendeu, nesta sexta-feira (26), em Itapitanga, no sul da Bahia, dois acusados de invadir uma residência e fazer uma pessoa refém durante uma tentativa de fuga. De acordo com o capitão da PM Erlo Barbosa, os suspeitos- um homem e uma mulher- pularam quintais de imóveis, mas não conseguiram fugir. Cercada, a dupla teria atirado contra os policiais e sequestrado uma moradora.

Os suspeitos foram identificados como Orlando Alves dos Reis, de 29 anos, e Vanessa Emille Nascimento, 21 anos. A Polícia Militar informou que a dupla estava com uma pistola, 72 munições, além de drogas e dinheiro. Levados para o Complexo Policial de Itabuna, os suspeitos foram autuados por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, sequestro e cárcere privado.

De acordo com a Polícia Militar, o material apreendido comprova que Orlando Alves e Vanessa Nascimento comandavam uma “boca de fumo” em Itapitanga. Os acusados ficarão presos no Conjunto Penal de Itabuna à disposição da Justiça. A mulher feita refém ficou em estado de choque e precisou receber cuidados médicos em uma unidade de saúde.

Tribunal de Justiça determina prisão de condenado por assassinato em Itajuípe || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou a prisão imediata de Jorge Eduardo Bispo dos Santos, condenado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Itajuípe, no dia 2 deste mês, pelo crime de homicídio qualificado contra um trabalhador rural. A decisão estabelece o início imediato da execução da pena de 17 anos e quatro meses de prisão em regime inicial fechado. Jorge Eduardo Bispo foi preso na quinta-feira (18).

A justiça analisou pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e reconheceu a presença dos requisitos legais, destacando que a não execução provisória da pena afrontaria a soberania dos veredictos do Tribunal do Júri e comprometeria a proteção da ordem pública. A decisão do TJ-BA ressaltou que o entendimento do Supremo Tribunal Federal confere efetividade às decisões do Tribunal do Júri, assegurando o imediato cumprimento das penas impostas pelos jurados.

O crime ocorreu no dia 19 de novembro de 2024, na Fazenda São Jorge 2, na zona rural de Itajuípe. O homicídio teria sido motivado por razão considerada fútil, após a vítima urinar na frente do réu. Conforme a denúncia, logo depois, Jorge Eduardo Bispo se deslocou até sua casa, pegou uma espingarda, e disparou contra a vítima, causando sua morte.

Homens encapuzados executam adolescente || Imagem redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Homens encapuzados e fortemente armados interceptaram um táxi onde estava um adolescente, o tiraram do veículo e executaram com dezenas de tiros, por volta das 22h deste sábado (13), na Avenida Ilhéus, na região central de Itabuna, no sul da Bahia. Morador da rua Saturnino José Soares, no bairro de Fátima, o menor foi identificado como João Vitor dos Santos Reis, de 16 anos.

De acordo com testemunhas, João Vitor seguia em um táxi com destino ao bairro de Fátima e era acompanhado de perto por, pelo menos, seis homens fortemente armados, que estavam em dois carros. Os atiradores bloquearam a passagem do táxi, retiraram o adolescente do carro e fizeram disparos à queima roupa. Parte da ação dos criminosos foi gravada.

As imagens mostram que depois dos disparos os criminosos fugiram nos carros em direção ao bairro de Fátima/São Roque. Policiais militares iniciaram as buscas minutos depois da execução do menor, mas até a manhã deste domingo (14), ninguém havia sido preso. O corpo do adolescente deve ser sepultado na tarde hoje, no cemitério Campo Santo, em Itabuna.

ILHÉUS

A noite de sábado também foi violenta em Ilhéus. Um tiroteio numa localidade conhecida como Rua da Invasão, no bairro Iguape, por volta das 21h20min, deixou três homens e um adolescente baleados, que foram socorridos para o Hospital Regional Cosa do Cacau. Duas das vítimas estariam em estado grave.

Alex Felix Costa foi assassinado no local de trabalho, em Ubaitaba || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um cabeleireiro foi assassinado a tiros nesta segunda-feira (8), no estabelecimento em que trabalhava, no centro de Ubaitaba, sul da Bahia. Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que a vítima foi identificada como Alex Felix Costa, de 44 anos.

De acordo com a Polícia, Alex Costa morreu ainda no local. O Departamento de Polícia Técnica recolheu o corpo para perícia. “Diligências são realizadas pela unidade policial, para esclarecer as circunstâncias do crime, bem como sua autoria e motivação”, acrescentou a corporação, em nota.

Gabriela foi encontrada morta no bairro Santa Clara|| Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil em Itabuna iniciou investigações para identificar os autores dos disparos que atingiram e mataram um homem na cidade sul-baiana, na noite de sábado (29). Investiga também as circunstâncias da morte de Gabriela Aparecida Correia Pereira, de 29 anos, no bairro Santa Clara.

No outro lado da cidade, no bairro Parque Boa Vista, um homem foi perseguido e executado. Denilson Araújo de Almeida, de 25 anos, morreu no local. A polícia não informou se a vítima tinha ficha criminal. Quase no mesmo momento dos disparos contra Denilson, no bairro vizinho, na Rua Barão do Rio Branco, Califórnia, bandidos armados atacaram um grupo de pessoas, deixando quatro homens feridos.

Os baleados, dentre eles o proprietário de um salão de beleza, foram socorridos para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As vítimas estariam fora de perigo. A polícia vai buscar imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais para tentar identificar os atiradores. Atualizado para correção de informações .

Maria Helena, Alexsandra e Mariana foram mortas a facadas || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil pediu, pela segunda vez, a prorrogação do tempo para a conclusão da investigação dos assassinatos da estudante Mariana Bastos da Silva, de 20 anos, e das professoras Alexsandra Oliveira Suzart, 45 anos, e Maria Helena do Nascimento Bastos, 41. Desta vez, a polícia solicitou mais 30 dias para conclusão do inquérito. As mulheres foram mortas a facada na Praia dos Milionários, na Zona Sul de Ilhéus.

Esta é a segunda vez que a Polícia Civil pede a prorrogação do prazo para a conclusão do inquérito. Em setembro, foi solicitada a prorrogação do prazo de entrega do inquérito do crime por 60 dias e a justiça concedeu. Mas, conforme a polícia, ainda hoje são aguardados resultados de perícia para melhor esclarecer o triplo homicídio.

As vítimas saíram de casa, no bairro São Francisco, na mesma região do crime, para caminhar, no final da tarde do dia 15, uma sexta-feira. Os corpos das três foram encontrados no dia seguinte, em um matagal, próximo à Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), por amigos da família, que acionaram à polícia. Um cachorrinho de uma das vítimas foi deixado amarrado, ao lado dos corpos.

No decorrer das investigações, um homem em condição de morador de rua foi preso por outro crime e teria confessado o triplo homicídio. Thierry Lima da Silva contou que, numa tentativa de assalto, matou as três mulheres. Mas faltam provas técnicas consistentes que confirmem o homem na cena do crime. Além disso, a polícia não descarta a participação de outras pessoas no triplo homicídio. Thierry Lima está detido no Conjunto Penal de Itabuna.

MULHERES DESAPARECIDAS SÃO ENCONTRADAS MORTAS NA ZONA SUL DE ILHÉUS

Jovem foi atingida com bala de fuzil em agosto deste ano || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia prendeu, nesta sexta-feira (14), em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, duas pessoas apontadas como responsáveis pelo assassinato de uma mulher, na noite de 18 de agosto deste ano, no distrito de Nova Caraíva. A vítima foi identificada como Raiane Bispo Santana, de 30 ano. A jovem, que trabalhava como auxiliar de cozinha em um restaurante, foi perseguida e assassinada, a tiros, segundo investigações.

Os acusados pelo crime são uma mulher, de 33 anos, e um homem, de 23 anos. Eles foram presos por determinação da justiça de Porto Seguro. As prisões ocorreram em Itabela e no distrito de Trancoso, em Porto Seguro. O trabalho investigativo teve início após a notificação do crime pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Trancoso para onde a vítima foi levada.

Raiane morava em Trancoso havia menos de um ano, mantinha comportamento social reservado e não possuía envolvimento com atividades ilícitas, segundo relatos de familiares. No local do crime, os policiais constataram múltiplos impactos de disparos na parte externa da casa, na janela e na parede interna do quarto onde a vítima dormia, indicando o uso de mais de uma arma de fogo.

Evidências reunidas pela equipe levaram à adoção de medidas cautelares urgentes e à expedição dos mandados, cumpridos durante a Operação Vita, deflagrada pela 3ª Delegacia Territorial de Porto Seguro, com apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Depin). As investigações continuam para identificar outros envolvidos e esclarecer a motivação do crime.

Momento da prisão do suspeito, neste domingo (2), em Itapetinga || Foto PC-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Civil da Bahia prendeu um homem de 27 anos suspeito de tentativa de homicídio contra o próprio filho, um adolescente de 14 anos. De acordo com a corporação, o crime foi cometido na tarde de sábado (1º), no bairro Morada do Parque, em Itapetinga, no médio sudoeste baiano. Os policiais capturaram o homem neste domingo (2), no bairro Vila Rosa, na mesma cidade. No momento da prisão, ele estava com uma arma de fogo.

As investigações da Delegacia Territorial de Itapetinga apontam que a vítima foi atingida por sete disparos de arma de fogo dentro da própria residência, sendo seis nas pernas e um de forma superficial no abdômen.

Inicialmente, familiares informaram que o adolescente teria sido vítima de uma tentativa de assalto, versão descartada pela Polícia após a constatação de inconsistências e a coleta de indícios no local. As diligências apontaram que o autor dos disparos seria o pai do adolescente, que fugiu após o crime.

Na sequência da ação, os policiais receberam informação de que o homem poderia estar escondido em uma residência no bairro Vila Rosa. No local, o suspeito tentou se desfazer de um revólver calibre 38, com duas munições intactas, sendo preso em flagrante e conduzido à delegacia.

Com base nas informações levantadas, os investigadores representaram por mandado de busca, cumprido na manhã desta segunda-feira (3), com apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Pedra Branca), da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Durante a perícia, foram localizadas manchas de sangue em diversos cômodos da casa e estojos de munição calibre 380, confirmando a ocorrência no interior do imóvel.

O material apreendido foi encaminhado à perícia. As investigações prosseguem para a conclusão do inquérito policial. Os investigadores vão pedir que a Justiça converta o flagrante em prisão preventiva.

Joelma foi enterrada viva numa cova rasa || Imagem TV Record Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

A polícia tenta localizar um homem acusado de espancar e enterrar a ex-namorada viva, em um terreno no loteamento Nossa Senhora das Graças, em Itabuna, na noite de domingo (19). Na tentativa de evitar um novo ataque, a Justiça concedeu, nesta terça-feira (21), medida protetiva em favor de Joelma Vieira Santos, de 45 anos, moradora do bairro Santo Antônio.

Joelma Vieira relatou que foi atacada ao sair de casa para ir ao Centro Comercial de Itabuna, na companhia de uma amiga. Armado com uma faca, o homem obrigou a amiga de Joelma Vieira a se afastar deles. Em seguida, sequestrou a ex-namorada, levando-a para uma área deserta para iniciar a sessão de espancamento, usando uma corda para o estrangulamento. Acreditando ter matado a mulher, o acusado abriu uma cova rasa e a enterrou.

O ex-namorado “passou” a corda no pescoço de Joelma Vieira e começou a asfixiá-la, conforme relatou à polícia. A vítima foi enterrada depois de desmaiar. Quando acordou, conseguiu retirar a pedra e terra que estavam sobre o corpo. Ela caminhou até chegar à casa da mãe, que acionou à Polícia Militar e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que a levou para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Com o rosto muito machucado, Joelma Vieira corre o risco de perder um dos olhos e está com problemas de audição. A mulher relatou que namorou com o homem por menos de um ano e havia terminado o relacionamento há dois meses. Chegou a ficar um tempo fora para fugir das ameaças do acusado, mas decidiu retornar para Itabuna. Ela recebeu alta médica nesta terça-feira (21)

Joelma Vieira cobra que a justiça seja feita para que a violência não seja repetida com outras possíveis companheiras do homem. Ele não aceitava o fim do relacionamento com ela. Até a noite de hoje ele não havia sido encontrado para prestar depoimento e ser indiciado por tentativa de feminicídio.

MULHER É ESPANCADA E ENTERRADA VIVA PELO EX-NAMORADO EM ITABUNA

Atirador, de capacete, matou dono de pizzaria || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

A polícia do sul da Bahia ainda tenta identificar o criminoso que assassinou, na noite de sábado (18), um comerciante em Canavieiras. Carlos André da Silva Júnior, de 35 anos, foi atingido por, pelo menos, três tiros por volta das 21h de anteontem, quando estava no interior de uma pizzaria, no centro da cidade. A vítima era proprietária do estabelecimento.

Toda a ação do criminoso foi registrada por câmera de segurança da pizzaria. Usando capacete para dificultar a identificação, o atirador entrou no estabelecimento e pediu para olhar o cardápio. Ele conversa, normalmente, com Carlos André e, em seguida, o distrai, para fazer os disparos.

Criminoso fez disparo na cabeça da vítima

O criminoso ainda dispara contra a vítima quando ela já estava caída, no chão. Os clientes e funcionários se assustam com ação do criminoso, que ainda aponta a arma em direção um grupo sentado à mesa quase na saída do estabelecimento. Um homem que estava na porta se assusta e sai correndo, seguido do atirador.

Carlos André foi socorrido e levado para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, mas não resistiu. A vítima foi atingida na cabeça e no tórax. O corpo dele foi liberado na manhã desta segunda (20) do Departamento de Polícia Técnica e será velado em Canavieiras. O horário do sepultamento ainda não foi divulgado.

De acordo com a polícia, Carlos André da Silva Júnior não tinha envolvimento com a criminalidade. Amigos afirmaram ao PIMENTA que o rapaz era trabalhador e não fazem ideia do que teria motivado a ação do criminoso. A polícia busca imagens de câmeras de segurança da cidade para saber para onde e como o atirador fugiu. Atualizado às 14h20min para correção de informação.

Polícia prende suspeito de abusar de criança de 10 anos || PC
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil iniciou, na tarde desta sexta-feira (17), as ações de combate à exploração sexual infantil no município de Belmonte, no extremo-sul da Bahia. Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva contra um comerciante de 63 anos, investigado por suspeita de abusar sexualmente de uma criança de 10 anos.

O crime, de acordo com investigações da Polícia Civil, teria ocorrido em um estabelecimento comercial mantido pelo investigado, na localidade de Ponta de Areia, em Belmonte. A vítima foi ouvida em depoimento especial, conforme prevê a legislação, ocasião em que relatou os atos de violência sofridos.

A criança recebeu atendimento médico e será acompanhada pelo serviço psicossocial do município. Segundo a Polícia Civil, oitivas e diligências seguem em andamento para identificar se o suspeito fez outras vítimas e reunir novos elementos que subsidiem o inquérito policial.