Jovem é executado a tiros em Itabuna || Imagens Verdinho
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil investiga o assassinato de Breno Neris Santos, de 30 anos. O homem foi executado com vários tiros, provavelmente, de pistola, no início da manhã deste domingo (23), no Condomínio Itabuna Park, no bairro São Roque, em Itabuna.

As primeiras informações são de que horas antes de ser assassinado, Breno Santos teria se desentendido com outro homem, numa casa de eventos, que também fica na região do bairro São Roque. O jovem foi morto na área de estacionamento do condomínio do Minha Casa, Minha Vida, a poucos metros da casa onde morava.

Ao lado do corpo de Breno Santos, a polícia encontrou dinheiro e outros pertences dele. Por isso, neste primeiro momento, é reforçada a hipótese de execução. A vítima não teria passagem pela polícia. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT). O sepultamento deve ocorrer nesta segunda-feira (24).

Suspeito de aterrorizar em Ibirapitanga passa por audiência de custódia || Imagem Plantão de Notícias Itacaré
Tempo de leitura: < 1 minuto

O homem suspeito de assassinar três pessoas em Ibirapitanga, em dezembro passado, foi ouvido pela justiça de Itacaré, na tarde desta segunda-feira (10). Tiago de Jesus chegou ao fórum acompanhado de um advogado e preferiu não responder aos questionamentos da imprensa. Depois da audiência de custódia, sob forte escolta da polícia, o acusado pelo triplo homicídio foi levado para o município onde os crimes foram registrados.

Tiago de Jesus se apresentou à polícia hoje. Ele é apontado como autor de três assassinatos ,no período de 25 a 29, na zona rural de Ibirapitanga. Entre as vítimas estão dois idosos, uma mulher de 60 e um homem de 64 anos. Tiago deve ser transferido para o presídio de Jequié, no sudoeste da Bahia.

Bahia registrou mais de 4 mil assassinatos || Foto Fernando Frazão/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

Ao menos 38.722 pessoas tiveram a vida abruptamente interrompida no Brasil em 2024 devido à violência urbana. O número representa uma média de 106 mortes por dia no país.

Conforme dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), entre janeiro e dezembro do ano passado, foram registrados 35.642 homicídios dolosos (ou seja, intencionais); 1.438 feminicídios; 924 latrocínios e 718 lesões corporais seguidas de morte.

Embora alarmante, o total de assassinatos registrados no ano passado representa uma redução de 5% em relação às 40.768 ocorrências de 2023. Além disso, é o menor número registrado desde 2015 – mantendo a gradual diminuição do número de mortes violentas intencionais iniciada em 2021. Entre 2015 e 2024, ao menos 470.760 pessoas foram assassinadas no país.

LÍDERES DO RANKING

Em números absolutos, os estados onde mais foram registrados assassinatos em 2024 são Bahia (4.480); Rio de Janeiro (3.504); Pernambuco (3.381); Ceará (3.272); Minas Gerais (3.042); São Paulo (2.937), Pará (2.570) e Maranhão (2.053). Roraima e Acre registraram, respectivamente, 119 e 168 assassinatos, sendo as unidades federativas com os menores números de vítimas de crimes violentos contra a vida.

Os resultados foram atualizados nesta quinta-feira (6), na plataforma que a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mantém na internet, após Rio de Janeiro e São Paulo concluírem a remessa de suas últimas informações.

Embora alarmante, o total de assassinatos registrados no ano passado representa uma redução de 5% em relação às 40.768 ocorrências de 2023. Além disso, é o menor número registrado desde 2015 – mantendo a gradual diminuição do número de mortes violentas intencionais iniciada em 2021. Entre 2015 e 2024, ao menos 470.760 pessoas foram assassinadas no país.

QUEDA

Nacionalmente, o número de pessoas assassinadas a cada grupo de 100 mil habitantes baixou de 19,26, em 2023, para 18,21, em 2024. Em 2017, ano em que os órgãos públicos oficiais reportaram o maior número de assassinatos (60.374) dos últimos dez anos, esta mesma taxa foi de 29,42.

Ainda em termos proporcionais, a taxa de assassinatos caiu em quase todas as unidades federativas, com destaque para Tocantins, onde ela baixou 10,1 pontos (de 25,4 vítimas por 100 mil habitantes, em 2023, para 15,3, em 2024); Roraima (-7 pontos, chegando a 16,60); Rio Grande do Norte (-6 pontos, alcançando a marca de 21,65); Sergipe (-4,70) e Rio de Janeiro, onde este mesmo índice baixou de 21,96 para 20,35 (-1,61), o que, em termos absolutos, significa que 177 vidas foram poupadas no estado, com o total de vítimas fluminenses diminuindo 3.781 para 3.504 vítimas.

Na contramão destes estados, Ceará (+3,15); Maranhão (+3)) e Minas Gerais (+0,6) registraram pequenos aumentos do número de ocorrências relativas a cada grupo de 100 mil habitantes.

Para o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, ainda que os índices estejam aquém do ideal, já é observada uma tendência consistente de redução da criminalidade.

INTERVENÇÃO POLICIAL 

A Bahia registrou o maior número de mortes por intervenção policial ao longo do ano passado: 1.557. Em seguida, vem São Paulo (814); Rio de Janeiro (699); Pará (593) e Goiás (387).

As 6.121 mortes decorrentes da intervenção policial representaram, nacionalmente, uma redução de 4,2% em comparação com as 6.391 ocorrências registradas em 2023, mantendo a tendência de queda iniciada em 2021 – após ter aumentado ano após ano, entre 2015 e 2020. Da Agência Brasil.

Corpo de motorista de transporte por aplicativo é encontrado em Ipiaú || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O corpo encontrado, enterrado numa cova rasa, numa área de vegetação, próximo ao bairro Irmã Dulce, em Ipiaú, no sul da Bahia, é de Marqueles Jesus da Silva Filho, de 27 anos. Ele tinha sido visto na manhã da última quarta-feira (5), em Jequié, no sudoeste da Bahia, onde trabalhava como motorista de transporte por aplicativo.

De acordo com amigos, Marqueles Jesus da Silva desapareceu depois de aceitar uma corrida para a cidade de Jitaúna. As suspeitas são de que o trabalhador tenha sido assassinado na noite de quarta-feira. Ele foi morto a tiros. Moradores do Irmã Dulce teria ouvido barulhos de tiros. Mas até o momento não há testemunhas do crime.

O carro utilizado pelo motorista de transporte por aplicativo foi encontrado horas antes da polícia receber denúncia anônima indicando o local onde corpo estava enterrado. O veículo, um HB20 prata, foi abandonado na zona rural de Ipiaú. O corpo da vítima foi levado pelo Departamento de Polícia Técnica para IML em Jequié, onde deve ser sepultado neste sábado (8).

Homem foi morto em Ipiaú nesta terça-feira || Imagens do Giro Ipiaú e redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Bandidos armados causaram pânico e assassinaram um homem na Avenida Pensilvânia, no bairro Ubirajara Costa, em Ipiaú, no sul da Bahia, na tarde desta terça-feira (4). A vítima foi identificada como Aleandro Brito Silva, de 40 anos. Os atiradores, conforme testemunhas, fugiram a pé.

Beda, como era mais conhecido, foi atingido por vários tiros. Ele estava em frente à casa onde morava, ao lado de sua motocicleta, quando foi surpreendido por dois homens armados. Os assassinos já teriam chegado atirando. O homem morreu no local.

O corpo de Beda, que trabalhava como mototaxista, foi levado pelo Departamento de Polícia Técnica para o Instituto Médico Legal (IML). A polícia ainda faz buscas na região para tentar identificar e prender os assassinos. Não há detalhes sobre o velório e sepultamento do homem.

Homem foi assassinado a golpes de machado || Fotomontagem Ubatã Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem identificado como Jailson de Jesus, de 55 anos, foi morto com golpes de machado após uma briga. O assassinato ocorreu na madrugada de sábado (18), na Fazenda Rio Santo, no Novo Horizonte, distrito de Ibirapitanga, no sul da Bahia.

De acordo com as investigações, Jailson de Jesus estava bebendo com outros dois homens. Houve um desentendimento entre os três, e Jailson foi atacado e morto, segundo a polícia. Os suspeitos do crime foram presos em flagrante. Eles foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Ilhéus.

A arma do crime foi encontrada em uma residência, conforme a Polícia Civil. O DPT foi acionado e recolheu o corpo. Não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento da vítima.

Outro assassinato no sábado, no sul da Bahia, foi registrado em Ibirataia. Rayssa de Carvalho, de 16 anos, foi morta a tiros no bairro Massaranduba. O suspeito do crime teria fugido a pé. A polícia ainda tenta prendê-lo. Com G1.

Mulher é encontrada morta em imóvel no bairro Santo Antônio || Fotomontagem Amarelinho
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil de Itabuna instaurou inquérito para investigar as circunstâncias da morte de uma mulher de 25 anos. O corpo de Pamela Rodrigues da Silva foi encontrado, na manhã desta quinta-feira (9), no interior de uma casa, no bairro Santo Antônio. Um homem suspeito do crime foi preso em flagrante.

De acordo com relatos de vizinhos, Pamela Rodrigues já havia morado com familiares no endereço onde o corpo foi encontrado. A vítima voltou ao imóvel nesta semana, após um período internada em um centro de recuperação para dependentes químicos. Ela teria sido acolhida na casa do suspeito. Durante a manhã, o homem teria surgido com ferimentos e alegou que Pamela teria provocado os machucados.

O suspeito ainda indicou que a jovem estava dentro de uma casa. Quando os vizinhos entraram no imóvel, encontraram a jovem morta. A Polícia Civil (PC) confirmou que existem evidências de que houve luta corporal. A mulher apresentava machucados pelo corpo.

O corpo de Pamela Rodrigues foi encaminhado para o Departamento da Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. O sepultamento do corpo da jovem deve ocorrer nesta sexta-feira (10), no cemitério Campo Santo. Com informações do G1.

Irmãos foram assassinados na madrugada de quarta-feira || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Foram sepultados nesta quinta-feira (26), no cemitério Jardim da Saudade, no distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, os corpos dos três irmãos assassinados na madrugada de quarta-feira. Ademilson Paulo da Silva, de 47 anos, Ademilton Paulo da Silva, 49 anos, e Antônio Marcos Paulo dos Anjos, 41, foram vítimas de ataque a tiros.

De acordo com a polícia, os irmãos estavam a caminho da casa de amigos quando criminosos encapuzados interceptaram o carro deles. Os bandidos fizeram vários disparos em direção ao veículo, que tem muitas perfurações. Além dos irmãos, uma quarta pessoa estava no automóvel. Atingida, mas sem gravidade, ela foi levada para uma unidade de saúde. Os bandidos teriam utilizado pistolas e fuzis.

O carro onde as vítimas estavam ainda bateu um muro e, em seguida, numa árvore. Os familiares e amigos informaram que os irmãos eram trabalhadores e não tinham envolvimento com o crime. Eles cobram agilidade nas investigações para prender os acusados. Depois do sepultamento dos corpos, moradores de Vera Cruz interditaram a BR-367 em protesto contra a violência.

Corpo foi encontrado na mesma região onde Cleiton desapareceu|| Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um corpo foi encontrado, na manhã deste sábado (21), a poucos metros de uma estrada vicinal, perto da BR-415, nas imediações do bairro Nova Califórnia, mesma região onde o técnico em manutenção de celular Cleiton Sousa dos Santos, de 27 anos, desapareceu no último dia 13. A polícia ainda não confirmou a identidade da vítima.

Em estado de decomposição, o corpo estava coberto por palhas secas. O Departamento de Polícia Técnica de Itabuna foi acionado e fez remoção do corpo, que deverá ter a identidade confirmada depois de exames que serão realizados próximos dias, em Salvador.

O desaparecimento de Cleiton completou uma semana ontem, sexta-feira (20). Técnico de manutenção de celular, o jovem foi visto pela última vez quando saiu para atender uma suposta cliente no Condomínio Jardim América, no bairro Nova Califórnia, conforme apurou o PIMENTA junto aos familiares.

Agressor imobiliza vítima e desfere sequência de socos || Imagem Foco na Bahia Oficial
Tempo de leitura: < 1 minuto

Cinegrafista amador flagrou o momento em que um homem agrediu outro, com sequência de socos, nas imediações do Cine Santa Clara, na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus.

No vídeo, que foi divulgado hoje (17) na rede social do Foco na Bahia Oficial, os homens estão perto de uma moto caída na via, ao lado da calçada. O agressor imobiliza a vítima, que tenta se proteger, mas é atingida por vários golpes no rosto e na cabeça.

Não há informações sobre o que motivou a agressão. Assista ao vídeo.

O indígena Adenilson Silva Nascimento foi morto a tiros em 2015
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (4), o Tribunal do Júri da Comarca de Ilhéus condenou Edivan Moreira da Silva, o “Van de Moreira”, a 13 anos de prisão em regime fechado. Os jurados aceitaram a tese apresentada pelo Ministério Público Federal. Para o MPF, Edivan Moreira assassinou o indígena tupinambá e agente comunitário de saúde Adenilson Silva Nascimento, conhecido como Pinduca, de 55 anos.

Edivan Moreira foi punido ainda por balear Zenaildes Menezes Ferreira, esposa da vítima. O homicídio e a tentativa de assassinato ocorreram em maio de 2015, na comunidade de Sapucaeira, na estrada que liga Ilhéus a Una. Edivan Moreira está detido no Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus. O advogado de defesa informou que irá recorrer da punição.

De acordo com as investigações, o assassinato foi motivado por disputa de terra. O desentendimento entre Edivan e Adenilson começou, segundo o MPF, em 2013, durante uma manifestação promovida em Buerarema. O clima teria azedado de vez após a retomada da Fazenda Boa Esperança. Os índios expulsaram da propriedade um agricultor, sogro do irmão de Edivan.

EMBOSCADA

Em 2015 Adenilson Silva e Zenaildes Ferreira sofreram uma emboscada quando retornavam para casa. O casal seguia a pé, com os três filhos, quando sofreu uma emboscada. Ele foi atingido com vários disparos e morreu no local. Zenaildes Ferreira, que estava com a filha de um ano no colo, foi atingida com um tiro na perna e caiu por cima da criança.

Zenaildes Ferreira ainda foi baleada nas costas. O projétil atravessou o tórax e alojou-se no braço da vítima. A mulher fingiu-se de morta e os atiradores desistiram de fazer novos disparos. Ela disse que três pessoas encapuzadas participaram do ataque e informou ter reconhecido Edivan Moreira como um dos criminosos.

Jovem foi assassinado no baixo sul da Bahia || Foto Redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia tenta prender os envolvidos em um tiroteio que deixou três mortos e dois feridos, na Ilha de Boipeba, no município de Cairu, no baixo sul da Bahia, na noite de sábado (30). A suspeita é que os envolvidos no confronto armado sejam integrantes de duas facções criminosas que atuam na Bahia.

Um dos mortos no tiroteio foi identificado como Wellington da Silva. Os outros dois ainda não foram identificados pela Polícia Civil. Também não foram divulgados os nomes de outras duas pessoas que ficaram feridas no tiroteio. A polícia investiga se elas estavam envolvidas no confronto ou foram atingidas acidentalmente.

A Polícia Civil investiga indícios de que o ataque a tiros tenha ocorrido em represália à morte de Vinícius Lopes da Silva, de 20 anos. O crime ocorreu na manhã de sábado, numa loja de roupas no bairro de Bolívia, em Valença, também no baixo sul da Bahia.

Erick foi atingido por 20 disparos de arma de fogo e morreu na hora || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma sequência de tiros interrompeu uma festa tipo paredão neste domingo (17), em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. Na ação, os criminosos executaram Erick Rodrigues Batista, de 22 anos. Ele morreu no local, atingido por oito disparos no tórax, sete nas costas, um no braço esquerdo e quatro na cabeça.

Outras três pessoas foram feridas e levadas para o Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, na mesma cidade. O Departamento de Polícia Técnica recolheu o corpo de Erick para a necrópsia. A Polícia Civil investiga a autoria e a motivação do crime.

O corpo do jovem foi sepultado nesta segunda-feira (18), no cemitério Campo Santo, em Eunápolis.

Abaixo, assista ao vídeo do momento do tiroteio.

Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz são condenados a mais de 130 anos de prisão
Tempo de leitura: 2 minutos

O Tribunal do Júri da Comarca do Rio de Janeiro condenou, nesta quinta-feira (31), dois dos envolvidos nos homicídios de Marielle Franco e Anderson Gomes. Ronnie Lessa foi punido com 78 anos, 9 meses e 30 dias de prisão em regime fechado; e Élcio de Queiroz terá que cumprir 59 anos, 8 meses e 10 dias de detenção.

O julgamento durou dois dias. Queiroz e Lessa também foram condenados a pagar R$ 706 mil de indenização para os parentes de Anderson e Marielle. Os dois foram denunciados pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro por duplo homicídio triplamente qualificados, um homicídio tentado, e pela receptação do Cobalt utilizado no dia do crime, ocorrido em 14 de março de 2018.

A juíza Lúcia Glioche iniciou a leitura da sentença, às 18h20min. “A sentença não serve para tranquilizar as vítimas que são os familiares. Homicídio é um crime traumatizante. A pessoa que é assassinada deixa um vácuo que palavra nenhuma descreve. Toda a minha solidariedade, do Poder Judiciário, às vítimas”. Ainda de acordo com a juíza, a sentença se dirige aos acusados e a vários Élcio´s e vários Ronnie´s que existem no Rio de Janeiro. As famílias se emocionaram no plenário, após a leitura da sentença.

RESPOSTA À SOCIEDADE

Durante as falas da acusação, de frente para os sete jurados, o promotor de Justiça Mário Lavareda pediu que o Conselho de Sentença desse uma resposta à sociedade. “O Ministério Público e as vítimas, que aqui contam com uma dupla representação, muito bem executada pela bancada da assistência, vêm pedir, vêm postular, que os senhores condenem, que deem uma resposta, que deem um recado, que digam que isso não é admitido, que digam que isso não é aceitável no Rio de Janeiro”, sustentou o promotor.

Além de Eduardo Morais e Mário Lavareda, Paulo Mattos da FTMA/MPRJ, Fabio Vieira e Audrey Marjorie, das Promotorias que atuam junto ao Tribunal do Júri da Capital, atuaram no julgamento. O coordenador do GAECO/MPRJ, promotor de Justiça Fabio Corrêa, acompanhou os dois dias de julgamento.

O segundo dia de julgamento começou com as alegações finais. Os promotores do GAECO/FTMA entregaram ao Conselho de Jurados um kit contendo um caderno com 207 páginas do processo e um envelope com imagens do local do crime. Na quarta-feira (30), primeiro dia do julgamento, foram ouvidas nove testemunhas.

As sete indicadas pelo MPRJ foram a jornalista Fernanda Chaves, que estava no carro no momento do crime; Marinete Silva, mãe de Marielle; Mônica Benício, viúva da vereadora; Ágatha Arnaus, viúva de Anderson; Carolina Linhares, perita criminal e os agentes da Polícia Civil Luismar Cortelettili e Carlos Alberto Paúra Júnior. Também foram ouvidos, como testemunhas de defesa de Ronnie Lessa, o agente federal Marcelo Pasqualetti e o delegado da Polícia Federal Guilhermo Catramby.

Ainda no primeiro dia, os réus foram ouvidos por videoconferência. Ronnie está preso no Complexo Penitenciário de Tremembé, em São Paulo; e, Élcio, no Complexo da Papuda, presídio federal em Brasília. Eles foram presos na operação Lume, deflagrada pelo MPRJ e pela Polícia Civil, em março de 2019. O processo que levou à condenação de Lessa e Queiroz contou com 13.680 folhas, 68 volumes e 58 anexos.

Fuzil, pistola e outros objetos apreendidos na ação || Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Confronto entre policiais militares e criminosos terminou com três mortes em Vale Verde, na zona rural de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. Guarnições foram à localidade para verificar denúncia de que homens armados estariam fazendo ameaças à população. De acordo com a Polícia Militar, quando avistaram a chegada das viaturas, homens armados atiraram contra os policiais, que revidaram.

No confronto, três criminosos foram baleados e morreram. Um dos mortos foi identificado como Alex Cardoso Santos, de 26 anos. Um quarto homem, que fazia parte da quadrilha, conseguiu fugir.

Na ação ontem (27), os policiais apreenderam fuzil, pistola, duas granadas, colete à prova de balas, carregadores de munição e drogas ilícitas. Com Radar News.