Tempo de leitura: < 1 minuto

O trovador das agulhadas foi temporariamente subtraído de nossa trincheira pelo mosquitinho petulante. Mas Agulhão venceu a batalha e sobreviveu para contar sua história.
Volto outra vez ao espaço do conflito,
depois de quase fatal acidente,
com tapa, larvicida e repelente,
em luta colossal contra um mosquito,
marginal periculoso, descrito
como “egípcio” fornido, bem criado,
com aquele jeito de cabra safado,
muito do besta, arrogante, briguento,
provocador de grande sofrimento,
bicudo, feioso, despudorado.
Fui atacado por ser distraído,
dei com os costados lá no hospital,
cheio de dores, todo enfraquecido,
fiquei três dias na horizontal…
Mas reagi, logo pulei da cama,
já estou pronto para a humana lida,
posso dizer que no final do drama
o Aedes morreu e eu voltei à vida!…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Três pessoas foram baleadas, na madrugada deste domingo (15), em festa na realizada no Itabuna Esporte Clube, por volta das 3h50min. Rafael Silva, 20 anos, e Raabi Evelin Reis dos Santos, 15, foram baleados na cabeça. Marcos Rafael Cerqueira de Almeida, também de 15 anos, levou um tiro no rosto.
Ssegundo populares, houve uma briga e o suspeito de ter feito os disparos é um homem conhecido como Saraiva, que fugiu do local. As vítimas estão internadas no Hospital de Base de Itabuna. Do Ibahia.com.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Fontes próximas ao prefeito José Nilton Azevedo garantem que a vaidade é fogo que vai consumindo o secretário de planejamento, Maurício Athayde. Na avaliação de Azevedo, ainda segundo estas fontes, Maurício “não disse a que veio”.
O secretário seria produto com data de validade: junho. Se até lá não melhorar…

Tempo de leitura: 2 minutos

Berola marcou dois e reassumiu artilharia do Baianão.
Berola marcou dois e reassumiu artilharia do Baianão.

O Itabuna fez valer o mando de campo e derrotou o Vitória da Conquista, por 2×0, no estádio Luiz Viana Filho, neste domingo. O artilheiro Neto Berola garantiu o triunfo do Azulino ao marcar os dois gols do jogo.
O primeiro saiu aos 45 minutos de jogo. O artilheiro ainda deixou a sua marca aos 30min do segundo tempo. Além de garantir os três pontos da equipe sul-baiana, Berola reassumiu a artilharia do campeonato após seis rodadas, com 11 gols.
O Azulino permanece na sexta posição, mas próximo do Conquista (21 pontos ante 23 do time do sudoeste). As equipes que compõem o G-4 hoje são Vitória (37 pontos), Bahia (34), Fluminense e Atlético (ambos com 27).

Clássico do Cacau

A próxima rodada do Campeonato Baiano terá mais um Clássico do Cacau. O Colo Colo receberá o Itabuna, no estádio Mário Pessoa. A partida será no próximo domingo, 22. O Tigre ilheense perdeu hoje para o Fluminense, por 1×0, em Feira.
O gol foi marcado por André Cabeça, no finalzinho do jogo. O Colo Colo permanece na sétima posição, mas a oito pontos do sexto, o Itabuna. A partida do próximo domingo, portanto, será daquelas “de seis pontos”.
Ainda nesta rodada, o Poções recebeu o Bahia e perdeu por 0x2. O Vitória derrotou o Ipitanga por 2×0. Já o Madre de Deus, enfiou 4×3 no Camaçari. A rodada ainda teve a vitória do Atlético diante do Feirense, por 1×0, placar que o garantiu entre os quatro que vão às semifinais do Baianão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na briga para retornar ao G4, Itabuna e Vitória da Conquista medem forças na tarde deste domingo, no Estádio Luiz Viana Filho, pela 15ª rodada do Campeonato Baiano, às 16h. As duas equipes já frequentaram o grupo dos quatro melhores da competição, mas agora ocupam as duas posições seguintes aos possíveis semifinalistas.
Sexto colocado com 18 pontos, o Itabuna encara o confronto contra o Alviverde como uma “partida de seis pontos”, já que o Vitória da Conquista ocupa a quinta posição, com 23 pontos. Um triunfo deixa o Dragão do Sul muito perto do G4, mas um revés diminui ainda mais as chances de classificação.
Substituindo o treinador Alberto Leguelé, demitido pela diretoria do clube, o auxiliar técnico Daniel Souza, o Danielzinho, assume interinamente o Itabuna. Ele escalou o meia Wenkley na lateral direita, em lugar de Léo Pitangueira, e armou um meio-campo com três volantes: Rondinelli, Nenenzinho e Ligeirinho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahiagás anunciou a doação de 160 poltronas para equipar os centros de hidratação de pacientes vítimas da dengue. A maior parte foi doada para centros abertos em Itabuna. Segundo o presidente da companhia estadual, Davidson Magalhães, a colaboração se dá “pensando nos municípios dessa região e para diminuir, ao máximo, a situação de risco para o cidadão”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jaques Wagner é abençoado pelas Irmãs Auxiliadoras da Santa Casa de Itabuna, sob olhares do bispo Dom Ceslau. Quem conhece da política baiana (e das suas cobrinhas), sabe que Wagner precisará da ajuda divina. 2010 está aí, como bem disse ele.
O governador Jaques Wagner é abençoado pelas Irmãs Auxiliadoras da Santa Casa de Itabuna, sob olhares do bispo Dom Ceslau. Foi na sexta, 13. Quem conhece da política baiana (e das suas cobrinhas), sabe que Wagner precisará da ajuda divina. 2010 está aí (Foto Pimenta na Muqueca).
Tempo de leitura: < 1 minuto

Essa é uma boa notícia para o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), que aparenta uma simpatia grande pela base aliada do governador Wagner (PT).
Já se nota nos julgamentos por infidelidade partidária realizados no TSE uma tendência de beneficiar os políticos que mudaram de partido. Em todos os casos julgados desde que surgiu a regra da perda do mandato para quem pulasse a cerca, apenas um deputado federal foi detonado.
No mais, os ministros do TSE concordaram com as razões apresentadas pelos políticos e preservaram os seus mandatos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Não é à toa que às vezes a gente fica pensando que existe um complô para que Brasil não dê certo, para que os serviços públicos essenciais não funcionem, para que a pobreza perdure.
O nome disso que o blogueiro acabou de escrever, no jargão jornalístico, é “nariz de cera” (quando se inicia o texto com rodeios, sem ir direto ao assunto), mas é um desabafo que não se conteve diante de mais uma denúncia de descaso, irresponsabilidade, safadeza com o dinheiro público e com o povo.
A história é que 3 mil crianças estão fora da sala de aula ou frequentando a escola em condições precárias, no município de Eunápolis, porque faltam carteiras. Aparententemente, a Prefeitura não tem a menor preocupação com o fato, pois encomendou os móveis apenas em fevereiro, no mesmo mês em que as aulas tiveram início!
Mais: a Prefeitura de Eunápolis, mesmo sabendo que a carência é de 3 mil carteiras, encomendou apenas 1.200. Houve pressão de pais, professores e alunos e aí os salafrários fizeram a “gentileza” de mandar reformar mais 1.000. Ou seja, ainda haverá um déficit de 800 no final da novela.
E pelo ritmo tartaruga que as carteiras estão sendo entregues, é provável que a novela ainda dure muito.

Matéria do jornal A Tarde denuncia o absurdo em Eunápolis
Matéria do jornal A Tarde denuncia o absurdo em Eunápolis

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em Feira de Santana, há informação de que 60 dos 350 agentes de combate à dengue foram desviados para funções administrativas dentro da Prefeitura. Quem divulgou o dado foi o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, ontem, durante encontro com os diretores das Dires.
Segundo Solla, a situação não ocorre apenas em Feira. Está sendo apurada a existência da mesma irregularidade em outros municípios do interior.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Da coluna Tempo Presente (A TARDE):
Quem aposta num rompimento entre PT (leia-se Wagner) e PMDB (leia-se Geddel) tem boas chances de acertar, pelo menos a julgar pelos atos e fatos praticados pelos dois na Assembleia. Terça, será votado o projeto que amplia o número de integrantes das comissões técnicas de oito para nove, expediente pelo qual o governo passa a ter o controle da engrenagem legislativa sem precisar do PMDB, que é contra.
Em suma, a cada dia mais os dois lados ligam menos para o que o outro pensa.