Funcionária do Manoel Novaes, Maria de Fátima está desaparecida desde sábado de Natal (25)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher está desaparecida desde ontem (25). De acordo com uma das irmãs de Maria de Fátima Souza em contato com o PIMENTA, a enfermeira saiu ontem, mas não retornou para casa e hoje também não chegou a dar plantão no Hospital Manoel Novaes.

Nem familiares da enfermeira nem colegas têm contato com a profissional do hospital pediátrico da Santa Casa de Misericórdia desde ontem.

Quem tiver informações de Maria de Fátima, pode entrar em contato pelos telefones (73) 98852.1360 – Leila / 99103.1135 – Lúcia / 99869-2223 – Yasmin.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os municípios da região Sul da Bahia estão enfrentando muitos prejuízos devido às fortes chuvas. Nesse sentido, a Amurc, através do presidente Marcone Amaral, está à disposição de todos os municípios afetados pelas chuvas para o atendimento urgente à população.

Marcone, que também é prefeito de Itajuípe, um dos municípios afetados pelas chuvas, conclama o apoio das autoridades a nível Estadual e Federal.

Lembrando que o alerta de chuvas continua para toda a região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de muita chuva para as próximas horas.

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Apesar de o governador e a atmosfera política nacional à época dificultarem até o último minuto, todas essas pessoas da nossa comunidade conseguiram fazer a pressão necessária.

 

Mariana Ferreira | marianaferreirajornalista@gmail.com

A nossa Uesc completa hoje 30 anos de estadualização. Ela é a prova cabal de que, quando unida em prol do coletivo, uma sociedade pode mudar seu destino. O marco das três décadas da universidade sul-baiana inevitavelmente traz à luz toda a luta travada pela comunidade regional para que ela fosse, enfim, tornada pública, gratuita, acessível a todos que tivessem o sonho do ensino superior, o que, para orgulho da nossa história, foi concretizado naquele 5 de dezembro de 1991: a Fespi – Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna tornava-se, enfim, a Universidade Estadual de Santa Cruz.

A persistência dos alunos, professores, servidores, setores econômicos, poderes públicos, da imprensa e uma gama de outros segmentos, que começou na segunda metade da década de 1980, conquistou a democratização do ensino superior num contexto no qual não mais cabia aquela escola particular, que era mantida por um “tripé” econômico formado por Ceplac, governo do estado e mensalidades pagas pelos alunos, sendo que estas se tornaram exorbitantes em função da crise que cercava a nossa região.

Esse cenário, agravado por uma paralisação geral na Fespi, já sinalizava a necessidade de torná-la pública, como descrito no documentário A Contrapartida, que produzi para contar um pouco dos bastidores dessa história. O documentário está disponível no Youtube e traz entrevistas, vários recortes da época e algumas revelações.

Nesses 30 anos de Uesc, é imperativo aplaudir a sociedade responsável por essa vitória e reverenciar cada indivíduo engajado nessa luta. Essas centenas de pessoas jogaram para escanteio diferenças históricas, disputas partidárias e mostraram a força que aquela união traduzia. Apesar de o governador e a atmosfera política nacional à época dificultarem até o último minuto, todas essas pessoas da nossa comunidade conseguiram fazer a pressão necessária. Portanto, deixo aqui a minha reverência a quem se empenhou e se empenha pela valorização da nossa Uesc, que ano após ano colhe a honra de estar em destaque em alguns dos principais rankings universitários internacionais. A luta valeu a pena.

Mariana Ferreira é comunicóloga e autora do documentário A Contrapartida.

Clique no play e assista ao documentário.

__

Tempo de leitura: < 1 minuto

COLÉGIO BATISTA DE ITABUNA

PROCESSO SELETIVO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE
ESTUDO INTEGRAIS E PARCIAIS PARA O ANO LETIVO DE 2022

EDITAL Nº 01/2022

O Colégio Batista de Itabuna abre inscrições para Processo Seletivo de Concessão de Bolsas de Estudo, nos termos do Edital n. 01/2022, que se encontra disponível na Secretaria do Colégio (Rua Catucicaba, n. 221, Bairro Conceição, Itabuna-BA).

As inscrições se iniciam no dia 13/12/2021 e vão até o dia 07/01/2022.

Ao todo, serão disponibilizadas 30 bolsas de estudos integrais de 100% (cem por cento) e 40 bolsas de estudos parciais de 50% (cinquenta por cento) para o ano letivo de 2022, distribuídas entre o ensino fundamental (1° ao 9° ano) e médio (1° ao 3° ano).

Os candidatos devem realizar a inscrição por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição à Bolsa de Estudo, que deve ser retirado na Secretaria do Colégio, a partir de 16 de novembro de 2021.

A seleção dos bolsistas e a divulgação do resultado deve ocorrer entre os dias 24 a 26 de janeiro de 2022.

Itabuna-BA, 12 de novembro de 2021

Gracileide Silva Guimarães Sousa
Diretora

Tempo de leitura: < 1 minuto

TERMO DE RETRATAÇÃO PÚBLICA

Eu, LUIZ FERNANDES FERREIRA ANDRADE, portador do CPF nº 134.137.085-20, hoje ocupando o cargo de Direito do Sindicato das Indústrias Moageiras de Cacau de Ilhéus e Itabuna – SINDICACAU, com endereço na Rua Ulisses Guimarães nº 18, bairro Iguape, na cidade de Ilhéus-BA, CEP: 45.658-350m tel: (73) 3639-3960, pelo presente termo de retratação pública, venho me retratar das ofensas proferidas contra a empresa BARRY CALLEBAUT INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIO LTDA, pessoa jurídica devidamente inscrita no CNPJ sob o nº 33.163.908/0001-75, através de pronunciamento em reportagens publicadas no blog “pimenta.blog.br” e também no “ubaitaba urgente”, nas datas de 03 e 04 de outubro de 2017, ocasião em que afirmei que: “um funcionário haveria falecido na sede da empresa sem ter recebido os devidos primeiros socorros”.

Reconheço que as afirmações feitas por mim são inverídicas, e as retiro publicamente.

Diante disso, manifesto escusas à empresa BARRY CALLEBAUT INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIO LTDA, pelos transtornos causados, ciente de que as afirmações fornecidas pela minha pessoa causaram prejuízos e desgastes indevidos à sua imagem, razão pela qual me retrato diante do poder judiciário, da sociedade e da empresa BARRY CALLEBAUT.

Ilhéus, 29 de janeiro de 2010.

Rui Costa anunciou retorno das aulas 100% presenciais na visita a Floresta Azul || Foto Camila Souza/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir do dia 18 de outubro, as escolas da rede estadual de ensino da Bahia devem retomar o modelo de aulas 100% presenciais. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta sexta-feira (8), durante visita ao município de Floresta Azul, no sul da Bahia.

“As escolas estão no modelo híbrido, mas, na segunda-feira (dia 18), voltaremos com as aulas 100% presenciais. Até lá, temos mais uma semana para finalizar a preparação e organização para esse retorno”, explicou Rui.

Proposta de cartório unificado traz prejuízos aos baianos || Imagem iStock
Tempo de leitura: 2 minutos

Ofício Único extingue atendimento especializado e obriga cidadãos com necessidades diferentes a procurarem o mesmo local, o que implica em mais filas e tempo de espera

Imagine ir a um cartório para tirar uma certidão de nascimento, casamento ou de óbito e ter que disputar o mesmo espaço e tempo com quem precisa fazer uma averbação de compra e venda ou doação de imóvel. Isso é o que está prestes a acontecer caso o anteprojeto de reestruturação (processo TJADM 2021/09272) do Tribunal de Justiça da Bahia seja aprovado.

A medida propõe que 89% dos municípios baianos tenham um único cartório para todos os serviços, o que deturpa por completo o projeto original elaborado Corregedorias do TJ-BA a pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este já apresenta diminuição significativa no número de cartórios, que sairá de 1157 para 683, distribuídos entre os 417 municípios do Estado. Na proposta original, nenhum município baiano ficaria sem cartório (como determina a Lei 8.935/94) e também não haveria criação de Ofício Único gerando caos total no sistema.

O projeto, que adota o Cartório Unificado pode causar um prejuízo irreversível para os municípios baianos, que terão apenas um local para resolução de todas as demandas. A mudança se apresenta como um retrocesso uma vez que, atualmente, a população já desfruta de atendimento diferenciado. A implantação de Ofício Único não é uma prática comum na justiça brasileira.

Os cartórios extintos não terão sua especialidade preservada ou um orçamento individual para o funcionamento de todas as atribuições com eficiência. Entre os impactos negativos imediatos da proposta estão: sobrecarga do sistema; mais filas e tempo de espera; piora na prestação de serviços; brechas para fraudes fundiárias e atendimento não especializado.

A proposta também não cumpre o que está previsto na Lei 8.935/94 e na Resolução 80 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nas quais há vedação expressa da junção das atribuições de Tabelionato de Notas e Registro de Imóveis. Como é que a mesma pessoa que fiscaliza e observa a legalidade da escritura de um imóvel, por exemplo, será a que atesta a compra e venda do mesmo? A separação dessas atribuições funciona como um duplo controle, necessário em um estado com inúmeras denúncias de grilagem de terras, a exemplo da Operação Faroeste, que aconteceu no Oeste do estado.

Na proposta original das Corregedorias do TJ-BA todos os municípios do estado teriam atendimento especializado, que seria dividido entre Cartório e Posto Avançado. Assim, o serviço continuaria disponível à população de forma objetiva, direta e especializada. Com a atual proposta aprovada pela Comissão de Reforma, vários cartórios serão extintos, virando um ofício único, sem especialização das atividades, aumentando as filas nos cartórios e podendo tornar o serviço mais lento.

Informe publicitário

Tempo de leitura: 3 minutos

Se pretende investir em imóveis mas não sabe por onde começar e quer entender mais sobre o assunto, está no lugar certo, entenda um pouco mais sobre o universo imobiliário.

O universo imobiliário não é nenhum monstro de sete cabeças e basta um pouco de pesquisa sobre o assunto para conseguir dar início à um novo rumo a sua carreira no mercado imobiliário onde o objetivo é obter lucro isso não é nenhum segredo e há vários formas de obter esse lucro com investimento, como por exemplo: Colocar o imóvel para locação mensal, por temporada e revenda, com várias faixas de preço que se pode escolher de acordo com o imóvel que deseja investir.

Você pode se especializar em apenas um perfil como um investimento direto comprando uma casa em Lauro de Freitas e realizando a revenda depois de dar um up ou investir em fundos imobiliários, além de poder aumentar sua fonte de lucro diversificando onde faz seu investimento. Os benefícios são bem vantajosos mas nada se ganha sem esforço e dedicação não é mesmo!? E foi pensando em lhe ajudar nesse processo que fizemos uma lista com tópicos para você que deseja investir em imóveis.

O que é necessário para começar a investir?

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter uma grande quantia de dinheiro para começar a investir, é possível começar esse processo por meio de consórcio, uma boa opção para quem não tem muito para começar, é dar início ao processo com aquisições de terrenos ou casas na planta, que são mais viáveis pelo valor ser mais baixo.

O crucial é que você mantenha os pés no chão e pense racionalmente, em hipótese alguma tome uma decisão importante sem antes pensar muito, não deixe ser guiado por suas emoções pois pode acarretar em um impulso de investimento que lhe cause dores de cabeça futuramente. É claro que de começo pode ser difícil achar lugares bons para se investir mas com o tempo você pegará o jeito.

Pesquise muito sobre o mercado imobiliário.

Quanto mais você estudar sobre o mercado imobiliário mais capaz de identificar boas oportunidades será! Pesquise sobre as áreas que estão sendo mais valorizadas, acompanhe as oscilações de valores dentro do mercado da região que deseja investir e faça o acompanhamento de perto na queda e aumento nos valores dos aluguéis e vendas do tipo de imóvel que deseja trabalhar. Trabalhar com investimento possui seus riscos e pode acontecer de você acabar se deparando com alguns problemas e dificuldades no começo, mas é normal, não se apavore, se for possível entre em contato com profissionais que estão atuando à mais tempo no mercado para lhe auxiliar.

Como obter uma maior porcentagem de lucro?

Vamos supor que você deseja comprar apartamento em Lauro de Freitas para poder investir! Para que você possa ter uma maior porcentagem de lucro é muito simples em teoria, você basicamente após realizar a aquisição do seu novo apartamento faça uma análise detalhada sobre o que pode ser melhorado nele, faça um planejamento financeiro e invista, dê um up no visual dele levando em consideração seu objetivo final, vai vender ou alugar? É importante que decisão isso antes, isso ajudará a ter um melhor visão sobre o que será feito nele.

A aparência final e a qualidade importam muito então capriche no investimento, quanto mais dinheiro for aplicado mais lucro terá com o resultado final.

Como fazer a divulgação do imóvel?

 Esse passo é um dos mais fáceis por incrível que pareça. Entre em contato com alguma imobiliária de sua confiança, onde você confie nos profissionais para que eles lhe dêem um auxílio nessa parte. Além de você ter ajuda, terá muito mais visualizações no seu imóvel já que muitas das imobiliárias já tem certo reconhecimento e um portal que é focado no nicho imobiliário.

É claro que você pode divulgar por conta própria em suas redes sociais ou de boca, mas com a ajuda de profissionais que trabalham com isso diariamente e a mais tempo se torna mais fácil, além dos profissionais já realizaram um filtro de clientes, onde o perfil de cada um é estudado para que você não seja prejudicado pela falta de pagamento ou algo do tipo.

E depois de ter feito muita pesquisa, ter traçado um planejamento financeiro e decidido como quer trabalhar e divulgar o seu imóvel, coloque a mão na massa e se arrisque no mercado imobiliário, afinal nada será concretizado se não tirar seus planos do papel! O importante é investir e recolher os frutos do seu esforço, tudo que é feito com dedicação, quando se recebe o retorno a sensação se torna incrivelmente satisfatória.

E aí, curtiu o artigo, conseguiu ter um maior entendimento sobre investimento em imóveis? Então compartilhe em suas redes sociais com seus amigos que tem interesse pelo assunto!!!

Tempo de leitura: < 1 minuto

As inscrições seguem até o dia 04 de dezembro, pela internet

> CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS COM ATÉ 50% DE DESCONTO

A Faculdade Unime Itabuna prorrogou sua Black Friday por meio do “Estuda Friday”. A iniciativa lança (para aprovados no vestibular) diversos cursos gratuitos de Autocoaching, Comunicação Assertiva e Negociação, Gestão de Metas e Indicadores de Performace, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, Marketing Pessoal, Qualidade de Venda e Saúde Emocional mediante aprovação no vestibular.

Na campanha há também descontos nos cursos de graduação (presencial e EAD). São mais de 50 cursos como Odontologia, Direito, Medicina Veterinária, Arquitetura, Enfermagem, Engenharia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Cibersegurança, Segurança de Dados, Investigação e Perícia Criminal, dentre outros.

Além disso, há ofertas para a pós-graduação, com bolsas de até 50% de desconto para cursos nas áreas de Gestão, Saúde, Engenharia e Educação.

Para realizar a inscrição no curso gratuito e receber a proposta de descontos, é preciso preencher o formulário até o próximo sábado, dia 5 de dezembro. Clique para inscrição em https://forms.gle/weAfvasx3HpLgKR49

Para mais informações, envie mensagem para (73) 99975-6230 (Narjara).

Tempo de leitura: 2 minutos

A faculdade UniFTC de Itabuna vem a público esclarecer que não são verdadeiras as informações sobre cortes no corpo docente. Ao contrário do que está sendo divulgado, nenhum professor foi desligado até o momento.

É sabido que, com a pandemia e as medidas restritivas de distanciamento social, foi necessário adequar as rotinas acadêmicas a uma nova realidade e, por isso, passamos a oferecer a modalidade de ensino remoto mediado por tecnologia de informação e comunicação. Neste cenário e frente à crescente inadimplência, dificuldade na captação de novos alunos e aumento da evasão, torna-se necessária a revisão das necessidades acadêmicas no que diz respeito ao quadro docente e infraestrutura para as atividades do próximo semestre.

Como é habitual em instituições de ensino superior, o corpo docente será readequado de acordo com a oferta de disciplina para o próximo semestre. Para tanto, visando preservar postos de trabalho, alguns professores receberam a proposta de suspensão temporária de seus contratos de trabalho. A medida é prevista em convenção coletiva e que resguarda o vínculo do professor com a instituição.

A intenção da iniciativa é que, assim que situação for normalizada, esses professores poderão ser convocados sem maiores entraves ou demoras burocráticas. Os professores em licença poderão continuar utilizando o plano de saúde oferecido pela Instituição, além de outros benefícios salvaguardados pela manutenção do vínculo empregatício.

Comprometida em seguir com a oferta de um Ensino Superior de qualidade, a Rede UniFTC informa que está seguindo todas as orientações dos Ministérios da Educação e da Saúde para reiniciarmos o próximo semestre em agosto. Será mantida toda a estrutura do presencial, como feito neste primeiro semestre. Os professores licenciados serão substituídos por outros professores da Instituição que melhor se adaptaram a esse modelo de aulas em meio digital, sem que haja a necessidade de turmas híbridas e superlotadas como foi sugerido pela publicação.

Reforçamos nosso compromisso com a comunidade acadêmica, que envolve não só os nossos estudantes e suas carreiras, mas também todos os docentes e profissionais que trabalham nos setores administrativos das unidades. Contamos com a compreensão de todos para que possamos, juntos, atravessar esse momento tão desafiador.

Sindicato cobra proteção para os profissionais de saúde em Itabuna || Foto Ilustrativa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Considerando a Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional, ocasionada pela COVID-19, e que implicará na necessidade de reunir força de trabalho para o enfrentamento da pandemia, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar – IBDAH torna público a presente Chamada para Formação de Banco de Dados Reserva, destinado à possível contratação de profissionais médicos para atuação em todo o território do Estado da Bahia, de acordo com o que se segue:

O Processo de Inscrição de Banco de Dados de Reserva de profissionais Médicos dar-se-á por meio de envio informações para o e-mail servicosmedicos@gmail.com, quando deverá ser indicando e comprovado a especialidade do profissional médico, requisitos específicos da função que exercerá, além de outros documentos que venham a ser solicitados pelo IBDAH.

O prazo de inscrição será de 07/05/2020 a 20/05/2020.

As especialidades a serem contratadas são Medicina Intensiva, Pneumologia, Clínica Médica e Médico Clínico, Nefrologia, Cardiologia, Endocrinologia, Infectologia, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Pediatria, Neonatologia e Ginecologia/Obstetrícia.

Os interessados poderão obter informações referentes a esta chamada por meio do e-mail: contratacao.servicosmedicos@gmail.com.