Polícia apreendeu celulares, objetos e R$ 4,4 mil falsos com dupla
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) apreenderam, no sábado (14), a quantia de R$ 4.400,00 em cédulas falsas, com dois criminosos, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste do Estado. De acordo com comandante da unidade, major Nivaldo Oliva, durante procedimento de abordagem a dupla estava com uma parte do valor, momento em que os policiais perceberam se tratar de dinheiro falsificado.

“Eles acabaram confessando às guarnições que tinham mais cédulas no hotel onde estavam hospedados”, disse o comandante da 77º CIPM. Ainda segundo o oficial, os criminosos compravam pequenos produtos em diferentes estabelecimentos comerciais para receberem o troco em cédulas verdadeiras. Com eles também foram encontrados alguns materiais adquiridos aplicando o golpe. A dupla e todo valor foram apresentados à Polícia Federal.

Os médicos Hannah e Alex comemoram um ano de CEV em Conquista
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma comemoração que reuniu veterinários, clientes e pets marcou o primeiro aniversário do Centro de Especialidades Veterinárias (CEV), em Vitória da Conquista. Eles foram recepcionados pelos diretores, os médicos veterinários Alex Gonçalves e Hannah Thame, que fizeram questão de agradecer pela receptividade do empreendimento em Conquista e região.

“Foi um ano de aprendizado e também de consolidação da CEV e a nossa meta é continuar focando na qualidade e na ampliação do atendimento, sempre fazendo com que os pets e seus proprietários sintam-se num ambiente de profissionalismo, mas também de amor”, disse doutor Alex.

A doutora Hannah destacou que a confiança dos clientes que trazem os animais à clínica, “com um tratamento de excelência e muito carinho, reforça a certeza de que estamos no caminho certo”. E afirma: “A expectativa é agregar novos serviços ao CEV, valorizando sempre o bem-estar dos animais. Somos muito gratos a Vitória da Conquista, que nos recebeu de braços abertos”, disse.

ATENDIMENTO E ESTRUTURA

Os clientes fizeram questão de destacar o atendimento do CEV. “Todos os animais que eu trouxe à clínica foram muito bem tratados. O ambiente é muito agradável, tanto para os pets como para seus proprietários”, disse Flávia Ribeiro Novaes. “O Dr. Alex e a Dra. Hannah são excelentes profissionais e a estrutura é muito boa. O CEV é nota dez”, afirma Tânia Falcão.

Entre os atendimentos oferecidos pelo Centro de Especialidades Veterinárias estão tratamento de felinos, fisioterapia e reabilitação animal, acupuntura, dermatologia, ultrassonografia e oftalmologia, além de atendimento clínico geral, consultas, vacinas e exames laboratoriais. O Centro de Especialidades Veterinárias fica localizado na Avenida Expedicionários, 668, bairro Recreio, próximo à Pracinha do Gil.

Série D do Campeonato Brasileiro começa em maio
Tempo de leitura: < 1 minuto

Atlético, Bahia de Feira e Vitória da Conquista são os representantes da Bahia na série D do Campeonato Brasileiro. A equipe do sudoeste do estado estreia na competição nacional, em casa, contra o Coruripe, de Alagoas, no dia 24 de maio, um domingo. Quem também jogará diante da torcida é o time de Alagoinhas, que receberá o Gama (DF).

No mesmo dia 24, o Bahia de Feira viaja para Minas Gerais para enfrentar o Tupynambás. Na segunda rodada, no dia 31 de maio, dois dos três times baianos terão pela frente adversários mineiros. A equipe de de Feira de Santana recebe a Patrocinense e o Atlético de Alagoinhas enfrenta a Caldense, fora de casa. Já o Vitória da Conquista vai até Sergipe para a partida contra o Frei Paulistano.

A Série D do Campeonato Brasileiro contará com 68 equipes divididas entre oito grupos na primeira fase. Quatro grupos receberão um time vindo da fase preliminar. A competição começa no dias 2 de maio. Os quatro melhores colocados de cada grupo se encontram em confrontos eliminatórios a partir da segunda fase, que se seguem até a disputa da grande final, prevista para os dias 8 e 22 de novembro.

Além das equipes citadas, a competição será disputada por times que já foram destaques no futebol nacional como São Caetano, Caxias, Bangu, América de Natal e Luverdense. Uma equipe que pode surpreender é o Afogados, que eliminou o Atlético Mineiro da Copa do Brasil deste ano.

IBGE abre mais de 200 mil vagas em processo seletivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, nesta quinta-feira (5), edital para a contratação temporária de 208.695 servidores para mais de 4 mil municípios brasileiros. As vagas são para os cargos de Agente Censitário Municipal (5.462), Agente Censitário Supervisor  (22.676)  e Recenseador  (180.557).

Os contratos terão validade de um ano e podem ser prorrogados por igual período. As vagas de emprego temporário são para os municípios baianos, em outros 25 estados, além do Distrito Federal. A prova será aplicada pela banca Cebraspe (Antigo Cespe). O cronograma e os locais do exame serão conhecidos com a publicação do edital.

Os selecionados para o cargo de Recenseador receberá por produtividade. O Agente Censitário terá salário de R$ 2.100 e Agente Supervisor R$ 1.700. Os outros detalhes sobre o processo seletivo serão publicados no edital a partir desta quinta-feira.

Casal sofre ataque na França
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma família que morava em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foi vítima de um atentado a tiros na cidade de Toulon, na França.

Uma das vítimas, a jornalista Cristiane Tavares, de 36 anos, relatou o caso, ocorrido na última quinta-feira (13). Ela foi baleada nas costas e o marido no abdômen. O filho do casal, de quatro anos, não teve ferimentos.

Cristiane, que é servidora pública no setor de comunicação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conta que os disparos foram feitos por um vizinho. O homem foi preso no mesmo dia do ataque, dentro do imóvel onde morava.

A mulher se recupera bem, enquanto o marido, André Modenezi, de 39 anos, está na UTI de um hospital da cidade. Ele já foi submetido a duas cirurgias e, nesta segunda-feira (17), vai passar pelo terceiro procedimento cirúrgico. André está em coma induzido e estado de saúde estável.

Por meio de nota, o Itamaraty informou que as autoridades consulares do Brasil na França estão cientes do ocorrido e acompanham o caso junto com as autoridades francesas. O Itamaraty ainda destacou que não pode informar mais detalhes, em respeito à legislação vigente sobre privacidade individual.

Cristiane e André moram em Toulon há cerca de cinco meses. Eles se mudaram de Vitória da Conquista para a cidade francesa em setembro do ano passado. O objetivo da mudança foi estudar. Cristiane faz mestrado em comunicação. “A gente decidiu morar em Toulon porque é uma cidade considerada tranquila”, destaca.

TIRO NAS COSTAS

A jornalista disse que ocorreu quando ela saía de casa para a universidade. “Recebi um tiro nas costas. No primeiro momento pensei que se tratava de uma descarga elétrica porque teve um clarão muito forte. Mas eu senti como se tivesse um estado de choque no corpo. Não identifiquei como tiro porque teve um clarão. Aí eu entrei para casa, no apartamento que fica no segundo andar, em um bairro bem tranquilo daqui”, relata.

Leia Mais

Vitória da Conquista aparece entre os maiores compradores nacionais da nova camisa do Flamengo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em alta por causa das conquistas do ano passado, quando foi campeão Carioca, Brasileiro e da Taça Libertadores, além da decisão do Mundial, que perdeu para o Liverpool, o Flamengo fatura com vendas de camisas oficiais neste início de temporada. Vendeu 15 mil peças somente na sexta-feira (15), durante o lançamento do novo uniforme.

De acordo com o clube rubro negro, entre as sete localidades com maior volume comercialização de camisas está Vitória da Conquista. O município do sudoeste da Bahia aparece ao lado de Brasília, Juiz de Fora, Manaus, Belém, Aracaju e Vitória. Somente em Brasília foram vendidas 1,5 mil camisas do novo uniforme, que será usado neste domingo (16), na decisão da Supercopa.

A decisão do título será às 11h, no estádio Mané Garricha, às 11h, contra o Athlético-PR, atual campeão da Copa do Brasil. O campeão do torneio ficará com R$ 5 milhões e o vice, embolsará R$ 2 milhões. A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo.

Tempo de leitura: 2 minutos
Moacyr Leite Júnior (esq.) e Herzem Gusmão tiveram contas aprovadas pelo TCM-BA

Nesta terça-feira (11), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou com ressalvas as contas dos prefeitos Herzem Gusmão Pereira (Vitória da Conquista) e Moacyr Leite Júnior (Uruçuca) relativas ao exercício de 2018. O relator do parecer das contas de Vitória da Conquista, conselheiro Raimundo Moreira, multou o prefeito Herzem Gusmão em R$4,5 mil em razão das irregularidades apontadas no relatório técnico.

O relatório apontava a reincidência quanto à baixa cobrança da dívida ativa; diversas ocorrências de ausência de inserção, inserção incorreta ou incompleta de dados no SIGA. A despesa total com pessoal correspondeu a 51% da receita corrente líquida, atendendo ao limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

O conselheiro Fernando Vita apresentou voto divergente pela a rejeição da prestação de contas. A razão é que o conselheiro não concorda com a aplicação das regras da Instrução 003 do TCM, que permite a exclusão do cômputo dos gastos com pessoal – para efeito de cálculo do limite de 54% imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal –, das despesas dos municípios com a remuneração dos servidores que trabalham na execução dos programas federais. Sem a aplicação da Instrução 003, segundo ele, os gastos com pessoal seriam de 55,23%. Os demais conselheiros acompanharam o relator.

A Prefeitura teve receita de R$642.180.281,91 e despesa de R$643.473.530,73, resultando em um déficit de R$1.293.248,82.

URUÇUCA

No caso da Prefeitura de Uruçuca, também relatada pelo conselheiro Raimundo Moreira, além da multa de R$8 mil, em razão das irregularidades apontada no relatório técnico, foi imputado um ressarcimento de R$780.018,41, referente aos saldos financeiros evidenciados nas contas bancárias e não comprovados mediante a apresentação dos extratos bancários correspondentes.

O prefeito de Uruçuca também respeitou o limite de despesa total com pessoal, atingindo 53,97% da receita corrente líquida. A prefeitura teve uma receita de R$47.743.034,25, e uma despesa de R$50.606.666,66, resultando em um deficit de R$2.863.632,41. Cabe recurso das decisões.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma campanha de educação para os motoristas está sendo realizada na Serra do Marçal, que fica na BA-263, entre Vitória da Conquista e Itambé. O objetivo é orientar os condutores de veículos sobre os cuidados que devem ter ao trafegar pela rodovia no sudoeste baiano, que foi recuperada no fim do ano passado. A ação é uma parceria da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e do Batalhão de Polícia Rodoviária da Bahia (BPRv/BA).

Entre as orientações que serão dadas aos motoristas que passarem pela Serra do Marçal estão: a atenção ao trafegar pela via, obedecer à sinalização, respeitar a velocidade máxima permitida no trecho, não realizar manobra proibida e também guardar distância em relação aos outros veículos.

No último ano foram registrados 189 acidentes na BA-263. A principal causa foi a falta de atenção dos motoristas correspondendo a 78% das ocorrências. Em 2020, já foram registrados 37 acidentes na rodovia, no período de 1º de janeiro a 6 de fevereiro. O principal motivo é o excesso de velocidade, com 50% dos casos. Com isso, a campanha também inclui a intensificação da sinalização educativa na rodovia baiana.

Estudante foi único nota mil na redação do Enem na Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

João Pedro Silva Bonfim, de 19 anos, é o dono da única nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Bahia. O jovem mora na cidade Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e sonha em cursar medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Quando criança, João Pedro sonhava em ser astronauta, mas decidiu escolher ser médico, por causa da estabilidade financeira e para cuidar dos familiares. “Quando eu era pequeno eu queria ser astronauta. Era um sonho de criança, queria descobrir o espaço, porque é um local que ninguém conhece. Ia ser legal descobrir o novo, mas o tempo foi passando e eu fui perdendo o interesse, os olhos pararam de brilhar”, contou o estudante.

“Ano passado eu tentei aplicar em medicina, e esse ano eu vou tentar de novo. A segunda opção é a área de linguagens, que eu gosto bastante. Pode ser Letras ou Relações Internacionais. Eu tenho visto que [medicina] é uma área valorizada no mercado”.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
João Pedro quer cursar medicina

João Pedro Silva Bonfim, de 19 anos, é o dono da única nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Bahia. O jovem mora na cidade Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e sonha em cursar medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Quando criança, João Pedro sonhava em ser astronauta, mas decidiu escolher ser médico, por causa da estabilidade financeira e para cuidar dos familiares. “Quando eu era pequeno eu queria ser astronauta. Era um sonho de criança, queria descobrir o espaço, porque é um local que ninguém conhece. Ia ser legal descobrir o novo, mas o tempo foi passando e eu fui perdendo o interesse, os olhos pararam de brilhar”, contou o estudante.

“Ano passado eu tentei aplicar em medicina, e esse ano eu vou tentar de novo. A segunda opção é a área de linguagens, que eu gosto bastante. Pode ser Letras ou Relações Internacionais. Eu tenho visto que [medicina] é uma área valorizada no mercado”.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
A matrícula na unidade de Ubaitba será em janeiro|| Foto Aleilton Oliveira

O departamento de seleção de estudantes divulgou o resultado definitivo do processo seletivo para ingresso, no primeiro semestre de 2020, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) para cursos técnicos integrados e subsequentes.

São 5.594 vagas nas unidades de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista.

Metade das vagas foram destinadas a estudantes que cursaram o ensino fundamental e/ou médio em escolas públicas, e 5% para candidatos com deficiência. Os candidatos aprovados devem agora ficar atentos às datas para realização de suas matrículas. Para mais informações acesse o calendário de matrículas clicando aqui.

Os candidatos que estão aptos, mas não foram convocados na primeira lista, devem ficar atentos: após o período de matrículas, novas listas serão divulgadas. Como cada campus tem um período de matrícula, as próximas chamadas devem ser acompanhadas diretamente no site do seu campus.

Tempo de leitura: 3 minutos
Moradora de Porto Seguro relata que foi abusada quando tinha tinha 13 anos

Morando atualmente em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, a pastora Simone Soares, de 41 anos, relata os dramas que viveu durante a sua vida no estado e, em Goiás, para onde a família de uma tia se mudou em busca de tratamento para o marido deficiente visual.

A pastora destaca que o primeiro drama na vida ocorreu quando ela tinha seis meses de vida, com o pai matando a sua mãe. Ela conta que, anos depois, aos 13 anos de idade, foi abusada pelo médium João de Deus, 77, preso preventivamente desde 16 de dezembro de 2018, sob a acusação de praticar mais de uma centena de crimes sexuais.

Simone também foi vítima de violência doméstica como sua mãe: casou-se com um pastor evangélico e foi agredida por ele. Decidiu não denunciar o homem porque ele é pai de dois de seus cinco filhos. Mas saiu de casa e hoje reconstrói a vida ao lado de um namorado da adolescência que reencontrou após duas décadas.

Morando em Porto Seguro, a hoje pastora do Ministério Tabernáculo do Avivamento, recolhe doações para construir um abrigo para mulheres vítimas de violência. “Meu pai era policial e matou minha mãe num Natal, quando ela tinha 23 anos. Aconteceu na casa onde morávamos, em Vitória da Conquista”.

Simone Soares  diz que, anos depois de ter matado a sua mãe, o pai alegou que sentia muito ciúme dela e que, mesmo antes do casamento, tinha vontade de matá-la. “Ele era alcoólatra e a família da minha mãe já tinha alertado para que ela o deixasse. No dia do crime, ele saiu para beber e mandou uma das minhas irmãs, na época com quatro anos, falar para minha mãe que iria matá-la”.

De acordo com a a pastora,  pai trancou a mãe no quarto, colocou o guarda-roupa atravessado na porta e atirou. “Não pegou em mim porque ela me jogou no berço. Minhas duas irmãs estavam na cozinha brincando. Ele foi preso, mas conseguiu responder o processo em liberdade. Durante esse tempo, eu e minhas irmãs moramos com uma tia, irmã do meu pai”.

O ENCONTRO COM JOÃO DE DEUS

Simone Soares conta que, quando completou 13 anos, o marido da tia com quem morou teve um problema na visão e mudaram-se para Anápolis (GO), em busca de uma cura espiritual com o João de Deus. “Frequentávamos a Casa de Dom Inácio de Loyola [em Abadiânia, onde o médium fazia os atendimentos] toda quarta, quinta e sexta, para o tratamento dele. Não adiantou. Hoje, ele é cego”.

A pastora relata que, quando chegaram lá, João de Deus falou que ela e as irmãs eram médiuns.  “Passei a realizar atividades na casa, como segurar materiais usados na enfermaria. “Uma vez, o João me mandou entrar na sala com um senhor que tinha deficiência visual. Esse idoso ficou deitado no sofá, e João me mandou ficar em silêncio”.

Ela conta que, em seguida cometeu o abuso. “Ele abriu a calça, tirou minha blusa e tocou em mim. Não houve estupro, mas ele fez o que quis. Me senti muito mal, mas tinha medo de denunciar uma entidade, como ele era considerado. Quando acabou, ele abriu a porta da sala e falou para minha tia, que ficou no lado de fora me esperando, que eu precisava desenvolver a mediunidade e que, para isso, tinha que voltar mais vezes. Leia mais aqui no Uol.

Tempo de leitura: 2 minutos
O ônibus saiu de São Paulo com destino a Vitória da Conquista||Fotos Silvan Alves

Um acidente entre um ônibus interestadual da empresa Águia Branca e uma carreta de sucata deixou 49 pessoas pessoas feridas noite de quinta-feira (12), na BR-116 em Muriaé, em Minas Gerais. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da carreta, que não teve a idade informada, perdeu o controle da direção, tombou e a carga de sucata espalhou pela pista.

O ônibus interestadual, que fazia o transporte de passageiros de São Paulo com destino à Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foi atingido pela carreta no momento do tombamento e acabou caindo em um barranco de cerca de 20 metros.

O acidente foi na noite de ontem em Minas Gerais

As vítimas foram levadas por ambulâncias dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento nos hospitais São Paulo e Santa Lúcia, em Muriaé. De acordo com o Corpo de Bombeiros, apenas um passageiro, dos 49 que estavam no ônibus, teve ferimentos mais graves.

A EMPRESA INFORMOU QUE ESTÁ PRESTANDO TODA ASSISTÊNCIA ÀS VÍTIMAS

A Viação Águia Branca confirmou, por meio de nota, que um ônibus da linha São Paulo a Vitória da Conquista, com saída da rodoviária do Tietê às 8h30min de quinta-feira (12) foi envolvido em um acidente no KM 719 próximo ao município de Muriaé.

De acordo com empresa, o acidente foi provocado por uma carreta que seguia no sentido contrário e segundo o apurado pelas autoridades, perdeu o controle da direção, atingindo o ônibus lateralmente, provocando o seu tombamento na lateral da pista.

A Viação Águia Branca informou que os passageiros que sofreram ferimentos foram levados aos hospitais mais próximos e receberam atendimento. “Os demais passageiros foram conduzidos ao Ponto de Apoio localizado em Fervedouro para demais atendimentos tais como higiene pessoal, alimentação e outras necessidades”.

“A Empresa deu toda a assistência desde o momento do acidente e segue mantendo uma equipe de apoio acompanhando e prestando toda a assistência necessária, bem como contribuindo com as autoridades locais nas investigações do ocorrido”, diz a em nota a Viação Água Branca. Com informações do G1.

Tempo de leitura: 3 minutos
Porto Seguro receberá 1,2 mil voos extras

As empresas aéreas anunciaram aumento no número de voos para a Bahia para atender a maior procura de turistas pelo estado nesta temporada. Somadas as médias previstas para os aeroportos de municípios turísticos, como Salvador, Porto Seguro e Ilhéus, o número de desembarques, entre frequências regulares e extras, ultrapassa 14 mil na alta temporada.

Somente para o aeroporto de Salvador está previsto, segundo a administradora Vinci Airports, o desembarque de 11.574 voos (sendo 567 extras também de chegada), entre dezembro e março.

Para Porto Seguro, outro destino badalado do Estado, a média de voos chega a 2.630, do início de dezembro ao fim de fevereiro, sendo 1.429 frequências regulares e 1.201 correspondentes a extras, fretamentos e charters, informa a supervisora do aeroporto, Elainy Cordeiro de Oliveira.

ILHÉUS, CONQUISTA E LENÇÓIS

Em Ilhéus, o período da alta temporada, compreendido entre 20 de dezembro e 2 de fevereiro, conta com um total de 491 voos, sendo que 184 destes serão extras, de acordo com a assistente administrativa Gessiane Santana, da Socicam Aeroportos.

A cidade de Lençóis, considerada o portal da Chapada Diamantina, contará com um voo extra da companhia Azul nas terças-feiras de janeiro, no aeroporto Coronel Horácio de Matos. Ele se soma a outras duas operações semanais, realizadas as quintas-feiras e domingos, totalizando 13 voos de chegada no mês de janeiro.

Em Vitória da Conquista, outro município estratégico para acesso à zona turística Chapada Diamantina, o aeroporto Glauber Rocha terá acrescido às suas 64 operações mensais de chegada duas operações extras semanais da Gol Linhas Aéreas, entre 22 de dezembro e 7 de janeiro, informa o superintendente da Socicam no município, Ricardo Alves.

Para atender a demanda de verão, a Azul Linhas Aéreas disponibilizou 592 voos extras para a Bahia entre 20 de dezembro e 3 de fevereiro. Essa capacidade adicional representa uma oferta de 69.357 assentos em voos de e para o Estado. Da parte da Latam, haverá um contingente extra de 90 voos operados na rota Guarulhos-Porto Seguro.

A Gol Linhas Aéreas anunciou a criação de mais de 4.500 voos extras entre os meses de dezembro e março para atender a todo o Brasil e exterior. A maior parte das operações acontece nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Serão 12 novas rotas no período, incluindo Curitiba a Salvador, Confins a Porto Seguro e São Paulo a Ilhéus. Esta última permanece na malha regular da empresa após março de 2020.Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Ailton Silva | ailtonregiao@gmail.com

 

 

A senhora, na tentativa de justificar o “povo feio”, fez um rodeio, afirmando que o povo da região dela, o Sudeste brasileiro, é mal educado e não tão confiável quanto o morador de Salvador. Quando, finalmente, respondeu: “você é bonitinha”. Maria retrucou: “eu sou uma feia melhorada?”

 

Retornando de um compromisso em Recife, na noite de segunda-feira (2), desembarco no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, e sigo para a rodoviária, onde, por mais de três horas, esperei o ônibus com destino a Itabuna. Antes da chegada do transporte, encontrei os personagens do relato que faço a seguir.

No terminal rodoviário, sento-me em uma das cadeiras, de costas para duas mulheres e ao lado de uma terceira (não por falta de educação, mas forçado pela maneira como elas, as cadeiras, são disponibilizadas na área de embarque). De repente, uma delas, uma senhora de pele branca, durante uma conversa sobre a hospitalidade do baiano, soltou: “gosto de Salvador, porque o povo de lá é muito educado, prestativo, como em poucos lugares que conheço”.

 A conversa seguia num rumo tranquilo até aquele elogio. Mas mudou quando a mulher, a senhora de pele branca, fez uma ressalva: “Mas ô povo feio é aquele de Salvador, nunca vi igual!”

Maria, uma jovem negra que estava ao meu lado, moradora de Camaçari, na Região Metropolitana, que até não participava da conversa, questionou: “Como assim?” A senhora respondeu, de pronto: “um povo desarrumado, que se veste de qualquer jeito, as mulheres não usam salto, não são elegantes”.

Incomodada, a jovem retrucou: “A senhora quer que as mulheres subam e desçam os morros de salto para trabalhar? Quer que as pessoas retornem bem vestidas da praia? Algumas regiões de Salvador não permitem a nós, mulheres, caminharmos de salto alto. Depois, é uma cidade praiana, com muitos turistas”, explicou.

A senhora não se deu por vencida. Rebateu: “As mulheres têm o cabelo desarrumado. Na verdade, elas não se cuidam mesmo”. Maria rebateu: “Assim como meu cabelo, natural?”.

O debate se acirrava, quando uma terceira mulher, com a qual a senhora tinha iniciado a conversa, fez uma ponderação com Maria: “deixa isso para lá”. Maria respondeu que não poderia ouvir calada qualquer tipo de desrespeito ao povo baiano e, virando-se para a senhora que acha o povo de Salvador educado, mas feio, perguntou: “no seu conceito de beleza, eu sou?”

A senhora, na tentativa de justificar o “povo feio”, fez um rodeio, afirmando que o povo da região dela, o Sudeste brasileiro, é mal educado e não tão confiável quanto o morador de Salvador. Quando, finalmente, respondeu: “você é bonitinha”. Maria retrucou: “eu sou uma feia melhorada?”

A senhora decidiu, então fazer uma comparação, agora entre os moradores de Salvador e Vitória da Conquista: “Eu gosto daqui, mas o povo não é educado, é metido a rico, acha-se superior”.  Maria mais uma vez interveio: “O povo do Nordeste é educado e bonito”.

Naquele momento, entrei na conversa, sem ser convidado, para testemunhar o que a jovem acabara de afirmar. Relatei que sempre fui muito bem recebido nos 7 dos 9 estados do Nordeste onde andei. Citei, inclusive, experiências vividas em Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. Lembrei ainda que beleza é subjetiva (ou seja: belo é relativo). O debate foi encerrado assim.

Para mim, o povo brasileiro é lindo e educado – com ressalvas, não sobre a beleza, mas quanto à falta de  educação e ao desrespeito de alguns -, mas hospitaleiro como o nordestino eu não conheço. Ah, o nome da senhora nem fiz questão de saber! O da jovem, sim! É Maria!

Ailton Silva é jornalista e um dos editores deste site.