Banco de Sangue de Itabuna alerta por novas doações e novos doadores
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Banco de Sangue de Itabuna, mantido pela Santa de Misericórdia, emitiu novo alerta para o baixo estoque da unidade que atende a pacientes de hospitais de todo o sul da Bahia. É crítico o estoque de sangue tipos “O” Negativo, “B” Negativo, “A” Negativo” e  “O Negativo”. Existem pacientes necessitando de procedimentos cirúrgicos, mas não há plaquetas e plasmas suficientes. Existem também pacientes internados precisando dos três tipos de sangue.

O processo para tornar-se doador de sangue é considerado simples, rápido e seguro. O candidato deve apresentar documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH), pesar acima de 50 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos e estar saudável. Caso seja menor de 18 anos, é necessário autorização formal do representante legal.

O Banco de Sangue funciona no prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, no Pontalzinho, em Itabuna. O atendimento na unidade vai de segunda a sexta, das 7h às 17h (o serviço não fecha para almoço), e aos sábados, das 7h às 12h. O telefone para contato com a unidade é o (73) 3214-9126.

Toyota Corolla é o terror das oficinais e tem apelido que corresponde à fama
Tempo de leitura: 2 minutos
Ícaro Mota é consultor automotivo

Fazendo uma reflexão sobre o Toyota Corolla, nós vemos o quanto ele tem boa aceitação não só no mercado brasileiro, mas em todo o mundo. Mas qual seria a receita?

Bem, a boa fama do Corolla é espalhada desde a sua primeira geração, que foi lançada em 1966. Conhecido pela sua robustez, beleza e mecânica bastante confiável. E falando em confiança mecânica, essa é uma “marca registrada” dos japoneses.

É o carro conhecido popularmente na internet como “Vovorolla”. Ou seja, considerado um veículo de vovô. Essa fama e a pergunta do nosso título eu vou explicar em tópicos.

1 – O Corolla é muito procurado por quem viaja bastante, pois ele é um carro considerado inquebrável e tem manutenção bastante acessível para a sua categoria.

2 – Ele não lhe traz tanto entretenimento quanto se acha num Civic e Jetta (última geração), e isso meio que afasta a “playboyzada”, fazendo com que ele seja mais atrativo aos “rapazes” da jovem-guarda – que não são muito adeptos à tecnologia.

3 – Para o Corolla, você acha peça até no “lixo”;

4 – Ele agrega conforto, bom acabamento, potência, economia, confiabilidade, estabilidade, espaço e ótima revenda.

Se formos colocar tudo na ponta do lápis, tendo em vista que não tem preço de carro popular, ele será acessível em valor na sua maioria para clientes que têm uma condição financeira mais estável e confortável. Isso também serve como um divisor de águas quando falamos em faixa etária. Como em grande maioria é visto como um carro familiar e para pessoas com “mais idade”. Daí surgiu o seu apelido, na minha opinião.

Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´CAR. A coluna é publicada às sextas-feiras.

Clique e confira mais no Instagram.

Augusto Castro ao lado do governador Rui Costa, que será ministro da Casa Civil
Tempo de leitura: < 1 minuto

A escolha do nome de Rui Costa, governador da Bahia até 31 de dezembro, para o comando da Casa Civil do futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi comemorada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).

“O Brasil ganha com Rui Costa à frente da Casa Civil e a Bahia estará bem representada e tende a ganhar muito mais. Além de um excepcional gestor, é um político habilidoso e muito agregador. Estou muito feliz com a indicação de seu nome. Desejo muito sucesso para ele nesse novo desafio”, comemorou o prefeito Augusto Castro.

À Casa Civil da Presidência da República compete assistir diretamente o Presidente da República no desempenho de suas atribuições, especialmente na gestão dos órgãos e entidades da Administração Pública federal, e na coordenação, integração, monitoramento e avaliação das ações governamentais.

Rui Costa deixa a chefia do governo baiano no dia 1º de janeiro, depois de oito anos à frente do Poder Executivo da Bahia, quando passa o comando do Estado para o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT).

Presidente eleito confirma Haddad e Rui Costa no governo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (9), em Brasília, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou os cinco primeiros ministros do governo que começará no próximo mês. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), será o ministro-chefe da Casa Civil e o ex-ministro Fernando Haddad (PT) assumirá o Ministério da Fazenda.

Lula também confirmou o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) no Ministério da Justiça e Segurança Pública; o ex-ministro José Múcio Monteiro na Defesa; e o diplomata Mauro Vieira no comando do Itamaraty.

Governo do Estado anuncia nova parcela do Bolsa Presença
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 300 mil famílias baianas recebem, neste sábado (10), nova parcela do Bolsa Presença, segundo o Governo da Bahia, responsável pelo programa. A iniciativa beneficia família de estudantes da rede estadual de ensino que vivem em condições de vulnerabilidade econômica e são inscritas no CadÚnico.

Cada família recebe R$ 150 por parcela, acrescido de R$ 50 a partir do segundo estudante matriculado. A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar em que o aluno está matriculado; à participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados.

O Bolsa Presença é considerado o maior programa de assistência estudantil do país, de acordo com o Governo, e já teve reserva orçamentária de mais de R$ 1 bilhão. Em 2021, foram destinados R$ 469 milhões ao programa. Para 2022, foram disponibilizados mais de R$ 675 milhões.

Criado em 2021, o programa foi uma das alternativas encontradas pelo Governo do Estado para lidar com os impactos socioeconômicos da pandemia de Covid-19. No final daquele ano, com a Lei 14.396, o Bolsa Presença tornou-se política permanente.

Colégio Batista oferta 60 bolsas de estudos para 2023 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Das mais conceituadas instituições de ensino de Itabuna, o Colégio Batista de Itabuna (CBI) lançou edital para concessão de bolsas de estudo a estudantes de baixa renda. Serão concedidas 30 bolsas integrais e 30 bolsas parciais (50%) para o ano letivo de 2023 para o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano).

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem fazer a inscrição por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição à Bolsa de Estudo, que deve ser retirado na Secretaria do Colégio, na Rua Catucicaba, 221, bairro Conceição, em Itabuna, até o próximo dia 20 de dezembro.

De acordo com o edital, o prazo de inscrição vai de 9 a 20 de janeiro de 2023. A seleção dos bolsistas deverá ocorrer de 3 a 7 de fevereiro de 2023, quando será divulgada a relação dos nomes aprovados para receber a bolsa de estudos.

Gracileide Silva Guimarães Sousa, diretora do Colégio Batista de Itabuna, pontua que a instituição de ensino cumpre o seu papel social e de responsabilidade com a educação inclusiva, inserida em seu Projeto Político Pedagógico.

“Temos como objetivo, com a concessão das bolsas de estudos, contribuir com o desenvolvimento da nossa sociedade, ajudando os estudantes de baixa renda a terem acesso a educação de qualidade”, reforça “Graça” Guimarães Sousa.

Publicação da Astraduc no Instagram
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação dos Trabalhadores Contratados da Educação e Desempregados (Atraduc) afirma que a Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc)  não pagou os vencimentos dos professores contratados e estagiários, que deveriam receber a remuneração de novembro até esta quinta-feira (8), quinto dia último de dezembro. Conforme a Associação, os servidores efetivos da Pasta já foram pagos.

Professor contratado da rede municipal de ensino, Aderson Marcelo Borges é um dos membros da Atraduc. Ao PIMENTA, ele esclareceu que os professores contratados receberam parte do décimo terceiro salário, mas nada do salário de novembro. “E as contam não param”, lembrou. O docente acrescentou que o caso dos estagiários é mais grave, pois alguns não são pagos há mais de dois meses.

Mulher iniciou exploração sexual das filhas há 10 anos, segundo a Polícia Civil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (8), policiais civis de Mairi, no centro-norte baiano, prenderam uma mulher acusada de aliciar as três filhas para prostituição. De acordo com a Polícia Civil, o aliciamento começou em 2010. Hoje, as jovens têm 15, 20 e 21 anos.

“Conforme a investigação, a mulher cobrava dinheiro de homens maiores, em sua maioria idosos, em troca de sexo com as filhas ou de práticas libidinosas diversas”, afirmou o delegado Paulo Victor Muniz, titular da Delegacia de Mairi.

A mulher foi levada para a delegacia e poderá ser condenada pelo crime de favorecimento de prostituição, que prevê pena de reclusão de 4 a 10 anos.

Máquina e veículos foram comprados com recursos próprios, segundo Prefeitura
Tempo de leitura: < 1 minuto

Já estão em Uruçuca a retroescavadeira e as três motocicletas adquiridas pelo município com recursos próprios. De acordo com o prefeito Moacyr Leite Junior, as novas aquisições vão dar mais agilidade a serviços municipais voltados para a população rural. Ele afirmou que a compra só foi possível graças à gestão eficiente do dinheiro público

Na próxima segunda-feira (12), Uruçuca vai comemorar os 70 anos de sua emancipação política de Ilhéus e elevação ao status de município, conforme a Lei Estadual nº 516, de 12 de dezembro de 1952. “Com o coração alegre, parabenizamos nossa cidade por seus 70 anos. E nada mais justo que parabenizar o povo de Uruçuca com a aquisição desses veículos. Parabéns, Uruçuca!”, acrescentou Moacyr.

Semestre letivo começa na segunda-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) informou, nesta quinta-feira, que as aulas presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação da serão retomadas na segunda-feira (12). As aulas no campus da instituição haviam sido suspensa por causa das fortes chuvas que caíram no sul da Bahia na semana passada.

A Uesc informou que o objetivo da suspensão das aulas presenciais foi proteger a integridade dos alunos que residem em cidades atingidas pelos alagamentos e enchentes provocadas pelo transbordamento dos rios, além de vários trechos de rodovias federais e estaduais que ficaram interditadas, bem como preservar as atividades letivas da instituição, sem prejudicar o calendário acadêmico em vigor.

Os temporais causaram inundações em várias cidades sul-baianas, deixando centenas de pessoas desabrigadas e desalojadas, principalmente em Itabuna e Ilhéus. O nível do Rio Cachoeira chegou subiu 9 metros na semana passada, inundando ruas dos bairros Salobrinho e Banco da Vitória, causando também alagamentos de trechos da rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), única via de acesso para Uesc.

Homem de azul teria sido autor dos disparos contra Michelle e Breno, segundo testemunha
Tempo de leitura: < 1 minuto

O homem acusado de atirar em Michelle Fontes Silveira, de 42 anos, e no filho dela, Breno Silveira Carvalho,  18 anos, compareceu, nesta quinta-feira (8), à Delegacia da Polícia Civil em Ilhéus para prestar depoimento. Acompanhado de um advogado, o homem teria confessado a dupla tentativa de homicídio e alegado legítima defesa.

O acusado de ser o autor dos disparos foi liberado pela polícia para responder ao inquérito em liberdade porque se apresentou fora do flagrante.  As investigações serão conduzidas pelo Helder Carvalhal. Não foi informado se o atirador tem registro da arma, que foi entregue à polícia e passará por perícia.

Michelle Fontes e Breno Silveira foram baleados na madrugada de terça-feira (6), em frente à casa onde moram, na  Rua Padre Luís Palmeira, no bairro Pontal,  em Ilhéus, após uma discussão. O desentendimento foi iniciado depois que o acusado fez xixi no muro do imóvel das vítimas.  Breno Silveira viu a cena e reclamou que a atitude não era certa.

O acusado e o jovem trocaram ofensas. O homem foi até um carro, pegou uma arma e disparou contra o rapaz. Michelle Fontes tentou evitar que mais disparos atingissem o filho e também foi baleada. Ela foi atingida no abdômen, na lombar e no punho, e o filho, no pescoço. Mãe e filho estão internados no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus.

IF Baiano abre vagas em cursos técnicos em Teixeira de Freitas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal Baiano está com inscrições abertas para processo seletivo com oferta de 105 vagas para cursos técnicos, na modalidade Integrada ao Ensino Médio, no campus de Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia. Os interessados têm até o dia 17 de janeiro para se inscrever.

São ofertadas 35 vagas para o curso de Técnico em Administração, 35 para Agropecuária e 35 para Técnico em Florestas. A modalidade integrada é voltada para quem concluiu ou conclui até a data da matrícula o Ensino Fundamental. Os cursos acontecem concomitantemente às três séries do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas preferencialmente on-line por meio de formulário digital.

O candidato também pode se inscrever presencialmente no campus do IF Baiano, na Rodovia BR 101, Km 882, S/N, Zona Rural, Teixeira de Freitas. Mais informações podem ser acessadas no edital.

Kaliany Gonzaga, Alexandre de Moraes e Aline Brito na cerimônia do Prêmio Innovare || Foto DPE-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

As defensoras públicas estaduais Aline Brito e Kaliany Gonzaga venceram o Prêmio Innovare 2022, na categoria Defensoria Pública, com o programa Mãos que reciclam, desenvolvido com agentes ambientais de Itabuna. Coube ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, entregar o troféu à dupla, na cerimônia desta quarta-feira (7), em Brasília. Criado em 2004, pelo Instituto Innovare, o Prêmio é dos mais importantes do mundo jurídico no Brasil.

A iniciativa baiana concorreu com a Câmara de Conciliação em Superendividamento, da Defensoria Pública do Pará, segunda colocada. Os dois projetos chegaram à final num universo de 40 trabalhos inscritos. O foco do Mãos que reciclam é a inclusão socioprodutiva dos antigos catadores do lixão de Itabuna, fechado pela Prefeitura em maio de 2021, quando o município iniciou o programa Recicla Itabuna.

– A premiação foi muito emocionante. Mostra que a Defensoria Pública do Estado da Bahia está no caminho certo para a proteção dos direitos dessa categoria tão vulnerabilizada – disse Aline Brito, coordenadora-adjunta do programa, em vídeo gravado após a cerimônia. Segundo ela, o prêmio é de todos os profissionais da Defensoria.

“Foi um ano de trabalho intenso em Itabuna para garantir que os catadores fossem reconhecidos, pelo poder público, como agentes ambientais. E saírem do lixão e terem um trabalho digno, dentro do galpão, com maquinário. Então, catadores, principalmente, esse prêmio é pra vocês”, concluiu a defensora.

RECICLA ITABUNA

O supervisor de projetos da Secretaria Municipal de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, coordena o Recicla Itabuna, que atua em parceria com o Mãos que reciclam. Segundo ele, com apoio da CVR Costa do Cacau e da Defensoria, o município fechou o lixão, forneceu cestas básicas e auxílio financeiro aos catadores, antes de capacitá-los para a coleta seletiva e a operação da Central de Triagem, também construída pelo Recicla.

“Para a gestão do prefeito Augusto Castro, a premiação recebida pelas defensoras públicas estaduais merece reconhecimento por sua atuação, particularmente na parceria com o município”, declarou Rosivaldo.

Provedor Francisco Valdece apresenta balanço da Santa Casa à imprensa
Tempo de leitura: 2 minutos

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna tenta captar investimentos para a ampliação do novo Hospital São Lucas e dos serviços do Hospital Manoel Novaes. Hoje (8), o provedor Francisco Valdece apresentou os projetos da instituição à imprensa.

O Hospital São Lucas será construído por etapas. A primeira etapa, executada com recursos de emenda do deputado federal Paulo Magalhães (PSD), está em andamento. Quando estiver em pleno funcionamento, terá 101 leitos, sendo 10 de UTIs. Contará ainda com centro cirúrgico, cinco leitos de recuperação pós-anestésica, centro de imagenologia e 16 consultórios. Toda a estrutura servirá ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A estimativa é de investimento de cerca de R$ 80 milhões para todas as etapas do projeto São Lucas, segundo Valdece. A expectativa da Santa Casa de Itabuna é de que a abertura dos primeiros leitos ocorra no primeiro semestre de 2023.

Valdece alertou que a conclusão do projeto depende da inclusão de novas emendas ao Orçamento da União e do apoio das secretarias Municipal e Estadual de Saúde. “Não é um projeto somente da Santa Casa de Itabuna. O São Lucas representará melhora significativa na média e alta complexidade no sul da Bahia. Será um ganho importante para a saúde pública da Bahia”.

NOVOS LEITOS NO MANOEL NOVAES

Valdece apresenta projetos da Santa Casa

Outro projeto apresentado hoje é o de ampliação do número de leitos no Hospital Manoel Novaes, inclusive para internação de mulheres. Trata-se da construção de 10 leitos de UTI/Adulta e mais 10 leitos de Uti pediátrica.

Francisco Valdece também detalhou investimentos feitos, nos últimos 32 meses, nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, com reformas de leitos e substituição de equipamentos, aquisição de duas ambulâncias; pintura de prédio e troca do telhado do HCMF, aquisição de 50 máquinas para tratamento de pacientes da unidade hemodiálise, dentre outras ações.

A Santa Casa enfrenta problemas financeiros, segundo o provedor. O caixa da instituição acumula déficits mensais de R$ 2 milhões, disse, antes de listar dívidas com credores e os valores processuais a receber, principalmente do Governo Federal. Falou ainda sobre a esperança de ter a tabela SUS corrigida o mais breve possível.

Clientes da Vivo reclamam de nova falha da operadora || Foto Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

Usuários de telefonia e internet móvel da Vivo relatam nova falha na prestação dos serviços. Desde a manhã desta quinta-feira (8), eles não conseguem usar os dados móveis nem fazer ou receber telefonemas.

Clientes baianos reclamam da Vivo

O mesmo relato foi feito ao PIMENTA por moradores de Itabuna, Ilhéus e Itacaré, no sul da Bahia. Nas redes sociais, também há reclamações de clientes de outros estados. Essa é a segunda pane recente dos serviços da Vivo. A anterior ocorreu na quinta-feira da semana passada (1º) e também afetou os sinais de internet domiciliar e de TV.

O Downdetector monitora quedas de serviços tecnológicos. De acordo com o site, nas últimas 24h, as primeiras notificações de falhas da Vivo foram feitas ontem (7) e atingiram o pico na tarde de hoje (8), como mostra a imagem abaixo.

Notificações de falhas da Vivo no site Downdetector

“Até o momento, nada de sinal da Vivo na Bahia. Tá osso viu. Super prejudicado com essa operadora!”, escreveu o internauta Diego, ao reclamar  da falha no Downdetector, às 15h35 desta quinta. “Vivo continua sem sinal há mais de 4 horas no estado da Bahia. Essa situação tem sido recorrente. Absurdo!!!”, disparou outro cliente da empresa.