Yaritssa Santana foi assassinada hoje (9), em Gongogi || Foto Ubatã Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil da Bahia investiga as circunstâncias do assassinato de Yaritssa Santana Silva dos Santos, de 24 anos, nesta quinta-feira (9), em Gongogi, no sul da Bahia. A jovem foi morta a tiros, dentro da casa onde morava, na avenida Gongogi, região central da cidade. O filho dela, uma criança de 3 anos, presenciou o crime.

Segundo informações, o crime teria sido cometido por um grupo de homens, que invadiu a casa da vítima durante a madrugada. Acionada, a Polícia Militar chegou a fazer buscas após o crime, mas, até o momento, ninguém foi preso. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez o levantamento cadavérico.

Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que o inquérito é conduzido pela 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus, vinculada à 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior. “Diligências são realizadas no sentido de identificar autoria e motivação para o crime”, acrescentou a corporação. Com Ubatã Notícias.

Matheus Bidu estava desaparecido desde o dia 23 || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Foi encontrado, na noite desta quarta-feira (1º), o jovem suspostamente sequestrado no último dia 23, no bairro Conceição, em Ubaitaba, no sul da Bahia. As primeiras informações são de que Matheus de Jesus Bidu, de 25 anos, relatou ter sido deixado em trecho da rodovia que liga o distrito de Taboquinhas à cidade de Itacaré.

Matheus de Jesus contou ainda que caminhou até um posto de combustíveis em Aurelino Leal, onde pegou uma carona até em casa, em Ubaitaba. Debilitado e sujo, ele estava usando as mesmas roupas do dia em que saiu de casa para buscar a esposa em um ponto de ônibus na Avenida Fernando Lona, em Ubaitaba.

Mais detalhes sobre o desaparecimento de Matheus de Jesus devem ser divulgados nesta quinta-feira (2), pela Polícia Civil de Ubaitaba e familiares do jovem. Depoimentos vão confirmar se o rapaz foi realmente sequestrado. Com informações do Ubatã Notícias.

MISTÉRIO: JOVEM SAI DE CASA PARA BUSCAR A ESPOSA E DESAPARECE NO SUL DA BAHIA

Criminoso atira em vítima já caída no chão || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil confirmou a morte de um dos três jovens baleados nesta sexta-feira (19), em uma serralheria na Barra do Itaípe, zona norte de Ilhéus. Ao PIMENTA, a corporação informou que o serralheiro Breno Araújo Santos de Jesus, de 20 anos, morreu no local. As outras duas vítimas sobreviveram.

Imagens de videomonitoramento sugerem que Breno foi alvo de execução. Câmera externa registrou a movimentação dos dois autores do crime, que chegaram ao local em uma moto, por volta das 16h28min. Um deles, de capacete azul, passa em frente à serralheria e para no imóvel ao lado, como se estivesse sondando a localização da vítima.

Na sequência, ele entra na serralheria com uma pistola em punho e atira várias vezes contra Breno, mesmo com a vítima já caída no chão. Depois, o atirador se volta para os demais funcionários e, na gravação de câmera interna, é possível vê-lo atingindo um serralheiro em uma das pernas, antes de fugir de moto com o comparsa.

A Delegacia Territorial de Ilhéus investiga a autoria e motivação do ataque. Assista ao vídeo citado.

Criminoso atira em vítima já caída no chão || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Criminosos fizeram um ataque a tiros contra empregados de uma serralheria, nesta sexta-feira (19), na Barra do Itaípe, zona norte de Ilhéus. Ao menos dois funcionários do estabelecimento foram atingidos.

O PIMENTA teve acesso a imagens de câmeras de videomonitoramento que registraram o crime em três perspectivas. Duas delas mostram a ação criminosa dentro da oficina. Um homem magro, de capacete, entra no local e atira nos funcionários. Uma das vítimas foi atingida na perna. Na sequência, é possível ver outra vítima baleada, que desmaiou enquanto pedia socorro a um colega de trabalho.

Atirador ataca segunda vítima dentro de oficina || Imagem Redes Sociais

Outra câmera filmou a ação na área externa. A gravação mostra que um segundo criminoso, também de capacete, deu cobertura ao ataque. A dupla, que chegou ao local por volta das 16h28min, espera alguns minutos antes de agir, como se estivesse fazendo uma sondagem. Assista ao vídeo.

ILHÉUS: POLÍCIA CONFIRMA ÓBITO DE VÍTIMA DE ATAQUE A TIROS NA BARRA DO ITAÍPE

Igor foi baleado dentro de carro e morreu na hora || Foto Fábio Roberto Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

A intensa movimentação de pessoas em horário de final de expediente não inibiu a ação de criminosos que assassinaram um jovem a tiros, nesta quinta-feira (11), por volta das 17h30min, em frente ao ponto de ônibus do Supermercado Alana, no Centro de Ilhéus. A vítima foi identificada como Igor Santos Batista, de 26 anos.

Transeuntes observam cena do crime || Foto Redes Sociais

Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que Igor e o irmão dele estavam em um carro quando dois homens se aproximaram do veículo e dispararam contra a vítima, que morreu no local. Os autores do crime, que estavam em uma moto, fugiram na sequência. Segundo informações, o irmão de Igor não foi baleado.

O Departamento de Polícia Técnica recolheu o corpo para necrópsia. Conforme a Polícia, imagens de câmeras de videomonitoramento e diligências investigativas irão contribuir para a identificação dos autores do homicídio.

Adolescente e jovem foram sequestrados e mortos no extremo-sul
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os corpos de um jovem e um adolescente foram encontrados, nesta quinta-feira (4), às margens da BR-101, no trecho entre Itabela e Itamaraju, no extremo sul da Bahia. Eles foram sequestrados na noite de domingo (31), em Nova Caraíva, em Porto Seguro, e não foram mais vistos.

As vítimas foram identificadas como Luan Almeida Oliveira, de 26 anos, e Kauan Jesus de Souza, de 13. Os dois, segundo relatos de testemunhas, foram sequestrados por homens fortemente armados. A suspeita é de que eles tenham sido executados por uma facção criminosa. A polícia está investigando os crimes.

Marisol foi assassinada na noite de sexta-feira (29).
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia tenta prender Magno Araújo da Silva, acusado de assassinar, a facadas, na noite de sexta-feira (29), no distrito de São Roque, em Coaraci, no sul da Bahia, a ex-namorada. Marisol Batista de Jesus, de 18 anos, foi espancada e, depois, esfaqueada pelo acusado, segundo testemunhas. Ela foi atacada quando estava em um bar com amigos.

Magno Araújo da Silva teria chegado ao local, puxado Marisol Batista pelo cabelo e, na sequência, desferido os golpes. O dono do bar ainda tentou evitar o ataque, mas também foi esfaqueado. As duas vítimas foram levadas para um hospital, mas a jovem não resistiu aos ferimentos. O dono do bar está internado, mas o estado de saúde não foi divulgado.

De acordo com a polícia, Marisol Batista havia terminado o namoro, mas Magno Araújo não aceitava e estava perseguindo a vítima. A jovem havia registrado boletim contra o suspeito na sexta-feira pela manhã e estava esperando uma medida protetiva. O crime deixou a população do pequeno distrito de São Roque revoltada. Moradores cobram agilidade na prisão do suspeito.

Mário foi assassinado em abril || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A mulher acusada de assassinar o marido, em Santa Cruz da Vitória, teve a casa invadida e foi executada a tiros, na noite de quinta-feira (28), naquele município. Diele Meira de Jesus, de 26 anos, havia confessado ter esfaqueado Mário dos Santos Araújo, 33 anos, depois de receber um tapa na cara, segundo a polícia.

Diele Meira chegou a ficar presa no Conjunto Penal de Itabuna, mas foi solta, com restrições, para responder o processo em liberdade. Ela fazia uso de tornozeleira eletrônica.

O assassinato de Mário dos Santos ocorreu em abril deste ano. Na noite de ontem, um homem invadiu a casa onde Diele Meira morava, no bairro Antônio, e a executou. A polícia investiga se o crime foi motivado por vingança, mas não descarta outras hipóteses.

De acordo com a Polícia Civil, imagens de câmeras de segurança do bairro onde o crime ocorreu estão sendo analisadas para tentar identificar o assassino de Diele.

Servidor da Prefeitura de Itabela foi assassinado no mês passado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Agentes da Delegacia Territorial da Polícia Civil e policiais militares de Itabela, no extremo-sul da Bahia, cumpriram mandado de prisão temporária contra mais um suspeito de envolvimento de latrocínio (roubo seguido de morte), que teve como vítima o servidor público Antônio Carlos Gonçalves dos Santos, de 58 anos. Cleison Ramos Santos, de 18 anos, foi localizado no distrito de Monte Pascoal.

O crime que vitimou Antônio Carlos Gonçalves ocorreu na madrugada do dia 31 de julho deste ano, também em Monte Pascoal. Na ocasião, conforme investigações da Polícia Civil, Antônio Carlos foi surpreendido por dois homens armados, que efetuaram disparos de arma de fogo e subtraíram dinheiro e o aparelho celular do servidor público. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

As investigações apontaram a participação de mais de um autor no crime. No início deste mês, um homem identificado como Roney Nascimento Lima, de 23 anos, já havia sido detido e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva, também pelo envolvimento no caso. O inquérito policial segue em andamento para responsabilizar todos os envolvidos no crime.

Polícia resgatas vítimas de sequestro e prende um dos suspeitos || Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

As polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal identificaram e prenderam um dos suspeitos de invadir uma fazenda, em São João de Panelinha, distrito de Camacan, no sul da Bahia. Três pessoas estavam dormindo quando os bandidos chegaram à propriedade rural na madrugada de sábado (26).

De acordo com a polícia, os bandidos espancaram o dono da propriedade e exigiram dinheiro. Como não havia nenhum valor no imóvel, levaram um aparelho televisor, duas espingardas, gêneros alimentícios e um veículo. O carro foi apreendido com o suspeito. Ele não teve o nome divulgado. Na fuga, os homens armados sequestraram duas mulheres (mãe e filha), mas deixaram o pai de uma delas no imóvel.

As duas mulheres foram liberadas pelos criminosos na BR-101, na região da Chame Pedreira, já em Itabuna. Sem ferimentos, mas muito assustadas com a violência dos bandidos com o dono da fazenda (pai da jovem e marido da senhora), as duas foram encontradas por policiais militares e levadas para a Delegacia da Polícia Civil, em Itabuna. A polícia ainda tenta prender os outros envolvidos na ação criminosa.

Justiça condena suspeitos de esfaquear mulher na zona sul de Ilhéus || Foto FRN
Tempo de leitura: 2 minutos

A justiça acatou denúncia oferecida pelo Ministério Público da Bahia e condenou os dois homens acusados de  esfaquear duas pessoas, na manhã do dia 15 de janeiro deste ano, em Ilhéus. As vítimas faziam caminhada pelas margens da BA-001, na zona sul da cidade. Ruan Rodolfo Miranda Pereira e Fernando Oliveira dos Santos, ambos de 20 anos, foram condenados a 38 anos de prisão, em regime fechado, por latrocínio (roubo seguido de morte) e tentativa de latrocínio. Os dois já estão detidos.

De acordo com as investigações da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Ilhéus e denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual, Fernando Oliveira e Ruan Rodolfo atacaram, numa tentativa de roubo, a indígena Eurides Monteiro Nascimento Carmo, de 58 anos, e amigo dela, Alaelson Demetro Nascimento. Os dois faziam caminhada matinal quando foram atingidos pelos homens armados com facas.

Mesmo sem esboçar reação, dona Eurides Monteiro foi esfaqueada logo depois do anúncio do roubo. Golpeada pelos bandidos, a vítima caiu no local e não resistiu aos ferimentos. Alaelson Demetro ainda tentou evitar o ataque, usando um guarda-chuvas para afastar os criminosos, mas acabou esfaqueado na barriga. Ele foi socorrido para o Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, e sobreviveu.

CONFESSOU E DEPOIS NEGOU

Segundo relatório da Polícia Civil de Ilhéus, os acusados foram presos no mesmo dia do ataque às vítimas. Um deles, Ruan Rodolfo, confessou, na delegacia, que ele e o parceiro Fernando foram os autores dos golpes contra Eurides Monteiro e Alaelson Demetro. As facas usadas na ação criminosa eram da casa da avó de Ruan Rodolfo,  conforme informou em depoimento à polícia. Ele teria indicado o local onde as armas brancas haviam sido descartadas.

Em depoimento à polícia, Ruan relatou que a faca usada por ele estava torta exatamente ter desferido os golpes nas vítimas. Já Fernando Oliveira teria utilizado um punhal no ataque. Disse ainda ser acostumado a praticar roubos na Avenida Soares Lopes e usuário de drogas. Os dois negaram a autoria dos crimes em juízo, mas o juiz Guilherme Vieito Barros Júnior viu elementos que não deixaram dúvidas.

Na contramão da violência em geral, feminicídios crescem || Foto Joédson Alves/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira (24), informa que, em 2024, o Brasil registrou 44.127 mortes violentas intencionais. É o menor patamar da série histórica iniciada em 2012. Também representa redução de 5,4% na comparação com os 46.441 casos de 2023.

No ano passado, a taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes foi de 20,8, também a menor desde o início da série histórica da publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O País registrou a taxa mais alta em 2017, de 31,2 por 100 mil. O indicador mantém tendência de queda desde 2018.

No texto que pondera os dados do Anuário, os pesquisadores responsáveis relembram que, em 2017, as duas maiores facções criminosas do País, Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho, entraram em guerra no sistema penitenciário.

“A violência rapidamente ultrapassou os muros dos presídios, espalhando-se pelas ruas, especialmente nos estados das regiões Norte e Nordeste. Em 2017, os estados do Nordeste registraram uma taxa média de MVI [Mortes Violentas Intencionais] de 49,0 por 100 mil
habitantes, enquanto, no ano seguinte, a taxa na região Norte atingiu 45,4 por 100 mil.

DESAPARECIMENTOS

Conforme o Anuário, a taxa de registros de desaparecimentos cresceu 4,9% no Brasil em 2024, totalizando 81.873 casos notificados às Polícias Civis de todo o País.

“Após uma queda acentuada nos anos de 2020 e 2021, período da pandemia de Covid-19, os registros voltaram a subir, atingindo, no último ano, o maior número desde 2018. Considerando as estatísticas recentes, foram realizadas, em média, quatro notificações de desaparecimento por hora às autoridades policiais”.

No sul da Bahia, um dos desaparecimentos registrados no ano passado foi o de Alan Carlos Nascimento Santos, de 14 anos, visto pela última vez na tarde de 13 de julho de 2024, quando pedalava às margens da BA-001, no São Domingos, zona norte de Ilhéus. O adolescente continua desaparecido (relembre detalhes).

VIOLÊNCIA RECUA NA BAHIA, MAS ESTADO AINDA É O MAIS LETAL 

A Bahia registrou 6.036 mortes intencionais em 2024, 8,4% a menos do que em 2023 (6.579). Apesar da redução, o estado ainda é o mais letal do País em números absolutos, muito à frente do segundo colocado, Rio de Janeiro, que teve 3.809 mortes desse tipo no ano passado.

Já a maior taxa de letalidade por 100 mil habitantes é do Amapá (45,1), seguido por Bahia (40,6), Ceará (37,5) e Alagoas (35,4). A menor é a de São Paulo (8,2).

Pelo terceiro ano seguido, as polícias baianas foram as mais letais do Brasil em números absolutos, com 1.556 mortes. No ano passado, uma em cada quatro mortes no estado resultou de ação policial. Em termos proporcionais, a liderança nesse quesito é do Amapá.

FEMINICÍDIOS EM ALTA

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta tendência de alta da violência de gênero no País, na contramão dos índices de violência em geral. O Brasil registrou 1.492 feminicídios em 2024, maior número desde o início da tipificação do crime, em 2015, e 0,7% acima do registrado em 2023 (1.475).

Atualizado às 19h05min para correção.

Suspeitos de envolvimento na morte de motorista de aplicativo são presos || Foto PC
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma operação policial, na manhã deste sábado (19), prendeu dois homens investigados por envolvimento na morte do motorista de transporte por aplicativo Weverton Antônio dos Santos, sequestrado e esquartejado em maio deste ano, em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. Os nomes dos acusados não foram divulgados.

Os suspeitos foram detidos durante a Operação Colecionador. Ação teve como alvo um grupo criminoso suspeito de tráfico de drogas e homicídios no extremo-sul da Bahia. Um das vítimas dos marginais foi Weverton Antônio dos Santos. Os bandidos tiveram a ousadia de filmar o crime e enviar as imagens para os contados da vítima.

 

Weverton Antônio dos Santos foi esquartejado em Eunápolis

Durante a operação de ontem, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva contra um homem, flagrado com imagens de mortes praticadas pela organização. Outro investigado também foi preso em flagrante. Os policiais apreenderam porções de maconha e munições.

OUTROS SUSPEITOS PRESOS

Com as duas prisões deste sábado, o número de acusados detidos pelo homicídio do motorista por aplicativo subiu para quatro. Os suspeitos permanecem à disposição do Poder Judiciário. Os mandantes do assassinato também já tiveram suas prisões decretadas pela Justiça.

A Operação Colecionador contou com a participação da Força-Tarefa da Polícia Federal em Porto Seguro, da 1ª Delegacia Territorial de Eunápolis, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Eunápolis, da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior.

A ação contou ainda com a participação de policiais da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE), do Comando de Policiamento Regional Extremo Sul da PM, do BOPE, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPBA) e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

EM BARBÁRIE FILMADA, MOTORISTA DE APLICATIVO É MORTO NO EXTREMO-SUL DA BAHIA

Ilhéus foi assassinada em Salvador || Imagens redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Foi sepultado, na tarde desta terça-feira (15), em Inema, no município de Ilhéus, no sul da Bahia, o corpo da jovem assassinada, na noite do último domingo (13), no bairro do Vale dos Lagos, em Salvador. Júlia Catarina Brito Santos, de 26 anos, foi morta a tiros. Ela trabalhava numa loja de óculos e era vendedora de roupas íntimas.

Os familiares suspeitam que Júlia Catarina tenha sido vítima de tentativa de assalto. Já Polícia Civil não descarta nenhuma hipótese, mas acredita que tudo aponta para homicídio, por causa da maneira como a jovem foi morta. Os disparos contra a vítima teriam sido feitos do interior de um veículo, branco, de placa ainda não identificada.

A polícia busca imagens de câmeras de segurança da região onde ocorreu o crime para tentar identificar os criminosos. Júlia Catarina havia saído na porta de casa para entregar roupas a uma suposta cliente. A pessoa teria feito a compra de roupas íntimas com Júlia e havia combinado de buscá-las.

Ela foi até o carro branco onde acreditava que estava a suposta cliente, mas acabou surpreendida pelos criminosos. A jovem havia se mudado de Ilhéus para Salvador no ano passado. Ela deixa um filho de sete anos. Até o início da noite de hoje ninguém havia sido preso.

Jovem é assassinado a tiros no sul da Bahia|| Foto Ubatã Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um jovem foi assassinado, a tiros, na tarde deste sábado (12), no centro de Ubatã, no sul da Bahia. Imagens de câmeras de videomonitoramento mostram o momento em que dois homens, numa motocicleta, se aproximam de Kauã Silva de Carvalho e o garupa desce do veículo, e faz os disparos contra o jovem.

Mesmo baleado, cambaleando, Kauã Silva ainda tentou escapar, mas foi perseguido pelo criminoso, que fez mais disparos certeiros. A vítima caiu no meio da rua, em plena luz do dia. O rapaz morreu no local. Os suspeitos do crime fugiram na motocicleta, mas foram presos horas depois por policiais militares. Como as imagens são fortes, o site optou por não publicar o vídeo.

A polícia informou que os suspeitos estavam escondidos numa casa, na rua do Rotary. No local, foram apreendidas uma arma que teria sido utilizada no assassinato de Kauã Silva, a motocicleta usada na fuga e quantidade de drogas. A vítima tinha passagem pela polícia.

Além dos ocupantes da motocicleta, outros dois homens estavam na casa e também foram presos. Os detidos não tiveram os nomes divulgados. Eles foram levados para a Ilhéus, onde devem passar por audiência de custódia na segunda-feira (14). Com informações do Ubatã Notícias.