Seu Amintas (à esquerda) foi sequestrado e morto por Jarbas Júnior (à direita)
Tempo de leitura: 2 minutos

Um dos acusados de envolvimento no sequestro e assassinato do taxista Amintas Feitosa Moura Ferreira, “Seu Moura”, de 71, anos, foi condenado a 22 anos de prisão em regime fechado. O crime ocorreu em abril do ano passado, depois que o trabalhador aceitou uma corrida solicitada por três homens, no Centro Comercial de Itabuna.

O condenado pelo crime foi Jarbas Silva Júnior que, segundo a polícia, confessou envolvimento no assassinato e está preso no Conjunto Penal de Itabuna. Outro acusado de participar do crime, identificado como Davi Santos Sena, foi encontrado morto em Itapitanga, três dias depois do assassinado do taxista. O corpo de Davi Santos foi achado na localidade conhecida como Estrada da Amizade, próximo ao Parque de Vaquejada.

De acordo com inquérito policial, Amintas Feitosa foi torturado e asfixiado e teve o veículo roubado por três bandidos. Objetos pessoais e uma quantia em dinheiro foram levados pelos criminosos. Além de Jarbas Silva e Davi Santos, um terceiro homem participou do sequestro e morte do taxista. O carro da vítima foi localizado, incendiado, entre os municípios de Aurelino Leal e Itapitanga. Relembre a história aqui.

Marlos Macedo presidiu inquérito da morte de “Seu Moura”

MARLOS MACÊDO: “JUSTIÇA FOI FEITA”

A condenação do acusado foi comemorada pelo titular da Delegacia da Polícia Civil em Itajuípe, Marlos Macedo, que investigou o crime:

“Em quase um ano do assassinato do taxista Amintas Feitosa a justiça foi feita. O autor Jarbas foi condenado a 22 anos de reclusão em regime fechado. Fica a satisfação de mais um crime elucidado e os envolvidos condenados. Isso que me motiva a continuar trabalhando combatendo a criminalidade, em que pese muitas forças contrárias”, afirmou em redes sociais.

Há vagas para o campus de Porto Seguro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) confirmou, nesta terça-feira (8), que vai disponibilizar 1.313 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas são para 42 cursos em 16 campi nas cidades de Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 15 e 18 deste mês no site do Sisu. Para se inscrever, é necessário ter participado, em 2021, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota maior que zero na redação. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 22 deste mês.

Os 42 cursos do IFBA que terão vagas ofertadas no Sisu 2022.1 estão divididos entre: Licenciaturas – voltados à formação de professores para atuação na educação básica e profissionalizante; Tecnólogos ou Graduações Tecnológicas – focados em abordagens mais práticas, tendo duração média de três anos; e Bacharelados – que conferem competências em determinado campo do saber, permitindo a atuação em diversas frentes dentro de uma mesma área do conhecimento.

Trabalhadores resgatados do trabalho escravo
Tempo de leitura: 2 minutos

No ano passado, 188 pessoas foram retiradas de situações de serviço que configuram o trabalho análogo ao de escravo. As vítimas foram encontradas em situação degradante, sem remuneração, com carga horária excedente, sem carteira assinada e sem seus diretos de trabalho assegurados, condições que configuram a prática ilegal, conforme Ministério Público do Trabalho (MPT).

O balanço da situação do trabalho escravo na Bahia foi apresentado pela procuradora do MPT Manuella Gedeon, que coordena as ações de combate ao trabalho escravo na Bahia. Ela chama a atenção para o fato de que as mulheres passaram a aparecer nas estatísticas em razão da atuação da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (Coetrae-BA), voltada a casos de trabalho escravo doméstico.

A procuradora Manuela Gedeon explicou que 90% dos resgatados são homens, negros e muitos deles em áreas rurais, como fazendas. Também, bastante comum, são trabalhadores domésticos expostos a este tipo situação, só que neste caso a maioria das vítimas é do sexo feminino.

PIOR PARA OS TRABALHADORES RURAIS

“A maioria dos nossos casos de resgate é de trabalhadores rurais, mas existe condições degradantes de trabalho e trabalho escravo em zona urbana, na construção civil, na indústria têxtil, no trabalho doméstico, que é um foco e que na pandemia a gente prestou bastante atenção devido a muitos casos de trabalhadoras que estavam impedidas de sair da residência. Então, existe essa degradância e ela não é uma exclusividade do trabalho no campo, ela acontece também na cidade”, explica Manuella Gedeon.

Para Admar Fontes, coordenador da Coetrae-BA, e assessor da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), “o número de baianos que está migrando para São Paulo, para Minas Gerais ou para a colheita da cebola na região Sul do país tem aumentado e, consequentemente, o número de resgatados tem aumentado. Devido à crise econômica que o país e que o mundo vêm passando, a tendência é que pessoas, infelizmente, se submetam a jornadas exaustivas para poder pôr o que comer em sua casa”.

O Trabalho escravo contemporâneo, ou trabalho análogo ao de escravo, pode ser definido como o cerceamento de liberdade do trabalhador, ou quando o trabalhador sofre com condições degradantes de trabalho, ou quando está em jornada exaustiva, ou está em situação de servidão por dívida. Pode, também, ser a soma disso tudo.

Na Bahia, o combate a essa prática é realizado sempre em rede, por meio da Coetrae-BA com participação efetiva do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho do Governo Federal, Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo do Estado, Polícia Rodoviária Federal, dentre outras instituições.

O MPT reforça que a denúncia sobre trabalho escravo pode ser feita de forma anônima e entre os canais de atendimento está o telefone (71) 3266-0131 e o Disque 100. Além dos telefones, qualquer denúncia de irregularidades trabalhistas também pode ser encaminhada pelo portal do MPT prt5.mpt.mp.br.

Secretário Nestor Duarte pede exoneração em carta ao governador Rui Costa || Foto TRBN
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte Neto, entregou carta ao governador Rui Costa (PT), nesta terça-feira (8), solicitando a exoneração do cargo. O ex-deputado federal constituinte alegou motivos pessoais e questões políticas para tomar a decisão.

Segundo o governo estadual, a gestão de Nestor Duarte à frente da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), iniciada em 2011, foi marcada pela modernização e aparelhamento do sistema penitenciário da Bahia, com destaque para a construção de novas unidades prisionais e a ampliação do número de vagas, contribuindo para um processo de custódia humanizada da pessoa privada de liberdade, por meio dos diversos processos de ressocialização.

Na carta, Nestor Duarte agradeceu a confiança do governador Rui Costa e do ex-governador e atual senador Jaques Wagner (PT).

NO MESMO LADO

Também afirmou que permanecerá fiel à própria história política, mantendo-se ao lado do que chamou de forças progressistas e do desenvolvimento social.

A manifestação soou como referência indireta ao fato de Nestor Duarte ser ligado ao deputado federal Marcelo Nilo (PSB), que rompeu com o grupo político liderado pelo PT na Bahia e ensaia aproximação com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM/UB).

Estado tem 29.672 casos ativos da doença, informa Sesab
Tempo de leitura: < 1 minuto

O boletim epidemiológico desta terça-feira (8) registra 29.672 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 8.326 casos de Covid-19, 9.013 recuperados (+0,67%) e mais 64 óbitos.

Dos 1.418.945 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.360.992 já são considerados recuperados e 28.281 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.733.223 casos descartados e 321.854 em investigação.

VACINÔMETRO

Até o momento, a BAhia tem 11.265.811 pessoas vacinadas com a primeira dose, 9.913.977 com a segunda dose ou dose única e 2.828.945 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 241.068 crianças já foram imunizadas.

Valci Serpa, diretor da Sutram, faz esclarecimento sobre serviço público de transporte || Foto PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

O diretor da Superintendência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Ilhéus (Sutram), Valci Serpa, disse ao PIMENTA que as concessionárias do transporte coletivo, Viametro e São Miguel, cumprem sua parte no acordo feito com a Prefeitura e homologado pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus.

Segundo informação que circula nas redes sociais e em meios de comunicação, os ônibus do transporte público passariam a circular apenas até as 19h. “Não existe isso”, refutou Serpa. Segundo ele, de segunda a sábado, os veículos rodam até as 23h.

“Nós temos um contrato com 120 ônibus e rodam 100, o que equivale a 85%. Existe um acordo judicial que, até a pandemia, tem que rodar 85% e, depois da pandemia, 100%. As empresas estão cumprindo o que foi acordado com o Ministério Público e com a Justiça”, afirmou.

O diretor explicou que, a partir das 20h, a frota em circulação diminui de forma escalonada. Até as 22h, a cidade tem 19 veículos em serviço, com os últimos ônibus encerrando a jornada às 23h05min.

Conforme Serpa, os horários de todas as linhas de ônibus estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Ilhéus.

DUAS REALIDADES

Segundo Valci Serpa, a maior dificuldade do sistema de transporte é a prestação do serviço para os moradores dos distritos, sobretudo aos domingos. “Nós temos uma zona rural muito grande, são 43 distritos e povoados. A gente só consegue atender de segunda a sábado”.

O mesmo problema – afirma o gestor – não ocorre na zona urbana, que, aos domingos, tem o projeto “De busu pra praia”, com 33 linhas para os litorais norte e sul da cidade.

AUMENTO DA DEMANDA DA FACULDADE DE ILHÉUS E VOLTA ÀS AULAS

O diretor da Sutram estava na Faculdade de Ilhéus, na tarde desta terça-feira (8), quando falou por telefone com o PIMENTA. Após adquirir a Faculdade Madre Thaís, a Faculdade de Ilhéus solicitou reunião com a Sutram para discutir o aumento da demanda com a chegada de novos alunos à instituição. O encontro de hoje teve a presença de representantes das concessionárias.

Com a retomada das aulas presenciais, o sistema de transporte também terá plano para atender aos estudantes de outras instituições de ensino superior e de escolas públicas e privadas, assegurou Valci Serpa.

Hospital itabunense também registra aumento de infecções em gestantes
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sistema Único de Saúde (SUS) mantém, por meio de convênio, dez leitos de enfermaria e três de terapia intensiva (UTI) para tratamento de crianças com Covid-19 no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. Hoje (8), todos estão ocupados.

A diretora técnica Fabiane Chávez explica que 80% das crianças e pré-adolescentes atendidos na Unidade Covid chegam infectados pelo coronavírus. O número de diagnósticos da doença aumentou nos últimos dias.

Segundo a diretora, que é médica, até novembro de 2021, a maioria dos pacientes com sintomas gripais não testava positivo para Covid-19. Mais de dois meses depois, o cenário epidemiológico é outro. “Naquela época, tínhamos os leitos de enfermaria e UTI vazios. Hoje, eles estão o tempo todo ocupados”, explica Fabiane.

Mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o Manoel Novaes é o hospital de referência para serviços pediátricos de média e alta complexidade e atende pacientes de toda a região.

FALTA DE LEITOS E INTERNAÇÃO PROLONGADA

De acordo com a diretora do Hospital Manoel Novaes, aumentou o número de gestantes com testes positivos para o coronavírus. Fabiane Chávez alerta que, às vezes, não há leitos nos hospitais para internação dessas mulheres, especialmente após a redução de UTIs para a adultos no sul da Bahia.

A médica também chama atenção para o período que as crianças infectadas pelo vírus ficam no hospital. Os pacientes internados por mais tempo na UTI pediátrica costumam permanecer por mais 20 dias na enfermaria. “Nestes anos todos de profissão, nunca tinha presenciado uma situação como esta, com aparecimento simultaneamente da pneumonia e derrame pleural, e nessa época do ano que não é comum”, conclui.

Policiais localizam veículo após denúncia || Foto 70ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipe da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prendeu um homem que estava com uma moto roubada, por volta das 16h30min desta segunda-feira (7), no Banco da Vitória, bairro da zona oeste de Ilhéus.

A Polícia Militar foi ao bairro após receber denúncia de que uma motocicleta roubada estava nas imediações do Posto Tigrão. Ao chegar no local, os policiais localizaram o veículo e confirmaram a restrição de roubo.

O suspeito e a motocicleta, uma Yamaha Fazer, foram levados para a delegacia de Ilhéus.

Mauro Buriti, ao centro, aponta descaso da Desenbahia em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

A Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia) está sendo acusada de travar o empréstimo pós-enchente ao comércio de Itabuna. Os empresários se reuniram, nesta segunda (7), para tentou obter respostas, mas a agência não enviou representante ao encontro.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Mauro Buriti, reagiu. “O Desenbahia trata o setor produtivo mais importante da cidade, que é o comércio, com descaso”, desabafou. O gerente de Desenvolvimento da Desenbahia, Thales Quadros, foi convidado para a reunião, porém ele não foi autorizado a participar.

Logo após a enchente em Itabuna, o governador Rui Costa, ainda em dezembro, anunciou linha de crédito de R$ 150 mil para empresas atingidas pelo desastre natural. O empréstimo sem juros poderia ser pago em até 3 anos, com 12 meses de carência, o que animou quem produz. Porém, a realidade tem sido diferente.

A maioria dos lojistas que solicitou empréstimo, segundo a Associação Comercial de Itabuna, não recebeu sequer protocolo de acompanhamento de análise do pedido. “Nem um sim nem um não”, conforme relataram empresários durante o encontro, ontem.

Chuvas deixaram mais de 3,5 mil desabrigados e desalojados só em Itabuna || Foto Pimenta

ENCHENTE

Itabuna sofreu, no Natal de 2021, a segunda maior enchente de sua história. Pelo menos 40% da área urbana ficou inundada, segundo levantamento da Prefeitura. O prejuízo chegou a ser estimado em R$ 50 milhões pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDLI). Quase todo o comércio da região da Cinquentenário ficou debaixo d´água, assim como dos bairros ribeirinhos ou próximos ao rio Cachoeira.

Ao ver a realidade da economia de Itabuna e após sobrevoar a cidade em helicóptero, o governador Rui Costa anunciou a liberação de crédito emergencial de até R$ 150 mil para o setor produtivo de Itabuna atingido pela enchente. Passados mais de 40 dias do anúncio, resta reclamação dos comerciantes. A reportagem não obteve contato com a Desenbahia.

OUTRO LADO

Dos 333 contratos, 43 foram liberados até a última segunda-feira (8). A tendência, segundo o Desenbahia, é que maior número de empréstimos seja liberado até a próxima sexta-feira (11).

 

Ruas da Sapetinga consertadas pela Embasa após obras || Fotos Embasa
Tempo de leitura: 2 minutos

Após a reclamação do memorialista José Rezende Mendonça sobre a falta de reparo em ruas do Pontal que passaram por obras da Embasa, veiculada pelo PIMENTA em 1º de fevereiro (veja aqui), a empresa enviou esclarecimento ao site.

Conforme a estatal, o serviço de repavimentação das ruas da zona sul de Ilhéus, inclusive do bairro citado, será concluído até o final deste mês. O trabalho também é feito na Sapetinga e no Jardim Pontal.

A empresa informa que, hoje, falta reparar menos de 10% de toda a área que receberá a repavimentação, sendo 450 metros de calçamento de paralelepípedo e 340 metros de asfalto. Leia o comunicado, na íntegra, clicando no leia mais, abaixo.

Leia Mais

Governo envia projeto de reajuste salarial do magistério à Alba || Foto Elói Correa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (7), o Governo da Bahia enviou à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) projeto de lei que propõe reajuste salarial de 15,96% para os professores da rede estadual de educação.

Segundo o governo, a medida vai beneficiar mais de 17 mil educadores da ativa, entre professores e coordenadores pedagógicos, além de mais de 6.500 aposentados, que terão seus vencimentos adequados em função do novo piso nacional da categoria.

Caso aprovado, o Projeto de Lei vai viabilizar a concessão de reajustes de até 16,10%, a depender do grau e do padrão que o educador ocupa na carreira. O impacto da medida para os cofres públicos do estado será de 119,9 milhões só em 2022, conforme estimativa do governo baiano.

NOVA TABELA DE VENCIMENTOS

De acordo com a tabela de vencimentos proposta, um professor do grau III do padrão P, por exemplo, passará a receber R$ 3.850,00. Já o vencimento de um professor do grau III-A, padrão P, será definido em R$ 3.903,02.

Além da adequação na tabela de vencimentos do magistério público, o governo concedeu em janeiro deste ano reajuste linear de 4% a todo o funcionalismo público estadual.

A partir do próximo mês de março, segundo a gestão estadual, mais de 156 mil servidores, aposentados e pensionistas estaduais serão contemplados com acréscimos de até R$ 300 no vencimento básico que impactam em outras gratificações, acumulando ganhos de até 24,04% nos vencimentos.

Inscrições estão abertas; confira regulamento do concurso
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência de Desenvolvimento do Sul da Bahia (Agesul) abriu inscrições para o Festival de Forró de Músicas Inéditas (FestForró), que será realizado nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, no Parque de Exposições de Itabuna. A composição vencedora do concurso de canções inéditas vai render prêmio de R$ 10.000,00.

O coordenador do FestForró, Josias Miguel, explica que o evento vai ser uma das atrações do Agrotudo Bahia, esquentando a pré-temporada dos festejos juninos com músicas inéditas de artistas do mundo do forró. “Nada mais oportuno do que revelar e exibir novas canções do gênero, em maio, início da temporada”, acrescentou.

No Agrotudo Bahia, a Vila do Forró vai dar espaço para barracas de comidas típicas e danças. “Se possível, contando com apoio da Prefeitura de Itabuna e iniciativa privada, promoveremos também um concurso de quadrilhas juninas”, revela Josias.

INSCRIÇÕES E REGULAMENTO DO FESTIVAL

As inscrições para o concurso de canções inéditas deverão ser feitas de forma presencial, no escritório da Agesul, localizado na rua Carlos Eduardo Guimarães, 886, bairro Zildolândia, em Itabuna, até 4 de abril. A taxa de inscrição é de R$ 250. Ao todo, o festival receberá 40 inscrições.

Nos dois primeiros dias do festival, todas as músicas inscritas serão apresentadas. O júri escolherá três canções para a disputa final, no dia 1º de maio.

Clique aqui para acessar o regulamento completo do concurso. Mais informações podem ser obtidas via e-mail (diretoria@agesul.com.br).

Casal de estelionatários aplicou golpe em idosa em supermercado || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um casal de golpistas se apossou de R$ 25 mil de uma idosa de 73 anos, no último dia 26, no bairro de Armação, em Salvador. Tudo aconteceu no estacionamento do Big Bompreço. Com o cartão da vítima, a dupla fez um empréstimo utilizando o cartão da vítima, sem que a idosa percebesse. Câmeras de segurança do estabelecimento flagraram toda a ação.

Identificada como Sônia Isabel, a vítima foi abordada pela mulher, a golpista, que a induziu a acreditar que o cartão dela havia sido bloqueado. Delegada da  9ª Delegacia (Boca do Rio), Maria Dail, explica como se deu o golpe: “Dona Isabel estava no caixa, quando a golpista afirma que caiu da máquina um papel com os dizeres ‘Sua conta foi bloqueada, coloque o cartão novamente’. O papel foi levado pela própria golpista”.

A mulher, então, teria aproveitado para fingir interesse em orientar a idosa a realizar as operações que ela queria, para conseguir vê-la digitando a senha. Por trás da vítima, consegue olhar o que ela digita, e, sem que ela perceba, realiza uma troca de cartões. A senhora acaba levando para casa um cartão que não é o dela.

“Quando ela se deu conta, já tinham feito empréstimo, sacado dinheiro. Ela teve que pagar o dinheiro no banco para quitar o empréstimo”, explica a delegada. Os suspeitos ainda não foram localizados. O Banco do Brasil, de acordo com a vítima, não pretende ressarci-la, sob a justificativa de que o empréstimo foi feito voluntariamente. Informações do Metro1.

Economia da Bahia registra crescimento no segundo semestre || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Ilhéus fechou 2021 contabilizando a abertura de 666 novas empresas constituídas e registradas na Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb). O crescimento é de 57,45% se comparado ao primeiro ano da pandemia, 2020, quando foram abertas 423 empresas.

Soane: melhor momento da economia de Ilhéus

“Esse é o melhor desempenho desde 2017, mesmo com a Covid-19, se compararmos com os anos anteriores e observarmos a série histórica”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus, Soane Galvão, que atribui os bons números de 2021 ao novo ambiente de negócios na cidade e a atuação do município.

A titular da SDE cita obras estruturantes e incentivos fiscais como grandes atrativos para a chegada de novas empresas e ampliação das já existentes.

“O desenvolvimento não acontece de uma hora para outra, pois é preciso um conjunto de ações harmonizadas para, gradativamente, os índices crescerem, e, isso, refletir na melhoria da qualidade de vida da nossa população com a geração de mais emprego e renda”.

Já em obras, Porto Sul é um dos “imãs” da nova economia ilheense

PORTO SUL E BOOM IMOBILIÁRIO

Nos últimos cinco anos, Ilhéus recebeu fortes investimentos em infraestrutura do governo estadual e o início das obras do terminal do Porto Sul e a retomada da construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) sinalizam boom econômico.

O município está entre os destaques estaduais na área imobiliária, mercado que registra crescimento só comparável a Vitória da Conquista. Não apenas há grande número de lançamentos imobiliários. É alta, também, a comercialização dos imóveis, sejam prontos ou ainda na planta, principalmente ao longo da orla e zona sul.

EMPREGOS

Assessor técnico da SDE, Vinícius Briglia chama atenção para o estoque de empregos formais no município. São 27.318 trabalhadores com carteira assinada.

Já em 2021, Ilhéus gerou 2.154 novos empregos com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O município ficou entre os destaques em geração de empregos na Bahia no ano passado.

SineBahia em Itabuna oferta 58 vagas de emprego e de estágio
Tempo de leitura: 3 minutos

Empresas ofertam total de 58 vagas de emprego e de estágio em Itabuna, no sul da Bahia, nesta terça-feira (8). As vagas são intermediadas pelo SineBahia. São 57 vagas de emprego para os vários níveis de escolaridade e uma de estágio.

Os interessados devem procurar a unidade do serviço estadual de intermediação de emprego e estágio. Em Itabuna, o SineBahia funciona no piso superior do Shopping Jequitibá. A distribuição de senhas é por ordem de chegada.

O candidato deve se apresentar no SineBahia munido de carteiras de Identidade e de Trabalho (física ou digital), CPF e comprovantes de residência, escolaridade e de vacinação contra o coronavírus. Confira todas as vagas disponíveis abaixo, clicando no leia mais.

Leia Mais