O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), empossou o novo comandante da Guarda Civil Municipal de Ilhéus, Rosivaldo Oliveira dos Santos, que substitui Leonardo Bandeira.
A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (6), na área aberta do Centro Administrativo, no Alto da Conquista. O ato teve a presença da primeira-dama Soane Galvão e do vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB), além de secretários municipais.
Eleito no mês passado, Rosivaldo iniciou hoje o mandato de dois anos no comando dos guardas civis do município.
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) formalizou denúncia à Justiça contra cinco acusados de associação criminosa e corrupção por esquema de propina no Detran (Departamento Estadual de Trânsito). A acusação feita nesta segunda-feira (5) foi a segunda originada pelas investigações da Operação Cartel Forte.
Conforme a denúncia, o presidente da Associação Baiana de Estampadores de Placas Veiculares e Similares (ABEPV), Adriano Muniz Decia, seria o coordenador da associação criminosa. Já a operacionalização do esquema caberia à Catiucia Souza Dias.
O MP também denunciou os servidores Alex de Carvalho Souza Júnior, Leandro Reis dos Santos e Patrícia Meireles Notari, que coordenava o posto do Detran localizado no Shopping Salvador. Além do cargo no Detran, Alex é assessor da Prefeitura de Salvador.
Ainda conforme o Ministério Público, os crimes foram descobertos na segunda fase da operação, com análise das conversas entre os denunciados em aplicativo de mensagens. Adriano Decia e Catiucia Dias já foram alvos da primeira denúncia, acusados de formação de cartel, falsidade ideológica, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), formado por membros do MP, atua no caso. Segundo o Gaeco, para cada venda de placa veicular direcionada à empresa do esquema pelo valor de R$ 140, Patrícia e Alex recebiam R$ 40 e R$ 30, respectivamente.
Já Leandro Reis, aponta a denúncia, fazia o transporte e a entrega da propina em espécie. As investigações apontam que o quiosque faturava cerca de R$ 14 mil por mês. “Todo controle financeiro dos diversos atos de corrupção em série foi detalhadamente planilhado pela associação criminosa”, informa nota divulgada pelo Gaeco.
No boletim epidemiológico desta segunda-feira (5), a Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) registrou mais cinco mortes de moradores do município causadas pela Covid-19. Já são 387 vidas perdidas para o coronavírus desde o início da pandemia.
O município confirmou mais 97 casos novos da doença, chegando ao total de 15.391, com 14.647 pessoas que se recuperaram da infecção.
Ilhéus tem 357 casos ativos e 151 pessoas aguardam o resultado do exame para confirmar ou descartar o contágio.
O SUS mantém 81 leitos de terapia intensiva para tratamento da Covid-19 em Ilhéus; 71 estão ocupados por pacientes do município e de outras cidades.
VACINAÇÃO
A campanha de vacinação contra Covid-19 em Ilhéus aplicou a primeira dose da vacina em 25.394 pessoas, sendo que 7.255 receberam também a segunda, conforme o vacinômetro da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que atualizou os dados do painel às 12h22 desta terça-feira (6).
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) fará leilão online de veículos, nesta quinta-feira (8), a partir das 9h. São 578 lotes, que incluem veículos custodiados em Salvador e Feira de Santana, além de sucatas aproveitáveis e para reciclagem.
Os lances estão abertos no site www.nordesteleiloes.com.br, onde é possível consultar fotos e os locais de visitação aos lotes, com valores que começam em R$ 90,00. Entre os destaques estão dois carros fabricados em 2018: o Volkswagen Virtus MF (Flex), que tem lance inicial de R$ 6 mil; e o Chevrolet Spin 1.8 MT LSE (Flex – kit GNV), que parte de R$ 5 mil.
No próximo dia 15, o Detran-BA promove um novo leilão para a comercialização de 594 lotes custodiados em Senhor do Bonfim, no centro norte do estado, e Teixeira de Freitas, no extremo-sul. Os lances já podem ser registrados no site www.rjleiloes.com.br.
“Implantamos um ritmo forte de leilões nesse início do ano, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia. Vamos dar sequência ao trabalho, que impacta na liberação de vagas nos pátios e na proteção ambiental, sem falar nas boas oportunidades de negócios para trabalhadores autônomos e comerciantes de peças”, ressaltou a presidente da Comissão de Leilão do Detran-BA, Júlia Sanches.
Com o decreto municipal que retoma o Toque de Recolher em Itabuna das 21h às 5h, o Shopping Jequitibá anunciou novos horários de funcionamento a partir de hoje (6) até sexta-feira (9).
As lojas e quiosques funcionam das 10h às 20h. A Praça de Alimentação, das 10h às 20h30min. Supermercado, farmácia, lotérica e barbearia abrem das 8h às 20h e a academia das 5h30min às 20h30min. O cinema permanece fechado e o delivery da Praça de Alimentação está autorizado a funcionar até as 22h.
FINAL DE SEMANA
Já no final de semana, dias 10 e 11, lojas e quiosques funcionam das 10h às 20h no sábado e das 14h às 20h no domingo. A Praça de Alimentação, das 10h às 20h30min e das 12h às 20h30min, respectivamente.
O hipermercado e a barbearia das 8h às 20h nos dois dias, a farmácia das 8h às 20h no sábado e das 9h às 20h no domingo. Já a lotérica abre das 8h às 20h e das 14h às 20h, respectivamente. A academia funcionará das 8h às 17h no sábado e das 8h às 14h no domingo. O cinema permanece fechado.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) convocou os governadores dos estados interessados na importação da vacina russa Sputinik V para uma reunião nesta terça-feira, às 15h. O governador da Bahia, Rui Costa, disse que não sabe exatamente qual o assunto a ser tratado no encontro virtual, mas ressalta que espera que haja sensibilidade e rapidez para que a aplicação do imunizante seja liberada no Brasil.
A chegada do primeiro lote da vacina à Bahia está prevista para este mês de abril com dois milhões de doses. “Nós entramos com pedido para importação de 37 milhões de doses [da vacina]”, disse ele, ressaltando que roteiros para importação e produção local de vacina contra a covid-19 são diferentes. “A legislação definiu processo muito mais rápido para a importação e aplicação da vacina no país”, disse ele.
Pelo cronograma de importação da Sputnik V, estão previstos lotes de 2 milhões de doses em abril, 5 milhões em maio, 10 milhões em junho e outras 20 milhões de doses em julho. Conforme Rui, há contrato assinado com o Instituto Gamaleya (via Fundo Soberano Russo), para o fornecimento das doses.
Um motociclista faleceu em acidente ocorrido no trecho próximo à Nestlé da Rodovia Itabuna-Ibicaraí, em Itabuna, na manhã desta terça-feira (6). Segundo testemunhas, Marcos Aguiar faleceu quando a moto que pilotava, uma Honda CBR 600, chocou-se na traseira de um caminhão-tanque.
Marcos Aguiar, que era do bairro Santo Antônio, em Itabuna, morreu no local. As primeiras informações são de que ele tentava desviar de um pedestre, quando perdeu o controle da moto e ocorreu o acidente.
A moto chegou a atingir o pedestre, que, com vários ferimentos, foi encaminhado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, porém não corre risco de morte.
Marcos era bastante conhecido no Santo Antônio. Há um clima de comoção no bairro e no São Lourenço, região onde reside boa parte dos parentes da vítima. O motociclista trabalhava na Petrobras.
Os estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus participam, voluntariamente, da campanha de vacinação contra a covid-19. Eles foram convidados pela Rede de Frio do município para reforçar o trabalho que é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o coordenador do curso de Enfermagem, Robson Vidal, em janeiro, 22 estudantes do décimo semestre passaram por atividade de capacitação, realizada pela equipe da Rede de Frio, e tiveram a possibilidade de serem imunizados. Além disso, os graduandos poderão utilizar a carga horária dessa prática voluntária como parte do Estágio Supervisionado nos Serviços de Saúde I.
O professor explica que a participação dos estudantes de graduação da área de saúde para compor as equipes de vacinação, está prevista no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
“Podemos destacar que com esse tipo de ação, todos ganham: o próprio serviço, que conta com uma mão de obra qualificada; a instituição de ensino, que cumpre o seu papel social; e os acadêmicos, que ganham experiência na condução de uma atividade de tamanha relevância social, como a pandemia”, ressalta Robson Vidal.
Cerca de 45,6 milhões de brasileiros começam a receber hoje (6) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.
O auxílio será pago a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.
O calendário de pagamentos foi divulgado pelo governo na semana passada. Hoje começam a receber os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em janeiro. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a quatro semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.
Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O auxílio emergencial somente será pago quando o valor for superior ao benefício do programa social. Abaixo, no leia mais, confira calendário completo de pagamento.Leia Mais
A LG informou, nesta segunda-feira (5), que deixará de fabricar celulares. A decisão do fechamento da divisão global de produção de smartphones foi tomada pela sede da empresa, na Coreia do Sul.
“Desde o segundo semestre de 2015, o nosso negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um acumulado de cerca de 4,1 bilhões de dólares (US) até o final de 2020”, destacou a LG em comunicado à imprensa.
“Depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, o Headquarter Global [sede global da empresa] decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico”, acrescentou a gigante de tecnologia.
BRASIL
A LG é uma das maiores empresas de eletrônicos no Brasil. Presente no país há mais de 15 anos, a empresa conta com três subsidiárias próprias: um escritório em São Paulo e duas unidades produtivas, em Manaus e outra em Taubaté (SP). Procurada pela reportagem, a empresa não informou os impactos que o fim da produção global de smartphones terá nas fábricas no Brasil.
“[A LG Electronics do Brasil] irá se concentrar fortemente em seus negócios de modo a continuar a fornecer produtos e serviços inovadores que tornarão a vida melhor”, diz nota da empresa.
GREVE
Os funcionários da LG em Taubaté estão em estado de greve desde o último dia 26. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, a planta da empresa, no interior paulista, tem cerca mil empregados, sendo 400 no setor de celulares.
Os funcionários de três empresas fornecedoras da LG, também no interior paulista, – Sun Tech, em São José dos Campos (SP), Blue Tech e 3C, em Caçapava (SP) – anunciaram hoje (5) que vão entrar em greve para pressionar a empresa sul-coreana a preservar os empregos no Brasil. As três fábricas produzem exclusivamente celulares para a LG.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP), o fim da produção de celulares da LG deverá levar ao fechamento de 430 postos de trabalho nas fornecedoras. Veja em leia que o Procon cobra esclarecimentos da empresa.
A Prefeitura de Ilhéus informou, nesta segunda-feira (5), que está seguindo a decisão do Governo do Estado, que alterou o período do horário do toque de recolher na Bahia. A medida que restringe a locomoção voltou a ser das 20h às 5h.
A medida que restringe a locomoção noturna, com proibição da permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas vale até a próxima segunda-feira (12). Com isso, os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do horário de início do toque de recolher.
Restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 18h, mas serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação, estão permitidos até às 24h. Das 18h do dia 9 de abril, até às 5h de 12 de abril, está proibida a venda de bebida alcoólica em qualquer tipo de estabelecimento, inclusive por delivery.
VEJA COMO FICA O FUNCIONAMENTO DE OUTROS ESTABELECIMENTOS
Academias e estabelecimentos para atividades físicas, têm funcionamento permitido de 5 a 12 de abril de 2021, desde com 50% da capacidade e respeito aos protocolos sanitários. Ainda estão proibidas a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras. Porém, as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações, estão autorizadas.
Os atos religiosos litúrgicos também são permitidos, mas com o distanciamento social, uso de máscaras, limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local e instalações físicas amplas, que permitam ventilação natural cruzada.
As inscrições para as 52 mil vagas do Programa Mais Estudo foram prorrogadas pela Secretaria da Educação da Bahia para até sexta-feira (9). Os estudantes selecionados irão contribuir para a aprendizagem dos colegas em Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica.
Serão selecionados os estudantes com bom desempenho escolar, que receberão uma bolsa mensal de R$ 100,00, durante o período de vinculação ao Programa. Para saber se está habilitado para participar da monitoria, o estudante deve entrar em contato, por telefone, com a equipe gestora ou coordenação pedagógica da sua unidade escolar. São duas vagas de monitores por turma para todas as unidades escolares da rede estadual.
Serão selecionados os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em todas as ofertas e modalidades, desde que estejam regularmente matriculados na unidade escolar em que irá realizar a monitoria, tendo obtido aproveitamento com média final igual ou maior a oito (8,0), no ano letivo ou no trimestre anterior àquele em que será iniciada a seleção no Componente Curricular no qual pleiteia a monitoria.
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO
Nas unidades escolares em que existirem alunos com nota média igual ou maior que oito em número insuficiente ao preenchimento das vagas disponibilizadas, serão considerados elegíveis, aqueles com nota/média igual ou maior que sete (7,0). O estudante também precisa ter nome na lista de pré-habilitados divulgada no Sistema de Gestão do programa, no site educacaobahia.com.br.
Outros critérios são: possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) devidamente regularizado; dispor de oito horas semanais, de acordo com o calendário definido pela equipe gestora e pela Coordenação Pedagógica da unidade escolar; e não estar atuando em outra monitoria.
Para aderir ao programa, o gestor da unidade escolar deverá confirmar a participação do estudante através da inscrição da unidade escolar no Sistema de Gestão do programa, no site informado anteriormente.
O prefeito Augusto Castro decretou o retorno do toque de recolher em Itabuna, agora das 21h às 5h. A medida havia sido derrubada por meio de liminar judicial. O Decreto 14.358, que entra em vigor nesta terça (6), também define que o comércio não essencial poderá funcionar até as 21h, respeitando cláusulas da convenção da categoria.
______________________________________________________________
PRINCIPAIS MEDIDAS
☑️ Restrição da circulação de pessoas (Toque de recolher), das 21h às 5h;
☑️ Fechamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo bares e restaurantes, às 20h30;
☑️ Vedada a comercialização de bebidas alcoólicas das 21h do dia 9 às 5h do dia 12 (final de semana);
☑️ Permissão para funcionamento de academias e realização de atos religiosos litúrgicos, respeitando a capacidade de 50% de ocupação; e
☑️ Permissão para a realização de atos solenes de formaturas (culto ecumênico e colação de grau), com 30% da capacidade do local, respeitando todos os termos do protocolo de prevenção.
_____________________________________________________
A venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), será proibida das 21h do dia 9 até as 5h do dia 12. Fica permitido o delivery de alimentos até meia-noite.
Os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades até as 21h, para garantir o transporte coletivo dos trabalhadores. Os ônibus vão rodar até as 21h.
A prática de atividades esportivas coletivas amadoras está proibida, sendo permitidas somente as individuais, desde que não gerem aglomerações ou contatos físicos.
As academias, centros de treinamento, estúdios e demais estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, poderão funcionar, respeitando todos os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras, a manutenção da circulação de ar natural dos ambientes, bem como a capacidade máxima de lotação de 50% .
Ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, a exemplo de cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, parques, cinema, eventos científicos, passeatas e afins.
CULTOS E FORMATURAS PERMITIDOS
Excepcionalmente, fica autorizada a realização de atos solenes de formatura, especificamente, cultos ecumênicos e outorga de grau acadêmico, desde que atendidos todos os critérios estipulados no protocolo de prevenção e segurança em anexo a este decreto, em especial distanciamento social adequado; utilização obrigatória de máscaras e álcool em gel; aferição de temperatura na entrada do local; limitação da ocupação ao máximo de 30% (trinta por cento) da capacidade do local, com duração máxima de 4(quatro) horas. Estes eventos só poderão ser realizados de segunda a sexta-feira em locais amplas, que permitam circulação de ar natural em todo o ambiente.
Os responsáveis pelos atos solenes, discriminados no parágrafo anterior, deverão encaminhar ofício para a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), informando a realização do ato solene, com antecedência, no mínimo, de 5 (cinco) dias.
Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer até as 21h, atendendo os respectivos critérios: respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras; instalações físicas amplas, que permitam circulação de ar natural em todo o ambiente; limitação da ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local.
Foi preso nesta segunda-feira (5), no interior da Bahia, um homem, de 20 anos, investigado por gerenciar cerca de 80 perfis falsos nas redes sociais. De acordo com a polícia, o criminoso usava os perfis para cometer crimes cibernéticos sexuais contra crianças e adolescentes.
O criminoso foi preso na cidade de Ibipitanga, por policiais da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), sediada em Bom Jesus da Lapa. O suspeito tinha um mandado em aberto, expedido pela Justiça do estado de Tocantins.
O delegado Marcelo Costa Amado, da 24ª Coorpin/Bom Jesus da Lapa, explica que o criminoso iniciava conversas com as vítimas pela internet, para conseguir fotos e vídeos íntimos. “As investigações apontaram que ele fez vítimas nos estados do Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Ceará, dentre outros”, explicou.
Na ação, as equipes apreenderam um aparelho celular com imagens das crianças e adolescentes. “Esse material deve passar por perícia”, informou o delegado. O homem foi encaminhado para o município de Macaúbas, onde aguarda ser recambiado para o Tocantins.
Maneca sempre discursava com veemência, mais ainda se no dia tivesse esquentado os dentes com uma boa pinga, esfriando-os depois com umas cervejas durante o almoço.

Início da década de 70 do século passado, Edmond Darwich assumiu o governo do município depois de vencer Gilberto Fialho na eleição. Era o tempo do bipartidarismo, com a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e ele governou com apertada maioria na Câmara Municipal.
No Legislativo, palco de acaloradas discussões em busca da defesa do melhor para a cidade, em uma das sessões, o vereador Manoel Paulino de Oliveira, popularmente conhecido como Maneca do Caixão (era dono da funerária mais luxuosa da cidade), apresentou um requerimento sugerindo que fosse construído um muro no Cemitério São João Batista – no antigo Distrito de São João da Barra do Pontal, muito antes de ser bairro -, pois estavam ocorrendo ações de vândalos, havendo túmulos danificados, inclusive, com roubo de metal dos ornamentos.
Maneca sempre discursava com veemência, mais ainda se no dia tivesse esquentado os dentes com uma boa pinga, esfriando-os depois com umas cervejas durante o almoço.
No grande expediente, após a apresentação da proposta, o professor e vereador Cláudio Silveira, que já estava inscrito para falar, mudou seu discurso e foi frontalmente contra a proposta de Maneca, alegando que o recurso público a ser gasto na construção do muro seria melhor aplicado na reforma de pelo menos dois colégios, com melhor condições para os alunos.
Pronto. Bastou o contraditório para que os ânimos fervessem. E tome-lhe réplica, tréplica… Enfim, um desacordo completo! Foi aí, no ponto mais alto da discussão, em que os dois falavam ao mesmo tempo, defendendo suas posições, que o vereador Jocelim Macêdo fez sua intervenção:
– Caros colegas, meus nobres edis, vossas excelências permitam-me um aparte, disse com voz firme e forte (naquele tempo não tinha sonorização nas sessões).
Em respeito ao colega, de pronto os dois permitiram e pediram a fala. Do alto de sua experiência de vida, Jocelim fez sua intervenção, inicialmente saudando os companheiros:
– Meus queridos amigos e colegas de legislativo, obrigado por me permitirem intervir, com o único e exclusivo intuito de resolver essa questão. A você, meu amigo Maneca, tenho a dizer que nossa amizade não é apenas dentro dessa casa legislativa. Nossa amizade remonta há muito anos e vem sendo confirmada pelos nossos encontros diários, especialmente nas mesas dos bares que frequentamos, de segunda a domingo, um dia no Bar Atlântico, do nosso amigo Manolo Barral; ou no Barril, onde Maynard serve o chopp mais gelado da Bahia; no Pif-Paf de Turquinho; com João Nepomuceno Filho, o nosso Garangau; nos Bancários, para comer o caranguejo do João; sem falar em tantos outros pontos que juntos frequentamos. Desta forma, em nome dessa nossa amizade, me sinto à vontade para sugerir que abra mão do seu projeto e apoie o do vereador Cláudio Silveira. Ao vereador Cláudio, que conheço menos do que Maneca, mas tenho certeza de que, sendo filho do grande cidadão João Rodrigues Silveira, jamais se negará a permitir que os dois assinem juntos esse requerimento. A você, querido Maneca, além desse pedido que faço em nome de nossa amizade, ofereço ainda um argumento na tentativa de convencê-lo da minha proposta: vale mais a pena usar os recursos para as reformas das escolas do que para fazer o muro do cemitério. O cemitério não precisa de muro porque quem está dentro não pode sair e quem está fora não quer entrar!
Rindo muito, Maneca do Caixão concordou.
José Nazal é fotógrafo, memorialista e foi vice-prefeito de Ilhéus (2017-2020).






















