Avião da gol bate em outra aeronave
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um avião da Gol bateu em outra aeronave da companhia Azul durante uma manobra no aeroporto de Ilhéus, no sul da Bahia, nesta sexta-feira (6). Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Segundo testemunhas, o avião que fazia a manobra acabou batendo na asa da outra aeronave, que estava parada.

Após a batida, os passageiros tiveram que descer dos aviões e aguardar um outro voo, já que uma equipe de engenharia precisou avaliar as aeronaves que se envolveram no acidente. Não há detalhes sobre esta avaliação.

Até o fim da tarde, os passageiros da Gol ainda aguardavam informações sobre um novo horário de embarque. Já os passageiros do avião que estava parado foram acomodados em outro voo. As informações são do G1.

Monilíase do cacaueiro preocupa em três estados
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, nesta sexta-feira (6), portaria declarando estado de emergência fitossanitária para a praga Moniliophthora roreri (monilíase do cacaueiro) nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. A quarentena visa reforçar as medidas de prevenção e evitar a dispersão da praga para as áreas de cultivo de cacau e cupuaçu. O estado de emergência será de um ano.

No mês passado, um foco da praga foi detectado em área residencial urbana no município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. O estado de emergência fitossanitária para a monilíase do cacaueiro incluiu o Amazonas e Rondônia por serem as unidades da federação que fazem fronteira com o Acre.

“Esta é uma medida que demonstra o reconhecimento oficial da importância do tema por parte do Ministério da Agricultura e permite uma maior mobilização de instituições públicas e privadas, de forma coordenada, em função dos prejuízos potenciais que uma determinada praga ou doença pode causar às cadeias produtivas em nível nacional”, destaca a coordenadora-geral de Proteção de Plantas, Graciane de Castro.

Durante a vigência do estado de emergência, todas as ações necessárias à erradicação da praga e que evitem sua disseminação para as áreas produtivas poderão ser adotadas com maior agilidade tanto no nível federal, quanto estaduais. “O objetivo do Mapa é o de conseguir erradicá-la na maior brevidade possível, enquanto ainda se encontra em uma área restrita do país”, explica Graciane.

TJ-BA suspende efeitos de decisão de primeira instância, volta a afastar vereador da Mesa Diretora e manda Câmara de Ilhéus retomar processo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (5), a juíza substituta de Segundo Grau Adriana Sales Braga, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), acolheu recurso da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ilhéus e reestabeleceu os efeitos de duas decisões do plenário da Casa contra o vereador Luca Lima (PSDB), investigado por suspeitas de assédio sexual e peculato num suposto esquema de “rachadinha”.

No dia 11 de maio de 2021, o plenário da Câmara abriu processo de cassação contra o vereador e, de forma cautelar, o afastou do cargo de 2º secretário da Mesa Diretora. O parlamentar questionou a legalidade das medidas por meio de mandado de segurança apresentado à 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, que determinou sua volta ao cargo e suspendeu o processo.

Na primeira instância, prevaleceu a interpretação de que o afastamento seria uma punição antecipada. Ontem, a juíza Adriana Sales decidiu que a saída do vereador da Mesa Diretora é necessária ao andamento regular do processo, que deve ser retomado pelos vereadores. “Entendo ser prudente a concessão do efeito suspensivo postulado, para determinar o prosseguimento do processo de cassação nº 001/2021, e manter o afastamento cautelar”, escreveu a magistrada.

A denúncia contra o vereador partiu de três mulheres que trabalharam no seu gabinete. O caso também é investigado pela Polícia Civil. Luca Lima afirma ser alvo de um complô de adversários políticos. Da Redação com informações do site Fabio Roberto Notícias.

O MC Jef Rodriguez, da banda OQuadro, em vídeo performance sobre invasão policial || Imagem do filme "Várias Fita, Mano"
Tempo de leitura: < 1 minuto

O curta Várias Fita, Mano retrata o dia em que a casa do músico e professor Jef Rodriguez (OQuadro) foi invadida pela Polícia Militar. O episódio real aconteceu no Rio de Janeiro, mas a cena é comum nas periferias de todo o país. Nas bordas dos territórios urbanos, as leis se afrouxam e os princípios, como o da inviabilidade da casa, dão lugar ao arbítrio.

A Constituição Federal de 1988 define a casa como asilo inviolável do indivíduo. Ao mesmo tempo em que consagra a inviolabilidade, o artigo 5º (inciso 11) estabelece os casos de exceção. Uma pessoa pode ser obrigada a permitir a entrada de autoridades públicas em sua casa, por exemplo, durante a ocorrência de flagrante criminal, de um desastre ou da prestação de socorro a alguém em perigo. Fora dessas exceções, só uma ordem da Justiça supera o poder de consentimento do morador sobre a presença de outras pessoas no seu lar. Nesse sentido, a porta da casa é um limite físico ao poder do Estado de agir sobre os corpos.

No caso de Jef, naquela tarde de junho de 2021, uma troca de tiros na parte de cima do morro levou a polícia até a sua casa, que foi alvo de buscas sem mandado judicial. “Quando pestanejei [o policial] já estava no meu quarto”, lembra o músico. Assista ao filme.

QUEM FEZ

A trilha sonora original do filme é de Lucas LT. Texto e performance são de Jef Rodriguez. Lukas Horus editou e tratou o áudio. Breno Platais produziu, dirigiu e editou Várias Fita, Mano.

Família retornava de Campinas para Itabuna || Foto Paula Alves/Inter TV
Tempo de leitura: < 1 minuto

As seis pessoas que morreram em um grave acidente entre um carro e um caminhão na BR-135, em Joaquim Felício, Minas Gerais, foram veladas e enterradas nesta sexta-feira (6), em Itabuna. As vítimas eram todas da mesma família e seguiam de Campinas (SP) para Itabuna.

Os mortos foram identificados como Gileno Brito Lima, de 36 anos, a esposa dele, Thaiane de Jesus dos Santos, de 33, além dos filhos Karol Santos Lima, 12, Yasmim Santos Lima, 11, Noemi Santos Lima, 4 anos, e Rute Santos Lima de 10 meses. Gileno dirigia o carro no momento do acidente.

Acidente causou a morte de uma família inteira que retornava para Itabuna || Reprodução

Os seis corpos chegaram em Itabuna por volta das 9h e foram velados em uma escola que fica no bairro Maria Matos (Rua de Palha), onde a família morava antes de se mudar para São Paulo.

De 29 de julho a 4 de agosto, Itabuna teve, em média, 5,86 casos novos por dia || Foto Jornal Correio
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nas últimas três semanas, Itabuna registrou queda na média de novos casos diários de Covid-19, segundo a 65ª edição do Boletim Informativo Epidemiológico Macrorregião Sul de Saúde, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), publicada na quarta-feira (4).

De 15 a 21 de junho, o município teve, em média, 13,71 casos novos por dia. Na semana seguinte, de 22 a 28 do mesmo mês, a média caiu para 9,7 casos diários.

Na semana que antecedeu a publicação do levantamento, de 29 de julho a 4 de agosto, Itabuna identificou média de 5,86 casos novos por dia, como mostra o gráfico abaixo, que também aponta redução da média de mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Boletim também aponta queda da média diária de mortes|| Fonte Uesc/Sesab

Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Segundo a pasta, até o momento, o vírus matou 666 moradores de Itabuna.

Apesar da tendência de declínio da curva de contágio, a secretária de Saúde Lívia Mendes Aguiar avalia que é necessário manter a guarda alta contra a doença. “Isso nos deixa mais tranquilos, mas é óbvio que não podemos relaxar com as medidas preventivas, como o uso de máscara facial e a higienização das mãos”, disse a gestora.

Para governador, agência e governo federal impuseram entraves à aquisição da vacina russa pelo Consórcio Nordeste || Imagem do programa Papo Correria
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) atribuiu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Ministério da Saúde a responsabilidade pela suspensão do contrato de compra da vacina Sputnik V, anunciada ontem (5) pelo presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

“Infelizmente, por conta de entraves tanto da Anvisa como Ministério da Saúde, o contrato que previa a entrega de 37 milhões de doses da vacina #SputnikV para estados nordestinos foi suspenso nesta quinta, em reunião com o Fundo Soberano Russo”, escreveu o governador da Bahia, nesta quinta-feira, numa mídia social.

Responsável por negociar a vacina contra a Covid-19, o Fundo Soberano Russo informou que os lotes antes reservados ao Brasil, agora, serão enviados ao México, à Argentina e à Bolívia.

Jorge Amado faleceu em 6 de agosto de 2001 || Reprodução Editora Todavia
Tempo de leitura: 2 minutos

Há 20 anos, no dia 6 de agosto, morreu o escritor baiano Jorge Amado. Autor de clássicos como Tenda dos Milagres, Capitães da Areia e Gabriela, Cravo e Canela, Jorge é um dos maiores artistas do Brasil. Seu legado atravessa gerações. Numa entrevista ao Jornal da Cidade, na Rádio Metrópole, a biografa Josélia Aguiar, que escreveu o livro Jorge Amado: Uma Biografia, lançado em 2018, disse que Jorge sempre desejou uma morte rápida. “Ele teve a vida que imaginou, mas não a morte”, disse Josélia.

Nos últimos anos de vida o escritor teve problemas de saúde, e até chegou a ficar com a visão comprometida, depois, dificuldade cardíaca e respiratória. “Eu acredito que tem a ver com a vitalidade dele. Para que essa vida, esse potencial, fosse diminuindo, não poderia ser de repente”, disse Josélia.

Jorge Amado morreu pouco antes do seu aniversário, celebrado dia 10 de agosto. Existe um mito em torno do escritor, sua família o propagava: criança que nasceu empelicada, sujeito de sorte. Questionada, Josélia disse acreditar que o escritor foi mesmo um sujeito de sorte. “Mas ele estava sempre em contato com o desejo dele, com que ele queria fazer. Acho que independente do Jorge Amado escritor, o Jorge Amado homem, da a todos nós uma grande lição, que é: quando você faz uma coisa que você gosta muito, e se dedica muito a isso, as coisas realmente vão acontecer”, afirmou.

Josélia Aguiar revelou ainda detalhes sobre a publicação do livro. “A ideia era fazer um livro mais curto, em que eu teria um ano e meio. Mas a vida do Jorge Amado é transoceânica, cheia de emoções e reviravoltas. Acabei ficando quase oito anos. Hoje, faz três anos da primeira publicação, já tenho pós edição do livro com mais novidades, todas essas conversas em torno dele também sempre me acrescentam, de modo que estou há 10 anos ‘muito ocupada’ com Jorge Amado”, brinca a autora. Confira mais.

Roberto era o rei das manhãs de sábado", agora com Oziel, Lavínia, Andreyver, Binho e Matheus || Montagem Seja Ilimitado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde a precoce partida do comunicador Roberto de Souza, falecido em 2019, após um ano de luta contra o câncer, o horário das 10h às 12h dos sábados no rádio Itabunense ficou à deriva.

Inconteste, na audiência e respeitado pelo público, Roberto era conhecido por bordões como “não convidem para a mesma mesa” e “Beleza, beleza, beleza“, em seu programa Resenha da Cidade, que discutia política com firmeza e bom humor.

Recentes mudanças no cenário da comunicação oportunizaram ao público itabunense e regional, a experiência com outros nomes que, com profissionalismo, almejam o sucesso de audiência no horário.

Exemplos dessa corrida pela qualidade são o novo Programa Impacto, na Boa FM, com o jornalista Oziel Aragão e Lavínia Sizinio, na rádio Boa FM, que terá programa especial no sábado, das 10h às 12h, concorrendo diretamente com o Frequência Política, com Binho Shalom e João Matheus, programa que tem ganhado notoriedade em transmissão pela Interativa FM e Difusora AM.

A disputa inclui ainda, nas plataformas digitais, o programa Café iPolítica, ancorado pelo jornalista Andreyver Lima, com participações de Larissa Moitinho e Allah Góes, com entrevistas polêmicas e interação com o público pelo chat.

Toda essa movimentação reflete a diversificação de profissionais e mídias na busca por qualidade para o público e o mercado publicitário, que são os maiores beneficiados.

Para Roberto de Souza, fica a homenagem dos profissionais, que o consolidam como referência em comunicação. Redação com o Seja Ilimitado.

Vereadores autorizam crédito que assegura auxílio na área da cultura || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou abertura de crédito adicional ao Executivo, no valor de R$ 306 mil, para garantir a concessão de auxílio emergencial aos agentes da cultura local. Os projetos para assegurar o auxílio foram votados e aprovados nesta quinta-feira (5) pelo legislativo. O recurso será viabilizado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

A lei aprovada prevê que as pessoas contempladas pelo auxílio devem ter, pelo menos, três anos de atuação na área artística em Itabuna, além de possuir renda per capita de até meio salário mínimo e ter sido registrado atualizado no Cadastro de Cultura e Turismo (Cadcult), da FICC.

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania deverá fazer chamada pública para os beneficiários, com “autonomia para nova seleção, caso o número de vagas não seja preenchido de forma integral”. O auxílio será fornecido por três meses. O valor do auxílio ainda será divulgado pela Fundação.

Ferrovias, como a Norte-Sul, são essenciais para transportar minério || Foto CBPM
Tempo de leitura: 2 minutos

A valorização do minério de ferro e a alta do dólar têm sido responsáveis pelo incremento no faturamento de mineradoras baianas e também atraído novos investimentos para o estado. Até o mês de julho de 2021, o faturamento das empresas bateu a marca dos R$ 5 bilhões, contra o índice de R$ 2,9 bilhões atingido no mesmo período do ano passado, representando um crescimento de 73% na receita, segundo dados disponibilizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

Boa parte desse aumento se deve à entrada da Bamin no mercado, aponta a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). A mineradora brasileira iniciou a operação comercial em janeiro e pretende transformar a Bahia no terceiro maior estado produtor de minério de ferro do Brasil, tendo apresentado um crescimento na produção de quase 900% no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020 (ANM).

Atualmente, os três estados que mais produzem o metal são Pará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. “Nós estamos apenas raspando a superfície, a Bahia tem um potencial que vai muito além da Bamin”, afirma Eduardo Ledsham, presidente da mineradora.

Pelo menos mais uma mineradora já produz ferro na Bahia – a Brazil Iron -, duas estão em processo de instalação – Tombador Iron e Colomi Iron – e novas áreas com potencial para produção de minério de ferro seguem sendo prospectadas pela CBPM e pela Companhia Vale do Paramirim.

Para Antonio Carlos Tramm, presidente da CBPM, este aumento no volume de investimentos confirma que a mineração irá ocupar cada vez uma posição de destaque no desenvolvimento econômico da Bahia, na geração de empregos e de tributos.

– Estudos realizados pela CBPM mostram que o centro-oeste baiano, onde fica Caetité, é rico em minério de ferro, urânio e outros minerais. Na esteira da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), a CBPM já trabalha para atrair mais investimentos para oportunidades identificadas na região e, também, em estudos de novas jazidas minerais a 100 km de distância de cada lado dos trilhos – afirma Tramm.

Os trilhos da primeira etapa da FIOL vão de Caetité ao Porto Sul e devem colocar a Bahia no seleto grupo de exportadores nacionais de minério de ferro, commodity que representa aproximadamente 4% do PIB brasileiro.

O bom resultado do setor também representa um incremento de receitas para os municípios com produção mineral, que recebem 60% da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), a contribuição paga pelas mineradoras. Até julho de 2021 a contribuição referente a todos os minérios produzidos no estado cresceu 88%, indo de R$ 47,6 milhões para R$ 89,2 milhões, em relação ao mesmo período de 2020 (ANM).