Tempo de leitura: 2 minutos

Estudantes fazem protesto pela contratação de novos professores.
Estudantes fazem protesto pela contratação de novos professores.

Os alunos do curso de Engenharia da Produção e Sistemas, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), fizeram manifestação hoje contra a falta de professor. Com palavras de ordem como “Ô, queremos professor” e “Ei, você, aí, avisa pra Adélia que o bonde vai subir”, os estudantes protestaram no pavilhão do curso e na torre administrativa, onde fica instalada a reitoria.
Pelo levantamento do colegiado, o curso precisa de, no mínimo, 12 professores para funcionar, mas hoje conta com apenas cinco  – e um deles está de licença. Quando levadas em consideração as disciplinas ministradas ao longo dos cinco anos da graduação, faltam professores em 27 matérias.
A solução, no entanto, está longe do campus. A Uesc depende de autorização da Secretaria de Administração do Estado (Saeb) para abrir concurso público e contratar professores, mas a previsão, até antes da manifestação dos alunos, era de que vagas seriam abertas somente em 2014.
A manifestação forçou a reitoria a rever calendário e surgiu a promessa de concurso até o final deste semestre, com promessa de 3 vagas. A reitora Adélia Melo comprometeu-se a responder, oficialmente, sobre cada disciplina sem professor. O prazo para apresentação de relatório é o dia 22.
A instituição vai recorrer a estagiários para tentar suprir, em parte, a falta de professores no curso. Segundo a comissão do curso, haverá abertura excepcional de matrículas com a contratação de 2 professores-estagiários. A prioridade deverá ser para alunos em situação regular.
Alunos pararam hoje para exigir contratação de mais professores.
Alunos pararam hoje para exigir contratação de mais professores.

Tempo de leitura: 2 minutos

marco wense1Marco Wense

Um Aldenes Meira independente, com personalidade, conduzindo a digna instituição com respeito, enfraquece a corrente do PCdoB contrária a sua legítima pretensão de se candidatar ao Parlamento estadual.

Já começou o burburinho em torno da votação das contas de 2011 e 2012 do ex-prefeito José Azevedo, ainda filiado ao Partido do Democratas, o DEM de Maria Alice.
O “ainda” é porque Azevedo quer trocar o DEM pelo PMDB do médico Renato Costa, que vai terminar vivendo o dilema do “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.”
O bicho pega porque Renato não pode ser ingrato com o ex-prefeito, seu aliado na sucessão de 2012. A dobradinha DEM-PMDB colocou Renato como candidato a vice na chapa da reeleição.
O bicho come porque o discurso da ética, que sempre norteou a carreira de Renato, com a filiação de um político que vai ser alvo de inúmeros e variados processos, fica comprometido. Desacreditado.
Alguns membros do diretório do PMDB querem que a filiação de José Azevedo fique condicionada à aprovação das suas contas pela Câmara de Vereadores.
O “condicio sine qua non” não agrada o comando estadual da legenda, já que o ex-prefeito pode ser um importante aliado de Geddel Vieira Lima na sucessão do governador Jaques Wagner (PT).
A grande expectativa fica por conta de Aldenes Meira, presidente do Legislativo municipal e pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB, partido sob a batuta do vice-prefeito Wenceslau Júnior.
Aldenes sabe que sua ascensão política depende do seu desempenho na Casa. E nada melhor do que a rejeição das contas do ex-alcaide para colocá-lo na mídia. Na vitrine eleitoral.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Otto discurs ao lado de Lenildo, Rosemberg e Geraldo (Foto André  Oliveira).
Otto discurs ao lado de Lenildo, Rosemberg e Geraldo (Foto André Oliveira).

O vice-governador Otto Alencar é nome visto como certo na chapa majoritária governista em 2014. O que não está definido é se será candidato ao Senado ou à sucessão do governador Jaques Wagner.
Pelos discursos, ontem, durante passagem de Otto pelo município de Ibicaraí, o destino do vice-governador está “definido”: a disputa por uma vaga no Senado Federal. Otto esteve por lá para inaugurações de obras de pavimentação asfáltica e iluminação rodoviária.
O prefeito Lenildo Santana e os deputados Rosemberg Pinto (PT), Ângela Sousa (PSD) e Geraldo Simões (PT) trataram Otto como “senador”, numa alusão a 2014.
Otto tem se mostrado fiel a Wagner e entende que a sua vaga na majoritária está garantida. E reagiu bem aos discursos sugestivos que o apontam na (disputa à) vaga ao Senado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Baixa na direção da regional da Associação de Praças da Política Militar (APPM) em Itabuna. Após responder pela diretoria de marketing social da entidade por quase 3 anos, Costa Filho deixa o cargo a partir desta segunda-feira, 18. O pedido de exoneração do cargo foi apresentado por Costa Filho à presidência da APPM-Itabuna, ontem.

Costa Filho disse que a saída trata-se de decisão “de cunho pessoal”. “Cumpre agradecer aos companheiros e superiores que estiveram comigo durante este período de evoluação, lutas, vitórias e aprendizagem”, ressaltou. Durante o período em que esteve à frente da diretoria de marketing social da APPM, Costa conseguiu imprimir nova dinâmica na relação da entidade não só entre miliatres, mas com a população.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os presidentes do Senado, Renan Calheiros, da Câmara, Henrique Alves, e o vice-presidente Michel Temer vão se reunir com a presidente Dilma Rousseff na tarde desta sexta (15) para confirmar os nomes e as pastas dos ministros do PMDB na reforma ministerial.
O ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, irá para Secretaria da Aviação Civil e a pasta de Agricultura sairá das mãos de Mendes Ribeiro para o deputado Antonio Andrade (MG). Até agora, ainda não está definido o comando da Secretaria de Assuntos Estratégicos, oferecida a Mendes Ribeiro, que não anunciou se aceita o convite.
O PDT continua com o Ministério do Trabalho. Dilma acertou a substituição de Brizola Neto por Manoel Dias, atual secretário-geral do partido. Ainda há dúvidas sobre a participação de PR e PSD nas mudanças ministeriais. Informações do Bahia Notícias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Há cerca de 10 dias que os veículos de comunicação estão sem receber os boletins de ocorrências acompanhadas pela Polícia Militar em Itabuna. O boletim traz, oficialmente, dados de segurança no dia a dia da área de abrangência do 15º Batalhão da PM, que envolve os municípios de Itabuna, Almadina, Coaraci, Itapitanga, Itapé, Barro Preto e Itajuípe. Além de assegurar nível de transparência, o informativo é imprescindível para quem faz acompanhamento das estatísticas oficial da segurança.

Tempo de leitura: 2 minutos

consumidor direitosO coordenador executivo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Fulvio Gianella Júnior, disse à Agência Brasil que o nível de consciência do brasileiro sobre os seus direitos como consumidor tem crescido nos últimos anos. Hoje, além de buscar mais os institutos de defesa, ele tem procurado diretamente os fornecedores.
“Podemos reparar que aumentou o grau de pessoas reclamando seus direitos, como se vê nos rankings do Procon, do Sindec [Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor]. Essa situação mostra duas coisas: os consumidores estão mais conscientes e reclamando mais seus direitos”.
Em 2012, 2,03 milhões de consumidores foram atendidos nas unidades do Procon, distribuídos em 292 cidades do país. De acordo com o Sindec, essa quantidade representa um aumento de 19,7% em relação a 2011, quando 1,6 milhão de consumidores recorreram ao sistema.
CAMPEÕES DE QUEIXAS
A telefonia celular foi o serviço com mais reclamações nos Procons (9,17%), seguido por bancos comerciais (9,02%), pelos cartões de crédito (8,23%), pela telefonia fixa (6,68%) e pelas financeiras (5,17%). O setor com maior demanda foi o financeiro (banco comercial, cartão de crédito, financeiras e cartão de loja), com 23,85%.
Com o ranking dos procons, também foi possível constatar um aumento de demandas no setor de telecomunicações (telefonia celular, telefonia fixa, TV por assinatura e internet), que saltou de 17,46% em 2011, para 21,7% dos registros em 2012.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

dengueOs municípios do sul da Bahia notificaram mais de 1.300 casos de dengue neste ano. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Bahia, as localidades com maior quantidade de casos são Itabuna, Una, Ilhéus e Ibicaraí.
Esses municípios, juntos, registraram 850 casos, dos quais cerca de 400 em Itabuna. O segundo em quantidade de notificações é Una, com 206 ocorrências, seguida de Ilhéus, com 160 casos informados.
Ibicaraí aparece na quarta colocação entre os municípios sulbaianos com maior quantidade de notificações de casos de dengue. Entre primeiro de janeiro e esta quarta-feira, foram 102 ocorrências. Informações d´A Região.

Tempo de leitura: < 1 minuto

ACM Neto descartou o Palácio de Ondina em 2014, mas as pesquisas...
ACM Neto descartou Ondina em 2014, mas as pesquisas…

Deputados de oposição ao Governo Wagner partiram em romaria ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), na última terça, 12. Ouviram o prefeito, mas a visita tinha, na verdade, o intuito de saber das intenções dele quanto à sucessão de Jaques Wagner.
Neto – estrategicamente, talvez – disse que seus planos para 2014 passam longe do Palácio de Ondina. O foco dele é outro palácio, o Thomé de Sousa, onde pretende ficar até 2016. E, quem sabe, disputar a reeleição.
A oposição considera o prefeito de Salvador o nome mais viável para fazer frente à candidatura governista e a pontinha de esperança dos oposicionistas vem das pesquisas. Em geral, elas mostram que há espaço para a oposição.
O deputado tucano Augusto Castro, por exemplo, cita levantamento em Itabuna que confere quase 40% das intenções de voto, na estimulada, para o neto de Antônio Carlos Magalhães, dado que não difere muito do quadro em todo o Estado. “Essa é a nossa esperança [trunfo]”, diz Castro.
Outros nomes no tabuleiro oposicionista são os de José Ronaldo (DEM), prefeito de Feira de Santana e agora no terceiro mandato, e João Gualberto (PSDB), ex-prefeito de Mata de São João. Outras alternativas: o tucano Antônio Imbassahy e o peemedebista Geddel Vieira Lima.

Tempo de leitura: < 1 minuto

césar brandãoLíder do Governo Vane na Câmara, César Brandão (PPS) tem uma avaliação diferente do constatado na pesquisa da Sócio-Estatística sobre os primeiros 70 dias da gestão municipal. O vereador considera “positivo” o saldo dos dois meses e meio de gestão e disse que “muita coisa boa ainda vai acontecer neste primeiro semestre de 2013”.
Para César Brandão, a opção do itabunense pela eleição de Vane do Renascer (PRB) representou o cansaço da população com as formas de administrar experimentadas até o ano passado.
O líder até repete mantra vanista: a cidade se transformará em canteiro de obras em 60 dias. E acrescenta: o novo governo “não decepcionará”.
Os primeiros dias, no entanto, têm provocado outra sensação. O vice-prefeito Wenceslau Júnior, por exemplo, sentiu isso na pele, no sábado, 9, quando tentou dar um “boa noite” a quem foi à Lavagem do Beco do Fuxico…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ontem, a Polícia Civil apreendeu uma tonelada de maconha em operação na BR-116, em Santo Estevão. A droga, oriunda de Foz do Iguaçu (PR), iria abastecer “consumidores” durante a Micareta de Feira de Santana, programada para 25 a 28 de abril. Além da maconha, foram apreendidos 8 quilos de crack, 50 quilos de bicarbonato de sódio, 12 mil comprimidos de “rebite” e quatro veículos.
Na operação, foram presos os traficantes Ronaldo Silva Vicente, Marcone dos Santos Gomes, Agnaldo Oliveira Pereira, Oziel Santos Rios, Evandro Oliveira Pereira, Júlio César de Jesus Silva, Lara Maria de AraújoVieira e Maria Rosângela de Lima Santos. O material apreendido e os traficantes serão apresentados às 10 horas de hoje, no Centro de Operações Especiais (COE), em Salvador.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Familiares do pequeno Daniel vão promover manifestação, hoje, às 9h, em frente à sede do Ministério Público Estadual em Ilhéus. O bebê  nasceu há uma semana em uma maternidade de Ilhéus, mas com índice de icterícia altíssimo. A equipe médica indicou necessidade de transferir o bebê para tratamento em Salvador.
A família tenta uma vaga desde a última segunda, 11, porém sem sucesso. O protesto visa garantir uma vaga a Daniel, que corre risco de morrer. A autorização depende do setor de regulação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Tempo de leitura: 2 minutos

ricardo artigosRicardo Ribeiro | ricardo_rb10@hotmail.com

 
Não é incomum (muito pelo contrário) o repórter estar cobrindo um homicídio e ter ali bem perto dezenas de meninos e meninas, de 7 a 8 anos, talvez menos, na maior algazarra, como se estivessem numa festa.

 
O ritual diário de levar meu filho à escola, todas as manhãs, teve um ingrediente novo nesta sexta-feira, 15 de março de 2013. Seguíamos pelo nosso caminho de costume, quando deparamos com dois sujeitos discutindo – um deles saíra de um carro, o outro estava montado em uma moto. Eles simplesmente fecharam a rua para “bater boca” por alguma razão da qual não houve tempo nem condição de se tomar conhecimento.
Mas não era uma simples discussão: o cara do carro portava uma convincente pistola, que ele não só apontava como praticamente esfregava o cano no outro rapaz, com raiva, enquanto lhe segurava a parte de trás da camisa e intimava: “qual é a sua, meu irmão?” A essa altura, por precaução e instinto de sobrevivência, logicamente quem está na mira de uma arma não diz coisa alguma.
Estávamos a uns dez metros da cena e foram alguns segundos nos quais eu não soube o que fazer. Não tinha ideia dos motivos, quem estava certo e quem estava errado. Minha preocupação – confesso – era estar ali com meu filho, e ele prestes a ser apresentado à violência de um modo brutal. Outro receio, obviamente, era a possibilidade de um de nós ser atingido por uma “bala perdida”.
Na primeira brecha, saímos rapidamente do local e nem soubemos os desdobramentos do episódio. A salvo, meu filho disse apenas: “pai, não conta nada à minha mãe, senão ela vai ficar traumatizada e não me deixa mais colocar o pé na rua”. Detalhe: ele parecia menos assustado que eu.
Em pensar que tantas crianças nessa cidade já convivem diariamente com todo tipo de violência, e com naturalidade, como se vê nas reportagens exibidas pelos “programas policiais”. Não é incomum (muito pelo contrário) o repórter estar cobrindo um homicídio e ter ali bem perto dezenas de meninos e meninas, de 7 a 8 anos, talvez menos, na maior algazarra, como se estivessem numa festa.
É a violência banalizada desde a infância, e não apenas nos videogames, mas na vida real.
Uma vida que, lamentavelmente, parece valer cada vez menos.
 

Tempo de leitura: < 1 minuto

amorim charge royaltiesA presidente Dilma Rousseff promulgou na noite de ontem, 14, a nova lei que trata da distribuição dos royalties do petróleo, após o Congresso Nacional ter derrubado os vetos da presidente à parte do texto original. A íntegra da nova lei foi publicada na edição de hoje, 15, do Diário Oficial da União (confira aqui).
Pela lei, a União tem sua fatia nos royalties reduzida de 30% para 20%. Os estados produtores terão redução de 26,25% para 20%. Os municípios confrontantes (que fazem divisa com os produtores) sofrerão a seguinte redução: de 26,25% passam para 17% e chegam a 4% em 2020.
Os municípios afetados pela exploração de petróleo também sofrerão cortes: de 8,75% para 2%. Em contrapartida, o percentual a ser recebido pelos estados e municípios não produtores saltará de 8,75% para 40%.
Leia Mais