Drogas estavam no carro do suspeito preso, informa SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar prendeu um homem com 7,5kg de maconha e 5kg de cocaína na noite desta segunda-feira (27), em Jequié, no sudoeste da Bahia.

O comportamento do suspeito, que dirigia um carro em alta velocidade no bairro Alto do Cemitério, chamou a atenção de equipe do 19º Batalhão da Polícia Militar.

O pelotão perseguiu e alcançou o carro do suspeito. Na abordagem, os policiais encontraram as drogas dentro do veículo, informa a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA).

O motorista foi levado para a Delegacia Territorial de Jequié.

Prefeito Mário Alexandre assinou termo de cooperação no domingo (26)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus firmou parceria com o Abrigo São Vicente de Paulo para garantir gêneros alimentícios e assistência psicológica aos idosos que vivem na instituição. O prefeito Mário Alexandre (PSD) assinou o termo de cooperação neste domingo (26), após a missa de encerramento da Semana dos Idosos.

“Fico muito feliz em poder fazer mais por nossos idosos do Abrigo São Vicente de Paulo. Assinamos o termo de cooperação, pois sabemos da grande importância desse trabalho, que promove os cuidados com os idosos, e do significado para todos aqueles que chegam na terceira idade e necessitam de amparo e acolhimento”, declarou o prefeito de Ilhéus.

Único lar de idosos de Ilhéus, o Abrigo São Vicente de Paulo completou 105 anos de história e solidariedade no último dia 23.

Inscrições começaram nesta segunda-feira (27)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Começaram nesta segunda-feira (27) as inscrições para o processo seletivo simplificado de professores substitutos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). O certame formará cadastro reserva de educadores para os campi de Eunápolis e Ilhéus, no sul da Bahia.

As áreas de conhecimento contempladas são Arquitetura e Urbanismo, Atendimento Educacional Especializado, Artes, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Educação Física, Engenharias, Geografia, MatemátiQuímica e outras. Confira a lista completa no edital.

CONTRATAÇÃO, VENCIMENTOS E PROCESSO SELETIVO

O contrato de trabalho será de 6 meses e poderá ser renovado por até 24 meses. A jornadas serão de 20h e 40h por semana, com vencimentos de R$ 2.236,32 mais vale-alimentação (R$ 229,00) e de R$ 3.130,85 mais vale-alimentação (R$ 459,00), respectivamente.

As inscrições deverão ser feitas até 13 de outubro, no site do IFBA. A seleção terá duas etapas, ambas virtuais, a prova de títulos e a prova de desempenho didático.

Governador participou de evento da FecBahia || Foto Carol Garcia/GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) se reuniu com os 28 presidentes de consórcios da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FecBahia), nesta segunda-feira (27), em Salvador, para alinhar ações administrativas e de desenvolvimento dos municípios.

O governador ressaltou que, na área da saúde, os consórcios obtiveram êxito com o modelo das 21 policlínicas regionais, que cobrem 391 dos 417 municípios baianos. “É uma inovação administrativa em que a Bahia se consolida como um exemplo nacional na formação de consórcios e na gestão”.

O próximo passo, segundo Rui, é expandir o modelo para outros setores da administração pública. “Nós estamos consagrando agora, com absoluta convicção, os consórcios multifinalitários, que vão desde a infraestrutura a consórcios pra agilizar a regularização fundiária, apoio à agricultura familiar, e queremos avançar na área de tratamento de resíduos sólidos, pra gente colocar a Bahia no lugar que merece do ponto de vista ambiental e de saúde pública”, concluiu.

GOVERNO DESTACA EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA DOS CONSÓRCIOS

Conforme o governo estadual, os consórcios intermunicipais conseguem otimizar recursos, efeito de gestão importante para que os serviços de média complexidade, a exemplo de exames e consultas médicas, cheguem ao maior número possível de moradores da Bahia, principalmente nos municípios menores.

Para o presidente da FecBahia e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina, Wilson Cardoso, o governo baiano demonstra interesse em atuar junto aos prefeitos para fortalecer os consórcios. “Isso é fundamental, sentir esse apoio e proximidade para potencializar os recursos e alcançar o grande objetivo, que é resolver os problemas de cada município, de cada região. Sem juntar essas forças, talvez não consigamos alcançar isso”, avalia.

Batalha de Looks do Jequitibá tem inscrições abertas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Estão abertas, até amanhã (29), as inscrições para a Batalha de Looks 2021 do Shopping Jequitibá, de Itabuna. A Batalha reunirá 10 participantes do mundo da moda.

Cada um terá espaço para mostrar seu talento na grande competição que este ano está marcada para os dias 19, 20 e 21 de outubro, sempre às 19h, na Praça Manoel Chaves, a praça central do Shopping.

O evento será transmitido também pelo Instagram do Jequitibá. As inscrições podem ser feitas no site do shopping (clique aqui).

O prefeito Daniel Santana, do município de São Mateus (ES)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal prendeu o prefeito de São Mateus (ES), Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido), na manhã desta terça-feira (28), no âmbito da Operação Minucius, que investiga suspeita de fraudes em licitações de prefeituras da região norte do Espírito Santo.

Além do prefeito, os policiais prenderam uma controladora do município de São Mateus, o suposto operador do esquema investigado e quatro empresários. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos nos municípios de Vila Velha e Linhares.

A Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal participam das investigações. Conforme a apuração, empresas ligadas aos gestores municipais teriam sido favorecidas em processo licitatórios de municípios capixabas e, em troca, pagavam propinas equivalentes a 10% ou a 20% dos valores contratados.

Ainda segundo os órgãos de controle externo, os contratos investigados somam R$ 43.542.007,20 e também envolveram recursos destinados ao combate do novo coronavírus.

DINHEIRO APREENDIDO

A Polícia Federal apreendeu mais de R$ 400 mil na casa do prefeito. Outros R$ 300 mil foram apreendidos em uma empresa que seria ligada a Daniel Santana, que é conhecido como “Daniel da Açaí”. A Prefeitura de São Mateus ainda não se manifestou sobre a operação. Com informações do G1.

Minuto Escola abre inscrições para curso online de audiovisual
Tempo de leitura: < 1 minuto

Professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das rede públicas estadual e municipal da Bahia podem se inscrever no curso online de audiovisual Minuto Escola.  A capacitação oferece ao professor ferramentas para trabalhar o audiovisual em sala de aula, independente da sua área de atuação ou seus conhecimentos prévios.

O curso é coordenado pela educadora Moira Toledo e pelo cineasta e criador do Festival do Minuto, Marcelo Masagão. Com duração de 45 dias, o Minuto Escola é gratuito e 100% online. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário no link shorturl.at/qvxyO até o dia 6 de outubro. Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o curso Minuto Escola está em sua terceira turma e conta com apoio do Instituto Arapyaú.

Bahia se aproxima de 80% de vacinados contra a covid-19, segundo Sesab
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgou que a Bahia já vacinou 77,52% da população de 12 anos ou mais contra o novo coronavírus até as 17h desta segunda-feira (27).

São 9,8 milhões de pessoas vacinadas com, pelo menos, a primeira dose ou dose única de imunizante de um total de 12,7 milhões da população estimada.

A Sesab a atualização dos dados de vacinação é feita, diariamente, com cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

CASOS DE COVID-19

Ontem (27), a Bahia registrou total de 150 novos casos de covid-19 e 257 recuperados, data em que foram registrados 6 óbitos.

Conforme a Sesab, são 1.232.135 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.202.683 já são considerados recuperados, 2.610 encontram-se ativos e 26.842 tiveram óbito confirmado.

Decreto autoriza aumento de público em eventos em Itabuna
Tempo de leitura: 3 minutos

Presidentes de sete entidades de Itabuna assinaram manifesto com críticas contundentes ao prefeito Augusto Castro (PSD), que enviou ao Legislativo projeto de lei que aumenta a carga tributária do município.

O manifesto foi divulgado às 22h58min desta segunda-feira (27), depois de análise minuciosa do projeto já em discussão na Câmara de Vereadores.

“As entidades do município assistem estarrecidas à aprovação de projetos de lei enviados pelo Prefeito Municipal de Itabuna à Câmara Municipal de Vereadores destinados a MAJORAR TRIBUTOS, especificamente o ISS (imposto sobre serviços), o IPTU (imposto predial territorial urbano), o ITIV (imposto de transmissão inter-vivos) e taxas em geral, tais como taxas de alvará, ambiental, de localização e de publicidade”, cita o manifesto (confira a íntegra abaixo).

Os signatários do manifesto lembram que a proposta de Augusto vai de encontro ao que o prefeito prometeu durante a campanha eleitoral. Na leitura do empresariado e de instituições como a OAB local, “Itabuna terá uma carga tributária muito superior àquela registrada nas cidades vizinhas e outras de mesmo porte, seja na Bahia ou em outros Estados da Federação”.

O manifesto é assinado pelo presidente da Associação Comercial de Itabuna, Mauro Ribeiro; presidente do conselho fiscal da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), Eduardo Fontes; presidente da CDL de Itabuna, Carlos Leahy; pelo delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Vanderlino Marques; pelo coordenador do Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação (Mesb), Edimar Margoto Júnior; pelo presidente da OAB Itabuna, Edmilton Carneiro; e pelo presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Sul da Bahia, Erivaldo Benevides.

Confira a íntegra do manifesto abaixo:

Manifesto de repúdio da sociedade civil organizada ao aumento da carga tributária

A sociedade civil organizada de Itabuna, por meio das entidades abaixo-assinadas, manifesta o seu completo repúdio à postura adotada pela Administração Pública Municipal.

As entidades do município assistem estarrecidas à aprovação de projetos de lei enviados pelo Prefeito Municipal de Itabuna à Câmara Municipal de Vereadores destinados a MAJORAR TRIBUTOS, especificamente o ISS (imposto sobre serviços), o IPTU (imposto predial territorial urbano), o ITIV (imposto de transmissão inter-vivos) e taxas em geral, tais como taxas de alvará, ambiental, de localização e de publicidade.

Pretende-se aprovar o projeto de lei sem discussão com a população, sem transparência, sem participativismo e sem a realização de audiências públicas.

Na prática, o Prefeito Municipal faz tábula rasa do seu próprio PROGRAMA DE GOVERNO protocolado com a candidatura junto à Justiça Eleitoral.

Na prática, Itabuna terá uma carga tributária muito superior àquela registrada nas cidades vizinhas e outras de mesmo porte, seja na Bahia ou em outros Estados da Federação.

Na prática, esvazia-se qualquer possibilidade de tornar a cidade de Itabuna um terreno fértil e propício ao empreendedorismo. O custo de vida do cidadão itabunense será mais elevado. Empresas deixarão de se instalar em Itabuna e outras instaladas deixarão de aqui operar.

Na prática, menor geração de emprego e renda; mais desemprego e mais violência.

Não foi isso o que prometeu o então candidato a prefeito ao apresentar seu PROGRAMA DE GOVERNO.

Num belíssimo documento de 19 páginas, o candidato, hoje Prefeito Municipal, propunha REDUZIR e RACIONALIZAR CUSTOS, criar um ambiente de SIMPLIFICAÇÃO DE NEGÓCIOS, revisar e COMPACTAR A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, bem como AUMENTAR AS RECEITAS COM SERVIÇOS de valor agregado.

Ao invés de cumprir o compromisso firmado de reduzir gastos públicos e estimular o empreendedorismo, o Prefeito Municipal faz justamente o contrário: promove o aumento de tributos, reduzindo a competitividade das empresas locais e aumentando o custo de vida do itabunense.

A sociedade civil itabunense não pode pagar esta conta!

Repudiam veementemente a tentativa de aumento da carga tributária municipal as entidades abaixo-assinadas:

Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI)
Mauro Ribeiro/Presidente

Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH)
Eduardo Fontes/Presidente Conselho Fiscal

Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL)
Carlos Veloso Leahy/Presidente

Conselho Regional de Contabilidade (CRC)
Vanderlino  Ramos Marques/Delegado CRC Itabuna

Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação (MESB)
Edimar Margotto Júnior/Coordenador

Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Itabuna (OAB)
Edmilton Carneiro/Presidente

Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Sul do Estado da Bahia (SINDICONTASUL)
Erivaldo Benevides/Presidente

Campus do IFBA em Ilhéus oferece vagas em cursos técnicos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) firmou acordo de adesão ao programa Qualifica Mais Progredir. Vinculado aos ministérios da Educação e da Cidadania, o programa fomenta a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI). Ele é voltado à inclusão produtiva e à ampliação da renda do público assistido pela rede de proteção social.

O objetivo do programa é que as instituições parceiras – da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – ofereçam cursos, na modalidade presencial, para formação de 23 mil Microempreendedores individuais (MEI) nos 100 municípios brasileiros onde há maior concentração de beneficiários do Bolsa Família e cadastros MEI.

VAGAS EM ILHÉUS

Na Bahia, a partir de um processo dialógico, o IFBA firmou para 2022 a oferta de 2.500 vagas, distribuídas nos campi de Salvador, Ilhéus, Paulo Afonso e Vitória da Conquista, com mil vagas destinadas a moradores da capital baiana e 500 para cada uma das demais cidades.

Com carga horária total de 160 horas, o curso possui um itinerário formativo integral, que contempla desde conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo, até temas ligados às rotinas gerenciais, como a formalização do cadastro MEI; orientação para acesso ao crédito; controles financeiros; noções de propaganda e marketing; atendimento ao cliente; uso de redes sociais e ferramentas digitais.

Para participar, é necessário ser maior de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental, ser beneficiário(a) do Bolsa Família e residir em um dos municípios designados pelo programa. Os cursos terão início em 2022 e serão ofertados na modalidade presencial.

Unidade do SAC de Itabuna funciona em novo horário
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no Shopping Jequitibá, em Itabuna, está funcionando em novo horário. Desde esta segunda-feira (27), o atendimento na unidade ocorre das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. Até a semana passada o posto abria das 8h às 17h.

Dentre os serviços disponíveis no SAC estão RG, CPF, Carteira de Habilitação (CNH), SineBahia e o Atendimento aos Militares (SAME). O atendimento no posto é 100% por agendamento. Para acessar o SAC Digital e agendar atendimento, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet.

Os usuários devem redobrar a atenção com os cuidados ao se dirigem ao SAC.  O atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais. Para outras informações, o cidadão acessar o site institucional do SAC e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Médico Júlio César Pereira foi morto dentro de clínica particular || Reprodução TV Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia prendeu, na tarde desta segunda-feira (27), em Barra, no oeste da Bahia, um homem suspeito de matar o médico pediatra Júlio César de Queiroz Teixeira, de 44 anos. O nome do acusado não foi divulgado. O assassinato ocorreu na quinta-feira (23), no interior da clínica onde o profissional de saúde trabalhava.

O médico foi executado enquanto atendia uma criança. O assassino entrou na clínica usando o capacete, em plena luz do dia. O estabelecimento estava lotado de pacientes, que correram com os disparos.

De acordo com a polícia, o homem que levou atirador até a clínica para assassinar o médico também já foi localizado. O delegado Jenivaldo Rodrigues informou que a motocicleta e o capacete utilizados no dia crime foram apreendidos com o suspeito. O acusado foi ouvido, mas os detalhes do depoimento não foram divulgados pela polícia.

Manifestação será às 9h, na Praça Cairu
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma manifestação contra as deficiências do transporte coletivo de Ilhéus está marcada para as 9h desta terça-feira (28), na Praça Cairu. Entrevistado pelo Café com Pimenta, o vereador Augusto Cardoso, Augustão (PT), convidou os moradores do município para o ato.

Segundo o parlamentar, a redução do número de linhas de ônibus é uma das reclamações mais constantes dos usuários do sistema. O problema prejudica mais as comunidades da zona rural e dos bairros afastados do Centro.

PROBLEMA NACIONAL E AUXÍLIO VETADO

Desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, no início do ano passado, a crise do transporte coletivo afetou diversas cidades. No período de 16 de março de 2020 a 30 de abril de 2021, 25 operadoras de transporte coletivo interromperam a prestação do serviço e 76.757 rodoviários foram demitidos, conforme dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

No dia 10 de dezembro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou o socorro financeiro de R$ 4 bilhões aos sistemas municipais de transporte. O auxílio seria destinado aos municípios com mais de 200 mil habitantes. No último mês de março, o Congresso manteve o veto.

PROFISSÃO PERIGO

Os rodoviários brasileiros foram atingidos em cheio pela covid-19. Mesmo expostos ao convívio com centenas de passageiros por dia, em veículos abarrotados nos horários de pico, os motoristas e cobradores de ônibus só foram incluídos nos grupos prioritários de vacinação em abril de 2021.

De janeiro a abril de 2021, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou 636 desligamentos de motoristas de ônibus por morte. A categoria ocupa a 9ª posição na lista macabra, que é encabeçada por profissionais de saúde.

Secretária Lívia Mendes teve contas aprovadas pelo TCM || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, disse hoje (27) que a presença da variante Delta no município, confirmada pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA), exige que a população reforce os cuidados contra a covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde tenta localizar as pessoas que tiveram contato com os dois pacientes contaminados com a variante Delta. “O momento é de cautela e de manutenção de protocolos. A partir de agora vamos programar, com a Vigilância Epidemiológica, testagens aleatórias para identificar os casos e quebrar a cadeia de transmissão”, explicou Lívia Mendes.

Além de Itabuna, outros dois municípios do sul da Bahia, Ilhéus e Canavieiras, também tiveram casos confirmados de infecção pela variante Delta (veja aqui).

Walmir Rosário faz entrevista para o programa De Fazenda em Fazenda, da Ceplac || Foto Águido Ferreira
Tempo de leitura: 4 minutos

No dia seguinte, assim que cheguei em casa liguei para ele, que contou o imbróglio à coligada, sem convencimento.

 

Walmir Rosário

A vida de repórter nos leva a cada lugar nunca antes por nós imaginado, o que eu acho muito bom, pois passamos a ter contato com outros povos, outras culturas, enriquecendo nossa enciclopédia interior. Considero gratificante esse vai e vem, mesmo que dificulte a nossa estada em casa, hoje com a comunicação mais facilitada por vários aplicativos no celular do que nas duas décadas do século passado.

Enfim, foi essa a profissão que escolhemos e devemos exercê-la com toda a alegria e responsabilidade, pois é ela que nos dá, não só a nossa subsistência, mas nos proporciona o sentimento do dever cumprido. Claro que nem tudo são flores, e as dificuldades inerentes à profissão, compensam os dissabores do dia a dia, e muitas vezes as situações difíceis são encaradas como uma brincadeira a mais em nosso currículo.

Às vezes o “bicho pega” e foge do controle, sem mais nem menos, como já aconteceu.

Me encontrava na labuta na antiga Divisão de Comunicação (Dicom) da Ceplac (Ministério da Agricultura), na qual éramos profissionais do sete instrumentos e pouco ligávamos para as reclamações do sindicato para o exercício acumulativo de atividades. Trabalhávamos com vídeo; apresentação e reportagem de programa de rádio, portando aqueles imensos gravadores; escrevendo para os jornais externo, interno e revistas, além de releases.

Uma semana estávamos na Amazônia, na outra no Sul da Bahia, uma nova feita em Brasília, cobrindo os serviços de pesquisa, extensão, a economia e a política da cacauicultura. A depender da cobertura que fazíamos e das condições de comunicação por telefone, ainda dávamos flash para o programa radiofônico De Fazenda em Fazenda, levado ao ar em Itabuna para toda a região cacaueira. E essa era a nossa vida.

Uma certa feita fui incumbido de produzir algumas matérias de pesquisa sobre doenças que atacavam os coqueiros, em Una; sobre a cacauicultura às margens do rio Pardo, inclusive na Fazenda Cubículo, onde foram plantados primeiros cacaueiros na Bahia, em Canavieiras; e sobre as possibilidades do turismo rural na Lagoa Dourada e na gruta do Lapão, em Santa Luzia.

Matérias corriqueiras, coisas do nosso dia a dia no campo. Equipe pronta: o locutor que vos fala, o fotógrafo Águido Ferreira e o motorista “irmão” Edmundo partiram para a primeira missão em Una. Entrevista e fotos com o engenheiro florestal José Ignácio (um dos maiores especialistas do Brasil), rumamos para Canavieiras com a missão de dar sequência à pauta estabelecida.

Às 17 horas chegamos a Canavieiras e nos hospedamos no Mini Hotel e fomos à redação do jornal Tabu encontrar o editor Tyrone Perrucho, nosso ex-chefe e que se aposentara recentemente e iria nos contar sobre a merecida inatividade ceplaqueana. O encontramos às voltas do fechamento da edição quinzenal e o convencemos a adiar seu trabalho para o dia seguinte, em troca de umas rodadas de cervejas e bate-papo.

Enquanto o colega Edmundo foi à igreja congregar com os irmãos, eu e Águido seguimos com o colega recém-aposentado para o bar mais próximo no o intuito de colocar a conversa em dia. Papo vai, papo vem até que chega um filho de Tyrone para pegar emprestado o velho, porém brioso Gurgel. Daí, trocamos de bar umas três vezes, quando começa a cair uma pesada chuva e forte ventania.

E nada do Gurgel chegar. Às 11h50min chegou o sono, deixei os dois colegas no bar e rumei para hotel. Por volta as 5 da matina acordei agoniado para ir ao banheiro (culpa das cervejas) e me deparei com mais três companheiros de quarto. Mesmo na penumbra, voltei a contar os corpos estendidos nas camas: um, dois, três… E eu não acreditava. Não fui dormir embriagado, pensava e fazia uma nova contagem…o mesmo resultado.

Com discrição, abri a porta do banheiro, fui chegando perto da cama, apurei as vistas e consegui localizar o “corpo estranho” ao recinto do nosso quarto. Para minha surpresa, o quarto corpo na horizontal abriu os olhos e deu uma risada bem marota, como que pedisse calma que explicaria a sua presença naquela cama, naquele quarto de hotel. Era justamente Tyrone Perrucho. E aí surgiu uma grande dúvida: Por que ele não teria ido dormir em casa?

Com o raiar do dia, todos acordados, nos reunimos à mesa para o café da manhã, juntando a fome com a dúvida atroz: o porquê da hospedagem de Tyrone no hotel, em vez de dormir no recôndito do seu lar. Com muita tranquilidade ele passou a explicar que as nossas mudanças de bares teria sido o móvel do problema, pois ao vir entregar o Gurgel, seu filho não teria nos encontrado.

– E por que vosmicê não telefonou para sua casa informando seu paradeiro? – perguntei.

E ele explicou: com chuva e a ventania da meia-noite partiu o cabo da Telebahia que liga a ilha da Atalaia (onde ele morava) ao sistema telefônico do centro. Gozações à parte, prometemos levá-lo em casa antes de retomarmos ao trabalho. E assim fizemos, deixando-o na porta de sua casa, quando ele tentou tomar minha mochila, para que eu desse as explicações à “coligada”, como ele tratava sua esposa. Conseguiu tomar minha sacola e zarpamos.

No dia seguinte, assim que cheguei em casa liguei para ele, que contou o imbróglio à coligada, sem convencimento. Contei o caso à minha mulher e assumimos o sagrado dever de fazer um passeio a Canavieiras no próximo final de semana para explicarmos o ocorrido, com vistas a dissipar todas as dúvidas por ventura ainda existentes, e preservar a união daquela família.

E deu certo, após um sábado e um domingo de homéricas farras e explicações, finalmente prevaleceu a paz no lar dos Perrucho.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.