Casal foi morto em 2018 no extremo-sul da Bahia || Foto redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (9), mandado de prisão preventiva contra um homem de 35 anos, indiciado em inquéritos policiais nos municípios de Porto Seguro e Itabela, no extremo-sul da Bahia, por crimes como roubo, receptação e duplo homicídio. O nome do acusado não informado.

O suspeito foi localizado no bairro Santiago, em Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, após monitoramento realizado por equipes da Polícia Civil. No momento da abordagem, ele tentou ocultar sua identidade, mas foi conduzido à unidade policial, onde teve o mandado cumprido.

Além de roubos a estabelecimentos comerciais no distrito, o homem é apontado como coautor de um duplo homicídio ocorrido em 2018, no bairro Triunfo, no município de Itabela, também no extremo-sul da Bahia. As vítimas, o casal Beatriz Pereira Machado e Jucélio Brito Lima, foram atingidos com mais de 20 tiros, no interior de um veículo. O duplo homicídio estaria relacionado ao tráfico de drogas.

A operação para prender o suspeito foi realizada pela 2ª Delegacia Territorial de Arraial d’Ajuda, com apoio da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Descobrimento) e da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis).

Weider da Silva Santos foi morto a tiros na noite de sábado (5).
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia tenta identificar os envolvidos na execução do servidor público municipal Weider da Silva Santos. O motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, foi assassinado na noite de sábado (5), na Aldeia Juerana.

As primeiras informações são de que, ao menos, quatro bandidos fortemente armados, encapuzados, invadiram a casa de Weider da Silva Santos. Os criminosos torturaram e, depois, fizeram diversos disparos contra ele. O servidor público morreu no local, antes que os colegas o socorressem.

Antes de se tornar motorista do Samu, “Big Samuzinho”, como era chamado carinhosamente pelos colegas, exerceu a mesma função no Departamento de Polícia Técnica de Porto Seguro. Ele era muito querido. “Vai nos fazer muita falta. Ainda não acredito que você foi ceifado com tanta crueldade”, disse um dos amigos da vítima.

Jovem foi morto a tiros em maio de 2023 || Fotos Fotos Verdinho e GSW
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis da Delegacia de Homicídio de Itabuna cumpriram, nesta segunda-feira (16), no Conjunto Penal no município sul-baiano, mandado de prisão temporária contra um homem acusado de assassinar Hamilton Junior Jesus Reis, de 23 anos. O crime ocorreu na madrugada de 10 de maio de 2023. O nome do suspeito de executar o jovem não foi divulgado pela polícia. Ele está detido desde o ano do crime.

Hamilton Junior Jesus Reis foi atingido por disparos de arma de fogo, por volta das 2h da madrugada, na Rua Firmino Alves, no bairro da Mangabinha. Conforme as investigações, o crime teria sido motivado por uma dívida relacionada à compra de drogas. O suspeito estaria sendo cobrado pela vítima.

JOVEM É EXECUTADO EM ITABUNA

Mulher recebe ameaça e bala de fuzil || Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher recebeu uma carta com ameaças e contendo munição de fuzil em um envelope, em Ilhéus, no sul da Bahia. A vítima relatou para a Polícia Civil que, na carta, foi acusada de estar se relacionando com o namorado da suspeita de ter enviado a “encomenda”, mas negou o envolvimento.

Entre ofensas e xingamentos, a carta tinha palavras de intimidação, como a seguinte frase: “A outra dessa é na sua cabeça”. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um motoboy fez a entrega em uma loja no centro da cidade. Ele falou com o segurança e encontrou a vítima, funcionária do estabelecimento e destinatária da correspondência.

Durante as investigações, os policiais identificaram o motoboy por meio das imagens de câmeras de segurança. Ele contou que recebeu o pagamento apenas para fazer a entrega e não sabia o conteúdo do envelope. Após depoimento do homem, a polícia identificou a principal suspeita.

SUSPEITA SE APRESENTOU À POLÍCIA

A mulher foi intimada e se apresentou na delegacia com dois advogados. Em depoimento, ela negou ter enviado a carta com a munição, mas confessou ter feito ameaças contra a vítima por um aplicativo de mensagens. Ela foi ouvida e liberada. O caso foi registrado na delegacia de Ilhéus no dia 30 de maio.

Segundo o delegado Marcos Laroca, responsável pelo caso, a Polícia Civil concluiu que a mulher foi a responsável pelo envio das ameaças e ela pode responder pelo crime de ameaça. A munição do fuzil foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e vai passar por perícia. Do G1.

Tiroteio deixa dois mortos no Centro Comercial de Itabuna || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um tiroteio no início da manhã deste domingo (8), no Centro Comercial de Itabuna, tradicional feira livre do município do sul da Bahia, deixou duas pessoas mortas e uma ferida. As primeiras informações são de que homens armados chegaram atirando em direção às vítimas. Duas delas morreram no local.

A terceira vítima teria sido levada em estado grave por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Testemunhas relataram que as vítimas ainda tentaram escapar, mas foram cercadas pelos atiradores e não tiveram chance de defesa. Os criminosos fugiram em um carro de placa ainda não identificada.

Policiais militares foram até o local do tiroteio e fizeram ronda na região, mas ninguém havia sido preso até o início da tarde. Os peritos chegaram ao local por volta das 6h20min. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT). Os nomes das três pessoas ainda não foram divulgados.

A maior feira livre de Itabuna há anos tornou-se um dos pontos de comércio de drogas e prostituição à noite. O local tem sido usado também para abrigo de moradores de rua. A situação de violência ocorre mesmo com a Polícia Militar mantendo uma unidade no Centro Comercial. Da Redação com informações de Tom News.

Homem é morto com requinte de crueldade em Eunápolis || Foto PME
Tempo de leitura: < 1 minuto

Investigadores da 23ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, encontraram, neste sábado (7), em um matagal, na região do bairro Recanto das Árvores, o corpo de um homem, morto com requinte de crueldade. A vítima foi decapitada e estava com os braços amarrados com corda. Tudo indica que o homem foi atingido, principalmente, com paralelepípedo.

A cabeça do homem negro, aparentando ter entre 37 e 42 anos, estava muito machucada, praticamente separada do corpo. Suja de sangue, a pedra, que deve ter sido usada no crime, foi encontrada a poucos metros do corpo. A suspeita é que a vítima tenha sido sequestrada, amarrada e levada para o matagal, onde foi morta.

O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). A Polícia Civil de Eunápolis trabalha para identificar os criminosos e descobrir a motivação do crime. A cidade do extremo-sul da Bahia vem enfrentando seguidos episódios de violência. A maior parte dos crimes é atribuída a integrantes de facções.

Cantor Lucca Makezi é morto a facadas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem ensanguentado correndo pelas ruas em busca de socorro assustou moradores de Itacaré. De acordo com testemunhas, uma briga entre casal terminou em tragédia, na manhã deste sábado (31), no principal destino turístico do sul da Bahia. Natural de Ilhéus, o cantor Lucas dos Santos Lima, mais conhecido como Lucca Makezi, de 27 anos, foi atingido a golpes de faca pela companheira.

A suspeita do crime é uma adolescente de 17 anos, que foi apreendida em flagrante e levada por uma equipe da 72ª Companhia Independente da Polícia Militar para a sede da Coordenadoria Regional da Polícia Civil em Ilhéus. A menor deve ser ouvida pela Promotoria da Infância e Juventude e pode ser transferida para um centro de recuperação de menor infrator.

O crime ocorreu no bairro Novo, na periferia de Itacaré. Lucca Makezi foi esfaqueado no tórax, segundo testemunhas, durante uma discussão com a companheira. Ensanguentado, ele saiu em busca de socorro. Foi ajudado por populares. Em estado crítico, ainda chegou a ser atendido no Hospital de Itacaré e seria transferido para o Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, mas não resistiu.

Mostrando arrependimento, a menor, acompanhada pela mãe, ainda foi até o hospital para saber do estado de saúde do companheiro. Acabou presa no local. O corpo de Lucca Makezi deve ser sepultado neste domingo, depois de liberado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Homem usa facão para danificar automóvel || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: 3 minutos

Um homem foi flagrado danificando um carro a golpes de facão, nesta segunda-feira (12), no bairro Urbis IV, em Itabuna. O veículo, conforme a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, pertence a um agente de trânsito. O agressor também feriu o braço do servidor público com a arma branca, afirmou a Settran em nota (leia a íntegra ao final do texto).

Ainda de acordo com a Settran, o servidor também foi vítima de uma tentativa de atropelamento. O caso foi parar na Delegacia de Polícia, onde o agente de trânsito e o titular da Settran, Fernando Benigno, acusaram o homem de crime de dano qualificado, lesão corporal e tentativa de homicídio.

Conforme uma das versões sobre o caso, o agente de trânsito teria utilizado spray de pimenta contra o homem, após repreender o cidadão sobre irregularidade na condução de um automóvel. O suposto uso do gás teria despertado a fúria do agressor.

Ouvida pelo site, a assessoria da Settran afirmou que a versão sobre o uso de spray não foi mencionada pelo agente de trânsito e que o gás não faz parte dos recursos empregados pelos servidores no exercício da função pública. No relatório do caso à Pasta, o agente de trânsito informou que o agressor havia parado o carro no meio da rua e se revoltou quando solicitado a desobstruir a via pública.

Ao PIMENTA, a Polícia Civil confirmou que o agente de trânsito foi ferido e encaminhado a um hospital. A esposa do agressor é apontada como autora da tentativa de atropelamento contra o servidor público, segundo a corporação.

“A tentativa de homicídio, as lesões corporais e o crime de dano foram registrados na 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna), que está realizando oitivas e diligências para apurar a autoria e a motivação do crime, praticado pelo casal. Foi expedida uma guia para exame de corpo de delito”, informou a Polícia em nota ao site.

Assista ao vídeo.

Leia a nota da Settran.

NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Itabuna (SETTRAN) vem a público manifestar veemente repúdio ao ato de extrema violência ocorrido nesta segunda-feira (12), quando um de nossos agentes de trânsito foi covardemente agredido por um motorista que, de forma criminosa, utilizou um facão para danificar o veículo do agente, chegando a ferir o mesmo no braço com um golpe da mesma arma e ainda tentou atropelá-lo.

A gravidade do ocorrido mobilizou de imediato o secretário Fernando Benigno, que acompanhou a vítima até a Delegacia de Polícia, junto com o setor jurídico da SETTRAN. Na unidade policial, o agressor foi formalmente denunciado e o caso foi devidamente registrado como crime de dano qualificado, lesão corporal e tentativa de homicídio.

A SETTRAN reafirma seu total apoio ao agente ferido, que cumpria seu dever legal e institucional com profissionalismo e zelo. Atos de violência contra servidores públicos não serão tolerados e serão combatidos com todos os instrumentos legais à disposição.

Repudiamos ainda com firmeza a conduta de alguns blogs e páginas de redes sociais que, de forma irresponsável, veicularam informações distorcidas e falsas sobre o ocorrido, tentando inverter a lógica dos fatos e atacar a credibilidade do trabalho desempenhado por nossos agentes.

A Secretaria reforça seu compromisso com a ordem pública, a segurança viária e o respeito às leis. Toda agressão contra servidor no exercício da função é uma agressão ao próprio Estado e à sociedade que ele representa.

Itabuna, 12 de maio de 2025.
Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito – SETTRAN

Atualizado às 20h31min para acréscimo de informações.

Corpo de Ana Lúcia Carvalho é encontrado em Camacan
Tempo de leitura: < 1 minuto

A esperança da família e dos amigos de encontrar Ana Lúcia Carvalho Silva, de 20 anos, ainda com vida acabou na noite desta terça-feira (29). A polícia encontrou o corpo da jovem enterrado numa cova rasa, em um terreno de difícil acesso, nas imediações da localidade conhecida como Rua da Jaqueira. O ex-namorado da vítima confessou o crime.

Como está em estado avançado de decomposição, a confirmação precisa de resultado de laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ana Lúcia Carvalho Silva desapareceu no dia 3 de abril. O ex-namorado da jovem é o principal suspeito do crime. O homem chegou a ser conduzido para a delegacia, mas, no primeiro momento, negou que soubesse do paradeiro da vítima.

De acordo com as investigações, antes de desaparecer, Ana Lúcia Carvalho e o ex-namorado, cujo nome não foi divulgado, tiveram uma discussão séria. De acordo com a polícia, o homem matou a jovem e enterrou o corpo. Ela era uma pessoa muito querida na cidade e nunca se envolveu com coisas erradas, segundo relatos de amigos da jovem.

Ana Lúcia Carvalho teve contato com a família, pela última vez, na noite do dia 3, quando telefonou para mãe informando que iria para casa dela. “Ela telefonou às 23h30min do mesmo dia falando que ia para minha casa e não chegou, contou na época dona Lucineide Carvalho, que espera agilidade nas investigações. Atualizado às 11h50min para correção de informações.

Ana Carla Coitinho foi assassinada em Coaraci
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de uma comunidade conhecida como Beribau 3, em Coaraci, no sul da Bahia, tiveram uma noite de sábado (26), violenta, com tiros, uma mulher assassinada e uma criança baleada. Ana Carla Coitinho dos Santos, de 37 anos, foi morta no interior da casa onde morava. A filha dela, uma menina de 12 anos, também foi baleada.

O suspeito do assassinato e tentativa de homicídio seria o companheiro de Ana Carla. Preso em flagrante, o acusado não teve o nome divulgado pela Polícia Civil. Ele também atirou contra a menina, que teria tentado defender a mãe. A criança foi levada para um hospital de Itabuna. Seu estado de saúde não foi divulgado.

A polícia investiga a motivação para o ataque contra a mulher e criança. Existem suspeitas de que o autor dos disparos seja integrante de uma facção criminosa que atua no sul a Bahia. A polícia também investiga se existem outras pessoas envolvidas no assassinato de Ana Carla Coitinho. Não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento da vítima.

Homens desaparecem e são encontrados mortos || Fotomontagem Barra Grande 24h
Tempo de leitura: < 1 minuto

Chegaram ao fim, nesta terça-feira (8), as buscas por dois homens que estavam desaparecidos desde o final de semana. Moradores de Ubaitaba e Maraú, Flavio Pereira Costa e Fredson Santos Castro foram espancados e mortos. Os corpos dos dois foram encontrados na zona rural de Maraú.

Os dois amigos saíram de motocicleta, no sábado (5), e não mais foram vistos. Hoje, os corpos foram encontrados já em estado de decomposição, numa propriedade rural. Existem suspeitas de que Flavio Pereira e Fredson Santos tenham sido sequestrados, espancados e mortos. Eles estavam com as mãos amarradas e teriam sido mortos a tiro.

Flavio Pereira trabalhava num lava jato, em Faisqueira, em Ubaitaba, e Fredson Santos era morador do Quitungo, em Maraú, e atuava como mecânico, conforme as primeiras informações. Mas também teriam passagem pela polícia. A Polícia Civil não descarta nenhuma hipóteses para as execuções. Os corpos dos dois homens foram levados para o Departamento de Polícia Técnica em Ilhéus e deverão ser sepultados nesta quarta-feira (9).

Leandro foi morto a tiros no Hernani Sá || Foto Fábio Roberto Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Criminosos assassinaram um jovem a tiros, na noite desta terça-feira (25), no Hernani Sá, bairro da zona sul de Ilhéus. Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que a vítima foi identificada como Leandro Batista dos Santos, de 25 anos. Um homem de 41 anos, que estava com Leandro, também foi baleado, mas sobreviveu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) prestou os primeiros socorros à segunda vítima e a levou para o Hospital Regional Costa do Cacau. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

De acordo com a Polícia Civil, os crimes foram praticados por dois homens, que utilizaram uma motocicleta para fugir. A 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) instaurou inquérito para investigar a autoria e a motivação do homicídio e da tentativa de homicídio.

“Oitivas e diligências estão em andamento para esclarecer o caso. As guias perícias foram expedidas e o corpo de Leandro removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT)”, acrescentou a corporação em nota enviada ao site.

Presidente do PV na Bahia já foi liberado || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente do Partido Verde (PV) na Bahia, Ivanilson Gomes, foi libertado na noite deste sábado (15), em Salvador, e se encontra em segurança, conforme informou a Polícia Civil na manhã deste domingo (16). Ele foi encaminhado para a Delegacia Especializada Antissequestro da Polícia Civil, que está à frente das investigações.

A equipe agora trabalha visando a identificação e prisão de todos os envolvidos no crime. Um dos suspeitos de participar do sequestro já se encontra preso. O acusado seria um filiado do PV e funcionário do partido. Mas a polícia não confirmou o nome dele, que segue detido em Salvador. O suspeito seria morador do Complexo do Nordeste de Amaralina. A polícia chegou ao acusado pela dinâmica do crime.

Os sequestradores chegaram exigindo uma quantia que estaria guardada no local. Como não encontraram, sequestraram Ivanilson Gomes. Ele foi levado por volta das 14h30min de sexta-feira (14), da sede do PV, no Rio Vermelho, em Salvador. A ação foi filmada por câmeras de segurança. As filmagens ajudarão na identificação de dois dos envolvidos, que estão foragidos.

POLÍCIA PRENDE UM DOS SUSPEITOS DE SEQUESTRO DO PRESIDENTE ESTADUAL DO PV

Presidente estadual do PV foi sequestrado || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia prendeu um dos suspeitos de envolvimento no sequestro do presidente do Partido Verde (PV) da Bahia, Ivanilson Gomes, ocorrido nesta sexta-feira, no Rio Vermelho. O acusado seria o secretário estadual da Juventude do partido, morador do Boqueirão, no Complexo do Nordeste de Amaralina. Ivanilson segue desaparecido.

Câmeras de segurança flagraram quando dois homens desceram de um carro branco, caminharam até a sede do PV. No local, os bandidos tomaram os aparelhos celulares dos funcionários e exigiram uma quantia que acreditavam estar escondida. Não encontraram o dinheiro e decidiram sequestrar Ivanilson Gomes.

Governador discute com a cúpula da segurança ações para encontrar sequestradores de presidente do PV || Foto Wuiga Rubini/GOVBA

A maneira como o sequestro ocorreu fez a polícia suspeitar que havia gente conhecida envolvida no crime. Depois de ouvir testemunhas, os investigadores chegaram ao homem preso horas depois do sequestro. A polícia não divulgou mais detalhes sobre as investigações.

Neste sábado (15), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner; a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; e com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho. Eles discutiram em Jussari, onde o governador cumpriu agenda hoje, novas ações de inteligência para elucidação do crime. No município do sul da Bahia, Jerônimo inaugurou o Pelotão da Polícia Militar e a Delegacia Territorial (DT) no município do sul da Bahia.

Lorena foi assassinada a tiros na noite de segunda-feira || Foto redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia tenta prender os homens que invadiram uma casa na 3ª Travessa, no bairro Novo Ilhéus, na madrugada de segunda-feira (3), dominaram uma família e fizeram vários disparos contra duas pessoas. Os criminosos também esfaquearam as vítimas. Lorena Brandão Nascimento, de 25 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Alisson Gomes, de 28 anos, que seria namorado dela, também foi baleado e esfaqueado, mas sobreviveu. Em estado grave, ele foi levado por uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Regional Costa do Cacau, também em Ilhéus. Não há informações sobre o quadro de saúde do homem.

De acordo com testemunhas, os criminosos chegaram ao imóvel se passando por policiais. Eles arrombaram a porta, renderam todos que estavam na casa, incluindo crianças, e atiraram contra o casal. Depois, ainda esfaquearam as vítimas. Os bandidos estavam encapuzados, conforme relatos de testemunhas. O corpo de Lorena Brandão Nascimento foi sepultado em Ilhéus, na tarde de ontem. PIMENTA com informações de FRN.